News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/05

Started by JotaCC, 14 de May de 2017, 09:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel manifesta apoio a Salvador e a... Stojiljkovic



BRAGA O técnico Abel Ferreira manifestou ontem o apoio a António Salvador, na disputa eleitoral que o atual presidente vai travar no dia 27 deste mês com António Pedro Peixoto, antigo guarda-redes de futsal dos bracarenses.
"Respeito o ato eleitoral, entendo que esta não é a melhor altura para falar nisso, mas vocês [jornalistas] são inteligentes, percebem quem apostou em mim, quem me foi buscar enquanto jogador e quem me deu oportunidades", disse Abel Ferreira, na antevisão do jogo de hoje (20.15 horas, SportTV1) com o Nacional. "Mais do que eu falar, são os factos, a obra feita e depois cabe aos nossos sócios decidir", acrescentou.
A antevisão do duelo com os insulares serviu, ainda, para o treinador mostrar o apoio a Stojiljkovic. No último jogo (derrota com Moreirense por 2-1), o avançado foi substituído depois da expulsão de Rosic e mostrou desagrado ao sair do campo. "A vontade e a ansiedade tira clarividência e turva-nos o discernimento, mas esse é um não assunto, ficou esclarecido e seguimos em frente. Vai ser titular amanhã [hoje]", revelou.
Quanto ao jogo de hoje, que marca a despedida em casa, a ideia é vencer e deixar uma boa imagem junto dos adeptos. "Queremos fazer um bom jogo, com determinação e lutando até ao ultimo segundo para dedicar a vitória aos adeptos e às nossas famílias", salientou o técnico.
O Braga não vence há quatro jogos (um empate e três derrotas) e ainda não garantiu o quinto lugar. "Vamos lutar por ele, mas não posso prometer absolutamente nada", referiu, enfim, Abel Ferreira.

JN

JotaCC

ALAN E NETO APONTAM À HISTÓRIA NA PEDREIRA
Capitão vai tornar-se no jogador estrangeiro com mais jogos na I Liga; Pedro Neto também foi chamado e pode estrear-se com apenas 17 anos e 66 dias

"Peço aos jogadores que tenham coragem, ambição e alegria para darem um bom espetáculo aos adeptos"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Para além do simbolismo das presenças de Alan e Pedro Neto no jogo desta noite, Abel Ferreira ainda convocou Didi, médio de 23 anos da equipa B, que vai estar pela primeira vez num jogo da I Liga




O Braga despede-se dos jogos na Pedreira sem grandes objetivos coletivos, mas com dois enormes pontos de interesse a nível individual: Alan e Pedro Neto. Os dois jogadores vão, ao que tudo indica, começar a partida desta noite no banco, ainda que tenham, por motivos diferentes, boas possibilidades de serem chamados ao jogo para fazerem história. Na eventualidade de ser utilizado por Abel Ferreira – e só um cataclismo lhe poderá negar essa possibilidade –, Alan vai tornar-se no jogador estrangeiro com mais partidas realizadas na I Liga (400), mais uma do que Filgueira, defesa central que, entre 1988 e 2004, representou o Chaves, V. Setúbal, Marítimo e Belenenses. Ao seu lado, no banco, Alan terá um jogador 20 anos mais novo (!), Pedro Neto. Aliás, quando o extremo nasceu, a 9 de março de 2000, já o atual capitão do Braga somava os primeiros jogos como profissional no Ipatinga – de onde se transferiu, em 2002, para o Marítimo.
Depois de ter ficado na bancada na deslocação do último fim de semana a Moreira de Cónegos, Pedro Neto vai estar no banco de suplentes para a receção ao Nacional, podendo mesmo estrear-se com apenas 17 anos e 66 dias. Não será, no entanto, o jogador mais jovem a fazê-lo pelo Braga, uma vez que esse recorde continuará a pertencer a Bruno Gama, que fez o primeiro jogo com apenas 16 anos e 147 dias.
Para possibilitar a chamada do extremo que iniciou a época na equipa de sub-17, Abel Ferreira deixou de fora, relativamente à última convocatória, Xadas (está com a seleção no Mundial de sub-20) e Cartabia (vai deixar o Braga no final da época). Para além destes, há ainda a registar a ausência de vários jogadores devido a problemas físicos, o que levou Abel Ferreira a estrear na lista de convocados o médio Didi, da equipa B. "Ao longo da época, o plantel foi sofrendo grandes transformações. Gostaria de ter todo o grupo de trabalho à disposição, mas também sei que temos jogadores da equipa B prontos para nos ajudar. Estão todos preparados e conhecem bem a responsabilidade de representar este clube. Há exigência, mas também peço aos jogadores que tenham coragem, ambição e alegria para proporcionarem um bom espetáculo e uma vitória aos adeptos", explicou Abel Ferreira.



Prenda aos adeptos na despedida

O Braga não vence há quatro jogos (três vitórias e um empate) e ainda tem o quinto lugar por garantir. "Vamos lutar por ele, mas não posso prometer resultados. Só prometo trabalho para tentarmos vencer o Nacional", disse o treinador, antes de mostrar vontade de despedirse da Pedreira com um triunfo. "Queremos deixar uma boa imagem. Os nossos adeptos merecem uma vitória e uma boa exibição, até porque foi uma época difícil e desgastante para todos. Nos últimos jogos já tivemos uma boa atitude, mas faltou algo mais", afirmou.



TREINADOR DEFENDE STOJILJKOVIC
Abel Ferreira contextualizou o descontentamento do avançado no momento da substituição e vai mantê-lo na equipa inicial

O técnico do Braga explicou a má reação de Stojiljkovic à substituição em Moreira de Cónegos. "Sem tentar desculpar, é preciso contextualizar. A época tem sido difícil, desgastante, e tive de fazer aquela substituição aos 20 minutos por causa da expulsão do Rosic. Muitas vezes, a vontade e a ansiedade tiram-nos o discernimento. Mas ficou tudo esclarecido e seguimos em frente", afirmou o treinador, que garantiu a titularidade do avançado.Também a expulsão de Rosic, com dois amarelos em três minutos, mereceu comentário. "É exatamente o mesmo contexto. Os jogadores têm muita vontade, mas, quando não estamos tranquilos, nem sempre agimos da melhor forma. Acontece-nos a todos nas nossas vidas. Mas quem está nesta profissão tem de saber lidar com as adversidades. No futebol só há espaço para os melhores", concluiu.



ABEL APOIA SALVADOR NAS ELEIÇÕES

Abel Ferreira manifestou o apoio a António Salvador nas eleições à presidência do clube, que vão decorrer a 27 de maio. "Respeito muito o ato eleitoral, entendo que esta não é a melhor altura para falar nisso, mas vocês [jornalistas] são inteligentes, percebem quem apostou em mim, quem me foi buscar quando eu era jogador e quem me deu as oportunidades para mostrar o meu valor. Mais do que as palavras, são os factos, a obra feita... Depois, cabe aos nossos sócios decidir", afirmou o treinador, durante a conferência de Imprensa de antevisão do jogo com o Nacional.


Miguel Pedro
Os "faits divers" da campanha e as dúvidas na Academia

A questão do debate [entre candidatos] é pertinente e serviria para focar a discussão naquilo que realmente interessa

O jogo em Moreira de Cónegos foi bem o espelho desta época. Um jogo sofrível, da nossa parte mal jogado, e com os ingredientes que marcaram grande parte dos jogos desta época de má memória: as ingenuidades de Rosic a fazerem recordar o nosso drama com os centrais; a lesão de Vukcevic a chamar a atenção para a vaga de lesões que marcaram toda a época, ao ponto de, neste final de campeonato, o SC Braga ter uma quantidade assinalável de lesionados, ao contrário de grande parte das equipas, que, pelo que se lê e ouve na Imprensa, se apresentam na sua máxima força (dá que pensar e ponderar neste assunto para a preparação do próximo ano); o desencontro e desacerto tático da equipa, que não consegue ter um fio de jogo; a entrega dos jogadores que, como quase sempre ao longo do campeonato, foi irrepreensível; apenas a arbitragem (que foi, na minha opinião, boa) destoou do resto da época (o rigor do segundo amarelo mostrado a Rosic destoou com a não exibição de segundo amarelo a Marvin Zeegelaar, quando este agarrou ostensivamente Pedro Santos no jogo anterior, contra o Sporting... rigores diferentes para equipas diferentes). Parece ser unânime a opinião de que não foi por falta de empenho dos jogadores que a coisa correu mal. O que acontece é que, para além das lesões de jogadores muito importantes durante toda a época, a equipa não valeu aquilo que, em princípio, a qualidade dos jogadores, individualmente considerada, prometia. Fazer uma equipa competitiva e eficaz tem muito a ver, como já escrevi antes, com uma complementaridade entre as características dos vários jogadores. Vamos ver como corre no próximo ano. Aliás, esta perspetiva de olhar para a próxima época é típica de quem, como é o nosso caso, teve uma má época. "Para o ano vai ser melhor", é o que se ouve nas hostes braguistas. Os temas atuais deixam de ser o campeonato (que todos queremos "esquecer") para se deslocarem para outras paragens. Desde logo, as eleições do dia 27 deste mês. A campanha tem aquecido e, como é típico das campanhas, descido de nível. Fala-se mais de "faits divers" da campanha do que das ideias. A questão do debate é pertinente e, na minha opinião, serviria para focar a discussão naquilo que realmente nos deve interessar: a gestão do clube, da SAD, dos equipamentos, a relação com a cidade, as instituições, etc...E mesmo na questão de curto prazo, que é a preparação da próxima época. Outro tema que tem sido trazido para o mundo braguista é a Academia de formação, que mereceu, esta semana, honras de visita do Secretário de Estado. Estive lá e comprovei que se trata de uma infraestrutura que impressiona. Gostei muito do que vi, mas mantenho-me apreensivo em perceber como é que, a menos que façamos as equipas só com jovens provenientes da Academia, a gestão financeira daquele louvável equipamento não vai implicar uma diminuição do investimento nos "ativos" que constituem a equipa profissional de futebol. Aguardemos.

O JOGO

JotaCC

'STOJ' E MAIS DEZ
Abel defende dianteiro após a sua polémica saída de campo contra o Moreirense

Abel Ferreira quer impor-se no Sp. Braga e é com diplomacia que o treinador tem marcado o seu discurso nas primeira aparições públicas. Que o diga Stojiljkovic. "Esta foi uma época difícil, desgastante... A vontade e a ansiedade tiram-nos o discernimento e turvam-nos as ideias. É um não assunto e ficou logo resolvido. Seguimos em frente e vai ser titular neste jogo", confirmou, desvalorizando a insatisfação do sérvio quando foi substituído, logo aos 20 minutos, diante do Moreirense.
Abel ainda há pouco chegou, mas esta noite já se vai despedir dos adeptos da Pedreira no que à presente temporada diz respeito: "Eles merecem uma resposta da nossa parte. Nos últimos jogos tivemos grande atitude, lutámos, mas ficou o gostinho por fazer algo mais. Queremos juntar pontos e que as pessoas se identifiquem com a nossa agarra e ambição. Temos de lutar até ao último segundo pela vitória." Abel Ferreira comenta a chamada de tantos jogadores da equipa B, neste caso com a estreia de Didi, outro produto da formação, entre os eleitos: "Temos de nos socorrer deles para completar os 18. Todos estão preparados e tem de haver responsabilidade e exigência."

RECORD

JotaCC

ABC vence Benfica em Braga

O ainda campeão ABC recebeu e venceu (27-26) ontem o Benfica, em Braga, mas falhou a subida ao 4º lugar do Grupo A do campeonato, pois o Madeira SAD também ganhou (32-26) ao Águas Santas no Funchal.
Numa partida que fez relembrar a final do playoff da época transata, o central Pedro Seabra (7 golos) foi o maior trunfo da turma do Minho, que ao intervalo vencia por um golo (12-11). A partida, pautada pelo equilíbrio, acabou por cair para o lado do ABC.
AC Fafe ganha na Maia
No Grupo B, o AC Fafe surpreendeu, ao vencer (29-28) na Maia, o ISMAI, e ganhar fôlego na luta pela manutenção. O Boa Hora confirmou o favoritismo e bateu (32-25) o S. Mamede. Hoje (15h), o Belenenses recebe o Avanca.

RECORD

JotaCC



Resistir a convites dos grandes

DÁ PREFERÊNCIA AO SP. BRAGA

A jovem Mariana Machado tem a perfeita noção que, a médio prazo, pode ter de ser chamada a tomar uma decisão – a de envergar uma camisola dos grandes.
"Mas isso não vai acontecer tão cedo. Gosto muito do ambiente do Sp. Braga, foi aqui que me iniciei e tenho tudo tudo aquilo que preciso. Sou muito acarinhada e isso são valores importantes", confessa a recordista juvenil dos 800 e 1.500 metros.
O clube minhoto tem investido com aquilo que pode. Há uma lista de prémios para os recordes regionais e nacionais e Mariana já colocou quase 200 euros no mealheiro. "Adoro o campeonato por equipas e não podemos pensar apenas em sermos campeãs individuais. Gosto de partilhar os triunfos com as minhas colegas", sustenta.


Lesão deu para aprender

Quando era atleta, Albertina Machado teve a sua carreira em risco e durante três anos sofreu bastante para competir devido a uma lesão na coxa. "Até fui a França para ser observada por um médico. Voltei a correr, mas sempre com dificuldades. Abandonei no início de 2000, com 39 anos", recordou Albertina Machado. Mariana Machado também já esteve parada por uns tempos. Devido a uma canelite teve de ficar em casa. "Deu para aprender que o atletismo não são só os bons momentos. Também há problemas e, por isso, quero seguir com os estudos", diz.



Com 20 valores a matemática

A frequentar o 11º ano, Mariana Machado é uma excelente aluna a matemática e físicoquímica e não podia ter melhor nota a estas disciplinas: 20 valores. "Sempre gostei de matemática, desde muito nova e acho que tenho algumas qualidades. Estudo o que é necessário e aprendo com facilidade", diz a jovem atleta, que ainda não sabe o que vai fazer quando entrar para a faculdade. "A minha filha há-de descobrir a sua profissão e em casa não fazemos nenhuma pressão", refere a mãe Albertina, reconhecendo que os tempos de agora são bem diferentes. "Os miúdos quase nascem ensinados."



Treinos com moderação

A mãe é a primeira a dizer que Mariana tem um enorme espaço de progressão. "Começou por treinar três vezes por semana há dois anos e, no ano passado, começou a fazer mais um treino. Agora faz cinco por semana e descansa à quinta-feira e domingo. Se ela faz estes resultados a treinar pouco, é sinal que no futuro pode melhorar bastante", conclui Albertina Machado, que geralmente acompanha a filha nos treinos ao final do dia. "A seguir ao jantar estuda e no dia seguinte levanta-se às 7 horas para apanhar o autocarro para a escola", frisa.

RECORD

Bruno3429

Sp. Braga-Nacional (antevisão): Pedreira das lamentações
Jogo às 20h15 deste domingo no Estádio Municipal de Braga
Bruno José Ferreira

Minhotos e madeirenses medem forças praticamente para cumprir calendário. Já despromovido, o Nacional visita o municipal bracarense, que se despede de uma época aquém das expectativas. Siga o encontro AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO

Sp. Braga: assegurar matematicamente o quinto lugar é o objetivo no último jogo em casa dos arsenalistas. Depois de três derrotas consecutivas, em Paços de Ferreira, na receção ao Sporting e em Moreira de Cónegos, o Sp. Braga procura o primeiro triunfo da era Abel Ferreira e, ao mesmo tempo, despedir-se da Pedreira com um triunfo.

Nacional: despromovido ao segundo escalão do futebol nacional, o emblema insular pretende deixar uma imagem diferente daquela que ficou patente ao longo da época. No último lugar, com apenas 21 pontos nas 32 jornadas já disputadas, a equipa agora às ordens de João de Deus somou apenas um triunfo nos últimos dezanove jogos.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Assis, Mauro, Vukcevic, Wilson Eduardo e Hassan (lesionados), Rosic (castigados) e Xadas (ao serviço da seleção sub-21).

Nacional: Adriano Facchini e Cádiz (lesionados) e Sequeira e Washington (castigados).


DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira: «Os nossos adeptos merecem uma resposta da nossa parte, uma boa imagem. Nos últimos jogos tivemos grande atitude, lutámos, mas ficou o gostinho por fazer algo mais. Por isso queremos juntar pontos. Os adeptos merecem, os jogadores merecem, numa época difícil e desgastante. Temos de lutar até ao último segundo pela vitória»

João de Deus: «Não se trata de um jogo para cumprir calendário, no plano teórico até pode ser, mas lembro que somos profissionais e temos de honrar a instituição que representamos. Vamos tentar jogar bem e fazer tudo o que está ao nosso alcance para conseguirmos fazer um bom resultado em Braga».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Supremacia inequívoca do Sp. Braga no que às receções ao Nacional da Madeira diz respeito. Em 17 jogos os arsenalistas somam 14 triunfos e 2 empates, pelo que apenas 1 vez os insulares saíram da cidade dos arcebispos com os três pontos, na temporada 2012/2013. Na época passada o Sp. Braga venceu pela margem mínima (2-1), já esta época, no jogo da primeira volta, os dois emblemas empataram sem golos na Choupana.

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga-Nacional, 4-0 (crónica)
Pedreira despede-se com Nacional a ruir
Bruno José Ferreira

Grito de revolta. A Pedreira despediu-se de uma temporada aquém das expetativas com um triunfo robusto sobre o Nacional da Madeira (4-0), assegurando assim matematicamente o quinto lugar da classificação com o regresso às vitórias depois de ter averbado três derrotas consecutivas.

Naquele que foi o último jogo caseiro da época, Abel Ferreira estreou-se a vencer no comando técnico da equipa bracarense - já o tinha feito na primeira volta em Alvalade, mas enquanto interino -, tendo na goleada da penúltima jornada uma espécie de redenção e atenuar dos pecados cometidos ao longo da temporada pelo emblema bracarense.

A vítima da revolta minhota foi o Nacional, já despromovido ao segundo escalão do futebol português. Contudo, os insulares assumem ao mesmo tempo o papel de réu no filme do jogo, ao terem de se penitenciar pelos erros cometidos, essencialmente a nível defensivo.

César e São Bento com entendimento difícil 

Com as contas da Liga Europa arrumadas face ao empate do Rio Ave, restava aos bracarenses carimbar o quinto lugar. Perante um Nacional em viagem de cruzeiro a despedir-se da Liga, o encontro ressentiu-se dessas vicissitudes e foi pouco dinâmico, teve carências no que à agressividade diz respeito e, fruto disso mesmo, o ritmo foi baixo de parte a parte.

Valeu ao Sp. Braga, ainda que fosse a melhor equipa em campo, o desacerto defensivo da equipa de João de Deus para que o resultado se fosse avolumando. Logo aos nove minutos César abriu o ativo para a equipa da casa. Troca de bola aparentemente inofensiva entre o defesa central e Vítor São Bento, César atrasou de primeira com força a mais num gesto técnico defeituoso e introduziu a bola na sua própria baliza.

A três minutos do intervalo a mesma dupla esteve em evidência num número já visto, fazendo da troca de bola uma perigosa ousadia. César atrasou para Vítor São Bento, o guarda-redes recebeu mal e permitiu que Stojiljkovic conseguisse intercetar a bola para a baliza. Dois golos algo caricatos que pelo mio tiveram um terceiro, que nasceu de uma troca de bola bem delineada pelos arsenalistas. Ricardo Horta serviu Stojiljkovic, que se limitou a encostar. 

Segunda metade em ritmo de despedida e com Neto

Depois do período de descanso o figurino do encontro não se alterou, tornando-se ainda mais pachorrento e ainda com menos motivos de interesse. Os insulares não demonstraram argumentos para importunar o Sp. Braga, enquanto que os arsenalistas também pouco fizeram para que a intensidade subisse de tom.

Valeu a entrada de Pedro Neto, jovem de apenas dezassete anos formado no Sp. Braga, para animar as hostes bracarenses. O miúdo que ascendeu diretamente da formação sem chegar a jogar na equipa B foi lançado por Abel Ferreira e fechou a contagem ao apontar o quarto dos arsenalistas perante 8932 espectadores que se regozijaram com a estreia daquela que é tida como uma das joias da formação.

Triunfo incontestável dos bracarenses numa noite em que o pouco futebol contrasta com os números atingidos no resultado e que, mais do que premiar a equipa da casa serve como mais uma punição a um Nacional afundado no último lugar.

Cai o pano sobre a presente época na Pedreira, com o Sp. Braga a garantir aquele que seria o objetivo mínimo dos mínimos.


Sp. Braga-Nacional, 4-0 (destaques)
Bis de Stojiljkovic na estreia do miúdo
Bruno José Ferreira

FIGURA: Stojiljkovic
Bis do querer, da raça e da entrega. O avançado sérvio saiu ainda na primeira parte em Moreira de Cónegos, depois da expulsão de Rosic, sendo o preterido por Abel para equilibrar a equipa. Saiu sem conseguir deixar de demonstrar o seu descontentamento. Esta noite voltou a jogo, aproveitou a oportunidade e mesmo sem um futebol vistoso emprestou o seu cunho ao jogo com uma crença enorme. Fez dois golos plenos de oportunidade, chegando aos nove tentos esta época. O avançado encaminhou-se para Abel e abraçou o técnico, um gesto sentido depois dos acontecimentos recentes.

MOMENTO: César mostra o caminho (9')
Autogolo logo na fase inicial do encontro a traçar grande parte do rumo do jogo, mostrando desde cedo um Nacional muito ténue. Passe atrasado de primeira, de forma displicente, a fazer a bola entrar na própria baliza e a mostrar o caminho do triunfo ao Sp. Braga.

NEGATIVO: Vítor São Bento e César
Noite para esquecer da dupla. Intranquilos, tanto o defesa central como o guarda-redes contribuíram para a prestação pobre do Nacional na Pedreira. Estão ligados diretamente a dois dos golos sofridos pela equipa de João de Deus.

OUTROS DESTAQUES

Pedro Neto
Estreia de sonho com a camisola do Sp. Braga. Apenas com dezassete anos, o miúdo da formação bracarense que já despertou a atenção do Barcelona, foi lançado por Abel e não acusou qualquer pressão. Pegou de imediato na bola, partiu para cima dos adversários e fechou a contagem apontando o quarto golo dos bracarenses.

Filipe Gonçalves
O jogador mais lúcido do Nacional da Madeira, a assegurar os serviços mínimos no meio campo, evitando que a equipa madeirense desmoronasse por completo. Foi o pilar da equipa insular.

Pedro Santos
Irrequieto, como é seu timbre, nem a menor intensidade do jogo retirou capacidade ao canhoto para traçar vários rasgos ofensivos. Está na génese do segundo golo, a par de Baiano, a arranjar espaço de progressão na direita.


Alan apadrinha Neto, 20 anos mais novo: «Ele disse que ia marcar»
No dia em que fez o jogo 400 na Liga, capitão do Sp. Braga viu o jovem de 17 estrear-se com um golo
    
No dia em que cumpriu o jogo 400 na Liga, Alan «apadrinhou» a estreia de Pedro Neto, de apenas 17 anos, que fechou a goleada ao Nacional (4-0). No final, em declarações à Sport TV, o capitão revelou que partilhou o quarto com a nova coqueluche «arsenalista».

«Ele fica no quarto comigo. Eu disse que ele ia entrar e brilhar, e ele disse que ia marcar. Mostrou que é um grande jogador», disse Alan.

Relativamente à marca dos 400 jogos na Liga, o brasileiro disse tratar-se de um registo com «uma importância muito grande», mas não adiantou se vai continuar ao serviço do clube.

«Ainda não conversei com o presidente, como faço todos os anos», disse Alan, adiantando, ainda assim, que «a vontade é sempre jogar, como todos».

Questionado sobre as razões de uma época aquém das expectativas, o capitão recordou que «houve muitas mudanças e também muito azar».

Maisfutebol

Bruno3429

SPORTING E SP. BRAGA CONFIRMAM PRESENÇA NA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL
Voltaram a vencer o Estoril, por 2-0, e a Casa Povo Martim, por 9-0, respetivamente

Sporting e Sp. Braga confirmaram este domingo a presença na final da Taça de Portugal de futebol feminino, voltando a vencer o Estoril, por 2-0, e a Casa Povo Martim, por 9-0, respetivamente.

Líderes isoladas do campeonato, as leoas, que tinham vencido pelo mesmo resultado em casa, venceram no Estoril, graças a golos de Solange Carvalhas e Diana Silva, na segunda mão das meias-finais.

Em Braga, frente à Casa do Povo Martim, as arsenalistas, que tinham vencido em Barcelos por 8-0, voltaram a golear a formação do segundo escalão, por 9-0.

Adri assinou um hat trick, Sara Brasil e Jéssica Silva 'bisaram' e Andreia Norton e Cláudia Garcia marcaram um golo cada na goleada bracarense.

Sporting e Sp. Braga vão tentar conquistar o troféu pela primeira vez, depois das vitórias de Futebol Benfica, em 2014/15 e 2015/16, no Estádio Nacional, em Oeiras, a 4 de junho.

Autor: Lusa

Record

Bruno3429

«Devíamos esta exibição aos adeptos» - Abel Ferreira

O treinador do SC Braga estava naturalmente satisfeito pela vitória sobre o Nacional, a primeira desde que assumiu o comando da equipa.

«Somos profissionais, devíamos esta exibição aos nossos adeptos e foi um triunfo conseguido. Não era fácil motivar estes jogadores, mas apelei à serenidade e ao carater», disse Abel Ferreira na habitual flash interview.

O treinador não deixou de comentar a estreia do jovem Pedro Neto, de apenas 17 anos, que até fez o último golo da partida. «É um dos jogadores que temos com enorme potencial. Se continuar a trabalhar de forma séria terá mais oportunidades neste clube. Tem potencial tremendo, com irreverência, jogue com quem jogar. É um gosto tremendo premiar um jogador formado no clube», afirmou.

A Bola

Bruno3429

Braga goleia despromovido Nacional e confirma quinto lugar

Formação orientada por Abel Ferreira beneficiou de vários erros da defensiva insular.

O Braga confirmou este domingo o quinto lugar na I Liga, ao golear em casa o já despromovido Nacional, por 4-0, em jogo da 33ª e penúltima jornada da prova.

O brasileiro César, com um autogolo aos nove minutos, abriu o caminho para o triunfo bracarense, confirmado pelo sérvio Stojiljkovic (37 e 41) e pelo jovem Pedro Neto (81), de apenas 17 anos, que se estreou na equipa principal arsenalista.

O Braga, que interrompeu uma série de quatro jogos sem vencer, confirmou o quinto lugar, com 54 pontos, enquanto o Nacional, que somou o quinto encontro sem triunfos, é 18º e último, com 21.

Pedro Neto: recusou o Barça e aos 17 anos já marca pelo Braga

Pedro Neto, extremo de apenas 17 anos, estreou-se pela equipa principal do Braga contra o Nacional e marcou um golo. Conheça-o melhor.

No dia 15 de março, o jornal espanhol "Sport" dedicou uma página a Pedro Neto para anunciar a chegada do jogador ao clube catalão na próxima época. Chamaram-lhe "projeto de jogador de top", algo que há muito já tinha sido detetado pelos responsáveis do Braga, sobretudo Abel Ferreira. O treinador, que o convocou para o jogo de Moreira de Cónegos, e que estreou frente ao Nacional, é um dos principais admiradores do jovem extremo, ao ponto de, no início desta época, e numa altura em que Pedro Neto tinha apenas 16 anos (completou 17 a 9 de março), o ter chamado por diversas vezes à equipa B. A estrutura arsenalista manteve o jogador a competir nos sub-17, mesmo que as presenças nos treinos da formação secundárias se tenham repetido ao longo do ano.

Nas últimas semanas, a saída para o Barcelona esteve mesmo iminente, mas António Salvador conseguiu convencer o jogador - e o pai, peça fundamental no processo - a prolongar o contrato com o Braga até junho de 2020, com uma opção de prolongamento, a ser acionada na maioridade do jogador, até ao final da época de 2022/23. Ao contrato de longa duração, Salvador acrescentou-lhe ainda uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Agora, trabalha com o plantel principal e já marca: estreou-se nesta ronda 33 contra o Nacional, entrando em campo ao minuto 72, e fez o 4-0 para os minhotos aos 81'.

Mas, afinal, quem é Pedro Neto? O menino que recusou o Barcelona é filho de Pedro Neto, antigo hoquista do Vianense, e sobrinho de Sérgio Lomba, ex-jogador de Gil Vicente, V. Guimarães, Penafiel e Moreirense. Natural de Viana de Castelo, praticou futebol e hóquei em patins até aos 13 anos, altura em que foi convidado a assinar pelo Braga. "Tive de optar e levar o futebol mais a sério, não dava mais para conciliar", admitiu recentemente o jogador, que se estreou na seleção nacional de sub-17 no passado mês de outubro. Admirador confesso de Bernardo Silva - há muitas sinais comuns na forma de jogar dos dois -, Pedro Neto foi conquistando Abel Ferreira pelas qualidades futebolísticas, mas, sobretudo, pela maturidade que apresenta em campo e fora dele. Este domingo, Pedro Neto cumpriu um sonho.


Abel Ferreira elogia Neto e abre a porta a mais

Abel Ferreira, treinador do Braga, elogia o jovem extremo de 17 anos que se estreou, e logo com um golo, frente ao Nacional.

O Braga venceu o Nacional por 4-0, resultado fechado por Pedro Neto, jovem extremo de 17 anos que se estreou com a camisola da equipa principal minhota. "Neto é um dos jogadores que temos com muito potencial. Hoje demos oportunidade ao Neto e há outros na equipa B e juniores que, continuando a trabalhar de forma séria, dedicada e com a mesma atitude, terão oportunidades nesta equipa. Neto é irreverente, tem um potencial tremendo. Este jogador dá-nos irreverência, não tem medo de encarar o adversário. É um gosto tremendo ver premiar um atleta formado no clube. Com a estrutura que temos, o futuro passa por dar mais oportunidades a estes jogadores, desde que mostrem que merecem essa mesma oportunidade", comentou o treinador Abel Ferreira.

Quanto ao jogo, o técnico do Braga destacou a importância de brindar os adeptos com uma boa exibição. "Somos profissionais, devíamos esta exibição aos nossos adeptos, a nós próprios. Foi uma época difícil, desgastante. Foi um triunfo bem conseguido. Era importante dar uma boa imagem perante os nossos adeptos. Fomos sérios, organizados, sabendo o que tínhamos de fazer", elogiou Abel, deixando uma palavra ao Benfica. "Quero dar os parabéns ao atual campeão nacional e a toda a sua estrutura".

Alan já tinha dado a receita a Neto: "Puto, está a chegar a tua hora"

Veterano capitão do Braga vaticina um futuro risonho para o jovem de 17 anos, que se estreou a marcar com a camisola principal dos arsenalistas.

Pedro Neto, de apenas 17 anos, estreou-se a marcar pela equipa principal do Braga este domingo, frente ao Nacional (4-0), em partida da 33ª jornada da I Liga. No final do encontro, Alan, o histórico capitão arsenalista que conta mais 20 anos do que Neto no cartão de cidadão, revelou que já tinha dado a receita ao jovem extremo.

"Ele [Pedro Neto] ficou no quarto comigo, até. Eu disse-lhe 'puto, está a chegar a tua hora. Vais fazer golo'. Vai dar um bom jogador", rematou Alan, em jeito de previsão.

O Jogo