News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/12

Started by JotaCC, 10 de December de 2017, 09:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sequeira na comitiva e Paulinho fica em casa
Braga Lateral integra os eleitos de Abel Ferreira. Avançado não vai defrontar o Marítimo
O lateral-esquerdo Sequeira está de regresso às opções de Abel Ferreira e poderá ser a novidade na equipa que vai defrontar o Marítimo (amanhã, 21 horas, SportTV1). Quem não irá integrar a comitiva arsenalista na deslocação à Madeira é Paulinho. O avançado ainda não recuperou de um problema na coxa direita e ficará em casa a recuperar para futuras batalhas.
Sequeira integrou os convocados do Braga na última jornada da Liga – triunfo por 3-0 frente ao Paços de Ferreira –, mais de dois meses depois de se ter lesionado no joelho esquerdo, mas uma infeção maxilar retirou-o do jogo com o Basaksehir, quinta-feira, na última jornada da fase de grupos da Liga Europa. No entanto, o esquerdino, de 27 anos, já se encontra recuperado, ontem treinou sem limitações e, dessa forma, faz parte dos convocados para a deslocação à Madeira.
Apesar de não competir desde 28 de setembro, Sequeira poderá entrar diretamente no onze arsenalista na partida de amanhã. Jefferson tem acumulado jogos atrás de jogos e, face à recuperação de Sequeira, Abel Ferreira poderá voltar a imprimir rotatividade no corredor esquerdo.
A situação clínica de Paulinho é diferente da de Sequeira. O avançado continua entregue ao departamento médico e não vai integrar a lista de convocados. O egípcio Hassan, que na Turquia jogou apenas os últimos cinco minutos, deverá recuperar o lugar na frente de ataque dos arsenalistas, que, na Madeira, têm um teste de fogo na perseguição ao trio da frente.

JN

JotaCC

CINCO A RODAR NO LUGAR-CHAVE
Depois da lesão de Fransérgio, o treinador Abel Ferreira já utilizou cinco jogadores na posição 10

Paulinho, Xadas, Ricardo Horta, João Carlos Teixeira e André Horta foram utilizados, nos últimos três jogos, no lugar que pertencia a Fransérgio. Quem se seguirá na visita ao Marítimo?

Há uma posição no atual sistema tático do Braga que tem uma grande influência – provavelmente como nenhuma outra... – na forma de jogar da equipa: é o lugar de segundo avançado, a chamada posição 10, que estava a ser ocupada, com brilhantismo, por Fransérgio. No entanto, o brasileiro lesionou-se na receção ao Feirense e, nos 252 minutos de competição que se seguiram, Abel Ferreira utilizou cinco jogadores naquela posição: começou por ser Paulinho no momento da saída forçada do brasileiro; depois, frente ao Paços de Ferreira, Xadas ocupou a posição no arranque da partida e Ricardo Horta na fase final; por fim, na visita ao Basaksehir, o Braga arrancou com André Horta a fazer de 10 e terminou o jogo com João Carlos Teixeira atrás dos avançados.
Curiosamente, são todos jogadores com características diferentes e que, por isso, também oferecem diferentes formas de jogar à equipa. Para o importante jogo de amanhã (21h00) frente ao Marítimo, Abel Ferreira não vai poder contar com o ainda lesionado Paulinho [ver caixa ao lado], que pensa essa posição mais como um avançado; nesse sentido, o treinador poderá oferecer a titularidade a Ricardo Horta, um jogador mais agressivo sem bola e igualmente forte nos apoios, ou ainda a João Carlos Teixeira, testado na posição durante os últimos 20 minutos da partida de quinta-feira na Turquia e que privilegia mais a posse de bola.
Para além desta dúvida, sobra outra no centro da defesa com o regresso de Ricardo Ferreira: Bruno Viana tem-se exibido a alto nível nos últimos jogos (até marcou nas vitórias com o Feirense e Paços), mas Raúl Silva também voltou em grande frente ao Basaksehir (fez o único golo da partida).


Sequeira regressou, Paulinho não

O treino de ontem, o penúltimo antes do jogo com o Marítimo, já contou com a presença de Sequeira, que tinha falhado a deslocação à Turquia devido a uma infeção no maxilar. O lateral está, desta forma, pronto para retomar a luta pela titularidade com Jefferson, um dos mais utilizados do plantel nas últimas semanas. Mas se Sequeira está recuperado, o mesmo já não se poderá dizer de Paulinho, que ontem voltou a não treinar com a equipa devido a uma contusão na coxa direita que já o tinha afastado do confronto com o Basaksehir.


Miguel Pedro

O VAR, o feito e o efeito Fábio Martins

Alguém já ouviu o áudio do VAR do Sporting-Braga? Esqueceram-se...

1 Corria o minuto 18 do jogo Braga-Paços Ferreira, da jornada do passado fim de semana, quando Hassan marca um bonito golo de calcanhar, na sequência de uma igualmente bonita jogada de envolvimento do meio-campo bracarense. Após o golo, o VAR deverá ter dado indicação ao árbitro do encontro, Rui Oliveira, de que Xadas, que tem intervenção no início da jogada, estava em posição de fora de jogo. E, na verdade, estava. O árbitro corrige a sua decisão, anula o golo e marca a correspondente falta contra o Braga. Ficou salvaguardada a verdade desportiva. Foi a primeira vez, segundo me consigo lembrar, nos jogos em que o Braga disputou, que o VAR acertou na decisão ou, dito de outra forma, que o duo árbitro/VAR conseguiu atuar por forma a que a verdade desportiva fosse salvaguardada. E, por azar, num lance de um belo golo de Hassan. O que custa, verdadeiramente, é saber que o duo árbitro/ VAR, nos jogos em que o Braga disputou, nunca acertou quando se tratava de repor a verdade desportiva em decisões que prejudicaram o Braga. Apenas acertou neste lance e ainda bem que o fez. Por isso, é de dar os parabéns ao árbitro e ao VAR deste jogo, pois agiram para salvaguardar a verdade desportiva. E já que falamos em VAR: alguém ouviu o áudio do VAR do jogo Sporting-Braga que Salvador pediu para ser disponibilizado? Devem ter-se esquecido....

2 Uma curiosa estatística publicada esta semana demonstra que o Braga marca mais de um terço dos seus golos nos 15 minutos finais. Algumas razões são apontadas para tal por Abel Ferreira: por um lado, uma grande força mental e total disponibilidade para o jogo da equipa, que faz com que se torne cada vez mais acutilante e pressionante à medida que o jogo se aproxima do fim (nunca desiste); por outro lado, a grande capacidade demonstrada pelos médios Vukcevic, Danilo e Fransérgio, que, mesmo no final dos jogos, conseguem ter a frescura para "levar o jogo para a frente" e colocar toda a pressão no meio-campo contrário. Concordo com tudo o que Abel diz. Mas acrescento outra causa destes finais altamente eficazes do Braga: as entradas de Fábio Martins, geralmente nos 30 minutos finais dos jogos. Tem sido sempre o elemento que vem provocar instabilidade no adversário, pela sua capacidade tática, de "ler o jogo", aliada à sua técnica e capacidade de passar a bola para o sítio certo. Um verdadeiro "saca-rolhas" quando os jogos estão fechados. 3 O Braga conseguiu, na Liga Europa, o seu objetivo confesso (passar a fase de grupos) e um bónus (ficar em primeiro lugar do grupo e evitar as equipas teoricamente mais fortes na próxima eliminatória, alcançando o estatuto de cabeça de série). Num grupo no qual as demais três equipas vieram da Liga dos Campeões desta época, em que dois são atuais líderes dos seus campeonatos (Basaksehir é líder na Turquia e o Ludogorets é líder no campeonato búlgaro), e Hoffenheim é 5.º classificado do poderoso campeonato alemão, ficar em primeiro lugar do grupo é feito digno de registo e uma prova (se é que precisamos de provas) de que esta equipa pode ir muito longe (se a deixarem, claro...).

O JOGO

JotaCC

Braga desafia invencibilidade do Marítimo

O BRAGA FOI A ÚNICA EQUIPA A VENCER NOS BARREIROS AO MARÍTIMO MAS PARA A TAÇA DA LIGA

Para além do Cova da Piedade, que afastou os verde-rubros da Taça de Portugal sem vencer nos 120 minutos de jogo, apenas o Sporting de Braga logrou impor uma derrota ao Marítimo de Daniel Ramos em jogos efectuados nos Barreiros para todas as competições. Foi para a Taça da Liga, no jogo que decidia a passagem à Final Four da competição, a 11 de Janeiro deste ano, com a turma bracarense, então liderada por Jorge Simão, a chegar à vitória com um golo apontado pelo central Velasquez já em período de compensação e quando o Marítimo jogava apenas com 10 jogadores, em face da grave lesão de Gotardi e com Maurício na baliza. Mas, para a Liga, o Braga veio à Madeira perder por 10, jogo este realizado a 6 de Novembro de 2016, treinava os `arsenalistas' ainda José Peseiro.
Mais de um ano depois sem perder em casa para a Liga (15 meses) cabe ao Braga desafiar a invencibilidade do Marítimo na sua casa, numa altura em que a formação de Daniel Ramo ainda `lambe as feridas' impostas pelo modesto Cova da Piedade na Taça de Portugal.
Treinos à porta fechada
Na preparação deste jogo, a acontecer nesta segunda-feira pelas 21 horas, Daniel Ramos encetou o treino de ontem no estádio do Marítimo, em sessão desenvolvida à porta fechada ao principio da noite. O treinador do Marítimo apenas não tem à sua disposição os defesas Coronas e Pablo Santos, que recuperam de lesões, pelo que é na máxima força que prepara o jogo com o Braga. Esta manhã, acontece o último treino, de novo à porta fechada mas agora na Camacha, com Daniel Ramos a falar em conferência de imprensa pelas 15h30 em Santo António.
Rodrigo Pinho recebe prémio
Refira-se que o avançado Rodrigo Pinho vai receber antes do jogo com o Braga o prémio da Liga referente ao melhor golo dos meses Outubro/Novembro.

DN MADEIRA

JotaCC

Sorteio: venha o diabo e escolha

FC Porto, Sporting e Sporting de Braga, os três clubes portugueses ainda resistentes nas provas europeias, conhecem esta segunda-feira os adversários que vão ter pela frente. Na Champions, os dragões poderão ter de medir forças com tubarões como Barcelona, PSG, Man. United ou City. Já na Liga Europa, leões e arsenalistas são cabeças-de-série e evitam alguns adversários difíceis.

DN

JotaCC

SEQUEIRA ELEVA PRESSÃO
Lateral está de volta às opções e Abel Ferreira já provou que conta com ele para os jogos a doer

O Sp. Braga arrancou a temporada com dois reforços para a lateral esquerda da defesa. Jefferson chegou do Sporting e Sequeira do despromovido Nacional. O primeiro era um desejo bem antigo da SAD e aproveitou um problema físico do colega para ganhar o lugar. Nada que surpreendesse os adeptos até pelo currículo e qualidade que o brasileiro demonstrou no Estoril e Sporting. A verdade é que Abel Ferreira é um confesso admirador de Sequeira e, mal o viu fora do boletim clínico, lançou-o no onze, mantendo essa aposta em jogos a doer como a receção ao FC Porto e ao V. Guimarães e ainda os embates europeus com Hoffenheim e Basaksehir. O antigo lateral-esquerdo do Nacional voltaria a lesionar-se, mas agora está de volta às opções do treinador e, mais uma vez, vai colocar o colega sob pressão. Jefferson já soma 19 jogos contra os sete disputados por Sequeira e nada melhor para Abel Ferreira do que contar com dois elementos que lhe dão totais garantias, mesmo que os arsenalistas estejam a entrar numa fase da temporada em que o volume de jogos vai diminuir, principalmente pela paragem das competições europeias.
Quem também está pronto para voltar a ser chamado é Wilson Eduardo. O avançado já se treina sem qualquer condicionalismo há alguns dias e só faltará melhorar a condição física após quatro meses de paragem.

RECORD

Bruno3429

Sub-17 reforçam a liderança no dérbi

Um arranque de sonho deu o "empurrão" para o triunfo dos juvenis do SC Braga na receção deste domingo ao Vitória SC (2-0). Com mais uma exibição categórica, e fruto da derrota do FC Porto, os bracarenses seguem agora isolados no primeiro lugar do campeonato.

Foram apenas necessários quatro toques na bola para o conjunto arsenalista chegar ao golo. Carlos Gomes intercetou o pontapé de saída dos vimaranenses e fez chegar o esférico na medida certa em direção a Eduardo Ribeiro, que, aos 15 segundos, inaugurou com frieza o marcador. A turma de Wender Said continuou a ganhar terreno perante um Vitória SC que ainda se tentava recompor da entrada em falso na partida, mas teve de esperar pelo remate certeiro de Shurrle, aos 36′, para ampliar a vantagem para dois a zero.

As condições meteorológicas impuseram um jogo mais físico e menos trabalhado durante grande parte do segundo tempo e o ritmo só voltaria a subir nos instantes finais, com a entrada de Samuel Pedro. Os Gverreiros, de forma segura, controlaram as incidências até ao término do encontro e conservam a folha limpa: três jogos, três vitórias e zero golos sofridos na segunda fase.
No próximo sábado, os comandados de Wender Said deslocam-se ao reduto do Rio Ave FC, atual terceiro classificado.

Nulo para os iniciados em Vila do Conde

Empate sem golos foi o resultado da deslocação efetuada, na manhã deste domingo, pelos sub-15 do SC Braga ao terreno do Rio Ave FC. O conjunto minhoto já ia avisado para o desempenho notável dos vila-condenses dentro de portas e acabou mesmo por conceder os primeiros pontos na segunda fase, em virtude de um equilíbrio que não sofreu qualquer alteração durante os 80 minutos.
No próximo domingo, pelas 11h, a turma de Artur Jorge recebe o Moreirense FC no campo número 2 da Cidade Desportiva.

SCBraga

Bruno3429

#6
CS Marítimo x SC Braga: convocados

Sequeira, Marcelo Goiano e Ricardo Ferreira estão de regresso às opções de Abel Ferreira e integram a convocatória para o jogo frente ao CS Marítimo, agendado para esta segunda-feira, a partir das 21 horas.
O SC Braga treinou este domingo pela última vez antes do duelo relativo à 14ª jornada da Liga NOS, destacando-se a disponibilidade de Sequeira, que assim segue na comitiva que viaja rumo à Madeira. Já Goiano e Ricardo Ferreira, que cumpriram castigo na UEFA Europa League, regressam naturalmente aos eleitos.

Os 19 convocados para o CS Marítimo x SC Braga são: Matheus, Rosic, Jefferson, Sequeira, Hassan, Xadas, Danilo, André Horta, R. Horta, Teixeira, Ricardo Ferreira, A. Moreira, Fábio Martins, Raul Silva, Vukcevic, Bruno Viana, R. Esgaio, M. Goiano e Dyego Sousa.

Abel Ferreira: "Fazer o que nos últimos 22 jogos ninguém conseguiu"

No voo para a Madeira vai a lição estudada e vontade de vencer um adversário que não perde em casa para o campeonato desde setembro de 2016. Abel Ferreira afirma, por isso, que a partida da 14ªjornada da Liga NOS contém os ingredientes necessários a um grande espetáculo de futebol, pedindo rigor e critério aos bracarenses para superar um CS Marítimo "extremamente competitivo".

Novo adversário, a mesma postura: "O Marítimo reforçou-se bem este ano, tem bons jogadores e um leque de escolhas alargadas. Mesmo rodando uma série de jogadores é uma equipa extremamente competitiva, que joga essencialmente em transição e provoca essas transições. Amanhã temos de ser extremamente organizados, pacientes e dinâmicos, prevenindo as perdas de bola e sendo agressivos e acutilantes como temos sido até aqui".

Visita à Madeira pede proeza: "Queremos fazer o que nos últimos 22 jogos ninguém conseguiu fazer – derrotar o CS Marítimo em sua casa –, o que demonstra bem a sua força, a sua qualidade e a sua organização. Sabemos que a tarefa é difícil, mas para nós é um desafio vencer este adversário. Estão reunidas todas as condições para um bom espetáculo"

Depois da Liga Europa, volta o "livro" campeonato: "Desde o início da época que vivemos neste ciclo de jogos. Temos sabido gerir muito bem aquilo que são as exigências de cada competição, escolhendo em cada jogo aqueles que são os melhores e que nos garantem uma equipa competitiva e a lutar pelos três pontos até ao último segundo".

Chuva não tirou o brilho e a eficácia

A equipa feminina do SC Braga venceu este domingo o UR Ferreirense por 5-0, em jogo correspondente à 10ª jornada da Liga Futebol Feminino Allianz. Num jogo marcado pelo forte temporal, as Gverreiras do Minho efetuaram uma exibição segura e venceram com distinção.

Desde cedo o SC Braga controlou o jogo, ao passo que o conjunto visitante apostava no contra-ataque e nas bolas paradas. As Gverreiras do Minho chegaram ao golo, aos 13 minutos, através da marcação de uma grande penalidade convertida por Dolores. O conjunto arsenalista continuou à procura de aumentar a vantagem, mas encontrou uma defesa do UR Ferreirense muito bem organizada, mantendo-se o resultado até ao término do primeiro tempo.

Na segunda parte a formação liderada por Miguel Santos foi mais confiante, mais assertiva e mais eficaz. Aos 51', Laura Luís, após passar pela guarda-redes adversária, atirou para o fundo das redes. À passagem do minuto 68, Andreia Norton, tal como já nos habituou, brilhou dentro das quatro linhas e de cabeça fez o terceiro da formação minhota. Cinco minutos depois, Vanessa Marques, após tirar duas adversárias do caminho, colocou o esférico fora do alcance de Liliana Almeida e fez o quarto do conjunto arsenalista. Aos 83', Andreia Norton atirou forte e bisou no encontro, fixando o resultado final em 5-0.

SCBraga

Bruno3429

Ricardo Ferreira, Marcelo Goiano e Sequeira voltam à convocatória
Redação

O treinador do SC Braga, Abel Ferreira, voltou a poder contar com os defesas Ricardo Ferreira, Marcelo Goiano e Sequeira para a partida frente ao Marítimo, marcada para esta segunda-feira na Madeira. Sequeira esteve lesionado, enquanto Goiano e Ricardo Ferreira estiveram suspensos na última partida da Liga Europa.

Os 19 eleitos de Abel:

Matheus, Rosic, Jefferson, Sequeira, Hassan, Xadas, Danilo, André Horta, R. Horta, Teixeira, Ricardo Ferreira, A. Moreira, Fábio Martins, Raul Silva, Vukcevic, Bruno Viana, R. Esgaio, M. Goiano e Dyego Sousa.

Abel Ferreira apostado em acabar com invencibilidade de de Marítimo em casa
Redação

O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, está apostado em quebrar a invencibilidade do Marítimo em casa, não acreditando que a equipa insular esteja fragilizada depois de ter sido eliminada da Taça de Portugal.

«É um adversário difícil, que não perde em casa para a liga há muito tempo e reforçou-se bem este ano. Mesmo rodando muitos jogadores, tem sido uma equipa muito competitiva», analisou, curiosamente numa declaração semelhante à que teve Daniel Ramos na antevisão dos insulares.

«O Marítimo joga em transição e teremos que ser organizados, pacientes e dinâmicos. Do noso lasdo, sinto que a equipa cresce, joga, cria», referiu ainda.

A Bola

Bruno3429

Ricardo Ferreira, Marcelo Goiano e Sequeira de volta
Convocados para a deslocação ao reduto do Marítimo

O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, convocou os defesas Ricardo Ferreira, Marcelo Goiano e Sequeira para a deslocação ao reduto do Marítimo, segunda-feira, da 14ª jornada da Liga NOS.

O defesa central Ricardo Ferreira e o defesa direito Marcelo Goiano falharam o jogo da Liga Europa (derrota com o Basaksehir, 2-1), na quinta-feira, por estarem castigados, mas estão agora de volta às opções do técnico, tal como o defesa esquerdo Sequeira, que recuperou da infeção maxilar que o impediu de viajar para a Turquia.

Marafona, Paulinho, Fransérgio e Wilson Eduardo continuam de fora a recuperar de lesões.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 28 pontos, e Marítimo, quinto, com 24, defrontam-se às 21:00 de segunda-feira, no estádio do Marítimo, no Funchal.

Lista de 19 convocados:

- Guarda-redes: André Moreira e Matheus.
- Defesas: Ricardo Esgaio, Marcelo Goiano, Rosic, Raúl Silva, Bruno Viana, Ricardo Ferreira, Jefferson, Sequeira.
- Médios: Danilo, Xadas, Fábio Martins, Vukcevic, João Carlos Teixeira, André Horta.
- Avançados: Hassan, Ricardo Horta e Dyego Sousa.

Abel Ferreira quer Braga a quebrar invencibilidade caseira do Marítimo
Jogo está marcado para segunda-feira

O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, desvalorizou este domimgo a eliminação da Taça de Portugal do Marítimo, adversário da 14ª jornada da Liga NOS, e frisou a vontade de quebrar a invencibilidade caseira dos insulares.

"É um adversário difícil, que não perde em casa para a liga há muito tempo [22 jogos], tem qualidade e reforçou-se bem este ano, vimos como jogou com o Benfica, em casa, e com o Sporting, em Alvalade, para a Taça da Liga, onde, mesmo rodando muitos jogadores, foi uma equipa muito competitiva", analisou em conferência de imprensa.

Os madeirenses foram eliminados da Taça de Portugal, na quarta-feira, depois de perderem em casa com o Cova da Piedade, da 2.ª Liga, após desempate por grandes penalidades, mas o técnico dos minhotos desvalorizou o inesperado desaire.

"O Marítimo fez várias alterações e a Taça de Portugal tem estas surpresas, mas acredito que seja um jogo diferente, é outra competição, em que está bem e forte", disse.

Abel Ferreira destacou ainda que Braga e Marítimo "são equipas muito competitivas, mas com formas de encarar os jogos completamente diferentes".

"O Marítimo joga em transição e teremos que ser organizados, pacientes e dinâmicos, assim como precaver as perdas de bola e fazer golo", disse.

O técnico quer que a equipa mantenha a sua "identidade, sobretudo com bola" e mostrou-se satisfeito com a fase da equipa, que vem de apurar-se para os 16 avos da Liga Europa, tendo terminado em primeiro lugar do grupo C.

"Sinto que a equipa cresce, joga, cria, faz golos, também os sofre, claro, mas tem a capacidade de perceber que o importante é o próximo jogo e o próximo adversário", elogiou.

Abel Ferreira revelou ainda que Wilson Eduardo só no início do próximo ano estará disponível.

"Ele é um jogador explosivo e está a recuperar de uma intervenção cirúrgica delicada, a uma zona delicada que solicita esse músculo, está numa fase adiantada, mas não está completamente recuperado", disse.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 28 pontos, e Marítimo, quinto, com 24, defrontam-se às 21:00 de segunda-feira, no estádio do Marítimo, no Funchal.

Record