News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/08

Started by JotaCC, 11 de August de 2017, 08:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

HASSAN QUEBRA UM LONGO JEJUM
O avançado egípcio não marcava desde 28 de novembro de 2016. O golo diante do Benfica é um sinal de que esta pode ser uma época notável

Depois do azar da época passada, na qual foi prejudicado por duas lesões, o avançado egípcio reapareceu inspirado na Luz, ao marcar o único golo do Braga, o primeiro deste campeonato


Hassan ganhou uma nova vida n este início de temporada

Hassan recuperou a felicidade de voltar a marcar. O avançado egípcio não fazia golos há quase um ano e anteontem no Estádio da Luz, perto do intervalo do jogo da jornada inaugural do campeonato, reduziu a desvantagem do Braga diante do Benfica que marcara dois golos nos primeiros 30 minutos. Um golo que não chegou para evitar a derrota da equipa de Abel Ferreira, mas que teve na realidade um significado muito especial para Hassan. Desde 28 de novembro do ano passado, quando fez o segundo golo na goleada, por 6-2, sobre o Feirense, que o internacional egípcio não tinha oportunidade de festejar. Depois de uma época em que foi prejudicado por um problema físico, Hassan apareceu na Luz com disposição para fazer uma temporada de muito bom nível, quem sabe repetindo ou até ultrapassando o excelente registo da época de estreia nos bracarenses, quando marcou 15 golos em 46 jogos, com a particularidade de 11 terem sido assinados em 25 partidas do campeonato. A época passada foi, de facto, particularmente,azaradapara o avançado que no verão de 2015 foi contratado ao Rio Ave. Depois de ter participado,nofinaldedezembro,num jogo da Taça da Liga, contra os vila-condenses, Hassan foi para a CAN, onde chegou à final ao serviço da seleção egípcia (não saiu do banco no jogo decisivo contra os Camarões), regressou lesionado e só teve condições de voltar a jogar a 4 de março deste ano. Na receção ao Arouca, Hassan até fez uma assistência para golo, parecia estar de novo no caminho certo para uma ponta final positiva, mas o azar voltou a bater-lhe à porta e dessa vez com mais estrondo. O avançado foi operado à parede abdominal e as previsões de recuperação apontavam para um período mais longo, mas a verdade é que voltou na fase inicial da época cheio de vontade de mostrar ao jovem treinador do Braga que pode ser muito útil na frente de ataque. Depois de uma pré-época em que nem sempre foi utilizado inicialmente, o avançado egípcio entrou para o lugar de Stojiljkovic a meio da segunda parte do jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, em Estocolmo, com o AIK. No encontro da segunda mão, Hassan foi titular pela primeira vez e, pelos vistos, convenceu o técnico de que está mesmo em forma para fazer parte das escolhas iniciais. A confirmação chegou anteontem, com o belo golo apontado na Luz, frente aos encarnados, e poderá ser um sinal do arranque para uma temporada ao seu melhor nível e com muitos golos.


GOLOS
15
Em 2015/16, na temporada de estreia no Braga, marcou 15 golos, 11 dos quais no campeonato. Na época passada, foi afetado por duas lesões e fez apenas quatro golos em 23 jogos



VILLAGRÁN CONFIRMADO NA EQUIPA B
Médio-ofensivo chileno de 20 anos desvinculou-se do Varzim e vai reforçar a equipa orientada por João Aroso

Felipe Villagrán vai ser reforço da equipa B do Braga, confirmando-se assim a notícia avançada na semana passada por O JOGO. O médio-ofensivo chileno de 20 anos é visto como um jogador com larga margem de progressão e, por isso, face à possibilidade de o contratar, os responsáveis da SAD bracarense não hesitaram em assegurá-lo, dando -lhe para já tempo de jogo na equipa B, o que poderá vir a ser uma espécie de ponto de passagem para a formação principal. A oficialização deste reforço deverá ser feita hoje. Contratado no verão de 2016, pelo clube da Póvoa de Varzim, ao Alcanenense (jogava nos juniores), Felipe Villagrán fez um golo em cinco jogos pela equipa B do Varzim, mas foi na principal que mostrou credenciais, ao participar em 27 jogos, tendo feito um golo, na receção ao Benfica B.



BILHETES À VENDA PARA DOMINGO


Já estão à venda os bilhetes para o jogo do Braga com o Portimonense, relativo à segunda jornada, que se realiza no próximo domingo, a partir das 18 horas, no Estádio Municipal de Braga. Para o encontro que assinala a estreia dos bracarenses em casa em jogos do campeonato, os sócios do clube minhoto pagam 2,5 euros, sendo que os detentores do denominado Lugar Guerreiro têm a entrada incluída e os sócios sub-18, à semelhança dos atletas, entram gratuitamente, com acesso aos sectores B5 e B6. O preço dos bilhetes para o público em geral está fixado em 10 e 15 euros.

O JOGO

JotaCC

A "chave" do Braga

O Braga de Abel tem boas intenções de jogo, mas ainda encontra em campo uma parcela de terreno em que parece que essa boa ideia cai num alçapão. É no "jogo interior", no espaço da segunda (ou terceira) linha do meio-campo, em que falta quem pegue no jogo (atenção, não só na bola) para mandar na zona de definição de servir os avançados. Este 4x4x2 clássico não tem nem um n.º 10 nem n.º 9,5 e ainda não afinou a saída em posse de um dos n.º 6 para ser n.º 8 livre (deveria ser mais Fransérgio, com potencial para ser quase n.º 10 em posse). Isto não é matemática, ainda continua a ser futebol. Podia vir do jogo "por dentro" dos alas, mas nenhum tem vocação para ser organizador quando chega ao espaço central. Xadas ainda é um projeto de craque nesse sentido. Fala-se muito na referência neste jogar do que foi o Braga de Paulo Fonseca, mas esse tinha um dos falsos-alas exímios a fazer isso (Rafa,Josué, este último o tipo de jogador ideal que falta a este Braga de Abel). Rui Fonte também está a recuar menos e, assim, muitas vezes a construção do jogo/jogadas ofensivas que está a correr tão bem, de repente, desaparece. É o tal alçapão "entre linhas" ofensivo.

O JOGO

JotaCC

AVISO NO BALNEÁRIO
Abel Ferreira sabe que sofrer cinco golos nos três primeiros jogos não é de... equipa grande

O Sp. Braga sofreu a primeira derrota ao terceiro jogo oficial da nova temporada, mas não foi isso que mais preocupou Abel Ferreira. Para o exterior, o treinador teceu, mais uma vez, fortes elogios à equipa, embora no balneário não tenha deixado de lançar um aviso para que os erros defensivos não se voltem a repetir. No Estádio da Luz, os arsenalistas sofreram três golos e não se pode dizer que algum dos defesas titulares tenha ficado bem na fotografia. Esgaio permitiu cruzamentos no 1-0 e no 3-1, Raúl Silva 'ofereceu' o 2-0 a Jonas e ainda dividiu com Jefferson as culpas no golo de Seferovic, enquanto o lateral se esqueceu de Salvio no 3-1, após um corte defeituoso de Rosic. Estes foram alguns dos erros que Abel Ferreira não quer ver repetidos ao longo da temporada, pois só assim o Sp. Braga poderá ombrear com os três candidatos ao título. Esta tem de ser mesmo uma temporada de reafirmação dos minhotos quer a nível nacional quer na Liga Europa, onde já na próxima semana voltam a entrar em ação. O FH Hafnarfjordur é o adversário que se segue após a eliminação do AIK Estocolmo, formação que bateu Matheus nas duas mãos da 3ª pré-eliminatória. Na Suécia, o golo nasceu de um penálti evitável e que tira 'o sono' a qualquer treinador, enquanto que no Municipal foi uma má abordagem de Rosic ao lance que deu o 0-1.
Mais do que identificar culpados, Abel Ferreira quer um coletivo mais unido, solidário e, acima de tudo, a cometer menos erros.

SAD no mercado para contratar um extremo
Abel Ferreira partiu para a pré-temporada com a impressão de que ao plantel do Sp. Braga faltavam dois extremos, mas desde logo reservou um lugar para Ricardo Horta. As boas prestações de Xadas e até mesmo de Neto levaram o treinador a serenar a SAD, mostrando confiança em atacar a época com os nomes que tinha. Até que Pedro Santos saiu...
Os responsáveis arsenalistas voltaram agora a concentrar-se nos jogadores que já tinham referenciados para reforçar o corredor direito do ataque. A SAD tem 20 dias para encontrar, negociar e fechar o alvo que mais agrada a Abel Ferreira e essa deve ser mesmo a única entrada no que resta da janela de transferências. Em relação a saídas, Assis, Bakic e Stojiljkovic continuam com meio pé fora do Minho. Nenhum dos três foi convocado para o jogo contra o Benfica.

RECORD

JotaCC

BRAGA JOÃO ABREU OFICIALIZADO

O Braga/AAUM oficializou ontem a contratação do ala João Abreu. O jogador, 20 anos, é o oitavo reforço dos arsenalistas, vice-campeões da Liga de Futsal e que vão participar, pela primeira vez na história do clube, na UEFA Futsal Cup. Abreu junta-se a Pedro Ferraz, Gustavo Cardozo, Ruan, Gabriel Rosa, Ludgero, Tiago Fernandes e Cássio na lista de caras novas do plantel orientado por Paulo Tavares.

O JOGO

JotaCC

Fosso cada vez maior

No final da partida com o Benfica, o treinador do Braga, Abel Ferreira, alertou para uma realidade cada vez mais evidente: está a alargar-se a distância de orçamentos entre os clubes. Se o fenómeno a nível europeu é cada vez mais preocupante, com valores astronómicos a serem praticados, a nível interno, o fosso entre os 3 grandes e os restantes clubes também se vai alargando. E isso acaba por não beneficiar a competitividade da Liga. Uma questão pertinente para a qual não se vislumbram soluções que possam inverter o presente rumo.

RECORD

JotaCC

Fora da Caixa
Joel Neto

A MENTIRA CRESCE

Prossegue o desfile de efeitos secundários desse medicamento aprovado à pressa a que deram o nome de videoárbitro. Nova evidência: o papel que nisto tudo pode desempenhar o realizador de televisão. Que era grande, já nós o sabíamos. Que podia ser enorme a partir do gesto mais subtil – ou da subtil falta dele –, ainda não. Aprendemo-lo agora, com o lance do golo do Braga anulado por Carlos Xistra. Por um lado: e se o realizador da televisão tivesse posto no ar mais cedo o plano que mostra o jogador do Benfica que se deixou atrasar, colocando o atacante do Braga em posição legal? Por outro: e se o realizador, movido fosse pelo fosse, não chegasse sequer a mostrar esse plano? Sim, talvez este ano até haja um pouco mais de (e cito) verdade desportiva. Mas as mentiras desportivas vão custar duplamente a engolir. E, em todo o caso, temos debate garantido semana fora, com as repetições em loop e os painelistas dando o seu habitual espetáculo de racionalidade e educação. Sonho com o dia em que os árbitros passem a declarar, tal como os cronistas de jornal a propósito do Acordo Ortográfico: "Por decisão pessoal, o árbitro Fulano de Tal não recorre ao esclarecimento do novo videoárbitro." Até lá, já me contentava com a possibilidade de se corrigir a correção. Então, se, instantes depois de Xistra errar e o videoárbitro ratificar o seu erro, as imagens mostram que estão ambos errados, porque não pode o homem da rulote mandar retomar o jogo de acordo com a verdade? Com os árbitros tradicionais apitando sozinhos, o autismo sempre tinha algo de higiénico. Assim, é só arrogância e cinismo. E, entretanto, o futebol vai-se descaracterizando – em prol de uma indústria oportunista e em prol de uma mudança meramente cosmética.


Tiago Gomes assina por dois anos

Tiago Gomes rescindiu com o Braga e vai assinar por dois anos pelo Feirense. O defesa-esquerdo vai colmatar uma lacuna na equipa de Nuno Manta, que na jornada inaugural, com o Tondela, adaptou Barge, lateral-direito, à posição do lado oposto. Com 31 anos, Tiago Gomes esteve cedido nas duas últimas épocas aos cipriotas do Apollon Limassol e ao Metz, de França.

O JOGO

JotaCC

#6
Erro claro?

Começou o futebol jogado dentro de campo. Na primeira jornada, que decorreu durante toda a semana, aconteceram bons jogos de futebol, emoção e muitos golos.
Infelizmente, a guerrilha da informação e da contra-informação à volta do futebol continuou após um Verão pleno de provocações, acusações e suspeições. Confirma-se que futebol jogado dentro de campo não vai acalmar o ambiente à volta de si mesmo. O projecto videoárbitro (VAR) parece vir servir como mais uma pedra para atirar nas discussões irracionais de quem tem a obrigação de olhar para o futebol com racionalidade: aqueles que nele estão de forma profissional. Quero recordar que o VAR surge no futebol com o grande objectivo de evitar que decisões claramente erradas em lances cruciais do jogo manchem a verdade desse jogo. O VAR irá intervir quando, nas imagens que tem ao seu dispor, descortinar um erro claro. A pergunta do VAR será sempre "a decisão tomada foi um erro claro?" e, nunca, "terá a decisão sido correcta?".
Utilizando alguns lances desta jornada (a falta de espaço não permite que aqui analise todos os lances que geraram controvérsia) vou tentar esclarecer o que o International Board entende como "erro claro" no projecto VAR.
Na Luz foram anulados, por fora-de-jogo, dois golos ao Sp. Braga. No primeiro, as imagens mostraram claramente que o jogador tinha a cabeça adiantada relativamente ao tronco do penúltimo adversário. Excelente decisão do árbitro assistente. O VAR, a intervir, tê-lo-á feito apenas para suportar a decisão e "descansar" a inquietação do assistente que, tendo decidido em consciência, sabe que está sujeito ao erro e que, portanto, poderia ter decidido mal.
O segundo golo anulado foi o que mais discussão originou. As imagens mostram que há a possibilidade de um pé de Seferovic, que não aparece na imagem, estar a colocar o jogador do Sp. Braga em jogo. Estas imagens dão garantia de que a decisão foi correcta? Não! Mas, como acima escrevi, a pergunta que o VAR faz deverá ser: "As imagens provam que houve um erro claro?". Por muita desconfiança que possamos ter de que o pé do jogador do Benfica esteja a colocar Ricardo Horta em jogo, este não aparece nas imagens. Não passa disso mesmo, uma desconfiança. Por essa razão, objectiva, não podemos assegurar que a decisão está errada. Nestas condições o VAR não pode nem deve intervir.
No mesmo jogo aconteceu um outro caso que fez com que muitos pedissem a intervenção do VAR. Jardel caiu na área em lance com Vukcevic. Carlos Xistra nada assinalou e o VAR, aparentemente, não interveio.
Existem imagens que nos mostram um braço de Vukcevic nas costas de Jardel... Verdade! Não existem imagens esclarecedoras que nos garantam que Jardel não estava, também ele, a agarrar o seu adversário... Verdade, não existem! Há opiniões que defendem que Jardel foi empurrado... Pode ter sido! Outros dizem que Jardel iniciou o contacto com o seu adversário, empurrando-o... Também pode ter acontecido!
Recordo a pergunta: "Há imagens que garantam que tenha havido um erro claro?". A resposta terá de ser "não". Não digo que os que defendem que houve falta para penálti estejam errados. Podem, eventualmente, ter razão. O que não houve, certamente, é a garantia de que foi uma decisão errada. Assim, com estas questões de interpretação envolvidas, o VAR não deve suscitar uma revisão.
Nota: Decisão histórica para o VAR em Portugal na validação que fez do golo do FC Porto ao Estoril. Excelente exemplo do que é um erro claro revisto e corrigido pelo VAR.

PUBLICO

JotaCC

HAFNARFJÖRDUR-SP. BRAGA

Depois da passagem 'in extremis' ao playoff da Liga Europa contra os suecos do AIK, os guerreiros do Minho têm agora pela frente os islandeses do Hafnarf-jördur. O Marítimo (Sport TV 1, 20h30) tem uma tarefa mais difícil contra o Dínamo Kiev. Certo é que, Portugal necessita de bons resultados de forma a melhorar a sua classificação na Europa.

CM