News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Análise 1ª volta das competições

Started by Zav, 08 de January de 2018, 13:17

Previous topic - Next topic

Zav

Campeonato: Uma excelente primeira volta, com jogos de bom futebol e de grande atração. Outros menos conseguido, sobretudo pelo desgaste físico mas que cumprimos com o objetivo que era os 3 pontos. Temos apenas 4 derrotas: Setúbal (f), Benfica (f), Porto (c) e Marítimo (f). Neste capítulo tudo ficou cumprido na minha perspetiva.

Taça de Portugal: Perdemos pela margem mínima nos Arcos, contra uma equipa que pratica bom futebol, contudo, a arbitragem não foi a mais feliz e acabamos por ser eliminados. Pecamos imenso na finalização neste jogo.

Taça CTT: Foi uma enorme desilusão perder em Setúbal daquela forma, depois de saber que a vitória dava a passagem à final four em nossa casa. Era necessário mais atitude e empenho neste jogo!

Liga Europa: Num grupo de champions, conseguimos passar em 1º lugar. Que grande surpresa. Acreditava na passagem, mas não nestes termos. Fizemos excelentes jogos, onde fomos calculistas e soubemos arriscar quando assim foi preciso.

De um modo geral estou satisfeito, penso que está a ser feito um bom trabalho quer pela equipa técnica, quer pelos jogadores. Nós adeptos, só temos que os continuar a apoiar que bem merecem!

FORÇA BRAGA!

Kilo

 Fácil de resumir:

- Excelente campeonato onde deveríamos ter, pelo menos, mais 3 pontos (1 na madeira e 2 em alvalade).

- Taça de Portugal: podiamos ter feito melhor, mas não nos deram muitas hipóteses contra um bom Rio Ave.

- Taça da Liga: a vergonha da época, não há que esconder. Nunca por ser eliminados, mas pela forma como aconteceu. Prestação miserável de todos na decisiva partida de Setúbal. Até podiamos ter perdido, como aconteceu na taça de portugal em vila do conde, mas nunca da forma que perdemos, sem sequer dar luta a um adversário débil.

- Liga Europa: participação de sonho. Estivemos fantásticos, nunca diria que seriamos capazes de passar este grupo, muito menos em primeiro e a uma jornada do final. Fomos enormes.

Perspectivas para a 2ª volta: maturar o nosso estilo de jogo, tentando sempre dar o melhor espetáculo possível, assegurar o 4º lugar mantendo a pressão sobre os da frente e dar luta na liga europa. A isto, puxar mais 2 ou 3 miúdos da equipa B para o palco principal (Singh, Loum, Didi...).

rnmc

#2
Campeonato:
Tendo em conta que é a 1ª época do Abel no Braga (exceptuando os jogos finais da época passada) e a dirigir um clube de 1ª liga, diria que estamos a fazer um campeonato excelente. Chegar ao fim da 1ª volta e ter tantos pontos de vantagem para o 5º lugar como estes têm para a linha de água dá alguma segurança à equipa para o que falta da época. Já fiz referência anteriormente que deveríamos ter pelo menos mais 3 pontos tirados pelos homens do apito, ficaríamos assim empatados com o Benfica em 3ºs e a 2 pontos do segundo (o SCP teria menos um neste caso).

Taças:
Desfechos iguais por razões diferentes. Se na Taça de Portugal tivemos uma prestação honrosa e fomos eliminados num campo difícil, na Taça da Liga fomos eliminados apenas por culpa nossa. Só dependíamos de nós mesmos (ao contrário do que seria esperado) e mesmo assim não tivemos garra para ganhar ao Setúbal e ainda menos tivemos para empatar o jogo e dar uma réstia de esperança!

Liga Europa:
Impressionante registo num dos grupos mais difíceis. Não tenho muitas dúvidas que durante toda a fase de grupos fomos a equipa que praticou o futebol mais consistente. Temos agora uma eliminatória bastante difícil, deve ser encarada como uma final, passando escrevemos mais uma página dourada na história do SCB na Europa. 

2ª Volta:

Espero que a equipa se mantenha sempre mais perto do grupo da frente do que do grupo que nos persegue. Sabendo que estamos fora das taças tão cedo poderia-mos sonhar com atacar a sério o terceiro lugar, no entanto, o slb também está fora de todas as taças e da europa pelo que vai dar tudo no campeonato. Infelizmente cheira-me que este ano não vamos ter hipóteses, chegar às últimas 3 jornadas a acreditar ainda no pódio seria excelente.

ombaiz

Quote from: repost on 08 de January de 2018, 14:05
Campeonato:
Tendo em conta que é a 1ª época do Abel no Braga (exceptuando os jogos finais da época passada) e a dirigir um clube de 1ª liga, diria que estamos a fazer um campeonato excelente. Chegar ao fim da 1ª volta e ter tantos pontos de vantagem para o 5º lugar como estes têm para a linha de água dá alguma segurança à equipa para o que falta da época. Já fiz referência anteriormente que deveria-mos ter pelo menos mais 3 pontos tirados pelos homens do apito, ficaria-mos assim empatados com o Benfica em 3ºs e a 2 pontos do segundo (o SCP teria menos um neste caso).

Taças:
Desfechos iguais por razões diferentes. Se na Taça de Portugal tivemos uma prestação honrosa e fomos eliminados num campo difícil, na Taça da Liga fomos eliminados apenas por culpa nossa. Só dependia mos de nós mesmos (ao contrário do que seria esperado) e mesmo assim não tivemos garra para ganhar ao Setúbal e ainda menos tivemos para empatar o jogo e dar uma réstia de esperança!

Liga Europa:
Impressionante registo num dos grupos mais difíceis. Não tenho muitas dúvidas que durante toda a fase de grupos fomos a equipa que praticou o futebol mais consistente. Temos agora uma eliminatória bastante difícil, deve ser encarada como uma final, passando escrevemos mais uma página dourada na história do SCB na Europa. 

2ª Volta:

Espero que a equipa se mantenha sempre mais perto do grupo da frente do que do grupo que nos persegue. Sabendo que estamos fora das taças tão cedo poderia-mos sonhar com atacar a sério o terceiro lugar, no entanto, o slb também está fora de todas as taças e da europa pelo que vai dar tudo no campeonato. Infelizmente cheira-me que este ano não vamos ter hipóteses, chegar às últimas 3 jornadas a acreditar ainda no pódio seria excelente.

Não leve a mal o que vou dizer...até porque não sou nenhum doutor ou literário... mas custa-me ler o "poderia-mos", "deveria-mos", "ficaria-mos"... :)
Só uma nota nada mais!!

Um abraço!

rnmc

Quote from: ombaiz on 08 de January de 2018, 14:35
Quote from: repost on 08 de January de 2018, 14:05
Campeonato:
Tendo em conta que é a 1ª época do Abel no Braga (exceptuando os jogos finais da época passada) e a dirigir um clube de 1ª liga, diria que estamos a fazer um campeonato excelente. Chegar ao fim da 1ª volta e ter tantos pontos de vantagem para o 5º lugar como estes têm para a linha de água dá alguma segurança à equipa para o que falta da época. Já fiz referência anteriormente que deveria-mos ter pelo menos mais 3 pontos tirados pelos homens do apito, ficaria-mos assim empatados com o Benfica em 3ºs e a 2 pontos do segundo (o SCP teria menos um neste caso).

Taças:
Desfechos iguais por razões diferentes. Se na Taça de Portugal tivemos uma prestação honrosa e fomos eliminados num campo difícil, na Taça da Liga fomos eliminados apenas por culpa nossa. Só dependia mos de nós mesmos (ao contrário do que seria esperado) e mesmo assim não tivemos garra para ganhar ao Setúbal e ainda menos tivemos para empatar o jogo e dar uma réstia de esperança!

Liga Europa:
Impressionante registo num dos grupos mais difíceis. Não tenho muitas dúvidas que durante toda a fase de grupos fomos a equipa que praticou o futebol mais consistente. Temos agora uma eliminatória bastante difícil, deve ser encarada como uma final, passando escrevemos mais uma página dourada na história do SCB na Europa. 

2ª Volta:

Espero que a equipa se mantenha sempre mais perto do grupo da frente do que do grupo que nos persegue. Sabendo que estamos fora das taças tão cedo poderia-mos sonhar com atacar a sério o terceiro lugar, no entanto, o slb também está fora de todas as taças e da europa pelo que vai dar tudo no campeonato. Infelizmente cheira-me que este ano não vamos ter hipóteses, chegar às últimas 3 jornadas a acreditar ainda no pódio seria excelente.

Não leve a mal o que vou dizer...até porque não sou nenhum doutor ou literário... mas custa-me ler o "poderia-mos", "deveria-mos", "ficaria-mos"... :)
Só uma nota nada mais!!

Um abraço!

Claro que não levo a mal, antes pelo contrário. Obrigado pela correcção, sempre a aprender!

Fernandão

A espinha na garganta é unicamente a Taça da Liga, na minha opinião. Mas compreendo que faz parte de uma equipa que está em crescimento. A minha expectativa é a de que se estão a criar as bases para um candidato sério ao título num futuro próximo (nos próximos dois anos), desde que não se percam jogadores nucleares. Com algumas aquisições, teremos uma equipa tão forte como a que tínhamos com Vandinho, H. Viana, Mossoró... Há que tentar manter o núcleo duro, mas acima de tudo o forte espírito de grupo.

Nesse aspecto, Abel tem sido exemplar e tem calado os que no início de época "desconfiavam" que este projecto tinha pernas para andar.

O próximo jogo será interessante para saber se já temos "cabedal" para estar entre os grandes. Para 2018, tenho também muita curiosidade em relação ao que iremos fazer na Liga Europa. Passar o Marselha seria uma boa sequência para uma época europeia que tem sido brilhante  :) A ver, vamos.

ombaiz

Quote from: Fernandão on 08 de January de 2018, 17:18
A espinha na garganta é unicamente a Taça da Liga, na minha opinião. Mas compreendo que faz parte de uma equipa que está em crescimento. A minha expectativa é a de que se estão a criar as bases para um candidato sério ao título num futuro próximo (nos próximos dois anos), desde que não se percam jogadores nucleares. Com algumas aquisições, teremos uma equipa tão forte como a que tínhamos com Vandinho, H. Viana, Mossoró... Há que tentar manter o núcleo duro, mas acima de tudo o forte espírito de grupo.

Nesse aspecto, Abel tem sido exemplar e tem calado os que no início de época "desconfiavam" que este projecto tinha pernas para andar.

O próximo jogo será interessante para saber se já temos "cabedal" para estar entre os grandes. Para 2018, tenho também muita curiosidade em relação ao que iremos fazer na Liga Europa. Passar o Marselha seria uma boa sequência para uma época europeia que tem sido brilhante  :) A ver, vamos.

Para mim o núcleo duro deste ano são 4/5 jogadores: Jefferson, Esgaio, Vuk, Danilo e Fransérgio...
Destes, Jefferson (emprestado), Vuk e Danilo são muito difíceis de segurar se mantiverem o ritmo competitivo que têm apresentado...

Existem depois outros 2 jogadores que saindo podem limitar muito as escolhas e a sua substituição pode não ser tão linear quanto isso... Falo do mal amado R. Horta e F. Martins.. Podem dizer que como eles há aos pontapés...mas...

rpo.castro

Em termos de resultados são o que são:  maior numero de pontos na primeira volta de sempre com 4 derrotas, um apuramento conseguido contra 2 equipas fortes na LE e eliminações anormais nas taças em condições distintas.

Época começada com elevada rotação dos jogadores, com motivação com fio de jogo. Boas exibições de Paulinho, Vuk JCT e Raul. O estranho caso de Assis. Exibições oscilantes até um pouco depois do jogo em Setúbal para depois parecer que o Braga ia disparar.

Parados à força da bala em Alvalade e equipa pareceu perder um pouco de força. Os 11 escalados passaram a ser previsíveis bem como o modelo de jogo. Dificuldades contra equipas mais fechadas e bois de preto. Quebra de alguns jogadores importantes no primeiro quarto da temporada. Eclipse de Hassan e Xadas. Desaparecimento de Paulinho ou Dyego (do 11 sobretudo). Fábio Martins o grande joker, Danilo o nosso Centurião e Matheus como nunca. Assis continua MIA.

Existe uma época pré Alvalade/ G15 e outra após. Mas mesmo assim a 3 pts do pódio.
Além do 4o lugar (minimo) só pediria 3 vitórias na Liga e vocês sabem contra quem.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Enorme1921

#8
Não adianta esmiuçar muito mais a primeira volta, a maior parte já foi dito. Ao nível do campeonato, fizemos uma grande primeira volta. Poderia ter sido melhor não fossem outras condicionantes. Dois golos limpos anulados na Luz, derrota infantil em Setúbal (Matheus desastroso, que acabou por compensar nos restantes jogos), derrota mais que justa contra o Porto (poderia ter sido por outros números), penaltis à catadupa por marcar nos Barreiros (estávamos demasiado próximos do pódio, preparem-se para mais do mesmo nas próximas jornadas) e aquele empate em Alvalade que também já todos sabemos como foi. Os erros de arbitragem não explicam tudo, mas acho estranho o VAR, contra nós, funcionar sempre (até quando não há motivos para ser accionado), mas ainda não ter intercedido a nosso favor (e já houve lances bem gritantes!). Na Taça de Portugal, aquela derrota nos Arcos, estádio difícil contra uma das equipas mais fortes da presente temporada da qual nos podemos queixar, e muito, da arbitragem, mas onde também nos podemos queixar da nossa falta de eficácia, falhamos lances que não se podem falhar (raça não faltou, pelo menos!). Quanto à Taça da Liga, foi claramente o ponto fraco da época. Sabendo nós que tínhamos a Final Four em casa e que íamos evitar um "grande" nas meias e após termos passado o Boavista no Bessa e termos empatado na Luz, o jogo de Setúbal era para dar tudo! Não consigo compreender a falta de atitude. Ainda por cima contra o último classificado e um adversário que já tínhamos defrontado e com quem tínhamos perdido, isto é, já devíamos ter assimilado os seus pontos fortes e fracos, devíamos ter estudado com cuidado aquilo que tinha corrido mal no jogo para o campeonato. Como já alguém referiu acima, nem foi pela derrota, foi pela falta de atitude! Deixei o melhor para o fim, a Liga Europa. Quando vi o grupo, admito, apesar de acreditar sempre, tinha um bichinho realista dentro de mim a dizer que ia ser muito complicado passar o grupo. Mas passamos... e em primeiro! Contra três equipas que podiam perfeitamente estar na Champions League. Fomos muito gverreiros e, no processo, quebramos a maldição alemã e mostramos à Europa um pouco da alma e espírito de Gverreiros do Minho dos quais somos feitos!

Para a segunda volta, sem Taças (e o que me vai doer ver outra equipa festejar no nosso estádio quando poderíamos perfeitamente ser nós, algo único), é continuar uma campanha sólida no campeonato. Já se sabe que quanto mais próximos do pódio estamos, mais contrariedades surgem, mas é lutar contra elas. Se jogarmos com raça e união e os adeptos ajudarem, penso que será possível fazermos coisas bonitas. Sinceramente não me incomoda muito ficar em quarto em vez de terceiro, uma vez que este ano não há direito a play-off da Champions. Claro que é sempre melhor, e eu prefiro (como qualquer um), ficar em terceiro, é sempre mais prestigiante, apenas acho que não seria assim tão dramático ficar em quarto, sinceramente. Acima de tudo, temos é de dar o nosso melhor e, no fim, fazem-se as contas. Por força dos planteis das equipas que vão à nossa frente e de outros factores, duvido imenso que consigamos ser campeões este ano, mas há que acreditar até ao fim! Quanto à Liga Europa, chegamos à fase crítica. Estou confiante que podemos perfeitamente ultrapassar o Marselha se estivermos a um bom nível. Não adianta pensar mais à frente que isso, temos de pensar jogo a jogo, eliminatória a eliminatória. Foi óptimo chegar à fase decisiva, mais ainda depois de estarmos naquele que foi, a meu ver, o grupo da morte, o mais equilibrado. Agora é ver como corre daqui para a frente. Sem criar grandes expectativas, uma vez que estão equipas MUITO fortes em competição, mas enquanto for possível, deixem-nos sonhar. Já chegamos à final uma vez, já mostramos que isso não é impossível. Sei que é um feito muitíssimo difícil de replicar, mas não impossível. Além do mais, é um prémio duplo: por um lado, a vitória da Liga Europa, um troféu que nos escapou na única vez que chegamos à final e que nos daria outro estatuto, por outro lado, presença garantida na Liga dos Campeões da próxima temporada. Não pedimos que ganhem nada, apenas que joguem sempre para ganhar, honrando a atitude de um verdadeiro Gverreiro do Minho!