News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/11

Started by Bruno3429, 21 de November de 2017, 08:17

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Retoma da Taça na via alemã
Abel Ferreira colocou logo o foco no que há para conquistar e o Hoffenheim é já a seguir

No balneário do Sp. Braga não há lugar e muito menos tempo para mais lamentações. A saída precoce da Taça de Portugal, um dos objetivos da época, deixou naturalmente a sua marca, mas o Abel Ferreira não perdeu tempo e colocou o discurso na recuperação psicológica com base no que há para conquistar e ainda é muito...
Começando já pela Liga Europa, onde a equipa pode atingir depois de amanhã o grande propósito que é ultrapassar a fase de grupos. O foco é total no Hoffenheim, até porque o treinador sabe que a melhor recuperação possível será o jogo seguinte, onde um simples empate pode ditar já matematicamente o apuramento para a fase a eliminar. Depois da vitória em Hoffenheim, logo na 1ª jornada do Grupo C da Liga Europa, os arsenalistas ficariam em vantagem no confronto direto com os alemães e estes com os mesmos três pontos de distância. Este cenário só não dará já o apuramento se o Basaksehir ganhar ao Ludogorets, uma vez que os turcos ficariam a três pontos dos bracarenses e haverá confronto entre ambos, em Istambul, na última jornada.

Seja como for, a posição do Sp. Braga na entrada para a 5ª jornada é ainda bastante confortável e as contas só ficam complicadas se a equipa perder, o que seria a grande novidade, pois a equipa de Abel Ferreira, apesar de estar há três jogos sem ganhar, nunca perdeu dois encontros seguidos esta temporada.

Autor: António Mendes

Record

JotaCC

1,16 milhões "só" por três pontos
Braga Triunfo com o Hoffenheim dá direito a triplo prémio da UEFA

O Sporting de Braga está à distância de três pontos de carimbar o acesso aos dezasseis avos de final da Liga Europa e pode assegurar a qualificação já depois de amanhã (20.05 horas, Sport TV1), na receção aos alemães do Hoffenheim, no quinto e penúltimo jogo da fase de grupos da prova.
O triunfo frente aos alemães vale, além dos habituais 360 mil euros que a UEFA paga por cada vitória nesta fase, mais 300 mil euros, correspondentes ao segundo lugar no Grupo C, a única posição que os minhotos podem validar já, pois a questão do primeiro lugar, que dá mais 300 mil euros, só ficará arrumada na derradeira ronda. Mas a presença nos dezasseis avos de final valerá mais 500 mil euros, pelo que, no global, o "bolo" em discussão frente aos alemães supera o milhão de euros (1,16).
O Braga já encaixou esta época 3,675 milhões de euros, só em prémios, pelo que, em caso de triunfo, ficará à porta dos cinco milhões. Isto sem contar com os 2,1 milhões de euros, para já, do "market pool".
O desafio com os alemães será marcado, no entanto, pelo encerramento de parte da bancada nascente do Estádio Municipal, devido a castigo da UEFA, que considerou terem alguns adeptos tido um comportamento racista no último jogo em casa. Nesse espaço interdito será colocada uma lona, com uma tarja sobre o "EqualGame", programa da UEFA para promover a diversidade.
Entretanto, a UEFA nomeou Andre Marriner para dirigir o jogo de depois de amanhã com o Hoffenheim. O inglês, de 46 anos, apitará pela primeira vez os guerreiros do Minho.

JN

JotaCC

Paulinho espreita o onze
Avançado impressionou em Vila do Conde, enquanto Horta será rendido por Carlos Teixeira

Melhor marcador do Braga na Liga Europa, com três golos, Paulinho deverá reconquistar a titularidade contra o Hoffenheim. Lançado na ponta final do jogo com o Rio Ave, para a Taça de Portugal, o avançado mexeu com o ataque, tendo ficado associado a um dos lances polémicos da partida (86') – caiu na área num despique com o guarda-redes Cássio, com os bracarenses a reclamarem penálti, e o técnico Abel Ferreira deverá premiar o esforço com a inclusão no onze escalado para a receção à equipa alemã, tanto mais que Dyego Sousa e Hassan não entusiasmaram em Vila do Conde.
Igualmente apagado na partida com os vila-condenses, Ricardo Horta também corre o risco de perder o lugar, sendo João Carlos Teixeira o principal candidato ao flanco esquerdo. O ala português, emprestado pelo FC Porto, assinou o primeiro golo na reviravolta operada pelo Braga na Alemanha, frente ao Hoffenheim, tendo sido Dyego Sousa o autor do 1-2. Fábio Martins e Xadas são outras opções a considerar caso o técnico resolva substituir Horta. Para este importante compromisso, o clube colocou à venda bilhetes a 2,5 euros para sócios e a 30 e 50 euros para o público em geral.
Paulinho foi utilizado em 21 jogos Ex-Gil Vicente, Paulinho marcou três golos ao Hafnarfjordur, nas duas mãos do play-off


Árbitro inglês nomeado

Andre Marriner foi o árbitro nomeado para o jogo entre o Braga e o Hoffenheim. Esta será a segunda vez que o juiz inglês apitará uma partida a envolver uma equipa portuguesa, depois de ter dirigido o V. Guimarães-Atlético de Madrid (0-4) em 2011/12, na Liga Europa. Todos ingleses, Stephen Child e Lee Betts são os assistentes e Ian Hussin o quarto árbitro.

O JOGO

JotaCC

Braga e Guimarães com árbitros britânicos

O inglês Andre Marriner arbitra na quinta-feira o Sporting de Braga - Hoffenheim, da quinta jornada do Grupo C, da Liga Europa de futebol, enquanto o escocês Andrew Dallas estará no Salzburgo -Vitória de Guimarães, do Grupo I. Marriner, de 46 anos, vai estar pela segunda vez no encontro com uma equipa portuguesa, depois de em 2011 ter arbitrado o Vitória de Guimarães -Atlético Madrid, no "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa, que terminou com vitória dos espanhóis, por 4-0. Quanto a Andrew Dallas, o escocês de 34 anos também só por uma vez encontrou um emblema português, o Rio Ave, em 2016, na pré-eliminatória da Liga Europa, no confronto com os checos do Slavia Praga (1-1), disputado em Vila do Conde. O Salzburgo -Vitória de Guimarães tem início agendado para as 18:00 e o Sporting de Braga -Hoffenheim começa às 20:05.

JORNAL DE DESPORTOS

JotaCC

"Pequenos" sem razão
Termómetro Desportivo Reclamações dos emblemas fora do círculo dos três grandes não convencem a maioria dos inquiridos

A discussão está na ordem do dia e conhecerá hoje (ver caixa ao lado) importante capítulo, com a agendada primeira reunião do denominado G15, numa unidade hoteleira do Porto.
Quinze dos 18 clubes que disputam a Liga de futebol de 2017/18, ou seja, todos à exceção de F. C. Porto, Benfica e Sporting, sentem- se menosprezados e vão procurar concertar posições para reforçar o seu movimento, originariamente criado por António Salvador (Sporting de Braga), Álvaro Braga Júnior (Boavista) e Rui Pedro Soares (Belenenses), líderes das sociedades desportivas destes clubes.
Uma tarefa em que, de acordo com o estudo de opinião da empresa Eurosondagem para o JN, deverão ser bem esclarecedores. É que os números do "Termómetro Desportivo" de novembro não deixam grande margem para dúvidas. Mais de metade das pessoas (54,2%) que participaram na sondagem entende que os clubes ditos "pequenos" não têm razão, quando reclamam uma distribuição de receitas que permita receber valores semelhantes aos que recebem os três grandes. Já 32,9% acham que a razão está do lado dos clubes ditos "pequenos", enquanto 12,9% não sabem/ respondem.
Portugal é uma exceção à regra dominante na Europa, depois de em 2015 os principais clubes terem avançado para negociações individuais em termos de transmissões televisivas. Pedro Proença, líder da Liga, tem defendido a centralização de direitos, mas o fosso entre pequenos e grandes é considerável, recolhendo cada um dos grandes cerca de 40 milhões de euros/ no que constitui 80% do bolo total.


Reunião é hoje e conta com todos

Decorre hoje (15 horas), num hotel do Porto, a primeira reunião do G15, o movimento que reúne todos os clubes da Liga, à exceção de F. C. Porto, Sporting e Benfica, para discutir a atualidade do futebol português e debater propostas "com vista à sua melhoria e credibilização". A iniciativa, lançada por Braga, Boavista e Belenenses, pretende ser uma espécie de murro na mesa face ao que os emblemas entendem ser o protagonismo excessivo dos três grandes e encontrar soluções de futuro para diminuir a clivagem. Ao que o JN apurou, junto de fonte próxima do processo, ontem, todos os presidentes dos 15 clubes envolvidos tinham já confirmado a presença.

JN

Bruno3429

Conheça as propostas que o Sp. Braga tem para mudar o futebol português
Clube apresentou dossiê com vários pontos

O Sp. Braga apresentou esta terça-feira, durante a reunião do denominado G15, realizada no Porto, um conjunto de proposta para mudar o futebol português, que vão desde questões relacionadas com a organização das competições, arbitragem, segurança, formação, entre outros temas.

Entre as propostas, a que Record teve acesso, de realçar estão a proibição dos empréstimos entre clubes do mesmo escalão, assim como a divulgação dos áudios entre árbitro e VAR.

Conheça todos os pontos abaixo:

"ORGANIZAÇÃO E COMPETIÇÕES

Proibição dos empréstimos entre clubes do mesmo escalão

A possibilidade de cedência de três jogadores a um clube participante da mesma competição é uma forma indireta de exercício de influência e de condicionamento da verdade desportiva que, por um lado, permite aos clubes mais fortes criar laços e parcerias e, por outro, aumentar exponencialmente os seus quadros sem qualquer relação direta com o reforço das respetivas equipas principais, inflacionando o mercado interno.

Alterações ao sorteio condicionado

O benefício concedido a alguns clubes no sorteio das competições atenta contra os princípios fundamentais das provas e impede a igualdade de tratamento que é devida a todos os competidores. Assim, entende-se que só os critérios de ordem geográfica são relevantes para condicionamento do sorteio.

Conselho de presidentes

Criação de uma assembleia de presidentes das SAD e SDUQ constituintes dos campeonatos profissionais e da qual emana a estratégia que deve ser concretizada pela Direção da Liga. O Conselho de Presidentes deve integrar também o Secretário de Estado do Desporto, comprometendo assim o Governo de Portugal com as grandes decisões que influenciam a atividade e o sector de negócio. Deve integrar também os Presidentes da Liga Portugal e da Federação Portuguesa de Futebol.

Alterações de estatutos para reformulação da direção da Liga

O assento fixo dos três clubes que apresentam melhor somatório de classificações deve ser revisto, bem como a possibilidade de estes mesmos clubes nomearem dois representantes da Liga NOS, logo assim condicionando a atividade da Direção a uma elite. A forma de composição da Direção da Liga deve obedecer a critérios democráticos, espelhando a vontade da maioria.

Antecipação do fecho da janela de transferências de verão

Fecho da janela de transferência coincidente com a semana prévia ao arranque oficial dos campeonatos profissionais, em conformidade com a decisão já anunciada pela Premier League inglesa. A imposição desta medida deve implicar a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol, para que, em sede própria e considerando as relações institucionais com a UEFA e a FIFA, se decida a aplicação da mesma a todos os principais campeonatos europeus.

ARBITRAGEM

Entidade autónoma para gerir a arbitragem

Proposta de criação de uma entidade autónoma, externa aos organizadores das competições, que concentre e comande todo o sector da arbitragem, a exemplo do que já sucede noutras ligas profissionais.

Ex-árbitros de elite para a função de VAR

A confusão de papéis entre os árbitros não contribui para o melhor desempenho das funções, considerando ainda que a classe varia entre os seus membros no que respeita a idade, categoria ou experiência na função. Entende-se como profícua a discussão da proposta de criação de um grupo de ex-árbitros de elite que possa desempenhar a função de VAR, libertando o atual quadro de árbitros para o terreno e inibindo os constrangimentos inerentes à relação entre pares.

Divulgação dos áudios entre árbitro e VAR

Uniformização do critério de divulgação da informação respeitante à arbitragem e à organização dos jogos, respeitando o princípio da igualdade. Assim, a divulgação não pode ser avulsa, antes se verificando para todos os jogos da mesma competição ou para nenhum. Nesse âmbito cabe a divulgação dos áudios entre árbitro e VAR.

As mesmas câmaras em todos os estádios

No âmbito da função de vídeo-árbitro, urge que se defina que e quantas câmaras são necessárias para a capaz avaliação de quem serve de retaguarda aos árbitros, garantindo também que os meios de análise são iguais em todos os estádios. Não é aceitável que o escrutínio seja maior, e logo mais capaz, nuns jogos do que noutros.

Linhas de fora de jogo e tecnologia de linha de baliza

As entidades responsáveis devem forçar a implementação das tecnologias das linhas de fora de jogo e das linhas de baliza. Tais avanços são essenciais para que se possa aferir, através do VAR, situações que são de enorme influência no desfecho de um jogo e que, através dos meios já existentes, podem ser esclarecidos de forma cabal.

RECINTOS DESPORTIVOS


Segurança nos estádios

Necessidade de diligenciar junto das entidades competentes que a segurança dentro dos estádios, e considerando que o futebol é a principal indústria do País e uma bandeira da nação, seja garantida e assegurada pelo Estado, sem custos para os clubes, os quais continuarão a poder complementar esta missão com a presença de ARD (Assistentes de Recinto Desportivo).

Criação de fanzones nos estádios

Na sequência da revisão do regime de segurança nos recintos desportivos, atuar de forma a que seja possível a criação de fanzones, como centro de convívio dos adeptos.

FORMAÇÃO

Salvaguarda dos contratos de formação

Reforço urgente dos contratos de formação, permitindo às entidades formadoras salvaguardar o trabalho desenvolvido ao nível dos escalões jovens e reforçando a abrangência dos contratos de formação, atualmente um fator de diferenciação negativa.

MEDIA E ESPAÇO PÚBLICO


Intervenção sobre a qualidade da discussão do futebol


Criação de uma task force envolvendo todos os principais agentes da atividade futebol (Clubes, Liga Portugal, Federação Portuguesa de Futebol e Secretaria de Estado do Desporto) com o objetivo de restringir as intervenções públicas que lesam a honra dos vários agentes e contribuem para o descrédito do futebol nacional, estudando até a erradicação de dirigentes ou a proibição do exercício de funções de âmbito desportivo.

Promoção das competições e dos jogadores

Discussão alargada, envolvendo também os media, com o objetivo de encontrar uma plataforma comum que permita desenvolver positivamente a imagem do futebol português, garantindo espaço mediático aos seus protagonistas e permitindo a projeção, nacional e internacional, das competições.

Salvador: «Que os árbitros tenham coragem de parar nos jogos dos grandes»
Presidente dos bracarenses lança desafio e diz que é tempo de tomar medidas

António Salvador, presidente do Sp. Braga, falou aos jornalistas à saída do G-15, a reunião de clubes - sem Benfica, FC Porto e Sporting - que debateu o estado do futebol português. O dirigente diz que é tempo de tomar medidas.

"É impossível continuar assim. Os três grandes têm de perceber de uma vez por todas que sem os restantes 15 clubes não há campeonato. É preciso que seja feito um debate profundo com todos os clubes. Os outros clubes são tão importantes como os três grandes. O estado do futebol português é preocupante. Todos os dias lemos notícias dos três grandes que envergonham o futebol. Queremos que as pessoas que envergonham o futebol português sejam, de uma vez por todas, erradicadas do dirigismo", frisou Salvador.

O líder do Sp. Braga falou depois sobre a anunciada paragem dos árbitros já nesta jornada, pedindo que, a avançar, essa paragem aconteça nos jogos dos grandes.

"O bom senso deve prevalecer. A APAF já fez ameaças deste género no passado e acabou por prevalecer o bom senso. Tenho de ser claro: é preciso coragem para haver mudança. Falam de paragem, mas então que tenham a coragem de parar nos jogos dos três grandes. São eles que têm feito este ambiente", concluiu.

Record