News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/05

Started by JotaCC, 29 de May de 2017, 10:59

Previous topic - Next topic

JotaCC

Craques prontos a explodir na Liga
Xadas, internacional sub-20 do Braga, foi eleito pelos treinadores como melhor joga dor do campeonato, seguido de Galeno do F. C. Porto, e por um trio que também promete

Com o fecho de mais uma edição titânica da LigaPro, onde se disputaram 455 partidas em 42 jornadas, o JN desafiou os técnicos a eleger os três melhores jogadores das equipas B. Nessas contas, ficaram de fora os treinadores de F. C. Porto B, Benfica B, Sporting B, Braga B e Vitória de Guimarães B. A votação restringiu-se aos restantes 17 treinadores e as conclusões são várias, desde logo que há gostos para toda a gente e que não faltam opções de qualidade no segundo escalão. Curiosamente, o mais votado não foi nenhum jogador dos três grandes, mas sim Xadas, médio ofensivo, de 19 anos, que já alinhou na formação principal do Sporting de Braga. O criativo levou a melhor sobre o brasileiro Galeno por apenas um voto, seguindo-se Diogo Gonçalves e Pêpê, ambos do Benfica, e Gelson Dala, a estrela angolana que chegou em janeiro ao Sporting. A estes sucedem-se outros com indiscutível qualidade. O futuro é deles.



Um pequeno génio a despontar no Minho

Quando a bola lhe cai nas chuteiras, toda a gente fica à espera que dali saia algo diferente. Xadas joga com pés de veludo e destila um futebol perfumado que convenceu, pelo menos, sete treinadores da LigaPro a atribuírem-lhe a principal distinção. Vítor Oliveira e José Mota, que subiram Portimonense e Aves, respetivamente, são dois deles, o que não deixa de ser significativo. Por estes dias, Xadas está na Coreia do Sul, ao serviço da seleção sub-20, e, apesar de ainda não ter marcado, tem deixado bons apontamentos. Aos 13 anos, foi dispensado do F. C. Porto e seguiu para a Sanjoanense. O Braga teve de investir 100 mil euros para contratar o jogador, mas não se enganou. Na última época, somou 30 jogos e 11 golos na LigaPro e foi utilizado em quatro ocasiões na equipa A.

JN

JotaCC

SALVADOR: OS DOIS DESAFIOS ATÉ 2021
Líder arsenalista tem a missão de construir um plantel capaz de lutar pelo título enquanto paga a construção da Cidade Desportiva

Com uma oposição "mais atenta" e reforçada pelo apoio de 32,5% dos sócios votantes na eleição de domingo, António Salvador reconhece que vai ter pela frente quatro anos de grande exigência


António Salvador assumiu o sonho de ser campeão até 2021

António Salvador apostou num discurso forte ao longo dos últimos meses, prometeu a construção de uma equipa capaz de lutar pelo título nos próximos quatros anos e garantiu ainda que pretende chegar ao centenário do clube, em 2021, no ponto mais alto da história do Braga – ou seja, com o título de campeão no museu. O presidente arsenalista jogou alto nas palavras, como nunca tinha jogado nos 14 anos que já leva de liderança no Braga, mas à promessa de montar uma equipa capaz de ombrear com o Benfica, Sporting e FC Porto, Salvador garantiu ainda que pagará a totalidade da construção da Cidade Desportiva (20 milhões de euros) durante os próximos quatro anos. Será a SAD que o vai fazer, através da antecipação das rendas que terá de pagar ao clube pela utilização dos espaços desportivos.
Sendo assim, o recém-eleito presidente arsenalista promete fazer o que nunca foi feito na vertente desportiva (ganhar o campeonato), ao mesmo tempo que se compromete a pagar a nova Cidade Desportiva. Tendo em conta as circunstâncias, Salvador aceita a "grande exigência" deste próximo mandato, até porque, pelo que se percebe das palavras de António Pedro Peixoto, o candidato derrotado nas últimas eleições irá ser uma "voz ativa e vigilante" no dia a dia da vida do clube, ainda mais depois de ter garantido o apoio de mais de 30 por cento dos sócios votantes da eleição de sábado.
De entre todas as promessas eleitorais, António Salvador tem a primeira para cumprir já nas próximas semanas: oferecer um plantel competente a Abel Ferreira. O Braga já assegurou cinco contratações (Raúl Silva, Sequeira, Fransérgio, Paulinho e Dyego Sousa), mas há mais na calha, de jogadores capazes de chegar com fortes possibilidades de entrar diretamente na equipa inicial, como são os casos de Roderick e Krovinovic, ambos do Rio Ave, que continuam na lista de compras.



MERCADO NETO NA LISTA DE MOURINHO

Segundo a Imprensa inglesa, o Manchester United de José Mourinho pretende contratar Pedro Neto, jovem de 17 anos que já jogou pela equipa principal (marcou um golo na estreia frente ao Nacional). No entanto, e depois de ter ficado preso a uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros após a renovação de contrato, esta possibilidade é, pelo menos para já, pouco viável.



LESÃO MARAFONA OPERADO HOJE

Marafona, que sofreu uma rotura de ligamento no joelho esquerdo no jogo com o Tondela, vai ser hoje operado, prevendo-se um período de recuperação nunca inferior a seis meses. Tendo em conta este cenário, a SAD está a ponderar ir ao mercado contratar um guarda-redes experiente para fazer concorrência a Matheus e Tiago Sá no plantel da próxima época.



António Peixoto garantiu que vai voltar "mais forte"
Candidato derrotado falou em "primeiro round" e garantiu que vai novamente à luta em 2021

António Pedro Peixoto assumiu, ontem, a "tristeza" por ter perdido as eleições no Braga, mas assegurou que vai voltar "mais forte" daqui a quatro anos. "Em toda a minha vida sempre que levo uma pancada deixo-me cair e ficar lá em baixo a absorver bem o que aconteceu, mas levanto-me sempre. Por isso, sei que me vou levantar mais forte e que vou novamente à luta", afirmou o candidato derrotado nas eleições de sábado, que não se contentoucomafatiade32,5% dos sócios que acreditaram no seu projeto. "Poderia dizer que é um bom resultado e que um terço dos bracarenses votantes acreditaram em mim; poderia automotivar-me e dizer que é o primeiro round e que é difícil derrubar o poder instituído por 14 anos; poderia tentar convencer-me de que fiz tudo para alcançar este objetivo sem nunca me desviar dos princípios da elevação e educação que prometi. Poderia dizer isso tudo, mas, neste momento, só sinto uma tristeza profunda", prosseguiu, mostrando mágoa "por ver algumas pessoas a regozijarem com vitória de António Salvador, que tanto criticavam" e também "por ter de admitir que o Braga não terá na sua liderança um conjunto de pessoas que tinham tanto para dar em troca de nada".

O JOGO

JotaCC

Modicus é a grande surpresa das "meias"
A equipa de Gaia venceu na visita ao Belenenses e junta-se a Braga, Sporting e Benfica nas "meias"

Após o apuramento da véspera do Benfica, ontem foi a vez de Braga, Sporting e Modicus garantirem a presenças nas meias-finais do campeonato nacional de futsal, depois de terem vencido os respetivos jogos. A equipa de Gaia acabou por ser a grande surpresa dos quartos de final da competição, ao ter sido a única a conseguir inverter a teórica vantagem do fator casa com um triunfo (4-2) na visita ao pavilhão do Belenenses, no terceiro e decisivo jogo do play-off. Fábio Lima, com dois golos marcados (no primeiro e último minuto da partida), foi a figura de um confronto em que o Modicus esteve sempre em vantagem no marcador.

Nos outros jogos realizados durante o dia de ontem, o Braga/AAUM goleou (8-2) o Fundão e corrigiu o resultado da véspera, depois de uma derrota (2-4) que tinha permitido o empate na eliminatória. Tiago Brito, com quatro golos apontados, foi decisivo para o triunfo arsenalista e considerado o melhor jogador em campo.
A finalizar, também o Sporting fechou ontem a eliminatória a seu favor, ainda que com maior facilidade, depois de ter garantido o segundo triunfo consecutivo diante do Futsal Azeméis. A formação leonina voltou a vencer (6-2), mas desta vez com um bis de Pedro Cary e outro de Cavinato, preparando-se agora para encontrar, nas meias-finais, o Modicus. Na outra meia-final do campeonato nacional, novamente disputada à melhor de três, vão encontrar-se o Braga e o Benfica. Nessa eliminatória, o fator casa vai pertencer a Sporting e Benfica, que são os dois grandes favoritos a marcarem presença na final.

O JOGO

JotaCC

Autarca aponta dedo a FC Porto e Sp. Braga

O presidente da Câmara de Arouca, Artur Neves, aponta o dedo a FC Porto e Sp. Braga, que perderam na última jornada da Liga contra os rivais diretos dos arouquenses. "Sem retirar o valor ao Moreirense e ao Tondela, acho sinceramente que FC Porto e Sp. Braga foram displicentes. Foi uma coincidência muito dolorosa a derrota dos adversários dos nossos opositores, que não estiveram à altura da sua história e dos seus pergaminhos", faz notar.
O edil não considera que tenha havido "má-fé" e por isso rejeita a necessidade de uma investigação, até porque também apela à autocrítica. "O Arouca só se pode queixar de si próprio porque, em abono da verdade, o último terço do campeonato foi absolutamente desastroso", sentenciou. Artur Neves, que já falou com Carlos Pinho, entende que o líder do Arouca deve recandidatar-se e promete apoio para a subida: "Haverá maior cooperação para que o Arouca recupere deste choque e volte à 1ª Liga."

RECORD

JotaCC

JADSON PODE FECHAR A DEFESA
Central do Portimonense está referenciado e deve ser o sexto reforço para a nova temporada

O ANTIGO CAPITÃO DO VASCO DA GAMA VEIO UMA SEMANA À EXPERIÊNCIA EM 2015 E IMPRESSIONOU DE IMEDIATO

Come a a ganhar contornos firmes o plantel do Sp. Braga para a nova temporada. Das poucas aquisições para realizar, uma delas é a chegada de um central: Jadson, do Portimonense, é o alvo prioritário. O brasileiro, de 25 anos, cumpriu a segunda época no nosso país e foi sempre indiscutível nos algarvios, tirando um período no último campeonato em que esteve afastado dos relvados devido a problemas físicos.
SALTO. Jadson prepara-se para jogar na 1.ª Liga
Tendo mais um ano de contrato com o Portimonense, Jadson tem sido seguido pelos arsenalistas e é visto como o elemento ideal para fechar o lote de centrais ao lado de Ricardo Ferreira, Rosic e Raúl Silva, este último que foi contratado ao Marítimo precisamente com vista a 2017/18.
Jadson foi capitão de equipa nos escalões de formação do Vasco da Gama e em 2015 chegou ao Algarve para uma semana à experiência. "Vi logo que ele tinha de assinar. Demonstrou um enorme espírito de liderança em campo e no balneário. É um central que lê bem o jogo, é forte na antecipação, no jogo aéreo e no 1x1. Tem qualidades fantásticas", referiu o antigo treinador do Portimonense, José Augusto. Jadson tinha apenas 23 anos e no Brasil deu nas vistas no Bonsucesso e no América. "Tivemos apenas de aperfeiçoar algumas questões em termos de posicionamento. Rapidamente ele aprendeu o que pretendíamos", disse o treinador que o lançou em 40 jogos na época de estreia em Portugal e o viu marcar 6 golos. Dentro de pouco tempo, Jadson estará na 1ª Liga e, ao que tudo indica, no Sp. Braga: "Não tenho qualquer dúvida que está preparado para jogar num patamar mais elevado. Tem uma personalidade muito forte e caráter."


Artur Jorge vai ser emprestado

A chegada de Jadson a Braga só vem dar mais força à notícia antecipada por Record: Artur Jorge será emprestado na nova temporada para ganhar maior experiência, possivelmente noutro clube de 1.ª Liga. Aos 22 anos, o central até fez 28 jogos na equipa principal na época que agora terminou, mas a SAD entende que os objetivos da equipa obrigam a que as opções de Abel Ferreira sejam mais fortes. Com Artur Jorge a equipa sofreu 31 golos nas tais 28 partidas.

RECORD


JotaCC

Negociações para decidir futuro de Stojiljkovic

De acordo com o jornal A BOLA, a SAD do SC Braga vai reunir nos próximos dias com o agente de Stojiljkovic, para definir o futuro do jogador sérvio.

Depois de uma temporada abaixo das expetativas, a intenção dos bracarenses será vender o jogador, que estará avaliado em cerca de quatro milhões de euros, sendo a Bundesliga uma das fortes possibilidades para prosseguir a carreira.

As negociações com o agente FIFA, Sasa Simic, vão também envolver o médio Vuckcevic e o defesa Rosic, que não têm a permanência garantida no plantel do treinador Abel Ferreira na próxima época.

A BOLA

Bruno3429

Xadas eleito o melhor das equipas B

Xadas foi eleito o melhor jogador das equipas B da Ledman LigaPRO 2016/2017. Numa votação levada a cabo pelo Jornal de Notícias, 17 treinadores da prova – dos quais se excluem os técnicos das equipas B – ofereceram o prémio ao jovem internacional português. Xadas, com 7 votos, levou a melhor sobre Galeno (FC Porto) por apenas um voto, seguindo-se Diogo Gonçalves e Pêpê – ambos do SL Benfica – e Gelson Dala (Sporting CP). Em ano de estreia na Ledman LigaPRO, Xadas participou em 30 partidas, contabilizando 11 golos e 7 assistências.

SCBraga

Bruno3429

SC Braga arranca com goleada

O SC Braga entrou a vencer na Euro Winners Cup 2017. O conjunto liderado por João Marques goleou o Ibbenburener BSC da Alemanha por 11-4.
Os Gverreiros Zé Maria, Bokinha (2), Catarino, Mauricinho (2), Bê Martins, Léo Martins (2), Jordan e Bruno Novo fizeram os golos que deram a vitória à formação bracarense na jornada inaugural da prestigiada competição de clubes. Bierman, com um póker, apontou os quatro golos do conjunto alemão.
O SC Braga volta a jogar amanhã frente ao CD Bala Azul, pelas 13h00, na Praia da Nazaré, em jogo referente à segunda jornada do Grupo F.
 
Bruno Novo: "Somos uma das equipas candidatas, mas temos de demonstrar o nosso valor dentro de campo."
Análise ao primeiro jogo: "Foi uma boa entrada da nossa parte. Vimos os jogos da pré-eliminatória são muito competitivos. Entramos bem e era isso que queríamos."
Favoritismo traz responsabilidade: "Sim. Nós aceitamos essa pressão. A nível individual temos dos melhores jogadores do mundo. Somos uma das equipas candidatas, mas temos de demonstrar o nosso valor dentro de campo."
Técnico transmite confiança: "O nosso treinador prepara-nos a nível tático e a nível físico. Dá-nos muita confiança porque confia nas nossas qualidades."

SCBraga

JotaCC

Peseiro acredita que se continuasse no Sp. Braga a luta com o Sporting era até ao fimTreinador comenta final de campeonato

José Peseiro, atualmente a treinar o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, acredita que se não tivesse deixado o comando técnico do Sp. Braga a meio da época, em dezembro, os minhotos tinham conseguido lutar com o Sporting pelo 3.º lugar até ao fim do campeonato.

"Temos de aceitar as decisões. Mas quando saí, percebi a época que estava a fazer. Na minha opinião, tivemos um mau resultado, que contra o Sp. Covilhã para a Taça. É fácil falar no final, mas penso que com o que estávamos a fazer, conseguiríamos disputar com o Sporting o 3.º lugar. Ninguém pode levar a mal ter essa convicção e a verdade é que no jogo da Taça de Portugal descansamos seis ou sete jogadores para depois ganharmos em Alvalade. Naquela altura, estávamos a ombrear com o Sporting, podíamos ter feito um campeonato mais acima. Mas temos de aceitar as decisões de quem lidera", afirmou o treinador português esta segunda-feira de passagem por Portugal.

Quanto ao campeão, Peseiro afirma que o Benfica foi o justo vencedor. "É fácil reconhecer o seu potencial", diz, quer a nível de organização, jogadores e treinador. Já em relação ao Sporting, Peseiro considera que os leões "sentem a pressão" de não vencer o campeonato há vários anos, e que "precisam de uma estrutura que tenha capacidade para aguentar os desaires e manter a coesão de modo a apresentar outros resultados".

RECORD