News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/05

Started by JotaCC, 13 de May de 2018, 09:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel garante continuidade
Abel Ferreira assegurou ontem que vai continuar a treinar a equipa minhota na próxima época .

"Não só gostava, como vou ficar, a não ser que o presidente me mande embora, que acho que não é o caso. Para ficar claro: não há dinheiro nem clube nenhum que me tire daqui, não é preciso aumentar a cláusula de rescisão, nem darem mais dinheiro. Para o ano serei treinador do Braga, não preciso de negociar renovação, tenho contrato, quero ficar aqui, essa é a minha vontade", frisou o treinador da equipa braguista, na conferência de imprensa de antevisão do jogo de hoje, em Vila do Conde, com o Rio Ave.
A uma jornada do fim, o Braga ainda pode chegar ao terceiro lugar, mas precisa de vencer e esperar que o Sporting perca com o Marítimo, na Madeira. "Há essa possibilidade. Estivemos até há muito pouco tempo a lutar pelo segundo lugar, resta o terceiro e é por isso que vamos lutar. É difícil, mas possível", realçou Abel Ferreira, que espera, hoje, defrontar um adversário "bem organizado", prometendo "luta até ao fim" pelo triunfo.
"O que o Braga tem feito é algo de mágico e histórico", frisou, considerando que o desfecho da Liga será de alguma forma compensador. "No final, o futebol acaba por ser justo e meter as equipas no devido lugar", fez notar.
Abel Ferreira adiantou que "a próxima época está a ser planeada há muito tempo" e reiterou que "se pudesse, mantinha todo o plantel" em 2018/19.
Na convocatória, destaque para o regresso de Wilson Eduardo, após uma lesão que o afastou do jogo com o Boavista.

JN

JotaCC

PRÓXIMA ÉPOCA EM ANDAMENTO
Apesar de reconhecer que vai perder alguns jogadores importantes, Abel garante um plantel forte para a próxima época

Os emprestados Jefferson e João Carlos Teixeira, para além de André Horta, partem no final da época, mas há mais jogadores importantes que vão deixar o Braga. Abel reconhece mudanças no plantel e garante que o clube vai encontrar soluções à altura. "Quando cheguei, disse que queria valorizar o espetáculo e, modéstia à parte, acho que temos praticado um futebol bonito; disse também que queria valorizar os jogadores e o Braga. Essas premissas têm sido cumpridas e é fácil que clubes com outros recursos consigam bater as cláusulas de rescisão de alguns jogadores. Posso garantir que a próxima época já está a ser preparada há muito tempo e que vamos encontrar soluções para todas as posições. É evidente que, por mim, fechava já este plantel para a próxima época, mas as leis do mercado são mais fortes do que a minha vontade", disse.

Sérgio Conceição e a equipa B

A concluir uma resposta sobre a justiça de um eventual terceiro lugar, Abel Ferreira tratou de dar os parabéns aos mais recentes campeões, assim como à equipa B do Braga, que garantiu a permanência na II Liga. "Queria dar os parabéns ao FC Porto e ao míster Sérgio Conceição pelo título que conquistaram, assim como à equipa B do Braga. Para eles, espero que tenha sido uma época de grande aprendizagem", disse o treinador, em alusão as dificuldades sentidas pela formação de Wender, que só garantiu a permanência no último minuto da prova.

TRÊS MIL ADEPTOS NA DESPEDIDA

O Braga vai contar com o apoio de aproximadamente três mil adeptos no jogo desta tarde em Vila do Conde. Na despedida da temporada, a equipa de Abel Ferreira será brindada com uma das maiores assistências em jogos realizados fora, naquilo que também é uma forma de os simpatizantes do clube premiarem o grupo de trabalho pelo excelente campeonato que realizou. "Vamos ter a nossa massa associativa em peso fora de casa e a mostrarem o que foi esta época: de grande paixão e sintonia com a equipa", afirmou o treinador.

Miguel Pedro
Desilusão presidencial e a rivalidade do dia

Neste caso do Gil Vicente ficou bem patente a predileção dos presidentes por um caminho em direção às ligas fechadas...

1 Na passada quarta-feira, a Cimeira de Presidentes da Liga chumbou as diversas propostas que a Direção da mesma Liga tinha em cima da mesa para tentar solucionar a questão do regresso do Gil Vicente à Primeira Liga, em consequência do desfecho, por acordo, do famoso "Caso Mateus". Fiquei desapontado com esta decisão dos presidentes, sinceramente. Seria bom para todo o futebol português que este assunto ficasse decidido já na próxima época, tanto mais que o Gil Vicente desceu aos Campeonatos Nacionais (o terceiro escalão hierárquico do nosso futebol) e irá aí jogar na próxima época, apenas para "encher chouriços", já que os seus jogos não contarão para a classificação. É entendimento unânime que o quadro competitivo do Campeonato de Portugal (a chamada III Divisão ou os campeonatos não-profissionais) está em total falência de competitividade. Basta constatar que das 80 equipas que disputam esta competição, apenas duas ingressarão, por promoção, à Segunda Liga (campeonato profissional). É um facto desolador esta pouquíssima permeabilidade entre estas duas competições e afeta, como é sabido, o índice competitivo da prova. A questão da ligação entre as competições profissionais e as não profissionais (dentro do mesmo desporto) é motivo de aceso debate. Uns defendem as ligas fechadas, ao estilo da NBA americana (Campeonato de Basquetebol Americano), nas quais as equipas são sempre as mesmas, não havendo nem promoções, nem despromoções (a manutenção ou criação de equipas nestas ligas depende só de critérios financeiros e organizacionais); outros defendem as ligas abertas, com permeabilidade entre as competições profissionais e não profissionais baseadas em critérios desportivos (mérito desportivo). A nossa Liga de Futebol, sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, acolhe a filosofia das ligas abertas (na tradição europeia), mas tem vindo a estreitar o funil das passagens entre as competições profissionais e não profissionais. E agora, neste caso do Gil Vicente, ficou bem patente a predileção dos presidentes, reunidos em cimeira, por um caminho em direção às ligas fechadas...

2 Acaba hoje a temporada 2017/18 da Liga NOS. O SC Braga, ainda com uma ambição (que é mais uma esperança do que outra coisa) de chegar ao pódio, destronando o Sporting (que, para que isso aconteça, tem que perder hoje na Madeira), desloca-se ao Rio Ave, equipa que tem vindo a adquirir junto dos adeptos braguistas a condição de "rival". Na verdade, os jogos com o Rio Ave têm sido envolvidos numa aura de rivalidade, fruto, um pouco, do facto de os vilacondenses terem estado, nestes últimos anos, na luta por lugares de acesso à Liga Europa, mas também pelos diversos encontros entre as equipas que têm acontecido nas competições a eliminar, seja a Taça de Portugal, seja a Taça da Liga, umas vezes com desfecho favorável a uns, outras vezes a outros. Este ano, chegam a este último jogo do campeonato separadas apenas por um lugar na tabela (Braga em quarto e Rio Ave em quinto), mas por uma diferença pontual que diz bem da boa época bracarense: 27 pontos.

O JOGO

JotaCC

ABEL FICA... MESMO!

"Não há dinheiro nem clube nenhum que me tirem daqui", disse o técnico sobre o futuro

Abel Ferreira, de 39 anos, rejeitou as mensagens subliminares e foi direto ao assunto. "Não só gostava como vou ficar no Sp. Braga, a não ser que o presidente me mande embora. Sinto-me feliz e não há nada nem ninguém, nem clube nenhum ou dinheiro, que me tirem daqui. Não é preciso aumentar a cláusula ou dar-me mais dinheiro. A saga continua e acredito que o melhor de nós está para chegar, que podemos fazer o que ainda não foi feito. Que fique bem claro que esta é a minha vontade: vou ficar no Sp. Braga e sinto-me feliz aqui! Não preciso de negociar a renovação e vou repetir que não há nenhum clube ou dinheiro que me tirem daqui. Serei o treinador do Sp. Braga no próximo ano", disse. Para Vila do Conde, Abel colocou o foco do grupo na hipótese de alcançar o 3º lugar.

RECORD

JotaCC

Abel Ferreira
"VOU FICAR AQUI"

"Não só gostava, como vou ficar em Braga. Não há dinheiro nem clube nenhum que me tire daqui", disse ontem Abel Ferreira, técnico do Sporting de Braga, quando questionado sobre a permanência no clube.

CM

JotaCC

ADEUS E UM ALÍVIO

Despromovidos, os leões bateram os arsenalistas com uma trivela de Paulinho, mas no final os forasteiros suspiraram e fizeram a festa

"Os jogadores têm qualidade e vão provar isso mesmo"
Luís Martins Treinador do Sporting B
"Merecíamos o empate. Nada tira mérito à manutenção"
Wender Said Treinador do Braga B

O Braga B esteve muito perto de descer de divisão, mas salvou-se de forma milagrosa, devido ao golo do Cova da Piedade sobre o União da Madeira (3-2) nos descontos, que acabou por relegar os insulares para o Campeonato de Portugal. O fim do jogo em Alcochete gerou sururu, com os arsenalistas a fazerem a festa no relvado e os leões resignados; Pedro Delgado, médio do Sporting B, e Tiago Pereira, guarda-redes do Braga B, desentenderam-se e acabaram expulsos.
Na despedida da II Liga, a formação verde e branca entrou a pressionar o último reduto dos bracarenses. Ary Papel criou a primeira grande oportunidade da partida, através de um remate à base do poste esquerdo da baliza, porém, na recarga, depois de a bola ter ido parar novamente aos seus pés, o angolano atirou para fora. Mais afoito, devido à necessidade de ter de obter um resultado positivo, o Braga B começou por levar perigo à baliza leonina na sequência de lances de bola parada. Primeiro numa cabeçada de Loum, após livre de Trincão, que saiu por cima da barra, e depois por Luther Singh, através de um livre direto que acertou no poste. Perto do intervalo, a bola voltou a embater no ferro da baliza verde e branca: o central Lucas, vendo o guarda-redes Diogo Sousa adiantado, rematou de longe e quase fez um golo de antologia.
Na segunda parte, o Braga B voltou a deter o controlo da partida, mas Singh mostrou-se perdulário perante Diogo Sousa. Até que Paulinho acabou por desbloquear o jogo para o Sporting B, na sequência de um remate de trivela, de fora da área, bem colocado.

O JOGO

JotaCC

Paulinho, pela "clubite" e pelas suas qualidades

Numa recente entrevista a este jornal, Fernando Santos, questionado sobre como, enquanto selecionador, lidava com a "clubite" de treinadores, dirigentes ou comentadores, disse, de forma sábia, que respeitava as opiniões, mas não se deixava influenciar. Fico descansado: na remota hipótese de ele ler os meus 23 escolhidos, sei que não se deixará influenciar. Por isso, posso pôr em prática a minha "clubite": é no mínimo estranho que, após esta época brilhante, o SC Braga não tenha um só jogador na Seleção. Estranho, mas compreensível, porque existem muitos e bons à disposição do selecionador noutros clubes, em Portugal e mundo fora. Por outro lado, os bracarenses que tinham suscitado o interesse de Fernando Santos, e foram convocados em anteriores ocasiões (Marafona e Ricardo Ferreira), tiveram uma época azarada e nem são opção. Mas existe um jogador que, sinceramente, pela forma como acaba a época e pela posição que ocupa, pode ser muito útil: o melhor marcador português da liga, Paulinho. É um ponta de lança à moda antiga que joga de forma moderna, frio e inteligente no momento de decidir.

O JOGO

Bruno3429

Rio Ave-Sp. Braga: antevisão e onzes prováveis
A garantia da Europa segura por um fosso de 27 pontos
Sérgio Pires

MOMENTO:

RIO AVE

O empate em Paços de Ferreira, no derradeiro jogo da jornada  passada, garantiu à equipa de Miguel Cardoso o quinto lugar, que pode valer a Liga Europa (caso o Sporting vença a final da Taça de Portugal). O Rio Ave despede-se do seu público nesta temporada e joga uma última jornada tranquila – não depende de si para jogar na Liga Europa e a competição que lha pode garantir é outra. Uma posição e um fosso pontual gigante é o que separa as duas equipas e valeu na Liga a garantia europeia.

SP. BRAGA

O empate caseiro diante do Boavista no último jogo em casa comprometeu em definitivo as aspirações dos minhotos. Ainda assim, o Sp. Braga pode aspirar ao pódio da Liga e para isso terá de vencer em Vila do Conde e esperar uma derrota do Sporting na Madeira. Independentemente do que se passar nesta 34.ª e última jornada, a equipa de Abel Ferreira fez um excelente campeonato. A comprová-lo estão os 27 pontos de diferença entre Braga e Rio Ave, quarto e o quinto classificados da Liga, respetivamente.

AUSÊNCIAS:

Rio Ave: -

Sp. Braga: Rosic, Ricardo Ferreira e Fransérgio, lesionados.

DISCURSO DIRETO:

Miguel Cardoso (Rio Ave): «Não é fácil ter um espírito descontraído quando se tem a responsabilidade de manter a postura ao longo do campeonato e também de conseguir objetivos históricos na classificação. Podemos estar alegres, com sensação de dever cumprido, mas não podemos encarar o jogo de forma descontraída e ficar mal na fotografia. O que pedi aos jogadores foi que competissem tal como ao longo da época.»

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Há a possibilidade de chegar ao 3.º lugar e gostávamos muito que acontecesse. Estivemos até há muito pouco tempo a lutar pelo segundo lugar, resta o terceiro e é por isso que vamos lutar. É difícil, mas possível. Vamos enfrentar um bom adversário, bem organizado, que será um grande obstáculo.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

No total de 61 duelos entre as duas equipas, o Sp. Braga está em vantagem (26 vitórias, contra 19 dos rioavistas e 16 empates). No entanto, tendo em conta apenas os jogos em Vila do Conde para o campeonato, a vantagem é clara para o Rio Ave: 11 triunfos contra quatro e oito empates. Nesta época, o Braga venceu na primeira volta (2-1), em casa, mas foi afastado da Taça nos Arcos (1-0), na 4.ª eliminatória.

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga: Não há dinheiro, nem clube nenhum do mundo que me tire daqui
Joana Russo Belo

SC Braga fecha a época, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave (18 horas). Abel Ferreira tem o foco no terceiro lugar, ainda possível neste fecho de campeonato. Técnico deixou ainda a certeza de que vai continuar em Braga na próxima época.

A época ainda não terminou, mas já há uma certeza: Abel Ferreira vai continuar no comando do SC Braga na próxima temporada. Não há dinheiro, nem clube nenhum do mundo que me tire daqui, revelou, peremptório o treinador bracarense, na conferência de antevisão ao jogo de hoje, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, a partir das 18 horas, que fecha o campeonato e se assume como decisivo na luta pelo terceiro lugar da I Liga.
Com mais dois anos de contrato, na última semana foi noticiado o interesse da SAD em prolongar o vínculo de ligação do treinador, situação que Abel não confirmou, apenas deixando a garantia de que continua em Braga para fazer algo que ainda não foi feito.

Não só gostava, como vou ficar, a não ser que o presidente me mande embora(risos) o que não me parece que seja o caso. Para que fique claro: sinto- -me feliz no clube e não há dinheiro, nem nenhum clube do mundo que me tire daqui. A saga continua, acredito que o melhor de nós está para chegar e que há algo para fazer que ainda não foi feito. Tenho contrato com o SC Braga e não há dinheiro nenhum que me tire daqui. Esta é a minha vontade, para o ano serei o treinador do SC Braga, frisou Abel Ferreira.

Quanto ao jogo com o Rio Ave, o técnico espera um bom adversário, bem organizado, que será um grande obstáculo, no entanto, queremos muito vencer este jogo e fazer as contas no fim, até porque, o terceiro lugar ainda é real.

Há essa possibilidade e gostávamos muito, estivemos até há muito pouco tempo a lutar pelo segundo lugar, faltou muito pouco, resta-nos o terceiro e é por isso que vamos lutar. Sabemos que é difícil, mas possível, realçou, apelando ao apoio dos adeptos, numa época marcada pela grande empatia, harmonia, paixão e sintonia entre toda a família arsenalista.

Abel recusou-se a fazer já um balanço da temporada - porque temos um jogo que decide o terceiro lugar e é por isso que vamos lutar - mas foi claro: desde o primeiro dia, assumimos que objectivo era encurtar distâncias e lutar pelos quatro primeiros lugares. O que o SC Braga tem feito esta época é algo de mágico, algo de histórico e vai ficar nos registos.

Questionado se o terceiro lugar refletia melhor a campanha que bateu vários recordes, Abel acredita que, no final, o futebol acaba por ser justo e colocar as equipas no devido lugar.

Parabéns ao FC Porto e ao mister Sérgio Conceição, também ao SC Braga B pela manutenção, foi um campeonato para grandes aprendizagens. Ainda falta um jogo, temos sido muito consistentes, foi uma época boa, mas não excelente, porque há competições em que temos de melhorar, como a Taça de Portugal e a Taça da Liga, referiu.

Lembrando que com estes jogadores faz-se bons treinadores, Abel confessou que a próxima época está a ser planeada há muito tempo e voltou a reafirmar a intenção de manter todos os atletas. Se pudesse, fechava este plantel e seguiria para a próxima época, mas sei quais são as leis de mercado e dos mais fortes, vamos continuar a fazer mais com menos recursos.

Correio do Minho

Bruno3429

BRACARENSES AINDA PODEM CHEGAR AO PÓDIO
12 curiosidades sobre o Rio Ave x SC Braga
Texto por Redação
Análise estatística por Vasco Sousa

O Rio Ave recebe o SC Braga no fecho do campeonato, num jogo entre duas das equipas que melhor futebol jogaram neste campeonato. Veja as principais curiosidades do encontro.

Jogo 62 entre Rio Ave e SC Braga, com 19 vitórias dos rioavistas e 26 triunfos dos bracarenses.

Em Vila do Conde, o caso muda de figura, com vantagem clara do Rio Ave, que venceu quase metade das receções aos bracarenses (15 vitórias em 31 jogos). O SC Braga só venceu por cinco vezes em casa do Rio Ave.

O SC Braga não venceu nas seis últimas deslocações a casa do Rio Ave.

A equipa minhota não marcou qualquer golo em casa do Rio Ave nos cinco últimos jogos.

A última vez que o SC Braga ganhou em Vila do Conde foi em 2014/15 (0x2), numa altura em que Sérgio Conceição era o treinador da equipa.

Esta é a terceira vez que as duas equipas se encontram esta época. Para já, uma vitória para cada uma.

O Rio Ave tem sido forte em casa esta época: não perde há 12 jogos.

O SC Braga está em grande forma: não perde há 12 jogos.

Os bracarenses não perdem fora há seis jogos.

O Rio Ave é, a par do FC Porto, a única equipa que entra para a última jornada da Liga já com a classificação estabelecida: os vilacondenses vão terminar no quinto lugar.

O SC Braga ainda tem hipótese de chegar ao terceiro lugar da classificação. Para tal acontecer, tem que vencer o Rio Ave e esperar que o Sporting perca nos Barreiros.

João Tomás, que jogou nos dois clubes, é o goleador dos confrontos entre as duas equipas, com seis golos.

Zerozero