News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/10

Started by Bruno3429, 22 de October de 2017, 10:14

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Há golo no banco para a reação
Abel volta a dar a mão a quem brilhou contra o Estoril e foi precioso na Taça de Portugal

O Sp. Braga nunca escorregou em dois jogos seguidos nesta temporada e nenhum adepto do clube acredita que a equipa volte a falhar após a derrota averbada na receção ao Ludogorets. Na deslocação a Moreira de Cónegos, Abel Ferreira voltará a mexer no onze e soluções de qualidade não lhe faltam, tendo em conta os jogadores que não foram titulares na Liga Europa. Bruno Viana e Danilo devem ser apostas iniciais, mas é na frente que estão os grandes trunfos para a reação ao desaire europeu.

Xadas, Fábio Martins, Ricardo Horta e Dyego Sousa estiveram em grande nos dois últimos jogos para as provas internas e alguns deles vão aparecer no ataque ao Moreirense. O ponta-de-lança brasileiro marcou mesmo três dos nove golos que a equipa conseguiu diante de S. Martinho e Estoril e voltará às opções iniciais no embate de amanhã. Ricardo Esgaio deve recuar para a lateral direita, abrindo caminho para que, muito possivelmente, Xadas reapareça no onze.

Sem competição a meio da próxima semana, o treinador dos guerreiros do Minho poderá não fazer tantas alterações na equipa como tem sido hábito, mas Fábio Martins e Ricardo Horta têm sempre esperanças de também eles serem titulares. João Carlos Teixeira esteve em sub-rendimento na última partida e a dúvida é grande para saber se se mantém no onze. E depois há a questão do ataque: Ricardo Horta bisou com o Estoril, mas Paulinho tem sido um talismã e pode ser importante num relvado mais reduzido.

Um dos mais duros rivais para visitar

Não são mesmo nada de boa memória as deslocações dos arsenalistas a Moreira de Cónegos. Na última época, já com Abel Ferreira no banco, a equipa saiu derrotada, enquanto que nas duas anteriores não conseguiu mais do que empates. A última vitória em casa do Moreirense remonta, então, a maio de 2013, num 3-2 frenético com o dianteiro Zé Luís, aos 83', a garantir os três pontos na primeira vez em que tocou na bola.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

Mélissa Antunes: «Foi muito difícil deixar o futsal, mas surgiu a oportunidade no clube do meu coração...»
Texto por Rodrigo Coimbra

"Parece que os títulos de vice-campeã acabam por ficar todos no meu currículo. Parece que a verdade é mesmo essa... Fui vice-campeã do mundo de futsal e vice-campeã no futebol..."
Mélissa Antunes

O gosto pelo futebol acompanha Mélissa Antunes desde tenra idade. A jogadora da Seleção Nacional nasceu no Canadá, onde «não se praticava futebol», e quando chegou a Portugal foi difícil fugir de uma realidade que sempre a cativou, ainda que na altura fosse um desporto onde imperava muito a desigualdade entre géneros.

«No início foi muito difícil perceber que havia tanta desigualdade, mas com o tempo fui percebendo que as coisas foram tomando rumo e acho que estamos no caminho certo. Não podemos querer tudo de uma vez e neste momento em Portugal tem-se feito um bom trabalho no sentido de desenvolver a modalidade no feminino», sublinha a avançado do SC Braga, em entrevista ao zerozero.

O percurso de Mélissa distingue-se pela singularidade. Os primeiros passos foram dados no futebol 7 nas escolinhas do Fair-Play, um clube sediado em Caldelas (Guimarães), passando depois para o Merelinense, em Braga, onde se fixou até aos 14 anos, tendo depois disso tomado uma decisão um «bocadinho forçada». Deixou o futebol para seguir no futsal. Até aos 26 anos.

«A equipa de futebol 11 era um bocadinho longe. No futsal também, mas, ainda assim, era mais próximo e tinha vários atletas com 16/17 anos e a diferença não era assim tanta e foi por isso que fui para o futsal. Gostei muito desse ano e acabei por ficar até há bem pouco tempo... Até dezembro», recorda.

Vice-campeã do mundo de futsal e o desafio no Braga

A mudança proporcionou-se em dezembro de 2016. A possibilidade de jogar no clube do seu coração e a dimensão do projeto no emblema bracarense cativou Mélissa. Era a oportunidade ideal para iniciar um desafio «mais profissional» depois de ter estado bem perto da consagração mundial ao serviço da Seleção Nacional feminina de futsal. É verdade. A jogadora disputou duas finais do Mundial de futsal!

Mélissa na Seleção de futsal: 30 golos em 44 internacionalizações

«Claro que ir à Seleção de futsal foi excelente! Fomos vice-campeãs do mundo e isso é qualquer coisa. Num dos anos [n.d.r. em 2014] estivemos muito perto do título, a um minuto e meio do fim estávamos a ganhar por um golo ao Brasil e deixámos fugir a vantagem nesses últimos instantes. Foi complicado gerir essa emoção na altura, mas não deixou de ser uma experiencia fantástica. Além disso, estive várias vezes entre as 10 melhores jogadoras de futsal do mundo e isso acabou por ser excelente. Nunca vou esquecer», recorda ao zerozero.

Depreende-se pelas palavras que não tenha sido fácil então deixar o futsal após 12 anos de dedicação máxima à modalidade. Ou será que foi?

«Mais ou menos. Eu gosto muito de jogar futsal e foi muito difícil tomar a decisão de deixar de jogar futsal. Mas surgiu a oportunidade do SC Braga, um projeto muito grande, com um investimento fortíssimo e sendo o clube do meu coração e ficando perto de casa – importante para mim pois tenho uma atividade profissional paralela – e foi por isso que mudei», resume a administradora de três empresas.

Do Mundial de futsal ao Europeu de futebol

A ida ao Europeu feminino atesta que o regresso aos relvados correu muito bem, apesar de Mélissa ainda considerar que continua em «fase de adaptação». Talvez pela exigência que coloca em todos os desafios que tem pela frente.

«Acho que o balanço é positivo. Acabei por jogar várias vezes e ter muitos minutos no Braga e rapidamente integrei os trabalhos da Seleção Nacional. O professor Francisco gostou de mim e felizmente apostou em mim e estou muito contente», sublinha.

Arriscamos dizer que não foi uma época de sonho porque os títulos no SC Braga escaparam por muito pouco. Correto?

«Parece que os títulos de vice-campeã acabam por ficar todos no meu currículo. E parece que a verdade é mesmo essa. Fui vice-campeã do mundo de futsal e vice-campeã no futebol. Ficámos em segundo lugar na Taça de Portugal, assim como na Supertaça e tivemos sempre muito próximos, com bons desempenhos, por cima do resultado e do jogo... Existe vontade de quebrar isso», garantiu.

Qualificação para o Mundial 2019

Depois da campanha briosa no Europeu, a Seleção Nacional já prepara a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2019. E o que se pode esperar da equipa das quinas a partir de agora?

«Felizmente o Campeonato da Europa correu bem. Fazemos um balanço positivo da nossa participação e agora as perspetivas para o Mundial. Queremos tirar o máximo de pontos possíveis em cada jogo para o somatório. Estamos num grupo muito equilibrado, em que todas as equipas podem roubar pontos a toda a gente. Portanto, vamos dar sempre o máximo em todos os jogos», assegurou.

Mensagem para as jovens jogadoras: «O que posso dizer é que se realmente gostam de jogar, que tentem quebrar as pequenas barreiras que ainda existem. As coisas estão a mudar um bocadinho e acredito as jovens vão ter condições para serem profissionais no futuro. Já existem equipas profissionais e acredito num futuro ainda mais promissor.»

Zerozero

Bruno3429

Dyego Sousa pronto para voltar

Dyego Sousa está recuperado do traumatismo ilíaco que sofreu no jogo da Taça de Portugal, frente ao São Martinho, e entra na estratégia de Abel Ferreira para a deslocação a Moreira de Cónegos.

Uma viagem curta para um destino nem sempre agradável, pelo menos do ponto de vista dos bracarenses. Na época passada, o SC Braga perdeu por 1-2, mas há todo um equilíbrio no registo de jogos com os cónegos no Campeonato que deixa, no mínimo, os guerreiros em alerta: trata-se de um campo minado. Duas vitórias para cada lado e três empates.

O resumo dos duelos na Liga desde 2003 até à atualidade coloca os arsenalistas perante uma curva apertada, numa altura em que convém manter as rotações elevadas.

A Bola

Bruno3429

Moreirense FC x SC Braga: convocados

O SC Braga treinou este domingo pela última vez antes do encontro frente ao Moreirense FC, a disputar esta segunda-feira, a partir das 19 horas, no Parque de Jogos Comendador Joaquim Almeida Freitas.
Para o jogo relativo à 9ª jornada da Liga NOS, o treinador Abel Ferreira elegeu exatamente os mesmos 18 jogadores que já haviam integrado a convocatória para a UEFA Europa League.

Assim, estão convocados: Matheus, Jefferson, Hassan, Xadas, Danilo, André Horta, Paulinho, R. Horta, Teixeira, R. Ferreira, A. Moreira, Fábio M., Fransérgio, Raul Silva, Vukcevic, Bruno Viana, R. Esgaio e M. Goiano.

Abel Ferreira: "Lutar sempre para vencer"


Abel Ferreira afirmou que o conjunto bracarense vai lutar "até à última gota de suor" para levar de vencido o Moreirense FC. Na antevisão do encontro da 9ª jornada, o técnico garantiu uma equipa preparada para o desafio e abordou, ainda, as caraterísticas do "futebol atrativo" praticado pelos Gverreiros.

Teste ao crescimento e aos objetivos estabelecidos: "Amanhã é mais uma oportunidade e um desafio para continuarmos a crescer enquanto equipa e individualmente. O campeonato, nestas primeiras jornadas, tem sido extremamente exigente, e, portanto, vamos continuar focados naquilo que são os nossos objetivos para o campeonato, com os quais nos comprometemos todos desde o início do ano e que passam por andar dentro dos quatro primeiro lugares. Sabemos que não vamos ganhar sempre, mas vamos lutar sempre para vencer e é isso que prometemos para amanhã, até ao último segundo".

Análise ao Moreirense FC: "É um adversário que nós tivemos oportunidade de analisar e que já criou muitas dificuldades a uma equipa grande no seu reduto. Certamente que o Moreirense vai tentar controlar e fechar todos o seus espaços na direção da sua baliza, e nós vamos ter de ser dinâmicos e agressivos quanto tivermos a bola nos pés para conseguir chegar à baliza do nosso adversário. Precisamos de estar prevenidos e preparados para aquilo que vão ser as transições do Moreirense, com segurança no controlo de bola".

Futebol dos Gverreiros em uníssono com o apoio vindo das bancadas: "Os adeptos têm sido a força extra, algo que nos dá ainda mais alento e que nos faz acreditar ainda mais naquilo que é a nossa forma de jogar. Jogando bem, estaremos muito mais próximos de vencer e de fazer uma boa época, sabendo que somos das equipas mais jovens do campeonato português, a equipa que mais jogadores tem rodado e a que mais jogadores tem valorizado. Temos uma forma de jogar arriscada, de equipa grande, o que nos leva a assumir alguns riscos. É uma forma de jogar atraente, mas temos de estar prevenidos para os riscos desta forma de jogar. Acreditamos naquilo que fazemos, porém, temos de ser equilibrados a cada jogo e a cada momento".

SC Braga sagra-se vice-campeão Ibérico

O SC Braga sagrou-se, este domingo, vice-campeão Ibérico de TCR. Patrick Cunha e Rafael Lobato foram os responsáveis pelo feito histórico do clube minhoto.
Na primeira corrida, Patrick Cunha arrancou na quinta posição e terminou em segundo lugar, o que lhe permitiu somar pontos e garantir a presença no campeonato ibérico. Na corrida seguinte, Rafael Lobato começou em segundo e após uma penalização acabou em quinto lugar. Este domingo, Rafael Lobato iniciou a prova no segundo lugar e com classe e proeza venceu a corrida. O último a atuar foi Patrick Cunha que, após sair na primeira posição, acabou por terminar a prova em quarto lugar.
A soma de pontos destas prestações permitiu ao SC Braga terminar no segundo lugar da competição, sagrando-se, assim, vice-campeão ibérico.

SCBraga

Bruno3429

Abel Ferreira repete convocatória

Ainda privado de Dyego Sousa, lesionado, Abel Ferreira repetiu a última convocatória do SC Braga para a deslocação ao terreno do Moreirense, na segunda-feira.

O avançado brasileiro continua de fora depois de ter falhado o jogo da Liga Europa, com o Ludogorets, devido a uma contusão na zona da anca.

Assim sendo, Abel Ferreira chamou os 18 jogadores que tinha escolhido para o compromisso europeu.

Lista de convocados:

Guarda-redes: André Moreira e Matheus;

Defesas: Ricardo Esgaio, Marcelo Goiano, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Bruno Viana e Jefferson,

Médios: Danilo, Xadas, Fábio Martins, Fransérgio, Vukcevic, João Carlos Teixeira e André Horta;

Avançados: Hassan, Ricardo Horta e Paulinho.

«Temos uma forma de jogar de equipa grande» - Abel Ferreira

Abel Ferreira atribui à forma de jogar «de equipa grande» do SC Braga, e aos riscos inerentes, os 22 golos sofridos em 18 jogos na presente temporada.

«No final do último jogo [derrota com o Ludogorets], contámos com o apoio dos adeptos e isso dá-nos muito alento. Acredito que, jogando bem, estamos mais próximos de vencer e fazer uma boa época. Somos uma equipa jovem, das que tem rodado mais jogadores. Temos uma forma de jogar arriscada e de equipa grande, mas prefiro ter 33 golos em 18 jogos, mesmo sabendo que temos 22 sofridos. Esta é a nossa proposta de jogo», salientou o treinador dos minhotos, na antevisão do encontro com o Moreirense, na segunda-feira.

Abel Ferreira admitiu, ainda, que as derrotas de Rio Ave e Marítimo são um fator extra de motivação para a deslocação a Moreira de Cónegos:

«Cada jogo é uma oportunidade e este é mais um desafio para crescer como equipa e individualmente. [Esses resultados] São seguramente um fator extra de motivação para o jogo de amanhã [segunda-feira].»

A Bola