News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 28/03

Started by Bruno3429, 28 de March de 2018, 07:19

Previous topic - Next topic

Bruno3429

António Salvador: "Equívoco ou trafulhice"
Joana Russo Belo

Novela parece não ter fim. Sporting pagou 707 mil euros, mas SAD arsenalista questiona o montante transferido. Caso denunciado à FPF.

Primeiro, António Salvador considerou a situação lastimável. Depois, ao final do dia, falou em equívoco ou trafulhice. Parece não ter fim a polémica entre SC Braga e Sporting, numa novela em torno do pagamento da segunda tranche de um milhão de euros por parte da SAD leonina à arsenalista, relativa à transferência de Battaglia para Alvalade.

À margem da apresentação do protocolo com a InvestBraga, pela manhã, António Salvador anunciou que o Sporting ainda não tinha pago, considerando que será uma questão de horas, o que aconteceu ao final do dia, com o anúncio do pagamento de 707 mil euros.

Em comunicado, a SAD arsenalista confirmou a transferência, questionando o montante e revelando que o caso foi denunciado à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Tal quantia só pode ser reveladora de uma de duas coisas: um equívoco ou uma trafulhice. Conhecendo, porém, a postura do Sporting em todo este processo, a conclusão a registar é que o seu responsável máximo ordenou mais uma manobra de diversão, denunciadora da chico-espertice de quem a pratica, pode ler-se no comunicado.

Importa esclarecer, diz a SAD bracarense, que o valor a transferir seria de 828.083,76 euros, compreendendo já a dedução do crédito detido pela LACO e cedido à Sporting SAD, a compensar na prestação (1 milhão de euros) que vencia a 15 de Fevereiro. Verifica-se que o Sporting se arrogou a descontar a quantia de 120.951,44 euros, o que inclui até a antecipação de saldos não vencidos do mecanismo de solidariedade relativos às transferências dos jogadores Pedro Santos e Rui Fonte, registando-se a curiosidade de esta parcela ser já posterior à terceira tranche relativa à transferência de Battaglia (1 milhão de euros), que o Sporting terá de liquidar a 20 de Junho.

SAD bracarense repudia a situação - por mais irónico e rebuscado que seja, um embuste nunca passará de um embuste - e diz ser má-fé de uma das partes antecipar a cobrança de um valor que só vence após uma parcela a que a Sporting, SAD está obrigada.

"FC Porto teve a grandeza de honrar os seus compromissos"

O presidente do SC Braga revelou, ainda, que o FC Porto também tinha compromissos com o clube, que venciam em Janeiro, e comparou a postura entre o clube azul e branco e o Sporting.
Há que esclarecer uma questão, todos os clubes têm dificuldades. Tive oportunidade, no fim de Fevereiro, de mandar uma mensagem por escrito ao presidente do Sporting, que, infelizmente, não me respondeu, dizendo que os clubes estavam disponíveis para encontrar um entendimento e solucionar este problema. Até hoje não obtivemos resposta, ao contrário de outros grandes clubes, em que houve diálogo e entendimento. E hoje, esse clube [FC Porto] é um clube cumpridor com o SC Braga, frisou António Salvador, acrescentando que o FC Porto sempre assumiu as dificuldades que tinha e quando chegou a hora do compromisso para o SC Braga, os clubes falaram, entenderam-se e ultrapassaram a situação. São formas de estar perante as responsabilidades diferentes, o FC Porto teve a grandeza de honrar os seus compromissos com terceiros, afirmou.

Salvador lembrou que há uma verdade indesmentível: o SC Braga tem uma conta corrente de 2,5 milhões de euros a receber do Sporting e o Sporting tem uma conta corrente de 69 mil euros a receber do SC Braga.
O dirigente destacou ainda que o SC Braga é o terceiro clube português que mais contribuiu para a pontuação dos clubes portugueses no ranking da UEFA nos últimos quatro anos: exemplo disso é que está a decorrer, em Roma, uma reunião da ECA - Associação Europeia de Clubes - e há três clubes com assento e votação: FC Porto, Benfica e SC Braga. Estamos de consciência tranquila pelo que temos ajudado Portugal a ter uma grande pontuação.

Salvador abordou ainda o duelo de sábado, com o Sporting, esperando um grande jogo de futebol, com duas grandes equipas e dois grandes treinadores, admitindo que, se ganharmos, estaremos mais próximos de um objectivo que nunca assumimos, as contas fazem-se no fim.
Peço aos adeptos que ponham de parte tudo isto e venham apoiar a nossa equipa do princípio ao fim, os nossos jogadores sentem e precisam de apoio.

Correio do Minho

Bruno3429

André Horta confirma mudança para Los Angeles
Médio deixa Portugal e vai para a MLS no final da época: cinco anos de contrato e transferência feita a troco de 5,8 milhões de euros

André Horta confirmou que vai ser reforço do Los Angeles FC, equipa que se estreou este ano na MLS, principal competição de futebol dos Estados Unidos.

Numa mensagem publicada nas redes sociais pouco depois de ter participado e marcado no Suíça-Portugal de sub-21, o jogador emprestado pelo Benfica ao Sp. Braga confirmou o novo desafio na carreira.

Recorde-se que o Maisfutebol já tinha dado conta da existência de um pré-acordo entre o clube da Luz e o emblema norte-americano, sendo que a transferência estava prevista para o final da época.

Ora, se o Sp. Braga decidir contar com o jovem médio até ao final da temporada, esse cenário mantém-se, pelo que só no final da primavera é que André Horta ruma aos Estados Unidos.

O jogador, de 21 anos, assinou um contrato válido por cinco temporadas e a SAD encarnada fechou o negócio a troco de 5,8 milhões de euros, confirmou o Maisfutebol.

Horta vai auferir um salário substancialmente superior ao que aufere em Portugal.

Maisfutebol

JotaCC

VIANA INICIA PLANO DE INVESTIMENTO
BRAGA Contratação do defesa marcou o arranque da aposta forte que será feita no plantel da próxima época

"Queremos manter os melhores jogadores no plantel e, para isso, temos de investir. Estamos dispostos a fazer esse investimento"
António Salvador Presidente do Braga


Os três milhões gastos na compra de Bruno Viana ao Olympiacos foram o maior investimento da história da SAD. Salvador garante que está disposto a segurar os melhores jogadores do atual plantel

Apesar de ainda faltarem sete jornadas para terminar o campeonato, a SAD do Braga já está a trabalhar no plantel da próxima época, tendo assegurado recentemente a contratação definitiva de Bruno Viana ao Olympiacos, num negócio de três milhões de euros que representou a maior contratação da história do clube. "Queremos manter os melhores jogadores e, para isso, temos de investir. Estamos dispostos a fazer esse investimento, sabendo que também temos em mãos o maior projeto de criação de infraestruturas de um clube em Portugal. Vamos gastar 30 milhões de euros na Cidade Desportiva, com o objetivo de assegurarmos um futuro sustentável e de sermos um clube ainda maior. Mas, para além disso, vamos continuar a investir na nossa equipa de futebol ", revelou ontem António Salvador, que preferiu não confirmar as notícias que anunciaram uma proposta ao Benfica com o objetivo de assegurar a contratação definitiva de outro dos emprestados do atual plantel, André Horta. "Por agora, não vou comentar essa possibilidade. Aliás, segundo ouvi dizer, ele já foi dado como certo no campeonato dos Estados Unidos. Por isso, no final da época direi alguma coisa sobre esse assunto", prosseguiu.
O presidente do Braga garantiu, no entanto, que não vai prescindir do internacional sub-21 português antes do final da temporada. "Mas ainda há dúvidas sobre isso? Vou dizer isto pela última vez: o André Horta vai cumprir o contrato com o Braga até ao final", rematou António Salvador.


Protocolo vale patrocínio a custo zero nas camisolas

Os jogadores vão começar a usar, na receção ao Sporting, o patrocínio do Forum Braga nas camisolas, sendo esta uma das novidades do protocolo celebrado entre o clube e a InvestBraga. "O Braga é, talvez, a marca mais internacional da cidade. Agradeço ao seu presidente por nos ter cedido o espaço nas camisolas de forma gratuita", afirmou Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga. Por outro lado, o protocolo permite ao Braga utilizar os auditórios do Forum Braga, bem como ter acesso a um stand modular nas feiras realizadas no local.


ECA SAD PRESENTE NA REUNIÃO DE ROMA

João Carvalho, administrador executivo da SAD, foi o representante do Braga na 20.ª assembleia geral da Associação Europeia de Clubes (ECA), que, entre outras questões, viu discutidos o plano de distribuição de receitas da UEFA para o ciclo 2018-2021, o formato e o acesso às provas europeias 2021-2024, o fair play financeiro e ainda assuntos relacionados com transferências de jogadores.


ADEPTOS LONGE DAS POLÉMICAS
Presidente do Braga pediu aos adeptos que "ponham de lado", no sábado, a troca de acusações entre os dois clubes
A atual polémica com o Sporting antecede o jogo de sábado entre as duas equipas, que, em caso de vitória do Braga, colocará a formação orientada por Abel Ferreira apenas a um ponto do terceiro lugar, ocupado precisamente pelos leões. "A partir de agora, cada jogo é uma final e, se ganharmos, ficaremos mais perto de um objetivo [terceiro lugar] que nunca assumimos. Acredito que será um grande espetáculo, entre duas grandes equipas e com dois grandes treinadores nos bancos. Para além disso, ainda teremos o nosso público a apoiar-nos", contou António Salvador, antes de ter sido convidado a comentar a influência que a atual troca de acusações entre os dois clubes poderá ter no comportamento dos adeptos. "Espero que ponham de parte tudo isso e se concentrem apenas no apoio aos nossos jogadores", rematou.


TERCEIROS NO RANKING DA UEFA

Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, o terceiro lugar no campeonato não vai dar, desta vez, acesso à Liga dos Campeões. Apesar disso, António Salvador recordou que a equipa de Abel Ferreira tem contribuído para o ranking da UEFA. "Estamos de consciência tranquila, porque fomos o terceiro clube que mais pontos trouxe para Portugal nos últimos anos, apenas atrás de FC Porto e Benfica. Se não houver medidas que tornem os projetos mais sustentados a curto/médio prazo, estou certo de que essa pontuação ainda poderá cair mais", afirmou.

O JOGO

JotaCC

Battaglia das contas continua
Polémica Braga e Sporting voltam a discutir regularização de dívidas na praça pública, precisamente na semana em que se vão defrontar

A luta por um lugar no pódio na Liga, o maior apelo desportivo do duelo Braga-Sporting, agendado para sábado (20.30 horas, Sport TV1), no Estádio Municipal de Braga, está a ter uma espécie de pontapé de saída financeiro, com as duas SAD a fazer contas de somar e de subtrair, a propósito do que cada uma deve à outra e vice-versa.

O terceiro dia do braço de ferro público entre Braga e Sporting voltou a ser movimentado. De manhã, António Salvador, presidente do Braga, aproveitando a divulgação de uma nova parceria (ver peça em baixo), disse que o Sporting ainda não tinha pago a segunda tranche relativa à transferência de Battaglia, tendo chamado o F. C. Porto à discussão, para adiantar que o clube portista "teve a grandeza de honrar os seus compromissos".
"São formas de estar pe- rante as responsabilidades diferentes. O F. C. Porto teve a grandeza de honrar os seus compromissos com terceiros", afirmou António Salvador, a propósito de contas com os dragões que venciam em janeiro último.
A meio da tarde, o Sporting fez saber publicamente ter pago ao Braga 707 mil euros de uma das tranches relativas à transferência de Battaglia. O montante referia-se alegadamente ao milhão em falta, aos quais foram abatidos 85 764 euros do mecanismo de solidariedade de Rui Fonte e Pedro Santos, 7460 euros de bilhetes em dívida de 2016/17 e 199 643 de uma dívida à empresa proprietária de 20% do passe do médio que o Sporting assumiu.
A resposta bracarense surgiu ao final da tarde, via comunicado. Os minhotos confirmaram a receção da transferência, mas questionam o montante, adiantando ter denunciado a situação à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Tal quantia só pode ser reveladora de uma de duas coisas: um equívoco ou uma trafulhice. Conhecendo, porém, a postura do Sporting em todo este processo, a conclusão a registar é que o seu responsável máximo ordenou mais uma manobra de diversão, denunciadora do chico-espertismo de quem a pratica", lê-se no comunicado do Braga.
O Sporting tem previsto fazer novos pagamentos da transferência de Battaglia em julho e dezembro, no valor de um milhão e 500 mil euros, respetivamente.
Já à noite, no Facebook, Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, disparou contra António Salvador, arrasando o homólogo braguista: "És um labrego trolha e aldrabão! Já não te consigo aturar! Vai mandar no G15 e aproveita e vai... Idiota aldrabão... Adoras ser o presidente do Benfica B... Agora faz mais um comunicado...", escreveu o líder sportinguista. A Battaglia das contas está para continuar.


Patrocínio grátis nas camisolas
BRAGA No jogo de sábado (20.30 horas, Sport TV1), em casa, com o Sporting, da 28.ª jornada da Liga, os bracarenses vão surgir com um novo patrocínio nas camisolas, destinado à divulgação do Fórum Braga, infraestrutura que vai nascer em maio, fruto da remodelação do antigo Parque de Exposições local.
O anúncio da parceria entre o Braga e a InvestBraga decorreu ontem, tendo António Salvador revelado que a divulgação será gratuita, até pela inexistência de propostas atraentes. "O valor que os pretendentes têm apresentado para esse patrocínio não é aquele que o Braga merece, aceitá-lo seria lesar o clube e, por isso, enquanto não o tivermos, estamos abertos a promover a nossa cidade e as suas instituições", realçou o líder do clube. Entretanto, os internacionais Vukcevic, Hassan, Xadas e André Horta apresentam-se ao serviço entre hoje e amanhã. Rosic, Ricardo Ferreira e Fransérgio (lesionados) e Jefferson, cedido pelos leões, não vão a jogo.

JN

JotaCC

JEFFERSON PAGA FATURA

GUERRA DAS CONTAS JÁ FAZ VÍTIMAS
SP. BRAGA PRETENDIA FICAR COM O LATERAL NO FINAL DA TEMPORADA
SPORTING REJEITA QUALQUER NEGÓCIO COM GUERREIROS


JOGADOR TEM CONTRATO COM OS LEÕES ATÉ 2020 E O SEU FUTURO PASSARÁ CERTAMENTE PELO ESTRANGEIRO

O 'azedar' das relações entre Sporting e Sp. Braga continua e o primeiro dano colateral é... Jefferson. O lateral-esquerdo brasileiro, emprestado pelos leões aos arsenalistas no âmbito da transferência que ditou a venda de Battaglia, vai voltar a Alvalade na próxima temporada para ser vendido... mas não ao Sp. Braga. De acordo com informações recolhidas por Record, a formação minhota estaria interessada na continuidade do defesa de 29 anos na próxima temporada – utilizado por Abel está época em 33 ocasiões –, mas as recentes polémicas entre os dois clubes [ver página seguinte] travaram qualquer tipo de entendimento entre Bruno de Carvalho e António Salvador. Por esta razão, Jefferson já terá sido informado de que não irá continuar em Braga, isto apesar de o jogador, sabe o nosso jornal, estar bastante satisfeito no Minho e, em caso de acordo entre os clubes, disponível para baixar as pretensões salariais para níveis ao alcance do emblema arsenalista. Para todos os efeitos, face à intransigência negocial de parte a parte, esta já não será uma possibilidade que Jefferson deverá levar em conta, uma vez que o seu futuro deverá passar pelo estrangeiro.
O histórico de negócios entre Sporting e Sp. Braga é longo, mas a mais recente 'guerra de contas' entre os dois clubes poderá ter colocado um ponto final nesta via de dois sentidos... pelo menos para já. Recorde-se que o lateral-esquerdo brasileiro não irá ser opção para Abel na receção ao Sporting do próximo sábado exatamente por estar em Braga por empréstimo da formação leonina. Com contrato válido até 2020 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, Jefferson tem o futuro completamente em aberto, mas já com uma porta fechada... pelo Sporting: a do Sp. Braga.

RECORD

JotaCC

BRAGA-SPORTING CHEGA À FPF
CONTAS Leões transferiram 707 mil euros por Battaglia, mas arsenalistas reclamam 828. "Trafulhice", dizem, acaba em queixa

"Tal quantia só pode ser reveladora de uma de duas coisas: um equívoco ou uma trafulhice" Reação do Braga em comunicado
"A conclusão é que o seu responsável máximo [Bruno de Carvalho] ordenou mais uma manobra de diversão, denunciadora da chicoespertice de quem a pratica" Idem
"Antecipar a cobrança de um valor que só vence após uma parcela a que a Sporting, SAD está obrigada é ilustrativo da má-fé com que uma das partes está neste processo" Idem


Sporting liquidou dívida onde incluiu segunda tranche das formações de Rui Fonte e Pedro Santos, bilhética em falta e dívida assumida à LACO, superior à inicial. Braga acusa SAD de "antecipação de saldos"
Ao início da tarde de ontem, fonte do Sporting confirmava a O JOGO a transferência de 707 mil euros para a SAD do Braga para liquidar o valor em falta referente à segunda tranche do negócio Battaglia, com deduções incluídas. Tudo acertado? Não. Minutos depois, em comunicado, no seu site oficial, os minhotos reclamavam que o valor a receber rondava os 828 mil euros, acusaram os leões – na figura do seu presidente – de "trafulhice", de praticarem uma "antecipação de saldos" e terminaram com uma certeza: o caso, que ganhou força na antecâmara do jogo entre os dois clubes, no próximo sábado, vai merecer por parte dos arsenalistas uma queixa à FPF.
Vamos por contas, começando pelo Sporting. Ao milhão de euros "base", os verdes e brancos deduziram 85.764,44 euros da segunda tranche dos mecanismos de solidariedade de Rui Fonte (81.971,05) e Pedro Santos (3.793,39), verba que vencia apenas no dia 30 de junho (ler quadro em anexo). Deduziram, também, 199.643,34 pela dívida assumida à LACO Investments Lda.: defendem-se que a cifra subiu – rondava os 182 mil euros – por, na altura da execução da mesma, a taxa de câmbio entre dólares e euros concluir o referido valor. Por último, 7.460 euros, número referente a bilhética em falta que foi cedida aos arsenalistas nas temporadas 2016/17 e 2017/18.
Tudo subtraído, a dívida ficaria nos tais 707.123,22 euros, mas... o Braga retrucou. No comunicado, avançou com o valor de 828.083,76 euros, concluído através de duas contas: do tal milhão subtraíram 181.983,74 euros da dívida à LACO (valor diferente do apresentado pelo Sporting) e somaram 10.067,5 euros, a diferença entre a bilhética devida aos leões e os estragos feitos pelos adeptos do Sporting nas épocas 2015/16 e 2016/17.
Aqui, a principal crítica vai para o facto de o Sporting ter antecipado a execução da segunda parcela das formações de Rui Fonte e Pedro Santos, quando antes do prazo para essa liquidação os leões têm de pagar nova tranche pelo argentino (1 M€, até 20 de junho). "Um embuste nunca passará de um embuste: antecipar a cobrança de um valor que só vence após uma parcela a que a Sporting, SAD está obrigada é ilustrativo da má-fé com que uma das partes está em todo este processo, envergonha a instituição e envergonha os seus competentes profissionais, que se limitaram a executar a contabilidade criativa do seu presidente", vincou o Braga no documento, garantindo já ter encaminhado para as "instâncias próprias" – FPF – uma denúncia pelas "práticas" do Sporting.


"Tudo isto é lastimável..."
ANTÓNIO SALVADOR Presidente do Braga visou duramente postura de Bruno de Carvalho e Nuno Saraiva

"Tive o cuidado de enviar, no fim de fevereiro, uma mensagem ao presidente do Sporting. Não me respondeu..." António Salvador Presidente do Braga

Líder do emblema arsenalista criticou a forma como o Sporting tem gerido este processo e comparou-a com a postura recente do FC Porto, que "teve a grandeza de honrar os seus compromissos"

Ontem de manhã, ainda antes de o Sporting pagar 707 mil euros pela segunda tranche relativa à transferência de Battaglia – valor insuficiente, segundo o Braga –, António Salvador criticou duramente a postura de Bruno de Carvalho e Nuno Saraiva ao longo dos últimos dias. "Lamento que o Sporting tenha vindo para a praça pública discutir uma situação que era só dos dois clubes. É lastimável tudo o que se tem passado. O Braga não quer, nem vai, entrar nisso. Mas há uma verdade indesmentível: no total, o Braga tem uma conta corrente de 2,5 milhões de euros a receber do Sporting e o Sporting tem uma conta corrente de 69 mil euros a receber do Braga. Os contratos estão feitos e não vale a pena enxovalharmo-nos na Imprensa,ou os diretores de comunicação escreverem publicações no Facebook. As pessoas que andam todos os dias atrás do Facebook é melhor inteirarem-se com as gentes do seu clube. E o Sporting até tem gente competentíssima. Se tivesse conferido a troca de correspondência entre os dois clubes, teria evitado chegar a este ponto", afirmou o presidente do Braga.
António Salvador disse ser importante perceber"que todos os clubes têm dificuldades"de tesouraria, mas revelou que o FC Porto também tinha compromissos com o Braga, que venciam em janeiro, mas que, ao contrário do Sporting, fez questão de entrar em contacto com a SAD arsenalista. "O FC Porto sempre assumiu as dificuldades que tinha e, quando chegou a hora de cumprir o compromisso que tinha connosco, os clubes falaram, entenderam-se e ultrapassaram a situação. São formas de estar diferentes perante as suas responsabilidades, o FC Porto teve a grandeza de honrar os seus compromissos com terceiros", explicou.

O JOGO

JotaCC

Troca de palavras deixa duelo de sábado em polvorosa
Polémica. Battaglia, diferendo de 121 mil euros, queixa na FPF e acusações. "Trafulhice", diz o Sp. Braga sobre Bruno de Carvalho, que visa Salvador: "Adoras ser presidente do benfica b"

Não podia estar mais quente o ambiente em torno do encontro do próximo sábado (20.30) com o quarto classificado Sp. Braga a receber o terceiro colocado Sporting, sabendo-se de antemão que os leões de Alvalade ficam quase afastados da luta pelo título que lhes foge há 16 anos se deixarem pontos na Pedreira. E se perderem seguram o último lugar do pódio por um ponto em relação ao Sp. Braga.
Agora o problema entre o clube de Alvalade e o emblema minhoto tem que ver com Battaglia, o primeiro grande negócio entre António Salvador e Bruno de Carvalho e que, para já, acabou (?) com uma queixa dos bracarenses.
Resumindo: os leões pagaram uma tranche de um milhão de euros no último verão e deviam ter liquidado a segunda tranche do mesmo valor até 15 de fevereiro. Dois dias depois Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, acusou o Sp. Braga de "ter plantado" notícias e explicou que os leões não procederam ao pagamento porque estavam em acerto de contas referentes aos mecanismos de solidariedade de Rui Fonte e Pedro Santos, dois jogadores formados em Alvalade e que trocaram, neste verão, o Sp. Braga, respetivamente, por Fulham e Columbus Crew.
O Sp. Braga pagou 69 mil euros na segunda-feira, ontem o Sporting fez as suas contas e liquidou 707 mil euros. Horas antes António Salvador garantira que não ia fazer queixa do Sporting à FIFA e lamentou que Bruno de Carvalho não lhe tivesse respondido a um sms em fevereiro, comparando a conduta do Sporting à do FC Porto. "Em janeiro venciam algumas situações e o FC Porto assumiu as dificuldades que tinha. E quando chegou a hora do compromisso para o Sp. Braga os clubes entenderam-se. São formas de estar perante as suas responsabilidades diferentes, o FC Porto teve a grandeza de honrar os seus compromissos", disse o líder bracarense.
Pois bem, ontem de tarde o Sporting pagou os tais 707 mil euros. Na resposta o Sp. Braga reforçou a sua indignação referindo que a quantia recebida "só pode ser reveladora de uma de duas coisas: um equívoco ou uma trafulhice (...) conhecendo, porém, a postura do Sporting em todo este processo, a conclusão a registar é que o seu responsável máximo ordenou mais uma manobra de diversão, denunciadora da chico-espertice de quem a pratica". Basicamente o Sp. Braga esperava receber, após o acerto de contas, 828 mil euros. Por isso, avançou com uma queixa junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que pode em caso (muito) extremo impedir o Sporting de disputar as provas europeias pois os clubes têm até final do mês de fazer prova de que não têm dívidas para com outros clubes. Rafa, William, G15 e... Benfica Desde 2003 que António Salvador preside ao Sporting de Braga e o Sporting tem sido o seu alvo, preferindo manter boas relações com Benfica e FC Porto.
A 11 de novembro de 2012, e após um longo despique verbal em que Salvador reclamava para o Sp. Braga o epíteto de terceiro grande, Godinho Lopes recebeu o seu homólogo bracarense no Museu Sporting, para mostrar a imponência do historial leonino.
Curiosamente, Bruno de Carvalho demorou a fazer um primeiro grande negócio com o Sp. Braga. Assumiu posse em 2013 mas até ao verão passado, em que contratou Battaglia, tinha apenas cedido Wilson Eduardo retendo 45% do passe do irmão de João Mário.
Ainda assim, quando Rafa foi vendido ao Benfica, Salvador fez saber um sms de última hora de Bruno de Carvalho no qual o líder leonino subia a parada pelo extremo. Em novembro depois do polémico 2-2 da primeira volta, Salvador disse que tinha visto no telemóvel de Jorge Mendes mensagens de Bruno de Carvalho a "rogar pela transferência deWilliam". Bruno de Carvalho lembrou "negócios a meias com Luís Filipe Vieira" tentando sempre colar o Sp. Braga ao Benfica.
Para Bruno de Carvalho, no G15 – grupo de todos os clubes da I Liga com exceção dos grandes – Salvador não passa de um "testade-ferro" de Luís Filipe Vieira. E ontem à noite não teve qualquer problema em poupá-lo: "És um labrego, trolha e aldrabão! Já não te consigo aturar! Vai mandar no G15 e aproveita e vai... Idiota, aldrabão... Adoras ser o presidente do benfica b. Agora faz mais um comunicado..."


"Vejo um Braga muito confiante, muito forte"

› Domingos Paciência, antigo treinador de Sporting e Sporting de Braga, considera que existe "um favoritismo normal" do clube de Alvalade para o encontro de sábado, mas deixa um aviso à equipa de Jorge Jesus: "Vejo um Sp. Braga muito confiante, muito forte, a fazer golos e a ganhar com diferenças grandes, a defrontar um Sporting que precisa de ganhar terreno e alcançar o segundo lugar, o Benfica." Domingos não duvida de que Abel Ferreira, técnico dos bracarenses, "pense chegar ao terceiro lugar". E prevê que "a equipa que estiver mais confiante, mostrar maior força psicológica e frescura física nesta altura do campeonato pode conseguir os seus objetivos, e o Sporting de Braga está com uma frescura física e uma motivação muito grande".

DN

JotaCC

Danos no estádio por comprovar

O Sporting não pagou, nem tenciona pagar, uma dívida adicional de 17.527,5 euros reclamada pelo Sp. Braga, por alegados danos causados por adeptos do Sporting no estádio dos minhotos, em 2015/16 e 2016/17. A fatura foi enviada para Alvalade e rejeitada. O Sp. Braga recorreu, então, ao Conselho de Disciplina da FPF, que entendeu que os minhotos nunca conseguiram fazer a demonstração de custos com o arranjo das cadeiras. O pedido de indemnização foi indeferido.


Ricardo Esgaio sem recompra

A transferência de Battaglia para o Sporting, além de ter incluído o empréstimo de Jefferson , também levou Ricardo Esgaio a trocar Alvalade pelo Minho. O jogador, de 24 anos, não demorou a impor-se na equipa orientada por Abel Ferreira, e já contabiliza 41 jogos oficiais.
O ala assinou um contrato válido por cinco temporadas e, neste caso específico, a SAD leonina não incluiu uma cláusula de recompra. Desta forma, se o Sp. Braga receber uma oferta para aquisição do atleta, os leões não terão a possibilidade de assegurar o seu regresso mediante o pagamento do mesmo montante. De qualquer forma, uma eventual venda do camisola 47 do Sp. Braga implicará sempre uma compensação financeira para o Sporting, que garantiu 20 por cento dos direitos económicos. A esta quantia será somada mais uma verba relativa ao mecanismo de solidariedade, pela formação.


Relações à beira da rutura

Sporting e Sp. Braga, oficialmente, não estão de relações cortadas, mas atravessam um momento em que as conversas institucionais estão muito abaladas. Num ambiente de autêntica 'guerra fria', os dois emblemas têm comunicado essencialmente através das redes sociais, uma situação que reflete os problemas existentes entre as respetivas direções. Dadas as divergências exibidas nas últimas semanas, as quais ficaram ainda mais acentuadas nas reuniões do G15, o mais provável é que o próximo passo seja a oficialização de um corte de relações institucionais. A troca de acusações em relação a dívidas na semana da visita dos leões ao Minho, só por si, veio carregar ainda mais um ambiente já tenso.

RECORD

JotaCC

"Manobra de diversão e uma chico-espertice"
Críticas a Bruno de Carvalho pelo Sporting ter falhado o valor do pagamento de Battaglia

ARSENALISTAS DENUNCIARAM A SITUAÇÃO AINDA NA TARDE DE ONTEM À FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

A manhã de ontem começou calma por Braga, com António Salvador a ser moderado nos comentários ao atraso do pagamento da segunda tranche de Battaglia por parte do Sporting. Mas, a meio da tarde, o presidente atirou-se a Bruno de Carvalho num comunicado bastante duro. "A SAD recebeu uma transferência do Sporting no valor de 707.132,22 euros. Tal quantia só pode ser reveladora de uma de duas coisas: um equívoco ou uma trafulhice. Conhecendo a postura do Sporting em todo este processo, a conclusão a registar é que o seu responsável máximo ordenou mais uma manobra de diversão, denunciadora da chico-espertice de quem a pratica. Por mais irónico e rebuscado que seja, um embuste nunca passará de um embuste. Isto é ilustrativo da má-fé com que uma das partes está em todo este processo, envergonha a instituição e envergonha os seus competentes profissionais, que se limitaram a executar a contabilidade criativa do seu presidente, que é incapaz de respeitar os seus compromissos", pode ler-se no comunicado. Os arsenalistas explicam, depois, a 'jogada' de Bruno de Carvalho: "O valor a transferir seria de 828.083,76 euros, compreendendo já a dedução do crédito detido pela LACO e cedido à Sporting SAD, a compensar na prestação (1 milhão de euros) que vencia a 15 de fevereiro de 2018. Verifica-se que o Sporting se arrogou a descontar a quantia de 120.951,44 euros, o que inclui até a antecipação de saldos não vencidos do mecanismo de solidariedade relativos às transferências dos jogadores Pedro Santos e Rui Fonte, registando-se a curiosidade desta parcela ser já posterior à terceira tranche relativa à transferência de Battaglia (1 milhão de euros), que o Sporting terá de liquidar a 20 de junho." De manhã, Salvador tinha comparado a atuação dos leões com a do FC Porto: "Em janeiro venciam algumas situações, o clube assumiu as dificuldades que tinha e quando chegou a hora de regularizar o compromisso, os clubes falaram e entenderam-se."


Patrocínio nas camisolas

Na manhã de ontem, António Salvador oficializou o patrocínio com o Fórum Braga, antigo Parque de Exposições da cidade, que será inaugurado em finais de abril. "Como é público, não tínhamos um 'mainsponsor' nas camisolas porque não tem sido reconhecido o valor que merecemos. Aceitar outros valores seria lesar o Sp. Braga. Enquanto isso não acontecer, estamos abertos a promover as instituições da nossa cidade, teremos sempre as portas abertas para elas", referiu o líder arsenalista.


Investimento justificado

A SAD arsenalista bateu todos os seus recordes ao acionar a cláusula de opção de Bruno Viana. Os 3 milhões de euros gastos no central foram explicados por António Salvador: "Queremos manter os melhores jogadores e para isso temos de investir e estamos dispostos a investir nos melhores para termos um futuro sustentável e sermos um clube maior em Portugal. Ao mesmo tempo, como sabem, o Sp. Braga tem um projeto de criação de infraestruturas maior do que qualquer outro clube em Portugal. Tem um projeto de investimentos de 30 milhões de euros na sua cidade desportiva. A primeira fase já está concluída, a segunda vai arrancar muito em breve."
Quem vai 'fugir' de Braga é André Horta: "No final do campeonato diremos o que temos a dizer. Ele vai cumprir o contrato connosco."


O 3º lugar não é objetivo assumido

É já dentro de três dias que os arsenalistas recebem o Sporting e, em caso de vitória, ficam apenas a um ponto do 3º lugar. Ao contrário do que costuma ser habitual, António Salvador parece querer retirar pressão dos seus jogadores. "Assumimos o compromisso de que cada jogo seria uma final. É o que vai acontecer contra o Sporting e nos jogos seguintes. Se ganharmos ficamos mais perto de um objetivo que nunca assumimos. Acredito que será um grande jogo, com duas grandes equipas, dois grandes treinadores e teremos um público a apoiar-nos", referiu o presidente.
O clima de crispação entre os dois clubes marcou a atualidade nestes últimos dias, mas o presidente acredita que nas bancadas estará tudo calmo: "Quero que os adeptos ponham tudo isso de parte e que apoiem a nossa equipa. Os jogadores precisam do apoio deles. Há dois anos um dos grandes jogos da época foi nesta Pedreira e com o Sporting. Esperamos ser mais felizes e vencer."
Apesar de não ser candidato assumido ao 3º lugar, Salvador comentou o facto de essa posição deixar de dar acesso à Champions: "O Sp. Braga tem dado o seu contributo ao longo dos últimos quatro anos para a pontuação da UEFA. É pena que o futebol português tenha vindo a decair."

RECORD

Bruno3429

À conta da polémica Braga-Sporting, Jefferson pode ter as voltas trocadas
CONTINUIDADE DO LATERAL NO MINHO É POUCO PROVÁVEL
Texto por Redação

A recente polémica entre Sporting e Braga, devido ao pagamento de transferência de Battaglia, continua a dar que falar e, segundo o jornal Record, Jefferson é a próxima 'vítima' desta 'novela'. O brasileiro, emprestado pelos clube de Alvalade aos arsenalistas, não vai continuar no Minho.

A probabilidade da continuidade do lateral no Minho era elevada, já que, segundo a mesma fonte, seria do interesse de todas as partes. No entanto, os recentes desaguisados e troca de palavras entre António Salvador e Bruno de Carvalho deitaram o negócio por terra e o brasileiro não deve continuar nos bracarenses.

Esta temporada, o jogador de 29 anos tem sido uma das peças fundamentais da equipa de Abel Ferreira e conta já com 3000 minutos, distribuídos por 33 jogos. Jefferson tem contrato com o Sporting até 2020, mas o seu futuro deve passar pelo estrangeiro, nomeadamente Rússia e Turquia, de forma a permitir um bom encaixe financeiro aos cofres leoninos.

Zerozero

Bruno3429

Seis Gverreiras renovam pelo SC Braga

O SC Braga informa que chegou a acordo com seis atletas da equipa de futebol feminino para a renovação do seu vínculo contratual. As Gverreiras Vanessa Marques, Ana Rita Oliveira, Francisca Cardoso, Laura Luís, Babi e Regina Pereira assinaram o compromisso de continuar a defender as cores do clube arsenalista.

Após oficializarem o prolongamento do seu contrato com o SC Braga, as atletas mostraram a sua satisfação em estender a sua ligação com a formação bracarense.

Vanessa Marques: "As condições que o clube dá foram determinantes para aceitar a renovação"

Um SC Braga que aposta forte no Futebol Feminino: "Sinto-me orgulhosa por continuar a representar o SC Braga. Este clube aposta forte nesta modalidade e vou continuar a trabalhar para corresponder às expetativas que o clube tem em mim".

Fatores determinantes para continuar no clube: "É um privilégio apostarem em mim e nas minhas colegas. O clube dá condições de excelência às atletas e depois a nossa massa associativa e o nosso presidente são fabulosos e foram determinantes para aceitar a renovação do contrato".

Objetivos para o futuro: "Quero conquistar títulos para o SC Braga, esse é o meu principal objetivo. A nível individual quero continuar a melhorar o meu jogo dia após dia".

Ana Rita Oliveira: "É um orgulho enorme poder continuar a representar este clube"

Fatores que contribuíram para a renovação do contrato: "Este foi o clube que apostou em mim e merece todo o meu respeito. Assinei por este clube para o ajudar a atingir os seus objetivos. É um orgulho enorme poder continuar  a representar o SC Braga".

Trabalho no SC Braga foi decisivo para a chegada à Equipa das Quinas: "Chegar à Seleção Nacional foi fruto do trabalho realizado no SC Braga. Vou continuar a trabalhar para corresponder às expetativas que o presidente e o clube têm em mim".

Francisca Cardoso: "Não tive dúvidas em assinar um novo contrato com o SC Braga"

Orgulho em servir o SC Braga: "Estou muito feliz por ter renovado com este clube que dá as melhores condições de Portugal às atletas e de poder continuar a vestir esta camisola".

Em busca de conquistar troféus: "O clube luta por objetivos que eu procuro, por isso não tive dúvidas em assinar um novo contrato com o SC Braga".

Esta renovação ficará marcada no seu percurso: "É um momento marcante na carreira de qualquer atleta assinar por um clube como o SC Braga. É um privilégio vestir esta camisola".

Regina: "Acredito que vou conquistar troféus com esta camisola"

Sentimento de continuar ao serviço do conjunto arsenalista: "É um orgulho continuar a representar o SC Braga. Este clube acolheu-me muito bem e dá-me todas as condições para continuar a fazer o que mais gosto que é jogar futebol".

Conquistar títulos é um dos fatores da renovação: "Estou num clube português de topo e estou feliz por ter esta oportunidade. Acredito que vou conquistar troféus com esta camisola".

Babi: "Quero continuar a mostrar o meu valor e honrar a camisola deste clube"

Vontade de continuar a ajudar o clube: "Estou muito feliz. O SC Braga é um grande clube e quero continuar a mostrar o meu valor e honrar a camisola deste clube".

Condições de excelência para crescer como atleta: "É um clube que aposta muito no futebol feminino e que oferece todas as condições para realizar o nosso trabalho. Quero muito continuar a ajudar este clube a alcançar os seus objetivos".

Laura: "Em Portugal não me vejo noutro clube"

Olhos postos em concretizar os objetivos do clube: "Estou muito feliz, tinha muita vontade de renovar com o SC Braga. Quero continuar a ajudar o clube a cumprir todos os seus objetivos".

Desejo de ser a melhor marcadora da Liga Allianz: "Sinto que agarrei a minha oportunidade e o clube compensou-me. Os objetivos do clube são sempre os mais importantes, mas claro que gostava de ser a melhor marcadora do campeonato esta temporada".

Rasgados elogios ao clube minhoto: "Sinto-me muito bem no SC Braga, o clube oferece-me todas as condições. Aqui em Portugal não me vejo noutro clube. Tenho o objetivo de conquistar títulos para este clube".

David Carmo totalista na estreia pelos Sub-20 de Portugal

David Carmo atuou os 90 minutos da derrota registada pelos Sub-20 de Portugal, esta terça-feira, diante da Inglaterra (2-0) – encontro de caráter particular realizado no Academy Stadium, centro de treinos do Manchester City. Uma estreia agridoce para o atleta bracarense, que completou assim o primeiro jogo ao serviço do referido escalão da Equipa das Quinas.

O conjunto luso nunca se conseguiu impor na partida e consentiu o domínio britânico pelos golos de Willock (15′), Davis (41′) e Suliman (66′), registando a segunda derrota no segundo e derradeiro embate do estágio de preparação.

Com viagem de regresso a Portugal agendada para esta quarta-feira, David Carmo irá agora juntar-se aos Sub-19 do SC Braga, que ultimam os preparativos para a receção do próximo sábado ao Sporting CP.

SCBraga

Bruno3429

Braga pagou ao Feirense duas tranches do valor relativo a Rafa Silva
MINHOTOS TÊM DE PAGAR 1,6 MILHÕES DE EUROS

Em janeiro, o Braga pagou ao Feirense as duas primeiras tranches dos 1,6 milhões de euros relativos à transferência de Rafa Silva para o Benfica.

O extremo de 24 anos transferiu-se dos minhotos para os encarnados na temporada passada, por 10 milhões de euros, sendo que os fogaceiros detinham 10% do valor de uma futura transferência. No verão passado, Rodrigo Nunes, presidente do Feirense, afirmou ao jornal A Bola que o clube ainda não tinha recebido os 1,6 milhões de euros a que tinha direito.

Os bracarenses vão pagar a terceira tranche do valor em dívida em outubro, tal como foi acordado entre as duas equipas.

Zerozero

Bruno3429

«ESTOU FOCADO NO BRAGA E QUERO VENCER O SPORTING»

André Horta ajudou a Seleção de Sub-21 a vencer a Suíça (4-2), e, no final do desafio, aceitou comentar vários temas que lhe marcam a carreira, que dizem respeito ao Benfica, clube a que pertence, e também ao SC Braga, ao qual está emprestado pelas águias. E um deles é a iminente transferência para os Los Angeles FC.

«Neste momento o que posso dizer é que sábado tenho um jogo muito importante, frente ao Sporting, que estou focado no Braga e vou voltar para me preparar para os jogos que faltam», contornou o médio, jogando mais ao ataque na hora de abordar o duelo com o leão:

«Estamos a quatro pontos e é como diz o mister: chegamos com seis vitórias seguidas, temos sido coerentes e queremos ganhar sempre. Este será um jogo de dificuldade acrescida, respeitamos muito o adversário, mas temos as nossas ambições e queremos ganhar».

«SPORTING SERÁ BEM RECEBIDO»

António Marques, administrador da SAD do SC Braga, acredita que a tensão institucional com o Sporting «não vai influenciar» o jogo do próximo sábado.

«A região e o clube acolhem sempre bem as pessoas que vêm a Braga e vai acolher bem o Sporting. Este ambiente terá a sua pacificação natural e esperamos que se possa resolver rapidamente», deseja o dirigente, citado pelo site da Renascença, confiante que os três pontos ficarão no Minho:

«O Braga tem dado espetáculo e tem jogado bem. Não nos devemos distrair do essencial. O Braga está mentalizado para vencer o Sporting.»

Quanto à troca de argumentos entre os presidentes dos dois clubes, considera António Marques que o tempo vai encarregar-se de dar razão a António Salvador.

«Depois de o presidente ter dito o que disse, com sensatez e responsabilidade, nenhum dirigente do Braga deve dizer mais alguma coisa. O tempo vai dizer que António Salvador teve responsabilidade, sensatez e a reserva necessária para o que o futebol não perca», sublinhou.

A Bola