News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/02

Started by Bruno3429, 09 de February de 2018, 08:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sadinos têm sido presa fácil na fortaleza dos guerreiros
Joana Russo Belo

SC Braga tem feito do factor casa um dos pontos fortes da época. Na Pedreira, só FC Porto e Benfica venceram para o campeonato. Nos duelos com o Vitória de Setúbal, a supremacia tem sido clara.

A pedreira tem sido uma fortaleza para os Guerreiros do Minho, esta temporada - apenas FC Porto e Benfica venceram - e os sadinos uma presa fácil nos últimos anos nos duelos disputados no palco bracarense. Num total de 57 encontros entre SC Braga e Vitória de Setúbal, os arsenalistas contabilizam 37 triunfos, apenas sete derrotas, 13 empates e festejaram 187 golos.

Números que elevam a ambição guerreira para o jogo de amanhã, da 22.ª jornada da I Liga, agendado a partir das 18.15 horas, em que a meta passa por voltar às vitórias, após o desaire da última ronda, no Dragão, frente ao FC Porto [3-1].

Nas últimas épocas, a hegemonia bracarense tem sido nota de destaque e o melhor que os sadinos conseguiram fazer na pedreira foi um empate, em Janeiro de 2011, na 17.ª jornada da Liga 2010/11, em que terminaram empatados a duas bolas.

Desde então, é total a supremacia do SC Braga na recepção à equipa de Setúbal, com seis triunfos e um deles o mais expressivo da história entre as duas equipas: 5-0, em 2014/15, com Sérgio Conceição no comando e golos apontados por João Sch-midt (auto-golo), bis de Éder, Pedro Tiba e Salvador Agra.

Em 2015/16, o SC Braga venceu por 3-2, na 32.ª jornada, com um bis de Rafa e golo de Josué, voltando a festejar na temporada passada, à 6.ª jornada, na era de José Peseiro, ao vencer por 2-1, com golos de Alan e Wilson Eduardo.

Apesar de a estatística favorecer os bracarenses, esta época os sadinos estão atravessados no percurso do SC Braga, já que venceram os dois jogos realizados em Setúbal: venceram à 5.ª jornada, por 2-0, com golos de Gonçalo Paciência e João Amaral, e voltaram a festejar na Taça da Liga, por 2-1, com um bis de Paciência. Para este terceiro encontro do ano, a boa notícia é que o avançado já não é perigo para a defesa arsenalista, depois de ter regressado ao FC Porto.

Correio do Minho

JotaCC

ANDRÉ PEDROSA ESTÁ NO RADAR
Médio do V. Setúbal impressionou nos dois jogos disputados pelos arsenalistas no Estádio do Bonfim

Talhado para atuar nas posições 6 e 8 do meiocampo, André Pedrosa já soma 21 jogos pelo V. Setúbal na segunda época como profissional. O Sheffield Wednesday segue-o desde o verão

ANTIGO CAPITÃO NA FORMAÇÃO DO SPORTING, ANDRÉ PEDROSA CRUZOU-SE COM ABEL FERREIRA NA ACADEMIA DE ALCOCHETE

Opção frequente no meio-campo do V. Setúbal (soma 21 jogos), visitante amanhã da Pedreira, André Pedrosa é um forte candidato a entrar na lista de contratações do Braga para a próxima época. Atendendo a que André Horta terá de ser devolvido ao Benfica quando terminar o empréstimo em junho e são fortes as possibilidades de Danilo ou Vukcevic serem transferidos, a sociedade desportiva tem vários médios interiores sob avaliação, entre os quais o jogador de 20 anos dos sadinos, cujas características são do inteiro agrado de Abel Ferreira: prima pela consistência nas manobras defensivas e pela fiabilidade na condução da bola.
Isso mesmo foi confirmado pelos responsáveis bracarenses nos dois jogos disputados nesta temporada em que o Vitória levou a melhor no Estádio do Bonfim, primeiro para o campeonato (2-0) e depois na fase de grupos da Taça da Liga (2-1). Formado no Sporting, André Pedrosa pode alternar entre as posições 6 e 8, tendo despertado inclusivamente a atenção de Carlos Carvalhal num jogo da pré-época entre a formação setubalense e o Sheffield Wednesday. Por indicação do treinador português, atualmente ao serviço do Swansea City, o clube inglês que disputa o Championship passou a seguir atentamente o trajeto do jogador português, que cumpre a segunda época como profissional, sendo nesta altura igualmente observado pelos espanhóis do Getafe e Leganés. Ligado ao V. Setúbal até 2020, não partirá por menos de um milhão de euros.


Manobras
Danilo e Vukcevic vão passar a ter "proteção"

O desgaste a que foram sujeitos Danilo e Vukcevic no jogo com o FC Porto, especialmente o médio brasileiro, que somou dez faltas sofridas em 85 minutos, deu que pensar a Abel Ferreira. O tema foi objeto de reflexão, tudo apontando para que o 4x4x2 dos bracarenses ganhe outro dinamismo nos movimentos ofensivos, com os alas e os avançados a envolverem-se mais vezes na construção de jogadas. O técnico acredita que dessa forma a dupla de médios interiores passará a expor-se menos vezes, mas só em Marselha, no regresso da Liga Europa, é que Danilo e Vukcevic voltarão a atuar juntos. Suspenso para o jogo de amanhã, Danilo será rendido por André Horta.


DEFESA BRUNO VIANA ULTRAPASSOU ROSIC

Figura secundária no começo da temporada, Bruno Viana surge agora no segundo lugar do pódio dos centrais mais utilizados por Abel, somando mais minutos (1890) do que o sérvio Rosic (1200). O defesa brasileiro é titular há seis jornadas consecutivas, atirando inclusivamente o compatriota Raúl Silva para o banco no Bessa. O segundo voltou ao onze após a lesão de Ricardo Ferreira.


DEFESA GOIANO EMPURRA FIGUEIRAS

Descartado da visita ao Dragão por causa de uma amigdalite, o lateral-direito Goiano deverá retomar a titularidade contra o V. Setúbal, por troca com Diogo Figueiras, incluído no onze como recurso. Na estreia com a camisola do Braga, o ex.jogador do Olympiacos teve a dura missão de travar o argelino Brahimi e teve um jogo pouco tranquilo.

O JOGO

JotaCC

"Já tem a intensidade do futebol europeu"
Médio está prestes a estrear-se nas opções de Abel.Trata-se de um reforço com potencial

ACEITOU O DESAFIO COLOCADO PELOS ARSENALISTAS E DEIXOU PARA TRÁS UMA PROPOSTA APETECÍVEL DO VASCO DA GAMA

Ricardo Ryller vai estrear-se nos convocados do Sp. Braga para o jogo com o V. Setúbal. Record partiu à descoberta das origens do médio brasileiro e conta-lhe agora um pouco sobre o que os adeptos podem esperar desde reforço de janeiro. "É um jogador com grande potencial. Sabe ocupar os espaços no centro do terreno, tem enorme qualidade de passe, quer com o pé esquerdo quer com o direito. Vão vê-lo muitas vezes a arriscar meter a bola a 30 ou 40 metros. E depois faz golos. Chega com facilidade à entrada da área e remate quase sempre de longe", refere Odil Soares, treinador do Luverdense, de onde se transferiu Ricardo Ryller. "Ele já tem a intensidade do futebol europeu. Temos uma equipa que gosta de jogar rápido. Penso que isso pode facilitar a sua adaptação a Portugal", prosseguiu. Importante para a 'explosão' do médio foi Júnior Rocha. "Apostei nele para a equipa titular e nunca me arrependi. Cresceu imenso em termos táticos e as outras qualidades ele já tinha. Poder de recuperação, velocidade, qualidade de passe e intensidade de jogo. Acredito que tem tudo para ter sucesso aí no Sp. Braga", afirmou o treinador, que compara Ricardo Ryller a Kléberson, o primeiro brasileiro contratado pelo Manchester United e que foi apresentado em Old Trafford no mesmo dia que Cristiano Ronaldo. Aos 23 anos, o médio prepara-se para a maior aventura na carreira. Pela primeira vez deixou o seu país e no Luverdense nunca passou da Série B. Para vir para Braga recusou, por exemplo, mudar-se para o histórico Vasco da Gama.


CURIOSIDADES

NOME DE CRAQUE. Amante de futebol e do São Paulo, o pai de Ricardo batizou-o assim por admirar o central Ricardo Rocha, que passou pelo Sporting em 1988/89. Anos mais tarde, Ricardo teve um irmão. Riquelme herdou o nome do craque argentino.
CRIADOR DE GADO. A mãe de Ricardo era professora e o pai motorista de camião, mas os tios têm cabeças de gado e alguns cavalos. Ricardo sempre ajudou nas lides da pequena propriedade rural situada em Tangará da Serra, Estado de Mato Grosso. Andar a cavalo é um dos seus principais hóbis.
UMA VACA FERIDA. No Chacará do tio Marivan, o agora jogador do Sp. Braga também auxiliava no tratamento dos animais. O problema era a força das vacas. Uma delas tinha as tetas feridas e assustava-se quando lhe tentavam passar pomada. Ricardo, o pai Mauro e o amigo Walter não foram suficientes para a segurar. A vaca fugiu e os três 'morreram' a rir com o susto do animal.
ESTREIA PROIBIDA. Desde cedo, Ricardo sonhou ser jogador de futebol e não perdeu oportunidade de ser apanha-bolas da equipa principal de Tangará. Aos 13 anos, num intervalo de um jogo dos seniores, o treinador mandou-o entrar. Só o adversário travou a estreia porque o médio não constava na ficha de jogo.
ATÉ DE BRAÇO PARTIDO. Ainda sem poder jogar nos seniores, o médio entrava em todos os torneios amadores da sua cidade. Até que um dia partiu um braço. Mesmo engessado, Ricardo fez questão de ir a jogo, nunca virou a cara aos duelos individuais e até saiu de lá como melhor marcador da prova.
OS TIOS AGENTES. Wando e Marivan foram os tios que sempre apoiaram a carreira de Ricardo. Aos 13 anos, pagaram as despesas de alojamento e alimentação e o médio rumou a Coritiba, onde jogou dois anos no Campeonato Metropolitano. Foi eleito o craque da prova!
FUGA DOS PICARETAS. Nessa altura, Ricardo foi perseguido e assediado por agentes que o queriam desviar dos tios com todo o tipo de promessas. O médio sempre virou a cara aos picaretas, como se chama no Brasil.
AS NOITES À PESCA PlayStation, cinema, carros e viagens. Estes devem ser os hóbis da maioria dos jogadores. Os de Ricardo, não. Quem o queria encontrar era só ir de noite às margens dos rios Verde e Marapi, onde ele estava a... pescar. Mas se o peixe não fosse grande, o médio tinha 'fair play' e devolvia-o ao rio para poder crescer.
MANGA COM SAL E TERERÉ. Desde muito novo, Ricardo começou a aproveitar o pé de manga que tinha ao lado de casa. À fruta juntava-lhe... sal e fazia disso uma verdadeira refeição. A bebida era sempre tereré (erva-mate com água ou sumo de limão).
À PROCURA DE LENHA Desenrascado em campo, o médio também se 'safava' bem fora dele. Certo dia ficou sem gás em casa e não hesitou em ir à rua procurar lenha para fazer o jantar. A comida foi servida a horas...
TREINAR A DOBRAR. Antes de dar o salto para a Série B, o jogador fazia treinos extras. Com uma bola mais pequena para aperfeiçoar a técnica, Ricardo juntava galhos de árvores para improvisar balizas. A evolução foi grande e o Luverdense contratou-o, ainda nos sub-19.
UM CURSO ADIADO. Só há três anos é que Ricardo se tornou profissional e o salário no Luverdense nem era assim tão alto. Preocupado com o futuro, o médio andava a ponderar ir para a faculdade tirar Educação Física. Até o Sp. Braga aparecer...

CRAQUE
Ryller foi considerado a figura do campeonato de Mato Grosso, tendo ganho a Copa Verde, uma competição regional do Norte do Brasil, pelo Luverdense.

RECORD

JotaCC

Robinho picado com Nilson

Após o apito final dos árbitros, Robinho deu nas vistas pela negativa. O ala brasileiro naturalizado russo, de 35 anos, mostrou-se bastante nervoso e agitado, envolvendo-se em picardias e empurrões com Nilson (jogador do Sp. Braga), chegando inclusive a enfiar um dedo numa narina do português no momento em que os derrotados cumprimentaram os vencedores. Apesar dos esforços de Bruno Coelho – seu colega no Benfica – para o acalmar e afastar da confusão, Robinho estava visivelmente de cabeça perdida.

RECORD

JotaCC

Modelo das equipas B vai hoje a discussão
Direção delibera hoje sobre o desenho para equipas B proposto pela Comissão de Clubes da II Liga. O objetivo passa por reduzir as equipas B a três até à época de 2019/20

"Ao contrário do que têm dito, a ideia não é acabar com as equipas B. Ninguém quer isso, apenas queremos a verdade desportiva"
Filipe Silva Presidente do União da Madeira

"A II Liga tem sido, ao longo dos anos, e nos últimos anos em particular, o parente pobre do futebol português" Jorge Silva Presidente do Famalicão

A proposta abarca ainda a limitação do número de jogadores (27) e a subida das comparticipações: querem os três grandes a pagar 300 mil euros, o Braga a entrar com 250 mil e o V. Guimarães 100 mil


A proposta dos clubes da II Liga que em princípio será hoje discutida – está na ordem de trabalhos da reunião da Direção do organismo – prevê a redução gradual das equipas B para um máximo de cinco e para um mínimo de três até à época de 2019/20, a começar já na próxima temporada, descendo a equipa B mais mal classificada, mesmo que não termine o campeonato nos lugares de descida. Ai dei a é que a II Liga tenha apenas três equipas B na época de 2019/20.
Uma outra ideia da proposta é a limitação dos plantéis. Atualmente, as equipas B podem utilizar os jogadores da equipa principal, o que alarga a possibilidade de utilização a quase 60 atletas pelas equipas B. "Isso fere a verdade desportiva, porque as equipas da II Liga só podem inscrever 27 atletas eé comesses que tem de fazer a época", explica Filipe Silva, presidente do União da Madeira.
A proposta prevê a limitação a 27 jogadores sub-23 das equipas B, para haver igualdade de circunstâncias, sem que tenham a possibilidade de jogar com atletas da equipa principal, como acontece atualmente, e sem prejuízo de poderem ser utilizados nas equipas principais. "Ao contrário do que têm dito, a ideia não é acabar com as equipas B. Ninguém quer isso, apenas queremos a verdade desportiva", explica ainda Filipe Silva.
Também Jorge Silva, líder do Famalicão, está de acordo com esta ideia. "A II Liga tem sido, ao longo dos anos, e nos últimos anos em particular, o parente pobre do futebol português e é preciso, pelo menos, fazer uma reflexão séria sobre o assunto", disse a O JOGO Jorge Silva.
Outra questão que está em cima da mesa tem a ver com as comparticipações monetárias dos clubes que têm equipas B e que, atualmente, pagam 50 mil euros cada uma. Os clubes da II Liga entendem que esse valor não chega para as despesas que têm com os jogos das equipas B e querem subir a parada para 300 mil euros para os três grandes, 250 mil para o Braga e 100 mil para o V. Guimarães, números que não estão de acordo com o pensamento do presidente da Liga, "embora seja negociável", como diz Jorge Silva.
Com o aumento das equipas B a participarem no campeonato da II Liga, o número de jogos quase triplicou e naturalmente as despesas são incomportáveis para os clubes da II Liga. E a exigência do aumento das comparticipações tem a ver com um número revelado pelo presidente da Liga, Pedro Proença. Nos últimos três anos foram arrecadados pelos clubes 340 milhões de euros em transferências com jogadores oriundos das equipas B.

O JOGO

JotaCC

«REJEITEI PROPOSTA DO BENFICA» – DYEGO SOUSA

O avançado Dyego Sousa revelou que teve um convite do Benfica, mas que rejeitou porque a concorrência era muita e corria o risco de não ser opção, pelo que assinou pelo SC Braga.
«Foi o Benfica que me ligou, tive proposta, mas optei pelo SC Braga. No Benfica, vamos supor, teria concorrência maior, Jonas, Jimézez, Mitroglou (atualmente no Marselha), muitos jogadores, quem ia sair, ficar, espaço que teria... Para mim, pensei que seria mais um lá. No SC Braga, mais seguro, confortável, era um clube que queria apostar em mim. Está a funcionar até agora», afirmou Dyego Sousa, em declarações ao portal UOL.

A BOLA

JotaCC

DYEGO SOUSA RECUSOU PROPOSTA DO BENFICA: «PENSEI QUE SERIA APENAS MAIS UM»
Avançado justifica ida para o Minho

Dyego Sousa admitiu ter tido uma proposta do Benfica no último mercado de transferências de verão. Em entrevista ao site brasileiro UOL, o avançado ex-Marítimo agora no Sp. Braga, justificou a sua decisão de ter optado pelos minhotos por uma questão de não querer ser apenas "mais um" na Luz.

"Foi o Benfica que me ligou, tive uma proposta, mas optei pelo Sp. Braga. No Benfica teria maior concorrência. Jonas, Jiménez, Mitroglou [agora no Marselha], eram muitos jogadores, que espaço teria eu? Pensei que seria apenas mais um lá. No Sp. Braga sinto-me mais seguro, mais confortável, trata-se de um clube que queria apostar em mim. Até agora, está a dar certo", afirmou o brasileiro que se vê a seguir os passos de Deco, Pepe e Liedson.

"Hoje em dia considero-me mais português. Vou de férias para o Brasil, mas, em sete ou oito anos fui duas ou três vezes. Soube que, quando o Éder se lesionou, e surgiram as notícias sobre oportunidades para outros jogadores, que não tinham sido chamados, serem convocados para particulares, mas nada de concreto em relação a mim. Se a convocatória chegasse, aceitaria. É um sonho que tenho e o motivo pelo qual tenho dupla nacionalidade. Muita gente sonha com a Liga dos Campeões, ser campeão português... Desde pequeno que tenho a certeza que quero estar num Mundial", disse.

RECORD

JotaCC

#7
Dyego Sousa revela proposta do Benfica e explica porque escolheu o Braga
Dyego Sousa concedeu uma entrevista ao portal UOL, revelando ter sido sondado pelo Benfica antes de se mudar para o Minho.

Dyego Sousa teve um arranque de temporada irregular no Braga, uma vez que estava impedido de atuar nas competições nacionais devido ao castigo que trazia dos tempos do Marítimo, mas, a partir do momento em que passou a ser opção habitual para Abel Ferreira, não desiludiu. Tanto assim é que, até ao momento, leva oito golos marcados em 17 partidas pelos arsenalistas, dado que atraiu atenções no Brasil.

Em entrevista ao portal UOL, o avançado canarinho revelou ter recebido uma proposta do Benfica antes de rumar a Braga, e justificou o "não" às águias: "Foi o Benfica que me ligou, tive proposta, mas optei pelo Braga. No Benfica teria maior concorrência. Jonas, Jiménez, Mitroglou [agora no Marselha], eram muitos jogadores, que espaço teria? Pensei que seria apenas mais um. No Braga sinto-me mais seguro, mais confortável, trata-se de um clube que queria apostar em mim. Até agora, está a dar certo", afiançou Dyego Sousa, que alimenta o sonho de estar no Mundial'2018 ao serviço de... Portugal.
"Hoje em dia considero-me mais português. Vou de férias para o Brasil, mas, em sete ou oito anos fui duas ou três vezes. (...) Soube que o Éder se lesionou e surgiram as notícias sobre oportunidades para outros jogadores, que não tinham sido chamados. Mas nada de concreto em relação a mim. Se a convocatória chegasse, aceitaria. É um sonho que tenho e o motivo pelo qual tenho dupla nacionalidade. Muita gente sonha com a Liga dos Campeões, ser campeão português... Desde pequeno que tenho a certeza que quero estar num Mundial", rematou o jogador do Braga.

Abel Ferreira: sentimento de vingança e um V. Setúbal sem Gonçalo Paciência

Vingança contra o V. Setúbal? "De maneira nenhuma. Não nos revemos nesse sentimento. O V. Setúbal tem criado sempre grandes dificuldades contra equipas grandes, vem de uma série de jogos sem perder e, por isso, teremos dificuldades em nossa casa. Mas estamos a construir uma identidade, jogando do princípio ao fim para vencer. E será assim que vamos jogar. Vamos jogar com qualidade, querer e muita vontade em busca dos três pontos".

Salto qualitativo: "Ainda falta muito campeonato. Vamos na quarta ronda da segunda volta, é verdade que só fizemos um ponto contra os grandes, mas estamos com 15 elementos novos ainda a conhecer a estrutura e a ambição deste clubve. Saíram jogadores importantes como o Mauro, Alan e Pedro Santos. Sabemos o que queremos e estamos a construir uma equipa. Sabemos o caminho que estamos a percorrer e a médio prazo esta equipa conquistará um título. Isso vai requerer muito esforço e muita superação. Não nos comparamos com ninguém, queremos ser é cada vez melhores individualmente e coletivamente. Assim estaremos mais perto de a curto ou médio prazo podermos transformar um sonho em realidade. Para já, só estou a pensar no jogo de amanhã. A minha preocupação imediata é essa. Isto vai ser passo a passo. E o nosso adversário é o nosso próximo alvo".

V. Setúbal sem Gonçalo Paciência: "Pelo que disse o José Couceiro, o meu último treinador como jogador, a equipa está mais equilibrada, daí que presumo que estará mais forte. Vamos ser fiéis à nossa identidade, jogando para ganhar a partida".

O que faltou ao Braga nas duas derrotas: "O Vitória cria sempre dificuldades aos três grandes, prepara muito bem a estratégia de jogo. Teremos de ser mais eficazes, dinâmicos e intensos. As primeiras oportunidades dessas partidas foram nossas e teremos que aproveitar bem isso".

Goiano ou Figueiras? "Não vou dizer quem vai jogar. Seremos a equipa que tem mais minutos distribuídos pelos jogadores. Isso ajuda a valorizar os jogadores. Poucas vezes repeti um onze e, por isso, a equipa de amanhã será diferente. Em função da estratégia de jogo, jogarão aqueles que entendo que são os melhores".

Proximidade do jogo com o Marselha: "Escolho sempre os melhores para cada jogo, aqueles que nos dão mais possibilidades de ganhar. E os jogadores chamados têm dado respostas fantásticas. Confio em todos. Jogue quem jogar amanhã, estará disponível e, no jogo seguinte, traçarei outra estratégia, a pensar na eficácia e numa nova vitória".

O JOGO

JotaCC

ABEL FERREIRA: "A MÉDIO PRAZO, O BRAGA CONQUISTARÁ UM TÍTULO E ISSO REQUER MUITO FOCO, EXIGÊNCIA E SUPERAÇÃO"
SC Braga e Vitória de Setúbal defrontam-se no sábado, às 18:15, no Estádio Municipal de Braga.


O Sporting de Braga já perdeu duas vezes esta época com o Vitória de Setúbal, adversário de sábado, na 23.ª jornada da I Liga de futebol, e Abel Ferreira quer vencer os sadinos, mas sem sentimento de desforra.
Os minhotos perderam com o Vitória de Setúbal para o campeonato (2-0) e para a Taça da Liga (2-1), ambos os jogos no Bonfim, mas o treinador 'arsenalista' recusa vinganças.
"De maneira nenhuma, não nos revemos nesses valores, este jogo vai ser um desafio para nós, perante um adversário que tem criado muitas dificuldades aos 'grandes'. É uma equipa bem organizada, que vem de uma série de resultados sem perder e, por isso, está criado um cenário de dificuldade", disse na antevisão da partida.

O técnico quer a equipa mais "eficaz" na finalização em relação a esses jogos, lembrando que "as primeiras grandes oportunidades" nessas partidas pertenceram aos 'arsenalistas'.

Para Abel Ferreira, o objetivo do Sporting de Braga é bem claro, "jogar para vencer do primeiro ao último segundo, com querer, identidade e qualidade".

Abel Ferreira elogiou José Couceiro, lembrando que foi o seu último treinador enquanto jogador no Sporting, e considerou que o Vitória de Setúbal "está mais equilibrado e forte".
Quarto classificado, o Braga está a sete pontos do terceiro e segundo lugares (Sporting e Benfica) e tem mais dez que o quinto, o Rio Ave, mas o treinador notou que "ainda falta muito campeonato" e voltou a lembrar as muitas mudanças operadas no plantel.
"Estamos com 15 elementos novos que começam a perceber a ambição da estrutura e do clube, saíram jogadores como o Alan, Pedro Santos, Rui Fonte e o Mauro, entre outros que também demoraram a ganhar um título. Sabemos o que queremos e que este é o caminho, estamos a construir uma equipa", frisou.
Abel Ferreira assumiu em seguida querer ser "audaz": "a médio prazo, esta equipa conquistará um título para os nossos sócios e adeptos e isso requer muito foco, exigência e superação, assim como sermos mais fortes individual e coletivamente, aí estaremos mais perto de tornar um sonho em realidade".
Recém-chegado a Braga, Diogo Figueiras foi titular no Dragão (derrota por 3-1 com o FC Porto), mas Abel Ferreira não quis revelar quem jogará sábado.
"Há questões que têm a ver com o lado estratégico, [mas] somos a equipa com mais minutos distribuídos pelos jogadores, equipa que valoriza os seus jogadores", disse.
O Sporting de Braga joga na próxima quinta-feira em Marselha, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, mas o técnico garante que não vai estar a pensar nessa partida.
"A cada jogo escolho os melhores que nos garantam mais probabilidades de ganhar, confio em todos", sentenciou.
Sporting de Braga, quarto classificado, com 43 pontos, e Vitória de Setúbal, 16.º, com 18, defrontam-se no sábado, às 18:15, no Estádio Municipal de Braga.


ABEL FERREIRA CHAMA MARCELO GOIANO E JOÃO CARLOS TEIXEIRA PARA O DUELO COM O V. SETÚBAL

O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, convocou hoje João Carlos Teixeira e Marcelo Goiano para a receção ao Vitória de Setúbal, sábado, da 23.ª jornada da I Liga de futebol.

Os dois jogadores falharam o jogo com o FC Porto (João Carlos Teixeira por ser jogador emprestado pelos portistas) e estão de volta aos eleitos do técnico para o jogo com os sadinos.

Danilo fica de fora a cumprir castigo, tal como os lesionados Ricardo Ferreira e Fransérgio

Sporting de Braga, quarto classificado, com 43 pontos, e Vitória de Setúbal, 16.º, com 18, defrontam-se no sábado, às 18:15, no Estádio Municipal de Braga.

Lista de 21 convocados:

- Guarda-redes: Tiago Sá e Matheus.

- Defesas: Marcelo Goiano, Bruno Viana, Rosic, Jefferson, Raúl Silva, Diogo Figueiras, Sequeira.

- Médios: Xadas, Fábio Martins, André Horta, Vukcevic, João Carlos Teixeira, Ryller e Esgaio.

- Avançados: Wilson Eduardo, Paulinho, Hassan, Ricardo Horta e Dyego Sousa.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Goiano e João Carlos Teixeira regressam aos convocados
Danilo fica fora do jogo do Sp. Braga com o V. Setúbal devido a lesão

Os regressos de Goiano e de João Carlos Teixeira, que falharam o embate com o FC Porto, são os principais destaques da lista de convocados elaborada por Abel Ferreira para o jogo deste sábado com o V. Setúbal, a contar para a 22ª jornada da Liga.

O defesa falhou o encontro com os dragões devido a problemas físicos, enquanto que o médio João Carlos Teixeira não pôde ser utilizado por se encontrar emprestado pelo FC Porto. Desta feita a principal ausência é Danilo, que viu a quinta cartolina amarela e, por isso, não vai a jogo.

Abel Ferreira continua a não poder contar com os lesionados Ricardo Ferreira e Fransérgio. O reforço Ryller continua entre os convocados, o que não acontece com Lukic, que sai dos eleitos devido a opção.

Convocados do Sp. Braga

Guarda-redes: Matheus e Tiago Sá.

Defesas: Diogo Figueiras, Rosic, Jefferson, Sequeira, Raúl Silva, Bruno Viana e Goiano.

Médios: Ryller, Xadas, André Horta, João Carlos Teixeira, Fábio Martins, Vukcevic e Esgaio.

Avançados: Wilson Eduardo, Hassan, Paulinho, Ricardo Horta e Dyego Sousa.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Goiano e João Carlos Teixeira regressam aos eleitos
Redação

Abel Ferreira anunciou a lista de convocados para a receção ao Vitória de Setúbal, partida da 22.ª jornada da Liga que está agendada para as 18.15 horas deste sábado.

Destacam-se a saída de Danilo, castigado, e os regressos de João Carlos Teixeira, que falhou o embate com o FC Porto por estar cedido pelos dragões, e Marcelo Goiano, após lesão.

Ricardo Ferreira e Fransérgio, por motivos físicos, são baixas nos arsenalistas.

Eis a lista de convocados: Matheus, Diogo Figueiras, Rosic, Jefferson, Sequeira, Wilson, Ryller, Hassan, Xadas, Tiago Sá, André Horta, Paulinho, R. Horta, Teixeira, Fábio M., Raul Silva, Vukcevic, Bruno Viana, Ricardo Esgaio, Marcelo Goiano e Dyego Sousa.

«A médio prazo esta equipa conquistará um título»
Pedro Lobão

Depois da derrota diante do FC Porto na última jornada, os guerreiros do Minho querem voltar aos triunfos frente ao V. Setúbal, clube que já bateu os bracarenses duas vezes esta época, para o Campeonato (0-2), e para a Taça da Liga (1-2).

Abel Ferreira fez ao início da tarde desta sexta-feira a antevisão do encontro, tendo realçado que o sentimento de vingança não entra no balneário.

«Vingança? De maneira nenhuma, não é com esses valores que nos revemos. É um desafio para nós, contra um adversário que tem criado dificuldades às equipas grandes e que vem de uma série de jogos sem perder. Está criado um cenário de dificuldade mas o objetivo é claro: jogar para vencer do primeiro ao último segundo», salientou.

Em cinco jogos contra Benfica, FC Porto e Sporting, os arsenalistas somaram quatro derrotas e um empate, mas o técnico acredita que os minhotos vão dar um salto qualitativo em breve.

«Ainda falta muito campeonato, vamos na quarta ronda, é verdade que contra os grandes fizemos um ponto quando deveríamos ter feito três. Apetece-me dizer que se a memória não me atraiçoa estamos com 15 jogadores novos, saíram jogadores como Alan, Pedro Santos, Rui Fonte, Mauro, entre outros, que até demoraram algum tempo até conquistarem um título... Sabemos aquilo que queremos, estamos a construir uma identidade forte de processos. Acredito que a médio prazo esta equipa irá conquistar um título para os nossos sócios», sublinhou.

A Bola

Bruno3429

SC Braga x Vitória FC: convocados

O SC Braga treinou esta sexta-feira pela última vez antes da receção ao Vitória FC, em jogo a contar para a 22ª jornada da Liga NOS com pontapé de saída marcado para as 18h15 deste sábado.

O treinador Abel Ferreira não pode contar com o castigado Danilo, mas já tem Marcelo Goiano e João Carlos Teixeira disponíveis e, neste cenário, chamou para o encontro com os sadinos os seguintes jogadores: Matheus, D. Figueiras, Rosic, Jefferson, Sequeira, Wilson, Ryller, Hassan, Xadas, Tiago Sá, André Horta, Paulinho, R. Horta, Teixeira, Fábio M., Raul Silva, Vukcevic, Bruno Viana, R. Esgaio, M. Goiano e Dyego Sousa.

Abel: "Temos de ser fiéis à nossa identidade"

No lançamento da 22ª jornada da Liga NOS, Abel Ferreira afirmou que não espera facilidades frente à formação sadina, tendo em conta o equilíbrio que o conjunto liderado por José Couceiro tem apresentado dentro das quatro linhas. O técnico dos Gverreiros do Minho indicou a intensidade e a eficácia como os ingredientes necessários para vencer o Vitória FC pela primeira vez esta temporada.

Análise do adversário: "A equipa do Vitória FC está muito mais equilibrada, logo mais forte. O que temos de procurar é ser fiéis à nossa identidade, intensos e jogar para vencer. O Vitória FC cria muitas dificuldades, prepara muito bem a estratégia de jogo. O que nos tem faltado contra este adversário é sermos eficazes, dinâmicos, intensos e fazer mais golos que o nosso adversário".

Sem olhar aos últimos jogos contra os sadinos: "Sentimento de vingança? De maneira nenhuma. Não são esses os valores em que nos revemos. Será um bom desafio, contra uma equipa que cria grandes dificuldades às equipas grandes. Prevemos um cenário difícil em nossa casa. Quanto a nós, estamos a construir uma identidade e vamos jogar para vencer do primeiro ao último minuto. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, mas vamos entrar com muita vontade para conquistar os três pontos".

Lugar isolado na tabela
: "Ainda falta muito campeonato. É verdade que fizemos um ponto contra os grandes, quando devíamos ter feito três. Se a memória não me atraiçoa, estamos com 15 novos elementos que estão a assimilar novas rotinas de jogos. Jogadores como Alan, Mauro, também demoraram a cimentar processos e ganhar títulos. Sabemos que é este o caminho. A médio prazo esta equipa vai conquistar um titulo para os nossos sócios. Não nos comparamos com ninguém, a cada dia queremos ser melhores, individualmente e coletivamente".

Transportes TUB: SC Braga x Vitória FC

O SC Braga e a TUB (Transportes Urbanos de Braga) disponibilizam ligações entre o estádio e vários pontos da cidade, antes e depois do encontro com CD Aves, referente à 22ª Jornada da Liga NOS . Os itinerários podem ser consultados na imagem, sendo que os horários são os seguintes:

Partidas às 17h15 de: 1 – S. Mamede D'Este (Junta de Freguesia); 2 – Cruz.to de Esporões (Farmácia); 3 – Santa Lucrécia de Algeriz; 4 – Cabreiros
Partidas às 17h00 de: 2 – Monsenhor Airosa
Partidas às 17h30 de: 5 – Avenida Central
Nota: em média, entre cada paragem, o serviço demora 30 segundos. No entanto, não nos responsabilizamos por qualquer alteração de horário.

Alan 'Rei do Carnaval' da Escola João de Deus

O Jardim Escola João de Deus viveu, esta sexta-feira, um dia de Carnaval verdadeiramente especial. Alan, antigo capitão do SC Braga e um autêntico herói para o universo bracarense, 'vestiu a pele' de Rei do Carnaval e trouxe um colorido maior a uma festa onde não deixaram de marcar presença as míticas personagens de Zorro, Hulk ou Homem Aranha. Contudo, no coração da cidade, as cores que sobressaíram foram o vermelho e branco de uma Legião que não pára de crescer.

Entre autógrafos, fotografias e muitos, muitos abraços, Alan proporcionou seguramente um memória inesquecível para as muitas crianças que frequentam o Jardim Escola João de Deus.

Artur Jorge: "É um jogo muito importante para nós"

É preciso recuar a novembro de 2017 para encontrar a última das duas derrotas sofridas pelos Sub-15 do Rio Ave FC fora de casa esta época. Artur Jorge espera, por isso, um adversário "aguerrido" na receção agendada para este sábado, pelas 11h, no campo número 2 da Cidade Desportiva, mas garante uma equipa ciente da importância do encontro e "focada" em regressar aos triunfos após a derrota averbada na última jornada.

Análise ao Rio Ave FC: "É um adversário que tem uma predominância muito interessante a jogar fora de casa. Aliás, os melhores resultados que tem obtido são precisamente fora de portas... Estamos preparados e bem identificados com aquilo que é a equipa adversária e sabemos qual terá de ser o nosso comportamento para podermos vencer. Respeitamos o Rio Ave FC, mas assumimos claramente a responsabilidade de conquistar mais três pontos".

Retomar o caminho das vitórias: "Este é um jogo muito importante para nós. Tivemos um resultado que não era de todo o esperado na jornada anterior e queremos retomar um caminho que tem sido o padrão desta equipa ao longo desta temporada. Estamos focados e muito determinados em podermos recuperar novamente o conforto das vitórias".
Depois do 0-0 na primeira volta, perspetiva-se novo jogo equilibrado: "Na primeira volta fomos penalizados pela ineficácia. Criámos boas situações, mas não conseguimos finalizar. Ainda assim, mantivemos a nossa solidez defensiva, que tem sido um dos pontos fortes desta equipa. Sabemos que vamos encontrar um adversário aguerrido e acredito que será um jogo equilibrado, mas vamos procurar criar o desequilíbrio a nosso favor".

Léa Barros de bronze no Campeonato da Europa de Cadetes

Léa Barros, atleta do Karaté do SCBraga, alcançou no passado fim de semana a medalha bronze em kumite cadete feminino -47kg em representação da seleção nacional de Karaté, no Campeonato da Europa de Cadetes, Juniores e Sub-21, realizado em Sochi, na Rússia – prova onde participaram 956 atletas oriundos de 45 países.

A Gverreira do Minho venceu várias adversárias de grande nível numa categoria com 30 participantes. Léa eliminou Israel por 5-0, a Eslováquia por 5-2 e a Sérvia por 3-0, perdendo apenas no acesso à final no combate frente a Itália por 1-4. Na fase de repescagem, Léa Barros acabou por vencer a congénere da Croácia por 6-3, arrecadando a medalha de bronze.

Nesta competição, Afonso Silva estreou-se na categoria Júnior -76kg, tendo sido eliminado pela margem mínima na primeira eliminatória frente ao atleta da Noruega. Este atleta acabou por perder na terceira eliminatória ficando afastado da possibilidade de disputar a fase de repescagem.

A Seleção Nacional de Karaté arrecadou neste grande palco europeu quatro medalhas de bronze – entre as quais a de Léa Barros -, um quinto lugar e cinco sétimos classificados, um elevado rendimento que orgulha o nosso país.

SCBraga