News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/11

Started by JotaCC, 02 de November de 2017, 15:47

Previous topic - Next topic

JotaCC

Corda nas botas e malandragem a rédeas soltas
Braga Equipa minhota reencontra o Ludogorets e quer devolver a derrota da "pedreira". Abel confiante. Raúl Silva pede astúcia...



3"Agora, somos mais conhecedores do nosso adversário e temos a oportunidade de conseguirmos a desforra", lança Abel Ferreira, treinador do Braga, para o jogo de hoje (18 horas, SIC), na Bulgária, pela primazia do Grupo C da Liga Europa. O rival é o mesmo Ludogorets que, há duas semanas, ganhou na "pedreira", por 2-0, e tirou a liderança aos minhotos (7-6, em pontos). No reencontro, a oportunidade de tirar desforço não se afigura fácil e exige o que o defesa central brasileiro Raul Silva mais identifica no Ludogorets, "a malandragem" típica dos compatriotas que alinham pelo hexacampeão búlgaro.
Do desafio da "pedreira" sobrou o duelo entre os dez brasileiros: pelo Braga, Matheus, Jefferson, Raúl Silva, Marcelo Goiano e Fransérgio; pelo Ludogorets, Renan, Cicinho, Rafael Forster, Wanderson e Natanael, todos muito bons de bola, numa equipa a que se juntam, entre outros, o rapidíssimo avançado congolês Lukoki, o tal que foi alvo de insultos racistas por parte de adeptos do Braga e que originou o castigo da UEFA ao clube minhoto.
Em Razgrad, o jogo não será decisivo para nenhuma das equipas, mas a vitória, que vale 360 mil euros (120 mil pelo empate) poderá ser determinante na corrida ao primeiro lugar, que, além do prémio da UEFA (600 mil euros) dá prerrogativas vantajosas para o sorteio dos 16 avos de final do torneio.
Seja a que preço for, Abel Ferreira só pensa em ganhar. "Vamos lutar pelos nossos objetivos, jogando para vencer. Cada jogo é único e irrepetível, mas, às vezes, é preciso saber perder para saber ganhar", diz o treinador do Braga, que esconde o jogo tático e, sobretudo, o onze. "Se o Dyego Sousa vai ser titular. À hora do jogo já vão ver", atirou Abel.


À margem

Abel de fora
Expulso do jogo de há duas semanas, com o mesmo Ludogorets, Abel está suspenso e não vai para o banco. O treinador sossega-se: "Os jogadores é que são importantes. A equipa sabe o que tem de fazer, quando tem de atacar ou defender".
Búlgaros desconfiados
Diimitar Dimitrov, treinador do Ludogorets: "Está bem que vencemos em Portugal, mas este é outro jogo, com uma boa equipa, de um clube com experiência, que já foi finalista na Liga Europa. E isso conta muito".
Alvalade à vista
A equipa do Braga chega de madrugada e tem treino marcado para amanhã à tarde. Coisa ligeira, para recuperação muscular, porque há novo jogo já no domingo, em Alvalade, com o Sporting, para a Liga.


Clubes da elite marcam território

OUTROS JOGOS Ao mesmo tempo que o Braga faz pela vida na Bulgária, num desafio que embora não decisivo pode ser determinante para a liderança do Grupo C, no outro jogo desta chave, no Estádio Fatih Terim, o Istanbul Basaksehir e o Hoffenheim jogam aquela que pode ser, se não a últi- ma, uma cartada muito im- portante para a sobrevivência na Liga Europa. No Grupo I, o do Vitória de Guima- rães, o Salzburgo garante a qualificação para os 1/16 de final se ganhar ao Konyaspor. E se isto se verificar, se os austríacos ganharem aos turcos, também o Marselha pode celebrar já hoje, se vencer no Minho.
Por essa Europa fora, em 12 grupos e 24 jogos, a quarta jornada deverá cla- rificar ainda mais a elite do torneio e mesmo confirmar a qualificação imediata de algumas das equipas mais fortes.
No Grupo B, o Dínamo de Kiev apura-se se bater o Young Boys, em Berna, e o Milan, de André Silva, tam- bém dará um passo de gigante se ganhar em Atenas, ao AEK. No Grupo E, Atalanta e Lyon também se qualificam se vencerem o Limassol e o Everton, respetivamente. A equipa inglesa soma só um ponto e é uma das grandes desilusões.
O Steaua de Bucareste (Grupo G), o Arsenal (H), a Lazio (K) e o Zenit (L) também estão a uma vitória da qualificação para os 16 avos de final.

JN

JotaCC

Salvador: "A UEFA foi longe de mais"
Presidente recordou história do clube e deu o exemplo de Alan na questão do racismo

António Salvador aproveitou a viagem à Bulgária para esclarecer a posição do Braga relativamente à acusação de racismo feita pela UEFA. O presidente ar sena lista fez questão de sublinhar que "não houve um castigo", pelo menos no sentido mais negativo do termo, e ainda saiu em defesa dos adeptos. "O nosso clube é contra o racismo. A UEFA foi longe de mais nas acusações que nos fez. Ao longo dos 97 anos da nossa história, os adeptos sempresouberam respeitar os jogadores das mais diferentes etnias. Aliás, um dos melhores jogadores da nossa história, o Alan, é de cor. Estamos ao lado dos adeptos e fizemos ver isso à UEFA", começou por explicar, antes de reforçar a ideia de que não existiram manifestações racistas durante a receção ao Ludogorets. "A UEFA percebeu que esta situação foi um equívoco, que não aconteceu nada de anormal, e, como tal, não houve um castigo. O que houve foi um entendimento para haver, no próximo jogo, uma zona do estádio para promover o fair play no futebol", acrescentou.

"A UEFA percebeu que esta situação foi um equívoco e, como tal, não houve um castigo"
António Salvador
Presidente do Braga


Antes de embarcar rumo à Bulgária, António Salvador voltou a reforçar a confiança na equipa, mantendo-se convicto de que o Braga vai garantir um dos dois primeiros lugares do grupo e consequente apuramento na Liga Europa. "Vamos defrontar um adversário bastante difícil, mas ficou provado, no primeiro jogo, que temos valor mais do que suficiente para discutir o resultado na Bulgária. Sempre disse que não fomos felizes no sorteio, apanhámos equipas muito fortes,que vieram daChampions,m as estamos no bomca minho para a concretização dos nossos objetivos."
A concluir, o presidente do Braga congratulou-se com o cancelamento da ameaça de greve dos árbitros prevista para os jogos da Taça da Liga. "Ainda bem que se chegou a um entendimento. Parabéns à arbitragem e às estruturas que conseguiram desbloquear esse problema", rematou o dirigente.



Raúl Silva dribla os amarelos

Em risco de exclusão na próxima partida (não pode ver cartões), Raúl Silva não vai, mesmo assim, jogar de pantufas. O central entra em campo "sempre para dar o máximo" e garante não se sentirá constrangido. "Jogo sem imaginar o que vai acontecer, e estamos prontos para escrever mais um capítulo feliz", comentou o brasileiro, reconhecendo que os compatriotas do Ludogorets dão imenso trabalho: "Têm muita qualidade. Conheço bem o Cicinho, é da minha cidade. A malandragem deles permitiu-lhes segurar o resultado em Braga."


Personalizado "Que avião!"

A comitiva arsenalista viajou ontem para a Bulgária num avião personalizado. "Braaaaga! Acompanha-nos pela Europa", podia ler-se na parte lateral da aeronave. O clube, através das redes sociais, também brincou com o assunto. "É caso para dizer: Que AVIÃO!", escreveu.


EUROPA CINCO JOGOS FORA SEM PERDER

Tudo começou contra o Konyaspor, na Turquia, em 2016/17. Há cinco jogos europeus que o Braga não perde fora de casa e os últimos dois, já nesta época, até se traduziram em preciosas vitórias contra o Hafnarfjordur (2-1), no play-off, e o Hoffenheim, no Grupo C da Liga Europa. Tem a palavra o Ludogorets, cujo treinador Dimitar Dimitrov promete voltar a "surpreender".


ONZE FÁBIO MARTINS AMEAÇARÁ DE INÍCIO

Suplente utilizado na receção ao Ludogorets, Fábio Martins (na foto) agitou o ataque do Braga e deverá alinhar de início no reencontro com a equipa búlgara, em detrimento de João Carlos Teixeira. Tendo por base a partida de há duas semanas, o médio Danilo surgirá no lugar de Fransérgio. O central Rosic e o lateral Sequeira são as únicas baixas dos minhotos.

O JOGO

JotaCC

"PERDER PARA DEPOIS GANHAR"
ABEL FERREIRA Técnico recorre à cantora Mariza para inspirar a equipa

A CUMPRIR CASTIGO DA UEFA, TREINADOR ESTARÁ HOJE FORA DO BANCO

O jogo em casa não correu como queríamos, mas temos agora oportunidade para a desforra". Palavras de Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, proferidas ontem na conferência de imprensa de antevisão do jogo de hoje, frente ao Ludogorets, na Bulgária. O técnico foi à canção de Mariza buscar inspiração e assegurou que, "às vezes, é preciso perder para depois se ganhar e, mesmo sem ver, acreditar".
O jogo pode recolocar o Sp. Braga na liderança do grupo C da Liga Europa, liderança perdida precisamente há quinze dias para as "águias verdes" que há seis anos dominam o futebol búlgaro.
"É uma equipa muito poderosa, bem organizada, mas que agora conhecemos melhor do que antes de a defrontarmos em Braga. Estamos conscientes das nossas capacidades, do trabalho que temos realizado e sabemos que temos condições para vencer a partida", afirmou o treinador do Braga.
Quanto ao facto de ter de ver o jogo da bancada, por se encontrar a cumprir castigo pela expulsão no jogo anterior, Abel Ferreira disse que não haverá grandes diferenças. "Confio na minha equipa técnica e, sobretudo, nos meus jogadores. Eles sabem o que têm de fazer, porque há um trabalho que realizamos todos os dias", assegurou o técnico. O Sp. Braga deve alinhar hoje com Matheus, Marcelo Goiano, Raúl Silva, Ricardo Ferreira, Jefferson, Esgaio, João Carlos Ferreira, Danilo, Vukcevic, Paulinho e Dyego Sousa. No comando vai estar o adjunto João Martins.

CM

JotaCC

"Oportunidade para conseguir a desforra"
Abel Ferreira não vai estar no banco, mas acredita que a equipa tem o necessário para ganhar

O Ludogorets é um adversário de má memória para o Sp. Braga e para Abel Ferreira. Além da derrota no jogo da 1ª volta, o treinador minhoto acabou expulso e, por isso, não se vai sentar no banco de suplentes esta tarde. Uma contrariedade que, na opinião de Abel Ferreira, não vai ter qualquer influência no desenrolar da partida. A confiança na equipa técnica e nos jogadores é total e o objetivo é só um: retificar o mau resultado em Braga.
"Às vezes é preciso perder para depois ganhar. Mas, mesmo sem ver, é preciso acreditar. Cada jogo é único e irrepetível. Agora somos mais conhecedores do nosso adversário e amanhã [hoje] temos a oportunidade de conseguir a desforra. Com cabeça e com a nossa identidade, vamos lutar pelos objetivos, jogando para vencer", frisou o treinador, desvalorizando de seguida a sua ausência do banco. No fim de contas, quem trabalha com ele diariamente sabe perfeitamente o que fazer e como orientar a equipa. "Há um trabalho fei-
to por trás. Os jogadores dão corpo à ideia do treinador, eles sabem o que têm de fazer quando é preciso atacar ou defender um resultado. Vamos estar preparados em termos individuais e coletivos, mesmo não estando o treinador no banco de suplentes. Tenho plena e absoluta confiança na equipa técnica e nos meus jogadores. Os elementos mais importantes de um clube são os jogadores e eles serão capazes de desafiar o adversário", acrescentou Abel Ferreira, ciente da importância de vencer na Bulgária para dar um passo de gigante no que ao apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa diz respeito.
Sobre a equipa, o treinador arsenalista optou por jogar à defesa e, questionado acerca da possibilidade de lançar Dyego Sousa, repetiu as cautelas. "Sabem quantos golos o Sp. Braga tem sofrido? Querem saber se o Dyego Sousa vai jogar... É só esperar até amanhã [hoje] e vão ver a equipa", brincou Abel, que deve mesmo utilizar o ponta-de-lança de início.


Triunfo hoje isola minhotos

O Sp. Braga entrou na fase de grupos em grande estilo e os triunfos frente ao Hoffenheim e ao Basaksehir encaminharam o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. É certo que a derrota caseira com o Ludogorets atrasou um pouco os minhotos, mas uma vitória esta tarde na Bulgária volta a colocar a turma de Abel Ferreira na liderança isolada do Grupo C. Caso consiga somar os três pontos, o Sp. Braga ultrapassa o rival búlgaro e, consoante o resultado do outro jogo do grupo, pode deixar definitivamente para trás os turcos do Basaksehir. De referir que os minhotos recebem o Hoffenheim na próxima jornada e acabam esta fase na Turquia.


Raúl Silva atento à "malandragem"

Raúl Silva lidou de perto com a irreverência de muitos compatriotas brasileiros do Ludogorets no jogo em Braga e, ciente do perigo que pode vir dos seus pés, avisou para esse mesmo fator.
"É mais difícil defrontar esta equipa precisamente por ter vários jogadores brasileiros. Tive a oportunidade de jogar com o Cicinho, é da minha cidade. Têm muita qualidade e temos de estar atentos a isso. A malandragem deles permitiu-lhes segurar o resultado no jogo em Braga e não podemos deixar que isso se repita", alertou o central brasileiro, que acredita que o Sp. Braga tem o que é preciso para corrigir o mau resultado na 1ª volta: "Vai ser um jogo difícil, provavelmente mais do que foi em Braga. Mas estamos cada vez mais preparados para as dificuldades. O sentimento da equipa é que este jogo é para vencer e é por isso que vamos lutar ao longo dos 90 minutos." A derrota em casa deixou algumas marcas, mas Raul Silva não considera que a exibição tenha sido má. Faltou a sorte, que o brasileiro espera que acompanhe os minhotos esta tarde na Bulgária. "Os golos que sofremos em Braga não aconteciam num dia normal. Defendemos bem, o Ludogorets não teve assim tantas oportunidades de golo. Foi feliz e desta vez esperamos ser nós a ter essa pontinha de sorte", sublinhou o central, de 27 anos, que, caso veja um cartão amarelo no jogo de hoje, falha a receção aos alemães do Hoffenheim: "Isso não vai condicionar a minha exibição, entro sempre a pensar no máximo, sem pensar no dia de amanhã, sem imaginar o que vai acontecer. Estamos prontos para escrever mais um capítulo feliz na nossa história."


"A UEFA foi longe demais"

O Sp. Braga vai receber o Hoffenheim com parte do estádio encerrado, devido a um castigo da UEFA, que considerou que os adeptos minhotos tiveram um comportamento racista no último encontro da competição, diante do Ludogorets. À partida para a Bulgária, António Salvador abordou a situação e referiu que a decisão do organismo que gere o futebol europeu não foi bem um castigo e que tudo não passou de uma espécie de equívoco.
"Os nossos adeptos não são racistas. A UEFA foi longe de mais no que nos tentou acusar. Os nossos adeptos sempre souberam respeitar jogadores de várias etnias; um dos melhores jogadores de sempre do Sp. Braga, o Alan, é de cor. Estamos ao lado dos adeptos, na defesa do nosso clube e foi isso que fizemos ver à UEFA. Perceberam que tudo foi um equívoco. Vamos fazer campanha contra o racismo. Acho que não houve nada de anormal no último jogo. A UEFA não nos castigou. Houve, sim, um entendimento para promover o fair play", referiu o presidente dos minhotos antes de partir com a comitiva rumo à Bulgária. Aí, António Salvador acredita que os arsenalistas vão conseguir retificar a derrota na receção ao Ludogorets. "Ficou claro que, com alguma sorte, podemos ultrapassar este obstáculo. É um adversário bastante difícil, mas ficou provado no primeiro jogo que temos valor suficiente para discutir o resultado. Sempre dissemos que não fomos felizes no sorteio, apanhámos equipas muito fortes, que vieram da Champions, mas estamos no bom caminho para os nossos objetivos, que passam por seguir para a próxima fase", frisou.

RECORD

JotaCC

Tanto desperdício correu mal

A expressão desesperada de Capucho, com as mãos no rosto e abanando a cabeça quando Jefferson cortou a bola e fez autogolo (37'), foi apenas um indício para o que seria o jogo nos minutos seguintes. O Sp. Braga B, que muito pode agradecer à sorte os três pontos averbados, acabaria por somar a segunda vitória seguida na 2ª Liga e afastar-se dos lugares de descida. O Varzim foi quase sempre melhor e só o desperdício dos poveiros justifica um resultado tão pesado para quem tanto criou ao longo de 90 minutos. Malele foi o nome maior do desacerto ofensivo na 1ª parte, embora o pior tenha chegado aos 37 minutos. Rui Silva cruzou da direita e Jefferson, ao tentar o corte com a cabeça, atirou a bola para a própria baliza. Até ao intervalo, e perante um Varzim desorientado em campo, os arsenalistas podiam ter aumentado o marcador, quando Erick (estreia a titular pela equipa B) falhou isolado o 2-0. Depois do descanso, o Sp. Braga B limitou-se a defender e o Varzim a tentar desesperadamente a igualdade. Para não variar, não faltaram lances claros de golo para os varzinistas, mas a maré de azar tardava em passar. No meio de tudo isto, também houve polémica e com protestos dos homens de Capucho, que aos 78' reclamaram um penálti a seu favor. O árbitro João Malheiro Pinto apontou para os 11 metros, mas o auxiliar viu que Simão cortou a bola com a mão fora da área, prevalecendo a segunda decisão.
O Varzim não se refugiou nas queixas e continuou em busca do golo. Todavia, os poveiros mostraram nova dose de esbanjamento até final, perante um Sp. Braga B que ia resistindo. Jiménez, no último lance do jogo (90'+5) e quando tinha tudo para marcar, voltou a deixar Capucho em desespero. Não era para menos...

RECORD

Bruno3429

SC Braga empata na Bulgária (1-1)
Redação

O SC Braga empatou, esta quinta-feira, a uma bola com o Ludogorets, na Bulgária, em partida referente à 4.ª jornada do Grupo C da Liga Europa. Marcelinho (68) deu vantagem à equipa da casa, Fransérgio (83) restabeleceu a igualdade para os minhotos.

O mesmo resultado verificou-se no encontro entre Istambul BB e Hoffenheim.

Classificação do Grupo C:
1. Ludogorets, 8 pontos/4 jogos
2. SC Braga, 7/4
3. Hoffenheim, 4/4
4. Istambul BB, 2/4

A Bola

Bruno3429

Braga empata na Bulgária e tem ajuda turca

O clube português empatou na casa do líder do grupo C e viu o Hoffenheim empatar na Turquia
O Braga empatou a um golo em casa do Ludogorets, na Bulgária, na quarta jornada do grupo da Liga Europa. A equipa búlgara adiantou-se no marcador aos 68 minutos, por intermédio de Marcelinho; Fransérgio, de cabeça, empatou para o Braga à passagem do minuto 83.

A equipa minhota passa a somar sete pontos, menos um do que o líder Ludogorets, mantendo o Hoffenheim a três pontos de distância. Os alemães estiveram a vencer o Basaksehir até bem perto do final do jogo, mas os turcos empataram já no período de compensação.

Grupo C
Resultados: Ludogorets-Braga, 1-1; Basaksehir-Hoffenheim, 1-1
Classificação: 1º Ludogorets, 8 pontos/4 quatro; 2º Braga, 7/4; 3º Hoffenheim, 4/4; 5º Basaksehir, 2/4.

O Jogo