News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/06

Started by JotaCC, 17 de June de 2017, 09:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Battaglia nos leões por cinco temporadas

O médio defensivo Rodrigo Battaglia assinou, ontem, por cinco épocas e fica com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O negócio entre os leões e o Braga estava há muito delineado, mas o anúncio oficial esbarrava em Jefferson. O lateral brasileiro estava indeciso relativamente a um empréstimo aos minhotos, mas, tal como o JN anunciou ontem, acabou por ceder.
Argentino é reforço do Sporting e fica com cláusula de 60 milhões
O clube de António Salvador recebe 3,5 milhões de euros pelo argentino e a cedência definitiva de Ricardo Esgaio.
No Facebook, Battaglia fez um agradecimento emocionado ao Braga: "Abro o meu coração para agradecer-vos por tudo o que fizeram por mim desde o momento em que cheguei a Portugal. O Braga abriume as portas em 2013 e através deste enorme clube que foi possível concretizar o sonho de jogar na Europa".
O seu "obrigado" alargou-se a outro clube: "Obviamente não podia esquecer o meu Chaves, do qual serei para sempre um adepto. A todos os valentes transmontanos, um obrigado do tamanho do mundo".
O jogador, de 25 anos, jogou no Huracán e no Rosario Central antes de se mudar para Portugal. Jogou no Braga B e na equipa principal dos arsenalistas antes de ser emprestado ao Moreirense e ao Rosario Central. Foi cedido na última época ao Chaves, mas Jorge Simão, na altura recém-contratado pelo Braga, ordenou o regresso à casa-mãe. Chega agora a grande oportunidade da sua carreira e integrará a pré-época leonina a partir de quinta-feira.
Entretanto, outro reforço está a chegar: Dória. O central brasileiro será transferido do Marselha a troco de cinco milhões de euros. Jogou uma vez pela seleção canarinha, em 2013.


Esgaio e Jefferson são reforços

Brasileiro cedido por um ano e português assina por cinco épocas

Ao mesmo tempo que o argentino Rodrigo Battaglia se anunciava em Alvalade (ver página 44) e se despedia do clube minhoto – "Abro o meu coração para agradecer-vos por tudo o que fizeram por mim desde o momento em que cheguei a Portugal." –, na "pedreira" confirmavam-se dois reforços, ambos oriundos do Sporting e permutados no mesmo negócio de transferência do médio. O português Ricardo Esgaio e o brasileiro Jefferson fazem o caminho inverso de Rodrigo Battaglia.
O lateral direito Ricardo Esgaio, de 24 anos, assinou contrato por cinco épocas com o Braga e o Sporting ainda ficou com 20% do passe. Exatamente os mesmos termos do trespasse de Battaglia para o clube de Alvalade (contrato até 2022 e um quinto dos direitos económicos reservados pela SAD braguista). Já o lateral esquerdo Jefferson, de 28 anos, será emprestado aos Guerreiros do Minho por uma época.
O plantel do Braga apresenta-se ao serviço já depois de amanhã. A 27 de julho e a 3 de agosto, a equipa treinada por Abel Ferreira jogará a terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

JN

Bruno3429

Esgaio e Jefferson já são Guerreiros do Minho

Já está em contagem decrescente para o arranque dos trabalhos da nova temporada — próxima segunda-feira — o SC Braga oficializou, ontem, a contratação dos defesas Ricardo Esgaio (lateral direito) e Jefferson (lateral esquerdo), dois reforços envolvidos na transferência de Battaglia para Alvalade.
Ricardo Esgaio, internacional português de 24 anos, formado na cantera leonina, é uma aquisição, a título definitivo, tendo assinado contrato por cinco épocas com o SC Braga, ficando o Sporting com 20% dos direitos do lateral direito.

Quanto ao lateral esquerdo, Jefferson, de 28 anos, é cedido por empréstimo por uma época, sendo que a direcção do Sporting "suporta a maior parte dos vencimentos d

o brasileiro", revelou fonte da SAD do SC Braga ao 'Correio do Minho'.

A três dias do pontapé de saída, o plantel de Abel Ferreira ganha, assim, mais dois reforços importantes para as laterais. Ao todo os Guerreiros contam já com sete reforços para a nova temporada 2017/18: Esgaio e Jefferson, ambos ex-Sporting, Raúl, Fransérgio e Dyego Sousa trio ex-Marítimo, Sequeira ex-Nacional e Paulinho ex-Gil Vicente.

Na próxima segunda-feira o SC Braga já inicia a pré-época, com a realização dos habituais exames médicos.
Recorde-se que o primeiro jogo oficial do SC Braga é a 27 de Julho, para a primeira 'mão' da 3ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa.


Battaglia: "Vesti com orgulho a camisola do SC Braga e levo estas cores para sempre no coração"

Na hora da despedida da equipa do SC Braga, o médio argentino Battaglia mostrou-se agradecido ao clube e aos adeptos numa mensagem sentida do jogador, publicada nas redes sociais.

"Hoje abro o meu coração para agradecer-vos por tudo o que fizeram por mim desde o momento em que cheguei a Portugal. Braga abriu-me as portas em 2013 e através deste enorme clube foi possível concretizar o meu sonho de jogar na Europa e evoluir como jogador e como homem. Vesti esta camisola com muito

orgulho e estejam certos que levarei estas cores para sempre no meu coração. Foi um tremendo prazer jogar convosco, porque vocês não são apenas o 12.º jogador deste clube, vocês são o coração, a alma e a essência do SC Braga. Quero agradecer a todos os meus companheiros, treinadores e staff pela confiança que me transmitiram e pela ajuda que me deram", escreveu Battaglia deixando também uma palavra de apreço ao Chaves e aos valentes transmontanos que defendeu na primeira metada da época passada.

Correio do Minho

JotaCC

"NÃO TENHO DE SERVIR DE EXEMPLO"
Dyego Sousa acha que seis meses de castigo eram suficientes e sente-se prejudicado pela FPF. Apoio de António Salvador motiva-o

"Os reforços do Braga são fortes, não precisam de adaptação à Liga"
Dyego Sousa Jogador do Braga


O avançado brasileiro exMarítimo reagiu pela primeira vez à revalidação do castigo que o vai manter afastado da competição até 15 de outubro. Noutro plano, destacou a política de contratações do Braga


Dyego Sousa fez 21 jogos pelo Marítimo em 2016/17

Depois de amanhã, Dyego Sousa dá início à aventura no Braga com a frustração de não poder jogar nos primeiros meses da temporada. O avançado brasileiro, de 27 anos, não se conforma com o facto de a FPF ter recorrido da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que aceitara reduzir a suspensão de nove para seis meses. "Ninguém entendeu o recurso. Seis meses já eram suficientes. Eu já tinha pedido desculpa e mostrado arrependimento, não tenho de servir de exemplo para nada. A FPF contrariou a decisão do TAD e
fiquei sabendo pelos jornais. Sinto-me triste, assim como toda a minha família,com esta decisão", afirmou, a O JOGO, o reforço do Braga, cuja defesa está a ser feita pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. "Vão entrar com o recurso, mas há poucas esperanças. Estão a prejudicar-me", desabafa Dyego Sousa, castigado por ter agredido um árbitro assistente num jogo-treino com o Tondela na pré-época passada.
Neste processo, o jogador destaca o papel do presidente do Braga. "É uma motivação mais. O António Salvador diz que nada vai mudar, que sempre confiou em mim e que o que acertou comigo é para ser cumprido até ao fim. Não digo que foi um alívio, mas uma motivação extra para trabalhar e para quando começar a jogar", explica o ponta de lança, que tem mantido a forma graças ao ginásio, à corrida e... ao futevólei, uma das suas paixões. Na segunda-feira, arranca a pré-época. "Estou ansioso, um clube novo, uma nova dimensão, e espero que passe rapidamente este castigo para retribuir as expectativas que têm depositado em mim.Vou dar o máximo nestes quatro anos", referiu o avançado, que aplaude as contratações do Braga. "Estão a apostar nos melhores jogadores do campeonato, que se destacaram nos seus clubes. Vão ser reforços fortes, que já não precisam de adaptação. Só terão de se adaptar ao clube e, com a estrutura que o Braga tem, tudo ficará fácil", realça.



Um abraço para Leonel Pontes

Nesta conversa com O JOGO, Dyego Sousa fez questão de enviar um abraço de moralização a Leonel Pontes, treinador português, de 44 anos, que sofre de um problema de saúde e foi operado recentemente. Pontes treinou o avançado no Marítimo e Dyego já o visitou no hospital. "Desejo-lhe a maior força", eis a mensagem do brasileiro para Leonel Pontes, que em maio rescindiu contrato com os húngaros do Debrecen.



EQUIPA B KIKI RENOVOU ATÉ 2020

Kiki, extremo-esquerdo de 19 anos que está no Braga desde 2015/16, proveniente do Estoril, prolongou a ligação ao clube até 2020. Trata-se de um dos jogadores dos sub-19 promovidos à equipa B na nova temporada, a par do guarda-redes Ricardo Velho, do defesa-central João Queirós e do médio-ofensivo Midana Sambú. Na época passada, apontou dois golos em 26 jogos.



SUB-19 TIAGO DIAS REFORÇA A DEFESA

O Braga contratou ao Rio Ave o defesa-central Tiago Dias, que assim vai ingressar na equipa de sub-19 dos arsenalistas. O defesa de 18 anos vai fazer o segundo ano de júnior ao serviço dos minhotos, depois de nas duas últimas temporadas ter representado o Rio Ave. Todo o anterior percurso de Tiago Dias na formação foi efetuado com a camisola do Leixões.



Jefferson depois de Esgaio

Lateral português apresenta-se em Braga já depois de amanhã, ao contrário do brasileiro

Ricardo Esgaio vai reencontrar Abel Ferreira, treinador que o orientou no Sporting B

Oficializada a transferência de Battaglia para o Sporting, Ricardo Esgaio e Jefferson foram, consequentemente, confirmados como reforços do Braga. O lateral direito português chega a título definitivo e começa a trabalhar no novo clube já na próxima segunda-feira, dia em que arranca a pré-época da equipa orientada por Abel Ferreira. Por sua vez, o lateral-esquerdo brasileiro, emprestado por uma temporada, tem mais alguns dias de férias e vai integrar o grupo mais tarde do que o colega, que o acompanha na mudança de Alvalade para Braga.
Com Esgaio e Jefferson, o Braga passa a somar sete caras novas já anunciadas. Os dois "sportinguistas" juntam-se a Sequeira (ex-Nacional), Raúl Silva, Fransérgio e Dyego Sousa (os três ex-Marítimo) e Paulinho (ex- Gil Vicente). Já Bakic e Fábio Martins regressam dos empréstimos ao Alcorcón e ao Chaves, respetivamente. O plantel, contudo, continua com algumas carências e o Braga definiu como prioritárias as contratações de um central, um médio e um extremo. Com Marafona lesionado por muito tempo, está em cima da mesa a possibilidade de avançarem por mais um guarda-redes.

O JOGO

JotaCC

LEÃO PAGA JEFFERSON E DÁ ESGAIO
Brasileiro cedido com grande parte do salário a cargo do Sporting; português sai em definitivo

DUPLA DE LATERAIS TEVE O AVAL DE ABEL FERREIRA, ANTIGO... LATERAL DOS LEÕES E AGORA TÉCNICO DOS MINHOTOS

O negócio de Battaglia envolveu ainda as cedências de Esgaio e Jefferson ao Sp. Braga. Os laterais foram negociados em moldes diferentes e por valores distintos, que também não foram divulgados nos comunicados difundidos ontem por ambos os clubes. O Sporting informou que "chegou a acordo com o Sp. Braga para a cedência temporária de Jefferson e para a transferência definitiva de Ricardo Esgaio, ficando os leões "com 20 por cento do passe" do lateral-direito português. Record sabe que o Sporting se comprometeu a liquidar a maior fatia do vencimento de Jefferson, que aufere 500 mil euros livres de impostos, por temporada, devendo manter o mesmo valor no Minho, estando o pagamento a cargo de ambos os clubes.

Ricardo Esgaio emocionado
Esgaio não escondeu a emoção por ver terminar uma ligação de doze anos. "Entrei menino e saio homem [...]. Um especial agradecimento aos que sempre acreditaram, à minha namorada, à minha família e aos adeptos do Sporting", vincou, prometendo que a partir de agora será "mais um guerreiro" à disposição do Sp. Braga.

RECORD

JotaCC

BATTAGLIA Custa 3,5 milhões... por agora

Sporting e Sp. Braga oficializaram ontem o acordo entre ambos e os respetivos entendimentos com os jogadores em causa. Não foram divulgados os montantes através dos quais foi possível concretizar o negócio, mas Record está em condições de avançar quanto recebe o Sp. Braga assim como grande parte do dinheiro gasto pelo Sporting na operação. O leões pagam 3,5 milhões de euros por 60 por cento do passe do jogador, sendo esta verba diretamente atribuída aos minhotos, que continuam a deter 20 por cento dos direitos sobre o jogador. Os 20 por cento remanescentes pertencem aos empresários do jogador, mas o nosso jornal sabe que os leões estão a negociar 10 por cento desta fatia, podendo vir a deter 70 por cento do passe.


Cláusula de 60 milhões
De férias no México, de onde entrou em contacto telefónico com Record ainda ontem, Battaglia volta à Argentina nos próximos dias, antes de regressar a Portugal. O médio não vai falhar o arranque da pré-época leonina, agendado para a próxima quinta-feira com a tradicional bateria de exames clínicos. Battaglia assinou contrato válido para as próximas cinco temporadas, do qual consta uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, como prova de confiança dos leões no seu valor Rodrigo Battaglia tem 25 anos, começou Huracán e chegou a Portugal em 2013/14. Contratado pelo Sp. Braga, acabou cedido a Moreirense e Chaves com regresso à Argentina pelo meio para representar o Rosario Central.

RECORD

JotaCC

Sporting e Sp. de Braga com acordo sobre Battaglia

O Sporting chegou ontem a acordo com o Sporting de Braga para a contratação do argentino Battaglia, que assinou contrato por cinco épocas e ficou com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Já o Sp. Braga recebe por empréstimo Jefferson e a título definitivo Ricardo Esgaio.

PUBLICO

JotaCC

ESGAIO E JEFFERSON NO SELO DE QUALIDADE
Adeptos batem 'palmas' à astúcia negocial de Salvador, que garante dois titularíssimos

A confirmação oficial da chegada de Esgaio e Jefferson ao novo plantel do Sp. Braga, no âmbito da transferência de Battaglia para Alvalade, fez aumentar a onda de entusiasmo dos adeptos minhotos, com um particular elogio a António Salvador e à sua reconhecida astúcia negocial.
De uma 'penada', o presidente conseguiu um excelente encaixe financeiro por um elemento que, pelos vistos, nem era visto como fundamental por Abel Ferreira, Ricardo Sousa Esgaio possibilidade de poder receber mais uma boa quantia inerente a uma eventual transferência do internacional português de 24 anos.

Demasiados laterais
O único problema relativamente à chegada de Esgaio e Jefferson é o de um excesso de laterais que, conforme já fomos dando conta nos últimos tempos, será resolvido no imediato com a dispensa de Jefferson Moreira Nascimento Baiano, Paulinho, este prestes a confirmar o empréstimo a um clube da 1ª Liga, e Djavan. Registe-se que para o lado direito da defesa, além de Esgaio, ainda há Marcelo Goiano e o jovem belga Anthony D'Alberto, este promovido da equipa B, para onde pode voltar a qualquer momento, mas com a certeza de que fará a pré-época junto do plantel principal. No lado esquerdo, Jefferson tem caminho aberto à titularidade, mas com a concorrência direta de Sequeira, reforço contratado ao Nacional. A porta da saída está aberta a Djavan, que já nem deve apresentar-se na 2ª feira, dia de abertura da época dos minhotos, em função do calendário apertado. Recorde-se que o Sp. Braga entra em ação no dia 27 de julho, no jogo da 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa.

RECORD

Bruno3429

Comunicado da Direção do SC Braga

André Coelho Lima, candidato pela coligação PSD/CDS/PPM à Câmara Municipal de Guimarães, procurou ontem, quando recebido no estádio do Vitória SC, fazer um número de pré-campanha eleitoral servindo-se do SC Braga.
Indicando que o apoio da autarquia de Guimarães ao clube da cidade, que disse ser de 100 mil euros, deve ser aumentado, referiu como exemplo um alegado valor de 600 mil euros que seria oferecido anualmente pela Câmara Municipal de Braga ao SC Braga para concluir, citado pela Comunicação Social: "Estes 500 mil euros de diferença acaba por ser um factor relevante na competição entre os clubes, basta ver que só esta diferença corresponde a mais de 10 por cento do orçamento do Vitória."
O raciocínio de André Coelho Lima, por mais base de retórica eleitoralista que possa ter, não serve para mascarar dois erros fulcrais, um de facto e outro de interpretação.
Entende pois a Direção do SC Braga, mesmo sabendo que uma mentira muitas vezes repetida não se torna verdade, esclarecer a base da parceria com a Câmara Municipal, a fim de evitar até que a propaganda política se propague e alastre nos meses vindouros.
O SC Braga estabeleceu com a autarquia local um contrato-programa de apoio às modalidades amadoras do clube, as quais não têm qualquer fim lucrativo e visam sobretudo o desenvolvimento desportivo, social e cultural da cidade e da região. Trata-se de um contrato-programa que ascende anualmente a 325 mil euros, sendo que o SC Braga justifica e apresenta o investimento, ao cêntimo, do montante de apoio prestado e que o clube aplica, acima de tudo, no fomento do desporto junto da comunidade, em especial da juventude.
A braços com a missão de somar votos às custas do SC Braga, percebe-se pois que o candidato André Coelho Lima meteu os pés pelas mãos, insinuando que os apoios autárquicos eram afinal um elemento diferenciador na gestão das respetivas SAD e, assim, um factor de vantagem desportiva para a equipa de futebol sénior do SC Braga, que todavia não recebe um cêntimo do montante disponibilizado ao abrigo deste contrato-programa.
Feito o esclarecimento, a André Coelho Lima deixamos uma informação adicional, que por certo não quererá, na linha de rigor que deve nortear a sua ação política, ignorar nem ocultar. Se existe algum desfasamento entre os apoios prestados por uma e outra autarquia ao longo dos anos, nenhum caso será mais flagrante do que a gestão de ambos os estádios. E se ambos tiveram a iniciativa autárquica na base da sua construção, é de notar que o de Guimarães tenha passado a ser património do clube local pela simbólica quantia de um euro, ao passo que o Municipal de Braga é, como o nome indica, propriedade da edilidade, cabendo ao SC Braga o pagamento de uma renda para usufruto do mesmo, bem como os respetivos custos de manutenção e gestão.

A Direção do SC Braga

SCBraga

Bruno3429

Direção diz que candidato à Câmara de Guimarães «se serviu» do clube

O SC Braga reagiu este sábado a declarações do candidato à Câmara Municipal de Guimarães, André Coelho Lima, que comparou os dois clubes relativamente ao apoio camarário que recebem, referindo que os bracarenses recebem bem mais que vimaranenses.

O SC Braga entendeu que deveria «esclarecer» os termos da parceria com a Câmara:

«André Coelho Lima, candidato pela coligação PSD/CDS/PPM à Câmara Municipal de Guimarães, procurou ontem, quando recebido no estádio do Vitória SC, fazer um número de pré-campanha eleitoral servindo-se do SC Braga.

Indicando que o apoio da autarquia de Guimarães ao clube da cidade, que disse ser de 100 mil euros, deve ser aumentado, referiu como exemplo um alegado valor de 600 mil euros que seria oferecido anualmente pela Câmara Municipal de Braga ao SC Braga para concluir, citado pela Comunicação Social: «Estes 500 mil euros de diferença acaba por ser um factor relevante na competição entre os clubes, basta ver que só esta diferença corresponde a mais de 10 por cento do orçamento do Vitória.»

O raciocínio de André Coelho Lima, por mais base de retórica eleitoralista que possa ter, não serve para mascarar dois erros fulcrais, um de facto e outro de interpretação.

Entende pois a Direção do SC Braga, mesmo sabendo que uma mentira muitas vezes repetida não se torna verdade, esclarecer a base da parceria com a Câmara Municipal, a fim de evitar até que a propaganda política se propague e alastre nos meses vindouros.

O SC Braga estabeleceu com a autarquia local um contrato-programa de apoio às modalidades amadoras do clube, as quais não têm qualquer fim lucrativo e visam sobretudo o desenvolvimento desportivo, social e cultural da cidade e da região. Trata-se de um contrato-programa que ascende anualmente a 325 mil euros, sendo que o SC Braga justifica e apresenta o investimento, ao cêntimo, do montante de apoio prestado e que o clube aplica, acima de tudo, no fomento do desporto junto da comunidade, em especial da juventude.

A braços com a missão de somar votos às custas do SC Braga, percebe-se pois que o candidato André Coelho Lima meteu os pés pelas mãos, insinuando que os apoios autárquicos eram afinal um elemento diferenciador na gestão das respetivas SAD e, assim, um factor de vantagem desportiva para a equipa de futebol sénior do SC Braga, que todavia não recebe um cêntimo do montante disponibilizado ao abrigo deste contrato-programa.

Feito o esclarecimento, a André Coelho Lima deixamos uma informação adicional, que por certo não quererá, na linha de rigor que deve nortear a sua ação política, ignorar nem ocultar. Se existe algum desfasamento entre os apoios prestados por uma e outra autarquia ao longo dos anos, nenhum caso será mais flagrante do que a gestão de ambos os estádios. E se ambos tiveram a iniciativa autárquica na base da sua construção, é de notar que o de Guimarães tenha passado a ser património do clube local pela simbólica quantia de um euro, ao passo que o Municipal de Braga é, como o nome indica, propriedade da edilidade, cabendo ao SC Braga o pagamento de uma renda para usufruto do mesmo, bem como os respetivos custos de manutenção e gestão.»

A Bola

Bruno3429

SC Braga/AAUM x Sporting CP: bilhetes

O SC Braga informa que estarão à venda, a partir deste sábado, os bilhetes para o encontro SC Braga/AAUM x Sporting CP, jogo 2 das finais da Liga SportZone de futsal. Os ingressos para o desafio, que se disputa na próxima quarta-feira, dia 21, a partir das 19h45, têm o custo unitário de 3 euros e só estão disponíveis para os associados do SC Braga.
Os bilhetes podem ser adquiridos nas lojas SC Braga do Braga Parque e do Liberdade Street Fashion (esta última encerrada amanhã, domingo).
O SC Braga/AAUM disputa pela primeira vez a final do Nacional de futsal, encontrando pela frente o Sporting CP. O primeiro jogo disputa-se este domingo (21 horas), no terreno dos leões. O jogo 2 realiza-se no Pavilhão da Universidade do Minho no dia 21, sendo que o jogo 3 volta a iniciar-se às 21 horas, no dia 24 (sábado), com o Sporting CP como anfitrião. Se necessário, o jogo 4 será jogado em Braga no dia 27 e o jogo 5 no dia 30, mas já no Pavilhão de Odivelas.

SCBraga

Bruno3429

A História das Finais

Amanhã quando começar o primeiro jogo da final dos playoffs, uma equipa que já está a fazer História, o Braga pois é a primeira vez que vai disputar uma final. No entanto essa não é a única pagina que se poderá escrever nestas finais.

Comecemos pelo ano em que o campeão se começou a decidir, através de playoff, foi em 2004-2005. Esta vai ser a 13a vez que o titulo se vai decidir com este sistema. Neste intervalo de datas o Sporting ganhou por 7 vezes, o Benfica 5. A seguir aos dois eternos rivais, o Belenenses é o clube com mais presenças na final (2) e este ano o Braga igualou o feito do Fundão em 2013-2014 completando o pequeno grupo de equipas que já marcaram presença nas finais.

As finais começaram por ser à melhor de 3 jogos e passaram a ser à melhor de 5 em 2009-2010. 

Uma breve análise das finais, mostra que apenas por 3 vezes uma equipa consegui "limpar" o adversário, ou seja ganhar a final sem perder qualquer jogo. Logo no ano de estreia do formato, Adil Amarante levou o seu Benfica a uma vitória por 2-0. O feito foi repetido por Paulo Fernandes no ano seguinte desta vez ao comando do Sporting.

A 3a vez foi na época 2010-2011 con Orlando Duarte no comando dos leões. Foi a única final à melhor de 5 decidida em 3 jogos, com a particularidade de ter sido a primeira vez (Nuno Dias iria repetir esse feito) que o campeão não foi o vencedor da fase regular.

Mas se já houve finais com equipas sem perderem nenhum jogo (as 3 acima referidas), a verdade é que nunca uma equipa consegui acabar os playoffs sem derrotas. Consequentemente nunca uma equipa conseguiu acabar toda a época sem derrotas campeonato+playoffs, aí o Sporting pode conseguir inscrever o seu nome em mais uma página da história do futsal português.

Os que seguem a modalidade há mais tempo seguramente se recordam do feito de Pedro Costa actual treinador do Nagoya no Japão, campeão três anos consecutivos sem derrotas e por 3 clubes diferentes entre (2000 e 2003). No entanto nessa altura ainda não existiam playoffs. Por isso e regressando às épocas dos playoffs, só por 3 vezes uma equipa teve a possibilidade de terminar o ano sem derrotas. 

A primeira foi em 2005-2006, na época que já falamos de Paulo Fernandes. É verdade que os de verde e brancos ganharam na final por 2-0 (em jogos) ao Benfica, mas a possibilidade de ficar a 0 em termos de derrotas tinha sido perdida nas meias finais com o SL Olivais. Nesse plantel já figuravam dois elementos que ainda hoje se encontram ao serviço do Sporting, consegue o leitor lembrar-se de quem eram? (resposta no fim do artigo)

Mais tarde em 2011-2012 o Benfica, também consegue terminar a fase regular sem derrotas, e para os mais distraídos, refira-se que o treinador era... o mesmo Paulo Fernandes. Mais uma vez o actual técnico do Viseu 2001, perdeu a possibilidade de acabar campeonato+playoff sem derrotas, perdendo contra o Porto Salvo nas meias finais, somando ainda mais duas derrotas na final, mas sendo campeão novamente.

A terceira vez que aconteceu um clube entrar no playoff sem derrotas foi em 2014-2015, o ano de estreia de Joel Rocha pelo Benfica e que diga-se foi quem esteve mais perto de conseguir esse feito. Os encarnados chegaram às finais só com vitórias. estiveram a vencer as finais por 2-0 com duas vitórias em Loures. No terceiro, na Luz com um golo nos últimos  segundos Chaguinha levou o jogo para prolongamento, mas o Sporting acabaria por vencer em prolongamento por 4-7 e quebrar a invencibilidade dos encarnados.

Este é portanto o primeiro ano que Nuno Dias pode conseguir esse feito, foi a primeira vez que o técnico viu a sua equipa chegar ao final da fase regular se derrotas. Mas atenção mesmo que esta tenha sido a primeira vez, isso não quer dizer que tenha sido a "melhor" época do treinador no comando dos leões. Na época de estreia Nuno Dias bateu todos os recordes de menos pontos perdidos no campeonato português, terminando a fase regular apenas com uma derrota e zero empates, perdendo assim apenas 3 pontos. Curiosidade essa derrota aconteceu à jornada 22, em casa, com o Rio Ave.

Estão assim equilibradas em termos de curiosidades históricas as equipas que se vao defrontar a partir de amanhã:

O Braga consegui o seu primeiro apuramento para uma final.
O Sporting de Nuno dias conseguiu a sua primeira época regular + playoff até ao momento sem derrotas.

E o que ainda pode acontecer:

O Braga pode ser a primeira equipa a classificar-se na fase regular abaixo do 2o lugar a ser campeão.

O Braga pode ser a primeira equipa a classificar-se na fase regular abaixo do 2o lugar a ganhar 2 jogos numa final e consequentemente a disputar a negra.

O Sporting pode tornar-se na primeira equipa a ser campeã sem perder nenhum jogo nos playoffs, combinando isso com a possibilidade de não perder nenhum jogo no playoff + fase regular.


PS: como prometido os dois jogadores que já faziam parte do plantel do Sporting eram Deo e João Matos. Deo interrompeu a sua ligação ao clube quando esteve na Rússia, ao contrario do actual capitão do Sporting.


ZonaTécnica

Bruno3429

"O sonho do título está cá"

Chegou o momento! O SC Braga dá, este domingo, o tiro de partida na Final do playoff da Liga SportZone. Na partida de estreia da derradeira fase da competição, os Gverreiros do Minho deslocam-se a Odivelas para disputar o jogo 1 com o Sporting CP, levando na bagagem elevadas doses de ilusão, confiança e ambição para ganhar, desde logo, vantagem na série. O técnico Paulo Tavares, o capitão André Machado e o fixo Nilson fizeram o lançamento da partida, deixando a receita para o sucesso e garantindo um SC Braga mais unido e comprometido do que nunca na busca de um sonho.

Paulo Tavares: "O sonho está cá e não pode haver dúvidas"


A receita para o concretizar de um sonho: "Sabemos da valia do adversário, uma equipa que tem todas as fases do jogo muito bem trabalhadas. Se conseguirmos entrar bem no jogo e ficarmos ligados até ao final, vai ser muito complicado para ambas as equipas. Não podemos deixar que o Sporting passe para a frente muito cedo, porque isso tranquiliza aquela equipa e intranquiliza-nos a nós. Vamos acreditar até ao fim, não pode haver dúvidas. O sonho está cá".

A importância de uma boa gestão:
 "Nós não deixamos ninguém de fora e o adversário dá-se ao luxo de deixar três estrangeiros e dois portugueses de grande qualidade de fora. Com jogos de grande intensidade como vão ser estes, ainda por cima nesta fase final da época, é óbvio que teremos de ter algum cuidado na gestão física, senão pagamos isso caro. Vamos jogar este. Depois de acabar este vamos ver os feridos e preparar o seguinte. Não vale a pena estar a fazer grandes contas. A diferença de orçamentos é gritante mas não vamos por aí. É muito importante gerir a parte física se queremos disputar o título".

Uma equipa unida e comprometida: "Já no ano passado estivemos a 50 segundos de passarmos à final. A ideia de qualquer treinador é acreditar que pode crescer nos objetivos e trabalhámos sempre com o intuito de fazer com que assim seja. Sempre acreditei que mais dia menos dia iríamos estar numa final e cá estamos. Agora nota-se que a equipa está comprometida com um objetivo muito real de vencer esta final. Agora é jogo a jogo e estarmos unidos em torno de um objetivo".
 
André Machado, capitão do SC Braga: "A equipa está muito motivada e livre de qualquer pressão, já que está toda do lado do Sporting CP. Estamos conscientes do poderio do adversário mas já demonstramos esta época que podemos equilibrar as partidas. Acredito que, se tivermos a alma de gverreiros que tivemos contra o SL Benfica, temos fortes probabilidades de sermos felizes".

Nilson: "Vai ser um jogo difícil, na linha do que serão os três primeiros. Mas estamos preparados. Não estamos aqui para passear, nem é uma vitória estarmos na final, uma vitória será ser campeão nacional. O nosso objetivo é esse e acho que vamos conseguir um bom resultado, que é trazer a vitória para Braga. Jogar em casa é sempre uma vantagem para eles, o pavilhão vai estar cheio, mas já estamos habituados. Vai ser uma vantagem para o Sporting CP, mas para nós também é bom, já que vamos ter apoio dos nossos adeptos, tal como tivemos no jogo em Lisboa com o SL Benfica. Vai ser difícil, mas estamos muito confiantes".

SCBraga

Bruno3429

Futebol de Praia: Comunicado

O jogo SC Braga x Sporting CP, que decorreu em Sesimbra a contar para a 2ª jornada da Divisão de Elite do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, foi esta tarde interrompido a 2'47'' do final do terceiro e último período, quando o SC Braga vencia por 5-3.
É um desfecho que se lamenta profundamente, por constituir uma péssima propaganda para a modalidade, mas que se temia desde o início, dada a atitude provocatória e intimidatória manifestada por espectadores afetos ao Sporting CP e claramente identificados como pertencendo a grupos organizados de adeptos, que por várias ocasiões colocaram em causa o decurso do encontro e a integridade física dos seus protagonistas, nomeadamente a equipa de arbitragem e os jogadores e staff do SC Braga.
O escasso dispositivo policial presente, assegurado pela Polícia Marítima, assistiu impávido e sereno ao escalar da tensão, não atuando nem correspondendo ao pedido de reforços que, segundo nos foi comunicado, foi solicitado pelos responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol presentes no local.
Assim, e perante a iminência da vitória do SC Braga, as ameaças vindas das bancadas transformaram-se em agressões no terreno de jogo, visando os jogadores do SC Braga e em especial Zé Maria, bem como a equipa de arbitragem. Interrompido o encontro, acrescenta-se que a comitiva do SC Braga só conseguiu abandonar o recinto muito tempo depois e sob escolta da Guarda Nacional Republicana, num cenário indigno para a competição.
Perante estes factos, o SC Braga tem de manifestar, publicamente, o seu repúdio face à gravidade das ocorrências, que em nada promovem a modalidade. O SC Braga exige tomadas de posição firmes que garantam que tais acontecimentos não se possam verificar no futuro, esperando portanto que os órgãos disciplinares e que a organização da competição, em consonância com as forças de segurança, tomem e anunciem medidas.
O SC Braga aguarda ainda que do relatório do árbitro e da organização do jogo saia, por parte do Conselho de Disciplina, uma decisão célere quanto a este encontro que, recorde-se, a nossa equipa vencia por 5-3 a 2'47'' do final, altura em que adeptos afetos ao Sporting CP invadiram o recinto do jogo, concretizando ameaças físicas aos nossos jogadores e à equipa de arbitragem.
Face ao clima entretanto criado e que em nada abona em favor da sã competitividade, o SC Braga espera que, em vésperas de um importante encontro de futsal entre estes mesmos clubes, também organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, sejam reforçadas as medidas com vista à garantia de todas as condições de segurança, dentro e fora do terreno de jogo.

SCBraga

Bruno3429

Futebol Praia: Sp. Braga-Sporting interrompido por distúrbios
Bracarenses falam em comportamento incorreto dos adeptos leoninos
Redação

O jogo deste sábado, entre Sporting de Braga e Sporting, da 2.ª jornada da Divisão de Elite do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, foi interrompido a poucos minutos do final do terceiro e último período.
Os bracarenses venciam os leões em Sesimbra (5-3), quando a partida teve de ser interrompida face a comportamento incorreto do público.
Em comunicado, os arsenalistas falam em «atitude provocatória e intimidatória manifestada por espectadores afetos ao Sporting e claramente identificados como pertencendo a grupos organizados de adeptos, que por várias ocasiões colocaram em causa o decurso do encontro e a integridade física dos seus protagonistas, nomeadamente a equipa de arbitragem e os jogadores e staff do Sp. Braga».
Na mesma nota, o Sp. Braga queixa-se da inoperância das autoridades, que não terão sido capazes de evitar a propagação das ameaças, que posteriormente «transformaram-se em agressões no terreno de jogo, visando os jogadores do Sp. Braga e em especial Zé Maria, bem como a equipa de arbitragem».
Face ao sucedido, os minhotos «manifestam, publicamente, o seu repúdio» e exigem «tomadas de posição firmes que garantam que tais acontecimentos não se possam verificar no futuro».
Em vésperas de um embate entre ambas as equipas no futsal, o Sp. Braga espera ainda que «sejam reforçadas as medidas com vista à garantia de todas as condições de segurança, dentro e fora do terreno de jogo».

Maisfutebol