News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/04

Started by Bruno3429, 22 de April de 2018, 08:54

Previous topic - Next topic

Bruno3429

MÁQUINA DE GOLOS
Arsenalistas levam 17 jogos seguidos a marcar na Liga e em toda a época já têm 99 remates no alvo

Só hoje é que os adeptos do Sp. Braga vão ficar a saber se ficam mais uns dias em 3º lugar ou se voltam a cair para 4º, como aconteceu nos dois fins de semana anteriores, quando o Sporting não acusou a pressão e venceu já após o resultado da equipa de Abel Ferreira. A expectativa dos guerreiros é acabar a temporada no pódio, mas, até lá, vão continuando a escrever páginas únicas na histórica do clube no que a resultados diz respeito. O último recorde a ser atingido foi o de pontos: Abel soma os mesmo que Domingos fez em 2009/10. Na próxima jornada, todos esperam melhorar essa marcar e atingir o golo 100 na presente temporada.

O número de remates certeiros festejados por Paulo Fonseca (90) há muito ficou para trás e no balneário da Pedreira já se falava da possibilidade de chegar à centena de golos, como Record antecipou a 25 de março.

As goleadas conseguidas fora de casa foram fundamentais para alcançar esta nova marca, mas, acima de tudo, foi a regularidade e a qualidade que a equipa apresentou ao longo dos 49 jogos já realizados que permitiu estarmos a falar de 43 encontros com golos marcados e das últimas 17 jornadas do campeonato com os arsenalistas a conseguirem levar a bola até ao fundo das redes da baliza dos adversários.

O bom momento coletivo permite chegar a esta altura com possibilidades reais de acabar num dos três lugares do pódio, até porque Sporting e Benfica ainda se vão defrontar. Nas últimas dez rondas da Liga, os arsenalistas somaram nove vitórias e empataram apenas em Santa Maria da Feira com um golo já nos descontos.

António Salvador pediu a Abel Ferreira um título e só nesse aspeto o treinador falhou. Mesmo assim, os adeptos já festejaram 32 vitórias, 23 das quais no campeonato. À entrada para esta jornada, o 5º lugar estava a 24 pontos...

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

Goiano seguro por mais três épocas
BRAGA O defesa lateral brasileiro Marcelo Goiano acaba contrato em junho próximo, mas deverá, ainda esta semana, renovar com o clube minhoto por mais três temporadas, até junho de 2021.
Tirando os jogadores que estão emprestados por outros emblemas e que deverão regressar à casa-mãe – João Carlos Teixeira (F.C. Porto), Jefferson (Sporting) e André Horta, que será transferido do Benfica para a liga americana –, Goiano é o único em final de contrato no atual plantel.
O jogador, de 30 anos, chegou ao Braga em 2014 e é o mais antigo na equipa e também o que mais jogos fez pelo clube (129). Esta época, o capitão braguista já disputou 35 jogos.

JN

JotaCC

HORTA QUE DÁ GOLOS
MOMENTO Ricardo Horta está entre os melhores avançados do campeonato. Será António Salvador capaz de o segurar no final da época?

"Alguns jogadores estão a fazer as suas melhores épocas de sempre, com golos, assistências..." "O Ricardo já foi utilizado a avançado, a extremo e a dez, porque também sabe jogar por dentro"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


O EXTREMO MARCOU SETE GOLOS E FEZ SETE ASSISTÊNCIAS NOS ÚLTIMOS OITO JOGOS DA LIGA. AS SUAS
EXIBIÇÕES DESPERTARAM O INTERESSE DE VÁRIOS CLUBES EUROPEUS...


Extremo já participou diretamente em 19 golos no campeonato, num registo que só é superado por Jonas, Bas Dost e Marega. Abel explica como o libertou durante o triunfo frente ao Marítimo

Ricardo Horta está a fazer uma segunda metade de temporada absolutamente extraordinária, contribuindo de forma decisiva para a atual sequência de resultados do Braga no campeonato (nove vitórias e um empate nos últimos dez jogos). No triunfo (2-0) com o Marítimo, o mais velho dos irmãos Horta assistiu para os golos de Vukcevic e Paulinho, que, devido à excelência dos seus passes, ficaram isolados frente ao guarda-redes Amir.
Ricardo Horta está a realizar um grande campeonato e a prova está nos números apresentados :11 golos e oito assistências em 27 jogos (20 a titular ). No total, o extremoparticipou dire ta mente em 19 golos, um registo que sóé ultrapassado pelos avançados Jonas (Benfica), Bas Dost (Sporting) e Marega (FC Porto). "Alguns jogadores estão a fazer as suas melhores épocas de sempre, com golos, assistências...", sublinhou Abel Ferreira, na ressaca da vitória com o Marítimo. "É o Ricardo Horta, o Raúl [Silva], o Paulinho, e até o Esgaio, que também já tem uma porrada de assistências. Tudo o que estão a conseguir é mérito deles, porque são eles que têm os recursos que lhes permitem fazer isto. Depois, só foi preciso fazê-los acreditar na ideia que existe para o coletivo", acrescentou o treinador. A título de curiosidade, refira-se que parte significativa da influência de Ricardo Horta na equipa surgiu recentemente: sete golos e seis assistências nos últimos oito jogos do campeonato. Mudança tática voltou a dar frutos No final da partida com os insulares, que voltou a colar o Braga ao Sporting na classificação – pelo menos até hoje... –, Abel Ferreira também reconheceu as dificuldades criadas pela estratégia montada por Daniel Ramos, assente numa "marcação individual" que "retirou espaços à equipa". Apesar disso, na segunda parte, o Braga conseguiu encontrar soluções para libertar o jogador mais decisivo dos últimos jogos, Ricardo Horta. "Tínhamos de criar nuances táticas para tentar fazer o nosso adversário dançar", começou por explicar o treinador. "O Fabrício andava sempre atrás do Ricardo [Horta] e não estávamos a ter espaço para jogar. Foi então que optei por abrir os dois avançados, o Wilson e o Paulinho, e colocar o Ricardo a jogar por trás deles. Felizmente correu bem, sobretudo porque ele conseguiu passar a jogar nas costas dos dois médios do Marítimo, que saíam na marcação aos nossos médios [Vukcevic e André Horta]", detalhou. No entanto, a estratégia só resultou, na opinião de Abel Ferreira, devido à "grande qualidade" dos jogadores. "O Ricardo pode fazer três posições. Já foi utilizado a avançado, a extremo e a dez, porque também sabe jogar por dentro. Naquela altura, decidi mudar sem queimar substituições e essa nova dinâmica permitiu-nos ser mais ofensivos. O próprio Vukcevic também passou a entrar no meio dos centrais e foi assim que surgiu o primeiro golo", recordou.
O "problema" desta boa época do Braga e, neste caso específico, de Ricardo Horta, está na dificuldade que António Salvador terá para segurar este plantel na próxima época. É que o ataque do mercado às principais figuras da equipa já começou...


Paulinho igual ao melhor Éder
Avançado fez o 16.º golo da época. Só faltam mais dois...

O ex-Gil Vicente está a dois golos de se tornar no melhor goleador português do Braga neste século. Para já, igualou o melhor registo do internacional português Éder

A época está a ser de recordes em Braga, não só coletivos, mas também individuais. Frente ao Marítimo, Paulinho assinou o seu 16.º golo da temporada, num registo que já lhe permitiu igualar a melhor marca conseguida por Éder nos três anos em que representou os arsenal is tas( entre 2012 e 2015). O internacional português também apontou 16 golos, em 2012/13, naquela que era a segunda melhor marca de um goleador português no clube ao longo deste século. Paulinho está agora mais perto de se transformar no maior goleador português da história recente do Braga, ainda que para isso tenha de marcar pelo menos dois golos – nos três jogos que faltam disputar – para se chegar a João Tomás, que, em 2004/05, apontou 18 pelo Braga.
No entanto, desses 16 golos marcados por Paulinho em ano de estreia ao mais alto nível, 12 foram conseguidos no campeonato( mais três na Liga Europa e um na Taça da Liga), num número capaz de transformar o avançado no melhor goleador português da competição. Curiosamente, e como golo apontado ao Marítimo, Paulinho distanciou-se nessa luta muito particular de um companheiro de equipa; isto porque Ricardo Horta – fez o passe decisivo para Paulinho na sexta-feira... – tem 11 golos no campeonato eéo segundo português da lista.
Mantendo a temática na questão dos golos, o jogo da próxima jornada frente ao Belenenses, no Restelo, pode acrescentar mais um número redondo e simbólico na época arsenalista. Até ao momento, a equipa de Abel Ferreira marcou 99 golos em todas as competições (49 jogos) e está apenas a um de mais um registo histórico.


GOLOS
16
No jogo com o Marítimo, Paulinho marcou o 16.º golo da temporada e o 12.º no campeonato. Os outros quatro foram assinados na Liga Europa (três) e na Taça da Liga (um)

Passe de Letra
Miguel Pedro

A atenção de Daniel Ramos e o gosto de ver o Braga jogar

Este Braga de Abel Ferreira é, acima de tudo, uma equipa de grande honestidade: tática, técnica, de comportamento e de entrega ao jogo

1 Quem tiver lido, ao longo desta semana, a maioria das notícias dos jornais desportivos a propósito do SC Braga fica com a ideia de que esta época está fechada, de que não existem mais objetivos qualitativos a procurar e a atingir, limitando-se à procura de objetivos quantitativos ou estatísticos. Na verdade, grande parte das crónicas de acompanhamento diário da equipa profissional do Braga perdese na procura de recordes, coletivos e individuais, atingidos ou a atingir ainda esta época: total de pontos, número de golos marcados fora, ratio de eficácia deste ou daquele jogador, quem jogou mais tempo, quem precisa de menos tempo para fazer golos, etc. A estatística passou a dominar a atualidade jornalística da equipa. Ora, se por um lado esta realidade mediática espelha a excelente época que o SC Braga está a fazer, plasmada em muitas vitórias, muitos golos marcados e grandes exibições (tudo a contribuir para a estatística), por outro lado esquece que existem objetivos qualitativos (e não meramente estatísticos) ao alcance do Braga: falo, evidentemente, do terceiro lugar. Trata-se de um objetivo que não está, em nada, fora do nosso alcance quando faltam quatro jornadas para acabar o campeonato. E, bem sabemos, trata-se de uma matéria bem importante no planeamento da próxima época, pois definirá se o Braga entra na terceira ou na segunda pré-eliminatória da Liga Europa... Para não falar do objetivo do segundo lugar: se o Sporting fala nisso, porque é que nós não podemos falar?

2 E por falar em próxima época: tudo indica que a equipa manterá grande parte dos seus protagonistas. Uma excelente prenda para Abel Ferreira, que afirmou, por mais do que uma vez, que, por ele, fecharia já este plantel para a próxima época: sem vendas e sem aquisições. Bem sabemos que isso seria impossível e que um clube como o Braga não pode dispensar, para o reequilíbrio do seu orçamento, a venda de jogadores. E, na verdade, a SAD braguista tem já colocado no mercado alguns jogadores que sabemos terem valor para serem bons negócios de venda. Mas o certo é que todos encaramos como uma boa notícia (até porque o adepto vai criando ligação emocional com os jogadores do plantel) a manutenção da maioria dos jogadores deste plantel para a época de 2018/19.

3 Para quem esteve mais atento, no jogo de sexta-feira, terá reparado que o treinador maritimista, Daniel Ramos, passou todo o período de aquecimento das equipas a observar detalhadamente os jogadores do Braga enquanto se exercitavam. Daniel Ramos, experiente e conhecedor, sabe bem que, neste momento, o Braga é a equipa mais difícil de contrariar no campo e, por isso, toda a atenção que colocou nos detalhes. E daí se explica a boa primeira parte do Marítimo, que tentou e conseguiu impedir que o Braga fizesse o seu bom jogo que tem sido habitual. Mas na segunda parte o Braga fez o que todos os adeptos esperam: marcou golos. Este Braga de Abel Ferreira é, acima de tudo, uma equipa de grande honestidade: tática, técnica, de comportamento e de entrega ao jogo. Dá gosto ver jogar este Braga.

O JOGO

JotaCC

Só Jefferson não tem pontaria

Do onze base dos arsenalistas, apenas Jefferson ainda não teve a pontaria necessária para engrossar o número de golos da sua equipa. O lateral-esquerdo é o único dos habituais titulares que está sem marcar na presente época e, curiosamente, até tem um pé esquerdo que bate forte. O outro lateral, Goiano, marcou diante do Hoffenheim, em novembro, e anteontem até esteve perto de repetir a proeza, mas o avançado Dyego Sousa meteu a cabeça para tentar a emenda e... falhou.

RECORD

Bruno3429

ABEL FERREIRA ENTRA NA HISTÓRIA
Pedro Lobão

Recordes, recordes e mais recordes. Que época de sonho para Abel Ferreira, que está a conquistar definitivamente a massa associativa dos guerreiros. O treinador já garantiu a entrada na galeria dos melhores de sempre e não se cansa de pulverizar marcas históricas de um clube que está perto de chegar ao seu centenário.

Desta feita, com o triunfo, por 2-0, frente ao Marítimo, Abel Ferreira chegou às 23 vitórias numa única edição da Liga, superando assim o registo de Domingos Paciência, treinador que em 2009/2010 - temporada em que os arsenalistas foram vice-campeões nacionais -, conseguiu 22 vitórias, embora que nessa época o Campeonato apenas se tivesse disputado em 30 jornadas.

Mas não é só. Numa altura em que faltam três rondas para o final da Liga, Abel Ferreira está muitíssimo perto de bater o recorde de pontos do emblema minhoto. Com 71 pontos somados, o treinador igualou a marca de Domingos Paciência, mas tem agora três jornadas para conseguir uma vitória e pulverizar mais um recorde.

É, de facto, impressionante o salto qualitativo que os guerreiros deram, isto após uma época em que terminaram no quinto lugar da tabela classificativa e tiveram três treinadores - José Peseiro, Jorge Simão e Abel Ferreira. O jovem técnico de 39 anos revolucionou o plantel com a entrada de 15 jogadores e está agora a colher frutos.

É também sob o comando de Abel Ferreira que os guerreiros do Minho registam o melhor ataque de sempre. Com 72 golos marcados na Liga, o treinador há muito que deixou para trás a marca de José Peseiro, que na temporada 2012/2013 chegou aos 60 tiros certeiros. Contudo, no global de todas as competições, os arsenalistas têm agora 99 (!) golos marcados: 72 no Campeonato, 18 na Liga Europa, 6 na Taça da Liga e 3 na Taça de Portugal.

A centena de golos poderá, desta forma, chegar já na próxima jornada, embora se perspetivem muitas dificuldades frente ao Belenenses, já que no Estádio do Restelo sob o comando técnico de Silas os azuis empataram (1-1) com o Benfica, venceram (2-0) o FC Porto e venderam muito cara a derrota (3-4) diante do Sporting. Certo é que em caso de triunfo Abel Ferreira poderá assim festejar duplamente: bate o recorde de pontos do clube e chega à centena de golos!

Depois da vitória sobre o Marítimo, Abel Ferreira resolveu premiar o plantel e concedeu-lhe o fim de semana de folga. Para amanhã está agendado o regresso ao trabalho, com o grupo a focar-se no Restelo e no... assalto ao pódio.

A Bola