News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/03

Started by JotaCC, 30 de March de 2018, 10:00

Previous topic - Next topic

JotaCC

MATHEUS ADMITE JOGAR POR PORTUGAL
Guarda-redes brasileiro disponível

Matheus foi ontem motivo de muitas atenções e não só porque festejou o seu 26º aniversário. O guarda-redes concedeu uma longa entrevista ao 'UOL Esporte', do Brasil, onde se destaca a renovação de contrato até 2023 e a "grande época" que Matheus está a realizar, ao ponto de o próprio pensar em representar a... Seleção!

Matheus não especificou a sua prioridade, registando que "em breve" vai poder naturalizar-se português, pelo que ser escolhido por Fernando Santos que, como se sabe, não estreou nenhum jogador naturalizado, faz parte dos sonhos do nº 1 dos minhotos.

"Vou poder naturalizar-me português e todo o jogador sonha poder jogar pela sua seleção. Espero ter uma oportunidade. Não sei exatamente por qual, se Brasil ou Portugal, mas só quero continuar a trabalhar muito e com a mesma dedicação", destacou Matheus.

O guarda-redes recebeu os parabéns do plantel e muitas felicitações no Facebook do clube, com a menção a "Uma muralha sob a forma de Gverreiro", onde os adeptos aproveitaram para felicitar aquele que tem sido uma verdadeira barreira na baliza esta época, com 42 jogos completos em 45 possíveis. Um feito assinalável e a que não está alheia, claro, a grave lesão que retirou Marafona do principal plano de opções.

RECORD

JotaCC

A Battaglia do quero, pódio e mando
Duelo de amanhã na "pedreira" acontece no final de uma semana de tensão entre dirigentes dos clubes, que reaviva outras picardias a envolver braguistas e leões

Presidentes aquecem luta pelo terceiro lugar

É curioso: o mesmo grande a quem o Braga tem tido maior dificuldade em vencer (cinco derrotas seguidas em casa para a Liga) é a equipa com quem no passado recente mais se tem batido com sucesso na cruzada pelo encurtar de distâncias, na mira de chegar ao pódio. E é isso mesmo que estará em discussão amanhã (20. 30 horas, Sport TV1), quando o Braga receber o Sporting, para a 28.ª jornada do campeonato, após uma semana de tensão entre dirigentes dos dois clubes, picardias que já vêm de outros carnavais, mas que se reacenderam em plena semana pascal, tendo como pano de fundo o pagamento da transferência de Rodrigo Battaglia, no último verão, para os leões, espécie de oásis no acumular de polémicas entre os dois emblemas.
Separados por quatro pontos, Braga e Sporting têm estado ainda mais próximos no esgrimir de argumentos, com declarações e comunicados inflamados, que até levaram a Liga a mostrar preocupação pelos discursos ofensivos que alegadamente arruínam a imagem das competições.
Com lideranças carismáticas, que têm afastado todas as tentativas internas de chegar ao poder, António Salvador e Bruno de Carvalho não se entendem, agora, quanto às contas relacionadas com a transferência de Battaglia. No domingo, o Braga revelou que o Sporting ainda não liquidara a dívida de um milhão de euros pelo médio argentino, mas Bruno de Carvalho logo respondeu que os clubes estavam numa fase de "encontro de contas".
Porém, dois dias depois, aproveitando um evento para divulgar um novo patrocinador, o líder do Braga enviou alfinetadas ao rival lisboeta. Nesse dia, o Sporting acabou por pagar mais uma tranche do negócio Battaglia, mas fez uma subtração de valores, algo que o Braga entendeu, em comunicado, ser uma "chico-espertice", denunciando o que achou ser "um equívoco ou trafulhice", pois os leões só pagaram 725 mil euros. À noite, numa das suas habituais intervenções no Facebook, Bruno de Carvalho disparou. "Já não te consigo aturar", escreveu o líder leonino, após apelidar António Salvador de "labrego, trolha e aldrabão". E só falta saber qual será a próxima confusão...

Perfil: António Salvador
Self-made man à moda do Minho

Há década e meia na presidência do Braga, este empresário de construção civil que cedo abraçara a atividade profissional assumiu a liderança do clube aos 32 anos e mudou tudo na dinâmica arsenalista. Finanças estabilizadas e afirmação desportiva têm sido duas imagens de marca das sucessivas presidências. O Braga começou por ganhar a batalha regional com o Vitória de Guimarães e tem encurtado distâncias para os grandes.


Queixa-crime e ação cível

A polémica entre Braga e Sporting vai continuar na barra dos tribunais. António Salvador já deu indicações aos advogados para apresentarem uma queixa-crime, a título pessoal, contra Bruno de Carvalho, a propósito da publicação do presidente leonino, na terça-feira, no Facebook, em que este lhe chamou "labrego, trolha e aldrabão". Também o Sporting de Braga (clube) avançará com uma ação cível, pelos mesmos motivos. Apesar das desavenças, o Braga cumpriu os regulamentos e enviou 5% dos bilhetes do jogo para Alvalade, mas ainda não sabe se o Sporting terá representantes no camarote visitante.

JN

JotaCC

ADEPTOS EXIGEM RESPEITO
MENSAGEM Braguistas defendem que as disputas verbais entre os presidentes do Braga e do Sporting são "um perigo" e prejudicam a imagem do futebol português

O pingue-pongue de palavras protagonizado por António Salvador e Bruno de Carvalho não agrada aos adeptos do Braga, que aconselham uma urgente moderação nos discursos


Os adeptos pedem paz, respeito e bom senso. Os duelos verbais protagonizados pelos presidentes de Sporting e Braga não agradam aos braguistas, que, ouvidos por O JOGO nas ruas da cidade minhota, consideram "perigoso" o ambiente criado antes do jogo de amanhã. "Será escaldante por causa da comunicação extremamente agressiva do presidente do Sporting. Não ajuda nada ao clima do futebol dentro das quatro linhas", defendeu António Gonçalves, adepto conhecido por "Toni das maratonas". "Este discurso incendiário não é tolerável. As entidades responsáveis devem agir de uma vez por todas", acrescentou, considerando "correta" a atuação de António Salvador, a quem deixou um conselho. "Evite responder ao presidente do Sporting; o desprezo é a melhor arma para combater um discurso agressivo", recomendou o homem que correu 24 maratonas internacionais abaixo das três horas.
Maria Esteves considerou também "perigoso" o ambiente criado pela troca de palavras "inflamada".
Toni Gonçalves "Os adeptos ficam um bocado sensíveis; à mínima coisa podem explodir e entrar em cenas de pancadaria. O futebol precisa de pacificação e de gente que sabe estar e é capaz de dar bons exemplos", argumentou a bilheteira no Theatro Circo antes de entrar para um período de trabalho e ainda com tempo para pedir aos jogadores que "lutem com todas as forças" porque, derrotando o Sporting, "a via para o terceiro lugar fica aberta".
Empresário do ramo automóvel, Ricardo Costa apelou ao respeito. "Pelo investimento no futebol português, deveriam ser mais ponderados e inteligentes para 'vender' uma imagem saudável do nosso futebol. Este tipo de intervenções incendeia o ambiente." Terminado o serviço dos almoços num restaurante nos arredores de Braga, Cláudia Fernandes começou por dizer que "os adeptos não podem ligar às picardias entre os presidentes dos clubes". "Não podem alimentar este tipo de guerras. Queremos, acima de tudo, paz, bom futebol e vitórias", adiantou a trabalhadora estudante de 23 anos, sublinhando que "os dirigentes deviam ter mais cuidado e calma na forma como falam".
Por preferir "o jogo na relva", Alexandre Ferreira, médio dos juniores do Merelinense que já jogou no Braga, não tem dúvidas de que, "face ao calendário", uma vitória sobre o Sporting deixará o Braga "em excelentes condições para terminar no terceiro lugar". E, a rematar, disse acreditar que Abel Ferreira saberá desviar "os jogadores do pingue-pongue entre presidentes".


Notas de um "treinador" para Abel

Entre as várias opiniões recolhidas sobre como deve jogar o Braga, Ricardo Dias fez mesmo uma espécie de relatório para Abel Ferreira ler. "O Braga não pode dar posse de bola ao Sporting e tem de tentar controlar o jogo ao máximo", aconselhou este adepto natural de Chaves. "O Bruno Fernandes e o Gelson devem ter vigilância atenta e especial, os centrais devem estar atentos ao Bas Dost nas bolas paradas e é preciso pressionar os laterais para não os deixar subir muito", completou o operador de comunicações, de 37 anos.


REGRESSO TREINO COM INTERNACIONAIS

Abel Ferreira já contou ontem com os internacionais sub-21, André Horta e Xadas, com o sérvio Vukcevic e com o egípcio Hassan, que jogou contra Portugal. André Horta foi titular e um dos marcadores no jogo da Seleção Nacional sub-21, contra a Suíça, enquanto Xadas, apesar de não ter jogado nesse encontro, foi titular com o Liechtenstein, e apontou um dos golos.


RECUPERAÇÃO ROSIC PROVÁVEL EM BREVE

Ausente desde a receção, dia 9 deste mês, ao Moreirense, Rosic poderá começar a treinar nos próximos dias. Com uma lesão no pé direito, o defesa-central sérvio tem seguido o programa de recuperação definido para tentar que seja opção na reta final do campeonato. Fransérgio e Ricardo Ferreira, também lesionados, não devem jogar mais esta temporada.

O JOGO

JotaCC

Queixa-crime contra BdC

António Salvador, presidente do Braga, decidiu processar, a título pessoal, o líder do Sporting
Já não é uma divergência entre clubes. Líder do Braga enviou para o Ministério Público uma queixa-crime, na sequência dos insultos que lhe foram dirigidos pelo presidente do Sporting António Salvador enviou para o Ministério Público uma queixa-crime contra Bruno de Carvalho. A decisão, a título pessoal, do presidente do Braga de acusar o presidente do Sporting de um ilícito criminal é sustentada nas afirmações publicadas por Bruno de Carvalho na sua página de Facebook. Na reação a um comunicado do Braga, Bruno de Carvalho escreveu: "És um labrego, trolha e aldrabão! Já não te consigo aturar! Vai mandar no G15 e aproveita e vai... Idiota, aldrabão... Adoras ser o Presidente do Benfica, b... [sic]. Agora faz mais um comunicado...", lia-se na publicação de Bruno de Carvalho pouco depois de o Braga ter confirmado, em comunicado, que recebera uma transferência de 700 mil euros do Sporting para pagar o passe de Rodrigo Battaglia, ressalvando que a verba estava incorreta. "Tal quantia só pode ser reveladora de uma de duas coisas: um equívoco ou uma trafulhice. Conhecendo, porém, apostura do Sporting em todo este processo, a conclusão a registar é que o seu responsável máximo ordenou mais uma manobra de diversão, denunciadora da chico-espertice de quem a pratica", lê-se no comunicado onde é garantido que "o valor a transferir seria de 828.083,76 euros".


PSP garante ser jogo de "risco"

A PSP comunicou ontem, em nota à Imprensa,que o jogo de amanhã é considerado de "risco elevado" e que vai contar com a presença dos habituais agentes policiais em jogos destas dimensões. "O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Braga planeou, para o acontecimento em questão, um dispositivo policial com o número de efetivos habitualmente utilizados em jogos com estas características". No dispositivo policial estarão alguns membros das Equipas de Intervenção Rápida,de Investigação Criminal e de Trânsito, o Corpo de Intervenção, o Grupo Operacional Cinotécnico e a Unidade Distrital de Informações Desportivas. Sem informar sobre a totalidade de efetivos que farão policiamento no Estádio Municipal de Braga, a PSP deixou ainda algumas recomendações aos adeptos, lembrando a proibição de transportarem certos objetos para o estádio. Ainda que óbvios, fica a lista: armas, metal, bastões ou hastes, engenhos explosivos e pirotécnicos,bem como bebidas em garrafa ou lata, frutas e capacetes. As autoridades pediram ainda aos adeptos que se façam deslocar para a Pedreira com "antecedência de forma a evitar aglomerações de última hora".

O JOGO

JotaCC

ESTRATÉGIA IMUNE À RONDA DAS SELEÇÕES
VUKCEVIC E ANDRÉ HORTA DEFRONTAM OS LEÕES Treino de ontem retirou todas as dúvidas e Abel Ferreira só volta a mexer por obrigação

RENDIÇÃO DE JEFFERSON À ESQUERDA AINDA SEM CERTEZAS, MAS COM VÁRIAS HIPÓTESES EM CARTEIRA

Abel Ferreira só vai voltar a mexer na equipa por obrigação, um certeza que saiu do treino de ontem e que teve uma integração plena e sem restrições de Vukcevic, André Horta, Hassan e Xadas. O quarteto que esteve de serviço na jornada das seleções voltou ao convívio do grupo sem queixas, terminando com alguma apreensão que existia no caso dos dois médios que têm funcionado em pleno neste período de seis vitórias consecutivas. André Horta, recorde-se, saiu da Suíça, no jogo dos sub-21, com algumas queixas, mas está bem e recomenda-se, tal como Vukcevic, cujo pleno ao serviço do Montenegro (dois jogos completos) não implicou nada mais do que o natural cansaço. Em suma, não há razões para Abel Ferreira mudar uma estratégia que tão bons resultados tem dado, ao ponto de o treinador só ter mudado por opção, nos últimos seis jogos, a referência ofensiva, trocando Hassan por Paulinho. No resto, as mexidas têm sido por obrigação, como foi quando Rosic entrou no lugar do castigado Raúl Silva, com o Moreirense, e como é agora na rendição de Jefferson, impedido de jogar frente aos leões. Neste caso, ainda não há certezas e sobram as várias hipóteses que já foram levantadas durante a semana: pode ser Sequeira ou Diogo Figueiras, ou até Goiano voltar a jogar do lado oposto.


Danilo mantém-se sempre à espreita

O atual registo de seis triunfos consecutivos começou após a derrota em Marselha, na Liga Europa, onde esteve Danilo pela última vez como titular. Desde aí, o médio brasileiro perdeu um estatuto que deteve em grande parte da época, nomeadamente após a grave lesão de Fransérgio, mas continua à espreita de um regresso ao onze que até seria notícia já frente ao Sporting, em função da grande exibição de Danilo no jogo da 1.ª volta, em Alvalade. O problema aqui é que nem o anúncio do futuro de André Horta parece ser suficiente para mudar o... presente!


Duelo já era de alto risco antes das... faturas

O Comando Distrital da PSP de Braga emitiu ontem a habitual nota de imprensa para um jogo que é "considerado de risco elevado", como já são, de resto, boa parte dos que incluem os chamados três grandes e os jogos da Seleção Nacional.
A visita dos leões a Braga já estava até catalogada como sendo de alto risco, e não foram obviamente as recentes acusações de parte a parte, com a polémica das faturas, que incendiaram claramente o ambiente entre os dois emblemas, a provocar uma maior atenção por parte das autoridades. Nesse sentido, aliás, os conselhos da PSP são os do costume, apelando ao mais elevado sentido de fair play por parte dos adeptos, que devem também tentar chegar o mais cedo possível ao estádio, evitando os grandes aglomerados perto da hora do jogo.


Matheus admite jogar por Portugal

Matheus foi ontem motivo de muitas atenções e não só porque festejou o seu 26º aniversário. O guarda-redes concedeu uma longa entrevista ao 'UOL Esporte', do Brasil, onde se destaca a renovação de contrato até 2023 e a "grande época" que Matheus está a realizar, ao ponto de o próprio pensar em representar a... Seleção! Matheus não especificou a sua prioridade, registando que "em breve" vai poder naturalizar-se português, pelo que ser escolhido por Fernando Santos que, como se sabe, não estreou nenhum jogador naturalizado, faz parte dos sonhos do nº 1 dos minhotos.
"Vou poder naturalizar-me português e todo o jogador sonha poder jogar pela sua seleção. Espero ter uma oportunidade. Não sei exatamente por qual, se Brasil ou Portugal, mas só quero continuar a trabalhar muito e com a mesma dedicação", destacou Matheus. O guarda-redes recebeu os parabéns do plantel e muitas felicitações no Facebook do clube, com a menção a "Uma muralha sob a forma de Gverreiro", onde os adeptos aproveitaram para felicitar aquele que tem sido uma verdadeira barreira na baliza esta época, com 42 jogos completos em 45 possíveis. Um feito assinalável e a que não está alheia, claro, a grave lesão que retirou Marafona do principal plano de opções.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga soma êxitos fáceis

Mais um dia de competição na Damaiense Cup, com destaque para o Sp. Braga que continua a dominar: em Benjamins E1 bateu o Damaiense B, por 90, e em Benjamim E2 cilindrou o O. Moscavide: 14-0. Em infantis, destaque para os 130 do Cova da Piedade ao Belas; em Benjamins E2 o Damaiense bateu o Fut. Benfica nos penáltis depois de um nulo; Nos E2, frisar a vitória dos anfitriões sobre o Cova da Piedade (2-1), tal como aconteceu em traquinas, frente ao Mem Martins (3-2). Nos petizes o 1º Dezembro goleou o Reggio Emilia (9-0).

RECORD

JotaCC

Sp. Braga-Sporting é jogo de "risco elevado"

O jogo entre Sporting de Braga e Sporting, amanhã, é "considerado de risco elevado" e mobilizará o número de efectivos habituais em jogos destas características. Recorde-se que a relação entre os dois clubes azedou nos últimos dias devido às posições muito duras dos presidentes dos dois clubes, por causa de Battaglia.

DN

Bruno3429

SEQUEIRA EM VEZ DE JEFFERSON
Redação

Perante a impossibilidade de Jefferson defrontar a sua equipa de origem - está cedido pelo Sporting até ao final da época -, tudo aponta para o regresso de Sequeira ao posto de lateral-esquerdo, algo que não constituirá surpresa, dada a sua presença em 11 partidas desde o início da temporada.

Esta deve ser a única alteração que Abel Ferreira vai fazer, já que todos os jogadores ultimamente tidos como disponíveis permanecem nessa condição (só Fransérgio e Ricardo Ferreira continuam em fase de recuperação de mazelas).

Menos problemática será, por isso, a ausência de Rosic, por lesão, pois o eixo central continuará por conta de Bruno Viana e Raul Silva.

Para o banco de suplentes será certamente chamado Lukic, reforço de inverno que tinha sido desviado para a equipa B.

A Bola

Bruno3429

Artur Jorge: "Queremos começar a marcar posição"

Um dos momentos mais aguardados da época arranca já este sábado para os Sub-15 do SC Braga. Na primeira jornada da Fase Final do campeonato, os bracarenses visitam a Associação Académica de Coimbra, encontro que Artur Jorge afirma merecer especial atenção. É que a etapa é decisiva e não há margem para atrasos, fazendo da partida – segundo o técnico – a altura ideal para o conjunto minhoto começar a "marcar posição" na assumida luta pelo título.

Arrancar na máxima força: "Este é um jogo que preparamos com o máximo cuidado. Mesmo sendo fora de portas, vamos começar a Fase Final com um pensamento muito claro. Somos uma equipa bastante equilibrada, com jogadores muito ambiciosos, que sabem o que querem e trabalham para o alcançar. Queremos entrar desde já na máxima força, marcando posição nesta corrida de ataque ao título".

Adversário foi um dos últimos a conseguir a qualificação: "A Académica é uma equipa muito forte nos lances de bola parada e que procura apostar nas transições rápidas, possuindo dois jogadores que se destacam dos demais. O facto de se ter apurado este fim de semana através do play-off poderá conferir alguma motivação, mas é um adversário que encaramos sem medos e vamos dar o nosso melhor para o conseguirmos vencer".

Primeiro lugar no horizonte: "Tal como disse no início da época, o principal objetivo era marcar presença nesta fase. Agora, naturalmente que tudo aquilo que vier será bom para os jogadores, a nível competitivo e de experiência. Estamos determinados em ser uma equipa que se possa intrometer na luta pelo título, os resultados vão depois dizer se estamos ou não preparados para isso. Com o forte compromisso que existe dentro de nós, vamos fazer tudo o que o que estiver ao nosso alcance para vermos sempre o primeiro lugar como uma meta".

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: quanta pedra há por partir até subir ao patamar dos grandes?
Classificações, títulos conquistados, confrontos diretos, orçamentos, espectadores: o Maisfutebol analisa ponto por ponto os degraus que faltam ao Sp. Braga, que este sábado recebe o Sporting, para conseguir mais do que morder os calcanhares de FC Porto, Benfica e Sporting
Sérgio Pires

O caminho das pedras é longo, duro, sinuoso e, naturalmente, com alguns percalços. Colocando-o no plano de uma subida, tem tantos ou mais degraus do que a do Bom Jesus de Braga. Lá em cima, no topo do futebol português, estão os três grandes.

Na Pedreira, mora nos últimos anos o mais sério candidato a morder os calcanhares de FC Porto, Benfica e Sporting. Apesar do desejo público de vir a ser campeão nacional a médio prazo, há, porém, muita pedra ainda por partir para burilar este Sp. Braga e torná-lo num grande de pleno direito.

Classificações recentes, títulos conquistados, confrontos diretos, orçamentos, espectadores... O Maisfutebol analisa ponto por ponto em diferentes abordagens (outras mais haveria) em que medida está a equipa minhota à distância do trio que domina o futebol português.

O momento é propício para o balanço. Se a disputa pelo terceiro lugar já aquecia o Sp. Braga-Sporting, um dos jogos grandes da 28.ª jornada – este sábado, pelas 20h30 –, as trocas de palavras entre presidentes dos dois clubes a propósito do desencontro de verbas pelo pagamento de Battaglia pelos leões colocou o duelo a ferver ainda mais.

Com 21 pontos de vantagem sobre o quinto classificado, Rio Ave, e os mesmos pontos por disputar ainda na Liga, o Sp. Braga tem praticamente garantido o 4.º lugar, pelo que agora olha para cima na tabela: em caso de vitória neste sábado, a equipa de Abel Ferreira fica a apenas um ponto do Sporting – um cenário que deixaria a formação de Jorge Jesus provavelmente mais longe de FC Porto e Benfica corrida pelo título.

Os minhotos têm feito um campeonato com os três grandes em ponto de mira e cavando um fosso substancial para as restantes 14 equipas da Liga – o Rio Ave, perseguidor, está mais próximo da zona de descida do que do quarto lugar. Por outro lado, nos confrontos diretos com os grandes nesta temporada, a equipa de Abel Ferreira apenas tirou pontos ao Sporting (empate 2-2 em Alvalade), com quem agora disputa o último dos seis duelos com os grandes.

Esse é um dos pontos que sublinham ainda a grande diferença entre os «Guerreiros do Minho», que têm subido degrau a degrau a um patamar intermédio, e o trio de pesos-pesados do futebol português, que tem outras armas para ganhar a batalha a cada época.

COMPARATIVO SP. BRAGA VERSUS TRÊS GRANDES

1 - Classificações na Liga

Nas últimas dez temporadas, o Sp. Braga intrometeu-se por três vezes entre os grandes na tabela classificativa do campeonato. A melhor posição da história arsenalista foi um 2.º lugar em 2009/10, à frente de FC Porto (3.º) e Sporting (4.º). A equipa de Domingos Paciência foi apenas batida pelo campeão Benfica de Jorge Jesus – contratado precisamente aos minhotos no início dessa época. Nas outras duas ocasiões, o Sp. Braga superou o Sporting (4.º) em duas épocas consecutivas, em que o campeão foi o FC Porto: em 2011/12 ficou no pódio (3.º) sob o comando de Leonardo Jardim, e voltou a fazer melhor do que os leões (7.º), com o 4.º lugar em 2012/13 com José Peseiro a treinador, ficando ainda assim atrás do surpreendente Paços de Ferreira de Paulo Fonseca, que ficou no pódio.

Nas últimas quatro temporadas, o Sp. Braga terminou o campeonato sempre classificado abaixo dos três grandes: 9.º lugar em 2013/14, 4.º lugar em 2014/15 e 2015/16 e 5.º em 2016/17.

2 - Prestação nas provas da UEFA

Na última década, o Sp. Braga tem de longe o melhor registo da sua história na UEFA: alcançou uma final europeia em 2010/11, além da conquista da secundária Taça Intertoto, em 2008. O ponto alto é a chegada à final da Liga Europa, em Dublin, onde numa inédita final 100 por cento portuguesa caiu aos pés do FC Porto de André Villas-Boas, graças a um golo de Radamel Falcao.

Neste período de dez anos, em que o FC Porto foi o único clube português a conquistar um troféu europeu (essa Liga Europa de 2010/11), o Benfica foi finalista da Liga Europa em 2012/13 e 2013/14. O Sp. Braga participou também em duas edições da Liga dos Campeões, feito que só o Boavista havia alcançado além dos grandes, tendo ficado pela fase de grupos em 2010/11 e 2012/13. Na Liga Europa, além da final de 2011, os bracarenses chegaram por uma vez aos quartos-de-final (2015/16).

3 - Títulos conquistados

Em dez anos, o Sp. Braga conquistou dois títulos importantes, ambos em finais frente ao FC Porto: a Taça de Portugal de 2015/16, com Paulo Fonseca no comando técnico, e a Taça da Liga, em 2012/13, com José Peseiro como treinador (curiosamente dois treinadores que passaram também pelos azuis e brancos). Além destes, venceu ainda a já referida Taça Intertoto, com Jorge Jesus.

A título comparativo, desde 2007/08 o Sporting conquistou cinco títulos (duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças).

Bem mais longe estão Benfica, que conquistou 18 títulos (cinco Ligas, três Taças de Portugal, sete Taças da Liga e três Supertaças) e FC Porto, que venceu 14 (cinco Ligas, três Taças de Portugal, cinco Supertaças e uma Liga Europa).

Abordando o capítulo dos títulos, o presidente do Sp. Braga António Salvador aponta ao triunfo no campeonato nacional como grande desígnio desportivo a médio prazo. Nesse capítulo, o melhor que conseguiu até ao momento foi o lugar de «vice» em 2009/10, com Domingos Paciência, que também foi «vice» na Liga Europa da época seguinte

4 - Confrontos diretos

Não fossem os confrontos diretos com os grandes e, nesta temporada, o Sp. Braga estaria a lutar pelo título. Os arsenalistas perderam tanto fora como em casa com FC Porto e Benfica e só pontuaram em Alvalade, com o Sporting (2-2). Agora, no derradeiro duelo com um grande, a equipa de Abel Ferreira pode aproximar-se do pódio, ficando a um ponto dos leões, caso vença na receção o Sporting deste sábado.

Ainda em termos de confrontos, o histórico também não é favorável aos minhotos, que nas últimas dez épocas na Liga têm saldo claramente negativo com os grandes. A saber: seis vitórias, 14 derrotas e um empate contra o Sporting; três vitórias, 15 derrotas e quatro empates com o Benfica; e duas vitórias, 17 derrotas e três empates frente ao FC Porto.

5 - Orçamento, transferências e valor do plantel

Neste capítulo estabelece-se outra das principais diferenças entre o Sp. Braga e os grandes. O clube minhoto tem um orçamento anual sensivelmente na ordem dos 20 milhões de euros; menos de um terço dos candidatos ao título. Essa desproporção reflete-se no valor da equipa. De acordo com o site de análise do mercado futebolístico Transfermarkt, o Sp. Braga tem um plantel avaliado em 56 milhões de euros. Ou seja, vale entre um quarto e um terço, consoante a equipa que estivermos a comparar, do valor estimado dos plantéis de FC Porto (211 milhões), Sporting (195 milhões) e Benfica (163 milhões).

Independentemente do orçamento substancialmente mais comedido, o Sp. Braga tem o «player» mais destacado entre os não-grandes no mercado de transferências. Neste caso, em termos de vendas, só nas últimas duas épocas saltam à vista as transferências de Rafa Silva (para o Benfica, por 16,4 milhões de euros), Rui Fonte (Fulham, por 9 milhões), Boly (FC Porto, por 6,5 milhões), Xeka (Lille, por 5 milhões) ou do próprio Battaglia para o Sporting.

6 - Média de espectadores na Liga

Outra diferença substancial entre o patamar do Sp. Braga e o dos três grandes, além do número de associados (que não entra nestas contas por estar dependente de atualizações e recontagens), tem que ver com a média de assistências nos jogos em casa. Fazendo contas às últimas cinco épocas, os bracarenses ficam atrás neste capítulo até dos rivais e vizinhos do Vitória de Guimarães.

Na Pedreira, o Sp. Braga não ultrapassou a média de 12 mil espectadores por jogo tanto nesta época como nas cinco anteriores. Os números oficiais da Liga comprovam-no: 11 906 (2012/13), 10 484 (2013/14), 10 142 (2014/15), 10 818 (2015/16), 10 626 (2016/17) e 11 286 nesta época, cujos números dependem ainda das assistências nesta reta final. O que equivale a dizer que o Sp. Braga tem no seu estádio cerca de um quarto do público que vê os jogos no Dragão (42 208) e Alvalade (43 077) e cerca de um quinto do público da Luz (53 242).

A diferença é (ainda) esmagadora, neste e noutros aspetos. Ainda assim, não está a condicionar o facto de, ainda que pontualmente, o Sp. Braga poder andar no pelotão da frente do futebol português. Afinal de contas, no que realmente faz a diferença, em termos pontuais a equipa bracarense nesta edição do campeonato está com os grandes ainda em ponto de mira e a apenas nove pontos do líder FC Porto, quando faltam sete jornadas para o final.

Maisfutebol

Bruno3429

Domingos Paciência e Paulo Fonseca avisam Guerreiros o Sporting vem a Braga na sua máxima força
Rui Serapicos

Ex-treinadores do SC Braga acreditam que jogadores cedidos às selecções e foco no jogo europeu com Atlético de Madrid não subtraem poder competitivo aos leões, pelo que vão apresentar-se no seu máximo potencial na Pedreira para jogo grande da 28.ª jornada da I Liga.

O Sporting vai apresentar-se em Braga na sua máxima força, independentemente de ter dado mais jogadores para os jogos de selecções nacionais e de estar a poucos dias da ronda decisiva, para a Liga Europa, a disputar em casa do Atlético de Madrid. Neste mesmo ponto de vista dois dos ex-treinadores dos Guerreiros estão de acordo.

À margem de uma sessão em que se encontraram, terça-feira, no Fórum de Treinadores de Futebol e de Futsal, Domingos Paciência e Paulo Fonseca falaram ao Correio do Minho.

Pelo momento que agora atravessam as duas equipas, acho que será um jogo muito interessante de seguir e prevê-se muito equilíbrio. É evidente que cada jogo tem a sua história. O Braga a jogar em casa e com a motivação que está, com a forma como tem ganho, é natural que seja uma equipa muito confiante nesta altura, começa por comentar Domingos Paciência.

Este treinador, que orientou os bracarenses em 2009/10 e em 2010/11, tendo atingido uma segunda e uma quarta posições, adianta que a equipa leonina (a qual orientou em 2011/12, sendo substituído por Sá Pinto, que terminou a época em 4.º com 59 pontos, como vai chegar a Braga a jogar uma aproximação ao segundo lugar, tem muito em jogo nesta partida e assim é mesmo muito difícil saber o resultado.

Paulo Fonseca, que treinou os guerreiros em 2015/16, tendo atingido o quarto lugar com 58 pontos, considera que este duelo entre arsenalistas e leões vai ser muito interessante, pois o Braga está num excelente momento, pratica um bom futebol, está moralizado, numa perspectiva de atingir o lugar que agora é do Sporting.

Por outro lado, segundo o campeão da Ucrânia pelo Shakhtar Donetsk, o Sporting vai estar pressionado por não poder perder pontos neste momento.
Acho que vai ser um jogo equilibrado, entre uma equipa pressionada pela pontuação e outra motivada porque atravessa um bom momento; prossegue.

Por sua vez, Paciência, sobre o facto de o Sporting estar a preparar este encontro subtraído de jogadores chamados às selecções e poucos dias antes de disputar em casa do Atlético de Madrid o próximo jogo da Liga Europa, considera que esses factores não vão pesar pois em cada um dos dois jogos o Sporting tem consciência de que é importante ganhar, para poder continuar na luta no campeonato e na Liga Europa. Portanto, não vejo onde o Sporting vá gerir, de maneira nenhuma, porque não é o momento para gerir e quase de certeza que o Jorge Jesus vai apresentar-se em Braga com a equipa no seu máximo.

Perante a questão de ter dado jogadores às selecções e estar perto do encontro em Madrid com o Atlético, Paulo Fonseca sustenta que esta é uma situação que os grandes clubes estão habituados a gerir e assim Jesus não vai querer perder pontos em Braga, vai apre- sentar a melhor equipa e isso não vai ter qualquer tipo de influência.

Correio do Minho

Bruno3429

Paulo Tavares e André Machado projetam duelo com o SL Benfica

O SC Braga desloca-se, este sábado (14h30), ao Pavilhão Fidelidade para defrontar o SL Benfica, em jogo correspondente à 22ª jornada da Liga Sport Zone. Paulo Tavares e André Machado foram os porta-vozes do conjunto arsenalista. O técnico e o capitão da formação bracarense afirmaram que esperam um jogo difícil frente aos encarnados, mas sublinharam que o conjunto arsenalista vai deixar tudo em campo para conquistar um resultado positivo.

Paulo Tavares:

"Vamos jogar contra o segundo classificado no campeonato, mas vamos a Lisboa para conseguir um resultado positivo. Olhamos para o nosso jogo e para aquilo que temos vindo a fazer. Temos um jogo difícil pela frente, mas vamos fazer de tudo para conquistar um resultado positivo".

André Machado:

"Como em todos os jogos vamos entrar sempre para vencer. Vai ser um jogo muito difícil, o SL Benfica está numa boa fase. Não estamos na nossa maior força, mas vamos dar o máximo durante o jogo para conquistar um bom resultado para o SC Braga".

Sub-19: Vencer e alcançar vantagem sobre o Sporting CP

Em jeito de preparação para o 'jogo grande' com epicentro no Estádio Municipal de Braga, o programa da tarde deste sábado oferece a primeira versão do duelo 'Gverreiros' vs 'Leões' bem ali perto – campo número 1 da Cidade Desportiva –, num encontro referente ao Campeonato Nacional de Juniores A e que principia às 15h. À entrada para a 5ªjornada da Fase de Apuramento de Campeão, os conjuntos detêm os mesmos sete pontos e prometem, por isso, espetáculo, intensidade e muita luta pela conquista dos três pontos.

O objetivo passa por estabelecer distâncias e começar a galgar terreno numa corrida que segue até ao momento extremamente equilibrada. José Carvalho Araújo, Miguel Dias e Vítor, no lançamento da partida, mostraram-se alinhados com essa mesma ambição, garantindo um SC Braga ousado e que quer chegar à vitória ditando as regras do encontro.

José Carvalho Araújo: "Queremos pôr o Sporting CP a correr atrás de nós"

Ansiedade positiva para um jogo que surge no momento certo: "Entramos em todos os jogos para nos superarmos e para ganharmos. Este jogo contra o Sporting CP vem num bom momento. Regressamos de uma paragem longa, onde deu para recuperar atletas e afinar algumas questões que não tinham saído tão bem nos jogos anteriores. Estamos mais que preparados para este jogo e muito desejoso que ele chegue".

Controlar as operações: "O Sporting CP tem por natureza um jogo muito prático, com zero riscos na primeira fase da construção, tentando provocar a profundidade da equipa adversária. O capitão é um elemento diferenciador e possui ainda jogadores rápidos no ataque. Sabemos que teremos de nos apresentar muito sólidos em termos defensivos e, acima de tudo, ter a coragem suficiente para ter bola. A ideia passa por assumir o jogo e pôr o Sporting CP a correr atrás de nós, não o contrário".

Miguel Dias: "O resultado só pode ser um: a vitória"

Sem temer nenhum adversário: "Jogamos olhos nos olhos com qualquer adversário. É essa a nossa responsabilidade e a nossa forma de estar. A jogar em casa, o resultado só pode ser um: a vitória. Iremos fazer de tudo para o conseguir".

Apenas um golo sofrido na fase final: "A nossa coesão defensiva tem sido muito importante e será crucial neste encontro. O Sporting CP possui jogadores que podem desequilibrar a qualquer momento, por isso, teremos de manter a concentração em níveis máximos para sairmos com a vitória".

Vítor: "Precisamos muito do apoio dos nossos adeptos"

Colocar em campo toda a identidade: "Vamos encarar este jogo como encarámos todos os outros. O Sporting CP é uma equipa com valor, mas se pusermos em campo tudo aquilo que trabalhámos durante a semana iremos tornar o jogo mais fácil e estaremos mais perto de conquistar os três pontos".

Um passo importante: "Em caso de vitória ficamos com três pontos de vantagem sobre o Sporting CP e isso representaria um passo muito importante nas nossas aspirações nesta prova. Sabemos que é complicado vencerem-nos em nossa casa... Precisamos muito do apoio dos nossos adeptos para atingirmos o nosso objetivo".

SCBraga

Bruno3429

SC Braga x Sporting CP: convocados

O SC Braga treinou esta sexta-feira pela última vez antes da receção ao Sporting CP, agendada para este sábado, a partir das 20h30. O encontro relativo à 28ª jornada da Liga NOS marca o regresso de João Carlos Teixeira às opções dos Gverreiros, que se veem privados de Jefferson (cedido pelo Sporting CP) e de Rosic (lesão na fáscia plantar direita).

Assim, nota também para a entrada de Lukic numa lista que contempla 20 nomes. São eles: Matheus, D. Figueiras, Sequeira, Wilson, Hassan, Xadas, Danilo, Tiago Sá, André Horta, Paulinho, R. Horta, Teixeira, Fábio M., Raul Silva, Vukcevic, Bruno Viana, Lukic, R. Esgaio, M. Goiano e Dyego Sousa.

"Oportunidade para encurtar distâncias"

Para Abel Ferreira, o SC Braga x Sporting CP deste sábado não é mais do que uma oportunidade para a sua equipa crescer a nível individual e coletivo e, não menos importante, de encurtar distâncias para o terceiro lugar. Nesse sentido, o técnico bracarense perspetiva um belo espetáculo de futebol – entre dois conjuntos de indiscutível qualidade – vincando que os seus jogadores têm a lição bem estudada para mais uma importante lição.

Expetativas: "É mais uma oportunidade e um desafio para nós. A nossa caminhada tem sido isso mesmo: um desafio e uma oportunidade de crescer individual e coletivamente. Neste jogo temos mais uma oportunidade para encurtarmos distâncias para o adversário que está acima".

Um SC Braga que olha para cima: "Nós temos que olhar para cima. Temos traçado um caminho ambicioso e duro. Como disse, estamos perante mais oportunidade de encurtar distâncias. Vamos continuar focados naquilo que são as nossas tarefas e missões específicas para este jogo. Acredito que vão estar em campo duas grandes equipas, com grande interpretes. Vamos contar com o apoio dos nossos adeptos. Vão estar três pontos em disputa como estiveram até aqui e como estarão até ao final".

Um grupo que 'sabe onde está': "Somos uma equipa que sofreu uma grande reestruturação. Chegaram muitos jogadores novos. Mas o mais importante é que todos sabem onde estão e que tem de trabalhar duro para jogar. Estamos preparados e queremos jogar para vencer. Essa é a nossa mentalidade. Respeitamos muito o adversário e conhecemos os pontos em que é forte e menos fortes. Temos 90 minutos, mais descontos, para lutar pelos três pontos".

Cabeça erguida independentemente do desfecho: "Não vamos fugir a essa motivação e a esse desejo. Temos que assumir essa ambição. Os nossos objetivos foram traçados desde o início. Estamos a lutar pelos quatro primeiros, tal como foi planeado no início da época. O nosso desafio é fazer mais com menos. Isso obriga-nos a estar alerta e a vencer permanentemente. Essa mentalidade tem-nos levado a bom porto e, aconteça o que acontecer, sairemos de cabeça erguida".

Trincão: "Neste clube só se pensa na vitória"

Carimbado o apuramento da Seleção Nacional Sub-19 para o Campeonato da Europa, Trincão regressa agora a casa e aponta baterias à batalha com o Varzim SC. O 77 do SC Braga B foi o porta-voz no lançamento de mais uma importante partida, assegurando que o grupo está ciente das dificuldades, bem como da exigência de representar um clube como SC Braga.

Pedra fundamental na Equipa das Quinas, o jovem extremo bracarense assume regressar com a confiança renovada, ao mesmo tempo que garante estar absolutamente focado em ajudar a equipa.

Análise ao adversário: "O Varzim SC é mais um adversário dentro daquilo que é a realidade desta II Liga. Uma equipa com muita qualidade, experiência e que é forte dentro de portas. Mas acima de tudo vamos manter-nos fiéis à nossa identidade e dar grande resposta. No SC Braga não existe outra forma de pensar e de trabalhar".

Ambição de voltar a resolver?: "Trabalho todos os dias para estar no meu melhor e ajudar a equipa. Não há nada como contribuir com golos e assistências. Acima de tudo espero que possamos fazer um grande jogo a nível coletivo e que conquistemos a vitória. Isso é o mais importante".

Confiança renovada: "Representar o nosso país é algo indescritível. Conseguir um apuramento para o Europeu que dá mais motivação para trabalhar. Volto mais confiante, mas como disse o meu foco está apenas na equipa".

Que Trincão esperar até ao final da época?: "Podemos esperar o mesmo Trincão de sempre. Trabalhador, dedicado e alegre. Treino todos os dias com o objetivo de ser melhor e de ajudar este grande clube".

SCBraga

Bruno3429

«ACUSAÇÕES DE JORGE JESUS? GOSTO MUITO DA PALAVRA RESPEITO» - ABEL FERREIRA
Pedro Lobão

Em busca da sexta vitória consecutiva na Liga, os guerreiros têm este sábado uma soberana oportunidade de encurtarem para um ponto a distância para o Sporting.

Depois de uma semana marcada pela troca de comunicados e insultos entre António Salvador e Bruno de Carvalho, Abel Ferreira, em conferência de Imprensa, salientou que não quer jogar «fora do campo».

«A minha competição é dentro das quatro linhas, aqui – na sala de imprensa – não quero competir nem ganhar a ninguém. O presidente defende mais do que ninguém este clube, tem uma obra feita e eu testemunhei o crescimento deste clube com ele. A minha missão é valorizar os jogadores, o espetáculo e a grande instituição que represento. A minha intenção é competir contra os adversários dentro de campo».

O técnico dos arsenalistas recusou-se a comentar as palavras de Jorge Jesus, que disse que os guerreiros quiseram começar o encontro fora do relvado.

«Os meus pais e os meus avós ensinaram-se um valor: o respeito. Gosto muito da palavra respeito, é um dos pilares da minha liderança. Respeito o Jorge Jesus, dou-me bem com ele, mas essa é a opinião dele e prefiro não comentar», sublinhou.

A Bola

Bruno3429

#14
Abel: «É melhor ficar em terceiro e temos de assumir essa ambição»
Treinador do Sp. Braga fez antevisão da receção ao Sporting
Redação Maisfutebol

Abel Ferreira assume a ambição de chegar ao terceiro lugar, que pode ficar à distância de um ponto, caso o Sp. Braga vença na receção ao Sporting deste sábado (20h30), em jogo da 28.ª jornada da Liga.

«Temos de olhar para cima. Temos traçado um caminho ambicioso, duro, temos aqui uma oportunidade e um desafio de poder encurtar distâncias para o nosso adversário», disse o técnico do Sp. Braga esta tarde na antevisão da partida, acrescentando: «É muito melhor ficar em terceiro do que em quarto e nós temos de assumir a ambição. Agora, o nosso objetivo é lutar pelos quatro primeiros lugares e é o que estamos a fazer. O nosso desafio é com menos recursos fazer mais. Temos de estar alerta e ser permanentemente consistentes. Estamos a trilhar esse caminho.»

O treinador dos minhotos evitou falar sobre as duras trocas de palavras entre os presidentes dos dois clubes ao longo da semana, mesmo quando confrontado com as afirmações do técnico leonino Jorge Jesus, que afirmou que foi o Sp. Braga que começou a aquecer o clima antes do jogo. «A minha competição é dentro das quatro linhas. O nosso presidente defende o nosso clube, a minha missão é o lado desportivo: valorizar os meus jogadores, o espetáculo e a grande instituição que represento. É para isso que me formei: para competir com os meus adversários dentro das quatro linhas», disse Abel.

O técnico do Sp. Braga recordou o empate da primeira volta, para afirmar que o Sp. Braga «devia ter ganho esse jogo», em Alvalade, e sublinhou o foco nos três pontos, apesar de reconhecer a qualidade do Sporting: «Queremos jogar para vencer. Agora, sabemos os pontos fortes e menos fortes do nosso adversário e respeitamo-lo muito.»

Sem poder contar com Jefferson, emprestado pelo Sporting, Abel Ferreira revelou que irá escolher Sequeira para o lugar de lateral esquerdo, acrescentando também que André Horta, que no final da época será transferido para o Los Angeles FC, continuará a fazer parte das opções. 

Abel Ferreira: «Fui jogador, já errei muito e errei feio»
Treinador do Sp. Braga abordou clima de suspeição no futebol português
    
Abel Ferreira comentou o clima de suspeição no futebol português e questionado sobre uma possível tomada de posição por parte dos jogadores foi direto ao assunto:

«A minha responsabilidade social obriga-me a ter muito cuidado com o que digo. Se há coisa que faço desde que sou profissional de futebol, desde 1997, é valorizar o futebol português. É dar o melhor de mim para que esta modalidade seja mais valorizada e respeitada por tudo e por todos. Se há alguém em que eu acredito e por quem tenho consideração no futebol são os jogadores. Porque fui jogador, errei muitas vezes e errei feio. Já custou pontos aos clubes que representei e custa-me ver aquilo que se escreve. Tenho grande responsabilidade social. Mas tenho eu, os jogadores, os presidentes, os diretores de comunicação e os órgãos de comunicação social. Temos de valorizar o futebol português», disse o treinador do Sp. Braga na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Sporting (sábado, 20h30), a contar para a 28.ª jornada da Liga.

Maisfutebol

Bruno3429

Abel: «Vou ser sincero, temos de olhar para cima»
TERCEIRO LUGAR É OBJETIVO
Texto por Luís Rocha Rodrigues

O treinador do Braga fez a antevisão ao jogo frente ao Sporting, marcado para este sábado, e mostrou-se ambicioso em ir acima do quarto lugar, isto com a sua equipa a quatro pontos dos leões.

«Vou ser sincero, temos de olhar para cima. Temos trilhado um caminho ambicioso e duro. Vamos continuar focados no que são as nossas tarefas e em acreditar. Vão estar em campo duas grandes equipas, acredito que os nossos adeptos vão estar a apoiar do início ao fim. São mais três pontos em disputa. (...) Logicamente, é muito melhor ficar em terceiro do que em quarto», disse, em conferência de imprensa.

Depois de uma semana quente em termos de polémicas entre os dois clubes, o técnico arsenalista não quis entrar por esse lado.

«A minha competição é dentro das quatro linhas. Fora, não quero competir nem ganhar a ninguém. O nosso presidente tem obra feita, fez crescer este clube e eu testemunhei isso. Ele, mais do que ninguém, passa a exigência, o rigor. E esta é a minha missão: valorizar os meus jogadores, o espetáculo e a grande instituição que represento», vincou.

De volta aos objetivos de época, Abel Ferreira explicou que o «desafio é, com menos recursos, fazer mais», numa época que tem sido boa, mas que pode subir de patamar se o pódio for alcançado.

«A nossa equipa sofreu uma reestruturação profunda, os jogadores sabem onde estão, sabem que precisam de mostrar durante a semana que merecem jogar, queremos sempre jogar para vencer, respeitamos muito os nossos adversários. Temos 90 minutos, mais descontos, para lutar pelos nossos objetivos», declarou.

Zerozero

Bruno3429

Abel Ferreira: "Sabemos os pontos fracos do nosso adversário"
Sobre as polémias, o treinado do SC Braga diz que a formação dele é dentro do campo

Abel Ferreira fez o lançamento do encontro entre o SC Braga e o Sporting e numa altura em que o as duas equipas estão separadas por quatro pontos, o treinador dos minhotos revelou que ambiciona colar-se ao terceiro lugar. Abel falou ainda das recentes polémicas entre os dois clubes e revelou um dos jogadores que vai jogar de início no duelo com o Sporting agendado para sábado às 20h30.

Top 3
"Tenho de ser sincero. temos de olhar para cima. Temos traçado um objetivo duro mas tenho de ser coerente. Temos de acreditar. Acredito que os nossos adeptos estarão a apoiar-nos do princípio ao fim com o intuito de vencer. amanhã estarão três pontos de em disputa, como estarão nos próximos jogos. Vamos defrontar uma equipa com uma grande treinador e com grandes jogadores e nós queremos desafiar-nos.

"O nosso objetivo era lutar pelo quarto lugar e é isso que estamos a fazer. Nós temos de fazer mais com menos. Eu disse aos meus jogadores que tínhamos de estar sempre em alerta. Acredito que amanhã sairemos do campo de cabeça erguida. Os jogadores sentem-se parte integrante deste projeto. Sentem-se valorizados."

Polémicas entre os dois clubes
"Eu já disse que a minha competição nas quatro linhas. A minha função no clube é bastante clara. O presidente, mais do que ninguém defende o clube. Ele tem obra feita. Ele é uma pessoa muito ambiciosa e passa essa ambição para a equipa. A minha competição é no campo, foi para isso que me formei.

"Os meus pais e os meus falecidos avós ensinaram-me a respeitar toda a gente. E respeito o mister Jorge Jesus, mas não estou preparado para competir com ele fora das quatro linhas. Eu posso competir com eles é dentro das quatro linhas."

O Sporting
Só posso falar do SC Braga. Somos uma equipa que sofreu uma restruturação profunda. Trocámos muitos jogadores. Mas nós estamos preparados para este desafio. Queremos jogar para vencer. Agora, como temos feito sempre, vamos respeitar o nosso adversário. Conhecemos bem o nosso adversário. Sabemos os pontos fortes do nosso adversário. Sabemos os pontos fracos do nosso adversário

"Amanhã joga o Sequeira a defesa-esquerdo. Não posso contar com o Jefferson nem com o Ricardo Ferreira."

André Horta
"Ele foi muito claro no que disse no final da partida da seleção. E fico muito triste quando vocês não acreditam nos jogadores. Ouçam o que os jogadores dizem. Se há alguém em quem eu acredito, no futebol, são os jogadores, principalmente os meus."

Onze pistas para ver o SC Braga-Sporting
SÉRGIO CAVALEIRO

O Sporting tem-se dado bem na Pedreira nos últimos anos. Mas o Braga está numa série de seis jogos consecutivos a vencer
O Sporting desloca-se a um estádio que tem sido amigo nos últimos anos e que tem sido um bom local para os avançados leoninos fazerem hat-tricks. No entanto, o SC Braga vem de uma série de seis jogos consecutivos a vencer em partidas para a Primeira Liga. Este jogo servirá também de tira-teimas entre Jorge Jesus e Abel Ferreira.

- O Sporting desloca-se, este sábado, a um terreno que, em jogos a contar para a Primeira Liga, tem significado triunfo, nas últimas cinco temporadas. A última vez que os leões não saíram com os três pontos da Pedreira aconteceu em 2011/12. Era treinador do Sporting Domingos Paciência e no banco do SC Braga estava Leonardo Jardim. Os minhotos venceram por 2-1. Marcaram para o SC Braga Hélder Barbosa e Lima e para o Sporting André Carrillo.

- O SC Braga tem mais nove golos marcados do que o Sporting na presente edição da Primeira Liga. Com 63 tentos somados, os bracarenses apenas são superados pelos 70 do FC Porto e 71 do Benfica.

- Já em termos defensivos, o Sporting apresenta um registo mais positivo do que os adversários de sábado. Os leões são a terceira defesa menos batida, com 17 golos, atrás de Benfica (16) e FC Porto (14). O SC Braga está na quarta posição nesta tabela, com 24 golos encaixados.

- Jorge Jesus e Abel Ferreira voa encontrar-se, como treinadores, pela quarta vez, sempre com Jesus como técnico dos leões e Abel treinador dos minhotos.. Este jogo servirá de tira-teimas, uma vez que por agora o saldo regista um equilíbrio. Uma vitória para cada um e um empate.

- Um espaço para hat-trick de leões. O Estádio Municipal de Braga tem sido um lugar onde os pontas-de-lança do Sporting têm dado nas vistas. Que o digam Bas Dost, Ricky van Wolfswinkel e Maurício Pinnila. O primeiro destes três a sair de Braga com a bola de jogo foi o chileno Pinilla. Foi na temporada 2004/05 e o avançado sul-americano marcou os três golos da vitória leonina por 3-0. Em 2012/13, Wolfswinkel marcou por três vezes e os leões ganharam por 3-2. O mesmo resultado na temporada 2016/17 com Bas Dost a fazer o hat-trick.

- Marcelo Goiano é um dos futebolistas do plantel bracarense com mais jogos pelo SC Braga e caso jogue frente ao Sporting vai igualar com 126 partidas o antigo médio do clube Custódio, que curiosamente estreou-se, como profissional, com a camisola do Sporting.

- Pese embora as polémicas dos últimos dias entre SC Braga e Sporting a verdade é que os dois clubes têm-se entendido no que diz respeito à troca de jogadores. No sábado vão-se defrontar alguns jogadores que na temporada passada estavam no lado oposto da barricada. No SC Braga jogará Ricardo Esgaio que chegou ao Minho esta temporada depois de muitos anos no Sporting. E nos leões estarão André Pinto e Rodrigo Battaglia, ambos antigos jogadores do SC Braga.

- Gelson Martins é o jogador com mais ataques na Primeira Liga. O jogador do Sporting soma já 208 iniciativas atacantes. Atrás do internacional português dos leões está Brahimi com 199 ataques. O último lugar do pódio é do, também sportinguista, Rúben Ribeiro. O jogador que cumpriu a primeira metade da temporada no Rio Ave leva já 193 ataques.

- Mas Rúben Ribeiro não é só sinónimo de ataques. O virtuoso atacante do Sporting é o jogador que mais faltas sofreu na presente edição da Primeira Liga até ao momento. O camisola 7 dos leões já sofreu 98 faltas. Em segundo lugar nesta lista está Lucas Evangelista, do Estoril Praia, com 86 faltas sofrida. No último lugar do pódio encontramos Francisco Geraldes (Rio Ave), com 84 faltas sofridas.

- O Sporting leva 14 jogos consecutivos na condição de visitante sempre a sofrer golos. A última partida além Alvalade em que a equipa de Jorge Jesus não encaixou qualquer golo foi na vitória por 1-0 na deslocação ao terreno do Rio Ave a 27 de outubro de 2017. Daí para cá não mais os leões terminaram um partida fora de portas sem golos sofridos.

- Já o SC Braga leva seis vitórias consecutivas. Desde a derrota por 3-1 no Estádio do Dragão à passagem da 21.ª jornada, os minhotos só sabem o que é vencer. Isto significa a melhor fase da temporada.

Bancada.pt