News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/12

Started by Bruno3429, 30 de December de 2017, 09:34

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Adeus à Taça da Liga só trouxe de bom Wilson e Tiago Sá
Joana Russo Belo

Uma despedida da Taça da Liga com pouco fulgor e apenas duas notas de realce: o regresso em grande de Wilson Eduardo e a estreia a titular do jovem guardião Tiago Sá. O SC Braga despediu-se do Grupo A com um empate caseiro, diante do Portimonense, a duas bolas, num jogo em que esteve em vantagem com dois golos, mas perdeu ritmo na segunda parte e viu os algarvios chegarem à igualdade.

Jogo começou com um minuto de silêncio em memória de Edu - jogador do Boavista falecido recentemente - e as duas equipas entraram em campo já sem aspirações no Grupo A da Taça da Liga e apenas para cumprirem calendário. O SC Braga entrou forte, num onze renovado em relação ao último encontro em Setúbal: Abel fez nove alterações e lançou Tiago Sá na baliza - que se estrou a titular pela equipa principal bracarense -, assim como o trio que enfrentou um longo período de paragem devido a lesão - Rosic, Sequeira e Wilson Eduardo.

E o extremo estreou-se com a camisola bracarense nas provas nacionais, esta época, da melhor forma. Aos seis minutos, após um primeiro remate de Ricardo Horta, que obrigou Carlos a defesa incompleta, Wilson Eduardo apareceu na área e, na recarga, atirou certeiro para o fundo das redes. Um golo bastante comemorado, depois de quase cinco meses de ausência. Wilson jogou a pré-eliminatória da Liga Europa, diante dos suecos do AIK, no início de Agosto, mas ressentiu-se da lesão no adutor direito e foi submetido a uma cirurgia que o afastou dos relvados durante um longo período.

A resposta do Portimonense surgiu dos pés de Fabrício, num remate que obrigou Tiago Sá a defesa apertada.
Domínio dos guerreiros adivinhava novo golo, que esteve perto de acontecer aos 25 minutos, na sequência de uma jogada que começou em Teixeira. Hassan cruzou para Ricardo Horta, mas o remate saiu muito ao lado. Acabou por ser de bola parada que os arsenalistas ampliaram a vantagem: canto apontado por André Horta e o central Bruno Viana a aparecer completamente solto de marcação a encostar para o golo.

O Portimonense reagiu também de bola parada e reduziu após um canto, com Dener a cabecear, ao primeiro poste, e a trair a defesa bracarense.
A segunda parte mostrou um Portimonense bem mais atrevido e um SC Braga a perder ritmo, sem grandes oportunidades de golo, à excepção de um remate de Wilson travado pelo poste, numa jogada de alguma confusão na área dos algarvios.

Equipa de Portimão foi crescendo na partida, à procura de reduzir a desvantagem, e chegou a intimidar a defesa da casa, para dois grandes momentos de Tiago Sá: primeiro, foi um remate de Shoya, que fez brilhar o jovem guardião; depois, um potente remate de Fabrício, que colocou, novamente, Tiago à prova. O guardião só nao evitou o golo e Dener, num lance em que Danilo ficou mal na fotografia. O médio perdeu a bola em zona proibida, à entrada da área, ao tentar fintar Fabrício, que ganhou o esférico e assistiu Dener para o segundo golo que fechou as contas.

Correio do Minho

Bruno3429

Igualdade no adeus a 2017

O SC Braga empatou, esta sexta-feira, a duas bolas na receção ao Portimonense SC, naquele que foi o último encontro de 2017 e que 'serviu' de despedida da Taça CTT. Fechado o capítulo do 'velho ano', as atenções viram-se agora para um 2018 que se espera pintado de vermelho e branco.
Num jogo onde o futuro de ambas as equipas já se encontrava definido, o maior motivo de interesse – para o universo bracarense – residia na estreia de Tiago Sá e no regresso de Wilson Eduardo, Rosic e Sequeira. E numa tarde de bom futebol, a primeira explosão de alegria chegou do pé direito do número 7 bracarense, que aos 6 minutos inaugurou o marcador. Em ritmo baixo mas de forma fluída, a equipa de Abel Ferreira foi produzindo lances de perigo, acabando mesmo por chegar ao segundo por Bruno Viana (32′). Contudo, o ataque do Portimonense SC foi sempre uma dor de cabeça para a defensiva do SC Braga, acabando mesmo por reduzir antes do intervalo por Dener (39′).
O intervalo chegou e o segundo tempo trouxe nova entrada positiva do SC Braga. Após uma boa jogada de ataque, Wilson Eduardo atirou ao ferro da baliza algarvia. O golo da tranquilidade não chegou e o Portimonense SC foi adquirindo confiança. Algo adormecida a equipa de Abel Ferreira foi permitindo algumas veleidades ao adversário e o empate acabou mesmo por chegar, novamente por Dener (78′).

Abel Ferreira: "Ganhámos mais alternativas"

Abel Ferreira, em declarações após o empate com o Portimonense SC, afirmou que apesar das oito alterações efetuadas em relação ao último onze, o SC Braga tinha como principal objetivo a vitória. No entanto, o técnico dos Gverreiros do Minho disse que esta partida serviu para alguns jogadores se evidenciarem e destacou a estreia do guardião Tiago Sá e o regresso de Wilson Eduardo.

Análise da partida: "Uma parte do SC Braga outra do Portimonense. Tínhamos de assumir o jogo, sendo que jogávamos em casa. O Portimonense tem uma equipa com grandes jogadores. Fizemos 8 alterações e com este jogo ganhámos mais alternativas. O Wilson regressou e voltou aos golos e o Tiago Sá estreou-se na nossa baliza. Em condições normais deveria ser a equipa de Setúbal a jogar hoje porque não é normal acontecer o que aconteceu no Bonfim, mas devido às características deste jogo fizemos outras escolhas. O SC Braga joga sempre para ganhar, esse era o nosso principal objetivo".

Tiago Sá exibiu-se a bom nível na estreia: "Tiago Sá faz parte do plantel há 3 anos e hoje deu uma grande resposta. Deu provas que podemos contar com ele para o futuro. Todos os jogadores têm de trabalhar para chegar ao plantel principal. O Tiago tem mostrado uma boa evolução o que lhe permitiu estar aqui e agarrar esta oportunidade".
Apoio dos adeptos: "Se há coisa que não nos podemos queixar é do apoio dos nossos adeptos. Têm sido fantásticos para nós. Desejo um bom ano para todos os bracarenses".

SCBraga

JotaCC

G15 vence duelo com F. C. Porto e Sporting
Liga Aprovadas limitações de empréstimos, alterações ao VAR e agravamento de penas. Bruno de Carvalho e Pinto da Costa deixaram AG

Presidente do Braga elogiou, no fim, a atitude do Benfica

A posição de força do denominado G15 teve, ontem, o epílogo. As cinco propostas apresentadas pelo grupo de clubes da Liga, que não inclui os três grandes, na assembleia-geral (AG), realizada na sede do organismo, no Porto, foram aprovadas. Não sem antes se passar por momentos de alguma polémica, com trocas de acusações e o abandono da reunião por parte de Bruno de Carvalho e de Pinto da Costa.
O presidente do Sporting foi dos primeiros a chegar à Liga e o primeiro a sair. Uma posição igualmente tomada por Pinto da Costa [ver peças ao lado] logo de seguida – o Benfica fez-se representar por Domingos Soares de Oliveira e Lourenço Coelho. A sessão, que não contou com o Vitória de Setúbal (Liga), Nacional, Covilhã, Santa Clara e Arouca, decorreu conforme agrado do G15, que, em maioria, chumbou as propostas apresentadas por Sporting e F. C. Porto e aprovou as cinco que havia delineado, com um total de 33 votos a favor (28 da Liga e cinco da LigaPro).
Após mais de sete horas de reunião, ficou decidido que cada clube do mesmo campeonato só pode emprestar, no máximo, seis jogadores e um por clube. No que respeita ao VAR, ficou estabelecida a obrigatoriedade de os clubes terem sempre o mesmo número de câmaras televisivas, independentemente do adversário. Foi aprovada a condicionante geográfica e o nível de segurança no sorteio, que impedirá Sporting e Benfica de jogarem em casa na mesma jornada. O mesmo acontecerá com F. C. Porto e Boavista e Braga e Guimarães. Os clubes da LigaPro passam a estar isentos da taxa televisiva (750 euros) e os da Liga passam a pagar uma verba tendo em conta os rendimentos operacionais, quando a atual é de 2500 euros. Por último, haverá agravamento dos castigos a dirigentes, que a partir de três suspensões na mesma época deixam de poder estar presentes nos estádios em que o seu clube jogue. As medidas entram em vigor na próxima época, se aprovadas em AG pela Federação.
"Fez-se história no futebol português. Pela primeira vez, os clubes olharam para aquilo que nos pode unir e para um futebol mais justo. Tenho de dar os parabéns aos colegas de direção dos clubes do G15 porque sofreram uma pressão e uma forma de coação para que estas propostas não fossem aprovadas e a AG não se realizasse. Os clubes mostraram que querem estar independentes e discutir o futebol em conjunto e não a três, dois ou quatro", disse António Salvador, presidente do Braga, que elogiou a "postura corretíssima do Benfica" e, nas entrelinhas, deixou críticas a Bruno de Carvalho e Pinto da Costa.

JN

JotaCC

Abel Ferreira
"Ganhámos jogadores"

O treinador do Braga lembrou que efetuou oito mudanças e notou uma quebra física
"Enquanto houve frescura física, a equipa esteve por cima e cumpriu a obrigação"

Abel Ferreira, treinador do Braga, reconheceu que a equipa apresentou algum défice físico, sobretudo, porque foram vários os jogadores que regressaram de lesões e ainda outros, como Tiago Sá, são presenças habituais no plantel... B. "Nós vimos uma parte de Braga e outra de Portimonense", sustentou o técnico dos minhotos, acrescentando que ,"enquanto houve frescura física, a equipa esteve por cima e cumpriu a obrigação de tentar ganhar um jogo disputado em casa". Ainda assim, o treinador manifestou-se satisfeito com a resposta dada por alguns dos jogadores menos utilizados. "Oito alterações e ganhámos jogadores, como o Wilson, o Tiago Sá e o Rosic", referiu Abel Ferreira, reconhecendo, por outro lado, que "é sempre difícil jogar quando se sabe de antemão que não irá adiantar nada nas contas da Taça da Liga". De qualquer forma, para o jogo de ontem, o objetivo estava traçado: "Dar maior índice competitivo a alguns jogadores para o que ainda há pela frente..."


ANIVERSARIO O PRESIDENTE SALVADOR NÃO TEVE PRENDA

O presidente do Braga, António Salvador, cumpriu ontem 47 anos. Mas mesmo que o jogo, frente ao Portimonense, fosse "a feijões", nesta fase da Taça da Liga, o dirigente, certamente, queria um triunfo como prenda de anos, e esteve perto, mas os algarvios não foram em festas e já perto do final da partida "ofereceram" a Salvador um presente... agridoce.


REGRESSO DUPLA DE ATLETAS VOLTOU AO ATIVO

Wilson Eduardo e Rosic voltaram aos relvados depois de longas paragens por lesão. No caso do avançado, a última vez que alinhou foi a 3 de agosto, no jogo da Liga Europa, frente ao AIK, mas no passado dia 22, Wilson Eduardo já se havia sentado no banco de suplentes na partida com o V. Setúbal. Rosic estava parado desde a partida com os turcos do Basaksehir, no dia 7 de dezembro.


DIVIDIDOS EMPATE GEROU PALMAS E... APUPOS

No final, a equipa do Braga foi cumprimentar os adeptos minhotos. Em menor número do que o habitual, houve divisão quanto ao mérito do resultado. Houve apoio dos que valorizaram as alterações no onze e a ausência de objetivo na prova e apupos dos que defendem que na Pedreira mandam os minhotos e, mesmo sem nada em causa, as vitórias são exigíveis.


ESPECTADORES UMA DAS PIORES ASSISTÊNCIAS NA PEDREIRA

Nem os bilhetes a um euro para os sócios evitaram uma das piores assistências da época no Municipal de Braga. Estando Braga e Portimonense já previamente afastados da final-four da Taça da Liga, apenas 2994 adeptos assistiram à última partida de 2017 na Pedreira, um número muito aquém da média de assistências que os bracarenses apresentam no campeonato deste ano: 12 799.

O JOGO

JotaCC

BRAGA PODE CHEGAR JÁ À DIREÇÃO
Caso o Sporting venha a confirmar a saída da Direção da Liga, a vaga será ocupada por um dos promotores do G15

Se o Sporting, que ontem suspendeu funções na Direção da Liga,viera abandonar o executivo, estará a abrir a porta do órgão presidido por Pedro Proença a um dos promotores do G15: o Braga. Os leões integram o lote dos clubes classificados "nos três primeiros lugares, obtidos pela média das últimas quatro épocas desportivas anteriores à data em que se realiza a eleição para os órgãos da Liga", lê-se nos estatutos. Autoexcluído um desses três, quem surge na tabela é o Braga.
Álvaro Braga Júnior, presidente da SAD do Boavista, desvalorizou a crispação de Sporting e FC Porto e resumiu a jornada a "uma vitória do futebol e não uma derrota de ninguém". "É a vitória da democracia porque foram só os votos que falaram e que decidiram", defendeu quem até "gostava de ter tido" Bruno de Carvalho e Pinto da Costa "até ao fim".


"Benfica teve uma postura correta"

António Salvador tem a certeza de que "este grupo" de 15 clubes "não se vai desunir", garantindo que "será cada vez mais forte". O presidente do Braga deixou um conselho a dragões e leões:"O Benfica teve uma postura corretíssima nesta assembleia. Houve propostas em que se absteve e outras em que votou a favor. Queremos que o FC Porto e Sporting tenham a mesma postura." Orgulhoso, defendeu que se fez "história" no futebol português. "Pela primeira vez, os clubes mostraram que querem estar independentes e discutir o futebol em conjunto e não a três, dois ou quatro. Olharam para o que pode unir: discutir propostas concretas para um futebol mais justo", afirmou, defendendo que "esta assembleia marcou uma era" depois de o projeto do G15 ter sido "desvalorizado pela Liga e pelos outros três clubes"

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga poderá ficar na direção

Bruno de Carvalho pediu ao representante verde e branco na direção da Liga (Rui Caeiro) para suspender de imediato as suas funções, "até que seja esclarecido qual é afinal o modelo de governação da Liga". Caso se confirme a saída do Sporting da direção do organismo, a vaga será entregue ao Sp. Braga, se a aceitar. Os estatutos da Liga Portugal indicam que entre os clubes da 1ª Liga que integram a direção do organismo estão os três primeiros classificados pela média das últimas quatro épocas anteriores à data da eleição dos órgãos da Liga. Saindo o Sporting, a vaga cairá automaticamente para o Sp. Braga, o quarto classificado nesta hierarquia.


"Postura do Benfica foi corretíssima"
António Salvador louva comportamento da águia e garante que o G15 vai ser "cada vez mais forte"

"PROVOU-SE QUE PARA ALGUNS CLUBES OU É COMO ELES QUEREM OU ENTÃO NÃO É NADA", SUBLINHOU

O Benfica não esteve representado pelo presidente Luís Filipe Vieira, mas sim por Lourenço Coelho (na mesa da direção) e ainda Domingos Soares de Oliveira. E o comportamento do emblema encarnado foi elogiado pelo presidente do Sp. Braga, António Salvador.
"O Benfica teve uma postura corretíssima nesta assembleia. Houve propostas em que se absteve e outras em que votou a favor. Queremos que FC Porto e Sporting tenham a mesma postura", afirmou o dirigente. "Fez-se história no futebol português. Pela primeira vez os clubes olharam para aquilo que nos pode unir e o que nos pode unir é discutir propostas concretas para um futebol mais justo. Convocámos FC Porto, Benfica, Sporting e clubes da 2ª Liga para que pudessem estar presentes numa reunião do G15. Provou-se que para alguns clubes ou é como eles querem ou então não é nada. Isso foi demonstrado na forma como determinados clubes abandonaram esta assembleia. Não querem diálogo", acusou António Salvador, acrescentando: "Não recusámos propostas, achámos é que as de Sporting e FC Porto surgiram fora do timing. Estamos disponíveis para discutir propostas. Este grupo G15 não se vai desunir. Vai ser cada vez mais forte."
Já Álvaro Braga Júnior, presidente da SAD do Boavista, falou em democracia: "O futebol faz-se assim, é a vitória da democracia porque foram os votos que falaram e que decidiram. Gostava de os ter tido [Bruno de Carvalho e Pinto da Costa] até ao fim. Não houve falta de diálogo."

RECORD

JotaCC

"Baixámos a intensidade"

Abel Ferreira dividiu o jogo "em duas partes distintas" e sai satisfeito por ter visto alguns jogadores regressarem ao ativo. "A 1ª parte foi Sp. Braga, a 2ª foi Portimonense. Baixámos a intensidade, o que acaba por ser normal, tendo em conta que jogaram oito jogadores que há muito não atuavam 90 minutos. Mas ganhámos aqui jogadores para o futuro, que também era um dos objetivos projetados para o jogo. Temos de aprender e crescer com isto", considerou o treinador.



Tiago Sá em estreia

O dia de ontem vai ficar para sempre na memória de Tiago Sá. Depois de várias épocas na sombra de outros guarda-redes, o jovem, de 22 anos, teve finalmente a oportunidade de se estrear com a camisola da equipa principal do Sp. Braga. Apesar dos dois golos sofridos, Tiago Sá foi dos elementos em maior destaque na formação orientada por Abel Ferreira, tendo mesmo efetuado duas defesas de nível de dificuldade elevada. Nos tentos encaixados, nada podia fazer.
No final do jogo, o treinador dos minhotos elogiou a resposta do jovem guardião. "O Tiago Sá é um guarda-redes da nossa formação e agarrou bem esta oportunidade. Deu uma boa resposta e ganhámos mais uma solução. Todos os jogadores têm de trabalhar para merecer chegar à equipa principal", frisou Abel.

RECORD

Bruno3429

'Quarta seguida' no regresso de Vítor Hugo

O SC Braga/AAUM somou, este sábado, o quarto triunfo consecutivo na Liga SportZone ao receber e vencer o CF "Os Belenenses" por 3-1. No regresso de Vítor Hugo à competição – foi ao jogo aos 26 minutos -, a equipa bracarense seguiu para intervalo em desvantagem, mas um segundo tempo de grande nível proporcionou a despedida desejada do ano 2017.
João Abreu (22′), Marinho (23′) e o capitão André Machado (40′) apontaram os golos do SC Braga, ao passo que João Marques apontou o golo solitário dos azuis do Restelo.

Vítor Hugo: "Sinto-me ainda mais preparado"

Clinicamente apto da lesão sofrida a 15 de dezembro de 2016 no tendão de aquiles, Vítor Hugo regressou, este sábado, à competição e realizou os últimos 14 minutos da vitória do SC Braga/AAUM por 3-1 na receção ao CF Belenenses. No final do encontro, sobre uma "chuva de aplausos" e cânticos dirigidos pelos adeptos bracarenses, o atleta de 35 anos mostrou-se visivelmente emocionado e afirmou sair ainda mais fortalecido de um dos momentos mais difíceis vividos na sua experiente carreira desportiva.

Regresso traz sensação "ótima": "É uma sensação ótima, melhor ainda por ter sido acompanhada por uma vitória. Foi um ano de muito trabalho, muito sacrifício, em prol de mim e do clube. Não posso deixar de agradecer a toda a estrutura do SC Braga/AAUM, ao SC Braga e a todos os fisioterapeutas e médicos envolvidos no meu tratamento. Uma palavra também para o meu treinador de guarda-redes, que me 'aturou' durante todo este tempo".

Da lesão, sai um guardião diferente e mais focado: "Sinto-me ainda mais preparado psicologicamente. Mentalmente exigiu um trabalho enorme, existiram alturas em que me fui um pouco abaixo, mas já passou e agora resta seguir em frente. Vou regressar aos pouquinhos e para 2018 espero um ano de vitórias".

Apoio vindo do balneário foi importante: "Os meus colegas de equipa foram fantásticos. Nunca deixaram que eu desanimasse, não só os deste ano como muitos da época passada, que me apoiaram imenso. Este momento também é deles".

Europeu é um sonho, mas o 'degrau' está no SC Braga: "O objetivo agora é jogar mais minutos pelo SC Braga. Quer o Xot quer o Vasco têm estado muito bem e não vai ser fácil ultrapassá-los. Claro que é um sonho estar no Europeu. Qualquer atleta sonha representar Portugal nessa competição e eu não sou exceção, mas... um passo de cada vez".

Sub-17 "engatam" a quinta

A quinta vitória consecutiva já é uma realidade para os sub-17 do SC Braga, depois do triunfo alcançado, na manhã deste sábado, no reduto da Associação Académica de Coimbra por 0-2. Os bracarenses não arredam pé do primeiro lugar do campeonato e mantêm, ainda, a baliza livre de qualquer golo sofrido nas cinco partidas realizadas na segunda fase.

A formação da Briosa procurava a primeira vitória em casa nesta etapa da prova, mas foi o bom futebol dos arsenalistas a levar a recompensa. Edgar inaugurou o marcador aos 30 minutos e Pedro Martins, aos 50', estabeleceu o resultado final, preservando o trajeto sem mácula do conjunto minhoto.

Para o próximo dia 7 de janeiro, pelas 11h, está agendada a receção ao FC Porto, atual segundo classificado.

Goleada dos sub-15 na receção ao CD Feirense

Foi com uma mão cheia de golos que os sub-15 do SC Braga receberam, na manhã deste sábado, o CD Feirense (5-1). A turma de Artur Jorge "puxou dos galões" com nova exibição irrepreensível numa segunda fase em que permanece invicta, contra um adversário que – pese os números expressivos – não foi, de todo, presa fácil.
Depois de uma entrada monótona, dominada pelo CD Feirense, o despertador do conjunto minhoto tocou aos dez minutos. Mateus estreou o marcador e provou estar em dia 'sim' com mais um belo lance de golo pouco depois (22'), estabelecendo os dois primeiros tentos do encontro.

O esférico voltou a parar no fundo da malha defendida por Moutela aos 33', após um livre cobrado na medida certa por Nuno Teixeira, saindo o 4-0 pelos pés de Macedo (48'). Mesmo em desvantagem, o CD Feirense mostrou bons índices e nunca se resumiu à posição de espetador. A turma forasteira – que contou com um golo anulado por fora de jogo – conseguiria mesmo reduzir a diferença através de uma grande penalidade convertida por Lopes em cima do apito, mas sofreu novo golpe volvido um minuto, com Matos a finalizar a goleada dos bracarenses.

No primeiro jogo de 2018, a 7 de janeiro, os sub-15 do SC Braga deslocam-se à casa do líder FC Porto.

SCBraga