News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 10/09

Started by JotaCC, 10 de September de 2018, 08:15

Previous topic - Next topic

JotaCC

'Guerreiras' fazem história e conquistam a Supertaça
À quarta foi de vez. Na quarta final entre as equipas do SC Braga e do Sporting, as Guerreiras do Minho conseguiram, finalmente, conquistar um troféu. O jogo foi decidido nas grande penalidades.
Finalmente. A equipa feminina do SC Braga venceu, pela primeira vez, o Sporting e conquistou a Supertaça. A equipa leonina foi o carrasco das arsenalistas na duas últimas temporadas, mas a equipa de Miguel Santos nunca desistiu e conseguiu conquistar o troféu.
Tatiana Pinto, através da marcação de uma grande penalidade, fez o primeiro golo da partida para o Sporting. Francisca Cardoso empatou já na segunda parte. O jogo foi, então, decidido através da marcação de penáltis e os minhotos levaram a melhor. Patrícia Morais não conseguiu defender nenhum dos penáltis das arsenalistas e Rute Costa conseguiu travar o remate de ?Carlyn Baldwin.
O SC Braga não podia ter começado da pior forma na partida. Logo aos seis minutos, Ana Borges, capitã sportinguista, cai na área e a árbitra aponta para a marca da grande penalidade. Encarregada da marcação, Tatiana Pinto não vacilou e fez o tento solitário.
As Guerreiras do Minho foram à procura de anular a desvantagem mas faltou sempre pontaria na hora de acertar com a baliza à guarda de Patrícia Morais.
Murnan, por duas vezes, tentou a sorte. Primeiro, num remate de muito longe que ainda assustou a guarda-redes do Sporting, depois na sequência de um pontapé de canto, a norte-americana voltou a tentar o remate mas a bola saiu com pouca força.
A melhor oportunidade do SC Braga na primeira parte surge já perto da meia hora de jogo. Boa jogada de envolvimento do ataque arsenalista, com Vanessa a fazer o cruzamento para o segundo poste onde apareceu Ágata Filipa a cabecear para o coração da área. Francisca Cardoso já se preparava para encostar para o fundo das redes mas Carole Costa fez o corte e manteve o empate até ao intervalo.
Na segunda parte a equipa orientada por Miguel Santos foi à procura de discutir o resultado. O técnico lançou Babi e Uchendo na partida, procurando dar mais frescura e rapidez à equipa. No entanto, pertenceu ao Sporting a primeira oportunidade de golo. Carlyn Baldwin, depois de uma boa jogada do ataque leonino, recebeu em zona frontal mas Rute Costa, com os pés, afastou o perigo.
As Guerreiras do Minho conseguiram chegar ao empate já perto do apito final. Murnan, através de um lançamento lateral colocou a bola dentro de área, Vanessa ganhou nas alturas e assistiu Francisca Cardoso que cabeceou forte para o fundo das redes. Patrícia Morais ainda tocou na bola mas não evitou o golo.
Em cima do minuto 90, Uchendu teve nos pés a oportunidade de colocar o SC?Braga na frente. A equipa recuperou a bola em zona adiantada e a avançada optou pelo remate, que saiu com pouca força e permitiu a defesa da guardiã adversária, levando o jogo para prolongamento.
O desgaste físico, característico do início de época, fez com que a meia hora de prolongamento fosse escassa em oportunidades de golo e os jogo decidiu-se nos penáltis.
Na decisão final, as minhotas converteram todas as grandes penalidades e a guarda-redes, Rute Costa, conseguiu travar o remate de Carlyn Baldwin, assegurando a conquista do primeiro troféu da época.


António Salvador: "Este é um título que o SC Braga queria e merecia há muito tempo"
António salvador, presidente do SC Braga, assistiu da bancada à vitória da equipa feminina do clube na final da Supertaça e reconheceu que era uma conquista muito ambicionada pela estrutura.
António Salvador esteve em Viseu a assistir à conquista da Supertaça. O presidente do clube acredita que este título é o primeiro de muitos que a equipa de Miguel Santos vai conquistar.
"Parabéns aos vencidos, mas parabéns sobretudo à equipa do SC Braga, que não só justificou a conquista com o excelente jogo que fez, mas viu também reconhecido o muito que tem dado ao futebol feminino em Portugal. Este é um título que o SC Braga queria e merecia há muito, mas acima de tudo, estou convencido, é o primeiro de muitos títulos que vamos conquistar", afirmou.
O presidente da direcção arsenalista destacou ainda o esforço das atletas e o apoio dos adeptos.
"Sou testemunha do empenho e da paixão com que as jogadoras têm defendido este clube. Os nossos adeptos têm sempre acarinhado este projecto. Sempre acreditaram que a recompensa chegaria. Acompanham-nos em todos os momentos e também são muito merecedores desta alegria", ressalvou.
António Salvador apontou ainda para uma época de sucessos.
"Estamos felizes com este triunfo, mas já focados no muito que ainda queremos vencer esta temporada. O futuro será certamente risonho", finalizou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Regresso aos treinos com o Tondela à vista
Após os dois dias de folga, a equipa minhota volta hoje ao treinos, já com vista ao jogo com o Tondela, a disputar no próximo sábado, no Estádio Municipal de Braga, para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Além de Trincão, que está ao serviço da seleção sub-20 (jogo na República Checa, amanhã), Abel está privado de quatro jogadores, Ma-theus, Rosic, Raul Silva e Ricardo Ferreira, este já regressado aos treinos mais ainda em busca da reabilitação competitiva. O avançado Paulinho, também recuperado de lesão, poderá voltar a ser chamado pelo treinador Abel Ferreira.


Braga domina leoas e conquista Supertaça
Minhotas vencem campeãs nacionais nos penáltis
Sporting e Braga disputaram em Viseu a Supertaça de futebol feminino e as bracarenses saíram vitoriosas nas grandes penalidades (5-4), após empate (1-1) no tempo regulamentar e no prolongamento. As guerreiras conquistam pela primeira vez este título.
Na primeira parte, Tatiana Pinto inaugurou o marcador com remate ao ângulo superior. O Braga ainda reagiu, criando oportunidades, mas sem eficácia. Depois de uma primeira parte equilibrada, o início do segundo tempo foi jogado mais a meio-campo. Em cima dos 82 m, Francisca Cardoso aproveitou o lançamento de Murnan e deu o empate ao Braga. Após o prolongamento, o jogo foi decidido nos penáltis e a guarda-redes minhota brilhou, ao travar o remate de Baldwin.

JN

JotaCC

OS "SIAMESES" GOLEADORES
Liderança partilhada com Benfica e Sporting deve muito à pontaria de Dyego Sousa e Ricardo Horta

Avançados foram opção de Abel Ferreira nos seis jogos oficiais já disputados pela equipa, apesar de nenhum deles ter sido titular em todos. São tão iguais que na época passada marcaram, cada um, 12 golos
O Braga está no topo da tabela de marcadores da I Liga até este momento. O nome que surge na liderança é o do brasileiro Dyego Sousa, com quatro golos na prova, à frente, por exemplo, de Pizzi (com quatro golos), de Aboubakar (com três) e de Nani (com três). O avançado reforça a sua posição por ter feito, a par dos tentos certeiros, duas assistências para golos dos companheiros. Mas, na verdade, há outro goleador a destacar-se: Ricardo Horta. O português tem quatro golos na sua conta pessoal (dois no campeonato e dois nos jogos da Liga Europa). E, para que não restem dúvidas da importância do jogador no ataque bracarense, tem ainda uma assistência, no terceiro golo do empate do Braga na ilha de S. Miguel, para... Dyego Sousa!
Juntos, Dyego Sousa e Ricardo Horta têm mais de metade dos golos do Braga no campeonato e tudo indica que este seja apenas o início. Comparativamente com a temporada anterior, ambos estão a começar a época com a pontaria muito mais afinada. Até esta altura, em 2017/18, Dyego Sousa tinha apenas marcado dois golos, em jogos da Liga Europa, e só voltaria a marcar ao serviço da equipa de Abel Ferreira na jornada oito – apenas se estreou na Liga na sétima jornada, depois de cumprir castigo ainda do tempo no Marítimo –, na goleada (6-0) ao Estoril, a mesma jornada em que Ricardo Horta abriria a sua contagem, e logo com um bis. No final da época, apesar de terem participado num número diferente de jogos, Dyego Sousa e Ricardo Horta tinham, cada um, uma dúzia de golos. Em 2018/19 um terço dessa marca já está alcançada.
O arranque promissor tem dado garantias ao treinador, que não abre mão de ter a dupla por perto, assegurando pontos. Nos seis jogos oficiais, Abel colocou sempre em campo os avançados, independentemente de os usar como titulares ou como elemento diferenciador que salta do banco. Para o jogo da Taça da Liga de domingo, com o Tondela, devem ser aposta certa.


Liderança partilhada? Melhor só em 2009/10
Decorrida a quarta jornada da I Liga, o Braga é segundo classificado com os mesmos 10 pontos de Benfica (1.º) e Sporting (3.º). A liderança partilhada é a melhor classificação dos últimos oito anos do emblema minhoto. Para encontrar resultados melhores é preciso recuar à época de 2009/10, altura em que à quarta jornada o Braga esteve em primeiro lugar, só com vitórias (12 pontos), seguido de Benfica e FC Porto, com menos dois pontos. No entanto, a pontaria minhota não andava tão afinada como agora. Tinham apenas oito golos apontados, quando nesta temporada já levam 11. O bom arranque de há nove anos levou o Braga a terminar em segundo lugar, atrás do Benfica e à frente do FC Porto. Se há nove anos foi assim, onde conseguirá Abel chegar agora?


DADOS
DYEGO SOUSA
O brasileiro cumpre a sua segunda época em Braga, onde chegou após ter mostrado os dotes de goleador ao serviço do Marítimo. Já leva 413' esta época e só não foi titular no primeiro jogo oficial, na Ucrânia, frente ao Zorya, tendo quatro golos marcados no campeonato e duas assistências.

RICARDO HORTA
Vai na sua terceira temporada no Braga, tendo chegado por empréstimo do Málaga (Espanha). Este ano já soma 438' e só não foi titular no último jogo, em Chaves. Tem dois golos apontados e uma assistência no campeonato e dois golos na Liga Europa.

O JOGO

JotaCC

GUERREIRAS DO BRAGA FAZEM HISTÓRIA EM VISEU
A equipa minhota, que nunca tinha vencido o Sporting, sucede no historial da prova às leoas, com as quais tinha perdido na edição do ano passado, em Coimbra

"Estas jogadoras fizeram história no Braga. Foi o primeiro grupo de trabalho a ganhar um título no futebol feminino, inteiramente justo"
Miguel Santos Treinador do Braga
"Era um título e uma alegria que queríamos dar aos adeptos, que estão sempre connosco, à nossa cidade e ao presidente"
Francisca Cardoso Jogadora do Braga


O Braga conquistou ontem, pela primeira vez na sua história, a Supertaça em futebol feminino, ao bater o Sporting no desempate por grandes penalidades (5-4), após uma igualdade a um golo no fim do prolongamento.
A equipa leonina entrou melhor e inaugurou o marcador aos 6', com Tatiana Pinto a converter um penálti. As bracarenses tentaram responder, mas o resultado manteve-se até ao intervalo. Na segunda parte, as equipas estiveram perto de voltar a fazer mexer o marcador e foi mesmo o Braga a marcar, aos 82', por Francisca Cardoso.
O jogo seguiu para o prolongamento e, aí, as equipas tudo fizeram para desfazer o empate, com oportunidades flagrantes de ambos os lados, mas a pontaria não foi a melhor. O empate imperou e foi necessário recorrer às grandes penalidades para encontrar o vencedor. Nos remates decisivos, o Braga foi mais forte e Francisca Cardoso voltou a brilhar, ao anotar o golo da vitória. No final, o treinador do Sporting, Nuno Cristóvão, mostrou-se crítico quanto à organização: "Basta olhar para o relvado, espero que venham a ter água quente, elas estavam a dizer que não tinham. Sou do interior, vivi até aos 18 anos na Beira Baixa, mas aqui bem perto há outros estádios que dignificariam mais o futebol das mulheres e das raparigas."


Salvador vê mais títulos
António Salvador, presidente do Braga, parabenizou o grupo que conquistou a Supertaça, vincando que "viu reconhecido o muito que tem dado ao futebol feminino em Portugal" e acrescentando que este "é um título que o Braga queria e merecia há muito". "Estou convencido de que é o primeiro de muitos títulos que vamos conquistar", disse o dirigente.

O JOGO

JotaCC

GUERREIRAS FESTEJAM EM JOGO HISTÓRICO
O Sp. Braga conquista o seu primeiro título ao bater o Sporting na Supertaça Allianz
E à oitava foi mesmo de vez! O Sp. Braga venceu a Supertaça feminina ao derrotar o Sporting, nos penáltis. As guerreiras do Minho foram as mais constantes ao longo da partida, conseguiram ir buscar forças quando começavam a faltar e, na hora da verdade, não falharam. Do outro lado, o Sporting só se pode queixar de si próprio. Marcou cedo, controlou o jogo, mas, na 2ª parte, acreditou na sorte que acabou por lhe fugir a sete minutos do final, quando o Sp. Braga empatou e forçou o prolongamento.
Durante o tempo regulamentares o equilíbrio foi a nota domimou o jogo e as bracarenses foram colocando cada vez mais dificuldades às adversárias. Até ao final do primeiro tempo, as nortenhas dominaram a partida, mas raramente Patrícia Morais passou por sobressaltos.
O Sp. Braga voltou do intervalo em busca do empate, mas, com o tempo a escassear, as forças também iam faltando. No entanto, as comandadas de Miguel Santos nunca desistiram e, aos 83', Francisca empatou, levando a partida para o prolongamento. Nesses 30 minutos, o Sp. Braga esteve melhor, enquanto o Sporting quebrou mentalmente, o que se refletiu no momento da marcação dos penáltis. Aí, Rute Costa defendeu o penálti de Carlyn Baldwin e abriu caminho para a vitória. As bracarenses podem festejar e aproveitar agora, de consciência tranquila, os dois dias de folga prometidos pelo treinador, pois, à oitava tentativa, conseguiram mesmo ganhar ao Sporting.


Francisca feliz com "a vingançazinha"
Francisca marcou o golo que ditou o prolongamento e também o penálti decisivo. "É um título que há muito procurávamos, queríamos dar aos nossos adeptos, à cidade e ao nosso presidente", afirmou Francisca. Depois de salientar que a equipa "se preparou bem para este jogo", a bracarense confessou: "Foi uma vingançazinha saborosa", admitiu, em alusão à final da Taça de Portugal do Jamor, perdida para o Sporting.


"Trabalharam imenso"
Miguel Santos, treinador do Sp. Braga, estava radiante. "Preparámos bem este jogo e, apesar de termos sofrido o golo cedo, a equipa nunca se desorganizou. Tivemos a felicidade de nos reerguer depois de o Sporting ter marcado cedo. Fomos guerreiros em terras de Viriato", resumiu. O técnico destacou o trabalho das jogadoras, numa equipa renovada. "É mérito delas, que trabalharam imenso", frisou, deixando uma palavra aos adeptos e ao presidente, António Salvador, "que dá todas as condições". Quanto à época, prometeu uma equipa sempre a lutar para ganhar.

RECORD

JotaCC

Laura derrota Fátima na Supertaça
SP. BRAGA VENCE SPORTING NOS PENÁLTIS E COLOCA TERMO A HEGEMONIA LEONINA

O Sp. Braga pôs hoje termo à hegemonia do Sporting no futebol feminino, ao conquistar a Supertaça, no desempate através de grandes penalidades (5-4), após empate 1-1 no tempo regulamentar e no prolongamento, em Viseu. Duas madeirenses marcaram presença nesta final. Fátima Pinto foi titular no Sporting, enquanto Laura Luís entrou aos 76 minutos no Sp. Braga.
As `guerreiras' do Minho, que nunca tinham vencido o Sporting, sucedem no historial da prova às `leoas´, com quem tinham perdido na edição do ano passado, em Coimbra. Um golo madrugador de Tatiano Pinto, aos sete minutos, na conversão de uma grande penalidade, a castigar falta na área do Sporting de Braga sobre Ana Borges, adiantou o Sporting, com as bracarenses a chegarem à igualdade, aos 81 minutos, por Francisca Cardoso.
O jogo começou praticamente com o Sporting a colocar-se em vantagem no marcador, com Tatiana Pinto, de penálti, a não dar hipóteses a Rute Costa. O lance que castigou uma falta na área de Staub sobre Ana Borges acabou por condicionar o jogo. As bracarenses procuraram reagir, e assumiram o domínio do jogo, mas a defesa das bicampeãs nacionais esteve sempre muito sólida.
Na segunda parte, apesar de ter mais posse de bola e jogar mais tempo no meio-campo adversário, as jogadas de perigo junto à baliza `verde e branca' eram escassas, até ao empate. Aos 81 minutos, na sequência de um lançamento de linha lateral, com Francisca Cardoso antecipou-se às centrais `leoninas' e a cabeceou, colocado, fora do alcance de Patrícia Morais.No prolongamento, o resultado não sofreu alteração. No desempate através de grandes penalidades, a norte-americana Carlyn Baldwin permitiu a defesa de Rute Costa, enquanto as bracarenses não falharam nenhuma conversão, vencendo por 5-4. Laura Luís e Fátima Pinto converteram os respectivos penáltis.

DN MADEIRA

JotaCC

#6
Sem motivos para poupar
Aposta na Allianz Cup e hiato competitivo da Liga implicam o melhor onze contra o Tondela
Abel Ferreira começa hoje a semana de trabalho com o foco na receção de sábado à noite (20h30) ao Tondela, num jogo que abre a fase de grupos da Allianz Cup e para o qual o treinador não tem necessidade de poupanças.
Tudo porque a equipa jogou pela última vez no último dia de agosto, em Chaves, e está naturalmente necessitada de voltar ao ritmo competitivo, sendo que, além disso, a aposta na Allianz Cup é firme e convém não facilitar numa fase de grupos curta (só com três jogos) e sem margem de manobra, caso aconteça algum percalço.
O exemplo do que sucedeu na época passada está bem vivo e os arsenalistas não querem desperdiçar pela segunda temporada consecutiva a possibilidade de jogarem em casa a 'final four' da competição, em janeiro de 2019.
Assim sendo, as alterações no onze que tem sido mais utilizado por Abel Ferreira neste início de época serão pontuais, isto apesar de o treinador já ter várias vezes assinalado a profundidade do seu plantel, com qualidade suficiente para revoluções de um jogo para outro e sem se notarem grandes diferenças na produção da equipa.
Mesmo assim, nem sequer o jogo que se segue para a Liga NOS pode servir de alarme e implicar gestão cuidada de recursos humanos, uma vez que a receção ao Sporting está apenas marcada para o dia 24, no fecho da 5ª ronda. Ou seja, há nove dias para preparar o confronto com os leões.

Queda precoce na época passada
A assumida candidatura a ganhar uma das taças internas correu mal na época passada, com a equipa a sair eliminada da Taça de Portugal em Vila do Conde, no dia 18 de novembro, e a cair com estrondo na Taça da Liga, após a derrota, por 2-1, em Setúbal, a 22 de dezembro. Esse foi, aliás, um dos momentos mais negativos da temporada, como assumiu Abel Ferreira.

RECORD

Bruno3429

SC Braga x CD Tondela

Já estão à venda os bilhetes para o SC Braga x CD Tondela, encontro que abre a participação dos Gverreiros na Taça da Liga Allianz 2018/19. O jogo está agendado para sábado, dia 15, a partir das 20h30.

Para este desafio os sócios do SC Braga têm entradas ao custo unitário de 2,5 euros, sendo que para público estão definidas duas categorias, a 7,5€ e a 5€, respetivamente.

Lugares Gverreiros têm entrada incluída e os sócios sub-18 e atletas do SC Braga beneficiam de entrada gratuita.

Os ingressos estão disponíveis na SC Braga Store e no Liberdade Street Fashion, bem como nas bilheteiras do Estádio Municipal.

Mensagem do Presidente do SC Braga

A equipa feminina do SC Braga começou a época com a conquista da Supertaça, batendo o Sporting CP num jogo que honrou não apenas a modalidade, mas também as duas instituições, que se defrontaram com a galhardia, a lealdade e o desportivismo que devem sempre nortear a competição.

Parabéns aos vencidos, mas parabéns sobretudo à equipa do SC Braga, que não só justificou a conquista com o excelente jogo que fez, mas viu também reconhecido o muito que tem dado ao futebol feminino em Portugal. Este é um título que o SC Braga queria e merecia há muito, mas acima de tudo, estou convencido, é o primeiro de muitos títulos que vamos conquistar.

Parabéns às jogadoras. Sou testemunha do empenho e da paixão com que têm defendido este clube. Quero expressar-lhes o orgulho que todos temos em contar com um plantel desta dimensão desportiva e humana.

Parabéns ao treinador Miguel Santos. Parabéns à sua equipa técnica, ao staff e ao corpo dirigente. O clube está-vos grato e reconhece o vosso trabalho.

Parabéns aos adeptos. Que sempre têm acarinhado este projeto. Que sempre acreditaram que a recompensa chegaria. Que nos acompanham em todos os momentos e também são muito merecedores desta alegria.

Estamos felizes com este triunfo, mas já focados no muito que ainda queremos vencer esta temporada. O futuro será certamente risonho. Parabéns SC Braga.

Gverreiras fazem história e conquistam Supertaça

Há dias que ficam para a história e este domingo é um deles. Numa narrativa que teimava em ser de final infeliz, o embate desta tarde contra o Sporting CP conheceu outros contornos e foram, desta vez, as bracarenses a sorrir e – inclusive – a levantar o troféu. O primeiro título no 'currículo' para o futebol feminino do SC Braga chegou num jogo emocionante até ao fim, com Francisca a apontar o golo decisivo na decisão pelas grandes penalidades.

Um arranque 'taco a taco' não fazia prever o que viria a seguir. Ana Borges, derrubada na grande área, deu lugar a que Tatiana Pinto batesse com sucesso na marca de castigo máximo aos 6 minutos, mas este nunca foi um encontro de verdadeiro pendor para uma ou outra equipa. O SC Braga reergueu-se e Francisca teve de seguida a oportunidade para igualar a contenda, porém, viu Carol Costa negar o golo em cima da linha à passagem dos 27'...

Com uma raça e querer sem limites, o conjunto arsenalista regressou determinado em mudar o rumo dos acontecimentos e, por intermédio da incansável Francisca, viu o esforço ser recompensado. Excelente cabeceamento da avançada aos 82', a devolver a igualdade e a encaminhar a partida para prolongamento, que ainda assim terminou sem alterações no marcador.

Seguiram-se as grandes penalidades e na 'lotaria' – tão vulgarmente chamada – pode dizer-se que a 'sorte grande' saiu ao SC Braga... Depois do acerto de Vanessa, Laura Luís, Sara Brasil e Murnan na marca de 11 metros, bem como da defesa de Rute Costa ao penálti batido por Carlyn Baldwin, Francisca assumiu o momento decisivo e não cedeu: festa no relvado e nas bancadas, que, para além do Estádio do Fontelo, já tem novo ponto de encontro. Esta segunda-feira, pelas 18h30, as Gverreiras vão ser recebidas na Câmara Municipal.

SCBraga

Bruno3429

CLAUDEMIR PREPARA-SE PARA ENTRADA DE LEÃO
Redação

Dada a importância da Taça da Liga no projeto desportivo do SC Braga - a final four disputa-se no Estádio Municipal em janeiro -, Abel Ferreira deverá fazer alterações pontuais na receção ao Tondela, na 1.ª jornada do Grupo B, dia 14, que antecede o jogo com o Sporting para o campeonato.

O médio Palhinha é baixa certa para o duelo da Liga uma vez que está cedido pelos leões. Para o seu lugar perfila-se Claudemir, que vive na sombra do português, embora tenha sido suplente utilizado nas últimas partidas da Liga. O centro-campista contratado ao Al-Ahli Jeddah arrancou como titular, mas sofreu uma mialgia na véspera do segundo jogo europeu frente ao Zorya e também não defrontou o Santa Clara.

Salvo algum contratempo físico, Claudemir será titular frente ao conjunto de José Peseiro. Por essa razão o brasileiro reclama mais ritmo e mais exigência de forma a ter uma (re)entrada de leão no campeonato.

A Bola