News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 16/08

Started by JotaCC, 16 de August de 2018, 09:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel não é adivinho nem mágico mas revela que Dyego vai jogar
Técnico acredita que os minhotos vão eliminar hoje o Zorya e ficar mais perto da fase de grupos da Liga Europa
O empate, a um golo, há oito dias, na Ucrânia, permite à equipa de Abel Ferreira entrar hoje (20.30 horas, SportTV1), em vantagem, na receção ao Zorya, em jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Mas o técnico dos arsenalistas não sabe até que ponto o golo de Ricardo Horta no encontro da primeira mão será primordial, na luta pela passagem.
Abel Ferreira realçou que não é "adivinho nem mágico" para avaliar a importância do golo apontado no dia 9 na Ucrânia, mas assegurou estar "confiante" na qualificação da equipa que dirige. "Sabemos que temos de fazer mais um grande jogo. Temos maior conhecimento do nosso adversário, mas cada jogo é irrepetível", fez notar o treinador, na antevisão do jogo desta noite, em que estará em discussão uma vaga no play-off da Liga Europa, última etapa antes da fase de grupos.
Apesar de o 0-0 servir, o técnico garantiu que "seja contra quem for", o objetivo do Braga "é jogar sempre do primeiro ao último segundo para vencer".
Se não é mágico, nem adivinho, o técnico assegurou, no entanto, que Dyego Sousa, após ter marcado dois golos ao Nacional da Madeira e realizado uma boa exibição, vai jogar hoje de início. "Tem dado boas respostas, foi recompensado no último jogo e, por mérito próprio, vai ser titular", deixou escapar Abel, sem adiantar mais opções, para o embate com os ucranianos.
Questionado sobre se o Braga é superior ao Zorya, o treinador dos braguistas disse que gosta que os jogadores da equipa que comanda "falem dentro de campo", mas admitiu ser "inegável" que os minhotos estão em vantagem, face ao empate a
um golo trazido da Ucrânia.
"Temos de saber conviver com os momentos de adversidade como no último jogo [Nacional], assim como, se marcarmos cedo, temos de manter o foco nas nossas tarefas e saber gerir as emoções e o lado mental. Se assim for e jogando bem, estaremos mais perto de vencer", referiu.
GOIANO É BAIXA
Abel Ferreira deu a conferência de imprensa sobre o jogo com o Zorya antes da divulgação dos convocados. Na lista destaca-se a ausência de Marcelo Goiano, devido a lesão. O lateral sofreu um estiramento do ligamento colateral interno do joelho esquerdo, já falhou o desafio com o Nacional e deixa o lado direito para Diogo Figueiras, embora Esgaio também possa fazer a posição.
Como se esperava, Claudemir ficou também de fora, devido a lesão, enquanto Ailton cumpre o segundo de três jogos de castigo. De notar as estreias de Murilo e Luther Singh entre as opções do Braga.


Ricardo Horta
"O Zorya é uma equipa muito competitiva, mas também temos pontos fortes e, certamente, vamos passar a eliminatória. O segredo do Braga é a união do grupo. Estou a ser recompensado pelos golos, mas trabalho para ajudar"


Ucriananos não se rendem e dizem estar preparados
O Zorya entra em desvantagem, esta noite, no Municipal de Braga, mas Yuri Vernydub, técnico da equipa ucraniana acredita que é possível inverter a eliminatória e seguir em frente na Liga Europa. "O jogo vai ser muito intenso, mas estamos preparados", disse Yuri Vernydub, na antevisão do jogo. O técnico admitiu que o golo fora dá vantagem à equipa portuguesa, da qual destacou um "forte espírito coletivo" e alguns jogadores, como Ricardo Horta, Dyego Sousa, Raúl Silva e Sequeira. "Impressionou-me muito a disciplina do Braga, a facilidade com que se desdobra da defesa para o ataque e com que altera o sistema tático durante o jogo", realçou.

JN

JotaCC

DYEGO SOUSA PARA VERGAR O ZORYA
Abel Ferreira explicou que o bom momento do avançado brasileiro lhe renderá um lugar no onze que hoje persegue o play-off

"Só tenho palavras elogiosas para o Hassan. Espero, sinceramente, que todas as partes encontrem uma boa solução"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Depois do 1-1 em casa do Zorya, o treinador está convicto que a sua equipa "vai fazer mais um grande jogo" para atingir o play-off da Liga Europa, onde encontrará o vencedor do U. Craiova-Leipzig
Na antevisão do jogo desta noite, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, com o Zorya, Abel Ferreira confirmou que Dyego Sousa vai ser titular "por mérito". Depois da grande exibição com o Nacional (4-2), o avançado brasileiro "vai jogar de início". "Tem dado boas respostas. Foi recompensado com uma boa exibição, dois golos e uma assistência. Pelo que fez pela equipa será um dos guerreiros que vão entrar em campo e vai ajudar-nos a atingir o objetivo de seguir em frente", explicou o treinador do Braga, que está "confiante" de que vai atingir o play-off da Liga Europa "Comum maior conhecimento do nosso adversário, estou convicto das nossas capacidades e de que temos de fazer mais um grande jogo. Cada jogo é irrepetível e, seja contra quem for, o nosso objetivo é jogar sempre do primeiro ao último segundo para vencer", assumiu o técnico que, na receção à equipa ucraniana, cumprirá o 14.º jogo nas competições europeias.
A equipa está, segundo Abel, pronta para ultrapassar o adversário com quem empatou na primeira mão, a um golo. "Estamos preparados para entrar fortes e intensos desde o primeiro segundo e para fazer golos", afirmou, acrescentando que não é "mágico nem adivinho" para dizer da importância do golo apontado por Ricardo Horta na visita à Ucrânia e que rendeu um empate a um golo.
Com o play-off da Liga Europa como primeiro objetivo na Liga Europa, o treinador explicou o "plano estratégico traçado" para defrontar, esta noite, os ucranianos: "Temos de ser fiéis à nossa identidade. Quando não tivermos bola, teremos de estar atentos ao jogo vertical do nosso adversário; quando não a tivermos, será necessário movimentar-nos e criar dinâmicas ", argumentou, revelando que ti pode adversário espera encontrar. "Acredito que o Zorya será muito semelhante ao que foi em casa, na primeira mão. Tem uma forma de jogar muito bem definida, com um jogo muito vertical. É também uma equipa agressiva, rápida, e por isso temos de ter soluções e recursos para dar resposta aos constrangimentos que o adversário nos possa causar", afirmou, considerando que a sua equipa terá de ser "inteligente, confiante e ter coragem e carácter de equipa vencedora", mantendo-se "fiel à sua identidade", completou.
Esta noite, o Braga vai também tentar quebrar uma espécie de maldição, já que em nove jogos frente a equipas ucranianas nas provas europeias nunca conseguiu vencer: o registo é de três empates e seis derrotas.


Hassan
"Desejo a melhor solução para todos"
Com Hassan no mercado e fora das contas para 2018/19, Abel referiu-se à situação do avançado. "Quem mais respeito no futebol são os jogadores. Estamos num período de mercado aberto, e ele é um jogador que está na expectativa de sair ou ficar e que teve alguns problemas físicos na pré-época que o condicionaram", comentou o treinador, explicando que "em função das contingências do treino e por alguma incapacidade física não tem sido opção". Abel frisou desejar, "honestamente", que "todas as partes encontrem uma boa solução para todos". "Se for para ficar, vai ajudar-nos como sempre fez. Não tenho nada a dizer dele: sempre que foi opção, deu o melhor, incentivou os colegas e, por vezes, se calhar por culpa minha, não jogou tanto quanto queria", disse.


EXTREMO FÁBIO MARTINS CHAMADO
O extremo Fábio Martins não foi eleito para integrar o leque de opções de Abel na receção ao Nacional, no último domingo, no primeiro jogo para o campeonato, mas agora foi escolhido para integrar a lista para o jogo com o Zorya e será uma das sete soluções de banco de Abel Ferreira. Na época passada, Fábio foi um dos jogadores mais valiosos do plantel.


OPÇÃO MURILO E SINGH ESTREIAM-SE
Na lista de 19 convocados para o jogo desta noite com o Zorya, os nomes de Murilo e Luther Singh são a novidade. O extremo brasileiro e o sulafricano, também extremo, ainda não tinham sido incluídos por Abel Ferreira nas convocatórias para os dois jogos oficiais desta época. Um deles deve, no entanto, ser preterido e ver o jogo na bancada do Estádio Municipal.


VOLTOU MARAFONA 14 MESES DEPOIS
Marafona  é outra das novidades na convocatória dos arsenalistas para o jogo desta noite com o Zorya. No lugar de Tiago Sá, suplente de Matheus nos dois primeiros jogos oficiais do Braga desta temporada – na Ucrânia e em casa com o Nacional –, o guarda-redes internacional jogou pela última vez a 21 de maio de 2017, na última jornada desse campeonato, em Tondela.


PUBLICO À ESPERA DE 15 MIL ESPECTADORES
O jogo com o Nacional foi presenciado por cerca de 12 mil espectadores e hoje esperam-se mais de 15 mil para ver o Braga-Zorya. Os detentores de "Lugar Guerreiro" têm entrada incluída no bilhete anual – basta a apresentação do cartão –, enquanto os sócios atletas e os sócios sub-18 têm acesso gratuito. Os associados pagam 2,5 euros, o público entre dez e 15 euros.

O JOGO

JotaCC

Diogo Figueiras no lugar de Goiano
O brasileiro, capitão do Braga, lesionou-se e, por isso, o português Figueiras deve repetir titularidade na receção ao Nacional

Marcelo Goiano seria o titular no lado direito da defesa, mas um estiramento retirou-lhe a possibilidade de entrar nas opções no encontro que decide a passagem ao play-off da Liga Europa
Marcelo Goiano não está disponível para o jogo desta noite com o Zorya, que decide a passagem ao play-off da Liga Europa, no qual, em caso de vitória, os bracarenses encontrarão o vencedor do encontro entre os romenos do Universidade Craiova e os alemães do Leipzig (1-3 na primeira mão). O lateral-direito brasileiro, que ficou no banco de suplentes na receção ao Nacional, para a jornada inaugural do campeonato, sofreu um estiramento do ligamento colateral interno do joelho esquerdo e, por isso, já não treinou ontem de manhã, no ensaio geral dirigido por Abel Ferreira para o confronto com os ucranianos.
Diogo Figueiras deverá ser a solução do treinador do Braga para substituir o capitão de equipa que hoje, tudo o apontava, seria titular contra o Zorya. O lateral-direito que na época passada fez quatro jogos, depois de ser contratado, em janeiro, ao Olympiacos, da Grécia – custou 1,2 milhões de euros –, foi suplente na Ucrânia e jogou de início com o Nacional, tendo feito os 90 minutos da partida que o Braga venceu por 4-2.
Com Matheus na baliza – titular pelo terceiro jogo consecutivo –, os também brasileiros Bruno Viana e Raúl Silva no eixo, e Sequeira (à esquerda) a completarem o resto do quarteto defensivo, o Braga deverá começar com João Novais e Fransérgio na zona mais recuada do meio-campo – Claudemir estará ausente devido a uma mialgia de esforço na coxa esquerda –, Esgaio no flanco direito e Ricardo Horta na esquerda. Estes dois extremos terão a missão de apoiar Wilson Eduardo e Dyego Sousa, avançado brasileiro que fez dois golos e uma assistência na receção à equipa madeirense e que nas competições europeias tem um histórico de sete jogos e dois golos marcados. A estratégia para defrontar o adversário que ocupa o quinto lugar da liga ucraniana está "bem definida", como frisou Abel, e passa também pela inspiração do ponta de lança brasileiro.


JOGOS
1
Titular contra o Nacional, na estreia no campeonato, Diogo Figueiras não saiu do banco no jogo disputado na Ucrânia. Em 2017/18, o ex-Olympiacos fez quatro jogos


Horta recusa-se a desistir
Extremo do Braga diz que o sonho do presidente – ser campeão – está cada vez mais perto
Ricardo Horta está em grande forma e ontem mostrou que também está confiante na concretização de um objetivo anunciado pelo presidente do Braga, António Salvador. "Todos os jogadores, todo o staff, todo o pessoal do Braga têm esse sonho de sermos campeões. É um sonho complicado, mas trabalhamos nesse sentido e estamos cada vez mais perto de atingir o sonho do nosso presidente", disse o extremo que marcou na Ucrânia e bisou ao Nacional. "Temos apenas dois jogos e com certeza que vamos melhorar muita coisa. O segredo desta equipa é a união, nunca desistir, estejamos a ganhar ou a perder. O nosso segredo principal é este: somos uma verdadeira família."
O irmão de André Horta, que foi jogar para os Estados Unidos, depois de ter representado o Braga na época passada, liga-lhe muitas vezes para incentivar o grupo. "Apesar da diferença horária, falo com ele todos os dias e já nos deixou uma mensagem de confiança também para este jogo importante", revelou, não se considerando a grande referência do Braga. "Trabalho sempre para ajudar a equipa, estou a ser compensado pelos golos que tenho feito", rematou.

O JOGO

JotaCC

CONFIANÇA RUMO AO PLAY-OFF
VANTAGEM Sp. Braga empatou 1-1 na primeira mão na Ucrânia

ABEL FERREIRA GARANTE EQUIPA COM VONTADE "INEGÁVEL" PARA VENCER

Abel Ferreira acredita que o Sp. Braga vai ultrapassar os ucranianos do Zorya e estar no play-off da Liga Europa. "Temos um conhecimento ainda maior do nosso adversário, mas, acima de tudo, estou convicto das nossas capacidades. Jogamos em casa e o nosso objetivo é sempre jogar para vencer, do primeiro até ao último segundo", afirmou o treinador dos minhotos, na conferência de imprensa de antevisão do jogo de hoje (20h30, Sport TV1).
Questionado sobre se o Sp. Braga é superior ao Zorya, Abel disse que gosta que os seus jogadores "falem dentro de campo", mas admitiu ser "inegável" que os minhotos estão em vantagem face ao 1-1 trazido da Ucrânia. O técnico dos minhotos quer um Braga "fiel" aos princípios, com uma entrada "forte e intensa, a ter bola, iniciativa de jogo, e a fazer golos", mas avisou para a importância de "um posicionamento defensivo forte".

CM

JotaCC

"Saber gerir as emoções"
CONFIANTE. Abel Ferreira quer a equipa concentrada

Treinador diz que inteligência é a chave para travar o futebol vertical dos ucranianos

Abel Ferreira não tem dúvidas sobre como será o estilo de jogo que o Zorya vai explorar hoje na Pedreira, mas, mais do que a mobilidade no movimento interior ou paciência na circulação para encontrar espaços por fora de modo a criar ocasiões de finalização, a principal preocupação que o técnico arsenalista demonstrou durante a conferência de antevisão à 2ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa está relacionada com o controlo da ansiedade. "Temos mais conhecimento do potencial adversário, mas cada desafio tem a sua história, pelo que é fundamental manter o equilíbrio em todas as circunstâncias ", comentou Abel Ferreira, convicto da capacidade de resposta dos seus jogadores: "Estamos preparados para cumprir o plano e garantir a qualificação, mas para isso é preciso equilíbrio. E para haver equilíbrio é obrigatório saber gerir as emoções e conviver não só com os possíveis momentos de adversidade, mas também com um contexto inverso."
Um alerta interno para os níveis de concentração que a estratégia dos ucranianos vai exigir e que Abel formalizou em função dos desequilíbrios que o desenrolar do jogo pode proporcionar. "Acredito que vamos ver um Zorya com um futebol muito semelhante ao que demonstrou na 1ª mão e que passa por acelerações no jogo vertical a tentar explorar ao máximo as transições", referiu o treinador do Sp. Braga, convicto da criatividade das soluções à sua disposição: "É inegável que estamos em vantagem na eliminatória, mas isso não nos garante nada. Temos de nos manter fiéis à nossa forma de jogar e isso implica nunca alterar comportamentos e ter inteligência na reação às perdas de bola".


RICARDO HORTA É O MELHOR MARCADOR
"Golos recompensam o trabalho"
Três golos apontados nos dois jogos oficiais que o Sp. Braga realizou neste arranque de temporada transportam Ricardo Horta para um patamar de evidência, mas o melhor marcador dos arsenalistas recusa um estatuto especial e reivindica o coletivo como a única finalidade.
"O meu trabalho está a ser recompensado com golos, mas o segredo desta equipa é a união e a convicção de nunca desistir", mencionou o autor do golo que valeu o empate na Ucrânia, sem esconder a confiança do balneário em "ultrapassar o Zorya": "Estamos em vantagem e acreditamos que vamos conseguir superar esta eliminatória, mas sabemos do que o nosso adversário é capaz, essencialmente nas transições e, para conseguirmos os nossos objetivos, temos de continuar a ser muito competentes e disponíveis nos duelos", referiu o extremo, que terá novamente Dyego Sousa na frente, conforme confirmou Abel Ferreira: "Tem dado boas respostas em diferentes circunstâncias. Será recompensado como um dos guerreiros frente ao Zorya." Entretanto, Yuriy Vernydub, treinador dos ucranianos, lembrou que "cada equipa tem os seus pontos frágeis" e vai tentar explorar esse fator: "Não quero dizer quais os do Sp. Braga..."


Diogo Figueiras firme na direita
Para além da lesão que afasta Claudemir do jogo de hoje, cuja vaga será desempenhada por Fransérgio, o lateral Goiano contraiu um estiramento no joelho esquerdo e também não faz parte dos 19 convocados, pelo que Diogo Figueiras, que já jogou frente ao Nacional, será titular. Por outro lado, Marafona, Luther e Murilo estreiam-se nos convocados.

RECORD

JotaCC

"Fazer um grande jogo" é a receita de Abel para o Sp. Braga seguir em frente
Treinador dos minhotos quer provar em campo o favoritismo diante do Zorya, na pré-eliminatória da Liga Europa
Abel Ferreira e Ricardo Horta confiam que o Sporting de Braga tem qualidade para passar ao play-off da Liga Europa de futebol, mas o técnico quer que a superioridade portuguesa seja demonstrada dentro de campo. Os minhotos empataram 1-1 na primeira mão da terceira préeliminatória, na Ucrânia, frente ao Zorya, e procuram garantir hoje, em casa (20h30), o acesso à fase seguinte.
"Temos de fazer um grande jogo, temos um conhecimento ainda maior do nosso adversário, mas, acima de tudo, estou convicto das nossas capacidades. Jogamos em casa e o nosso objectivo é sempre jogar para vencer", afirmou o treinador dos minhotos, na antevisão da partida.
Questionado sobre se o Sp. Braga é superior ao Zorya, Abel Ferreira notou que gosta que os seus jogadores "falem dentro de campo", mas admitiu ser "inegável" que os minhotos estão em vantagem face ao empate a um golo obtido na Ucrânia. "Temos de saber conviver com os momentos de adversidade como no último jogo [Nacional], assim como, se marcarmos cedo, temos de manter o foco nas nossas tarefas e saber gerir as emoções e o lado mental."
Abel Ferreira quer um Sp. Braga "fiel" aos seus princípios de jogo, com uma entrada "forte e intensa, a ter bola, iniciativa de jogo, e a fazer golos", mas alertou para a importância de "um posicionamento defensivo muito forte" para fazer face "ao jogo mais vertical do adversário.
O técnico aproveitou a oportunidade para anunciar também a titularidade de Dyego Sousa, depois de ter marcado dois golos e feito uma assistência na vitória por 4-2 frente ao Nacional, no domingo. Decisivo para esse triunfo foi também Ricardo Horta, que é mesmo o melhor marcador da equipa neste início de época (três golos).

PUBLICO

JotaCC

Braga em busca do play-off
Murilo e Luther Singh integraram ontem a convocatória do Sporting de Braga para a recepção ao Zorya, desta noite, em jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, enquanto os lesionados Claudemir e Marcelo Goiano ficaram de fora.
Abel Ferreira acredita que os bracarenses têm qualidade para passar aos `play-offs' da Liga Europa, mas o técnico quer que a superioridade seja demonstrada dentro de campo.
"Temos de fazer um grande jogo, temos um conhecimento ainda maior do nosso adversário, mas, acima de tudo, estou convicto das nossas capacidades. Jogamos em casa e o nosso objectivo é sempre jogar para vencer do primeiro até ao último segundo", afirmou o treinador dos minhotos, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

DN MADEIRA

JotaCC

GOLEADOR CIPRIOTA OBSERVADO DE PERTO
O departamento de prospeção do SC Braga está a avaliar o potencial do avançado cipriota Giorgallidis, de apenas 16 anos, que pertence aos quadros do Anorthosis Famagusta.
O jogador marcou 48 golos na liga jovem do seu país e o seu potencial chamou a atenção dos arsenalistas.

A BOLA