News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/08

Started by Bruno3429, 26 de August de 2017, 09:43

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Liga Europa: SC Braga com grupo difícil mas com confiante no apuramento
Carlos Costinha Sousa

"Apesar do SC Braga ser cabeça de serie apanhou três equipas provenientes da fase qualificação da Liga dos Campeões". Foi assim que o Abel Ferreira resumiu a sua análise ao sorteio da fase de grupos da Liga Europa, que ditou que o SC Braga fica no grupo C e vai defrontar as equipas do Hoffenheim, Ludogorets e Istambul BB.

O técnico arsenalista admite que o grupo é complicado face à qualidade dos adversários, mas reforça a ideia de que o SC Braga quer continuar a fazer história e esta é uma boa oportunidade. "Um grupo forte e difícil, mas onde seguramente o SC Braga irá lutar com todas as suas forças pela passagem. Onde sabemos também que o Hoffenheim foi quarto classificado e a equipa sensação da Bundesliga e que tem um treinador jovem e ambicioso.

O Ludogorets é hexa-campeão búlgaro e um grupo com jogadores de muita qualidade. O Istambul Basaksehir tem jogadores muito experientes e nos últimos anos ficou nos quatro primeiros do campeonato turco. Vais ser um grupo difícil, mas queremos fazer uma boa fase de grupos e já demos provas que somos uma equipa forte, com qualidade e muito unida", referiu Abel Ferreira.

E o treinador aproveitou para atribuir o favoritismo no grupo à equipa alemã - "em teoria o Hoffenheim é a equipa mais forte e penso ser o conjunto favorito ao primeiro lugar do grupo. Depois, o segundo lugar será disputado pelas outras três equipas" -, mas fez questão de reforçar que os bracarenses tudo vão fazer para passar à próxima fase e para isso conta com a ajuda dos adeptos: "contamos com o apoio do nosso público, com a nossa qualidade e com os recursos que temos disponíveis. Vamos fazer de tudo para passar a fase de grupos".

E Abel entende que há uma parte que pode atribuir algum favoritismo ao SC Braga, que é o seu enorme historial na Liga Europa, que funciona também como uma motivação extra.
"O SC Braga tem um historial enorme nesta competição, que nos traz muita força para ir de encontro aos nossos objectivos. Apesar de nos ter calhado alguns dos adversários mais difíceis, temos de encarar isto como um desafio e uma oportunidade para continuarmos a fazer história no SC Braga", finalizou.

Alan: "Sorteio foi pouco simpático para nós"

O director de relações institucionais do SC Braga, Alan, admitiu que o sorteio da fase de grupos da Liga Europa "foi pouco simpático", mas considera que a equipa minhota e o Istambul Basaksehir são os favoritos.
"O sorteio foi pouco simpático, mas temos de ter confiança na nossa equipa (...) temos uma palavra a dizer", disse Alan após o sorteio da fase de grupos da competição, que colocou os búlgaros do Ludogorets, os alemães do Hoffenheim e os turcos do Istambul Basaksehir no caminho dos bracarenses. Alan, que na época passada deixou os relvados, classificou o Grupo C como "muito forte", mas acrescentou: "temos tudo para passar, temos a nossa cultura na Liga Europa que é sempre chegar muito longe, esperamos o mesmo este ano". O antigo avançado referiu-se ao Istambul Basaksehir, vice-campeão turco, como "uma grande equipa, que se reforçou muito bem". Alan classificou o Hoffenheim, da Alemanha, como "equipa complicada que joga num campeonato forte e pratica bom futebol", antevendo "grandes jogos, que os adeptos vão gostar de ver".

Correio do Minho

Bruno3429

Fransérgio assume miolo

Após mais uma eliminatória europeia, o Sp. Braga volta já amanhã a entrar em campo e logo contra o FC Porto. Abel Ferreira terá de gerir algum desgaste físico e são previsíveis duas ou três mexidas no onze inicial. Fransérgio deverá ocupar o lugar de Danilo ao lado de Vukcevic no meio-campo, enquanto Fábio Martins é candidato a entrar para o lado esquerdo do ataque, em detrimento de Ricardo Horta.

Sobra o ataque onde, desta vez, há apenas três opções face ao castigo de Dyego Sousa. Hassan não saiu do banco anteontem e é natural que o internacional egípcio recupere a titularidade, muito provavelmente por troca com Stojiljkovic. Paulinho parece ter ganho o lugar.


Dyego Sousa promete mais
Dianteiro marcou e assistiu no jogo de estreia, mas agora vai voltar a cumprir castigo


Bastaram 24 minutos em campo para Dyego Sousa mostrar que é mesmo reforço do Sp. Braga. O ponta-de-lança estreou-se diante do FH Hafnarfjördur e foi decisivo na reviravolta dos arsenalistas. Primeiro assistiu Paulinho para o 2-2 e assinou, nos descontos, o 3-2 da tranquilidade. Na hora dos festejos, o brasileiro não conteve as lágrimas. "Voltar a jogar e a marcar foi muito importante para mim. O grupo tem-me ajudado bastante, nunca me senti excluído mesmo não podendo ser utilizado nas competições nacionais. O Sp. Braga já sabia do meu castigo quando me contratou. Apostaram em mim e espero contribuir com mais golos, mais assistências e bons jogos", afirmou, quem foi suspenso durante seis meses devido a uma agressão a um árbitro assistente ainda ao serviço do Marítimo. "Não tenho de lamentar nada, não tenho mais que falar. Cabe-me cumprir e seguir em frente... Vou dar o máximo nos treinos e esquecer toda esta situação. Só penso em ajudar o Sp. Braga. Estou sempre com o grupo, o míster conta comigo e farei tudo para somar minutos na Liga Europa. Conto com o apoio de um grupo muito forte e unido", prosseguiu Dyego .

O momento era de festejar. O ponta-de-lança voltou a competir, marcou um golo e contribuiu para a passagem dos guerreiros do Minho à fase de grupos da Liga Europa: "Esse era um dos nossos primeiros objetivos. Com ou sem dificuldades, a verdade é que conseguimos seguir em frente. Trabalhámos muito para agora sermos recompensados."

Artilharia pesada

Para além de Dyego Sousa, também Paulinho e Stojiljkovic têm mostrado serviço na frente de ataque do Sp. Braga: "O Rui Fonte saiu, mas estamos bem servidos. O Rui pensava bem o jogo, tinha ganho o seu espaço e era o capitão. O Paulinho tem muita qualidade, eu sempre soube disso. Ele é humilde, trabalha muito e está a merecer todo este sucesso. Na Islândia, o Stojiljkovic entrou e mudou a nossa forma de jogar. Desta vez, fui eu a sair do banco e a ser importante. É por isso que o míster olha para todos nós de igual forma."

Autores: Pedro Malacó e Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

Dyego Sousa: «Não me sinto excluído»
Avançado não pode jogar nas provas nacionais, mas já ajudou o Sp. Braga na Europa

Dyego Sousa ainda não pode ajudar o Sp. Braga internamente, mas marcou o golo que confirmou a passagem dos «arsenalistas» à fase de grupos da Liga Europa.

«Foi importante. O grupo tem-me ajudado bastante e não me sinto excluído, independentemente de não poder jogar ainda nas competições nacionais. Estou sempre com o grupo e o mister conta sempre comigo. Isso motiva-me muito. Estou feliz por ter ajudado o grupo. Temos um espírito muito forte e as coisas estão dando certo, com dificuldades mas temos conseguido porque temos um grupo forte», disse o avançado brasileiro.

O castigo ainda não está cumprido, mas Dyego Sousa garante que está ultrapassado: «Já não lamento. Não tenho mais que falar sobre o meu castigo. Já passou. Tenho que andar para a frente, dar o máximo nos treinos como venho fazendo, com o apoio dos meus companheiros, e pensar apenas no que posso fazer. Fui uma aposta do clube e espero retribuir com golos e assistências, com o meu melhor.»

O antigo jogador do Marítimo deixou ainda elogios a Paulinho, que bisou frente ao FH, e que descreve como «um miúdo com muita qualidade». «Sempre o vi com bons olhos. É um miúdo humilde que merece isto e muito mais porque trabalha muito, ajuda, é uma pessoa de  grupo. O que está acontecendo com ele e com o grupo é bem merecido», reforçou.

Maisfutebol

JotaCC

Tubarões à minhota
Liga Europa Braga e Vitória de Guimarães não tiveram um sorteio muito amigável. Chegar aos 16 avos de final é difícil, mas não impossível

Mossoró nunca esqueceu o Braga e agora defronta a ex-equipa

Braga e Vitória de Guimarães já conhecem os adversários da fase de grupos da Liga Europa e o sorteio, realizado ontem, no Mónaco não foi simpático para os representantes portugueses. Os minhotos têm adversários de valor pela frente, mas chegar aos 16 avos de final é uma meta real.
Depois de sofrer para ultrapassar os islandeses do FH Hafnarfjordur no play-off, o Braga tinha a vantagem de ser cabeça de série no sorteio, mas a presença no Pote 1 não impediu uma grande dose de azar para a equipa de Abel Ferreira. No Grupo C, os arsenalistas vão defrontar três equipas vindas das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e, mesmo que os nomes não tenham impacto mediático, as contas serão apertadas.
A começar pela equipa que saiu do Pote 3: os alemães do Hoffenheim são, como admitiu Abel Ferreira, os principais favoritos, enquanto Ludogorets e Istambul Basaksehir oferecem uma dose extra de imprevisibilidade. O duelo com o Basaksehir vai permitir o reencontro dos bracarenses com Márcio Mossoró e o antigo médio dos guerreiros não escondeu a importância do momento. "Estou muito ansioso por esse reencontro com o Braga. Não vejo a hora de pisar novamente no relvado do Municipal e ver os adeptos que sempre me apoiaram. Durante minha passagem, aprendi a amar e respeitar o clube, pelo qual continuo a torcer", afirmou, ontem, Mossoró.
O Grupo I, do Vitória de Guimarães, também tem um favorito claro: o Marselha, de Rolando, um dos antigos campeões europeus em ação na Liga Europa, enquanto Salzburgo e Konyaspor parecem mais acessíveis para os vimaranenses.
O Milan, de André Silva, é o grande favorito do Grupo D, o Lyon, de Anthony Lo- pes, mede forças com o Everton (E), enquanto o Ar- senal (H) encontra o antigo campeão europeu Estrela Vermelha.


Paulinho e "Sto" na pole position
Braga Novas armas no ataque têm dado maior poder de fogo aos guerreiros. Dupla deve manter titularidade frente ao F.C. Porto

Rui Fonte foi transferido, Hassan teve uma lesão e está a recuperar os índices físicos, Dyego Sousa, por enquanto, só pode jogar nas provas da UEFA. Sobram Paulinho e Stojiljkovic, a nova dupla de ataque do Sporting de Braga, que por sinal está a dar conta do recado e a ajudar a concretizar os objetivos da equipa.
Stojiljkovic e Paulinho foram titulares nos dois últimos jogos dos arsenalistas, com bons resultados
Particularmente Paulinho, que tem somado pontos nesta fase inicial da época. Anteontem, no jogo com os islandeses do FH Hafnarfjordur, marcou dois golos no triunfo, por 3-2, que validou a passagem dos minhotos à fase de grupos da Liga Europa.
O avançado português, de 24 anos, que o Braga foi contratar ao Gil Vicente, da LigaPro, tem constituído excelente alternativa e respondido às vozes que temeram a saída de Rui Fonte. Já é o melhor marcador da equipa, com três golos, seguido de Raúl Silva e de Rui Fonte, com dois cada, isto em todas as competições.
Os três golos de Paulinho ao FH – já marcara um no desafio da primeira mão – confirmam a veia goleadora com que se afirmara em Barcelos, sendo que pelos gilistas assinou 20 golos em 2016/17. Curiosamente, o primeiro só surgiu a 25 de setembro, num triunfo por 2-0, fora, para a Taça de Portugal, com o Rabo de Peixe...
Também Stojiljkovic está em fase de afirmação no Braga. Frequentemente apontado como transferível, tem invertido tendência de saída e, apesar de o mercado estar ainda aberto, por estes dias está mais perto de ficar do que de sair. Anteontem, o sérvio não marcou aos islandeses, mas jogou bem e fez a assistência para o primeiro golo.
Se bem que Hassan também seja opção a ter em conta, tudo aponta para que Paulinho e Stojiljkovic continuem como titulares amanhã, na receção (20.15 horas, Sport TV1), ao F. C. Porto, em jogo da 4.ª jornada da Liga.
De resto, o técnico Abel Ferreira deverá manter quase na totalidade o onze lançado com o FH Hafnarfjordur, ainda que Fábio Martins possa render Ricardo Horta numa das alas.


Por dentro
Meias folgas para aliviar

A agenda competitiva não dá espaço para folgas, mas, mesmo assim, Abel Ferreira concedeu algum descanso aos jogadores após o playoff da Liga Europa. A equipa fez ontem de manhã o treino de recuperação e só retoma a preparação no final da tarde de hoje.
Só mais uma baixa
Em termos clínicos, e em relação ao jogo com os islandeses, não há alterações, em termos de indisponibilidade por motivos físicos. A exceção prende-se com Dyego Sousa, mas por estar suspenso pela entidade federativa. O brasileiro não po- derá defrontar o F. C. Porto.
Melhor casa garantida
O Estádio Municipal vai re- gistar amanhã a melhor assistência da época. A venda de bilhetes tem corrido bem e embora seja improvável o cenário de casa cheia, deverão estar mais de 20 mil pessoas. Até aqui, o jogo com mais público foi com o AIK (13851), na terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

JN

JotaCC

MINHOTOS SEM GRANDE SORTE
SORTEIO Braga defronta três equipas eliminadas da Liga dos Campeões, enquanto o V. Guimarães apenas uma

Ludogorets, Hoffenheim e Basaksehir no caminho dos arsenalistas; RB Salzburgo, Marselha e Konyaspor no dos vimaranenses. Qualificação para os 16 avos de final não se afigura fácil

Eric Abidal e Henrik Larsson, os antigos internacionais francês e sueco, respetivamente, que ontem tiraram as bolas do sorteio da fase de grupos da Liga Europa, não foram particularmente "amigos" de Braga e V. Guimarães, as duas equipas portugueses na competição.
Apesar de integrar o Pote 1, o que incluía as equipas de melhor ranking, o Braga não foi, de todo, bafejado pela sorte, e jogará com três equipas que vieram da Champions: o campeãobúlgaroLudogorets–que jogou na liga milionária em 2014/15 e 2016/17 –, o Hoffenheim, quarto classificado da última Bundesliga e que caiu no play-off diante do Liverpool, e por fim o Istambul Basaksehir, vice-campeão turco que esteve muito perto de eliminar o Sevilha no play-off. Adversários de qualidade, em especial os dois últimos e uma dificuldade acrescida com longas viagens à Bulgária e à Turquia, na quarta e na última jornadas, respetivamente.
Quanto ao V. Guimarães, que integrava o Pote 3, calhoulhe pela frente o campeão austríaco RB Salzburgo, também proveniente da Champions, o poderoso – e muito reforçado – Marselha de Rolando e ainda o Konyaspor, claramente o adversário mais acessível. Ainda assim, é bom recordar que, na época passada, ao empatar com os turcos na última jornada, o Braga viu fugir a qualificação para a fase seguinte.
No Grupo D, o AC Milan de André Silva vai encontrar o AEK de André Simões, Hélder Lopes e Hugo Almeida, enquanto no E, o Lyon de Anthony Lopes encontra o Apollon de Bruno Vale e João Pedro. O Lokomotiv de Manuel Fernandes e Éder ficou no "simpático" Grupo F.



Adversários de Champions
DIFICULDADES Braga vai defrontar três equipas que disputaram o play-off de acesso à Liga dos Campeões

"Queremos fazer uma boa fase de grupos e já demos provas de que somos uma equipa forte"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Abel Ferreira e Alan admitiram que o sorteio não foi amigo do Braga, mas prometeram uma equipa a lutar até ao fim. Reencontro com Mossoró marcado para a Pedreira

O estatuto de cabeça de série com que o Braga partiu para o sorteio de ontem não lhe serviu de muito. No plano teórico, os arsenalistas ficaram com os adversários mais complicados que os potes 3 e 4 podiam oferecer: Hoffenheim e Basaksehir. "Trata-se de um grande grupo, difícil e com grandes equipas que estiveram no play-off de acesso à LigadosCampeões",começou por dizer Abel Ferreira: "Hoffenheim foi quarto classificado e é uma equipa-sensação na Bundesliga, tem investido muito na tecnologia desportiva e tem um treinador jovem e ambicioso. O Ludogorets é hexacampeão, trata-se de uma equipa composta por inúmeros brasileiros de grande qualidade. O Basaksehir é um clube com jogadores experientes que tem estado no top quatro da Turquia, tendo no ano passado ficado em segundo", prosseguiu o treinador, garantindo que o Braga tem, apesar de tudo, uma "palavra a dizer" na luta pelo apuramento. Alan também partilhou da mesma ideia. "O sorteio foi pouco simpático, mas temos confiança. Temos tudo para passar, temos a nossa cultura na Liga Europa, que é sempre chegar muito longe, e neste ano esperamos o mesmo", acrescentou Alan.


Amigos com vontades próprias

"O sorteio foi pouco simpático, mas temos confiança de que podemos chegar longe na prova"
Alan Diretor de Relações Institucionais do Braga


"Cá te esperamos em casa, eterno Guerreiro!". Foi através das redes sociais que o Braga antecipou o regresso de Mossoró à Pedreira. Alan também saudou o reencontro com o compatriota. "Só espero que não seja feliz nos nossos jogos", brincou.

O JOGO

JotaCC

"FC Porto? Desta vez não queremos correr atrás..."
Dyego Sousa antecipa o confronto de amanhã com os dragões e explica os motivos que levaram a equipa a entrar a perder em cinco dos sete jogos já realizados esta época

"Desvantagens? Quero acreditar que é da ansiedade. Correr atrás do resultado provoca um desgaste maior"
"FC Porto? Vamos jogar com um dos grandes de Portugal, mas o Braga também já é um grande clube"
Dyego Sousa Avançado do Braga


O Braga quer evitar mais entradas em falso nos jogos, até porque, diz Dyego, "é chato" ter de estar sempre a virar resultados. Frente ao FC Porto, "não pode haver mais deslizes"



Garantido o primeiro objetivo da época, com a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, o plantel do Braga começou ontem a trabalhar para a receção de amanhã ao FC Porto. Da ressaca do confronto com o FH Hafnarfjordur sobrou um dado preocupante a merecer análise: dos setes jogos já realizados esta época, o Braga entrou a perder em cinco, ainda que tenha conseguido dar a volta por quatro vezes (só falhou no Estádio da Luz, com o Benfica). Existem duas formas de analisar o assunto: de um lado está a preocupação pelas más entradas em jogo (sete dos nove golos sofridos foram na primeira parte); do outro, obviamente mais elogiado por Abel Ferreira, a evidência para uma constantecapacidadedesuperação da equipa. Dyego Sousa, um dos heróis da partida de quinta-feira, tentou explicar os motivos para tantas entradas em falso. "Pode ser ansiedade... Quero acreditar que é isso. Temos jogadores com muita qualidade e o presidente contratou muitos reforços, a maior parte deles até já conhecem a realidade do Braga e da I Liga. É verdade que a adaptação ao clube e ao campeonato é mais fácil, mas depois há o outro lado. Como há muita gente nova no plantel, também temos de nos adaptar uns aos outros. Para isso é preciso algum tempo. Quando tudo começar a correr normalmente, acredito que não vamos ter mais estes deslizes", vincou.
O próximo adversário é o FC Porto, mais difícil de dobrar no caso de se apanhar a ganhar em Braga. "Isso é verdade. Vamos jogar contra um dos grandes de Portugal, mas o Braga também já é um grande clube. Temos demonstrado isso nos últimos jogos, sobretudo nos momentos de maiores dificuldades. Mas desta vez esperamos não ter de correr atrás do resultado... É sempre melhor entrar a ganhar, até porque ter de virar um resultado é sempre chato e provoca um desgaste muito maior. Temos de continuar a trabalhar este aspeto, mas o importante é que a equipa entre focada e a dar o máximo para vencer o FC Porto", prosseguiu.
Apesar da vontade de ajudar dentro do campo, Dyego Sousa não poderá dar o seu contributo frente ao FC Porto devido ao castigo interno que se prolonga até 15 de outubro. "Já não lamento mais esta situação. Agora é esquecer, cumprir o castigo e pensar no que posso fazer para ajudar a equipa de fora. O Braga apostou em mim e eu espero retribuir com golos e assistências", disse. E na estreia no Braga era difícil pedir-lhe mais: uma assistência e um golo em 25 minutos.



"Paulinho merece o que lhe está a acontecer"

Substituto de Rui Fonte e figura emergente do Braga, Paulinho também já conquistou os companheiros de equipa. "Rui Fonte pensava bem o jogo, era o nosso capitão e tinha o seu espaço bem definido na equipa. O Paulinho, apesar de ter chegado de um clube da II Liga, já mostrou que é um miúdo com muita qualidade. É humilde, ajuda, é um bom colega e merece o que lhe está a acontecer", afirmou Dyego Sousa. "Mas aqui não há só um jogador para decidir os jogos. Ainda recentemente foi o Stojiljkovic a sair do banco para marcar um golo e mudar o rumo do jogo. Desta vez fui eu que tive essa possibilidade. O importante é que o míster olha para todos da mesma forma. Todos vamos ter oportunidades e quando elas aparecerem temos de as agarrar", contou.

O JOGO

JotaCC

Braga contra a sensação alemã e Guimarães com histórico francês
Hoffenheim e Marselha são, respetivamente, os adversários mais difíceis das duas equipas lusas. Mas os outros oponentes na fase de grupos também prometem dar muito trabalho

O sorteio da fase de grupos da Liga Europa não foi muito favorável a Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, os dois representantes portugueses na prova da UEFA. Os arsenalistas, mesmo sendo cabeças-desérie, ficaram num grupo (C) com os búlgaros do Ludogorets, os alemães do Hoffenheim e os turcos do Istambul Basaksehir. Já os vitorianos, no grupo I, vão medir forças com Marselha, RB Salzburgo e Konyaspor.
O Sp. Braga terá provavelmente como maior adversário o Hoffenheim, uma das equipas-sensação da última Bundesliga, quarta classificada na época passada, que tem como uma das maiores estrelas o avançado Sandro Wagner e é treinada pelo jovem técnico Julian Nagelsmann (30 anos).
Mas as outras duas equipas também merecem respeito: o Ludogorets foi campeão da Bulgária e no ano passado esteve na fase de grupos da Champions; e o Istambul Basaksehir, vice-campeão da Turquia que tem nas suas fileiras Márcio Mossoró, ex-jogador do Sp. Braga, e ainda o ponta-de-lança togolês Emmanuel Adebayor, que, entre outros clubes, representou o Real Madrid, Arsenal, Manchester City e Tottenham.
Alan, representante do Braga na cerimónia realizada no Mónaco, admitiu tratar-se de "um sorteio pouco simpático". Mas mostrou confiança numa boa campanha: "Temos de ter confiança na nossa equipa, temos uma palavra a dizer. Temos tudo para passar, temos a nossa cultura na Liga Europa que é sempre chegar muito longe, esperamos o mesmo neste ano", referiu, classificando o Istambul BB como "um grande clube que se reforçou muito bem" e o Hoffenheim como "uma equipa complicada que joga num campeonato muito forte e pratica bom futebol".
No caso do Vitória de Guimarães, o adversário teoricamente mais temível será o Marselha, histórico emblema francês, quinto classificado na época passada, onde atua Rolando, ex-jogador do FC Porto. Além do central português, há ainda Patrice Evra e Dimitri Payet.
Depois há o campeão austríaco Red Bull Salzburgo e os turcos do Konyaspor, equipa que venceu a última edição da Taça da Turquia, batendo na final, por penáltis, precisamente o Istambul BB. O Konyaspor, curiosamente, mediu forças com o Sp. Braga na época passada, também na fase de grupos da Liga Europa – empatou 1-1 em casa e perdeu por 3-1 fora.
"A este nível não há clubes fáceis, vão colocar-nos dificuldades, posso dizer que as deslocações não são tão complicadas como poderiam ser. Todos os grupos têm o seu grau de dificuldade. Estaremos lá para disputar sempre os três pontos", reagiu o presidente, Júlio Mendes, à Sport TV, reconhecendo o mau arranque de campeonato doV. Guimarães e anunciando que o clube vai tentar ainda garantir "dois ou três reforços" até ao final do campeonato.
Apesar das dificuldades, as duas equipas portuguesas evitaram mesmo assim alguns adversários mais sonantes do panorama europeu, numa Liga Europa que tem clubes como AC Milan, Arsenal, Lyon, Everton, Zenit, Lazio, Hertha Berlim ou Villarreal.
O Sp. Braga estreia-se no dia 14 de setembro, precisamente com uma deslocação à Alemanha para defrontar o Hoffenheim (às 18.00), enquanto o Vitória de Guimarães recebe no D. Afonso Henriques os austríacos do Red Bull Salzburgo (às 20.05).

DN

JotaCC

"É UM GRUPO FORTE E DIFÍCIL"
BRAGA Abel Ferreira desconfia dos clubes da fase de grupos J

Abel Ferreira, técnico do Sp. Braga, mostrou-se ontem apreensivo quanto às equipas que vai enfrentar na Liga Europa (Basaksehir, Ludogorets e Hoffenheim ): "É um grupo forte e difícil".
"Apesar do Sp. Braga ser cabeça de série apanhou três equipas [Grupo C] provenientes da fase de qualificação da Liga dos Campeões", disse o técnico em declarações ao site dos minhotos, destacando o emblema alemão comoprincipalcandidatoavencer o grupo. O primeiro jogo dos arsenalistas acontece no dia 14 de setembro com o Hoffenheim.

CM

JotaCC

"Vamos lutar pelo apuramento"
ABEL FERREIRA NÃO ESPERA FACILIDADES Pedreira terá de ser a fortaleza dos guerreiros perante adversários que merecem muitos elogios "

ESPERO QUE PASSEM O SP. BRAGA E O ISTAMBUL BASAKSEHIR, DO MEU AMIGO MOSSORÓ", DISSE ALAN

Hoffenheim, Ludogorets e Istambul Basaksehir. O Sp. Braga conheceu os adversários da fase de grupos da Liga Europa e, em teoria, a sorte não sorriu aos arsenalistas. Abel Ferreira concorda com a ideia. "É um grupo difícil com grandes equipas. Apesar de termos sido cabeças de série saíram-nos três equipas que vieram de pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Teremos uma palavra a dizer e vamos lutar pela passagem à fase seguinte. Já demos provas que somos uma equipa de qualidade. Queremos fazer da nossa casa a nossa força", afirmou o treinador. Já devidamente documentado sobre os três adversários, o treinador dos arsenalistas não poupou elogios a alemães, turcos e búlgaros: "O Hoffenheim veio de uma eliminatória renhida frente ao Liverpool. Foi 4º classificado na última Bundesliga e uma das equipas sensação. Tem feito um investimento muito forte e tem um treinador jovem e com ambição. O Istambul Basaksehir também veio de uma eliminatória renhida com o Sevilha, nos últimos anos tem estado no top 4 do futebol turco e na época passada até ficou em 2º lugar, à frente de Fenerbahçe e Galatasaray. Já o Ludogorets tem muita experiência nestas competições europeias. Nas últimas três edições da Liga dos Campeões esteve por duas vezes na fase de grupos. É hexacampeão e tem brasileiros de qualidade." No Mónaco esteve Alan que também se pronunciou sobre a sorte arsenalista: "O sorteio foi pouco simpático, mas acredito que temos tudo para passar. Este clube está habituado a ir longe nesta prova. Contra o Hoffenheim serão dois grandes jogos, daqueles que os adeptos gostam de ver. Espero que passem o Sp. Braga e o Istambul Basaksehir, do meu amigo Mossoró. Vai ser um bonito reencontro. Fecho do mercado? Pode haver novidades..."


Entrar a perder pode ser sinal de... ansiedade

Tem sido uma regra deste novo Sp. Braga. Sofrer um golo primeiro, correr atrás do prejuízo, mas depois acabar em grande com mais uma reviravolta. A verdade é que nem todos os próximos adversários da equipa de Abel Ferreira são tão modestos como o FH Hafnarfjördur, a começar pelo FC Porto já amanhã. "Quero acreditar que o facto de sofrermos golos primeiro se deve a alguma ansiedade da nossa parte. Temos jogadores de qualidade, o presidente contratou muitos reforços e a maioria deles até já conhecia o futebol português. Com tempo não vamos cometer esses deslizes. Temos de pensar em não sofrer mais golos e apenas em marcar... Vamos entrar contra o FC Porto de cabeça erguida. Somos um clube grande e esperemos que, desta vez, não tenhamos de correr atrás de um resultado negativo", afirmou Dyego Sousa.

RECORD

JotaCC

Braga 0 P. Ferreira 1

Vitória justa do Paços de Ferreira em Braga. Embora tenham sido inferiores aos locais na primeira parte e não tenham criado tantas ocasiões, os castores foram mais objetivos quando se aproximaram da área contrária, marcando de penálti. A partir daí, os visitantes geriram bem a vantagem.

JN

JotaCC

Sporting e Braga goleiam

Sporting e Sp. Braga entraram a golear na fase final da Divisão de Elite, na Nazaré. Os minhotos bateram o Nacional por 5-0, com destaque para Jordan (2 golos), e os leões o GRAP/ Pousos, por 7-2. Nos campeões nacionais, Duarte Vivo assinou um hat trick.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga e V. Guimarães: vizinhos à conquista da Europa
Sorteio da Liga Europa colocou Hoffenheim na rota da "Pedreira" e o Marselha a caminho do D. Afonso Henriques

Vizinhos e rivais, embora separados por sortes distintas, Sp. Braga e V. Guimarães estão identificados com o cenário que os aguarda na fase de grupos da Liga Europa, prova com 48 competidores em busca da suprema glória de suceder ao Manchester United nesta edição 2017-18, com final marcada para Lyon, a 16 de Maio do próximo ano.
Pela terceira vez consecutiva na fase de grupos, que decorrerá entre 14 de Setembro e 7 de Dezembro, os bracarenses beneficiaram da eliminação de Ajax, Fenerbahçe e Brugge para escaparem aos tubarões do primeiro pote, o que provocou ainda a passagem dos vitorianos do quarto para o terceiro nível no sorteio. Mesmo assim, ninguém espera facilidades nesta etapa norteada pelo acesso aos 16 avos-de-final.
No Grupo C, o Sp. Braga, finalista vencido em 2010-11, enfrentará os campeões búlgaros (Ludogorets) e duas formações vindas da Champions (Hoffenheim e Istambul Basaksehir). E se os alemães, vergados pelo Liverpool em estreia nas lides europeias, não podem ser menosprezados, os búlgaros apresentam no currículo uma presença nos oitavos (2013-14) e outra nos "16 avos", embora as atenções dos "guerreiros" do Minho estejam centradas no Istambul Basaksehir, que falhou a qualificação na Liga dos Campeões por causa de uma bola devolvida pelo poste, nos instantes finais do jogo de Sevilha.
Partindo de uma posição menos privilegiada que o rival minhoto, o Vitória enfrentará nesta terceira presença em fases de grupos o Salzburgo, campeão austríaco, finalista em 1994 e recordista de presenças (7), de golos (63) e de pontos (71) neste patamar específico da Liga Europa.
Depois há ainda o Marselha de Rolando, um central que ao serviço do FC Porto marcou por cinco vezes (em quatro jogos) aos vimaranenses. As dúvidas sobre o Konyaspor, vencedor da Taça da Turquia, são legítimas. Esta é a segunda participação dos turcos, que nunca venceram um jogo a este nível.

PUBLICO