News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/02

Started by Bruno3429, 14 de February de 2018, 08:50

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Com ou sem chuteiras o objectivo é a vitória em Marselha
Carlos Costinha Sousa

Duelo em frança traz à memória o insólito episódio que ocorreu na últi-ma vez que as duas equipas se encontraram em terras gaulesas.

O duelo que o Sporting Clube de Braga vai disputar, amanhã, no Estádio Velodrome, casa do Olympique de Marselha, em França, a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa traz, obrigatoriamente, à memória o insólito episódio que ocorreu na altura e noticiado pelo Correio do Minho no dia 6 de Novembro de 2015 [ver imagem]. Todas as chuteiras de todos os jogadores do SC Braga que estavam em França desapareceram do balneário que estava destinado aos Guerreiros do Minho. Uma situação insólita e inédita que motivou muito desconforto por parte do SC Braga que se viu obrigado a resolver a situação, sem que a UEFA pensasse sequer em adiar o encontro [ver caixa].

Recordando o episódio, depois do habitual treino de adaptação ao relvado do Estádio Vélodrome, os jogadores do Braga deixaram as chuteiras que seriam utilizadas no jogo do dia seguinte no balneário do recinto da equipa francesa, como é normal acontecer, mas as botas dos futebolistas arsenalistas acabaram por desaparecer.

Na altura, de forma a resolver a situação, uma vez que a UEFA não facilitou a tarefa ao SC Braga, o clube entrou em contacto com as diferentes marcas que disponibilizaram novas chuteiras para os atletas. Esta situação trouxe vários problemas e riscos para os atletas bracarenses, uma vez que o risco de lesões é acrescido quando se faz um jogo inteiro com botas a estrear, especialmente quando se tratam de chuteiras, muitas vezes feitas por medida para cada jogador. Além disso, muitos dos atletas são patrocinados por marcas, pelo que houve trabalho extra para que o jogo se realizasse.

Nessa altura, o Estádio Velodrome estava em obras, a ser requalificado para a fase final do Euro 2016, e na zona onde ocorreu o furto supostamente não havia câmaras de vigilância.

O SC Braga realizou a partida, mas sob protesto, seguro também na liderança que tinha no grupo, com nove pontos.

A partida terminou com a vitória do Marselha, com um golo de Nkoudou aos 39 minutos. No outro jogo do grupo entre as duas equipas, o SC Braga recebeu e derrotou a equipa do Marselha por 3-2, com golos de Hassan, Wilson Eduardo e Alan. Para os franceses marcaram Alessandrini e Batshuay.

Amanhã, novamente em França, os Guerreiros do Minho querem vingar essa derrota de 2015 e prometem que, com chuteiras ou sem chuteiras, o triunfo é mesmo o único objectivo.

Correio do Minho

Bruno3429

Paulinho: «Marselha tem muita qualidade com bola»
Avançado elogia adversário de amanhã, mas não deixa de acreditar no apuramento

O jogo entre Sp. Braga e Marselha vai ditar um duelo individual e em bom português. Paulinho será a referência ofensiva dos arsenalistas e Rolando o patrão da defesa francesa. Dois dias antes da bola começar a rolar, os dois jogadores sentaram-se em frente a uma câmara e aceitaram responder a uma espécie de 'quiz'.

O que vale o Marselha? "É uma equipa que tem muita qualidade com bola, tem jogadores experientes, com muita qualidade individual e o ambiente no seu estádio é muito bom. Sabemos que o Marselha pratica bom futebol", referiu o ponta-de-lança dos minhotos, antes de ouvir a resposta de Rolando sobre quais a qualidades da formação portuguesa. "É uma equipa compacta, organizada, com um ataque muito forte, boa no jogo aéreo e que também pratica um bom futebol e com ideias claras. Estão a lutar pelo 3º lugar no campeonato e na fase de grupos da Liga Europa ficaram em 1º lugar. Isso fala por si só", destacou o internacional português que se evidenciou, principalmente, ao serviço do FC Porto.

As perguntas prosseguiram: qual o prognóstico para esta 1ª mão dos 16 avos-de-final? "Sabemos que vai ser um jogo muito difícil e competitivo. Temos o desejo de fazer um bom resultado em Marselha, mas, acima de tudo, queremos passar esta eliminatória", disparou Paulinho. Rolando foi mais direto: "Queremos ganhar e sem sofrer golos. O número de golos não é muito importante."

Neste ping-pong de perguntas houve um empate com o avançado e o defesa a mostrarem ter a lição bem estudada. Sabiam o nome do treinador, do capitão e do estádio do adversário. Segue-se o duelo dentro das quatro linhas.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

Lukic vai a França mas Jefferson e Xadas ficam cá

BRAGA A lesão de Ricardo Ferreira e o castigo a Raul Silva abriram espaço à chamada de Andrej Lukic para o jogo de amanhã (18 horas, SportTV1), em França, frente ao Marselha, da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.
O central croata, reforço de inverno do Braga e que ainda procura a alternativa pela equipa minhota, é a maior novidade nas escolhas de Abel Ferreira, para este jogo. No entanto, o eixo defensivo, frente ao Olympique, terceiro classificado da "Ligue 1", deverá ser formado por Bruno Viana e Rosic.
Entretanto, o técnico do Braga deixou de fora Jefferson e Bruno Xadas. Os dois jogadores já não tinham sido opção para Abel Ferreira no sábado, no triunfo frente ao Vitória de Setúbal (3-1), apesar de terem integrado a convocatória de 21 jogadores, acabando por não se sentarem no banco.
Ricardo Ryller, um dos reforços de inverno do Braga, não foi inscrito na UEFA e por isso não é opção, assim como os lesionados Ricardo Ferreira e Fransérgio.
Realce, ainda, para o facto de Abel Ferreira levar a Marselha um terceiro guarda-redes, Ricardo Velho, da equipa B, que se junta a Matheus e Tiago Sá.
A comitiva do Braga parte hoje (10 horas) para Marselha, num voo charter da companhia alemã Germania. O treino no Estádio Vélodrome será às 17 horas.
A UEFA nomeou o holandês Serdar Gozubuyuk para arbitrar o jogo.
Convocados
Matheus, Diogo Figueiras, Rosic, Sequeira, Wilson Eduardo, Hassan, Danilo, Tiago Sá, André Horta, Paulinho, Ricardo Horta, João Carlos Teixeira, Fábio Martins., Vukcevic, Bruno Viana, Lukic, Ricardo Esgaio, Ricardo Velho, Marcelo Goiano e Dyego Sousa.

JN

JotaCC

SEQUEIRA ABSOLUTO
Mais alto e intenso do que Jefferson, o lateral português vai repetir a titularidade. O primeiro nem sequer voa para França

TAPADO POR SEQUEIRA NA ESQUERDA DA DEFESA, JEFFERSON ESTÁ GUARDADO PARA O DÉRBI MINHOTO, DA PRÓXIMA JORNADA

Pouco utilizado nos últimos jogos, Xadas também ficou de fora da convocatória, por opção técnica, para a visita ao Marselha. O central Lukic preencheu a vaga de Raúl Silva (castigado)

Surpresa no muro defensivo do Braga contra o V. Setúbal, Sequeira é uma das certezas para o jogo como Marselha, referente à primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O lateral-esquerdo causou boa impressão frente aos sadinos e o técnico Abel Ferreira acredita que será um trunfo especial nos duelos com Bouna Sarr e Florian Thauvin, entre outros mísseis de longo e médio alcance do gigante francês. Os centímetros e a agressividade, no bom sentido, poderão fazer toda a diferença amanhã no Stade Vélodrome e, nesse sentido, Jefferson perde para o ex defesa do Nacional, pelo que o primeiro ficou de fora da convocatória, por mera opção técnica, assim como o médio Xadas, pontualmente utilizado nos últimos jogos.
O desaparecimento de Jefferson será, porém, uma circunstância breve. Entre o jogo em Marselha e o dérbi com o V. Guimarães, haverá um intervalo de apenas três dias e o defesa brasileiro entrará nas contas do treinador na perspetiva de refrescar a equipa. Isso mesmo já terá sido explicado ao lateral, não havendo aqui qualquer foco de discórdia, tanto mais que a rotação de opções tornou-se uma marca de água do Braga com a chancela de Abel Ferreira, como forma de fintar o desgaste provocado por uma época recheada de jogos.
Nada surpreendente foi a inclusão na convocatória do médio D anilo, ausente, por castigo, contra o V. Setúbal. A equipa arsenalista ganha um reforço de peso, mas ainda restam ausências de vulto: Ricardo Ferreira e Fransérgio são baixas, por lesão, até ao fim da época, enquanto Raúl Silva terá de cumprir um jogo de suspensão, abrindo espaço para a chamada do croata Lukic, contratado em janeiro, tal como o brasileiro Ricardo Ryller, este não inscrito na Liga Europa.
Com viagem marcada para as 10h00, Abel Ferreira leva para Marselha o seguinte grupo: Matheus, Tiago Sá, Ricardo Velho, Bruno Viana, Lukic, Rosic, Diogo Figueiras, Marcelo Goiano, Sequeira, Vukcevic, Danilo, André Horta, Ricardo Horta, João Carlos Teixeira, Fábio Martins, Ricardo Esgaio, Wilson Eduardo, Hassan, Paulinho e Dyego Sousa.


JOGOS
10
Devido a recorrentes problemas físicos, Sequeira apenas contabiliza dez jogos. Numa das melhores exibições, ficou associado à vitória sobre o Hoffenheim, por 2-1, na Alemanha


ARBITRO HOLANDÊS NOMEADO PELA UEFA

O holandês Serdar Gozubuyuk foi o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o Marselha-Braga de amanhã. Gozubuyuk vai estrear-se no Velódrome de Marselha em jogos com clubes portugueses e terá como árbitros assistentes os compatriotas Davie Goossens e Bas van Dongen. O quarto árbitro, também holandês, é Joost van Zuilen, estando nomeados para árbitros assistentes adicionais Dennis Higler e Jeroen Manschot.


Paulinho preparado para um "jogo competitivo"
Avançado aposta num "bom resultado" em Marselha a pensar no apuramento

De pontaria afinada, pelo menos na marcação de penáltis, conforme se comprovou no jogo com o V. Setúbal, Paulinho não poupou nos elogios ao Marselha numa entrevista em vídeo disponibilizada nas redes sociais do Braga e em que as mesmas questões foram colocadas ao português Rolando. "Será um jogo muito difícil e muito competitivo. Vamos com o desejo de fazer um bom resultado para passarmos esta eliminatória. O Marselha tem jogadores muito experientes e o ambiente no seu estádio é sempre muito bom", comentou o avançado do Braga. Recordando que a equipa francesa já perdeu na Pedreira há duas épocas, o central da equipa francesa torce por uma vitória sem golos sofridos. "Os números não importam. O mais importante será ganhar e não sofrer golos", atirou.
Sem abrir muito o jogo em relação à postura da equipa bracarense, Paulinho mostrou saber, de resto, o essencial sobre o Marselha. "Ficaram em segundo lugar no grupo daquela equipa portuguesa, o Vitória, e o vencedor foi o Red Bull. E esse grupo ainda tinha aquela equipa turca: o Konyaspor", referiu, precisando que o capitão Payet chegou a destacar-se no West Ham.

O JOGO

JotaCC

Braga é caso único nas equipas B

Num campeonato marcado pelas mudanças de treinadores, as equipas B são as mais contidas no que diz respeito a mexidas. Esta temporada, apenas o Braga mudou de treinador, trocando João Aroso por Wender. Na época passada, o Sporting fez entrar Luís Martins para o lugar de João de Deus e o FC Porto apostou em António Folha em detrimento de José Tavares. Em 2015/16 nenhuma das formações B trocou de responsável técnico, mas nas duas temporadas anteriores houve chicotadas no Braga B e no Marítimo B, com os insulares a não evitarem a despromoção ao Campeonato de Portugal (2014/15).

O JOGO

JotaCC

Receção a Vieira cancelada

Luís Filipe Vieira tinha prevista a receção na Câmara Municipal de Braga por ocasião da inauguração das novas instalações da Casa do clube, dia 23, mas a polémica desencadeada por adeptos do Sp. Braga nas redes sociais terá levado a que esta formalidade fosse cancelada. No programa inicialmente divulgado no Facebook da Casa do Benfica de Braga, Vieira seria recebido nos Paços do Concelho às 19h30, mas a insatisfação de muitos arsenalistas 'obrigou' a organização a cancelar essa receção, e no novo programa já não surge essa informação. Contactada por Record, fonte oficial do Benfica limitou-se a explicar que a ida de Vieira a uma Casa "umas vezes é antecipada de uma ida ao município e noutras não". Assim, a inauguração acontecerá às 19 horas e uma hora depois terá lugar um jantar com sócios. São esperados 400 benfiquistas e Vieira será recebido por 300 crianças das escolas de futebol do clube.
Vandalismo
Entretanto, após a vandalização da Casa do Benfica de Faro, os encarnados temem que o mesmo aconteça na filial de Olhão, depois de terem surgido comentários nesse sentido em blogues afetos ao Sporting.

RECORD

JotaCC

BRAGA VIEIRA INAUGURA CASA DO BENFICA COM POLÉMICA

Luís Filipe Vieira, presidente das águias, vai inaugurar a nova imagem da Casa de Braga dia 23, mas não será recebido na câmara, ao contrário do previsto, face à indignação dos adeptos bracarenses. "Nunca o município teve conhecimento nem esteve agendada essa receção. Se o pedido tivesse acontecido, teria de ser avaliado", disse a O JOGO Ricardo Gomes, assessor do edil Ricardo Rio.

O JOGO

JotaCC

Grita que é golo do Braga

O Braga reencontra o Marselha na Liga Europa, adversário que derrotou por 3-2 a 22 de outubro de 2015. No Dia da Rádio, o clube minhoto recordou os golos da vitória e escolheu três relatadores especiais para cada um dos golos. Vale a pena ouvir.

O JOGO

JotaCC

Abel Ferreira deixa de fora Jefferson e Xadas

Abel Ferreira convocou ontem Lukic para a deslocação de amanhã do Sporting de Braga a Marselha, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, e deixou de fora Jefferson e Xadas. Os dois esquerdinos, lateral e médio, respectivamente, já não tinham sido opção para o treinador dos minhotos no sábado, no triunfo sobre o Vitória de Setúbal (3-1), apesar de terem integrado a convocatória de 21 jogadores para essa partida não chegaram a sentar-se no banco.

DN MADEIRA

JotaCC

Ciclone ofensivo bipolar

SÃO NOTÓRIAS AS DIFICULDADES NAS BOLAS PARADAS E NA TRANSIÇÃO DEFENSIVA

Marselha tem vindo a dar total prioridade à Ligue 1, o que deixa antever que Rudi Garcia continue a utilizar a competição europeia para dar oportunidades a jogadores menos utilizados, poupando alguns titulares. Fiel a uma organização estrutural em 4x2x3x1, é uma equipa de clara vocação ofensiva que chega com destreza a zonas de finalização. Capaz de assumir um ideário de posse, construindo a partir do sector recuado, onde a qualidade e o critério de passe de Rami e Luiz Gustavo se assumem como capitais, o OM é competente a estabelecer um futebol mais combinativo pelo espaço interior, mas ganha maior contundência quando perscruta o jogo exterior. Em vantagem no marcador, exibe perspicácia a baixar um pouco as linhas, forçando o rival a expor-se mais, para depois, assim que a bola é recuperada, lançar lancinantes contra-ataques e ataques rápidos. O aproveitamento de bolas paradas laterais é outro dos trunfos dos marselheses, indagando o jogo aéreo de Luiz Gustavo, Rami e Abdennour (que deve render o português Rolando).

Fragilidades. A opção por uma defesa de bolas paradas laterais com uma clara predominância pelo individual tem tido consequências nefastas para o Marselha, que sofre inúmeros golos na sequência de pontapés de canto e de livres laterais. Um aspeto que o Sp. Braga deverá indagar exaustivamente, buscando cruzamentos para o espaço entre o centro e o segundo poste, ou o efeito-surpresa com cruzamentos-passes atrasados para um posterior disparo à entrada da área. Além disso, são notórias as fragilidades no momento de transição defensiva, nomeadamente sobre os corredores laterais, e as deficiências posicionais na proteção do espaço entre a linha defensiva e intermédia no corredor central, combinadas com algumas perdas de bola na primeira fase de construção.

Jefferson e Xadas ficaram de fora

Tal como contra o V. Setúbal, Sequeira vai ser o lateral-esquerdo titular diante do Marselha, uma vez que Abel Ferreira entendeu dar descanso a Jefferson. Também Xadas, por opção, ficou de fora. Eis os 20 jogadores que hoje embarcam para França: Matheus, Tiago Sá, Ricardo Velho, Diogo Figueiras, Goiano, Sequeira, Rosic, Bruno Viana, Lukic, Danilo, Vukcevic, André Horta, Esgaio, Wilson Eduardo, Ricardo Horta, João Carlos Teixeira, Fábio Martins, Hassan, Paulinho e Dyego Sousa.

RECORD

Bruno3429

Salvador denunciou «factos graves» que afastaram diretor-geral
Redação

Na partida para Marselha, António Salvador deu conta das aspirações do SC Braga nesta edição da Liga Europa.

«É mais um jogo na história do SC Braga nas competições europeias. Temos consciência das dificuldades deste adversário que está a um ponto apenas do campeão Mónaco, que marcou golos em todos os jogos – é provavelmente o melhor Marselha da última década. Antes do sorteio dissemos que o objetivo era passar aos quartos de final, independentemente do adversário», disse em declarações aos jornalistas.

«O sorteio não nos sorriu, em teoria não foi bom, mas dentro de campo vamos mostrar o que queremos e ser o verdadeiro SC Braga. Temos um grupo forte para passar este obstáculo, um grupo cada vez mais coeso que tem vindo a crescer, quer na Europa, quer no campeonato, onde esperamos fazer uma segunda volta melhor que a primeira», rematou.

O líder do clube falou ainda do processo disciplinar que foi instaurado a João Gomes com vista ao despedimento com justa causa do diretor-geral da SAD:

- Foi uma surpresa. Tive conhecimento de factos graves, dei a conhecer ao gabinete jurídico que aconselhou um processo disciplinar com vista a despedimento com justa causa por quebra de confiança com a entidade empregadora. O processo decorre normalmente e vamos esperar. A SAD continua a funcionar normalmente, não vamos contratar outro colaborador para o cargo. Foi constituída uma comissão executiva para a SAD e vamos nomear internamente alguém para desempenhar essas funções.

A Bola

Bruno3429

Marselha: contar com a criatividade para recuperar prestígio
Depois de ter defrontado o Vitória de Guimarães, equipa francesa cruza-se com o Sp. Braga
Nuno Travassos
   
Depois de ter defrontado o Vitória de Guimarães na fase de grupos, o Marselha cruza-se agora com o Sp. Braga nos 16-avos da Liga Europa, ao mesmo tempo que, a nível interno, luta pela melhor temporada dos últimos cinco anos.
Com o título francês aparentemente "reservado" já pelo PSG, o Marselha está de olhos postos no segundo lugar, um patamar que não alcança desde 2012/13 (depois disso foi 6º, 4º, 13º e 5º classificado da Ligue 1).

Embora tenha sido ultrapassada pelo Mónaco na última jornada, ao empatar em Saint Étienne (2-2), a equipa de Rudi Garcia tem feito uma campanha positiva, alicerçada também num ataque forte ao mercado de verão, bem patente no regresso de Mandanda ou na contratação de jogadores como Luiz Gustavo, Mitroglou e Germain, para além da permanência de Thauvin, que estava emprestado pelo Newcastle, ou mesmo Clinton N'Jié.

Habitualmente organizado em 4x2x3x1, o Marselha gosta de marcar o ritmo do jogo, preferencialmente moderado, como que a adormecer o adversário antes de lhe aplicar o veneno. E neste sentido a equipa vive muito da inspiração de jogadores como Thauvin, Payet ou Sanson no último terço.

Com liberdade de movimentos, os três jogadores que atuam nas costas do ponta de lança aparecem muitas vezes em terrenos próximos, à procura de situações de superioridade que permitam combinações rápidas.

Antes, porém, a qualidade da organização ofensiva do Marselha depende muito do contributo de Luiz Gustavo. O médio brasileiro pega no jogo junto dos centrais (entre eles, ou ligeiramente aberto numa das alas), e se tiver tempo e espaço para levantar a cabeça o Marselha consegue alimentar os criativos com muito mais qualidade.
Será importante para o Sp. Braga reduzir esta ligação e "obrigar" o Marselha a sair pelos laterais, algo que limita muito a criação de jogo do OM, sobretudo se estiver Sakai na lateral esquerda (a alternativa é Amavi). Bouna Sarr, primeira opção para o lado direito, oferece maior qualidade na saída, até por ser extremo de raiz, mas não é um jogador que desequilibre com frequência em termos ofensivos.

Muitas vezes isto conduz o Marselha a um futebol mais direto, do qual pouco beneficia, ainda para mais tendo em conta que o ex-benfiquista Kostas Mitroglou tem estado remetido a um papel secundário (titular em apenas 11 jogos, com 7 golos marcados).

Valère Germain está longe de ser uma referência para os duelos aéreos, mas em contrapartida, aos 27 anos, o ex-jogador do Mónaco parece atingir um ponto de maturação fantástico na forma de interpretar o jogo, sagaz a explorar os espaços e cada vez mais eficaz na finalização (13 golos e 5 assistências).

Os lances de bola parada têm sido uma dor de cabeça para o Marselha no plano defensivo, já que foi dessa forma que surgiram 16 dos 38 golos. Com cinco golos sofridos de canto e outros tantos na sequência de livres indiretos, a equipa de Rudi Garcia confirma carências no jogo aéreo.

Em transição defensiva a formação gaulesa também tem apresentado algumas debilidades, nomeadamente pelas alas, algo que está relacionado com a tal tendência para aproximar os três jogadores que jogam nas costas do ponta de lança, muitas vezes no corredor central. Isto aumenta a exposição dos laterais, sendo que depois a compensação acaba por ser feita pelo central, o que promove situações de igualdade numérica na área.

A cobertura do «duplo pivot» também deixa a desejar, e mesmo em organização ofensiva o Sp. Braga deve procurar soluções que deixem Luiz Gustavo mais desamparado à frente do quarteto defensivo, atraindo Anguissa/Sanson para momentos de pressão noutras zonas.

Importa ainda salientar que Steve Mandanda, o habitual dono da baliza do Marselha, saiu lesionado em Saint Étienne e vai parar duas semanas, pelo que deve falhar ambos os duelos com os «arsenalistas».
A fechar, nota ainda para um hábito invulgar do Marselha: no pontapé de saída (seja na primeira ou na segunda parte) a equipa francesa costuma atirar a bola diretamente para fora, pela linha lateral.

A figura: Florian Thauvin

Estamos em meados de fevereiro mas esta já será, provavelmente, a melhor temporada da carreira do talentoso esquerdino. Os números são impressionantes: melhor marcador da equipa, com 15 golos, e «rei das assistências», com 14 passes decisivos.

O lado direito é apenas o ponto de partida para uma liberdade desconcertante. Dispara alarmes nas defesas contrárias quando faz diagonais para o corredor central, dada a qualidade com que define normalmente as jogadas, e é muito perspicaz na área, seja a finalizar ao segundo poste ou a aparecer na zona de penálti.

Hassan acolhe Salah: «Bem-vindo a Portugal, irmão»
Avançado do Sp. Braga cruzou-se com compatriota egípcio do Liverpool

Ahmed Hassan, avançado do Sporting de Braga, aproveitou a viagem do Liverpool a Portugal para estar com o compatriota egípcio Mohamed Salah, jogador dos «Reds».

Numa mensagem publicada nas redes sociais, num hotel em Vila Nova de Gaia, Hassan publicou uma fotografia com Salah a dar as boas-vindas ao colega de seleção. «Bem-vindo a Portugal, irmão».
Note-se que ambos são internacionais pela seleção do Egito e estiveram juntos esta terça-feira fora do país natal, fruto do jogo desta noite do Liverpool, ante o FC Porto.

Já Hassan seguiu viagem esta manhã com o Sp. Braga para França, no âmbito do jogo com o Marselha, desta quinta-feira, para a Liga Europa.

Garcia: «Sp. Braga? É hora de inverter a tendência com portugueses»
Marselha tem três vitórias sobre equipas portuguesas
   
O treinador do Marselha, Rudi Garcia, quer «inverter a tendência» do clube com adversários portugueses, quando defrontar o Sp. Braga, nos 16avos da Liga Europa.
Os franceses têm 12 jogos frente a equipa nacionais e apenas venceram três, um deles, curiosamente, frente ao Sp. Braga, e perderam sete.

«É hora de inverter a tendência contra os clubes portugueses», disse em conferência de imprensa, para sublinhar de seguida que a formação minhota «é uma equipe muito boa».

Rudi Garcia tem dois desejos para o duplo confronto com os arsenalistas. O primeiro é óbvio, «passar esta ronda» o segundo, é fazê-lo sem tempo extra: «Espero que não sejam mais de 180 minutos.»
O técnico afirmou que o «nível da Europa League é muito bom, alguns nomes podem não ser sonantes, mas, no campo, é equilibrado».

Sobre a equipa de Abel, Garcia frisou que «o Sp.Braga é quarto classificado em Portugal, quase ao alcance dos três primeiros». O treinador acrescentou: «São a quarta força de Portugal. É uma equipa jovem, que corre e diverte. É um belo adversário.»

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga quer vencer Marselha com caráter e união

A equipa do Sp. Braga partiu esta quarta-feira do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, para França, onde defrontará o Marselha na quinta-feira para a Liga Europa. O presidente António Salvador apelou ao caráter e união da equipa para ultrapassar o obstáculo gaulês.
O Sp. Braga partiu na manhã desta quarta-feira para França, onde amanhã defronta o Marselha para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. António Salvador liderou a comitiva e admite que o adversário é bem complicado.

Com muita confiança na hora da partida o líder dos bracarenses falou da experiência da sua equipa para tornear as dificuldades: "É um adversário que está a um ponto do Mónaco, há dez jogos sem perder e que marcou em todos. É o melhor Marselha da última década, com jogadores de nível mundial, muito bem treinado. Dissemos que o objetivo claro era chegar aos quartos-de-final. Este Braga é experiente neste tipo de eliminatórias, o único objetivo é passar, independentemente dos adversários".
Sobre a postura a adotar pelos "arsenalistas" do Minho frisou: "Para chegarmos aos quartos-de-final teremos de passar esta eliminatória e mais outra. O sorteio, na teoria, não foi bom, mas dentro de campo iremos demonstrar que aquilo que queremos é passar a eliminatória. Com caráter e união".
A concluir disse a propósito da formação que lidera: "A equipa é muito boa, um grupo forte, cada vez mais coeso, que tem vindo a crescer. Acredito que iremos fazer uma segunda volta de campeonato melhor, mas o mais importante é o jogo de amanhã".
O processo disciplinar ao diretor-geral
Sobre a instauração de um processo disciplinar ao seu diretor-geral, João Pereira Gomes, por parte da SAD bracarense António Salvador esclareceu: "Foi uma surpresa. Depois de na passada quinta-feira ter conhecimento de factos muito graves, dei a conhecer ao departamento jurídico externo que dá assessoria à SAD, que imediatamente aconselhou a instauração de um processo disciplinar com vista ao despedimento com justa causa. Era irreversível a perda de confiança. Dei conhecimento à administração toda da SAD. O processo está a decorrer normalmente, vamos esperar pelo desenrolar. Isto não impede que a administração da SAD dê conhecimento do caso às instâncias judiciais".

RTP

Bruno3429

OM x SC Braga: informações aos adeptos

Aos adeptos que acompanham o SC Braga na deslocação a Marselha, onde os Gverreiros defrontam o OM para a UEFA Europa League, deixamos as seguintes indicações úteis tendo em vista a estadia na cidade e a deslocação e o acesso ao jogo:

Durante esta quinta-feira, e nas horas que antecedem o encontro, recomenda-se que os adeptos do SC Braga se concentrem junto à Plage du Prado, onde encontrarão todos os serviços e estarão salvaguardados pelo dispositivo de segurança montado pelas autoridades locais, que aconselham também a evitar a zona do Vieux Port. A Plage du Prado dista cerca de quatro quilómetros do Stade Vélodrome, pelo que o acesso para o jogo pode ser feito de forma célere e cómoda.

Para os adeptos, sobretudo os emigrantes, aconselha-se o estacionamento no Parc Chanot, junto do estádio. O custo do parqueamento é de 5€.

O SC Braga terá uma bilheteira exclusiva para os seus apoiantes, situada no Parque P3 do Stade Vélodrome (entrada pela via Boulevard Michelet/ Allée Ray Grassi ), em funcionamento a partir das 17 horas locais e até à hora do encontro (19h).

Para mais informações consultar a seguinte planta.
Para qualquer questão, está disponível a Oficial de Ligação aos Adeptos do SC Braga, Sílvia Gomes, através do contacto +351 915 388 397.

Abel: "Temos de ter coragem para enfrentar este adversário"

Estamos de volta à UEFA Europa League. Na antevisão da 1ª mão dos 16 avos de final frente ao Olympique de Marseille, Abel Ferreira pediu um SC Braga corajoso e unido para conquistar a vitória no Stade Vélodrome.  O técnico dos Gverreiros do Minho reconheceu o poderio da formação gaulesa, mas acredita que se o conjunto arsenalista estiver na sua máxima força pode sair com um resultado positivo de França.

Análise do adversário: "Conhecemos individualmente cada jogador e eu, pessoalmente, conheço muito bem o treinador. As equipas do Rudi Garcia são muito pragmáticas e defendem muito bem. Estamos preparados para um adversário com profundidade e que irá tentar cruzamentos atrasados. Tem uma equipa com muita qualidade individual e coletiva. É certamente o melhor Olympique de Marseille dos últimos 10 anos, mas sinto que estamos preparados para o desafio".

Estratégia para vencer o poderoso Olympique de Marseille: "Napoleão Bonaparte dizia que o segredo consiste em ter coragem para enfrentar a força do adversário e que com um exército inferior deve-se ter a capacidade de no ponto de ataque e da defesa conseguir superar o nosso adversário, é isso que temos de procurar fazer amanhã. Temos de ter a máxima concentração a nível ofensivo e defensivo, jogando com a nossa identidade".

Fator dos golos será decisivo: "Os jogadores sabem a importância de fazer golos e não os sofrer. Temos de ser unidos, pacientes, organizados e os jogadores têm de ser muito rigorosos em cada tarefa dentro de campo. Temos de ter em conta que é uma eliminatória e que os golos contam neste próximo desafio. É dentro destas premissas do rigor, do trabalho, da união e da capacidade de sonhar que é possível passar esta eliminatória".

A qualidade individual do adversário: "Thauvin acabou de ser o melhor jogador do mês da liga francesa, Payet, Lucas Ocampos, Luís Gustavo e todos os outros têm muita qualidade. Temos de estar preparados, esta é uma equipa que tem jogadores com muita qualidade no um contra um e todos eles têm muita criatividade. Em função da análise, vimos a melhor estratégia e esperamos que ela resulte para conquistarmos a vitória".

Sequeira: "Queremos levar a decisão da eliminatória para nossa casa"

Alcançar um bom resultado esta quinta-feira e estender a decisão sobre o vencedor da eliminatória até ao próximo dia 22, no Estádio Municipal de Braga, são os objetivos traçados por Sequeira para o embate europeu contra o Olympique de Marseille. Em território gaulês, o lateral lembrou a importância do fator golo num confronto a duas 'mãos' e prometeu uma equipa fiel ao plano de Abel Ferreira para travar um conjunto composto por "jogadores de grande qualidade".

Arrancar com resultado positivo: "Estamos numa fase a eliminar e, por isso, os jogos são ainda mais competitivos do que tinham sido até aqui. Queremos fazer um bom resultado amanhã e levar a decisão da eliminatória para nossa casa".

Adversário recheado de bons valores: "A melhor forma de travar uma equipa com vários jogadores de grande qualidade é sermos eficazes defensivamente e cumprir com a estratégia que temos para o jogo. É isso que iremos tentar fazer".

Concentração e bom desempenho em todos os setores: "É tão importante marcar como não sofrer. Sabemos da importância dos golos neste tipo de eliminatórias... Vamos procurar fazer o nosso melhor, estando concentrados do primeiro ao último minuto, pois só assim conseguiremos derrubar este adversário".

Serdar Gozubuyuk no OM x SC Braga

A UEFA nomeou Serdar Gozubuyuk para dirigir o OM x SC Braga, jogo da 1ª jornada dos 1/16 de final da UEFA Europa League. Este árbitro holandês de 32 anos, filho de pais turcos, estreou-se na principal categoria do seu país em 2010 e tem as insígnias da FIFA desde 2012.

Gozubuyuk estreia-se em jogos envolvendo o SC Braga, apesar de cumprir o seu 38º jogo internacional, ele que em 2015 apitou a final da UEFA Youth League, entre o Shakhtar Donetsk e o FC Chelsea.

Em Marselha, será auxiliado por Dave Goossens e Bas Van Dongen, sendo Joost Van Zuilen o 4º árbitro. Dennis Higler e Jeroen Manschot serão os assistentes adicionais.

SCBraga

Bruno3429

Abel Ferreira avisa: «É o melhor Marselha dos últimos 10 anos»
Carlos Vara

O técnico do SC Braga revelou que conhece muito bem potencial do Marselha, mas que todos sonham em superar a equipa francesa e seguir em frente na Liga Europa.

«Temos de ser pacientes e organizados. É preciso ter a capacidade de sonhar que é possível passar a eliminatória. Temos de ser rigorosos nas missões táticas. Quem jogar sabe o que tem de fazer dentro de campo e quem estiver vai tentar alcançar o melhor resultado possível», afirmou Abel Ferreira, em conferência de Imprensa.

O técnico reconheceu o valor da equipa francesa.

«Tem bons jogadores, muito fortes no um contra um e muito criativos. Revimos os jogos e vimos os pontos fortes deles. É uma equipa que tem um treinador pragmático e este Marselha é melhor dos últimos 10 anos. Estaremos preparados para este desafio.»

Sequeira dá a receita: «Temos de marcar e não sofrer»
Carlos Vara

O Vitória de Guimarães defrontou o Marselha na ronda anterior, mas o lateral Sequeira realça que esta fase da Liga Europa é diferente e que não têm espaço para falhar.

«Estamos a falar de fases diferentes, a duas mãos e agora é a eliminar. Vamos tentar alcançar um bom resultado e levar a eliminatória para nossa casa», afirmou Sequeira, em conferência de Imprensa.

O lateral realçou a importância de marcar fora.

«Sabemos da importância dos golos nesta eliminatória. É importante estarmos concentrados, mas marcar e não sofrer seria o melhor possível.»

A Bola

Bruno3429

Nuno Teixeira chamado aos Sub-15 de Portugal

Nuno Teixeira está entre os convocados de Emílio Peixe para o estágio de preparação que a Seleção Nacional Sub-15 vai realizar, entre os dias 17 e 18 de fevereiro, na Cidade do Futebol.
O defesa-central cumpre a segunda época ao serviço do SC Braga e vive um momento extremamente positivo no conjunto arsenalista, tendo participado em 20 dos 21 jogos realizados pela turma de Artur Jorge na presente temporada e registando, ainda, cinco golos apontados em 2017/2018. Os bons dados e exibições culminaram, esta quarta-feira, na segunda chamada no espaço de três meses do jovem de 14 anos à Equipa das Quinas.

SCBraga