News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 08/03

Started by Bruno3429, 08 de March de 2018, 08:43

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Câmara Municipal de Braga quer contrapartida do clube por não cedência de espaço no pavilhão
Carlos Costinha Sousa

SC Braga e autarquia procuram chegar a acordo para que a segunda fase do projecto da Cidade Desportiva possa avançar. Ricardo Rio pede contrapartidas ao clube. António Salvador diz que clube avisou sempre que espaço no pavilhão não era possível.

O acordo é possível, mas terá que haver abertura das duas partes para que a situação possa ser resolvida. A Câmara Municipal de Braga está a pedir contrapartidas ao Sporting Clube de Braga para que as obras da segunda fase da Cidade Desportiva do clube possam ser adjudicadas e possam avançar. Em causa está o facto do clube não estar disponível para ceder ao município um espaço de 800 m2 no pavilhão que vai nascer da requalificação das piscinas olímpicas, que seria destinado para a prática de ginástica para a população em geral, para colectividades que a CM Braga designasse, como referiu Ricardo Rio, admitindo que não vai existir essa cedência, pelo que avisa que terá que haver outro tipo de compensação lembrando ainda que há várias situações que podem ser equacionadas [soluções], é o que estamos a discutir, mas o Braga terá que aceitar alguma contrapartida. Se não o fizer, naturalmente o processo ficará mais difícil. É isso que estamos a limar e estamos todos mobilizados para tentar encontrar uma solução.

O consenso parece ser comum a todas as partes de que é necessário encontrar uma solução para esta questão que deixe quer o clube, quer a autarquia satisfeitos com a situação. Pode parecer difícil, dadas as diferenças existentes entre as actuais pretensões das duas partes, mas reina, entre todos, a confiança de que o objectivo principal - de avançar com o projecto - será alcançado.

Por seu lado, no final da reunião ontem realizada, António Salvador admitiu que o clube e o município têm estado em sintonia para que este projecto seja uma realidade. Mas de facto há questões de pormenor que penso que depois desta discussão saudável serão ultrapassadas.

O presidente arsenalista aborda a questão das contrapartidas pedidas pelo município, mas lembra que o SC Braga sempre avisou que não estaria disponível para ter esse espaço aberto ao público, naquele que é o espaço do SC Braga, dos seus sócios e das suas modalidades e que nem sequer é possível colocar esse espaço no projecto que queremos criar, afirmando, no entanto, que acredita ser uma questão para ser ultrapassada em breve, para as obras da segunda fase da Cidade Desportiva poderem avançar.

Correio do Minho

JotaCC

Câmara e clube em pré-rutura
BRAGA Ricardo Rio, presidente da Câmara, disse, ontem, numa reunião com o Sporting Clube de Braga, que "não investe nem mais um cêntimo no estádio". E pediu ao clube que decida se quer, ou não, ficar com a piscina inacabada para a transformar em pavilhão.
Várias fontes garantiram ao JN que o presidente do clube, António Salvador, colocou a hipótese de prescindir da piscina e fazer um pavilhão de raiz. E pediu que a Autarquia comparticipe nas obras que quer fazer para melhorar o estádio.
Rio respondeu que se o clube não quiser a piscina a Câmara avança para a transformação do atual esqueleto de betão em pavilhão municipal. Sobre o estádio, o autarca lembrou que do Município saem ainda 7,5 milhões por ano para o pagar e que custou 150 milhões. Na ocasião, Salvador contrapôs que o Braga pode vir a pensar na construção do seu próprio estádio.
O diferendo prende-se com o facto de Ricardo Rio querer a cedência de um espaço para ginástica no pavilhão, exigência que o clube não aceita.

JN

JotaCC

IMPASSE NA CIDADE DES PORTIVA
António Salvador reuniu-se com o presidente da Câmara para tentar resolver imbróglio sobre a utilização do futuro pavilhão...

"Há questões de pormenor, mas que são relevantes para o Braga..."
António Salvador Presidente do Braga "Se não houver contrapartidas, ficará mais difícil resolver este problema"
Ricardo Rio Presidente da Câmara Municipal de Braga


A Câmara Municipal exige que o clube ofereça uma contrapartida à cidade pela não cedência de um espaço de 800 metros quadrados no futuro pavilhão. Salvador fala em "pormenores relevantes"

António Salvador e Ricardo Rio (presidente da Câmara de Braga) reuniram-se ontem, no Estádio Municipal, para tentar desbloquear o imbróglio que tem impedido o arranque das obras para a segunda fase do projeto da Cidade Desportiva, inicialmente previsto para dezembro, ainda que do encontro tenha saído apenas uma intenção de entendimento a... "curto prazo". Em causa está a recusa do Braga em ceder um espaço de 800 metros quadrados no futuro pavilhão para a "prática de ginástica" da população, que, segundo o presidente da autarquia, tinha ficado "previsto" no contrato inicial que foi assinado entre as duas partes.
No final do encontro de ontem, Ricardo Rio reforçou a ideia de que o Braga terá de oferecer uma contrapartida à cidade pela não cedência do espaço. "Se isso não acontecer, o processo ficará bem mais difícil...", prosseguiu. "O que gerou este impasse foram as reservas do Braga a esta cedência, tal como estava deliberado nos órgãos municipais. Agora temos de encontrar uma solução para ultrapassar este problema, sendo certo que o Braga terá de dar alguma contrapartida à cidade", explicou o presidente da Câmara, que recordou a existência de "uma cláusula prevista no contrato assinado para a cedência de 800 metros quadrados para a prática de ginástica, destinada à população em geral", e que "não vai acontecer no projeto agora elaborado pelo Braga".
Numa reunião em que também estiveram presentes o executivo camarário e vereação da oposição, assim como elementos da Assembleia Municipal e órgãos sociais do clube, António Salvador explicou a posição do clube, que, segundo ele, foi sempre a mesma. "É um facto que o município quer essas contrapartidas, como também é um facto que, desde a primeira hora, o clube disse que não estaria na disposição de ter o local aberto ao público, até porque esse é um espaço do Braga, dos seus sócios e das suas modalidades. Aliás, tendo em consideração o programa de utilização previsto para o pavilhão nem sequer será possível abri-lo ao público. Debatemos essas questões nesta reunião e penso que, em poucos dias, esse assunto estará ultrapassado e estaremos prontos a avançar com a segunda fase do projeto. Acredito que vamos arrancar com as obras, o mais tardar, dentro de um mês", afirmou. Sendo assim, António Salvador disse ser "preciso acertar algumas questões" com a câmara. "Temos estado em sintonia, mas há questões de pormenor, relevantes para o Braga, que, depois desta discussão.


Do pavilhão ao miniestádio...

A segunda fase da Cidade Desportiva prevê a construção do Pavilhão Multiusos (capacidade para 1250 lugares), o qual contempla área administrativa, museu do clube, área residencial com 60 quartos duplos, refeitório, área de lazer e espaço de apoio às equipas profissionais (balneários, ginásio, hidroterapia com piscina...). Esta fase completa-se com a construção do miniestádio com uma bancada coberta com capacidade para 2800 lugares.


INVESTIMENTO
11
Depois de um investimento de nove milhões de euros na concretização da primeira fase, esta segunda etapa da Cidade Desportiva obrigará o Braga a gastar mais 11 milhões de euros


RELVADO FORMAÇÃO TREINA A TODO O GÁS

A primeira fase do projeto, que já se encontra a funcionar, contempla um edifício que alberga toda a formação do Braga, cinco campos relvados para futebol de onze – três naturais e dois sintéticos –, um campo de futebol de sete e ainda um campo de futebol de praia. Dois dos campos têm recebido, desde o início da época, jogos oficiais dos mais variados escalões.



Maquetes Projeto cheio de estilo

Pavilhão, espaço de hidroterapia com piscina ou o museu do clube (nas fotos) são alguns dos espaços que estão previstos na segunda fase da Cidade Desportiva.


SALVADOR ANUNCIA NOVA FASE
Presidente do Braga revelou a intenção de avançar para uma terceira fase do projeto da Cidade Desportiva

Depois de concluída a primei rafa seda Cidade Desportiva, e enquanto não arrancam a sobras da segunda, António Salvador revelou ontem a intenção de expandir o projeto inicial. Apesar de não ter revelado pormenores sobre o assunto, o presidente do Braga anunciou uma "terceira fase", que será comunicado em breve aos sócios através de uma assembleia geral. "Uma grande parte do projeto da Cidade Desportiva já é uma realidade, mas quero dizer que ainda haverá uma terceira fase. Neste momento, não quero dizerem que consiste essa nova fase, uma vez que terei de a revelar em primeira mão aos sócios em assembleia geral", afirmou Salvador. Esta terceira fase não está, no entanto, associada à recente compra de terrenos contíguos à atual Cidade Desportiva para a construção de mais campos relvados.


DATA DA CONCLUSÃO PROTELADA

As obras da segunda fase deviam ter arrancado em dezembro, estando previsto terminarem, segundo as projeções iniciais, nos primeiros meses do próximo ano. Com este atraso, a data inicial para a conclusão das obras está definitivamente comprometida, ainda que o objetivo maior, a concretização da totalidade do projeto a tempo da celebração do centenário, a 19 de janeiro de 2021, continue a ser concretizável. Recorde-se que para assinalar esse aniversário está ainda projetada a construção da Praça Centenário, que será da responsabilidade do arquiteto Souto Moura.

O JOGO

JotaCC

Empresário de Viana na SAD
Minhotos querem fechar a contratação do defesa-central o mais rapidamente possível

Jorge Machado, empresário de Bruno Viana, esteve reunido com António Salvador para acertar os pormenores do negócio da compra definitiva do defesa-central ao Olympiacos

Tal como O JOGO anunciou na semana passada, a SAD do Braga manifestou interesse em avançar para a contratação definitiva de Bruno Viana, estando na disposição de pagar os três milhões de euros estipulados na opção de compra que contratualizou com o Olympiacos no início da época. Nesse sentido, Jorge Machado, empresário do jogador, já esteve reunido com António Salvador, em Braga, com o objetivo de acelerar o processo e tratar das questões contratuais do jogador, com quem os arsenalistas pretendem assinar um contrato de longa duração. Apesar de o "Diário de Notícias" ter noticiado recentemente o interesse do FC Porto no central – também já foi associado à Lázio pela Imprensa italiana –, o Braga pretende ficar com o jogador na próxima temporada, apostando na vertente desportiva antes de tentar tirar dividendos financeiros com uma possível transferência a médio/longo prazo. Sendo assim, só uma proposta muito boa, acima dos oito milhões de euros, seria capaz de retirar Bruno Viana do plantel do Braga já na próxima época, isto se houver entendimento entre todas as partes no que diz respeito à assinatura do próximo contrato. Para já, jogador e clube estão em sintonia, pelo que o acordo de cedência definitiva deverá chegar em breve.
Aos 23 anos, Bruno Viana cumpre a segunda época na Europa, depois de na primeira ter realizado 23 jogos ao serviço do Olympiacos.


JOGOS
27
A cumprir a primeira época em Braga, Bruno Viana já somou 27 jogos, todos a titular, tendo ainda apontado quatro golos, naquele que já é o seu melhor registo de carreira


Desafio alargado para amanhã

No final da goleada (6-0) imposta ao Estoril, Abel Ferreira confidenciou que tinha lançado um desafio à equipa antes dessa partida: não sofrer golos. O objetivo foi concretizado e o Braga cumpriu o quarto jogo consecutivo com a baliza de Matheus a zero. Agora, o treinador arsenalista alargou esse desafio para a receção de amanhã ao Moreirense, que, caso se concretize com uma vitória, será um feito único na história do clube. É que o Braga, na sua já longa história, nunca ganhou cinco jogos consecutivos sem sofrer golos.

O JOGO

JotaCC

REUNIÃO TERMINA SEM FUMO BRANCO
SAD e autarquia negoceiam cedência de um espaço desportivo para a população

ANTÓNIO SALVADOR NÃO ADMITE QUE O PÚBLICO PARTILHE O MESMO ESPAÇO DOS SEUS ATLETAS E SÓCIOS

As obras da segunda fase da Cidade Desportiva do Sp. Braga devem arrancar dentro de um mês, mas o acordo entre SAD e a Câmara Municipal ainda não está totalmente fechado. "Havia uma cláusula prevista no contrato assinado para a cedência de 800 metros quadrados para a prática de ginástica, destinada à população em geral, mas que não está no projeto elaborado pelo Sp. Braga. Assim sendo, terá de haver outro tipo de compensação. O Sp. Braga tem de aceitar uma contrapartida porque foram as suas reservas para essa cedência, como estava deliberado nos órgãos municipais, que criaram este impasse", explicou o autarca Ricardo Rio no final de uma reunião entre o executivo e os arsenalistas.
Do lado do Sp. Braga, sempre ao seu estilo, António Salvador mostrou-se intransigente na defesa do que acha melhor para o emblema que lidera. "É um facto que o município quer um espaço mas o Sp. Braga sempre disse, desde a primeira hora, que não estava disponível para ter um espaço aberto ao público dentro das nossas instalações. A Câmara foi informada desde a primeira hora que não seria possível partilhar o espaço das nossas modalidades, dos nossos atletas e dos nossos sócios com o publico", referiu, finalizando com outra ideia. "Da parte do Sp. Braga não há relações tensas, há total sintonia. Para mim foi uma surpresa ter lido que havia relações tensas, foi um mal-entendido por parte do município ou da comunicação social. Houve uma sessão de esclarecimento e agora vamos tentar ultrapassar estes assuntos o mais rápido possível", esclareceu, contente pelo executivo ter elogiado o projeto.


Hassan rival de Portugal

Ahmed Hassan foi convocado por Héctor Cúper para o duplo compromisso que a seleção do Egipto vai realizar no final deste mês, um deles contra Portugal. No dia 23, a equipa das quinas vai medir forças em solo suíço contra a congénere africana num embate de caráter particular de preparação para o Mundial. A 27, o Egito defronta a Grécia.

RECORD

Bruno3429

SC Braga x Moreirense FC: convocados

O SC Braga treinou esta quinta-feira pela última vez antes da receção ao Moreirense FC, agendada para esta sexta-feira, a partir das 20h30. O treinador Abel Ferreira, que não pode contar com o castigado Raul Silva, viu-se também privado de Marafona, que sofreu uma fratura de malar.

Nota, porém, para as chamadas de Lukic e Trincão, que se juntam aos jogadores já presentes na anterior convocatória e integram uma lista que contempla 20 nomes: Matheus, D. Figueiras, Rosic, Jefferson, Sequeira, Wilson, Hassan, Xadas, Danilo, Tiago Sá, André Horta, Paulinho, R. Horta, Fábio M., Vukcevic, Bruno Viana, Lukic, R. Esgaio, Trincão e M. Goiano.

"Queremos fazer a nossa história"

O SC Braga tem, esta sexta-feira, mais um importante capítulo da versão 2017/2018 diante do Moreirense FC. No lançamento da partida – e num momento em que os Gverreiros do Minho se encontram mais perto do pódio – o técnico Abel Ferreira assegurou um grupo focado em ultrapassar um adversário motivado e... em construir a própria história.

Criado um cenário de dificuldade: "Já tivemos a oportunidade de jogar contra equipa do Petit e sabemos das dificuldades que tivemos. Fizemos a análise ao adversário e vimos o grande desempenho que tiveram em casa de um grande. Por isso, está criado um cenário de grande dificuldade. Perante uma equipa que chega motivada pelo resultado do último jogo. Que tal como nós quer pontos. Teremos que entrar focados nas nossas funções e acima de tudo temos que lutar pela vitória do primeiro ao ultimo segundo. Jogar nos limites e igualar os índices físicos e motivacionais do nosso adversário".

Exigência: "Olhamos para dentro. Queremos a cada dia, a cada treino e a cada jogo ser melhores. O que eu e a minha equipa temos que fazer é perceber o que já fizemos e o que nos trouxe até aqui. Mais do que comparar com os outros, queremos fazer a nossa história e ser melhores. Como tenho vindo a dizer, queremos valorizar o espetáculo, o clube e os jogadores. Somos exigentes uns com os outros e lutamos todos pelo mesmo".

Objetivo terceiro lugar?: "Esse cenário está criado desde o primeiro dia. O nosso objetivo é claro desde o primeiro dia e não vamos alterá-lo porque estamos mais longe ou mais perto. O objetivo foi criado no primeiro dia e não foi de cariz pontual. Mas sim de valorizar o espetáculo, a nossa equipa e os jogadores".

Sector Sub-18 e Atletas extensível à Nascente

Com efeitos imediatos para a receção ao Moreirense FC, mas extensíveis a todos os jogos a disputar pelo SC Braga no Estádio Municipal, informa-se que o sector destinado aos Sócios Sub-18 e aos Atletas do SC Braga passa a ser extensível à Bancada Nascente, nomeadamente ao sector A1.

Assim, alargam-se os lugares disponíveis para os sócios menores de idade e para os atletas do clube, que passam a poder concentrar-se nas duas bancadas do estádio. Recorde-se que o SC Braga definiu, no início da temporada, que os sectores B5 e B6 da Poente seriam destinados aos Sub-18 e aos Atletas, passando estes adeptos a poder, a partir de agora, ocupar também o sector A1 da Nascente.

SC Braga triunfa no seu reduto frente ao Illiabum Clube

O SC Braga venceu, esta quarta-feira, o Illiabum Clube por 66-41, em jogo correspondente à 20ª jornada do V Campeonato Nacional 1ª Divisão. A formação liderada por João Chaves exibiu-se a grande nível e conquistou uma importante vitória.

Gabriel e João Malheiro foram as principais figuras do encontro, somando em conjunto 23 pontos.

Após esta conquista, o conjunto arsenalista sobe ao segundo lugar na tabela classificativa.

Os Gverreiros do Minho voltam a jogar no próximo dia 10 de março frente ao Basquete de Barcelos, pelas 21h30, no Pavilhão de Lamaçães.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Abel junta Lukic e Trincão à convocatória
Raúl Silva cumpre castigo e Marafona voltou a lesionar-se
Bruno José Ferreira

Os nomes de Lukic e de Trincão sãs as novidades da convocatória elaborada por Abel Ferreira para a receção do Sp. Braga ao Moreirense, agendada para as 20h30 desta sexta-feira. Tanto o defesa croata, reforço de inverno, como o jovem Trincão, da equipa B, não somam qualquer minuto na equipa principal arsenalista.

Em sentido inverso, Raúl Silva não integra os convocados por se encontrar castigado depois de ter visto a quinta cartolina amarela no Estoril, cumprindo, por isso, um jogo de suspensão. Abel continua a não poder contar com os lesionados Ricardo Ferreira, Fransérgio, João Carlos Teixeira e Dyego Sousa, a quem se juntou Marafona. O guarda-redes voltou a lesionar-se desta feita no maxilar.

Lista de 20 convocados do Sp. Braga

Guarda-redes: Matheus e Tiago Sá;

Defesas: Diogo Figueiras, Rosic, Jefferson, Sequeira, Lukic, Bruno Viana e Goiano;

Médios: Xadas, Danilo, André Horta, Ricardo Horta, Fábio Martins, Vukcevic, Trincão e Esgaio;

Avançados: Wilson Eduardo, Hassan e Paulinho;

Abel: «Se ninguém sair, fechava já estes jogadores para o ano»
Treinador do Sp. Braga dá o aval à compra de Bruno Viana e espera dificuldades na receção ao Moreirense
Bruno José Ferreira

A aproximação do terceiro lugar não faz Abel Ferreira mudar o discurso quanto aos objetivos do Sp. Braga. O técnico projetou esta quinta-feira o jogo com o Moreirense, referindo que a ambição dos minhotos não se vai alterar com o oscilar da pontuação. «Os nossos objetivos estão claros desde o primeiro dia, não vamos alterar por estar mais longe ou mais próximo», disse, apontando como chave do sucesso o facto da equipa se manter focada naquilo que consegue controlar.

Numa época em que o Sp. Braga tem batido recordes, e pode ainda bater mais, o treinador relativiza os números e diz que quer «a cada dia, a cada jogo e a cada treino» melhorar. Fazendo desde já a ponte para a próxima época, Abel Ferreira diz que ficava com eles plantel. «Se ninguém sair, fechava já estes jogadores aqui para o ano e não precisava de mais. Mesmo os que têm jogado menos», atirou.

Neste leque de jogadores entra o defesa central Bruno Viana, que se encontra em Braga por empréstimo do Olympiacos. Questionado sobre a intenção de acionar a cláusula de compra por parte do emblema bracarense, Abel deu o seu aval. «Vejo com bons olhos e não me importo que essa cláusula seja acionada. É com jogadores destes que podemos fazer o que ainda não foi feito», defendeu.

Em relação ao embate com o Moreirense, o treinador aponta o jogo feito em Alvalade pelos Cónegos para demonstrar as dificuldades esperadas. «Já jogámos contra uma equipa treinada pelo Petit esta época, sabemos as dificuldades que tivemos. Vimos o grande desempenho que tiveram em casa de um grande. Está criado um cenário de grande dificuldade, chegam a este jogo motivados pelo último resultado. Temos de entrar focados nas nossas funções e ir à procura da vitória do primeiro ao último segundo», sublinhou.

O jogo entre o Sp. Braga e o Moreirense, que abre a jornada 26 do campeonato, está agendado para as 20h30 desta sexta-feira no Estádio Municipal de Braga.

Maisfutebol

Bruno3429

Comunicado do SC Braga

Na sequência de informações e de documentos difundidos através da Comunicação Social e das redes sociais respeitantes à 2ª fase da Cidade Desportiva, o SC Braga entende serem relevantes os seguintes esclarecimentos:

– O SC Braga é alheio à difusão de qualquer informação relativa à 2ª fase da Cidade Desportiva, estranhando que tais documentos, internos à atividade do Município de Braga, possam sair da sua esfera;
– O SC Braga informa que o documento aprovado e assinado pelo Executivo Municipal foi elaborado sem o conhecimento do clube, que confrontado perante o mesmo refutou a possibilidade de enquadrar um espaço de 800 m2 dentro da 2ª fase da Cidade Desportiva para usufruto do Município, assim como outras condições impostas pela Autarquia;
– Aliás, os responsáveis do SC Braga insistiram ao longo dos últimos dois anos para que fosse obtida uma plataforma de entendimento que permitisse a concretização da obra;
– Conhecedora destes factos, a Câmara Municipal de Braga manteve tais condições no contrato a assinar entre as partes, e do qual o SC Braga apenas teve conhecimento na véspera da data aprazada para a escritura, tendo o clube informado a autarquia da recusa da assinatura de tal contrato;
– Neste quadro, não pode o SC Braga aceitar a acusação de incumprimento;
– O SC Braga saúda o quadro de abertura e de diálogo que resultou da Sessão de Esclarecimento ocorrida esta quarta-feira, dia 7 de março, realizada a pedido do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio;
– O SC Braga reitera que mantém com a Câmara Municipal de Braga um relacionamento cordial e respeitoso, compreendendo também que cada instituição defenda os seus interesses sem que tal obste à concretização do bem comum, neste caso a execução de uma obra reconhecida em Diário da República como sendo de Público Interesse Nacional;
– Nesse âmbito, o SC Braga aguarda que o desfecho de tais conversações prossiga no quadro institucional com vista a um entendimento que permita a assinatura da escritura, lamentando que a discussão se faça, de forma inquinada, em fóruns públicos;
– O SC Braga não se inibe de, no espaço e no tempo próprios, prestar todas as informações e esclarecimentos aos seus associados.

A Direção do SC Braga.

SCBraga

Bruno3429

«Terceiro lugar? Os nossos objetivos são claros desde o primeiro dia»
Pedro Lobão

Em busca da quinta vitória consecutiva, os guerreiros recebem esta sexta-feira o Moreirense, em duelo que abre a jornada 26 do Campeonato.

Um triunfo sobre os cónegos coloca os arsenalistas a somente um ponto do Sporting, mas Abel Ferreira preferiu relativizar.

«Terceiro lugar? Esse cenário está criado desde o primeiro dia, não é preciso fazerem-me essa pergunta todos os dias. Os nossos objetivos são claros desde o primeiro dia e não mudam porque estamos mais longe ou mais perto. O objetivo não é só a classificação, foi construir uma equipa, valorizar jogadores e valorizar o clube. Vamos continuar focados naquilo que controlamos, porque o segredo tem sido esse», salientou, perspetivando dificuldades diante do conjunto liderado por Petit.

«Já jogamos contra uma equipa do Petit esta época, sabemos das dificuldades e vimos o desempenho que recentemente tiveram na casa de um grande. Chegam motivados pelo último resultado – vitória contra o Paços de Ferreira –, precisam de pontos e por isso temos de estar focados nas nossas missões e partir em busca do triunfo do primeiro ao último segundo», concluiu.


Segunda fase da cidade desportiva num impasse
Redação

António Salvador, líder da SAD do SC Braga, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, estiveram reunidos na quarta-feira durante mais de duas horas para esclarecer o projeto da segunda fase do projeto da cidade desportiva do clube.

Depois de concluída a primeira fase, destinada exclusivamente à formação, António Salvador quer agora avançar para a construção dos edifícios administrativos, hoteleiros e dum pavilhão para as modalidades mas, de acordo com Ricardo Rio, os contratos ainda não estão assinados porque o clube não está a cumprir o que foi inicialmente acordado, exigindo agora o município outras contrapartidas.

«Havia uma cláusula no contrato assinado que previa a cedência de 800 metros quadrados para a prática de ginástica, destinados à população em geral, e que não vai acontecer no projeto elaborado pelo SC Braga. Se isso não for cumprido o investimento do SC Braga em benefício da cidade terá de ser outro. Há mais aspetos pontuais divergentes mas essa é a principal barreira e que mais dificilmente pode ser ultrapassada», sustentou o autarca, responsabilizando o clube: «O que gerou este impasse foram as reservas do SC Braga em relação a essa cedência, deliberada pelos órgãos municipais. Agora temos de encontrar soluções...»

António Salvador mostrou-se, porém, confiante, garantindo esperar chegar rapidamente a um acordo para a conclusão da empreitada que irá custar cerca de 20 milhões de euros aos cofres dos guerreiros.

«Há algumas coisas a acertar entre o município e o clube mas penso que num curto espaço de tempo serão ultrapassadas e a obra irá arrancar. É um facto que o município quer um espaço no pavilhão mas o SC Braga sempre disse, desde a primeira hora, que não estava disponível para abrir um espaço ao público dentro das suas instalações», explicou, negando que as relações entre as instituições sejam tensas: «Da parte do SC Braga há total sintonia com a autarquia. Para mim foi uma surpresa ter lido que havia relações tensas. Ou foi um mal-entendido do município ou da comunicação social...»

Salvador exaltou depois a importância da cidade desportiva para a região.

«Toda a gente elogiou o nosso projeto, de valor maior para a cidade e para o País, é o único projeto desportivo que é de interesse nacional decretado pelo governo em Diário da República», concluiu.

Nova reunião entre as partes deverá ser realizada em breve mas as obras não poderão arrancar sem o consentimento de Ricardo Rio.

Marafona volta a lesionar-se
Pedro Lobão

O azar não larga Marafona. Depois de estar praticamente recuperado do problema físico no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que o privou de dar o seu contributo à equipa esta época, o guarda-redes voltou a lesionar-se, desta feita, no maxilar.

O internacional português junta-se assim ao lote de lesionados composto por Ricardo Ferreira, Fransérgio, João Carlos Teixeira e Dyego Sousa.

Para o encontro desta sexta-feira com os cónegos, em duelo que abre a jornada 26 da Liga, Abel Ferreira está ainda privado de Raul Silva, que irá cumprir castigo devido à acumulação de amarelos.

Em sentido contrário, nota para as chamadas de Lukic e Francisco Trincão.

Lista dos 20 convocados:

Matheus, Tiago Sá; Goiano, Figueiras, Rosic, Lukic, Bruno Viana, Sequeira, Jefferson; Esgaio, Fábio Martins, André Horta, Ricardo Horta, Danilo, Xadas, Trincão, Vukcevic; Hassan, Paulinho, Wilson Eduardo.

A Bola