News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/05

Started by Bruno3429, 04 de May de 2017, 08:21

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Pli: "Ser presidente do SC Braga é um objectivo de vida"
Paulo Machado

P - Como surge esta candidatura e como decorre o diálogo com os associados?
R - Em primeiro lugar quero frisar que estarei sempre disponível para esclarecer os pontos da minha candidatura e inclusive para o debate com o outro candidato, a qualquer dia e a qualquer hora. Este é um objectivo de vida que sempre tive presente e foi muito ponderada. Mal acabei a minha carreira de atleta assumi que tinha como objectivo ser presidente do SC Braga. Ao sentir que tenho qualidades e ara tal e sentir que o SC Braga necessita de uma mudança decidi avançar e não foi nada em cima do joelho, tendo sido tudo muito bem ponderado.

P - Em que assenta esta candidatura?
R - Em primeiro lugar, acho que os adeptos não são devidamente valorizados. Qualquer adepto do SC Braga tem de reconhecer que hoje em dia não se sente reconhecido nessa condição. Em segundo lugar, defendo total transparência. Sou uma pessoa que gosta de estar informado de tudo o que passa no meu clube e acho que o clube deveria ser mais transparente nesse sentido. Por último, amo o meu clube e adoro a minha cidade e não sinto que a minha cidade está unida como deveria ser ao clube. São estes os princípios fundamentais que sustentam a minha candidatura, com o objectivo de dar um novo rumo ao clube.

P - Porque diz que não se sente valorizado enquanto adepto e acha que esse é um sentimento generalizado?
R - Começa logo pela valorização ao nível da comunicação social, na medida em que o SC Braga deveria ter outro tratamento. Com este ciclo de eleições, por coincidência, já se nota que é possível ver que os adeptos estão a ser mais puxados. Mas, tal como eu, há muitos adeptos que acompanham a equipa aos jogos fora e ninguém dá valor por isso. Esse é o primeiro ponto da valorização dos adeptos, já que fazemos tantos sacrifícios e somos tantos quando vamos fora, mas ninguém nos dá esse valor. Por outro lado, nunca me vou esquecer desta direcção ter feito a comparação aos adeptos do clube de outra cidade e fê-lo ao ponto de nos rebaixar. É o acumular de anos a sentir este afastamento e por isso queremos mudar este rumo.

P - E o facto desta época estar a correr menos bem em termos desportivos, também pesou na sua decisão?
R - Nunca me vou aproveitar do SC Braga estar mal ou bem. Se a equipa estivesse em primeiro lugar eu estaria a candidatar-me de igual forma, desde que se mantivessem os pilares que já disse. Não concordo com o caminho que está a ser seguido.

P - Como pretende valorizar os adeptos?
R - Tenho um programa redigido pelo meu cunho onde constam várias medidas, que assentam em ideias que pretendemos implementar. Mais do que as medidas e o ideal que está associado a essas medidas. Repare que todos os adeptos se queixam dos horários dos jogos, a zona envolvente muito escura, ainda as famigeradas escadas que condicionam os adeptos que querem assistir aos jogos da sua equipa. É certo que muitas destas situações têm conexo o contrato celebrado, pois o Estádio é da Câmara, e tudo que queremos fazer deve estar conjugado com a Câmara e o arquitecto da obra. Eu sei disso. Mas garanto que vamos dar tudo por tudo para dar as melhores condições aos nossos adeptos. Se as assistências estão a diminuir não é por culpa dos adeptos, mas temos de perceber porque é que os adeptos não vão e dar aquilo que eles necessitam. Ao falar com as pessoas, respondem que não vão porque tem muitas escadas no estádio, não gostam dos horários ou não têm sítio para comer... ora se estas são as razões, há que definir soluções.

P - O António Pedro Peixoto diz que vai tentar resolver esses problemas, mas tem ideia se esta direcção também já não tentou resolver?

R - Não sei, por causa da falta de transparência. Posso estar a ser injusto, mas a verdade é que o nosso Estádio tem já 13 anos e a nível de melhoramentos para povo não vimos nada. Até pelo contrário, fizeram alterações que prejudicaram ainda mais. A direcção do SC Braga em vez de ouvir os adeptos, faz sem ter a noção de que está a prejudicar. Julgo que não seria difícil conjugar todas as partes, desde a câmara, clube e arquitecto para encontrarmos a melhor solução. Tenho já uma reunião marcada com o presidente da Câmara para tentar saber qual a possibilidade de fazermos isso em conjunto.

P - Ao candidatar-se esta a propor uma ruptura com o passado, principalmente neste último ciclo da era de António Salvador?
R - O SC Braga é uma instituição de quase cem anos e não existe só nos últimos 13 anos desde que chegou o António Salvador. Para mim, todos os presidentes que passaram pelo SC Braga deram muito ao clube e incluído o senhor António Salvador. Quero é levar o clube para outro caminho, porque todos os projectos têm princípio, meio e fim. Todos os projectos esgotam e entendo que o sr. António Salvador tem o seu valor reconhecido pelo trabalho que efectuou mas já esgotou o que tinha para dar ao SC Braga.

P - Porque é que esgotou?
R - Falta paixão e algo mais. O projecto de António Salvador esgotou porque não se capacita que tem de colocar em ponto número 1 os adeptos.

P - António Salvador disse publicamente que as suas ideias ficaram esgotadas num mês quando passou a falar da actualidade do clube, pelo facto de ter criticado a saída de Jorge Simão e a aposta em Abel Pereira nesta fase do campeonato?
R - Estou sempre a par da actualidade do SC Braga e quanto ao projecto e ideias para o futuro do SC Braga lanço já o desafio para debater essas ideias num frente-a-frente. Tenho o meu programa disponível para consulta e nada tenho a esconder. As minhas ideias foram apresentadas de uma só vez e nesse sentido ter-se-ão esgotadas, pois se tivesse a lançar uma de casa vez então ainda não estariam esgotadas. Tenho um programa definido e aquilo que proponho é o debate de ideias. Aquilo que estão a tentar fazer é jogar com as palavras e enganar as pessoas. Dizer que não tenho ideias, quando tenho um programa elaborado com ideias para o futuro do SC Braga e dizer também que só o ataco nas minhas intervenções não está a corresponder à verdade. Se o sr. António Salvador não está habituado a receber críticas, só posso dizer que não é isso que me vai toldar.

P - Porque diz temer o caminho que está a ser definido para o SC Braga por António Salvador?
R - Porque está a ser definido um caminho oposto àquilo que eu defendo. Desde logo porque a direcção tem de perceber que no topo da pirâmide tem de estar os adeptos e de outra forma não vamos a lado nenhum. Nenhum clube consegue lutar por um título nacional se não tiver a força dos seus adeptos. Enquanto não colocarmos os adeptos à frente e mostrar essa paixão, o SC Braga não vai a lado nenhum e continuará na mesma. Aquilo que podemos assistir é ver o Estádio mais vazio, os patrocinadores a fugirem porque não gostam dos estádios vazios, as receitas diminuem e por aí abaixo...

P - O que é não é transparente no SC Braga e o que pretende mudar nesse sentido?
R - Eu sei que me estou a candidatar a presidente do clube e no que diz respeito à transparência é importante dar sempre a informação necessária aos adeptos, mesmo ao nível da SAD. Por exemplo, não posso dizer que não sei quem comprou as acções da SAD. No meu conceito de transparência, por exemplo, não pode existir situações pouco claras como aquela em que veio o empresário do Rafa a dizer que as pessoas têm de se preocupar com aquilo que o presidente fez. Eu importava-me em explicar tudo o que se passa e para quem vai as comissões e o contexto dos próprios contratos. É certo que existem relatórios de contas, mas também há grandes bancos que apresentam relatórios de contas e deu no que deu. No caso de uma auditoria externa e isenta seria diferente.

P - E pretender fazer uma auditoria externa às contas do clube?
R - Não temos nada a esconder e, como tal, proponho que de três em três anos seja feita uma auditoria externa, tendo em linha de conta que os mandatos são

  de quatro anos e assim haveria sempre clarificação em todos os processos de eleições. Se possível, defendo que essas auditorias sejam tornadas públicas e mostrar assim todo o nosso conceito de transparência. Uma das minhas medidas é mesmo fazer auditorias externas ao clube e à SAD de três em três anos.

P - Qual é o peso que acha que o clube deve ter na SAD?
R - Não imagino e nem os sócios pensam que ao votar nas eleições do dia 27 não estão, igualmente, a eleger o presidente da SAD. Todos sabemos que o futebol está sob a alçada da SAD e os sócios que irão votar estão convencidos que também estão a eleger o presidente da SAD...

P - Mas estas eleições dizem respeito ao clube?
R - Eu sei, mas os sócios quando estão a votar estão a querer que o presidente do clube também seja o presidente da SAD. Não lhes passa pela cabeça que a pessoa que estão a eleger não vai gerir os destinos do futebol. Eu sei disso, até porque juridicamente eu posso ser presidente do clube e não ser presidente da SAD. Espero que isso não aconteça, desde logo porque o senhor António Salvador já disse que se demitia e não seria presidente da SAD e, segundo, porque qualquer accionista quer o bem do seu património. Neste caso quem iria padecer seria o SC Braga. Presumo que os accionistas querem o bem para o clube e não me passa pela cabeça ser o presidente do clube e não ser o presidente da SAD.

P - Apesar das eleições direccionadas para o clube, está a assumir já que pretende ser o presidente da SAD em caso de vitória?
R - Permita-me a ousadia, quero e tenho de ser...

P - No que diz respeito às ideias que defende, pode apontar o que está mal na actual estrutura do clube e o que pretende mudar?
R - Não percebo a actual estrutura do SC Braga, que assenta num presidente e seis vice-presidentes, sendo dois vices da presidência, um vice-presidente para o futebol de praia e futsal, um vice-presidente para relações externas e basquetebol, um vice-presidente para a formação e um vice-presidente para o atletismo, volei, taekwondo, bilhar e desporto adaptado. Eu não entendo a lógica desta estrutura. Aquilo que defendo é um presidente da direcção, um vice-presidente da presidência, e depois um vice-presidente para o futebol de formação, um vice-presidente da área financeira, outro para o marketing, um vice para as modalidades e mais dois podem ser novidade: um vice-presidente para a juventude e um vice-presidente para as relações institucionais.

P - Já assumiu que pretende ser presidente do clube e da SAD. E como é que pretende arranjar apoios financeiros?
R - Às vezes as pessoas perguntam-me qual é o meu fundo... Não tenho. Até podia dizer que tenho um fundo de seis milhões e depois dizia que os contratos foram rasgados, como muitos fazem. Mas tenho parceiros de renome que estão ao meu lado e em caso da nossa vitória estarão disponíveis para investir...

P - Vai dizer quem são esses nomes?
R - Não vou dizer esses nomes porque me pediram e estaria a usar armas que não gosto.

P - Mas dão garantias para a gestão necessária de um clube como o SC Braga?
R - Dão garantias. São pessoas que se comprometeram comigo e isso vale muito, apesar de não ter nada escrito.

P - Mas dão garantias para a gestão necessária de um clube como o SC Braga?
R - Dão garantias. São pessoas que se comprometeram comigo e isso vale muito, apesar de não ter nada escrito.

P - Mas a exigência financeira no SC Braga está elevada?
R - A tendência dos clubes é sempre para evoluir, desde logo pelas receitas de televisão. A ser verdade, ou não, não podemos esquecer que existe um contrato assinado para as transmissões televisivas que dá dez milhões por ano. E se analisarmos de onde vem o dinheiro para os clubes verificamos que resultam das transferências, transmissões, patrocinadores, receitas dos jogos e sócios. Destes, há um denominador comum que são os adeptos.

P - Concorda para elevar a ambição desportiva, à imagem do que se passa noutros clubes, é importante existir investidores?
R - Não podemos estar à espera de transferências, mas preocupo-me em formar jogadores e rentabilizar, trabalhando muito todos os outros factores. Se tivermos os estádios cheios, os patrocinadores vão aparecer e se existir transparência há sempre quem se queira associar a nós. O nosso foco é manter os adeptos satisfeitos.

P - E qual é a opinam que tem da actual gestão no clube?
R - Não posso dizer, devido a tal falta de transparência. Aparentemente a gestão está a ser bem feita, porque a SAD apresentou lucro. Nos anos anteriores apresentou prejuízo, mas tenho dificuldades em analisar o relatório e contas porque é muito fácil apresentar aquelas operações. Quero acreditar que o clube respira saúde financeira e é mais uma razão para não serem necessários investidores.

P - Como construir um SC Braga para discutir o título nacional?
R - A nível financeiro não temos armas para discutir com outros clubes. Para equilibrar essas forças é necessário criar uma identidade muito forte, onde a cidade e o clube estejam de mãos dadas.

P - Conhece ao pormenor o projecto da Academia e concorda com este avanço no clube?
R - Cheguei a manifestar numa assembleia geral que só um tolinho é que pode estar contra a Academida Desportiva, mas em abstracto há algumas dúvidas que se levantam e na altura coloquei essas questões: Como vai ser paga? Parece que é a SAD que vai pagar, mas de que forma? Qual é o custo mensal e por época com a manutenção? Neste momento não sabemos nada disso, porque esses montantes nunca foram dados.

P - As portas da academia vão ser abertas aos sócios para verem a obra que está a crescer. Qual a opinião sobre esta medida?
R - No mínimo é uma decisão de pouca ponderação. Estamos em campanha eleitoral e a nossa lista será entregue formalmente ao presidente da assembleia geral no dia 5 de Maio, no mesmo dia em que vão promover esta iniciativa. Aceito que as pessoas queiram conhecer a academia, mas na minha opinião é de bom senso. Informaram-me inclusive que no dia das eleições (27 de Maio) vão abrir as portas da academia e se isso acontecer irei elaborar uma missiva ao presidente da mesa da assembleia porque acho inconcebível e mau tom.

P - Está a desenvolver acções com os clubes da cidade. O que espera desses contactos?
R - Queremos criar a identidade entre a cidade e o clube. É impensável o SC Braga estar num pedestal e associar-se aos clubes do nosso concelho. Podemos fazer parcerias através da troca de bilhetes e captar os jovens para associados do SC Braga nestes clubes. Podemos inclusive fazer uma parceria ao nível da troca de jogadores na formação, para interesse das partes. Lancei a ideia de fazer um jogo por ano com uma equipa de 'all-stars' das equipas do concelho e essa receita seria distribuída pelos clubes, além de proporcionar o convívio e a ligação aos adeptos e à cidade. O que custa ao SC Braga desenvolver uma acção destas e ajudar os clubes da nossa cidade?

P - É verdade que existem elementos na Comissão de Honra de António Salvador que recusaram o convite para fazer parte da sua lista?
R - Confirmo, sem problemas, mas devo fazer um enquadramento. Ao contrário do que foi dito, nunca teci um comentário sobre a Comissão de Honra do sr. António Salvador. Não tenho pejo em dizer que convidei poucas pessoas dessa lista, mas as mesmas pessoas que disseram que foram convidadas e não aceitaram também deveriam ter a hombridade de dizerem as razões que me apresentaram: disseram que me apoiavam e estavam ao meu lado, mas por questões profissionais, comerciais ou laborais não podiam estar na minha lista. E há outros que estiveram na minha lista, mas saíram sem me dizer nada... eu sei porquê. Também tenho pessoas que estão na minha lista e recusaram integrar a Comissão de António Salvador.

Correio do Minho

Bruno3429

ABEL QUER PLANTEL LIGADO À CORRENTE
Técnico pretende evitar que o foco na próxima época provoque uma quebra de rendimento

Ninguém pode relaxar. É essa a mensagem que Abel Ferreira está a passar no balneário do Sp. Braga, deixando claro que o facto de o foco já estar colocado na preparação da próxima época não pode provocar uma quebra de rendimento nas últimas jornadas. Este período de treino e competição é encarado como um ponto de partida importante para implementar uma nova filosofia de trabalho, com ideias e métodos que serão mais simples de colocar em prática em 2017/18 se forem bem interiorizados pelos jogadores.
Internamente, existe a convicção de que podem ser desde já queimadas algumas etapas. Abel Ferreira não abdica de trabalhar a todo o vapor, como fica comprovado pelo facto de o grupo não ter folgado após o desaire com o Sp. Braga, defrontando já amanhã o Moreirense. É preciso ter em conta, por outro lado, que é dado como certo na Pedreira que, a menos que algo de excecional ocorra, o Sp. Braga vai mesmo terminar o campeonato na 5ª posição, pelo que terá de voltar ao trabalho na segunda quinzena de junho, para começar a competir na Liga Europa no final de julho. Todo o investimento que for realizado durante esta fase poderá render juros mais tarde, até porque Abel pretende formatar o grupo à sua imagem.
Entretanto, Joca, Didi e Pedro Neto são jovens que passaram a trabalhar regularmente com o plantel principal, a exemplo de Xadas, mas Abel Ferreira só mais tarde irá decidir a composição do plantel que fará a pré-época.

Autor: Vítor Pinto

AFINAL, CANDIDATURA DE PEIXOTO SÓ AVANÇA NO SÁBADO
Devido à indisponibilidade do presidente da assembleia geral do clube

A oficialização da candidatura de António Pedro Peixoto à presidência do Sp. Braga foi adiada para sábado, por indisponibilidade do presidente da assembleia geral do clube.

Inicialmente prevista para sexta-feira, o candidato adiou a apresentação das listas para sábado, às 09h45, por indisponibilidade de José Manuel Fernandes, segundo fonte da candidatura "Nós somos Braga".

As eleições do Sporting de Braga estão marcadas para 27 de maio e vão opor António Pedro Peixoto, antigo guarda-redes de futsal do clube, e António Salvador, líder dos minhotos desde 2003.

Autor: Lusa

Record

Zav

Abel aposta em Rosic

O defesa-central Rosic tinha sido riscado pelo treinador Jorge Simão, ma Abel decidiu voltar a apostar no atleta, segundo refere A BOLA.

O internacional sérvio, de 23 anos, parece ter a total confiança do novo treinador do SC Braga.

a bola

Bruno3429

Comunicado

O SC Braga congratula-se com a medida anunciada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a implementação, já a partir da próxima temporada, do sistema de vídeo-árbitro.

O SC Braga está, obviamente, a favor da colocação das tecnologias ao serviço do sector da arbitragem, saudando a FPF pela capacidade revelada e pela perceção exata de que o futebol não pode, em 2017, privar-se de ferramentas que estão ao dispor de qualquer espectador e que serão também de extrema utilidade para quem, no terreno, toma e assume decisões.

O SC Braga acredita que esta decisão vai ter um grande impacto para a credibilização do futebol nacional, sendo também um importante garante da defesa e da valorização da verdade desportiva.

O SC Braga, através do seu Presidente, já há muito havia manifestado a sua concordância quanto à implementação do sistema de vídeo-árbitro, mas saúda a FPF pela forma como discretamente conseguiu, abstraindo-se do ruído em torno deste debate e das propostas vagas e oportunistas, trabalhar e apresentar uma solução que só pode merecer aplausos da parte de quem tem como interesse a credibilização e a valorização do futebol português.

A Adminstração da SC Braga, Futebol SAD.


Luther Singh no Mundial de Sub-20

Depois de Xadas, há outro Gverreiro do Minho que vai estar presente no Mundial de Sub-20, que se realiza na Coreia do Sul entre o dia 20 de maio e o dia 11 de junho, na Coreia do Sul. Luther Singh, atleta do SC Braga B, faz parte dos eleitos da África do Sul para a principal competição do escalão. Recordar que o extremo de 19 anos esteve recentemente na CAN Sub-20, onde terminou como melhor marcador da prova com quatro golos e onde somou, também, duas assistências. Somou, também, a primeira internacionalização ao serviço da principal seleção sul-africana. Na Coreia do Sul, os Amajita estarão inseridos no grupo D, juntamente com Japão, Itália e Uruguai.

Calendário de jogos:

21 de maio de 2017

África do Sul – Japão | 9h00 | Suwon World Cup Stadium

24 de maio de 2017

África do Sul – Itália | 9h00 | Suwon World Cup Stadium

27 de maio de 2017

Uruguai – África do Sul | 12h00 | Incheon Stadium


Alma D'Eça é parceiro SC Braga

Ser sócio do Sporting Clube de Braga oferece-te cada vez mais vantagens exclusiva. Todas as quintas-feiras, ao jantar, disfruta do Menu Especial SC Braga – Francesinha + Cerveja por apenas 9€.

Encontra o restaurante Alma D'Eça na rua Eça de Queirós nº 28 (junto ao jardim Santa Bárbara).

Este desconto é exclusivo para sócios do clube.

SCBraga

Bruno3429

Campeonato português terá video-árbitro em todos os jogos já na próxima época
Federação Portuguesa de Futebol decidiu avançar com medida.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai avançar para a introdução do video-árbitro (VAR), inicialmente prevista para 2018/19, já na próxima temporada.

A notícia foi avançada pela imprensa desportiva esta quinta-feira, e confirmada pelo MAISFUTEBOL.

Video-árbitro na liga portuguesa: os casos que pode ajudar a decidir

Todos os 306 jogos da Liga 2017/18 irão contar com o sistema. Os custos serão suportados na totalidade pela FPF,  que poderão ascender na totalidade a 1 milhão de euros.

A notícia deverá ser confirmada e justificada durante o dia pelo presidente Fernando Gomes nos meios oficiais da instituição.

Ao longo da última época foram feitos vários testes offline na Taça de Portugal, com a final, que oporá Benfica a Vitória de Guimarães no Estádio Nacional, a receber o primeiro ensaio online. Ou seja, o árbitro poderá recorrer pela primeira vez ao sistema durante o encontro.

Também a Supertaça terá o apoio da tecnologia.

Portugal será pioneiro, a par da Austrália, Holanda e Alemanha, na implementação do VAR.

Maisfutebol

Bruno3429

#5
Braga quer manter Ricardo Horta
ESPANHOL JUAN CARLOS PODE SER A CHAVE DO NEGÓCIO

Tem sido um dos jogadores em maior destaque, no que à finalização diz respeito (oito golos), sendo que agora o Braga quer o seu contributo tendo em vista a próxima temporada. Ricardo Horta pertence aos espanhóis do Málaga, mas a direção bracarense está a encetar todos os esforços para garantir o jogador na próxima época.

Segundo o que o jornal OJogo noticia, o clube espanhol não pretende a continuidade do jogador, ainda que Horta tenha contrato por mais duas temporadas.

O que o Málaga pretende, e isso pode ser um aliado importante dos arsenalistas, é a continuidade de Juan Carlos, jogador que pertence aos quadros bracarenses e que está emprestado ao Málaga. O jogador espanhol tem feiot uma boa temporada (26 jogos) e pode ser a chave do negócio para o clube de António Salvador.


Leão volta à carga por Vukcevic
Texto por Igor Gonçalves

O Sporting voltou à carga pelo médio do Braga Nikola Vukcevic. Segundo o jornal A Bola os leões fizeram uma nova abordagem aos minhotos pelo internacional montenegrino aproveitando a recente partida entre os dois clubes, no passado fim de semana.

Segundo a mesma publicação, a SAD liderada por António Salvador estará disposta a deixar sair o jogador de 25 anos por cerca de seis milhões de euros, depois de no passado ter colocado a fasquia nos dez milhões de euros.

Recorde-se que o Sporting já tinha feito uma abordagem pelo médio no passado mercado de inverno, mas o valor pedido pelos minhotos era demasiado elevado. Vuckevic tem contrato com o Braga até 2020 e uma cláusula de rescisão fixada nos 20 milhões de euros. 

Zerozero

JotaCC

Peixoto apresenta listas de candidatos

"Nós somos Braga", como se designa a lista de candidatura às eleições para os órgãos sociais do clube minhoto, será entregue depois de amanhã ao presidente da Assembleia-Geral, ainda antes, como estipulam os estatutos, dos 15 dias que antecedem a data limite para a formalização das listas candidatas às eleições, marcadas para 27 deste mês. O ato deveria ocorrer amanhã, mas foi adiado um dia devido à indisponibilidade de José Manuel Fernandes, líder da AG.
O advogado António Pedro Peixoto, de 40 anos, "Pli", como é conhecido em Braga o ex-guarda-redes de futsal dos guerreiros, será o candidato à presidência da Direção do clube e vai a votos com o atual presidente, António Salvador, que dirige o emblema minhoto há 14 anos, desde 2003.

JN

JotaCC

Negociações com Málaga para segurar Ricardo Horta
Empréstimo termina no final da época, mas a SAD pretende garantir o internacional português a título definitivo. Juan Carlos incluído no negócio como moeda de troca

A realizar a melhor época da carreira (oito golos em 41 jogos), Ricardo Horta faz parte dos planos de Abel para a próxima época. Salvador acredita que é possível chegar a entendimento com o Málaga



A preparação da próxima temporada do Braga já se encontra em processo acelerado e, depois de asseguradas as contratações de Fransérgio e Dyego Sousa (Marítimo), a SAD pretende garantir a continuidade de Ricardo Horta para além do atual empréstimo, que termina no final do próximo mês de junho. O extremo encontra-se contratualmente ligado ao Málaga por mais dois anos (até junho de 2019), ainda que o clube espanhol já tenha informado que não tem a intenção de incluir o jogador no plantel da próxima época. Aos 22 anos, e ainda com uma boa margem de progressão, o internacional português deseja dar continuidade à carreira em Braga, sendo esse um trunfo que a SAD pretende usar nas negociações com o Málaga.
Para além disso, o clube andaluz também já manifestou interesse em manter Juan Carlos nos seus quadros. O extremo espanhol encontra-se emprestado ao Málaga pelo Braga, que detém os direitos desportivos do jogador e ainda 10 por cento dos direitos económicos. Juan Carlos tem feito uma boa época em Espanha (26 jogos no campeonato, 22 como titular, e dois golos marcados) e será mais um argumento de peso na negociação por Ricardo Horta.
O português foi contratado em 2014 pelo Málaga, que pagou cerca de meio milhão de euros para o resgatar ao V. Setúbal. Depois de duas épocas em Espanha (três golos em 56 jogos), que lhe proporcionaram uma chamada à Seleção Nacional, na altura treinada por Paulo Bento (esteve na derrota caseira com a Albânia, no arranque da qualificação para o último Campeonato da Europa), Ricardo Horta acabou por aceitar o desafio de regressar no início desta época a Portugal para representar o Braga.
Neste momento, o extremo é o jogador com mais partidas disputadas pelos arsenalistas ao longo da temporada (41), mais quatro do que Baiano (37), tendo já marcado oito golos, num registo interno que só Rui Fonte (15) e Pedro Santos (9)conseguem bater.Esta também é, em termos individuais, a melhor época de Horta, tanto em número de jogos, como de golos marcados.



GOLOS
8
No jogo com o Sporting, Ricardo Horta apontou o oitavo golo da temporada, superando o seu melhor registo individual – sete, em 2013/14, no V. Setúbal



Joca, Didi e Neto firmes no plantel

Numa semana sem direito à habitual folga, por culpa da antecipação do jogo com o Moreirense para amanhã (20h30), o plantel do Braga voltou ontem a contar com as presenças de Pedro Neto (sub-17), Didi e Joca (equipa B) no treino matinal. Para a visita a Moreira de Cónegos, Abel Ferreira, que fará hoje (12h30) a antevisão dessa partida, não terá à sua disposição os lesionados Assis, Mauro, Wilson Eduardo e Hassan, que não jogam mais durante esta temporada.



SAD PAGA CIDADE DESPORTIVA
Líder arsenalista explicou o modelo de financiamento que vai permitir pagar a Cidade Desportiva no próximo mandato

António Salvador voltou a afirmar que pretende pagar a construção da Cidade Desportiva, orçada em cerca de 20 milhões de euros, durante o próximo mandato, mas desta vez explicou também o modelo de financiamento que vai permitir a concretização dessa promessa. "A Cidade Desportiva é património do clube, mas quem vai utilizá-la é a SAD, que terá um contrato de arrendamento mensal, válido por um determinado número de anos. Ora, a atual capacidade de liquidez da SAD vai permitir adiantar, durante os próximos quatro anos, o pagamento das rendas de vários anos correspondentes ao total do custo da obra, com o clube a ter assim condições para pagar a construção da Academia sem ter de recorrer a financiamento externo", explicou o líder arsenalista, durante uma entrevista à Rádio Voz do Neiva.



SINGH NO MUNDIAL DE SUB-20

Luther Singh, da equipa B, foi convocado para representar a seleção de África do Sul no Mundial de sub-20, que vai decorrer, entre 20 de maio e 11 de junho, na Coreia do Sul.Depois de Xadas ter sido chamado por Emílio Peixe, agora foi a vez do extremo africano ficar a saber que também terá oportunidade de brilhar na mais importante competição mundial de sub-20. Singh foi contratado, em janeiro, aos suecos do GAIS, participou em nove jogos na II Liga (um golo), tendo ainda, durante esse período,somado a primeira internacionalização pela seleção principal de África do Sul.

O JOGO

JotaCC

Braga vai pagar como os grandes
O mapa de castigos da 31.ª jornada volta a ter o comportamento incorreto dos adeptos como principal fonte de sanções pecuniárias a clubes

Três isqueiros e duas tochas arremessados para o relvado da Pedreira, no golo da vitória do Sporting, em Braga (2-3) custarão 7.650 euros ao clube minhoto, que viu perdoada uma multa anterior

Benfica, FC Porto (ver página 8), Sporting e Braga terão de pagar milhares de euros pelo comportamento incorreto dos adeptos, na última jornada. A tendência não é nova e, na última jornada, voltou a dominar o mapa de castigos ontem difundido pelo Conselho de Disciplina (CD). A presença de material pirotécnico na Pedreira, algum do qual foi parar ao relvado, juntamente com três isqueiros e ainda os cânticos ofensivos para com o adversário resultaram num total de 12.088 euro sem multas ao Braga, ajuntara o prejuízo dos três pontos perdidos para o Sporting; as infrações disciplinares dos jogadores de Abel custaram, no total, 346 euros. Os potes de fumo e petardos lançados pelos adeptos visitantes custarão aos leões 1760 euros. Também o Benfica volta a ser penalizado pelo facto de os adeptos levarem para o recinto material pirotécnico, que desta vez custará 3673 euros à SAD do campeão nacional.
Para lá das sanções das jornadas das ligas profissionais – que incluem dois jogos de suspensão para Inácio Miguel, do Braga B, expulso na derrota com o Vitória de Guimarães B (2-1) –, o CD multou o Aves em 1785 euros por falta de apresentação de contas do exercício do ano anterior nos termos regulamentares e revogou ainda a multa de 1913€ aplicada ao Braga, após o jogo como Benfica, por agressões de adeptos dentro do estádio, no jogo com o Benfica. O FC Porto viu julgada improcedente mais uma contestação a uma multa por mau comportamento dos adeptos. Na próxima jornada, cumprem um jogo de suspensão Dramé (Moreirense), Yebda( Belenenses ), Ailton( Estoril ), Daniel Podence e Gelson Martins (Sporting), Maxi Pereira (FC Porto), Cris (Feirense). Na II Liga, param Kusunga (U. Madeira), Marouane (V. Guimarães B), Simão (Braga B), Gerevini (Olhanense), Luís Pedro e Mika (Freamunde), Zé Pedro (Covilhã), Calu (Gil Vicente), Lytvyn (Fafe), Felipe Augusto e Luís Ferraz (Vizela), João Paulo (Penafiel), André Carvalhas (Cova da Piedade) e Delmiro (Varzim).

O JOGO

JotaCC

Multas superam os 12 mil euros

O Sp. Braga vai ter de pagar 12.088 euros por multas relacionadas com o comportamento do público frente ao Sporting. Isto por reincidência na entrada de material pirotécnico e no arremesso de objetos perigosos para o terreno de jogo, bem como cânticos ofensivos e utilização de potes de fumo e petardos. Entretanto, o CD aceitou o recurso e revogou uma multa de 1.913 euros relativa à receção ao Benfica.

RECORD

JotaCC

Vantagem mental do Braga
Minhotos aproveitaram inúmeros erros dos fundanenses e ficam mais favoritos para novo embate no arranque do playoff

Bracarenses mais concentrados no jogo de sábado

O BRAGA venceu, sábado, no Fundão (2-4), na penúltima jornada da primeira fase da I Divisão Nacional de futsal, reforçando de imediato o favoritismo para os quartos-de-final do playoff, que vai opor novamente estes dois clubes.
Os fundanenses entraram melhor no encontro, com mais bola e com mais oportunidades. Para além do golo de Couto, Márcio Moreira enviou uma bola à barra dos minhotos. Mas de repente vieram os erros individuais, com perdas de bola fatais, que os bracarenses, muito maduros, aproveitaram de imediato. André Machado e Bruno Cintra deram a volta ao marcador.
Ainda antes do intervalo, Teka redimiu-se e assinou um grande golo, empatando a partida, mas no segundo tempo o Sp. Braga surgiu mais forte, com boa circulação de bola, pressão alta e fazendo valer também a maior frescura física, perante um Fundão desfalcado de Waltinho e Erick (suspensos) e que na segunda parte não utilizou Noé Pardo.
Num lance em que os fundanenses demoraram muito tempo a tirar o perigo da área, Bruno Cintra aproveitou para dar vantagem aos minhotos, que logo a seguir "matariam" o jogo com uma finalização de André Coelho após canto.
Apesar da Desportiva não ter estado mais uma vez ao seu nível, importa sublinhar que foi novamente prejudicada pela arbitragem, numa grande penalidade não assinalada por mão na bola.

JORNAL DO FUNDÃO

JotaCC

Sp. Braga: júnior Pedro Neto estreia-se nos convocados
Jovem é a única novidade para Moreira de Cónegos

O jovem Pedro Neto, ainda júnior, é a novidade da lista de convocados do Sp. Braga elaborada por Abel Ferreira para a deslocação ao terreno do Moreirense. Uma das promessas da formação bracarense, que no decorrer desta época já assinou contrato profissional depois de ter sido associado ao Barcelona, Pedro Neto junta-se aos dezanove convocados do jogo como Sporting.

Com apenas 17 anos, Pedro Neto integrou o trabalho da equipa principal esta semana, apesar de não somar ainda qualquer minuto na equipa B. o atacante é internacional sub-18. De resto não se regista qualquer alteração nos convocados, sendo que Mauro, Assis, Wilson Eduardo e Hassan continuam lesionados e falham, por isso, o jogo desta sexta-feira.

Convocados do Sp. Braga:
Guarda-redes: Marafona e Matheus
Defesas: Rosic, Baiano, Djavan, Ricardo Ferreira, Artur Jorge e Goiano;
Médios: Battaglia, Cartabia, Ricardo Horta, Pedro Santos, Alan, Vukcevic, Xadas e Gamboa;
Avançados: Rodrigo Pinho, Rui Fonte, Stojiljkovic e Pedro Neto.



Abel Ferreira: «Campeão? Vou responder a isso na próxima época»
Treinador do Sp. Braga antecipou jogo com o Moreirense

Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, fez esta quinta-feira a antevisão ao jogo de abertura da 31ª jornada da Liga, no qual os bracarenses defrontam o Moreirense. Confrontando com declarações recentes do presidente António Salvador, que referiu que acreditava no título com Abel no comando da equipa, o treinador respondeu de forma direta.

«Vou responder a isso na próxima época. O meu futuro é hoje, vou prepará-lo no aqui e no agora. Estou focado no próximo jogo e seguramente que vou responder a essa pergunta com toda a clareza», referiu Abel Ferreira, acrescentando que mais importante do que fazer desde já uma triagem para o próximo ano é « valorizar o espetáculo, os jogadores e a grande instituição» que é o Sp. Braga.

A oito pontos do quarto lugar ocupado pelo V. Guimarães, Abel Ferreira assegura que não é complicado motivar os seus jogadores. «Os jogadores percebem o significado de representar este emblema, esta camisola. Quem leva atrás de si uma cidade, um povo, sabe da exigência do clube e de lutar para ser feliz. Temos de encarar este jogo como sempre, o de lutar até ao último segundo pela vitória, e cada um terá de dar o seu melhor para que esta dedicação resulte em três pontos», disse.

Em relação ao jogo com o Moreirense, o treinador aponta o jogo com o Benfica como exemplo das dificuldades que esperam o Sp. Braga, destacando Boateng. «Vamos jogar com um Moreirense que precisa de pontos, sabemos da importância que eles dão a este jogo, mas nós também. Do outro lado está um adversário que nos vai dificultar a tarefa, no passado recente demonstrou isso mesmo. Analisámos os jogos, nomeadamente em sua casa com o Benfica e estamos avisados das dificuldades. Temos de estar atentos ao Boateng e aos movimentos do seu coletivo. Vai ser um confronto de ideias», destacou Abel.

Ainda sobre o jogo com o Sporting, para além de destacar o «compromisso coletivo e a vontade de vencer» da sua equipa, o treinador desvaloriza as sete alterações feitas e mesmo a mudança de esquema tático: «O passado não contava, mas sim o aqui e o agora. Decidi lançar os jogadores que melhor serviriam os interesses do Braga».
O jogo entre o Moreirense e o Sp. Braga, agendado para as 20h30 desta sexta-feira, abre a 31ªjornada da Liga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga: Pedro Neto, de 17 anos, estreia-se nos convocados dos minhotos
O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, convocou hoje o jovem de 17 anos Pedro Neto para a deslocação ao terreno do Moreirense, na sexta-feira, da 32ª jornada da I Liga de futebol.
O jogador, internacional sub-18 por Portugal e que apenas completou 17 anos em março, integrou os trabalhos da equipa principal dos minhotos esta semana e estreia-se agora nos eleitos do novo técnico.

A entrada do jovem extremo é a única novidade em relação à última convocatória, mantendo-se indisponíveis, devido a lesão, Mauro, Assis, Wilson Eduardo e Hassan.

Sporting de Braga, quinto classificado, com 51 pontos, e Moreirense, 16º, com 26, defrontam-se às 20:30 de sexta-feira, no Estádio Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

A lista dos 20 convocados:

Guarda-redes: Matheus e Marafona.

Defesas: Baiano, Ricardo Ferreira, Artur Jorge, Marcelo Goiano, Djavan, Rosic.

Médios: Battaglia, Vukcevic, Xadas, Gamboa.

Avançados: Pedro Neto, Fede Cartabia, Ricardo Horta, Alan, Stojiljkovic, Pedro Santos, Rodrigo Pinho, Rui Fonte.

FUTEBOL365

JotaCC

Vukcevic pode chegar ao Sporting por €6 milhões
'Leões' voltaram a abordar o SC Braga sobre as condições necessárias para avançar pelo internacional montenegrino, aproveitando a deslocação do último domingo.

Nikola Vukcevic, jogador do SC Braga, volta a estar na mira do Sporting. De acordo com o jornal A Bola, os 'leões' voltaram a abordar os minhotos sobre as condições necessárias para avançar pelo internacional montenegrino, aproveitando a deslocação a Braga no último domingo, para o campeonato.

A SAD liderada por António Salvador estará disposta a deixar sair o jogador por cerca de seis milhões de euros, depois de numa primeira fase ter definido uma fasquia mínima de 10 milhões de euros.

Vuckevic, recorde-se, tem contrato com o SC Braga até 2020 e uma cláusula de rescisão fixada nos 20 milhões de euros. Há muito que o jogador, de 25 anos, está referenciado pelos 'leões', nomeadamente por Jorge Jesus, apreciador das suas características.

SAPO DESPORTO

Bruno3429

Pedro Neto convocado

Pedro Neto, de 17 anos, é a grande novidade na convocatória do SC Braga para a deslocação a Moreira de Cónegos, onde esta sexta-feira os Gverreiros do Minho defrontam o Moreirense FC, em jogo a contar para a 32ª jornada da Liga NOS (20h30).

O jovem internacional sub-18 por Portugal, que integra os trabalhos da equipa principal desde o início desta semana, estreia-se assim entre os eleitos, sendo a sua entrada na convocatória a única novidade face à lista elaborada por Abel Ferreira para a anterior jornada.

Com Mauro, Assis, Wilson e Hassan ainda entregues ao departamento clínico, o SC Braga conta para este desafio com os seguintes jogadores: Rosic, Battaglia, Fede Cartabia, Rodrigo Pinho, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Stojiljkovic, Ricardo Horta, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Marafona, Alan, Vukcevic, Artur Jorge, Neto, Xadas, Gamboa, M. Goiano e Matheus.


"Preparados para as dificuldades"

A 32.ª jornada da Liga NOS arranca, esta sexta-feira, com um dérbi minhoto entre Moreirense FC e SC Braga. Os gverreiros de Abel Ferreira – que parte para o segundo jogo no comando técnico – procuram fazer uma reta final de grande nível e viajam até Moreira de Cónegos focados única e exclusivamente na vitória. Contudo, vão ter pela frente um adversário complicado e que precisas de pontos, tal como projetou o técnico no lançamento da partida.

Moreirense FC a criar dificuldades: "Vamos defrontar um Moreirense FC que precisa de pontos e sabemos da importância que eles vão dar a este jogo, tal como nós também vamos dar. Vamos defrontar um adversário que nos vai dificultar a tarefa e que num passado recente demonstrou isso mesmo. Analisámos os jogos, nomeadamente em sua casa com o SL Benfica, e estamos avisados das dificuldades. Vai ser difícil, mas temos de estar preparados para superar isso. Temos de estar atentos ao Boateng, aos movimentos do seu coletivo. Vai ser um confronto de ideias."

O que de bom foi feito contra o Sporting CP: "Este tipo de jogos motivam os jogadores e na antevisão fiz questão de deixar claro que íamos apanhar o melhor Sporting CP da época. Gostei da nossa agressividade, do compromisso coletivo e da vontade de vencer o jogo. Estivemos organizados e tivemos coragem em ter bola. Foi isso que fizemos quando fomos à procura do 2-2. O que menos gostei foi a forma como sofremos os golos, mas não jogámos sozinhos e foi complicado travar o adversário. Temos é que marcar mais golos do que aqueles que sofremos."

Motivação para o que falta disputar: "Para mim não se torna complicado motivar os jogadores. Os jogadores percebem o significado de representar este emblema, esta camisola. Quem leva atrás de si uma cidade, um povo, sabe da exigência do clube e de lutar para ser feliz. Temos de encarar este jogo como sempre, o de lutar até ao último segundo pela vitória, e cada um terá de dar o seu melhor para que esta dedicação resulte em três pontos.

Bruno Novo: "Uma final antecipada"

Portugal joga, esta quinta-feira, uma cartada decisiva na caminhada pela revalidação do título mundial. Nos quartos de final da prova, a equipa lusa defronta o Brasil, num jogo que é visto como uma final antecipada. Bruno Novo, jogador do SC Braga, foi porta-voz do grupo no lançamento de mais uma importante batalha, garantindo que no seio da equipa reinam elevadas doses de confiança, determinação e conhecimento do adversário.

O caminho até aos 'quartos': "Fizemos a nossa obrigação enquanto Campeões do Mundo. Não foi um caminho fácil, mas assim tem um gosto melhor".

O golo, a 23 segundos do fim, que deu o apuramento: "Foi fruto do momento. A jogada correu de um flanco para outro, porque eles estavam a defender muito fechados. A bola vinha tão boa que pensei logo em chutar".

A presença da família nas Bahamas: "Tinham chegado no dia anterior. Foi uma motivação extra não só para mim como para toda a equipa. Jogamos juntos há muitos anos e conhecemos os familiares praticamente de todos. No último Mundial, em Espinho, o convívio foi grande. Revivemos um pouco esses momentos".

Conhecimento absoluto do Brasil: "Sabemos tudo, sabemos a história, sabemos como jogam há 20 anos. Sabemos tanto sobre eles como eles sabem sobre Portugal. Por isso será um jogo que toda a gente gosta de ver, uma final antecipada"

A receita para vencer: "É querer a vitória mais do que eles, correr mais, mostrar mais vontade. E ter uma pontinha de sorte, porque a areia às vezes ajuda e noutras vezes prejudica".

SCBraga

Bruno3429

«Moreirense? Mesmo o Benfica teve dificuldades em ganhar lá» - Abel Ferreira

Os guerreiros do Minho deslocam-se amanhã a Moreira de Cónegos para defrontarem o Moreirense (20:30h), naquele que é o jogo inaugural da 32ª jornada.

Para os arsenalistas, o objetivo do quarto lugar é praticamente uma miragem, dado que se encontram a oito pontos do eterno rival, V. Guimarães.

Abel Ferreira fez ao início da tarde desta quinta-feira a antevisão do encontro, tendo realçado que não será difícil motivar os jogadores para as três rondas que faltam da Liga.

«Não é complicado motivá-los. Os jogadores que estão aqui percebem tão bem como eu o que é a exigência de representar este clube. Vamos encarar cada jogo como encarámos o último. Vamos dar o nosso melhor para que o processo resulte em três pontos no final de cada encontro».

O técnico disse estar também ciente da importância do jogo para o Moreirense, adversário que se encontra em zona aflita da tabela.

«Vamos jogar contra um adversário que precisa de pontos e sabemos da importância que este confronto tem. No entanto, nós também queremos muito vencer perante um oponente difícil e que nos tem dificultado a tarefa num passado recente. Mesmo o Benfica teve dificuldades em ganhar lá. Vamos estar preparados», garantiu.

Relativamente à lista de convocados, nota para a estreia de Pedro Neto, extremo de apenas 17 anos que recentemente foi cobiçado pelo Barcelona.

Lista dos 20 atletas convocados:

Guarda-Redes: Marafona e Matheus
Defesas: Djavan, Baiano, Goiano, Rosic, Ricardo Ferreira, Artur Jorge
Médios: Battaglia, Gamboa, Vukcevic, Cartabia, Horta, Alan, Pedro Santos, Xadas e Pedro Neto
Avançados: Rui Fonte, Rodrigo Pinho e Stojiljkovic

A Bola