News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/11

Started by Bruno3429, 24 de November de 2017, 08:26

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Liga Europa: Goiano e Fransérgio heróis no apuramento do SC Braga
Carlos Costinha Sousa

O SC Braga carimbou, ontem, com selo de ouro, o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, com uma vitória clara, por 3-1, na recepção aos alemães do Hoffenheim, numa exbição de qualidade e personalizada.
Seria possível entrar melhor no jogo? Não. Impossível. O SC Braga entrou em campo e marcou.

Ainda não estava completamente decorrido o primeiro minuto de jogo e já as bancadas do Estádio Municipal de Braga festejavam o golo de Marcelo Goiano. O lateral direito subiu à grande área adversária para rematar muito colocado uma bola de ressaca e bater o guarda-redes Baumann fazendo mexer o marcador do jogo.
Um golo que animou as hostes bracarenses e que permitiu aumentar os níveis de tranquilidade dos Guerreiros do Minho que depois viram, com naturalidade, o Hoffenheim a correr atrás do resultado, aumentando claramente a pressão e procurando anular a desvantagem que tinham já no marcador.

E muito por culpa do golo madrugador, os primeiros 45 minutos decorreram de forma algo diferente do que era esperado, com o SC Braga a manter-se muito mais expectante, dando a iniciativa de jogo aos alemães e tentando aproveitar espaços para rapidamente chegar com perigo à baliza do Hoffenheim.
No entanto, apesar da muita vontade dos alemães em chegarem à baliza de Matheus e das quase sempre perigosas iniciativas ofensivas bracarenses, até ao intervalo o resultado não sofreu qualquer alteração.

Na segunda parte, como se esperava, os alemães entraram com toda a força, pressionaram muito alto e estiveram sempre por cima do jogo nos minutos iniciais, conseguindo mesmo criar situações de perigo e estando perto do golo, que acabaria mesmo por aparecer... Aos 74 minutos e depois de muita insistência, o Hoffenheim empatou o encontro, com um golo de Uth após um lance de bola parada.

O golo trouxe novo ânimo aos alemães, mas foi sol de pouca dura, uma vez que os bracarenses voltaram a festejar, desta vez com o golo oportuno de Fransérgio, num contra-ataque venenoso que contou com a intervenção de Dyego Sousa, a assistência do inevitável Ricardo Esgaio e o brasileiro a ter apenas que encostar para o segundo golo bracarense.
E três minutos depois dos 90, Fransérgio fez mais estragos com o terceiro golo dos Guerreiros do Minho, aproveitando um erro clamoroso da defesa alemã. Um golo que fechou as contas e carimbou o apuramento dos arsenalistas para a próxima fase da Liga Europa.

"Todos juntos estivemos mais fortes e conseguimos o objectivo"

"Qualidade, competência, organização, sentido de compromisso, equilíbrio... Uma equipa que, no final de cada jogo, sabe que o que conta é o próximo jogo. Uma equipa mentalmente muito forte, táctica e inteligente". Foram estas as palavras iniciais de Abel Ferreira no final da vitória sobre o Hoffenheim, dando os parabéns à sua equipa pelo excelente jogo que realizou.

Para o técnico, o SC Braga ganhou "de forma justa, suada, num grupo que muita gente não tem noção da qualidade que estas equipas têm. Nós, dentro dos nossos recursos, humildade e qualidade fomos à procura do que queríamos, que era chegar aos dez pontos. Um grande trabalho e todo o mérito destes jogadores. Para saberem, neste momento o presidente está ali no balneário a cumprimentar os jogadores e felicitar a equipa. Não é só nos momentos maus que isso acontece. Este grupo é unido, estamos satisfeitos com o que fizemos e vamos continuar fortes e firmes", considerou o técnico, acrescentando que a equipa não se vai deslumbrar com as vitórias, assim como não perde qualidade nas derrotas.
Com o objectivo principal garantido, Abel admitiu ainda poder mexer na equipa para a próxima jornada.

Correio do Minho

Bruno3429

Esperar para quê?
Texto por Gaspar Castro

Um golo madrugador de Marcelo Goiano e dois golos perto do fim de Fransérgio valeram esta noite o primeiro apuramento português para as fases a eliminar das competições europeias. Diante do Hoffenheim, e agora perante os seus adeptos, o Braga conseguiu um difícil triunfo e carimbou o passaporte para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Houve sofrimento e luta até ao fim mas a recompensa por uma fase de grupos de enorme qualidade chegou com o apito final.

Rola a bola, entra a bola

A novidade na equipa bracarense dava pelo nome de João Carlos Teixeira, colocado na ala esquerda mas com liberdade para puxar a bola para o centro, com Fransérgio a surgir como segundo avançado. Foi precisamente num lance iniciado por Teixeira que surgiu o primeiro golo. A partida tinha acabado de arrancar e, pelos vistos, ninguém avisou o Hoffenheim.

Logo no primeiro ataque do jogo, o número 23 bracarense arrancou pela esquerda e tentou o cruzamento atrasado. A bola ressaltou na defesa da equipa alemã mas um finalizador improvável apareceu na ressaca à entrada da área: Marcelo Goiano, numa incursão ambiciosa pela direita, viu a sua oportunidade de brilhar e não desperdiçou. Bola no fundo da baliza do Hoffenheim, festejos madrugadores.

Cedo se perceberam as mais-valias mas também as deficiências defensivas do Hoffenheim. O esquema de três defesas, com dois alas assumidos mais à frente, permitia uma construção de jogo apoiada, mas quando a equipa alemã perdia a bola em zonas mais delicadas o Braga ficava em vantagem numérica no ataque e criava lances de (potencial) perigo. Por outro lado, também a equipa bracarense perdia ainda bolas de forma desnecessária na construção e desperdiçava assim ocasiões de desequilibrar mais à frente.

Tentando um futebol vertical e com forte aposta nos flancos, o Hoffenheim reagia ao golo madrugador e ia-se aproximando da grande área do Braga com relativa frequência, mas faltava astúcia nos momentos finais dos lances. A ausência do possante Sandro Wagner (provável reforço do Bayern Munique) fazia-se sentir e nem Kramaric nem Amiri conseguiam ser eficazes a definir os lances, destacando-se um desvio por cima de Amiri já em cima do intervalo.

Ação e reação

Se já o primeiro tempo havia exigido muito da equipa bracarense a nível de trabalho defensivo, o segundo ainda mais exigente foi. A precisar de vencer para continuar viva na prova, a formação alemã foi célere em mudanças, com Nagelsmann a lançar o criativo Gnabry e o finalizador Uth em campo. A ameaça ganhava outros contornos.

Ainda assim, o desacerto dos avançados do Hoffenheim ia continuando por esta altura e aos 54' deu-se o falhanço-mor: Gnabry ficou com a baliza à sua mercê e atirou muito torto, desperdiçando uma oportunidade soberana. Algum tempo depois, a outra ameaça lançada no segundo tempo, Mark Uth, ficou frente a frente com Matheus mas perdeu o duelo com o brasileiro, que brilhou a fazer a mancha.

A ameaça do empate e do adiamento das decisões já pairava em Braga, mas a equipa lusa ia até então aguentando, com forte apoio vindo das bancadas. Matheus ainda ameaçou borrar a pintura aos 69', mas depois de não conseguir agarrar um remate à primeira e de deixar a bola escapar na direção da baliza... esticou-se e salvou no último momento.

O banho de água fria, a juntar à chuva, chegaria mesmo neste segundo tempo, através de uma bola parada. Demirbay bateu um livre, Uth apareceu a finalizar e desta vez não houve sorte ou resistência que valessem. A igualdade chegava, mas felizmente para os bracarenses não duraria muito tempo.

Foi num contra-ataque veloz que Dyego Sousa, que entrara para o lugar de Paulinho, abriu para Ricardo Esgaio. O português cruzou rasteiro e Fransérgio apareceu qual ponta-de-lança a finalizar e a repôr a vantagem. E houve ainda tempo para mais brilho do brasileiro: aproveitando uma saída do guarda-redes do Hoffenheim, Fransérgio atirou de muito longe e fechou a partida com um golaço.

Nuns momentos finais de desespero, com a eliminação prestes a ser confirmada, o Hoffenheim ainda ficou reduzido a dez elementos. Já o Braga... bom, o Braga resolveu a questão e a viagem até Istambul será para lutar pelo primeiro lugar do grupo.

A Chave
Minuto 81: Num lance rápido, Ricardo Esgaio entregou a Fransérgio e o brasileiro repõs a vantagem bracarense, permitindo à equipa lusa voltar a ficar encaminhada para o triunfo.

O Árbitro
Exibição positiva do árbitro inglês Andre Marriner, a julgar bem os lances capitais e a saber impôr-se a nível disciplinar quando foi necessário.

O Melhor

Bis de Fransérgio

Poderíamos dedicar este espaço ao golo madrugador de Marcelo Goiano, mas dedicamo-lo ao bis de Fransérgio perto do fim. Depois de a sua equipa ter consentido o empate, o brasileiro apareceu em posição de finalização e repôs a vantagem, fechando ainda o resultado em 3x1 num lance em que aproveitou uma saída do guarda-redes alemão.


O Pior

Perdidas alemãs

Não que o Hoffenheim tenha sido uma equipa dominadora do primeiro ao último minuto, mas teve várias ocasiões em que se pedia muito melhor. O falhanço de Gnabry no segundo tempo foi gritante e levou ao desespero dos adeptos alemães presentes em Braga. Apenas de bola parada a equipa alemã conseguiu marcar.

Abel Ferreira: «Muita gente não tem noção da qualidade deste grupo»
Texto por Igor Gonçalves

Abel Ferreira valorizou o apuramento do Braga para os 16 avos de final da Liga Europa, destacando a força e qualidade que os adversários estão a mostrar nos seus campeonatos.
«Muita gente não tem noção da qualidade deste grupo, basta ver a classificação do Hoffenheim, do Basaksehir e do Ludogorets nos seus campeonatos. Dentro dos nossos recursos, da nossa humildade e da nossa qualidade fomos à procura do que queríamos, que era os 10 pontos, por isso grande trabalho destes jogadores. Devo dizer que o presidente foi ao balneário felicitar os jogadores», afirmou.

O técnico afirmou ainda que não olha para esta passagem como uma forma de apagar a eliminação da Taça de Portugal, aos pés do Rio Ave, e falou de uma avaliação que deve ser feita à sua equipa pelo todo e não por um resultado negativo.
«Ninguém pode fazer a nossa avaliação por um jogo. Fomos eliminados da Taça de Portugal, assumimos isso, mas vamos continuar a trabalhar o futuro no presente, continuando fortes e firmes», acrescentou. 

Zerozero

Bruno3429

Com coração se carimbou o apuramento

O SC Braga carimbou, esta quinta-feira, o passaporte para os 16 avos-de-final da UEFA Europa League. Os Gverreiros do Minho receberam e venceram os alemães do TSG Hoffenheim por três bolas a uma, em mais uma noite de grande coração e espírito gverreiro da equipa liderada por Abel Ferreira.

O universo bracarense dificilmente poderia esperar um melhor início numa noite de capital importância. Cumpria-se o primeiro minuto de jogo quando Marcelo Goiano adiantou o conjunto bracarense no marcador. O golo acabou por retrair, de certa forma, o SC Braga e o TSG Hoffenheim foi carregando em busca do empate. Ainda assim, a equipa de Abel Ferreira foi criando ataques absolutamente perigosos, devendo a si mesma um resultado mais confortável no final da primeira parte.

O segundo tempo começou da mesma forma com que terminou o primeiro: com o SC Braga por cima no encontro. Contudo, e já depois depois de Jefferson ter testado a atenção de Baumann, o TSG Hoffenheim voltou a empurrar o SC Braga para o seu último reduto. De tanto carregar o conjunto alemão acabou mesmo por empatar o encontro por intermédio de Uth (74′). A resposta bracarense não se fez esperar e sete minutos depois Fransérgio recolocou o SC Braga na rota do apuramento. O 'show' do médio brasileiro não ficaria por aqui e, já no período de compensação, bisou no encontro e selou em definitivo uma vitória importantíssima.

Abel: "Vencemos de forma organizada"

No final do encontro com o TSG Hoffenheim, Abel Ferreira era um treinador naturalmente satisfeito com o triunfo e com o apuramento. O técnico valorizou a organização e a entrega da sua equipa, num jogo que considerou "muito rico taticamente".
"Fizemos um jogo de grande organização, sendo humildes, respeitando a qualidade do nosso adversário, criando inúmeras oportunidades de golo. Vencemos de forma organizada, competente e justa. Hoje a família braguista está de parabéns, todos juntos somos mais fortes e isso refletiu-se no resultado final. Tudo o que fazemos aqui tem o sentido de a cada jogo ter a melhor estratégia dentro do leque de jogadores que possuímos. Tal como no último jogo e em Alvalade tivemos oportunidades suficientes. Convém referir que hoje estiveram três grandes equipas no campo, a nossa, a do Hoffenheim e a de arbitragem. Quem está atento à variabilidade tática que temos percebe que hoje foi dos jogos que mais nos obrigou a recorrer aos nossos planos bês. Foi um desafio rico taticamente, emocionalmente e pelos golos que aconteceram".

Três Gverreiros nos Sub-17 de Portugal

Bruno Carvalho, Eduardo Ribeiro e Bruno Rodrigues foram convocados por Rui Bento para estagiar com a Seleção Nacional Sub-17, entre os dias 27 e 29 de novembro, na Cidade do Futebol.
Nesta lista de convocados, o destaque recai para o regresso do Gverreiro Bruno Rodrigues aos eleitos. Bruno Carvalho e Eduardo Ribeiro são dois atletas que constam normalmente na lista de selecionados e continuam a merecer a confiança de Rui Bento.

SCBraga

JotaCC

Trunfo Fransérgio na vitória do 4x3x3

Marcelo Goiano, quase a abrir, e Fransérgio, com dois golos a fechar o jogo, construíram o saboroso triunfo do Sporting de Braga frente ao Hoffenheim, que valeu aos minhotos a qualificação antecipada para os 16 avos de final da Liga Europa. Pelo meio, os alemães dominaram no plano teórico e territorial, mas só conseguiram marcar por uma vez, à entrada do último quarto de hora, pecúlio insuficiente para quem jogava cartada decisiva, na luta para seguir em frente.
Foi uma espécie de três em um. O Braga venceu, apurou-se e até passou para o primeiro lugar do grupo C, posição que vai defender à Turquia, a 6 de dezembro, quando visitar o Basaksehir. Marcar um golo aos 45 segundos, foi uma proeza assinalável, deu conforto para levar a melhor sobre o Hoffenheim, mas não foi só por isso que os arsenalistas venceram. A equipa entregou-se à luta até à exaustão, defendeu bem e mesmo quando os teutónicos empataram e cheiraram o triunfo, sacou da arma do contraataque, para dar o golpe definitivo no opositor.
Abel Ferreira insistiu no 4x3x3 e o novo modelo tático ainda quase nem sequer estava a ser colocado em prática e já o Braga se adiantava no marcador. João Carlos Teixeira, no flanco esquerdo, foi à linha de fundo, cruzou rasteiro para trás, um defesa alemão fez um corte incompleto e apareceu depois Goiano, à entrada da área, a rematar colocado e adiantar os minhotos no marcador.
Os alemães, que surgiram com só três defesas, assumiram de imediato a tentativa de chegar ao empate, mas até ao intervalo não foram bem sucedidos nos seus planos. O Hoffenheim arriscou mais no recomeço e obrigou o Braga a maiores cuidados defensivos. Matheus (60) fez uma excelente mancha, evitando o empate. Mas, aos 74 minutos, num livre, Demirbay cruzou e Uth fez a igualdade. Os alemães queriam mais, mas, a nove minutos do fim, numa rápida transição, Dyego Sousa abriu bem na direita, Esgaio cruzou e surgiu Fransérgio a fazer o 2-1.
Depois, nos descontos, o mesmo Fransérgio aproveitou um erro do guarda-redes Baumann – para, com calma, atirar para o 3-1, fechando o marcador.

JN

JotaCC

A LOJA ABRIU CEDO E O STOCK CHEGOU
Está carimbado o passaporte para os 16 avos de final. O Hoffenheim assustou, mas o Braga foi mais certeiro

O Braga parte para a última jornada apurado e em boa posição de garantir o primeiro lugar do grupo

Embalados por um golo de Goiano logo aos 45 segundos, os arsenalistas deram uma aula de gestão. Quando o Hoffenheim tentou contrariar a história, apareceu Fransérgio a bisar


Goiano festeja o primeiro golo com Fransérgio e Jefferson

Contas fechadas e da forma mais simples possível. No reencontro com o Hoffenheim, o Braga voltou a levar a melhor e apurou-se para os 16 avos de final da Liga Europa, recuperando até a liderança no Grupo C, como reflexo da derrota caseira do Ludogorets, diante do Basaksehir. Há mais uma ronda para jogar e, caso as posições se mantenham, os bracarenses serão cabeças de série no sorteio, pelo que evitarão os chamados tubarões da prova, incluindo os dissidentes da Liga dos Campeões. É uma preciosa mais-valia, mas este Braga até parece dispensar proteções desse género, como demonstrou contra o Hoffenheim, numa partida em que escolheu de forma cirúrgica os momentos certos para marcar, por intermédio de Goiano e Fransérgio (bisou ), e entregou, de forma parcial, o domínio do jogo aos visitados.
Semelhante luxo estratégico só foi possível porque os bracarenses fizeram questão de não deixar para o fim o que podiam fazer logo no primeiro minuto e, verdade seja dita, até o fizeram logo aos 45 segundos, com Goiano a agradecer a desatenção geral da defesa do Hoffenheim, depois de João Carlos Teixeira ter levado tudo à frente para cruzar atrasado. Provavelmente, vários adeptos não chegaram atempo dever aquele golo madrugador, mas não deram o tempo por perdido, porque o jogo foi realmente emocionante e, já ao cair do pano, Fransérgio decorou-o com um golo monumental. Por essa altura, o mesmo brasileiro já havia assinado o 2-1, desencadeado por uma bela jogada de Dyego Sousa, lançado na segunda parte, e o Hoffenheim parecia desanimar.
Obrigada a arriscar para alcançar o único resultado que lhe interessava (a vitória), a equipa alemã carregou, de facto, em força, enchendo Matheus de trabalho, mas nunca mexeu verdadeiramente com os nervos de aço dos jogadores do Braga. E a reação imediata ao golo de Uth foi um evidente sintoma da serenidade reinante.


MOMENTO DO JOGO
2-1 FRANSÉRGIO CONCLUI OBRA DE DYEGO E ESGAIO.

A festa do Hoffenheim, motivada pelo golo de Uth, dura apenas seis minutos, numa altura em que o empate não servia para o apuramento do Braga. Em velocidade, Dyego Sousa arranca pelo centro e abre na direita para Esgaio. O segundo cruza para a área e Fransérgio surge na pequena área a encostar, colocando os bracarenses novamente em vantagem.


A Figura
Fransergio 8
Nova missão cumprida em grande

Fransérgio está a pisar novos terrenos, mais adiantados aos que estava habituado, e já leva uma noite para emoldurar, com dois golos a carimbar o apuramento do Braga. O primeiro, que valeu o 2-1, num desvio à ponta de lança, no coração da área, o segundo num tiro com conta peso e medida, do meio da rua, a aproveitar a ausência do guardaredes. Difícil pedir melhor ao brasileiro.


Abel Ferreira "O presidente voltou a estar no balneário..."

Técnico mostrou-se orgulhoso por ter carimbado o apuramento para a próxima fase e revelou que António Salvador foi ao balneário felicitar a equipa

"O mister dá liberdade e criatividade aos jogadores. Sabia o que tinha que fazer e tentei criar o máximo para ajudar a equipa" João Carlos Teixeira Médio do Braga
"Queríamos ter uma entrada forte. Esta qualificação mostra a grandeza do Braga e dos adeptos. Conseguimos controlar o jogo" Goiano Defesa do Braga


Triunfo, por 3-1, contra o Hoffenheim não serviu, segundo Abel Ferreira, para compensar o afastamento prematuro da Taça de Portugal, aos pés do Rio Ave

Depois da eliminação na Taça de Portugal, o Braga carimbou o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, mas Abel Ferreira salientou que uma coisa não compensa a outra. "Não andamos atrás de recompensas, isso faz parte do passado", começou por dizer o treinador, que salientou a justiça da vitória. "Tal como aconteceu em Vila do Conde e Alvalade, tivemos oportunidades mais do que suficientes para vencer", vincou.
O técnico reconheceu que nem nas melhores previsões poderia adivinhar que carimbaria o apuramento a uma jornada do fim. "Este era um grupo de grande exigência", sublinhou, revelando que António Salvador foi ao balneário dar os parabéns ao grupo. "Muitas vezes fala-se quando as coisas não estão bem, mas hoje [ontem] o presidente também foi ao balneário felicitar a equipa", atirou.


Jackpot saiu à casa

A caminhada do Braga na Liga Europa vai deixando mar canos cofres do clube. Ontem, antes do jogo, os prémios já iam em 3,6 milhões de euros, em resultado do apuramento na terceira pré-eliminatória e, posteriormente, da qualificação para a fase de grupos, além de duas vitórias e de um empate. Com o triunfo sobre os alemães, o Braga garantiu mais 360 mil euros pela vitória, aos quais se juntam 500 mil por ter carimbado a presença na fase a eliminar. Resta saber se a formação minhota vai terminar o grupo no primeiro lugar, o que garantiria 600 mil euros, ou na segunda posição, que equivale a 300 mil euros de prémio. Contas feitas, o Braga já ganhou 4,835 milhões de euros.


HERÓI FRANSÉRGIO REPARTE LOUROS

Fransérgio, herói da noite de ontem com dois golos, não quis vestir a pele de salvador e repartiu o mérito do triunfo com o grupo. "O herói foi a equipa, quem entrou ajudou bastante. Começámos a época por causa deste objetivo que foi conseguido. A vitória é para os adeptos que a mereceram", sublinhou o médio, que leva quatro golos nesta época, curiosamente todos na Liga Europa.


CASTIGO ADEPTOS DEIXARAM RECADO

O Braga cumpriu ontem o castigo imposto pela UEFA, que puniu os arsenalistas por comportamento racista na derrota (2-0) contra o Ludogorets. Uma faixa a dizer "Equal Game" cobriu, por imposição do organismo europeu, mil lugares do estádio, mas os adeptos minhotos deixaram um recado empunhando, na primeira parte, uma faixa a dizer "Diz não ao racismo e ao futebol moderno".


CONFUSÃO PARTIDA TERMINOU QUENTE

Queimavam-se os últimos segundos do jogo quando Danilo caiu no relvado e Schulz foi empurrar o médio para fora das quatro linhas. Hassan, que estava no banco, não gostou, tendo-se gerado uma confusão que terminou com amarelos para Schulz e Hassan. Logo a seguir, Szalai agrediu Ricardo Ferreira e foi para a rua. Goiano e Ricardo viram ainda o terceiro cartão amarelo na prova que os afastará do jogo da Turquia.

O JOGO

JotaCC

António Salvador entra na linha de fogo

Além do cliente habitual Benfica, Francisco J. Marques visou, desta feita, também o Braga e o seu presidente, António Salvador. Tudo pela reunião do G15. "Que afinal era um G11", começou por ironizar, a propósito das faltas de V. Guimarães, V. Setúbal, Portimonense e Moreirense. "Não deixa de ser estranho que o presidente do Braga tenha apregoado a pacificação do futebol português, dias depois de ter feito um ataque cerrado à arbitragem na sequência do Sporting-Braga", disparou o diretor de comunicação do FC Porto. "Sem ter ainda refletido sobre as reivindicações deste grupo, há coisas que me deixam alguma surpresa. Imagino que o Braga nos vá devolver o João Teixeira, porque diz que não pode haver empréstimos entre clubes da I Liga. Este tipo de coisas merece reflexão, mas há coisas estranhas", continuou.
Sobre a demissão de Horácio Piriquito da FPF, Francisco Marques questiona porque apenas uma parte assumiu responsabilidades. "De um lado há uma pessoa de uma entidade, do outro lado há uma outra pessoa, de uma outra entidade. O Benfica não pode sacudir a água do capote, o Benfica está tão envolvido como Piriquito. Eles pediam e recebiam", afirmou.

O JOGO

JotaCC

Fransérgio, o médio providencial
Sp. Braga garantiu já o apuramento para os 16 avos-de-final, depois de derrotar o Hoffenheim

Há uma relação especial entre Fransérgio e os últimos minutos de jogo. Na 2.ª jornada do Grupo C da Liga Europa, o médio brasileiro garantiu o triunfo ao Sp. Braga aos 89', na 4.ª ronda assegurou o empate aos 83' e ontem confirmou o apuramento dos minhotos para os 16 avos-de-final da prova aos 81' e ao 90+3'. Foi graças a mais dois golos do ex-jogador do Marítimo que o Hoffenheim claudicou na Pedreira (3-1).
HUGO DELGADO/LUSA
Fransérgio marcou dois golos na recta final e decidiu o encontro
Um golpe no momento certo, foi o que o Sp. Braga desferiu num encontro que os alemães controlaram quase sempre com bola. Mas a verdade é que desde o início que tiveram de subir o ritmo, já que os anfitriões marcaram na primeira investida à área adversária. Um cruzamento atrasado de João Carlos Teixeira encontrou Marcelo Goiano à entrada da área e o lateral conseguiu fazer passar a bola pelo buraco da agulha.
Com um minuto de jogo, o Sp. Braga já vencia e começou, então, o domínio do Hoffenheim, que passou a colocar seis unidades quase em permanência no último terço. Aumentava o risco do visitantes, mas o Sp. Braga baixava as linhas e conseguia resguardar a grande área.
Apesar do assédio alemão, o golo surgiria apenas num lance de bola parada, quando Mark Huth desviou para a baliza, aos 74', um livre indirecto, igualando a partida e adiando provisoriamente todas as decisões para a última jornada. Continuou a forçar o Hoffenheim, à procura do triunfo, mas a ousadia custou-lhe uma derrota. Aos 83', Fransérgio emendou de forma oportuna um cruzamento de Esgaio e, aos 90+3', aproveitou o desposicionamento do guarda-redes para fazer, de longe, o 3-1.

PUBLICO

JotaCC

Liga Europa Braga apura-se e V. Guimarães está na luta

Marcelo Goiano, quase a abrir, e Fransérgio, com dois golos a fechar o jogo, construíram o saboroso triunfo do Sporting de Braga frente ao Hoffenheim, que valeu aos minhotos a qualificação antecipada para os 16 avos de final da Liga Europa. Pelo meio, os alemães dominaram no plano teórico e territorial, mas só conseguiram marcar por uma vez, à entrada do último quarto de hora, pecúlio insuficiente para quem jogava cartada decisiva, na luta para seguir em frente.
Foi uma espécie de três em um. O Braga venceu, apurou-se e até passou para o primeiro lugar do grupo C, posição que vai defender à Turquia, a 6 de dezembro, quando visitar o Basaksehir. Marcar um golo aos 45 segundos, foi uma proeza assinalável, deu conforto para levar a melhor sobre o Hoffenheim, mas não foi só por isso que os arsenalistas venceram. A equipa entregou-se à luta até à exaustão, defendeu bem e mesmo quando os teutónicos empataram e cheiraram o triunfo, sacou da arma do contraataque, para dar o golpe definitivo no opositor.
Abel Ferreira insistiu no 4x3x3 e o novo modelo tático ainda quase nem sequer estava a ser colocado em prática e já o Braga se adiantava no marcador. João Carlos Teixeira, no flanco esquerdo, foi à linha de fundo, cruzou rasteiro para trás, um defesa alemão fez um corte incompleto e apareceu depois Goiano, à entrada da área, a rematar colocado e adiantar os minhotos no marcador.
Os alemães, que surgiram com só três defesas, assumiram de imediato a tentativa de chegar ao empate, mas até ao intervalo não foram bem sucedidos nos seus planos. O Hoffenheim arriscou mais no recomeço e obrigou o Braga a maiores cuidados defensivos. Matheus (60) fez uma excelente mancha, evitando o empate. Mas, aos 74 minutos, num livre, Demirbay cruzou e Uth fez a igualdade. Os alemães queriam mais, mas, a nove minutos do fim, numa rápida transição, Dyego Sousa abriu bem na direita, Esgaio cruzou e surgiu Fransérgio a fazer o 2-1.
Depois, nos descontos, o mesmo Fransérgio aproveitou um erro do guarda-redes Baumann – para, com calma, atirar para o 3-1, fechando o marcador.

DN

JotaCC

SUFOCO DEU MAIS FORÇA AO GRITO DE VITÓRIA
Guerreiros sofreram, mas reagiram bravamente e selaram o apuramento para os16 avos-de-final

GOIANO MARCOU LOGO AOS 45 SEGUNDOS E FRANSÉRGIO FEZ A DIFERENÇA COM OS GOLOS QUE DESESPERARAM OS ALEMÃES

O Sp. Braga voltou a impor-se ao Hoffenheim e garantiu desde já o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. A reedição do triunfo sobre os alemães, associada ao sucesso do Basaksehir na Bulgária, deixa os arsenalistas na liderança do Grupo C, estatuto que terão de defender na derradeira jornada, na Turquia. Após a eliminação da Taça de Portugal, contra o Rio Ave, a equipa de Abel Ferreira superou as dúvidas que pudessem pairar e carimbou o seu objetivo após uma noite de sofrimento prolongado mitigada 'apenas' pelo tento relâmpago (aos 45 segundos...) de Goiano e pelo duplo golpe de Fransérgio, na reta final da batalha sem tréguas. A chave da vitória dos minhotos residiu numa organização rigorosa, na competência defensiva – faceta apenas manchada pelo erro na bola parada que permitiu o tento de Uth – e na capacidade de sacrifício para suportar a sufocante pressão dos alemães durante minutos que se estenderam até parecerem uma eternidade. Foi uma noite para guerreiros, com a equipa a fazer justiça à sua alcunha, resistindo heroicamente às vagas atacantes do Hoffenheim e reagindo com coragem para, quando o próprio apuramento corria risco, após a igualdade, surpreender com duas estocadas fatais. Julian Nagelsmann, o tal treinador da moda, de 30 anos, que está na agenda do Bayern Munique, mostrou na Pedreira a sua veia de génio com laivos de verdadeira loucura. Entrou em 3x5x2, mudou ao intervalo para 4x3x3, ajustou logo aos 52' para um 4x4x2 e, ainda não contente, definiu um 4x2x4 a partir da entrada de Szalai, aos 66'. Perante este turbilhão, e apesar de se entregar à luta com bravura, o Sp. Braga foi empurrado para perto da sua área. Abel talvez pudesse ser ligeiramente mais ousado, antecipando a entrada de Fábio Martins ante a quebra física de João Carlos Teixeira, mas a opção inicial foi por lançar Dyego Sousa, que mais tarde deu origem ao tento que levou ao desespero os representantes da Bundesliga. Fransérgio colocou a sua assinatura na partida em dose dupla, mostrando que o seu protagonismo não conhece fronteiras e também pode abalar a Europa.


FRANSERGIO
"Herói? Foi a equipa que lutou muito"

Fransérgio foi a principal figura do Sp. Braga na vitória sobre o Hoffenheim, mas atribuiu o mérito a todo o grupo de trabalho. "Herói? Foi a equipa, que lutou muito para chegar a este objetivo. Começámos a época mais cedo por este objetivo. Fico feliz por marcar, mas podia ser um outro colega. O que interessa é a vitória", afirmou o brasileiro, realçando a importância de dar uma resposta após a queda na Taça de Portugal: "Fizemos bom jogo em Vila do Conde mas não conseguimos marcar. Hoje [ontem] sofremos mas fomos capazes de fazer golos."
O médio considerou ainda que o Sp. Braga tem de ir "jogo a jogo". Vamos focar-nos agora no campeonato, que também é importante", frisou.


ABEL FERREIRA RADIANTE
"Competentes e organizados"

Treinador não poupa adjetivos para elogiar a exibição da sua equipa na noite de ontem

"QUEREM QUE VOS DIGA O QUE IAM ESCREVER SE PERDÊSSEMOS O JOGO?" ATIROU, SEM TERMINAR O RACIOCÍNIO

Objetivo cumprido! O Sp. Braga já está nos 16 avos-de-final e, imagine-se, ainda falta disputar mais uma jornada da fase de grupos da Liga Europa. A Pedreira viveu, ontem, mais uma noite inesquecível de futebol com os arsenalistas a repetirem a gracinha e a baterem o pé ao Hoffenheim. Abel Ferreira era um treinador realizado. "Fizemos um jogo de grande organização, criámos inúmeras oportunidades e vencemos de forma justa. Fomos competentes, organizados e eficazes. A família braguista está de parabéns. Todos juntos fomos mais fortes e isso refletiu-se no resultado final", enumerou, sem deixar de elogiar a qualidade de jogo dos alemães. Fransérgio voltou a ser decisivo, mas Abel estava preparado para o pior. "Querem que vos diga o que iam escrever se perdêssemos o jogo? Tudo o que fazemos tem um sentido: ter a melhor estratégia para defrontar cada adversário. Tal como em Alvalade e em Vila do Conde, hoje [ontem] criámos muitas oportunidades de golo. E em campo estiveram três grandes equipas", afirmou quem não gostou das arbitragens do jogo com Sporting e Rio Ave.
Com tudo decidido no grupo, a viagem à Turquia não será apenas de passeio: "Aqui não há gestão. Com a nossa identidade, vamos lutar pela vitória do primeiro ao último segundo", prometeu Abel Ferreira.

RECORD

rpo.castro

«Espero que Salvador devolva João Carlos Teixeira em janeiro»
Pinto da Costa comenta ideia do G15 de acabar com empréstimos a clubes do mesmo campeonato

«Achei engraçado o António Salvador ser contra os empréstimos e ter lá um jogador que nos pediu muito, que é o João Carlos Teixeira. Espero que em janeiro o devolva para ser coerente», afirmou o presidente do FC Porto, em declarações reproduzidas no site oficial do clube.

Sobre a ameaça de greve dos árbitros, entretanto adiada, Pinto da Costa diz que não interfere: «Respeito qualquer decisão dos árbitros. Não sou eu que tenho de resolver o assunto. Os árbitros é que têm de decidir o que devem fazer.»

MAIS FUTEBOL
Quem não sente não é filho de boa gente.

joaomf

Desporto
SCB encaixa 1 milhão e 700 mil euros com triunfo europeu

Triunfo de ontem foi importante para os objectivos do clube na competição e para os cofres.
Presidente da AG do SCB destaca importância do encaixe financeira e lança farpa aos árbitros portugueses

A passagem aos 16 avos-de-final da Liga Europa rendeu ao Sporting Clube de Braga um milhão e setecentos mil euros. O clube minhoto foi o primeiro clube português a assegurar a passagem à fase seguinte de uma competição europeia esta época.


Quando ainda falta um jogo nesta eliminatória, o Sp. de Braga tem ainda a possibilidade de amealhar mais e chegar aos dois milhões e trezentos mil euros. Para isso terá de vencer o grupo.

O presidente da Assembleia Geral do SCB, António Marques, confirmou esta manhã à Antena 1 a importância deste momento. "É tudo importante e o objectivo desportivo alcançado corresponde também a um dos objectivos financeiros. O clube contava com isso, não depende disso, mas também é importante porque tudo o que entra na gaveta para fazer crescer o que está na gaveta é sempre importante para o clube. O Braga e todos os adeptos estão muito felizes com isso", explicou.

Quando ainda falta um jogo nesta fase de grupos, António Marques considera que o SCB "tem tudo para ficar em primeiro lugar".

Numa altura em que a contestação aos árbitros portugueses se intensificou, o presidente da Assembleia Geral do SCB aproveitou para deixar um elogio aos árbitros europeus. "Temos árbitros na Europa que, de facto, são mais rectos e têm demonstrado uma atitude e competência que nem sempre em Portugal se passa", acrescentou.

RUM
http://rum.pt/news/scb-encaixa-1-milhao-e-700-mil-euros-com-triunfo-europeu

Bruno3429

Raul Silva submetido a intervenção cirúrgica

O defesa Raul Silva sofreu no encontro frente ao TSG Hoffenheim uma fratura da mandíbula direita, tendo sido, já esta sexta-feira, submetido a uma cirurgia maxilo-facial simples que permitiu corrigir a lesão.
Raul Silva inicia agora o período de recuperação.

Gverreiros não travam a força cazaque

O SC Braga/AAUM perdeu, esta sexta-feira, frente ao Kairat Almaty por 1-4, num encontro referente à 2ª jornada do Grupo D da Ronda de Elite da UEFA Futsal Club.

A formação liderada por Paulo Tavares iniciou a partida muito organizada dentro das 4 linhas anulando o poderio ofensivo do conjunto do Cazaquistão até aos primeiros 10 minutos do encontro. No entanto, a força e o domínio dos cazaques revelaram-se dentro da quadra e, na passagem do minuto 11, Taynan colocou o Kairat Almaty em vantagem. Dois minutos depois, a turma arsenalista foi infeliz, com Marinho a introduzir a bola na própria baliza. A terminar o primeiro tempo, Taynan bisou na partida, colocando o marcador em 0-3 ao intervalo.

Na segunda parte, os Gverreiros foram os primeiros a marcar. Aos 28', Ruan Silvestre reduziu a desvantagem da formação arsenalista. A 4 minutos do final da partida, Higuita fez o quarto golo do Kairat Almaty, fixando o resultado final.

No próximo domingo, o SC Braga/AAUM defronta o FC Deva, pelas 16h30, no Pavilhão Jorge Garbajosa (Madrid, Espanha), num jogo a contar para a 3ª e última jornada do Grupo D da UEFA Futsal Cup,

Gverreiras brilham na goleada lusa

Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Andreia Norton e Dolores Silva atuaram como titulares e cumpriram os 90 minutos na goleada de Portugal frente à Moldávia por 8-0, no segundo encontro da seleção lusa na fase de qualificação para o Mundial 2019.

As Gverreiras do Minho contribuíram com exibições notáveis nesta partida, estando inclusive Vanessa Marques e Dolores Silva na lista de marcadoras do encontro.

Num encontro de sentido único, Portugal conquistou a primeira vitória nesta fase de qualificação com golos de Carolina Mendes (19′), Cuşinova (p.b.32'), Carole Costa (47′ e 83′), Diana Silva (63′), Dolores Silva g.p (72′) e Vanessa Marques (79′ e 90'+2′).

A Equipa das Quinas volta a jogar na próxima terça-feira, às 17h00, frente a Itália, no Estádio António Coimbra da Mota.

Aroso: "Não há margem para relaxar"

Um SC Braga B ao seu melhor nível é o que pede João Aroso para o embate deste sábado com o Gil Vicente FC. No lançamento do dérbi minhoto, o técnico bracarense perspetivou um jogo "duro" perante um adversário "forte nos duelos" e perigoso no contra-ataque, garantindo uma equipa totalmente focada em conquistar a quarta vitória consecutiva.

Expetativas: "Vamos ter mais um jogo duro. Vamos defrontar uma equipa extremamente competitiva, forte nos duelos e no contra-ataque, já que conta com jogadores muito rápidos na frente. É mais um jogo para conseguirmos aquilo que é o nosso objetivo: vencer. Temos que estar no nosso melhor nível porque vamos defronta um adversário forte. O Gil Vicente venceu todas as equipas B até ao momento. Venceu fora o FC Porto e o Sporting e em casa – por margem dilatada – o SL Benfica e o Vitória SC".

Grupo imune a relaxamentos: "O bom momento traz confiança... mas apenas isso. Mesmo em que não estávamos a vencer mostrávamos competência para muito mais e sabemos que agora não temos margem para relaxar, porque senão não há bom momento que nos valha".

Rui Silva: "Queremos mais três pontos"


A equipa B do SC Braga vive, por estes dias, momentos de confiança depois de três triunfos consecutivos na Ledman LigaPRO. Apesar do ciclo positivo, Rui Silva garante uma equipa imune a relaxamentos, garantindo um SC Braga B absolutamente motivado para somar mais três pontos na receção ao Gil Vicente FC.

Expetativas: "Como temos vindo a dizer todos os jogos são difíceis nesta II Liga. Este é mais um e estamos preparados para isso. Vimos de três vitórias consecutivas e queremos dar continuidade ao bom momento. Vamos trabalhar para conquistar os três pontos e continuar a escalar lugares na tabela".

União para continuar a vencer: "Queremos conquistar mais três pontos para estarmos cada vez mais perto dos nossos objetivos. Com a união que temos demonstrado seguramente que vamos estar mais perto de conquistar a vitória".

O primeiro 'à Gverreiro': "Estou muito feliz por estar no SC Braga e na cidade de Braga. Temos um grupo de trabalho fantástico que me acolheu da melhor forma. Espero continuar cá por muito tempo e vou dar o melhor de mim para representar este grande clube por muitos anos".

José Carvalho Araújo: "Dérbi vem no melhor momento"

Os juniores do SC Braga partem para a deslocação deste sábado ao terreno do Vitória SC a atravessar um registo de duas vitórias consecutivas. O sempre difícil teste surge, por isso, em boa altura para o conjunto de José Carvalho Araújo, que pretende aumentar a distância ao "mais direto rival" pela passagem à próxima fase do campeonato.
A simbiose entre as boas exibições e respetivos resultados amealhados nos últimos encontros faz com que o técnico encare o desafio com segurança plena. "Se há momento em que queremos jogos com este tipo de intensidade, é este", disse José Carvalho Araújo, confiante na resposta que será dada pelos seus jogadores.

O líder bracarense acolheu a responsabilidade de uma partida onde "a vitória representa muito" e pode permitir aumentar "o fosso para o nosso mais direto rival" na luta pelo acesso à fase final da prova, destacando a maior "estabilidade" e "motivação" que a subida de rendimento trouxe à turma minhota. "Os resultados começaram a aparecer e os jogadores vão conseguindo pôr em prática de uma forma mais eficaz aquilo em que nós acreditamos. Os atletas estão mais confiantes e as coisas saem naturalmente", referiu, por fim.

SCBraga