News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/08

Started by JotaCC, 05 de August de 2017, 08:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Bicampeão da Islândia é o adversário do SC Braga no play-off da Liga Europa
O SC Braga vai defrontar a equipa islandesa do FH Hafnarfjördur no play-off da Liga Europa, ditou o sorteio realizado ontem na sede da UEFA, na Suíça.

O FH, como é mais conhecido no futebol europeu, é o actual bicampeão da Islândia e caiu neste play-off depois de ter disputado a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, tendo sido eliminado pelos eslovenos do Maribor, com duas derrotas por 1-0. Mas na ronda anterior , o FH tinha afastado o Vikingur, das Ilhas Faroé, com vitória fo-ra (2-0) e empate em casa (1-1).
De notar que os bicampeões islandeses — último obstáculo dos Guerreiros do Minho na luta pela fase de grupos da Liga Europa — são mais um adversário com meia temporada já feita, sendo actualmente o quarto classificado no campeonato da Islândia à 14.ª jornada, com cinco vitórias, cinco empates, apenas duas derrotas, 21 golos marcados mas 15 sofridos. Para além das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, a somar os jogos das outras competições que disputa no seu país, o FH Hafnarfjördur já leva 26 jogos oficiais esta época.
Com estatuto de cabeça-de-série no sorteio, o SC Braga vai ter, mais uma vez, oportunidade de jogar o duelo decisivo em casa. A primeira mão será na Islândia, a 17 de Agosto, e a segunda será em Braga, a 24 de Agosto.
A representar o SC Braga no sorteio, em Nyon, estiveram o director executivo Rui Casaca e o director das relações internacionais Alan. O ex-capitão mostra respeito pelos islandeses, mas vincou a ambição.
"Vamos encontrar novamente um adversário numa fase adiantada da sua temporada, que tem sido o clube dominador no futebol islandês, e que já tem muitos jogos europeus acumulados ao longo das últimas épocas. O futebol islandês já não é surpresa para ninguém, mas o SC Braga assumiu o objectivo de estar na fase de grupos da Liga Europa, fosse qual fosse o adversário, e vamos conseguir", frisou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

PEDRO SANTOS SAI POR DOIS MILHÕES
Oficialização da venda do extremo para a MLS está iminente. SAD abre porta para novo desafio
Pedro Santos sai por dois milhões


A transferência de Pedro Santos para o futebol norte-americano está praticamente acertada e o fumo branco deve surgir a qualquer momento. O extremo vai dar continuidade à sua carreira na Major League Soccer (MLS), com o Sp. Braga a encaixar sensivelmente 2 milhões de euros.
Aos 29 anos, Pedro Santos vê assim António Salvador cumprir a promessa de o deixar partir, caso surgisse uma proposta que compensasse a SAD depois de no passado ter sempre travado o assédio, que chegou a ser intenso, oriundo de França, Turquia e Espanha.
Perante a proposta que chegou à Pedreira, e que também melhora substancialmente as condições contratuais do jogador, os arsenalistas acederam finalmente a negociar um dos seus capitães, vinculado até 2019, e que nas últimas duas épocas realizou 79 jogos e marcou 19 golos. O Sp. Braga, de resto, está em contacto direto com o clube que pretende contratar Pedro Santos, mas formalidades relativas ao facto de a própria MLS comparticipar as compras dos seus emblemas através de um fundo específico leva a que o destino do jogador, por agora, não seja assumido oficialmente até todos os pormenores do acordo serem dados como concluídos.
A janela de transferências da Major League encerra na quarta-feira, dia 9, devendo Pedro Santos, que foi titular nos dois jogos da Liga Europa, com AIK, viajar para os Estados Unidos na segunda-feira, o mais tardar.

RECORD

JotaCC

Sorte dos minhotos e fava para insulares
Liga Europa Braga defronta o Hafnarfjordur e o Marítimo joga com o Dínamo de Kiev

O sorteio do play-off da Liga Europa ditou sortes diferentes para as equipas portuguesas. A "fava" calhou ao Marítimo, que defronta o Dínamo de Kiev, adversário habituado à Liga dos Campeões e que, na última época, mediu forças com o Benfica. Já o Braga tem pelo caminho um rival teoricamente bem mais fácil: os islandeses do FH Hafnarfjordur, atual 219.º classificado do ranking da UEFA. Depois de uma eliminatória muito suada ante o AIK Solna, os minhotos já sonham com a presença na fase de grupos.
Os insulares medem, portanto, forças com o conjunto ucraniano, adversário que nunca encontraram. No seu historial, o Dínamo Kiev jogou em 20 ocasiões frente a equipas portuguesas – Benfica, F. C. Porto, Sporting e Boavista –e o seu saldo é negativo: 10 derrotas contra apenas seis vitórias. Ainda assim, não se adivinham quaisquer facilidades para os madeirenses, pelo contrário.
Nesta temporada, a equipa ucraniana, orientada pelo bielorrusso Aliaksandr Khatskevich, arrancou muito bem no campeonato eé o líder – na segunda jornada, venceu, por 1-0, no terreno do Shakthar Donetsk, do técnico Paulo Fonseca. A eliminatória desta fase está marcada para os dias 17 e 24, sendo que o Marítimo joga a primeira mão em casa.
Por seu lado, o Braga joga a primeira partida fora de casa, na Islândia, diante do Hafnarfjordur, o quarto classificado da liga daquele país nórdico.
Só jogou uma eliminatória contra uma equipa portuguesa, o Nacional, em 2011. Foi eliminado após um empate e uma derrota.


Na Luz para somar três pontos

BRAGA O plantel arsenalista realizou, ontem, um treino de recuperação, depois de na noite anterior ter garantido a qualificação para o play-off da Liga Europa, com a vitória, por 2-1, no prolongamento, frente aos suecos do AIK. Abel Ferreira concedeu o dia de hoje de folga ao grupo, que amanhã regressa aos trabalhos para iniciar a preparação do jogo com o Benfica (quarta-feira, às 21 horas, na BTV), relativo à primeira jornada da Liga.
Lançado ao intervalo frente ao AIK, para o lugar de Pedro Santos, Xadas exibiu-se em bom plano frente aos suecos, mas já centra o foco no Estádio da Luz, onde pretende ajudar o Braga a surpreender o tetracampeão nacional Benfica. O médio, de 19 anos, garante uma equipa motivada para arrancar a Liga da melhor forma possível.
"Os jogadores, quando chegam a este nível, a este patamar, estão motivados para qualquer jogo. Apesar de ser com o Benfica, vamos lá tentar ganhar e trazer os três pontos para Braga", afirmou o jovem médio.
Depois de na época passada ter participado em quatro jogos pela equipa principal, Xadas foi aposta de Abel Ferreira nos dois jogos da Liga Europa e começa a ganhar um lugar na equipa minhota. Aos 19 anos, o internacional sub20 português tem todos os atributos para cotar-se como uma das revelações do campeonato.

JN

JotaCC

OS BICAMPEÕES SEM ACESSO AOS GRUPOS
BRAGA Minhotos vão estrear-se na Islândia, onde o FH Hafnar ordur tem sido dominador. Na Europa, porém, nunca passou do play-off

"A crescente qualidade do futebol islandês já não é surpresa para ninguém. Vamos enfrentar, de novo, um adversário numa fase adiantada" Alan Diretor de Relações Institucionais do Braga

Oito vezes campeão da Islândia, todas nos últimos 13 anos, o FH Hafnarfjordur nunca jogou a fase de grupos de uma competição europeia. Em 2011/12 foi vítima do Nacional. Agora, caiu da Liga dos Campeões


Plantel: FH tem 21 islandeses, dois escoceses, um maliano, um belga e um faroense

A Islândia será o 27.º país que o Braga vai visitar nas competições europeias. O FH Hafnarfjordur, clube com forte palmarés nacional no futebol e no andebol, será o adversário no play-off da Liga Europa, cuja primeira mão será na Islândia no dia 17 de agosto e a segunda em Braga, a 24.
A equipadeAbel Ferreira terá pela frente os bicampeões da Islândia. O FH Hafnarfjordur tem dominado o futebol daquele país, ganhando os seus oito campeonatos a partir de 2004. Quando não venceu, neste período, ficou em segundo lugar. Na Europa, porém, a história é outra. O FH Hafnarfjordur, ao longo destes anos, participou sempre nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões ou Liga Europa, mas nunca atingiu a fase de grupos. Agora, foi afastado pelos eslovenos do Maribor na terceira pré-eliminatória da Champions, com duas derrotas por 1-0. Antes, tinha eliminado o Víkingur (ilhas Faroé), com 1-1 em casa e vitória fora por 2-0. No campeonato, ocupa a quarta posição, ao cabo de 13 jornadas, com dez pontos de atraso em relação ao líder Valur (e menos um jogo).Tem um plantel composto maioritariamente por islandeses e a particularidade de jogar num sistema tático idêntico ao do Braga, o 4x4x2.
Esta será a segunda vez que o FH Hafnarfjordur vai defrontar uma equipa portuguesa. Em 2011/12, foi afastado pelo Nacional na segunda pré-eliminatória da Liga Europa, ao empatar em casa (1-1) e perder na Madeira (2-0).
Jonathan Hendrickx, defesa belga que chegou neste verão ao Leixões, jogava no FH Hafnarfjordur. "Será o jogo das suas vidas", avisou. Da parte do Braga, a reação foi de Alan, Diretor das Relações Institucionais, presente no sorteio: "O Braga estará preparado para enfrentar um adversário combativo e competitivo, com uma base sólida no plantel."


CAMPEONATO XADAS CORAJOSO PARA A ESTREIA NA LUZ

Ultrapassada a eliminatória com o AIK, Xadas virou o foco para a estreia no campeonato, com o Benfica, prometendo jogar para vencer no Estádio da Luz, na quarta-feira. "Quando chegam a este patamar, a este nível, os jogadores estão sempre motivados. Apesar de ser contra o Benfica, vamos lá tentar ganhar e trazer os três pontos para Braga", sublinhou.



TREINO DYEGO E RICARDO FERREIRA NÃO TRABALHARAM

Depois do sucesso europeu, arrancado a ferros já nos momentos finais do prolongamento, o Braga regressou ao trabalho ontem à tarde. Um treino de recuperação em que não participaram Ricardo Ferreira e Dyego Sousa, que continuam entregues ao departamento médico. A equipa está hoje de folga e volta amanhã aos treinos para preparar a visita à Luz.

O JOGO

JotaCC

Pedro Santos na MLS por dois milhões
António Salvador chegou a acordo com um clube da liga norte-americana para a venda do extremo de 29 anos

Ainda não é conhecido o nome do clube, mas o entendimento com o Braga é total. Só falta mesmo acertar alguns detalhes e a transferência deverá ficar concluída já no início da semana

Pedro Santos fez o último jogo pelo Braga anteontem, frente aoAIK (Suécia).O extremo está de saída para a Major League Soccer (MLS), numa transferência que vai render aos cofres dos arsenalistas um pouco mais de dois milhões de euros. O acordo entre o Braga e o clube da liga norte-americana, cujo nome ainda não foi desvendado, já é uma realidade, pelo que, nesta altura, só faltam algumas formalidades para que o negócio seja oficializado, algo que deverá acontecer no início da semana.Aos 29 anos, Pedro Santos preparase para assinar o contrato da vida dele e o Braga foi sensível a essa possibilidade, até porque se trata de um jogador com história no clube. O extremo está ligado aos arsenalistas desde 2013/14 e fez 114 jogos e 24 golos, com destaque para a conquista da Taça de Portugal (2016). Em maio do ano passado, de resto,António Salvador decidiu mesmo premiá-lo com a renovação contratual até 2019. Pedro Santos despede-se agora do clube, naquela que será a sua segunda experiência internacional: na primeira metade de 2013/14, foi emprestado, sem sucesso, aos romenos do Astra Giurgiu; depois foi cedido ao Rio Ave. Titular nos dois recentes jogos com o AIK, o esquerdino saiu ao intervalo na segunda mão, em casa. Era o adeus.

O JOGO

JotaCC

Fava ucraniana para o Marítimo, Braga desloca-se à Islândia

LIGA EUROPA O Marítimo já sabia que não seria cabeça-de-série e, por isso, teria sempre pela frente uma equipa com outros argumentos e mesmo com algum histórico nas provas da UEFA. Calhou em sorte o Dínamo de Kiev, que na passada temporada defrontou o Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões. Neste momento, a formação ucraniana, que se viu arredada da prova milionária pelos suíços doYoung Boys, é líder do seu campeonato à frente do Shakhtar de Paulo Fonseca, que, inclusivamente, já perdeu em casa diante do adversário dos insulares.
O Sp. Braga era cabeça-de-série e o mínimo que se pode dizer é que será um escândalo se não seguir para a fase de grupos. Vai defrontar os islandeses do FH Hafnarfjördur, um clube que é quase tão difícil de dizer como de escrever. Atualmente, o FH Hafnarfjördur é quarto classificado no seu campeonato, mas tem menos um jogo. Se o vencer sobe à vice-liderança de uma prova comandada pelo Valur. Para se apresentar neste playoff, o FH Hafnarfjördur superou primeiro o Vikingur, das Ilhas Faroé, na segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas depois não teve argumentos para se superiorizar aos eslovenos do Maribor, tendo perdido os dois jogos pela mesma marca: 1-0. Em 2011-2012, o FH Hafnarfjördur visitou Portugal, tendo sido eliminado pelo Nacional na segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

DN

JotaCC

Tomás Martínez desbravou a rota

A SAD arsenalista já fechou uma transferência para a liga norte-americana nesta janela de mercado. Foi há pouco mais de um mês, quando Tomás Martínez, um criativo argentino que não se impôs na Pedreira, tomou o rumo dos Houston Dynamos a troco de 1,7 milhões de euros. Um excelente acordo para António Salvador, que ainda lucrou meio milhão com o negócio.

RECORD

JotaCC

XADAS MARCA POSIÇÃO PARA A TITULARIDADE
Elogiado pelo treinador no final do jogo europeu, o internacional sub-20 ganha pontos rumo à Luz

"ENTREI PARA AJUDAR A EQUIPA COMO FAÇO SEMPRE", DISSE O ESQUERDINO SOBRE A PRESTAÇÃO ANTE O AIK

Tem apenas 19 anos mas já é uma referência do Sp. Braga, ao ponto de António Salvador o ter considerado uma das grandes "contratações" para 2017/18 e o ter blindado, na última renovação, com uma cláusula de rescisão no valor de 20 milhões de euros! Bruno Xadas é seguramente uma pérola para a SAD minhota e começou a primeira época ao mais alto nível a ganhar pontos rumo a uma titularidade que já estava prevista no programa. Depois de utilizado apenas sete minutos no encontro de Estocolmo, Xadas foi preponderante na forma como mexeu no jogo da 2ª mão frente aos suecos quando entrou na 2ª parte, rendendo Pedro Santos, de tal forma que Abel Ferreira não hesitou em particularizar o papel fundamental do esquerdino no apuramento da equipa para o playoff da Liga Europa. "Quero jogadores que vão para cima do adversário, que não tenham medo de errar, que queiram fazer a diferença", registou Abel Ferreira, referindo-se exatamente à exibição de Xadas, mas o jovem internacional sub-20 prefere não embandeirar em arco quanto a uma possível titularidade já no jogo da Luz, na abertura da Liga, na próxima 4ª feira. "Entrei para ajudar a equipa como faço sempre e consegui-o da melhor forma. Foi uma vitória sofrida, num jogo bastante complicado, não só pelo adversário, mas porque era o primeiro diante dos nossos adeptos, o que era complicado. Estamos em dívida para com eles", disse o esquerdino, prometendo "melhores exibições daqui para a frente", depois de uma noite europeia bastante complicada.

Águia para vencer
"Sim, foi um final perfeito. Lutámos muito por passar o AIK, foi uma equipa que nos criou bastantes dificuldades, mas nós temos um grupo forte, estamos a formar uma grande equipa e tivemos de lutar contra as adversidades. É para isso que a equipa também está preparada", destacou ainda Xadas sobre o jogo de anteontem.
Virando já a agulha para a estreia no campeonato, o criativo dos minhotos garantiu que agora o foco só está em voltar a vencer, apesar de o jogo ser em pleno Estádio da Luz, casa do tetracampeão. "Os jogadores, quando chegam a este nível e a este patamar, estão motivados para qualquer jogo e para jogar sempre para vencer. Apesar de ser com o Benfica, vamos lá tentar ganhar e trazer os três pontos para Braga", reforçou Xadas em jeito de conclusão.


Foco já no Benfica depois do descanso

Depois das emoções fortes da noite europeia frente aos suecos do AIK, Abel Ferreira concedeu uma retemperadora folga ao plantel, algo que não tinha sido possível nas últimas duas semanas em que a concentração no objetivo de atingir o playoff da Liga Europa era primordial. O foco agora é já no jogo do Estádio da Luz, agendado para a próxima 4.ª feira, na ronda inaugural do campeonato, sendo que o clube já colocou ontem os bilhetes à venda para o confronto com o Benfica, com início marcado para as 21 horas. Os ingressos estão disponíveis nas lojas do Sp. Braga (Liberdade Street Fashion e Braga Parque) e nas bilheteiras do Estádio Municipal, ao custo unitário de 10 euros. A SAD minhota disponibiliza também a possibilidade de aquisição de viagem de ida e volta, em autocarro, por um custo de 17,5 euros para sócios e de 19 euros para não sócios.

RECORD

JotaCC

SORTES DIFERENTES

Marítimo defronta uma equipa de Champions: o Dínamo Kiev. Sp. Braga joga com Hafnarfjordur

No sorteio de ontem do playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, em Nyon, calhou a 'fava' ao Marítimo, que terá de defrontar o Dínamo Kiev, vicecampeão da Ucrânia e equipa habituada a jogar na Liga dos Campeões; e o 'brinde' ao Sp. Braga, que medirá forças com o menos conhecido FH Hafnarfjordur, campeão da Islândia e equipa que nunca passou da fase dos playoffs nas competições europeias. Sobre o sorteio, o treinador do Marítimo, Daniel Ramos, considerou ter calhado à sua equipa um dos piores adversários possíveis – o Marítimo recebe os ucranianos no dia 17 e depois visita-os no dia 24. "Em teoria, a par do Milan, é a equipa mais forte que nos poderia ter calhado. Além disso, teremos de fazer uma longa viagem, mas, mais do que isso, preocupa-nos a valia do adversário", afirmou, lembrando ainda que o Dínamo Kiev chega a esta fase proveniente da Liga dos Campeões. "Será, como todas as pessoas perceberão, uma eliminatória muito, muito difícil, perante uma equipa que comanda o campeonato da Ucrânia e que apostou ainda mais forte esta temporada", finalizou.

Objetivo inalterado
O Sp. Braga esteve representado em Nyon pelo diretor-executivo, Rui Casaca, e pelo diretor de relações institucionais, Alan. Este último comentou o sorteio e não menosprezou o adversário islandês: "Vamos encontrar uma equipa numa fase adiantada da sua temporada, que tem sido o clube dominador no futebol islandês, ganhando três dos últimos cinco campeonatos, e que já tem muitos jogos europeus acumulados ao longo das últimas épocas." Salientadas as dificuldades, Alan acrescentou, contudo, que "o Sp. Braga assumiu o objetivo de estar na fase de grupos da Liga Europa" e, por isso, há que "reforçar essa ambição, fosse qual fosse o adversário."
Os bracarenses viajam primeiro à Islândia (dia 17) e depois recebem o FH Hafnarfjordur (dia 24).

RECORD

JotaCC

XADAS E O JOGO COM O BENFICA VAMOS À LUZ PARA TENTAR GANHAR

Xadas, jogador do Sp. Braga, antecipou ontem o duelo com o Benfica, na próxima quarta-feira, jogo referente à primeira jornada da Liga. "Quando se chega a este patamar, os jogadores estão sempre muito motivados. Apesar de o jogo ser contra o Benfica, vamos à Luz tentar ganhar".

CM

JotaCC

Sp. Braga volta com dez reforços

A equipa de futebol feminino do Sp. Braga, vice-campeã nacional e finalista da Taça de Portugal, já iniciou os trabalhos de pré-temporada.
A formação orientada por João Marques conta com dez caras novas: Belinha e Babi (ambas ex-Boavista), Francisca, Dina Gomes, Regina, Ágata Filipa e Guita (todas ex-Valadares Gaia), Jana Queiroz (exCorinthians, Brasil), Laura Luís e Dolores Silva (ambas do USV Jena, Alemanha).
As guerreiras iniciam a temporada a 3 de setembro, com a disputa da Supertaça, frente ao Sporting.

RECORD

JotaCC

RUI FONTE MARCAR GOLOS PARA O MUNDIAL
GOLOS Foi o melhor avançado da equipa na época passada e sonha acompanhar o irmão na Seleção
APOSTA Tem reforços na ajuda ao ataque

FEZ UM TOTAL DE 15 GOLOS EM 38 JOGOS NAS VÁRIAS COMPETIÇÕES DE 2016/17

Foi o melhor marcador da equipa e assim sobressaiu, apesar da época menos feliz do Sp. Braga em 2016/17. É a maior esperança dos arsenalistas para o momento do golo, embora contando com a companhia e a concorrência de jogadores com caminhos já bem firmados no futebol nacional, casos de Hassan, Stojiljkovic e Dyego Sousa.
Foram 15 tentos em 38 partidas nas diversas provas, 11 dos quais no campeonato, a principal competição, a tal que o presidente António Salvador não esconde ter o sonho de conquistar. E por falar em sonhos, agora com 27 anos, Fonte ainda tem hipóteses de acompanhar o irmão - José Fonte, central do West Ham - como escolha de Fernando Santos para a seleção nacional, principalmente numa temporada que termina com o Mundial da Rússia. Rápido, inteligente na área e forte no ar, o avançado, que já passou por Arsenal, Crystal Palace, Espanhol de Barcelona e Benfica, poderá ter mais oportunidades com os municiadores de luxo que chegaram, durante este defeso, à capital do Minho, a começar, por exemplo, pelos laterais ex-Sporting, Esgaio e Jefferson, mas também passando por Fransérgio e pelo regressado Fábio Martins.
Abel Frerreira
O antigo lateral estava a fazer um brilhante trabalho na equipa B e ganhava sempre que era chamado à A, como interino. Agora, tem a sua oportunidade.

CM

Zav

Pedro Santos ruma ao Columbus Crew

O extremo Pedro Santos está de saída do SC Braga para assinar pelos norte-americanos do Columbus Crew, numa transferência avaliada em dois milhões de euros.
Apenas faltam meras formalidades para finalizar a transferência.

Pedro Santos, de 29 anos, terá assim a oportunidade de fazer um contrato financeiramente muito apelativo.


Abola