News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 08/11

Started by Bruno3429, 08 de November de 2018, 08:30

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga adquire Complexo Desportivo de Fão
Ricardo Anselmo

Sociedade liderada por António Salvador anunciou, em comunicado, que está marcada para hoje a formalização do contrato de aquisição do complexo desportivo local, em parceria com o Município e o Clube de Futebol de Fão. Expansão do clube em marcha.


O SC Braga vai oficializar hoje, a partir das 17 horas, em parceria com o Município de Esposende e o Clube de Futebol de Fão, o contrato promessa de compra e venda do Complexo Desportivo local. Em comunicado, a sociedade liderada por António Salvador refere que o acordo será oficializado em apresentação pública, no salão nobre da Câmara Municipal de Esposende.

Esta decisão surge na sequência da vontade do clube em expandir-se, assumindo-se cada vez mais como "o Clube não apenas da cidade, mas da região". O objectivo principal prende-se também com a vontade de o SC Braga investir na sua vertente formadora (recorde-se que jogadores como Tiago, Pedro Neto ou Trincão foram 'descobertos' nesta área geográfica). Assim sendo, em Fão será criada uma estrutura que permita uma base de recrutamento de amplo alcance, albergando escalões de formação e competição, das escolinhas até aos sub-23.

"Para além do enfoque desportivo, a aquisição do Complexo de Fão visa também o crescimento do clube a nível de infraestruturas, certificadas pela UEFA, uma vez que o acordo prevê a expansão do complexo em número de campos e de instalações, permitindo também que se constitua um centro de estágio com valências residenciais, quer para as equipas do clube, quer para formações externas que permitam a rentabilização da unidade", refere a SAD, em nota publicada no seu site oficial.

Para além deste acordo, formalizar-se-á uma parceria com o CF Fão, com vista ao alargamento do lote de equipas do SC Braga em competição, "mediante a inscrição de formações adicionais com a designação do clube local". Esta aposta não esgota os seus objectivos exclusivamente na vertente desportiva, funcionando, também, como um importante contributo na "integração e desenvolvimento das crianças e dos jovens da região". "Com esta aposta, o SC Braga cumpre igualmente um importante desígnio ao nível da sua acção social, contribuindo para a formação desportiva, cívica e humana da comunidade", esclarece o clube. Será ainda celebrado um protocolo estratégico com a CM Esposende.

Ricardo Horta: "Estamos no melhor momento"
Telmo Martins

Ricardo Horta, extremo dos Guerreiros do Minho, atingiu o jogo 100 com a camisola arsenalista na última partida. O atleta considera que, colectivamente, a equipa está no melhor momento de sempre.

A vitória dos Guerreiros do Minho na partida frente ao Setúbal significou o regresso à liderança do campeonato, em igualdade pontual com o FC Porto, mas também o jogo número 100 de Ricardo Horta com a camisola do SC Braga.
O extremo português começou o jogo no banco de suplentes mas saltou para o campo em cima da hora de jogo, substituindo Fábio Martins. Ricardo Horta destacou o momento.
"É um momento muito especial num clube muito especial para mim. Chegar a esta marca, a este número redondo dos 100 jogos, significa que estou a desempenhar um bom trabalho", atirou.

O atacante cumpre a terceira época no SC Braga mas destaca este arranque do campeonato como o melhor momento colectivo que viveu no clube.
"Acho que o melhor momento colectivo é o que estamos a atravessar agora", afirmou.
Ricardo Horta abordou ainda os momentos que mais o marcaram pela negativa e pela positiva desde que chegou a Braga.
"O momento mais marcante pela negativa foi quando não atingimos a conquista da Taça da Liga contra o Moreirense. Pela positiva foi conseguir jogar com o meu irmão na mesma equipa, poder partilhar alguns deste 100 jogos com ele", finalizou.

Correio do Minho

Bruno3429

DYEGO SOUSA É O MONSTRO PARA ATERRORIZAR O DRAGÃO
Redação

Éo homem do momento em Braga. Dele se esperam os golos com que a equipa arsenalista possa vir a bater à porta do tão ambicionado título. Dyego Sousa tem correspondido, sem reticências, à sua condição de ponta de lança, com 11 tentos já averbados, sete dos quais na Liga. Estamos, portanto, diante do rei dos marcadores e de uma das principais figuras da equipa minhota e da competição.

A poucos dias da visita ao Dragão, onde o SC Braga discutirá a liderança e boa parte do seu futuro enquanto candidato, não restam dúvidas de que é nos pés - e, já agora, de forma literal, talvez até mais na cabeça... - de Dyego Sousa que os adeptos portistas se fixarão. É ele o monstro que Abel Ferreira tem para aterrorizar o Dragão.

Nesse sentido, três são os prováveis parceiros de Dyego Sousa na linha da frente: Paulinho e Wilson Eduardo, como elementos prioritários, e Fransérgio, caso a intenção seja a de robustecer, num plano ligeiramente mais defensivo,  o terço médio e a zona de aproximação ao golo.   

A Bola

JotaCC

Abel Ferreira ameaça registo de Paulo Fonseca
Derrotado pelo Rio Ave no derradeiro desafio da pretérita temporada, Abel Ferreira ainda não perdeu neste arranque de 2018/19, somando nove vitórias e cinco empates. Se, depois de amanhã, passar no teste do Dragão sem perder, então o treinador dos arsenalistas igualará o registo conseguido por Paulo Fonseca, em 2015/16.
Nessa ocasião, ainda que a meio da temporada, o Braga esteve 15 jogos sem sentir o sabor da derrota, num registo com nove triunfos e seis empates. Se Abel vai ou não alcançar esse registo, isso só se saberá no final da cimeira de líderes, no Dragão, mas o que é certo é que não faltará apoio aos Guerreiros do Minho.
Numa primeira fase, o Braga recebeu, do F. C. Porto, 1500 ingressos para o jogo de depois de amanhã, mas esses já foram quase todos vendidos. Por isso mesmo, os minhotos solicitaram e já receberam mais 500 ingressos, que estarão à venda durante o dia de hoje.
WILSON NA ROTA ANGOLANA
De acordo com o portal MSport, Wilson Eduardo aceitou representar a seleção angolana e será a grande novidade na lista de convocados para o próximo jogo dos Palancas Negras. Isso é, contudo, algo que carece de informação oficial. Ao que apurou ao JN, o irmão de João Mário ainda não tomou uma decisão definitiva a esse respeito.


Minhotos já só têm dois jogadores por empréstimo
De uma época para a outra, o Braga reduziu consideravelmente o número de jogadores emprestados no plantel. Além de João Carlos Teixeira, em 2017/18, os minhotos tinham Bruno Viana (Olympiacos), Jefferson (Sporting), André Moreira (Atlético Madrid) e André Horta (Benfica). Nesta temporada jogam por cedência nos arsenalistas apenas Ailton (Estugarda) e João Palhinha (Sporting). ter lá um jogador que nos pediu muito, que é o João Carlos Teixeira. Espero que em janeiro o devolva para ser coerente", disse, há um ano, Pinto da Costa. Na resposta, Salvador ripostou: "Obviamente, não vou devolvê-lo. Acho que o João Teixeira não gostaria de voltar ao F. C. Porto em janeiro. Foi-nos oferecido e disseram-nos que só poderia vir em definitivo. Só não está cá nessa condição porque o F. C. Porto deu o dito por não dito e acabou por emprestá-lo". O jogador alinha agora no V. Guimarães. De resto, esta época, o Braga já nem tem jogadores cedidos pelos dragões, sendo que a última transferência para o F. C. Porto tem mais de dois anos. Foi no verão de 2016 que Boly rumou ao Dragão, por 6,5 milhões de euros. Nessa ocasião, os portistas tentaram Rafa, mas o extremo acabaria por rumar ao Benfica.

JN

JotaCC

#3
ABEL JÁ VENCEU E SAIU LÍDER DO DRAGÃO
Treinador foi titular na única vitória do Braga no Dragão, num jogo em que os arsenalistas até roubaram a liderança ao FC Porto

A história recente dos confrontos com o FC Porto tem sido negativa para o Braga, sobretudo nas visitas ao Dragão, e só a versão jogador de Abel Ferreira é que sabe o que é vencer na casa do rival...
No dia 30 de janeiro de 2005, o Braga visitou pela primeira vez o "novo" Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto. No lado direito da defesa jogou Abel, agora transformado em míster Abel Ferreira; rezam as crónicas que o "lateral" até fez uma exibição competente, mesmo que, naquela noite, tenha apanhado pela frente o sempre imprevisível Quaresma. E foi com o importante contributo do agora treinador que o Braga venceu (3-1) pela primeira e... única vez no Dragão – golos de João Tomás (2) e Wender, que agora comanda a equipa B do Braga. Na altura orientado por Jesualdo Ferreira, a formação arsenalista também aproveitaram esse triunfo para roubar a liderança ao FC Porto, que tinha partido para essa jornada (19.ª) com um ponto de vantagem. O resultado acabou por precipitar igualmente o despedimento de Víctor Fernández, que cedeu o lugar no banco portista a José Couceiro, ainda que a decisão de Pinto da Costa não tenha tido consequências práticas – o Benfica conquistou o título. Na altura, a liderança do Braga também só durou uma jornada, em virtude da derrota (0-1) que se seguiu em Guimarães.
Mas o maior problema desta história, na perspetiva do Braga, é que nunca mais voltou a vencer no Dragão, somando 10 derrotas e três empates nos jogos que se seguiram. A quase totalidade dos confrontos mais recentes com o FC Porto não deixaram boas memórias aos minhotos, nem tão-pouco a Abel Ferreira, que perdeu os dois jogos que disputou, ambos na época passada, frente à equipa de Sérgio Conceição. Aliás, o FC Porto é mesmo a única equipa em Portugal com a qual Abel soma por derrotas todos os jogos realizados. No entanto, este sábado, o Braga visita o Dragão com a esperança renovada e reforçada pela atual liderança partilhada precisamente com o seu próximo adversário. Esta não será, porém, a primeira vez que os arsenalistas jogam o primeiro lugar do campeonato num confronto com o FC Porto. Para além do exemplo de 2004/05, o tal ainda com Abel em versão jogador, a equipa minhota experimentou o atual cenário em outras cinco ocasiões, tendo sido bem-sucedido em mais duas, ainda que sempre numa fase muito precoce da temporada: quarta jornada de 2005/06, com Jesualdo Ferreira (empata a zero na Pedreira), e quinta jornada de 2009/10, com Domingos Paciência (triunfo em casa com um golo solitário de Alan). Nesses jogos, o Braga conseguiu segurar o primeiro lugar do campeonato, sendo obviamente com esse objetivo que voltará a partir para o confronto deste sábado.


FÃO COMPRA É OFICIALIZADA HOJE
António Salvador estará presente na assinatura do acordo com a autarquia de Esposende e o Clube de Futebol de Fão para a compra do Complexo Desportivo de Fão, onde já atua a equipa de sub-23 do Braga. A estrutura vai acolher escalões de formação desde as escolinhas, e o acordo prevê o aumento de campos e a construção de um centro de estágio.


SELEÇÃO ANGOLA CHAMA POR WILSON
Wilson Eduardo está perto de ser convocado pela seleção de Angola. Ao que O JOGO apurou, há interesse de ambas as partes e o anúncio poderá acontecer em breve. Wilson, 28 anos, nasceu no Porto e representou por dez vezes os sub-21 portugueses, mas tem a nacionalidade angolana por ascendência. Angola defronta o Burquina Faso no dia 18, em jogo de qualificação para a CAN.


Raúl é caso único, mas não volta já
Só o central marcou ao FC Porto pelo Braga, mas só deve jogar após a pausa competitiva
O regresso à competição do central Raúl Silva está próximo, mas ainda não deverá ser no sábado, em casa do FC Porto. O brasileiro, que contraiu uma lesão muscular a 16 de agosto, na receção ao Zorya, para a Liga Europa, voltou recentemente a trabalhar sob as ordens de Abel Ferreira, mas, por mais do que um motivo, este não se coloca como o momento ideal para a reintrodução de Raúl Silva no onze. Ele que até é o único jogador que já marcou ao FC Porto com a camisola Braga: na época passada, assinou o 1-1, num jogo que terminou com o triunfo (3-1) caseiro dos dragões. Por um lado, a dupla Bruno Viana-Pablo Santos, que se formou logo no jogo em que o Raúl se lesionou (Pablo saiu do banco), foi titular em todas as 11 partidas que se seguiram e tem dado todas as garantias – oito vitórias, três empates, oito golos sofridos e cinco jogos com a folha em branco. Por outro, a paragem competitiva que se segue após a próxima jornada, para os compromissos das seleções, forma um contexto mais favorável à reintegração de um jogador que, na última época, completou 40 jogos pelo Braga. Depois da visita ao Dragão, a equipa de Abel Ferreira volta a jogar no dia 24, em casa, diante do Praiense (Campeonato de Portugal), a contar para a Taça de Portugal, no que poderá ser uma boa oportunidade para Raúl começar a recuperar ritmo. Não obstante o registo do brasileiro com o FC Porto, outros quatro jogadores já marcaram aos azuis e brancos, três deles no Dragão, mas com camisolas diferentes. Wilson Eduardo, em 2012/13, apontou o golo da Académica, que perdeu por 2-1. Em 2015/16, Fransérgio contribuiu para o triunfo (1-3) do Marítimo e, pouco tempo depois, João Novais assinou o golo do Rio Ave, que empatou a uma bola. O único que marcou como visitado foi Eduardo, na época passada. O brasileiro apontou o primeiro golo do Estoril, que acabou por perder por 1-3.

MARCADORES
5
Cinco jogadores do Braga já marcaram ao FC Porto: Wilson, Fransérgio, João Novais, Eduardo e Raúl Silva, mas só o último o fez pelos bracarenses

O JOGO

JotaCC

"O Braga está ao nível do FC Porto"
Líder da AF Braga aponta o crescimento estrutural da equipa e o rigor do treinador como mais-valias para vencer no Dragão

"Este campeonato vai ser nivelado por baixo, com o FC Porto e Braga melhores"
Manuel Machado
Presidente da AF Braga


Manuel Machado vai assistir ao FC Porto-Braga e espera ver golos de Dyego Sousa e Ricardo Horta. Se assim não for, não atira a toalha ao chão... "Ainda não chegamos a um terço do campeonato!"
Não é a primeira vez que o Braga disputa a liderança do campeonato, mas esta é a época em que Manuel Machado, presidente da AF Braga, vê mais condições no clube para o conquistar, pela estruturação e, principalmente, pelo "plantel muito equilibrado". "O Abel é um treinador no momento certo. É rigoroso, competente e tem potenciado um plantel vasto. O Braga já utilizou 22 ou 23 jogadores e mantém a qualidade", analisou.
O líder da associação bracarense, que vai estar no Dragão a assistir ao jogo de disputa da liderança, aposta no 1-2, com golos de, inevitável, Dyego Sousa e Ricardo Horta, mas não crê em facilidades. Ainda assim, nenhuma das equipas fica fora da luta em caso de derrota. "Ainda não chegamos a um terço do campeonato", recordou.
Neste momento, a par dos "clubes do costume", o Braga luta pela liderança, mas o dirigente espera que num futuro próximo o outro emblema sonante da sua associação – o V. Guimarães – também faça o mesmo brilharete.
Independentemente do resultado deste jogo, confia que o Braga "vai bater-se pelo título", até porque, entende, "este campeonato vai ser nivelado por baixo, com o FC Porto melhor do que os outros dois grandes e o Braga ao nível do FC Porto".
"Sabemos que o FC Porto tem argumentos fortes, mas o Braga está em pé de igualdade. Acredito que o Braga tem capacidade.O FC Por totem, neste momento, o estatuto de campeão eé favorito, mas isso depois mede-se durante os 90 minutos", atirou. Comentando as críticas recentes às arbitragens por parte de clubes que se bateram com os "grandes" do futebol nacional, o dirigente não acredita "que o estatuto do FC Porto condicione a arbitragem. O estatuto não funciona, o que funciona é quem marca mais golos".
E para provar que o estatuto já não é o que era, Manuel Machado, dá um exemplo: "Se há oito dias alguém me dissesse que o Moreirense ia ganhar à Luz... ninguém acreditaria. E a verdade é que o Moreirense ganhou."


Bilhetes para sábado voam
Já pouco resta dos 1500 ingressos que ontem foram postos à venda. Braga pediu mais 500
Se os adeptos do FC Porto estão a garantir bilhetes para o jogo de sábado a bom ritmo, os bracarense não se ficam atrás. O Braga colocou ontem à venda 1500 ingressos, mas a procura foi tanta que quase todos foram adquiridos. Os responsáveis do clube pediram mais 500 bilhetes, que estarão à disposição já a partir de hoje, mas, é de prever, não por muito tempo. Pelos regulamentos, o Braga poderá pedir, no máximo, 2500 bilhetes para a partida no Dragão, que arranca às 20h30.
Os ingressos têm o custo unitário de 10 euros e a venda é exclusiva para sócios, que podem assegurar a viagem de autocarro da Pedreira para a Invicta por 2,5 euros. Os lugares na viagem podem ser reservados até às 18 horas de amanhã, enquanto os bilhetes estão disponíveis até às 14 horas do dia do jogo.
Este é mais um reflexo do desempenho positivo do Braga no campeonato, que tem contado com um apoio significativo dos adeptos nos jogos fora. Em agosto, por exemplo, estiveram cerca de 1300 adeptos em Chaves e, na última deslocação, 1500 foram ao reduto do rival V. Guimarães. Tudo aponta para lotação esgotada no Dragão, no jogo que vai decidir a liderança.

O JOGO

JotaCC

SALTAR MAIS UM MURO

Treinador começou a vencer em Alvalade, tem 43 vitórias, mas ainda não ganhou ao FC Porto

Abel Ferreira tem 43 vitórias, em 71 jogos, à frente do Sp. Braga, mas nenhuma delas frente ao FC Porto, a única equipa da 1ª Liga com quem o treinador perdeu sempre nas duas vezes que já defrontou, na época passada, com 1-3 no Dragão 0-1 em Braga, sendo que frente ao Benfica há um empate no Estádio da Luz a ilustrar estas contas particulares, mas a contar para a Allianz Cup. Também por isto, o jogo deste sábado representa mais um muro para o técnico dos minhotos tentar bém vai procurar no Dragão igualar o melhor ciclo de sempre do clube sem perder, que é de Paulo Fonseca, com 15 jogos imbatível. Enfim, todas as razões e mais uma para o treinador de 39 anos encarar o confronto com os dragões como muito especial, até porque em caso de êxito pode deixar os arsenalistas no comando isolado do campeonato. Abel Ferreira, como se sabe, começou esta aventura a ganhar em pleno Alvalade, na altura por 1-0 (golo de Wilson) e como técnico interino na passagem do comando técnico dos minhotos de José Peseiro para Jorge Simão.


Importante somar na Liga dos grandes
Avisita ao Dragão tem um cariz diferente por colocar frente a frente os dois primeiros, mas também pode servir para os minhotos assumirem, em definitivo, a candidatura ao título. Para isso, será fundamental somar pontos neste campeonato particular. Na época passada, por exemplo, o Sp. Braga só fez 4 pontos (todos ante o Sporting), nestas condições enquanto o FC Porto somou 14 e foi campeão!


Wilson convidado por Angola
Wilson Eduardo foi convidado para representar a seleção de Angola, mas o avançado do Sp. Braga ainda não deu uma resposta definitiva e pondera a sua decisão final. Natural de Massarelos, no Porto, Wilson Eduardo também tem nacionalidade angolana e pode até já integrar a equipa que discute o apuramento para a CAN'2019, juntando-se a Mateus, avançado do Boavista, na próxima convocatória, tendo em vista o jogo com o Burkina Faso, dia 18. Aos 28 anos, Wilson já não tem grandes esperanças de um dia ser chamado por Fernando Santos para a Seleção Nacional, isto depois de ser internacional pelos sub-21 portugueses em 10 ocasiões, marcando 6 golos.
Fão formalizado
A SAD minhota formaliza hoje, numa cerimónia na Câmara Municipal de Esposende, às 17 horas, o acordo da compra do Complexo Desportivo de Fão.


Reforço de 500 para o Dragão
A SAD do Sp. Braga espera ter dois mil adeptos no Dragão e solicitou um reforço de mais 500 bilhetes para o jogo de sábado. Numa primeira fase tinham sido colocados à venda 1.500 ingressos a 10 euros cada, mas a intensa procura nos últimos dias implicou o pedido que já estava sob reserva, tal como sucedera, por exemplo, na última deslocação a Guimarães, para o dérbi do Minho.

RECORD

JotaCC

SP. BRAGA SELA COMPRA
O Sp. Braga formaliza hoje o contrato-promessa de compra e venda do Complexo Desportivo de Fão, em Esposende, onde pretende instalar um centro de estágios. O contrato, cuja escritura definitiva será outorgada até final de 2019, será assinado com o município e o Clube de Futebol de Fão.

CM

JotaCC

WILSON EDUARDO E FORTUNA DEVEM REFORÇAR PALANCAS 1º DE AGOSTO E CFDK ACERTAM CALENDÁRIO
FAF trabalha questões administrativas para contar com atletas convocados
Alista de convocados do técnico Srdjan Vasiljevic, vai ser tornada pública nas próximas horas, com vista o jogo do dia 18 de Novembro, com o Burkina Faso, referente à quinta jornada do grupo I, das eliminatórias de qualificação ao CAN de 2019, nos Camarões, pode contar com quatro novidades.
Ary Papel, Wilson Eduardo, Nurio Fortuna e Chico Banza devem ser as novidades dos Palancas Negras, nesta convocatória, para o embate decisivo com os "cavalos burkinabes". Segundo apurámos, no leque dos prováveis convocados, Bua e Clinton, entram nas contas da equipa técnica.
O Jornal dos Desportos sabe, que a direcção da Federação esmera-se em contactos administrativos, para garantir ao seleccionador os reforços solicitados para este jogo decisivo. Para este jogo "decisivo" e fundamental às aspirações de Angola, em que só a vitória interessa, potenciar a selecção com os melhores da actualidade, é a prioridade de Srdjan Vasiljevic e seus colaboradores.
O seleccionador nacional conta com quatro jogadores para reforçar o meio -campo e o ataque. De acordo com informações que tivemos acesso, o técnico sérvio manifestou o desejo de contar com Wilson Eduardo, Dani da Costa, Estrela e Joaquim Adão, todos a evoluírem no exterior do país, facto que mobilizou a Federação a encetar contactos para que tal pretensão seja possível.
De resto, não se adivinha fácil a tarefa da FAF de tornar possível a presença dos reforços solicitados pelo seleccionador Nacional, pelo facto de alguns terem representado a Selecção de outros países. Dos desejados do técnico sérvio, é de destacar Wilson Eduardo, luso -angolano, actualmente a evoluir no Sporting de Braga.
O médio ofensivo, apesar de manifestar o interesse de representar as cores da sua terra natal, jogou antes pelas selecções jovens de Portugal, o que obriga a que sejam cumpridos alguns requisitos legais, que a Federação está a ponderar.
Ainda assim, a convocatória de Srdjan Vasiljevic não deve diferir muito da anunciada na véspera do embate com a Mauritânia. Ou seja, o técnico sérvio pode apostar nos guarda -redes, Landu, Tony Cabaça e Ndulu, entre os defesas alinham, Mira, Mingo Bile, Dany, Bastos, Buatu, Wilson e Paizo.
Devem integrar, ainda o lote de convocados, os médios Tó Carneiro, Herenilson, Show, Stelvio Cruz, Paty, Vá, Djalma, Fredy, Bua, Mateus, Geraldo, Wilson Eduardo, Ary Papel e Clinton da Mata. No ataque, as escolhas de Srdjan Vasiljevic devem recair em Mabululu, Nurio Fortuna e Gelson Dala.
A convocatória deve ser anunciada nas próximas horas e a concentração ocorre no dia 12, no Hotel Samba, altura em que Srdjan Vasiljevic começa a ensaiar a estratégia, com vista o desafio com o Burkina Faso, agendado para dia 18, no Estádio 11 de Novembro.

Jornal dos Desportos