News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 10/03

Started by Bruno3429, 10 de March de 2018, 07:50

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Moreirense foi a nova vítima do apetite goleador dos Guerreiros do Minho
Carlos Costinha Sousa

SC Braga conquistou a quinta vitória consecutiva sem sofrer golos e voltou a mostrar veia goleadora, vencendo por 3-0 na recepção ao Moreirense. Cinco jogos, 16 golos marcados e nenhum sofrido!

Sem espinhas, o Sporting Clube de Braga conquistou a sua quinta vitória consecutiva, ao derrotar o Moreirense por claros 3-0. Foi o quinto triunfo seguido, sem golos sofridos e marcando mais três, que elevou os números para 16 golos marcados nesses encontros. E com a vitória os bracarenses continuam a fazer pressão alta na luta pelo terceiro lugar da I Liga.
Numa primeira parte que teve praticamente sentido único, com o SC Braga a assumir as despesas do jogo, os Guerreiros do Minho mostraram pontaria afinada de mais e por três vezes conseguiram acertar nos ferros da baliza do Moreirense (Paulinho duas vezes e Ricardo Horta).

Os bracarenses entraram endiabrados na partida e conseguiram mesmo chegar ao golo ainda cedo, logo aos 16 minutos, num lance em que houve intervenção do videoárbitro: Um lançamento comprido, de cabeça, por parte de Bruno Viana apanhou Paulinho acampado no ataque, ainda a recuperar, mas Wilson Eduardo estava em linha com a defesa contrária e foi mais rápido a isolar-se na cara de Jhonatan, que bateu sem dificuldades fazendo o golo. O árbitro assistente anulou o lance, mas o VAR confirmou a validade do mesmo e os bracarenses festejaram aquele que seria o único tento da primeira parte.
Foram 45 minutos de domínio bracarense, perante um Moreirense muito fechado na defesa e com dificuldades em conseguir criar perigo no ataque.
No segundo tempo, o Moreirense entrou em campo decidido a contrariar o ascendente que o SC Braga tinha demonstrado no primeiro tempo, procurando anular a desvantagem que tinha no marcador, mas sem conseguir assustar muito os bracarenses que continuavam a demonstrar-se tranquilos.

E, para além de tranquilos, os bracarenses voltaram a demonstrar uma enorme eficácia, já que praticamente na primeira vez em que conseguiram chegar ao sector mais defensivo dos cónegos, o golo voltou a aparecer e novamente por intermédio de Wilson Eduardo. Aos 65 minutos, Paulinho sobe pela esquerda e faz um cruzamento à medida para a cabeça do seu companheiro de equipa que surgiu sozinho no centro da área do Moreirense e fez o segundo do jogo, bisando na partida.
E ainda se festejava nas bancadas do Estádio Municipal de Braga quando o terceiro golo dos Guerreiros do Minho apareceu. Desta vez foi Ricardo Horta que recebeu a excelente assistência de Paulinho (ele outra vez!) e na cara do guarda-redes Jhonatan rematou sem hipóteses para o fundo das redes, matando completamente o jogo, apesar de até ao final da partida o Moreirense nunca ter desistido de procurar o golo, mas sem conseguir mostrar eficácia.

Correio do Minho

Bruno3429

#1
SC Braga acelerou quando quis para morder os calcanhares ao Sporting
FERNANDO GAMITO

Wilson Eduardo foi a principal figura de um jogo em que se viu um SC Braga que parecia adivinhar o resultado final.

Foi um SC Braga que sempre demonstrou saber que iria vencer aquele que esta sexta-feira entrou em campo frente ao Moreirense, na abertura da 26.ª jornada da Primeira Liga. A verdade é que a equipa de Abel Ferreira nem sempre jogou bem, deixou o conjunto de Moreira de Cónegos fazer das bolas paradas uma arma de perigo para a baliza arsenalista, mas ainda assim os bracarenses conseguiram triunfar por três golos sem resposta. Quando o SC Braga colocou velocidade dentro das quatro linhas conseguiu vergar a frágil linha defensiva do Moreirense e o terceiro lugar do campeonato está bem visível na mira, com apenas um ponto a separar bracarenses e Sporting, ainda que à condição.

Não obstante o resultado final, o Moreirense apareceu na Pedreira com atrevimento no relvado, que se deveu, na maioria, à mobilidade ofensiva da turma de Petit. Sem homem de referência no ataque, fruto da ausência de Edno, foi Bilel quem surgiu mais avançado no terreno, com Arsénio e Zizo a cargo dos corredores. Tozé esteve incumbido da missão de fazer a ligação entre o meio-campo e o ataque. No entanto, também desde cedo o SC Braga mostrou saber que poderia triunfar sem dificuldade no encontro e na primeira vez em que acelerou enviou a bola ao poste da baliza de Jhonatan, com remate da autoria de Paulinho.

Aos 14 minutos chegou o primeiro golo da partida, por intermédio do homem do jogo, Wilson Eduardo, que no fim do jogo saiu ovacionado pelos adeptos e bem que o mereceu (mas, já lá vamos...). O golo surgiu de um alívio de bola de Bruno Viana no meio-campo bracarense, com a bola a cruzar todo o relvado e a ir ter com Wilson, que aproveitou a distração da defensiva do Moreirense com a posição irregular de Paulinho, e foi até à área rematar para a vantagem no marcador. O lance ainda suscitou algumas dúvidas, primeiramente anulado pela equipa de arbitragem, mas foi posteriormente avaliado e validado pelo vídeo-árbitro.

Depois do golo marcado, nova quebra do SC Braga no encontro. A qualidade de jogo dos arsenalistas baixou bastante com o passar dos minutos no primeiro tempo, primordialmente notado no capítulo do passe e do cruzamento, com vários lances perdidos devido a falhas nesses momentos. Com uns a baixar, outros elevaram-se nos minutos finais dos primeiros 45'. O Moreirense conseguiu terminar a primeira parte por cima, instalado no meio-campo do SC Braga, com vários lances de assinalar, principalmente a nível das bolas paradas, sempre a principal arma ofensiva da equipa de Moreira de Cónegos. Aos 45', Zizo falhou uma clara oportunidade de golo em frente a Matheus e na resposta Esgaio cabeceou a bola à barra da baliza de Jhonatan.

Na segunda parte, o Moreirense voltou a surgir bem na partida, aproveitando a lentidão e falta de dinâmica do meio-campo do SC Braga, com André Horta e Vukcevic pouco em jogo. Porém, em dois minutos tudo mudou e as contas do jogo fecharam por completo. O principal culpado foi Wilson Eduardo, que bisou aos 64 minutos. O lance surgiu com uma troca de papéis entre o extremo e Paulinho. O avançado foi à linha e cruzou para o cabeceamento de Wilson. Dois minutos depois, chegou o terceiro golo do SC Braga, por intermédio de Ricardo Horta. Na sequência de uma recuperação ainda no meio-campo do Moreirense, Paulinho conduziu a bola e assistiu Horta que não falhou em frente à baliza adversária. Era o Moreirense quem procurava a igualdade, mas foram a velocidade e a eficácia ofensiva do SC Braga - aliadas às falhas defensivas do conjunto de Petit - que ditaram o resultado final, que coloca o Sporting com a pressão de ter que vencer o GD Chaves na segunda-feira, caso contrário vê os bracarenses cada vez mais perto na tabela classificativa.

Abel Ferreira: "As mães deles podem estar muito orgulhosas"
REDAÇÃO BANCADA

Treinador atribui o quinto triunfo consecutivo ao sentido de "cooperação" da equipa

Abel Ferreira atribuiu a vitória do SC Braga ao sentido de cooperação evidenciado por toda a equipa. "Fomos um Braga focado, comprometido. A forma como treinamos é a forma como jogamos. Esta equipa tem um grande sentido de cooperação.", afirmou o treinador do clube da cidade dos arcebipos, frisando: "Esta equipa percebeu que para ser competitiva e poder andar a competir com todas as equipas com esta intensidade, é preciso que isto aconteça primeiro nos treinos. Eles precisam de cooperar internamente. As mães deles podem estar muito orgulhosas. Eles cooperam internamente, são grandes homens."

O treinador bracarense destacou a qualidade do jogo posicional da equipa que dirige. "Temos um ataque posicional muito forte e uma equipa equilibrada em todos os sectores." E sublinhou a importância de Matheus. "Este tipo de equipas quando vêm jogar a nossa casa, geralmente, jogam com bloco médio, o que não foi o caso de hoje. O Moreirense foi uma equipa atrevida, uma equipa que nunca virou a cara à luta e temos de valorizar aquilo que o nosso adversário fez aqui. 1-0 não é um resultado confortável, que nos deixa seguros. Para mim os jogos nunca estão controlados e o Matheus sabe. É uma das funções dele. Os nossos primeiros defesas são os avançados e o nosso primeiro avançado é o guarda-redes".

Bancada.pt

Bruno3429

Ferrari gverreiro chega-se ao pódio

Continua a todo gás o Ferrari de Abel Ferreira e do SC Braga. Os Gverreiros do Minho receberam e venceram o Moreirense FC por contundentes 3-0 e ficam – à condição – a um ponto do pódio. Quinto triunfo consecutivo que resulta num somatório de 18 golos marcados e apenas um sofrido nos últimos cinco encontros da Liga NOS.

Olhando para este jogo como se de uma corrida de Fórmula 1 se tratasse, poder-se-á dizer que o Ferrari do SC Braga soube – com um carro indiscutivelmente mais potente – colocar os pneus de chuva e gerir, com qualidade e inteligência, os vários momentos de mais um circuito exigente. O McLaren do Moreirense FC até saiu bem da grelha de partida mas, já depois de Paulinho ter ameaçado dar vantagem ao monolugar bracarense com uma bola ao ferro, Wilson Eduardo acabaria mesmo por consumar a ultrapassagem à 15.ª de 90 voltas. Daí até à paragem para as boxes, destaque para as bolas ao ferro enviadas por Ricardo Horta e Esgaio.

Reabastecido o Ferrari, foi com grande inteligência e mestria que o SC Braga soube manter-se na frente da corrida e... verdadeiramente deslocar para a vencer. O Moreirense FC até ameaçou aproximar-se mas, com duas valentes acelerações, o monolugar bracarense descolou definitivamente até à meta. Dois momentos de pura magia e coletividade, finalizados com a frieza habitual de Wilson Eduardo e Ricardo Horta – quarto jogo consecutivo a marcar.

Contas feitas, mais três pontos para o piloto Abel Ferreira e, mais importante que isso, para uma equipa que continua a cumprir o seu maior propósito: valorizar o espetáculo. E o pódio ali ao lado...

Abel Ferreira: "Os jogadores estão de parabéns"

Abel Ferreira, após a vitória frente ao Moreirense FC, mostrou-se naturalmente feliz com o resultado do encontro e com a prestação da sua equipa na partida. O técnico dos Gverreiros do Minho elogiou, ainda, a atitude dos seus pupilos, afirmando que perceberam que a competitividade em todos os momentos é essencial para conquistar os três pontos semana após semana.

Análise da partida: "Acima de tudo o importante era sermos dinâmicos porque sabíamos que o nosso adversário nos ia pressionar. Marcámos um golo, tivemos mais uma ao poste, uma bola na trave. Esta equipa joga simples. Jogámos em equipa e fomos equilibrados em todos os momentos e prova disso é que temos marcado em todos os jogos".

Momento de forma: "Foi um SC Braga consciente da responsabilidade que temos, comprometido e a mim dá-me um gosto tremendo treinar estes atletas porque durante a semana treinam como se estivessem em jogo, com intensidade e rigor. É uma equipa que está contente, mas não está satisfeita. Uma equipa que quer todos os dias melhorar. Os meus jogadores estão de parabéns, pela cooperação que têm e no final os resultados dos jogos têm aparecido".

Uma formação em que o primeiro avançado é o guarda-redes: "Este tipo de equipas quando vêm jogar a nossa casa, geralmente, jogam com bloco médio, o que não foi o caso de hoje. O Moreirense FC foi uma equipa atrevida, que nunca virou a cara à luta e temos de valorizar aquilo que o nosso adversário fez aqui. Para mim os jogos nunca estão controlados e o Matheus sabe disso. É uma das funções dele. Os nossos primeiros defesas são os avançados e o nosso primeiro avançado é o guarda-redes".

Contente com a prestação dos seus atletas: "Esta equipa percebeu que para ser competitiva e poder andar a competir com todas as equipas tem de ter esta intensidade, é preciso que isto aconteça primeiro nos treinos. As mães deles podem estar muito orgulhosas. Eles cooperam internamente, são grandes homens".

SCBraga

Bruno3429

Dinis: "Queremos dar continuidade ao bom momento"

'Embalado' por duas vitórias consecutivas, o SC Braga B desloca-se, este sábado, à Ilha da Madeira para defrontar o CD Nacional. A qualidade do adversário e o respetivo poderio ofensivo não assustam... muito menos retiram o foco do principal objetivo: trazer os três pontos. Quem o garante é Dinis Almeida que, no lançamento da partida, vincou a confiança e ambição que os Gverreiros transportam na bagagem.

Expetativas elevadas: "As expetativas são sempre altas, como para qualquer outro jogo. É mais uma final para ganhar e para conseguirmos escalar alguns lugares na tabela. Vamos defrontar um dos mais sérios candidatos à subida, num terreno sempre complicado, mas estamos focados em fazer bem as nossas tarefas e em trazer os três pontos para Braga".

A possibilidade de igualar o melhor registo da temporada (3 vitórias consecutivas): "Entramos para cada jogo com o objetivo de vencer, independentemente daquilo que está para trás. Mas é verdade que queremos dar seguimento ao bom momento e é com esse intuito que entraremos neste jogo".

Um defesa... preparado para poderio ofensivo do adversário: "O nosso desafio em cada jogo é marcar o máximo de golos possível e fazer tudo para não sofrer. Sabemos que se não sofrermos estaremos sempre mais perto de ganhar, mas temos sempre a baliza do adversário no horizonte. Sabemos que vamos defrontar o melhor ataque mas não temos medo de ninguém".

Ibrahima: "O grupo está ainda melhor agora"

Na ressaca de um empate algo amargo frente ao FC Porto, os Sub-19 do SC Braga concentram as energias na visita deste sábado ao vizinho Vitória SC. A reedição do dérbi minhoto é agora a contar para a quarta jornada da Fase de Apuramento de Campeão e Ibrahima, médio guineense que vive a primeira aventura em Portugal, assegura que os bracarenses partem confiantes, em bom momento de forma e pretendem aliar à soma dos três pontos um registo que ainda não conhece qualquer golo sofrido na fase final...

Mais fortes do que no primeiro embate: "A equipa encara este jogo com confiança. Vencemos em casa do Vitória SC na primeira volta e sentimos que o grupo está ainda melhor agora. Vai ser um jogo duro, mas estamos preparados para isso. Na última jornada empatámos e queremos voltar a conquistar os três pontos já neste desafio".

Zero golos sofridos na Fase Final: "É a prova de muito trabalho. Na primeira fase sofremos bastantes golos, mas estamos a trabalhar muito bem defensivamente nesta fase final e acredito que é possível sair novamente deste encontro sem qualquer golo sofrido".

Uma aventura 'feliz': "A minha aventura no SC Braga ainda está a começar. Estou a atravessar um bom momento e resta-me continuar a trabalhar. Sinto-me muito bem no clube, as pessoas têm sido fantásticas comigo, desde os meus colegas até ao treinador, que é uma pessoa muito especial para mim. Estou feliz e a dar tudo dentro de campo para que a equipa possa ser feliz também".

Eduardo Ribeiro convocado para a Ronda de Elite do Euro Sub-17

Eduardo Ribeiro está entre os eleitos de Rui Bento para a Ronda de Elite do Apuramento para o Campeonato da Europa 2018, onde os Sub-17 de Portugal vão defrontar a Eslováquia, a Finlândia e a Suíça, entre os dias 12 a 18 de março, na ilha da Madeira. Depois do estágio de preparação realizado na Cidade do Futebol, o atleta bracarense recebeu o voto de confiança do selecionador e integra a lista definitiva para a referida competição, divulgada esta sexta-feira.

Eduardo Ribeiro somou a primeira internacionalização em junho de 2016, ao serviço dos Sub-15 de Portugal, e já contabiliza um total de 17 jogos oficiais e quatro golos – todos esta época – pela Equipa das Quinas.

Tão regular quanto as chamadas à Seleção Nacional tem sido o seu desempenho interno. Na presente temporada, o avançado falhou apenas um dos 24 jogos dos Sub-17 do SC Braga, figurando, ainda, como o melhor marcador da formação liderada por Rui Santos, com nove disparos certeiros.

Este sábado, segue no embarque para a Madeira com a restante comitiva lusa, que vai tentar o primeiro lugar do grupo de modo a garantir a vaga na fase final do Europeu de Inglaterra 2018.

Calendário de jogos:

12-03-2018 – 16h00 / Portugal-Eslováquia / Estádio Centro Desp. Madeira – Ribeira Brava

15-03-2018 – 16h00 / Portugal-Suíça / Estádio dos Barreiros – Funchal

18-03-2018 – 16h00 / Finlândia-Portugal / Estádio dos Barreiros – Funchal

Três Gverreiras nas Sub-19 de Portugal

Bárbara Marques, Cristiana Vieira e Inês Queiroga foram convocadas por José Paisana para estagiar com a Seleção Nacional Sub-19, entre os dia 12 e 15 de março, na Cidade de Futebol.

A Equipa das Quinas vai realizar um total de cinco treinos e um jogo treino com a equipa masculina de Sub-15 do SC Linda-a-Velha ao longo desta da concentração.

O principal destaque recai para Cristiana Vieira, atleta da equipa B feminina, que se estreia na lista de convocadas para esta seleção.

SCBraga

Bruno3429

REFORÇO DE INVERNO JÁ ERA DA CASA
Wilson Eduardo tem demonstrado grande eficácia

Wilson Eduardo só começou a jogar no último jogo da 1ª volta, devido a lesão, mas com o bis de ontem já soma cinco golos no campeonato. Eficácia de alto rendimento que praticamente lhe confere o estatuto de reforço de inverno.

"Estive muito tempo parado, mas com estas oportunidades que o treinador me está a dar, estou a ganhar cada vez mais ritmo e procuro corresponder com golos", comentou o avançado, reconhecendo que o golo madrugador da sua autoria desbloqueou o jogo de ontem: "O segredo desta equipa é o equilíbrio. Seja a defender, como a aproveitar as ocasiões de finalização que os jogos propiciam, se bem que, ao contrário do que aconteceu noutros jogos, marcar cedo tornou tudo mais simples. Depois controlámos e marcámos mais dois de rajada que sentenciaram o jogo".

Autor: Pedro Malacó

Record

Bruno3429

DOIS GOLOS DE WILSON ABRILHANTARAM TRIUNFO
Guerreiros já veem pódio
Texto por Jorge Ferreira Fernandes

A Pedreira está transformada numa autêntica fortaleza. A jogar na condição de visitado, o Braga bateu o Moreirense por 3x0, assegurando a aproximação mais efetiva ao terceiro lugar, ocupado pelo Sporting, que está a apenas um ponto de distância. Wilson Eduardo, com dois golos, voltou a estar em destaque.

Diante de um Moreirense que foi sempre um osso bem duro de roer, o Braga entrou mais forte, chegando ao primeiro golo por intermédio de Wilson Eduardo, que aproveitou uma saída atrasada do último homem cónego para fazer o primeiro - o auxiliar anulou, o VAR validou o golo. Apesar da boa réplica cónega, não culminada com grandes oportunidades no primeiro tempo, o Braga ainda atirou ao poste em duas ocasiões. Ricardo Horta e Esgaio, ambos de cabeça, não conseguiram fazer o golo da tranquilidade. Intervalo.

No segundo tempo, a turma visitante prosseguiu a boa prestação, mas com oportunidades reais de golo. Zizo e Tozé ainda tentaram, mas, em apenas dois minutos, a equipa de Abel matou a partida. Através de um cabeceamento, Wilson respondeu da melhor forma a um cruzamento de Paulinho, que, ainda teve tempo para mais um passe para golo, marcado por Ricardo Horta. Ficava tudo resolvido.

Até ao final, o Moreirense não desistiu de procurar o golo de honra, mas a definição ficou sempre aquém. Com o triunfo, os arsenalistas ficam, ainda que à condição, a apenas a um ponto do Sporting, terceiro classificado da Liga NOS. O Moreirense pode voltar a zona de descida...

Zerozero

Bruno3429

Sp. Braga-Moreirense, 3-0 (crónica)
Pedreira que atiça o leão
Bruno José Ferreira

O Sp. Braga passou pelos pingos da chuva na intempérie e prosseguiu a sua senda triunfal, abrindo a 26ª jornada do campeonato com um triunfo (3-0) sobre o Moreirense. Tudo sai bem a este Sp. Braga, que nem precisa de acelerar muito para triturar. A equipa de Abel Ferreira esbanja confiança e a Pedreira atiça o leão, que, à condição, tem apenas um ponto de vantagem.

Vitória tranquila e sem contestação de uns Guerreiros que entram em campo descomplexados e a jogar de forma alegre, não precisando de imprimir um ritmo elevado para dominar as operações. Os números comprovam-no: quinto triunfo consecutivo, baliza a zeros nesses cinco jogos e dezasseis golos marcados.

No dérbi minhoto com o Moreirense o marcador parou nos três golos, mas até podia ter sido mais expressivo, uma vez que os ferros da baliza de Jhonatan abanaram em três (!!!) ocasiões. Em relação à goleada no Estoril o técnico bracarense mudou apenas uma unidade na sua equipa, fazendo Rosic ocupar o lugar do castigado Raúl Silva no eixo da defesa. Já Petit apostou na mesma estratégia que quase deu frutos em Alvalade, musculando a defesa e dando mobilidade ao ataque.

Wilson entre o festival e tiro ao ferro

Numa excelente momento de forma, a equipa da casa precisou apenas de seis minutos para abanar com o ferro. Paulinho desviou o cruzamento de Ricardo Horta da esquerda com um desvio subtil, atirando a primeira bola ao poste.

Com um quarto de hora jogado Wilson Eduardo adiantou os bracarenses no marcador. Remate na passada com o pé esquerdo, a aproveitar a autoestada da defensiva do Moreirense na esperança que o acampamento de Paulinho no ataque desse fora de jogo. O árbitro assistente ainda assinalou posição irregular, mas o VAR confirmou o quinto remate certeiro de Wilson Eduardo esta época.

Circulação lenta e paciente de bola dos arsenalistas, tranquilos para a reta final do campeonato, a jogar com confiança de sobra perante um Moreirense que até prometeu ser audaz logo ao segundo minuto com um remate perigoso, mas os Cónegos foram traídos pelo momento de forma feliz do Sp. Braga.

Ricardo Horta continuou a escrever a história do jogo e antes de marcar o seu golo atirou ao poste. Cabeçada quase sem ângulo, em cima da baliza a corresponder a um cruzamento de Esgaio. A primeira metade não terminou sem nova cabeçada, desta vez à trave, sendo Paulinho o autor do cabeceamento.

Mais Wilson e Horta a trabalhar o resultado

De forma ténue, o Moreirense tentou reverter a situação no início da segunda parte. O resultado estava aberto, apesar dos calafrios. Algumas iniciativas de Bilel e de Zizo, suportados por Tozé, eram o máximo que a equipa de Petit conseguia fazer, mas sem consistência para abalar a estrutura da equipa da casa.

Polivalente, Wilson tratou de evitar quaisquer dúvidas que pudessem subsistir e, à ponta de lança, apareceu no coração da área a cabecear sem deixar que o esforço de Paulinho fosse feito em vão. Grande arrancada do avançado pela esquerda a culminar no cruzamento triunfal.

Apenas um minuto depois Ricardo Horta, que anda de pé quente, fez o terceiro e selou o triunfo arsenalista. O Sporting está apenas a um ponto, ainda que tenha menos um jogo. A Pedreira atiça o leão com uma série imparável. Depois de regressar aos triunfos na última jornada, o Moreirense expõe-se ao desenrolar desta ronda sabendo que pode cair para último.

Sp. Braga-Moreirense, 3-0 (destaques)
Bis de Wilson no meio do labor de Paulinho
Bruno José Ferreira
    
FIGURA: Wilson Eduardo

Bisou na partida e carimbou o quinto triunfo consecutivo do Sp. Braga. Teve a aceleração que faltava num jogo disputado a um ritmo baixo. Numa altura em que a intensidade escasseava o atacante fez da sua velocidade a diferença. Arrancada plena de confiança e alheia ao posicionamento do colega a definir o encontro. Mais um jogo em que a sua polivalência em campo ajudou o Sp. Braga a ser multifacetado, baralhando assim o adversário. Cabeçada pujante no segundo golo da sua conta pessoal, o sexto da temporada.

MENÇÃO HONROSA: Paulinho

Noite desinspirada mas transpirada no ataque. Atirou duas bolas aos ferros num jogo em que a sorte nada quis com ele. Bom jogo do atacante do Sp. Braga, com muita luta entre os centrais adversários. Arrancada espetacular para servir Wilson Eduardo no segundo golo e passe também para o terceiro dos bracarenses. Não marcou, mas fez duas assistências.

MOMENTO: golo de Wilson Eduardo (16m)

A bandeira ainda se levantou, mas o VAR confirmou a vantagem do Sp. Braga. Jogada confusa, Paulinho ainda recuperava, a defesa do Moreirense foi apanhada em contrapé e a velocidade de Wilson Eduardo fez o resto. Remate na passada do atacante, de pé esquerdo, a bater o desprevenido Jhonatan. O guarda-redes ainda toca no esférico e fica a sensação de que podia ter feito mais. Golo a abrir caminho ao triunfo.

OUTROS DESTAQUES

Esgaio


Cruzou para o cabeceamento ao poste Ricardo Horta e foi sempre incisivo. Mais uma exibição constante e sem abrandar do lateral que tem jogado no meio campo. Forma física imparável do camisola 47 da equipa de Abel Ferreira.

Aberhoun

Prestação sem mácula do defesa marroquino de 28 anos do Moreirense. Jogou a primeira metade ao lado de André Micael e a segunda com Hichem, sendo o pilar da defesa do Moreirense. Fez cortes importantíssimos. Uns furos acima dos colegas.

Matheus

A noite não foi propriamente de muito trabalho, mas ainda assim manteve a baliza invicta. Quinto jogo sem sofrer golos, baliza inviolável há 466 minutos por parte do guardião brasileiro. Teve a intervenção mais complicada logo aos dois minutos.

Ricardo Horta

É o espelho da felicidade com o Sp. Braga entra em campo. Audaz, marcou pelo quarto jogo consecutivo e antes de marcar até atirou ao ferro. Jogo desinibido no lado esquerdo do meio campo.

Abel: «Não vamos vencer sempre, mas vamos jogar sempre para ganhar»
Sp. Braga-Moreirense, 3-0 (reportagem)
Bruno José Ferreira
    
Declarações de Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, depois do triunfo (3-0) sobre o Moreirense:

«Isto é, nada mais nada menos, do que fruto de muito trabalho. Chego aqui cedo, saio daqui tarde, passo muito menos tempo com a minha família do que quando era jogador. Temos de estar focados com a exigência deste clube. É fruto de um trabalho diário de rigor, superação, disciplina e muita determinação. Posso confidenciar um dos temas da conversa que tive com os jogadores: no final das derrotas, já tivemos algumas duras, disse-lhes que só há um caminho, que é aprender com as derrotas, levantar e seguir em frente porque o próximo jogo começa do zero; a seguir a uma vitória robusta foi isso que eu lhes disse, que este jogo começava do zero».

[Adaptação de Lukic que ainda não jogou] «Disse na antevisão que veio equilibrar o eixo central, sabe que é difícil entrar na equipa, porque os jogadores que jogam têm correspondido. No próximo jogo vou ter uma dor de cabeça daquelas boas. Está a adaptar-se à cidade, ao futebol português e ao clube. Acho que está a ganhar tempo».

[Foco foi fundamental para matar o jogo no melhor momento do Moreirense?] «Não jogamos sozinhos, tenho dito isto. Respeitamos muito os adversários. Ao intervalo disse que o jogo estava longe de estar ganho e, se por qualquer motivo sofrêssemos algum golo tínhamos de continuar com o nosso foco naquilo que controlamos. Não vamos vencer sempre, mas vamos jogar sempre para ganhar».

Maisfutebol

JotaCC

PASSEIO RUMO AO PÓDIO EM NOITE DE RECORDE
O Braga marcou três golos e ainda enviou mais três bolas aos postes na sua quinta vitória consecutiva – e ainda sem sofrer golos. Moreirense foi atrevido e... ineficaz

O Braga voltou a vencer sem sofrer golos pelo quinto jogo consecutivo e tem agora o Sporting (joga em Chaves) a apenas um ponto. Moreirense não merecia derrota tão pesada


Cinco jogos, cinco vitórias, 16 golos marcados e zero sofridos. Nas últimas semanas, este Braga de Abel Ferreira tem-se mostrado imparável e, ontem, ultrapassou mais um adversário, o Moreirense, com relativa facilidade. Não foi uma exibição esmagadora – longe disso –, mas foi a suficiente para obter um resultado dilatado. E esse aspeto até é um dos melhores elogios que se pode fazer ao momento dos arsenalistas: nesta fase da época, a equipa de Abel nem sequer precisa de sufocar constantemente os adversários ou de ter sempre o controlo das partidas para ir ganhando. As últimas vitórias, tal como a de ontem, têmsido qua ses empre conseguidas através de uma rápida reação à perda de bola e ainda de uma anormal capacidade para colocar muitos jogadores no processo ofensivo – que está cada vez mais bem assimilado pelos jogadores.

No meio da história que há para contar do jogo de ontem, houve também o registo para mais um recorde, isto porque o Braga nunca tinha conseguido somar cinco triunfos consecutivos sem sofrer golos. Mas, mais importante do que isso, pelo menos no imediato, foi a aproximação feita ao Sporting, que está agora à distância de apenas um ponto, ainda que com menos um jogo disputado, o de Chaves, na próxima segunda-feira.
Ontem, o Braga ganhou, é certo, até por um resultado confortável, mas o jogo não foi uma linha reta. Houve curvas pelo caminho, desenhadas pelo atrevimento ofensivo do Moreirense – que esteve muito ineficaz no momento da decisão – e ainda pelos postes da baliza de Jhonatan, que travaram três remates durante a primeira parte. A estatística mostra uma maior preponderância ofensiva da formação de Petit (19 remates contra 13, e 15 cantos contra apenas quatro), mas mostra também que a qualidade individual faz sempre uma grande diferença. E o Braga voltou a revelar que tem muitos jogadores de qualidade.

MOMENTO
64'

2-0 WILSON BISA PARA O FIM DA HISTÓRIA. O Braga ganhava pela vantagem mínima e estava longe de ter o jogo controlado, até porque o Moreirense conseguia, naquele período, chegar com relativa facilidade à baliza de Matheus. No entanto, num contra-ataque, a bola chega até Paulinho, que cruza para Wilson Eduardo acabar, de cabeça, com a incerteza no resultado.


A Figura
Simples e certeiro a abrir caminho

Wilson Eduardo: 8
Foi o autor dos dois primeiros golos da sua equipa e garantiu a conquista dos três pontos em disputa. Objetivo e eficaz, o atacante aproveitou as duas oportunidades de que dispôs para alvejar a baliza dos cónegos e deixar a sua marca em dose dupla, conseguindo o primeiro bis da época na I Liga. O sucesso do atacante na receção ao Moreirense permitiu-lhe aumentar para cinco o número de tentos no campeonato, prova em que cumpriu ontem o nono jogo, o oitavo como titular.


Abel Ferreira"As mães podem orgulhar-se"

"Esta equipa está contente mas não satisfeita. Tenho grandes homens, que se respeitam"

Dinamismo dos "grandes homens" que tem no plantel foi a chave, disse o treinador do Braga
Um Braga que não se desequilibra é capaz de tudo e Abel Ferreira teve essa perceção na vitória sobre o Moreirense. "Fomos muito dinâmicos, porque sabíamos que o Moreirense iria pressionar na nossa fase de construção. Temos um ataque posicional muito forte. Somos uma equipa muito equilibrada e por isso temos feito golos em todos os jogos. O outro segredo desta equipa é manter a baliza a zero: a vontade de chegar à baliza contrária tem de ser a dobrar quando é para defender a nossa", referiu o treinador do Braga, deixando um recado especial às progenitoras dos jogadores, numa noite em que as entradas eram grátis para as mulheres ."As mães dos jogadores podem estar orgulhosas: tenho grandes homens, que se respeitam e cooperam", assinalou. Sem mencionar o terceiro lugar, o treinador deixou ainda a garantia de que a equipa bracarense "está contente mas não satisfeita". A terminar, felicitou Matheus por ter desencadeado o segundo golo. "Fez uma assistência. O nosso primeiro avançado é o nosso guarda-redes", atirou.


EXTREMO WILSON EDUARDO AGRADECEU APOSTA DE ABEL

Autor de dois golos, Wilson Eduardo reconheceu estar a atravessar a melhor fase da época. "Estive muito tempo parado no início da temporada e, graças à aposta do treinador, readquiri ritmo", comentou o ala bracarense, sublinhando a manifestação de "força" da equipa. "Com muito equilíbrio, conseguimos uma excelente vitória. Estamos numa sequência boa e será para manter", referiu.


NUMERO EGÍPCIO HASSAN CENTENÁRIO PELO BRAGA

O jogo com o Moreirense assinalou o 100.º encontro de Hassan com a camisola do Braga. O avançado cumpre a terceira época ao serviço dos arsenalistas, tendo-se estreado contra o Boavista, ficando associado a uma vitória por 4-0. Recentemente ficou a saber que entrou na convocatória do selecionador Héctor Cúper para o particular entre o Egito e Portugal, agendado para 23 de março.


PUBLICO ADEPTOS NÃO ADERIRAM AO BOM MOMENTO

Apesar do excelente momento do Braga, que ontem garantiu a quinta vitória consecutiva e se aproximou do terceiro lugar, ocupado pelo Sporting, o Municipal registou a pior afluência da época. A receção ao Moreirense teve apenas 5237 pessoas nas bancadas, batendo o anterior recorde negativo do jogo com o Tondela (6050), realizado a 26 de fevereiro. O mau tempo também não ajudou.

O JOGO

JotaCC

Wilson aproxima Sp. Braga do Sporting

A quinta vitória consecutiva do Sp. Braga no campeonato tem o condão de complicar (ainda mais) a vida ao Moreirense e de aproximar a equipa de Abel Ferreira do Sporting, que, pelo menos até segunda-feira, está a um ponto de distância. Para o 3-0 registado ontem na Pedreira, muito contribuiu Wilson Eduardo.
Foi um encontro praticamente de sentido único. O Sp. Braga a comandar, a construir, a criar e a marcar. No primeiro tempo, só houve um golo — de Wilson (15'), após recurso ao videoárbitro —, mas poderiam ter sido mais três. Todos para o mesmo lado, não fossem os ferros da baliza de Jhonatan terem travado as intenções bracarenses.
No segundo tempo, quando o Moreirense procurava reagir (primeiro com a entrada de Bruno Ramires, aos 52'), os anfitriões mataram o jogo. Paulinho, avançado versátil, cruzou para o "bis" de Wilson Eduardo, aos 64', e não passaram sequer dois minutos até a bola voltar a entrar na baliza vimaranense: nova assistência de Paulinho, desta vez para conclusão de Ricardo Horta.
Petit arriscou, então, com Dramé e, nos últimos 10 minutos, o Moreirense ainda ameaçou o golo num par de ocasiões, mas terá de fazer bem mais do que isso se quiser sobreviver na Liga.

PUBLICO

Bruno3429

ABEL A UMA VITÓRIA DE IGUALAR LEONARDO JARDIM

O técnico do SC Braga, Abel Ferreira, ao somou a 26.ª vitória no campeonato e ficou, assim, a um triunfo de igualar Leonardo Jardim.

A vitória em casa por 3-0 diante do Moreirense deixa, ainda, o técnico minho a três triunfos do melhor registo de sempre, alcançado por Paulo Fonseca na época 2015/2016.

A Bola