News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/04

Started by Bruno3429, 30 de April de 2017, 08:10

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: cinco regressos para a estreia de Abel Ferreira
Joana Russo Belo

Cinco regressos. A convocatória de estreia de Abel Ferreira no comando técnico do SC Braga conta com Marafona, Rosic, Baiano, Vukcevic e Rui Fonte, cinco jogadores que integram o lote de opções para a recepção deste domingo ao Sporting, em jogo a contar para a 31ª jornada da I Liga.
São boas notícias para o novo treinador arsenalista, que passa, assim, a ter mais opções com os regressos após castigo do lateral Baiano, do médio Vukcevic e do avançado Rui Fonte, três jogadores que devem mesmo ter entrada directa no onze dos Guerreiros do Minho frente aos leões, isto depois de terem falhado a deslocação a Paços de Ferreira, encontro que terminou com derrota por 3-1 e precipitou a saída de Jorge Simão.

Já o guarda-redes internacional português Marafona e o defesa central sérvio Rosic, que tinham ficado de fora da lista de Jorge Simão nos últimos jogos - o guardião por lesão e o central por opção técnica - estão de volta aos eleitos de Abel Ferreira.
Em sentido inverso, de saída dos eleitos estão o central Velázquez e o lateral Paulinho.
Ausentes, devido a lesão prolongada, continuam os médios Mauro, Assis, Wilson Eduardo e o ponta-de-lança Hassan, atletas que já não devem regressar mais à competição até ao final da época.

A lista dos 19 convocados do SC Braga para duelo com o Sporting é a seguinte: guarda- -redes: Matheus e Marafona; defesas: Baiano, Ricardo Ferreira, Artur Jorge, Marcelo Goiano, Djavan, Rosic; médios: Battaglia, Vukcevic, Xadas, Gamboa; avançados: Fede Cartabia, Ricardo Horta, Alan, Stojiljkovic, Pedro Santos, Rodrigo Pinho, Rui Fonte.

"Vamos lutar até ao último segundo pela vitória"
Joana Russo Belo

Pela frente vai estar "o melhor Sporting da época". Mas nem por isso o discurso de Abel Ferreira é de receio pelo adversário da 31.ª jornada da I Liga. Pelo contrário. O novo técnico do SC Braga é claro na abordagem ao jogo desta tarde e garante que a equipa bracarense vai lutar até ao último segundo pelos três pontos. Abel sabe bem o que é vencer os leões, até porque, curiosamente esteve no banco em Alvalade, na primeira volta, numa solução interina de transição entre José Peseiro e Jorge Simão, encontro que terminou com o triunfo bracarense.

"Prevejo um Sporting moralizado pelos últimos resultados, em dez jogos, tem oito vitórias, dois empates e a última derrota foi no Dragão, o que demonstra bem o contexto actual do nosso adversário, que passa talvez pelo melhor momento da época. No futebol, todos os jogos têm uma história diferente, é um contexto diferente, estamos à espera de um adversário forte, organizado, moralizado, mas estaremos preparados para dar resposta a este obstáculo e para nos superar perante um bom adversário", frisou o novo treinador, admitindo o sentimento "especial" por defrontar o clube onde terminou a carreira de jogador e se estreou a treinador.

Analisando as diferenças no plantel desde a primeira volta, Abel lembra que "os recursos agora são diferentes": "vamos procurar enganar o nosso adversário, sabendo que, neste momento, goza de uma confiança que na altura não tinha. Dentro dos recursos que temos, vamos ser uma equipa organizada, extremamente competitiva, agressiva, à procura de dar uma alegria aos sócios e adeptos. Estou aqui para preparar bem o jogo e vamos lutar até ao último segundo pela vitória".

Quanto à estratégia para anular a confiança leonina, já está estudada: "temos de olhar para os pontos fortes e anulá-los, é uma equipa com muitas dinâmicas interessantes, muito criativa, com movimentos constantes de apoio e profundidade, gosta de jogar pelos corredores. Vamos procurar bloquear o jogo pelos corredores e os cruzamentos e procurar, numa ou outra saída, conseguir fazer mossa e quando tivermos bola, se tivermos coragem para o fazer, sabemos por onde entrar".
Depois do apelo ao carácter do grupo, Abel acredita "numa equipa determinada à procura de uma vitória que nos dê alma".

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-Sporting (antevisão): Abel novamente à caça do leão
Jogo às 18horas deste domingo no Estádio Municipal de Braga
Bruno José Ferreira

Distantes dos objetivos estabelecidos, Sp. Braga e Sporting medem forças em jogo da 31ª jornada da Liga. Abel Ferreira, que curiosamente orientou os arsenalistas no triunfo em Alvalade, estreia-se no comando técnico dos bracarenses. Siga o jogo AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO

Sp. Braga: a derrota em Paços de Ferreira na última jornada, que deixou os bracarenses a cinco pontos do quarto lugar, atraiu novamente o cenário de crise ao Sp. Braga. Jorge Simão colocou o lugar à disposição, sendo que será Abel Ferreira a assumir os destinos da equipa. O técnico orientou o Sp. Braga interinamente na primeira volta em Alvalade, tendo conseguido uma vitória pela margem mínima. O V. Guimarães abriu a jornada a vencer, pelo que os bracarenses entram em campo a oito pontos do quarto lugar.

Sporting: o empate no dérbi da última jornada pôs um travão na série de cinco triunfos que o conjunto de Jorge Jesus somou. Nas últimas dez jornadas os leões somaram oito triunfos e apenas dois empates, nas receções ao Benfica e ao V. Guimarães, sendo, por isso uma equipa moralizada e num bom momento nesta reta final da temporada. A equipa de Alvalade partiu para esta jornada no terceiro terceiro lugar da classificação, a cinco pontos do quinto lugar ocupado pelo FC Porto.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Mauro, Assis, Wilson Eduardo e Hassan (lesionados).

Sporting: todos disponíveis.


DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «A verdade é que os recursos são diferentes, mas dentro do que temos vamos delinear uma estratégia preparada, executada no treino e vamos procurar enganar o adversário, que goza de uma confiança que na altura não tinha. Vamos tentar ser organizados, competitivos e tentar dar uma alegria aos nossos adeptos».

Raul José (Treinador adjunto do Sporting): «É um jogo difícil em que vamos para ganhar, como sempre. O Sp. Braga é sempre uma equipa forte, sobretudo no seu campo. Se analisarmos o percurso do Jorge Simão, nos sete jogos anteriores não perdeu, só perdeu em Paços. Vinha numa senda de jogos bons e com resultados positivos. Não irá mudar assim tanto com a troca».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O clube de Alvalade tem vantagem no que ao registo de deslocações à cidade dos arcebispos diz respeito. Num total de 69 jogos entre os dois emblemas, os leões somam 32 triunfos contra 24 do Sp. Braga, registando-se ainda 13 empates. O Sporting venceu nas últimas quatro viagens à Pedreira, sendo que no ano passado os leões venceram por quatro bolas a zero. O último triunfo caseiro do Sp. Braga foi em 2012 com Leonardo Jardim ao comando e com golos de Hélder Barbosa e Lima.


Futsal: Sp. Braga garante o terceiro lugar do campeonato
Triunfo impede perseguidores de ultrapassarem minhotos

O Sp. Braga garantiu o terceiro lugar no Campeonato Nacional de Futsal ao bater o Fundão por 4-2, na penúltima jornada da prova.

A equipa minhota foi ao Fundão triunfar e afastar as hipóteses de Modicus e Belenenses chegarem ao terceiro posto. O Belenenses também venceu, por 1-0 com os Leões de Porto Salvo, mas já não é matematicamente possível alcançar o rival.

O Modicus ainda não jogou esta ronda, defronta o Benfica este domingo, mas mesmo que vença os dois jogos que tem não consegue a ultrapassagem.

O Sporting já tinha jogado este encontro no mês passado, devido à presença na final-four da UEFA Futsal Cup. Este domingo joga a final da competição.

Jornada 25:

Sporting – Futsal Azeméis, 7-1 (jogado a 22 de março)

Pinheirense – Rio Ave, 2-4

Fundão – Sporting de Braga, 2-4

Os Vinhais – Burinhosa, 3-7

Leões de Porto Salvo – Belenenses, 0-1

São João – Quinta dos Lombos, 1-2

Módicus-Benfica, este domingo

Maisfutebol

Bruno3429

Gverreiros vencem AD Fundão

O SC Braga/AAUM venceu, este sábado, o AD Fundão por quatro bolas a duas. Com uma vitória convincente, a equipa liderada por Paulo Tavares mantém-se, assim, no 3.º lugar da Liga SportZone com 54 pontos. André Machado, André Coelho e Bruno Cintra(2) fizeram os golos dos Gverreiros do Minho. No próximo sábado o SC Braga/AAUM defronta o Unidos Pinheirense, pelas 18 horas, no Pavilhão da Universidade do Minho, num jogo a contar para a 26ª jornada da Liga SportZone.


'Bês' perdem com o Vitória SC

O SC Braga saiu, este sábado, derrotado (2-1) da visita ao terreno do Vitória SC B. A formação secundária dos Gverreiros do Minho fez claramente por merecer outro resultado, mas acabou por sair altamente penalizada por um erro – crasso – da equipa de arbitragem, aquando da grande penalidade que ditou o primeiro golo do adversário e consequente expulsão de Inácio. Bracarenses seguem na luta pelo terceiro lugar.

O que tinha tudo para ser um excelente espetáculo de futebol acabou manchado por uma decisão profundamente errada da equipa de arbitragem. Ambos os conjuntos entraram bem na partida, repartindo o domínio e a posse de bola. Aos 22 minutos o Vitória SC viu-se reduzido a dez unidades por expulsão de Marouane, depois de travar Luther Singh quando o sul-africano seguia isolado para a baliza. Com mais uma unidade em campo, a equipa orientada por Carlos Martinho procurou assumir um maior controlo de jogo, mas à passagem da meia hora de jogo acabaria por sofrer um duro golpe nas suas aspirações. Na sequência de um livre lateral, Luís Godinho apontou para a marca de grande penalidade por suposta falta de Inácio sobre Dénis. Como se não bastasse, interpretou o lance como agressão e mostrou o cartão vermelho ao defesa bracarense. Na conversão, Tiago Castro fez o primeiro golo da partida.

No segundo tempo o SC Braga B assumiu, naturalmente, maiores riscos em busca de dar a volta ao resultado. Contudo, no segundo minuto da etapa complementar, acabou por sofrer novo soco no estômago com o segundo golo do Vitória SC, por Kiko. A partir daí assistiu-se a uma grande demonstração de caráter, coração e qualidade dos Gverreiros do Minho, que fizeram por merecer outro resultado. Depois de um par de boas oportunidades, Joca acabou mesmo por reduzir à entrada para os últimos minutos do jogo, apontando o décimo golo da sua conta pessoal. Nos dez minutos finais o SC Braga B carregou em busca de um empate que fez por merecer. Contudo, os bracarenses não conseguiram chegar ao golo e regressaram, assim, sem pontos à capital do Minho.

Onze inicial: Tiago Pereira, Anthony D'Alberto, Inácio, Lucas, Thales, Loum (Simão, 45′), Didi, Joca, Tomás Martínez (Bruno Jordão, 53′), Luther Singh e Piqueti (Leandro, 77′)

Suplentes: Clemente, Simão, Neto, Edelino Ié, Bruno Jordão, Ogana e Leandro

Golos: Tiago Castro (g.p, 30′), Kiko (47′) e Joca (79′)


Sub-19 com tarde desinspirada

Os Sub-19 do SC Braga perderam, este sábado, frente ao FC Porto por quatro bolas a zero. Numa tarde desinspirada os Gverreiros do Minho não conseguiram travar os dragãoes. António Xavier (2), Moreto Cassamá e Diogo Queirós fizeram os golos da formação azul e branca.

No próximo sábado o SC Braga recebe o CF Os Belenenses, pelas 16 horas, no Campo da Ponte, em jogo referente à 10ª jornada da 2ª Fase Apuramento Campeão.

Estreia de sonho para o SC Braga

Uma verdadeira estreia de sonho para o automobilismo do SC Braga. Na primeira corrida oficial, Rafael Lobato venceu a prova inaugural no Circuito do Estoril, a contar para o TCR Portugal e o TCR Ibérico. O Gverreiro do Minho revelou-se mais rápido do que o segundo classificado Francisco Abreu (Team Nova Driver) e do que o terceiro Francisco Mora (Veloso Motorsport), pilotos que fecharam o pódio. Patrick Cunha entra em ação amanhã, partindo da 6.ª posição da grelha para esta segunda corrida.

SCBraga

Bruno3429

E agora, que Sporting leva o brinde?
SP. BRAGA RECEBE O SPORTING

Quis o acaso ou o destino que a estreia de Abel Ferreira enquanto treinador principal do Sporting de Braga acontecesse diante do adversário que derrotou na primeira volta em pleno Estádio José Alvalade enquanto técnico interino. 17 jornadas depois, em que ponto estão as duas equipas?

Embora já quase arredado da luta pelo título, o Sporting chega a este encontro numa fase positiva, com o acesso ao play-off da Champions seguro - embora não assegurado - e em busca do 11º jogo consecutivo sem perder. O empate a uma bola na receção ao Benfica não abalou a tranquilidade de uma equipa que atravessa a sua melhor fase da temporada. A última derrota data de fevereiro, no terreno do FC Porto.

A equipa bracarense atravessa, por sua vez, um momento de alguma indefinição. Após a saída de Jorge Simão foi um homem da casa a assumir as rédeas da equipa. O discurso de Abel tem sido agradável e com uma assinalável abertura, mas falta ver se consegue passar das palavras às ações. O quarto lugar será agora muito difícil de alcançar, mas o foco estará em vencer os jogos que restam e esperar por deslizes do rival V. Guimarães. Conseguirá Abel repetir o feito da primeira volta e manter vivo esse sonho do quarto posto?

Na memória mais recente dos bracarenses está a desilusão da derrota (3x1) no terreno do Paços de Ferreira e por isso os adeptos pedem um triunfo diante da equipa leonina, mesmo tendo em conta o estatuto do clube de Alvalade. Mas também os leões exigem triunfos nas jornadas que restam do campeonato, para atenuar a provável dor de mais uma temporada sem títulos.

Baixas entre os guerreiros, leão na plenitude

Se o Sporting consegue chegar a esta partida com todos os jogadores disponíveis, do lado da formação de Abel Ferreira não é bem assim. São quatro as baixas por lesão no Sporting de Braga, que não contará com Mauro, Wilson Eduardo, Assis e Hassan. Por outro lado, destacam-se os regressos de jogadores como Marafona ou Vukcevic, que quase certamente irão diretos ao onze inicial.

A nível tático, há algumas dúvidas por esclarecer na equipa da casa. O esquema habitualmente montado por Jorge Simão irá manter-se com Abel Ferreira no comando ou irá o treinador promover alterações na estratégia? Dúvidas que os onzes iniciais poderão ajudar a dissipar.

Quanto ao Sporting, é pouco provável que haja mudanças drásticas em relação aos últimos encontros, sendo que as principais dúvidas residem na defesa. Paulo Oliveira fica no eixo? Zeegelaar regressa ao lado esquerdo da defesa?


A diferença passa por...

Braga
Marafona

Regressado após lesão, o guarda-redes dos bracarenses terá um difícil teste frente a um Sporting com grande poder de fogo. Bas Dost será a principal ameaça mas o guarda-redes minhoto já demonstrou na atual temporada a qualidade necessária para fazer a diferença. E em jogos com os três grandes é conhecida a propensão dos guarda-redes para se agigantarem.

SPORTING
Ameaça das alas

Abel Ferreira lançou o alerta na antevisão ao jogo: para travar o Sporting, a sua equipa terá de conseguir bloquear os ataques dos leões pelos corredores. É por Gelson Martins e (provavelmente) Bruno César que passará boa parte do perigo nos ataques leoninos. Falta saber se nestes setores será a defesa ou o ataque a ganhar as batalhas.

Zerozero

JotaCC

O plano é tentar enganar os leões
Braga Abel Ferreira prevê um adversário moralizado, mas, agora que assumiu o comando dos guerreiros do Minho, quer entrar a ganhar

O novo técnico do Sporting de Braga, Abel Ferreira, garante que os minhotos vão querer vencer hoje (18 horas, SportTV1) o Sporting e, assim, assinalar da melhor forma a entrada da equipa num novo ciclo.
Para tal, Abel Ferreira idealizou uma "estratégia para tentar enganar" o adversário, apresentando uma equipa "organizada, competitiva e agressiva".
Na primeira volta, o agora indigitado técnico do Braga já orientou a equipa, interinamente, entre a saída de José Peseiro e a entrada de Jorge Simão, e venceu por 1-0. "Todos os jogos têm uma história e contextos diferentes", alertou, desejoso de "voltar a vencer".
"Prevejo um Sporting moralizado pelos últimos resultados, que passa talvez pelo melhor momento da época. Espero um adversário forte, mas estamos preparados para dar a devida resposta e vencer", disse o ex-técnico dos bês do Braga, que, no Sporting, foi jogador e treinou os juniores e a equipa B, daí admitir que este jogo seja "especial".
Abel Ferreira disse ainda ter a "certeza absoluta" que Jorge Jesus, antes desse jogo de Alvalade, "mandou as pessoas que trabalham com ele ver como jogava a equipa B [do Braga] e que, por isso, "acho que não foi surpreendido pela estratégia minhota".
O novo técnico do Braga elogiou Jorge Jesus, treinador que considerou "muito astuto", voltando a apelar ao caráter dos jogadores, sendo que espera já hoje por uma primeira resposta. "Quando há uma mudança técnica, há sempre algo mental que mexe com os jogadores. Acredito que teremos uma equipa determinada, à procura de uma vitória que nos dê alma", atirou, confiante.


À margem

Técnico seguiu viagem
Apesar de estar de luto, Jorge Jesus viajou com a equipa do Sporting para o Minho. O funeral do pai, Virgolino de Jesus, decorreu ontem de manhã, na Amadora. Ao princípio da tarde, o técnico leonino juntou-se à equipa e seguiu viagem.
Presidente ausente
Bruno de Carvalho não vai estar hoje em Braga. O presidente do Sporting decidiu juntar-se à equipa de futsal no Cazaquistão, que hoje discute o título europeu com o Inter Movistar. "Por mim, por ti, por nós, eu acredito em vocês", escreveu o líder leonino, no Facebook.
Rosic volta aos eleitos
Os regressos de Baiano, Vukcevic e Rui Fonte, todos após castigo, e Marafona, recuperado de lesão, já eram esperados, mas Abel Ferreira, na sua primeira convocatória, recuperou Rosic. O central, recorde-se, falhara os dois últimos jogos, por opção técnica de Jorge Simão.

JN

JotaCC

"ANDRÉ PINTO? NÃO VEJO PROVOCAÇÃO"
Abel Ferreira rejeita qualquer polémica com o Sporting, apesar de os leões terem anunciado a contratação do defesa-central a poucos dias do jogo

"Vamos procurar bloquear os cruzamentos e o jogo de corredores do Sporting" "Quando há uma mudança técnica, há sempre algo mental que mexe com os jogadores"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Uma volta depois do triunfo em Alvalade (1-0), Abel reencontra o Sporting e torna a reconhecer que é um jogo especial. Elogia Jorge Jesus e apela a um clima de paz no futebol português


Abel começou a trabalhar com o plantel principal na passada quarta-feira e pede agressividade frente aos leões

Anteontem, o Sporting anunciou a contratação do exBraga André Pinto até 2021, pelo que o timing podia causar um certo desconforto nos minhotos, mas Abel Ferreira rejeitou todo o tipo de especulação em torno desta situação. "Eu disse, na minha apresentação, que iria fazer de tudo para tornar o futebol um espetáculo a promover, valorizar e elevar. Se quisermos, há sempre um lado negativo. Faz parte, é o normal do futebol. Não vejo provocação nenhuma. O futebol precisa de rivais e de equipas que precisam de competir. Custa-me ver gente que vive do futebol a falar mal dele. Eu não posso cuspir no prato em que como. Custa-me ver isso, mas vivemos num país democrático e livre. Não vale tudo para ganhar", afirmou o treinador do Braga, afastando o cenário de polémica. De resto, à imagem do que aconteceu na primeira volta, admitiu que este "é um jogo muito especial", embora o prepare "da mesma forma", ou não tivesse sido ele jogador e treinador dos juniores e da equipa B dos leões.
Do outro lado, Abel terá um treinador que também conhece muito bem: foi orientado por Jorge Jesus no V. Guimarães. O treinador dos minhotos elogiou o opositor, considerando que dificilmente o irá conseguir surpreender em termos táticos. "Tenho a certeza de que ele foi ver como jogava a equipa B do Braga antes do jogo da primeira volta. A forma como jogámos lá não foi surpresa nenhuma. Conhecendo-o como conheço, sei que mandou pessoas para ver como joga o Braga B. Ele vai estar atento ao que fazemos. Fui treinado por ele, é um treinador astuto, que faz muito pelo futebol português. Tem uma personalidade diferente, mas isso também é positivo para o futebol português, e vai estar preparado como estava na altura. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o desfecho possa ser o mesmo", referiu o técnico, que na primeira volta, assegurando a transição entre José Peseiro e Jorge Simão, foi a Alvalade triunfar por 1-0, com um golo de Wilson Eduardo.
Abel considera, porém, que o Sporting vive agora um contexto diferente do da primeira volta. "Prevejo um Sporting moralizado pelos últimos resultados. Nos últimos dez jogos tem oito vitórias e dois empates, a última derrota foi no Dragão; passa, talvez, pelo melhor momento da época. Espero um adversário forte, mas vamos tentar enganá-los, de forma organizada, competitiva e agressiva", frisou.



QUARTO LUGAR PASSA AO LADO
Abel está apenas focado em ganhar jogo a jogo, isto depois de António Salvador ter desvalorizado a luta pelo quarto lugar

António Salvador, anteontem, afirmou que já não era preocupação para o Braga terminar o campeonato em quarto ou quinto lugar. Entretanto, o V. Guimarães ganhou ao V.Setúbal(2-0) e aumentou provisoriamente para oito pontos a vantagem sobre os arsenalistas. A luta com o rival está cada vez mais difícil, mas passa ao lado de Abel Ferreira. "O meu foco está naquilo que controlo. O meu trabalho é preparar os jogadores nos treinos para vencer os nossos adversários. O meu foco está no jogo de amanhã [hoje]. Queremos fazer um bom jogo, ser muito competitivos e lutar até ao último segundo pela vitória. Não vamos vencer sempre, mas vamos lutar sempre para vencer, onde for e contra que adversário for", referiu o técnico, que depois da vitória em Alvalade, na primeira volta, deixou a equipa isolada no terceiro lugar da tabela.



ELOGIOS AO CLUBE POR JOÃO AROSO

Abel Ferreira comentou a contratação de João Aroso para orientar a equipa B do Braga. Trata-se do reencontro entre dois treinadores que se conhecem bem, fruto dos tempos em que coincidiram no Sporting, mas Abel nega que tenha sido ele a sugerir João Aroso a António Salvador: "O Braga é uma potência do futebol nacional e internacional e não precisa de indicação de treinador nenhum. Foi a estrutura que o escolheu. Foi meu treinador e tivemos muitos diálogos. É uma pessoa competente, lidou com os melhores e sabe o que o Braga pretende para o futuro."



Marafona volta entre dúvidas
Guarda-redes recupera o lugar na baliza, depois de ter falhado os últimos dois encontros

Abel Ferreira apostou sempre no 4x4x2 na equipa B e também foi nesse sistema que surpreendeu o Sporting na primeira volta, pelo que o Braga pode apresentar-se com dois avançados

Face à mudança de treinador e à onda de ausências que enfraqueceu a equipa na última jornada, o onze do Braga deverá registar várias alterações em relação à derrota (3-1) com o Paços de Ferreira. A começar, desde logo, pela baliza. Marafona, recuperado da lesão que impediu de defrontar o FC Porto e o Paços de Ferreira, vai reassumir a titularidade em detrimento de Matheus. Curiosamente, na primeira volta, o internacional português não defrontou o Sporting porque tinha sido expulso no jogo de despedida de José Peseiro, frente ao Covilhã: viu o vermelho já após o apito final dessa partida em que os arsenalistas foram eliminados da Taça de Portugal.
A defesa também irá sofrer, pelo menos, uma alteração. Isto porque Paulinho, titular na Mata Real e que chegara ao Braga pela mão de Jorge Simão, nem sequer foi convocado. Baiano, que cumpriu castigo na jornada anterior, vai, por isso, regressar ao onze. Ricardo Ferreira, que esta época se estreou precisamente com Abel em Alvalade, Artur Jorge e Djavan deverão completar o quarteto defensivo.
De regresso após castigo também está Vukcevic. O montenegrino, ao que tudo indica, terá entrada direta no onze, sendo que reside no meio-campo uma das principais dúvidas em torno da equipa. Caso opte por jogar no 4x4x2 que implementou na equipa B e que utilizou no duelo da primeira volta com o Sporting, Abel Ferreira irá prescindir de um médio, entrando nesta equação Battaglia e Gamboa. Nessa hipótese, jogarão dois avançados, provavelmente Rui Fonte (também cumpriu suspensão na última jornada) ao lado de Stojiljkovic. Recorde-se que no encontro de Alvalade, Abel Ferreira apostou em Rui Fonte e Wilson Eduardo no centro do ataque. E foi precisamente Wilson Eduardo a marcar o golo da vitória, aos 70'.



Abel Ferreira recupera Rosic
Riscado por Jorge Simão nos últimos três jogos, o central sérvio regressou à lista de convocados

Se os regressos de Marafona, Baiano, Vukcevic e Rui Fonte já eram previsíveis, o de Rosic merece particular destaque, uma vez que o defesa central sérvio ficara de fora das últimas três convocatórias de Jorge Simão apenas por opção técnica. Abel Ferreira decidiu, desta forma, recuperar Rosic e deixar de fora Velázquez, o central suplente dos últimos cinco jogos. Refira-se que Rosic passou diretamente de titular (com o Marítimo) para a bancada (a partir da visita ao Feirense) e agora regressa à lista de eleitos, devendo ficar no banco: Ricardo Ferreira e Artur Jorge vão continuar a formar dupla no centro da defesa. Indisponíveis, devido a lesão, mantêm-se Mauro, Assis, Wilson Eduardo e Hassan.



Miguel Pedro
A Abel calhou uma "fava" bem dura de mastigar

O objetivo do quarto lugar está, na minha opinião, tão longínquo como uma teoria que unifique a gravidade e a física quântica

Esta época é marcada pela desilusão, disso não existem dúvidas. A segunda "chicotada psicológica" numa mesma época é sinal disso mesmo. Jorge Simão, eleito por Salvador para relançar a equipa de futebol após a saída de José Peseiro, nunca conseguiu verdadeiramente fazê-lo. A equipa, realisticamente, nem piorou nem melhorou. As equipas de futebol são muito mais do que a soma das diversas partes. Isto é, uma equipa pode ter muitos e bons jogadores e não funcionar como equipa, tendo maus resultados. E, inversamente, uma equipa pode ser formada por jogadores menos conhecidos e de aparente menos-valia e, ainda assim, funcionar como uma grande equipa, conseguindo grandes resultados. E isto vale para os jogadores e para os treinadores. O que faz acontecer uma boa equipa de futebol é algo de mais inefável, menos palpável (é como o que acontece com as bandas de rock).É o conjunto e a articulação das condições, situações e circunstâncias (físicas, mentais, psicológicas) específicas dos jogadores e do treinador e a suas inter-relações que define o valor da equipa. Basta ver a equipa de 2010/11 do SC Braga, liderada por Domingos Paciência. Ou o Leicester do ano passado. Daí o facto de muitos jogadores serem fundamentais numas equipas e "passarem ao lado" noutras equipas. E os treinadores serem muito bons num lado e não resultarem no outro. Por isso, mais do que contratar grandes e bons jogadores, o difícil é contratar jogadores que se adequem à equipa que queremos. Abel Ferreira é, agora, o novo treinador. Um amigo meu postou no FB que a "fava calhou, agora, ao Abel". Abel é – isso todos o dizem – um excelente ser humano. Como treinador, nunca andou no primeiro plano do futebol (exceto a passagem vitoriosa nesta época pelo banco bracarense no jogo contra o Sporting, que todos pretendemos repetir hoje), mas apresentou bons resultados nas equipas que treinou. Aliás, se há equipa da qual podemos, nós bracarenses, estar orgulhosos esta época é o SC Braga B(e a equipa feminina de futebol, é bom lembrar). O Braga B é uma equipa que joga bom futebol e marca muitos golos, sendo a segunda equipa mais concretizadora da Segunda Liga. E, não obstante ter "perdido" bons e importantes jogadores (Xeka, Xadas, Artur Jorge, Gamboa), conseguiu sempre dar uma resposta eficaz, traduzindo-se, para já, num sólido 5.º lugar. Sabe arranjar soluções, que é o que se exige de um bom treinador. A ideia de que Abel passou no seu discurso de apresentação pareceu-me inteligente: fazer um reset da equipa, uma espécie de "começar de novo". É isso mesmo. Mais do que definir objetivos, nesta altura, interessa é fazer uma equipa. O objetivo do 4.º lugar está, na minha opinião, tão longínquo como uma teoria que unifique a gravidade e a física quântica. Mas o perigo de perdermos o 5.º está aí, ao virar da esquina. Por isso, a "fava" que calhou a Abel vai ser bem dura de mastigar. Precisa de todo o nosso apoio.

O JOGO

JotaCC

Penálti e bomba decidem dérbi

Intenso, polémico e com os nervos à flor da pele. Os bês do V. Guimarães e do Braga mediram forças num embate com os pergaminhos de uma rivalidade de décadas entre os dois emblemas. Foi mais eficaz a equipa da casa, somando assim a sexta vitória consecutiva no D. Afonso Henriques, num jogo em que, à meia hora, as duas equipas já estavam reduzidas a dez. A história do encontro começou a escrever-se ao minuto 23, quando Marouane foi expulso por travar Singh, que se encaminhava para a baliza da equipa da casa.
A expulsão do central espicaçou o jogo, sendo que, apenas seis minutos depois, Inácio foi também expulso por uma pretensa agressão a Dénis no interior da área, num lance muito contestado pelo Braga. Castro transformou o castigo máximo, acalmando a equipa num momento em que o V. Guimarães B ameaçava acusar a inferioridade numérica. No reatamento, Kiko desferiu uma autêntica bomba de fora da área, de primeira, batendo Tiago Pereira com um remate colocado e limitando a resposta da equipa B bracarense, orientada pelo adjunto Carlos Martinho. Joca ainda reduziu, a 11 minutos do fim, ao ganhar a Sacko ao segundo poste, na sequência de um cruzamento de D'Alberto, mas não deu para mais. Décimo terceiro triunfo do V. Guimarães B nos últimos 14 jogos em casa, aproximando-se do rival na tabela.

O JOGO

JotaCC

"Vamos procurar enganar o adversário"
ABEL FERREIRA ELOGIA O SPORTING Técnico quer voltar a impor-se a Jorge Jesus, que considera "um treinador astuto"

"PROCURAREMOS BLOQUEAR O SEU JOGO DE CORREDORES E OS CRUZAMENTOS. LUTAREMOS ATÉ AO ÚLTIMO SEGUNDO..."

Em dezembro, Abel Ferreira assumiu o comando interino dos guerreiros do Minho em Alvalade e venceu. Passada uma volta, reencontra os leões como técnico principal de corpo inteiro e igualmente crente de que poderá surpreender o Sporting.
"A verdade é que os recursos são diferentes mas, dentro do que temos, colocaremos em prática uma estratégia preparada no treino e vamos procurar enganar o adversário, que goza de uma confiança que na altura não tinha. Vamos tentar ser organizados, competitivos e dar uma alegria aos nossos adeptos, lutando até ao último segundo pela vitória", prometeu. O treinador de 38 anos, que rendeu Jorge Simão, sabe como contrariar os pontos fortes do rival. "Nós vamos procurar bloquear o jogo de corredores e os cruzamentos do nosso adversário. Tentaremos, numa ou noutra saída, fazer mossa. E quando tivermos bola, se tivermos confiança e coragem para o fazer, sabemos por onde é que temos de entrar, indo à procura dos espaços que o adversário nos possa dar em função do nosso posicionamento. Depois é tudo um confronto de sistemas, de dinâmicas. Eu e os adeptos esperamos que o Sp. Braga seja feliz e seja vencedor", asseverou Abel. O homem de confiança de António Salvador prevê "um Sporting moralizado. Nos últimos 10 jogos, têm oito vitórias e dois empates. Estão no melhor momento da época. Todos os jogos têm uma história diferente, mas vamos ter um adversário forte e moralizado, Estaremos preparados o êxito de Abel Ferreira. "Tenho a certeza de que Jesus, na primeira volta, foi ver como jogava o Sp. Braga B e não teve surpresa nenhuma. Conhecendo como conheço o Jorge Jesus, por quem fui treinado, foi isso que aconteceu. Agora vai ser igual. É um treinador astuto, que tem uma personalidade diferente e faz muito pelo futebol português", elogiou Abel, que tenta desvalorizar o facto de estar perante um momento marcante do seu percurso ao abrir um novo ciclo na carreira. "Logicamente, é um jogo especial, mas preparo-o exatamente da mesma maneira como qualquer outro", garantiu apenas, sem deslumbramento.


Antídoto passa por vencer

Logo na sua entrada em cena, Abel Ferreira procurou abanar o balneário ao relacionar a continuidade no plantel com a atitude na reta final da prova. "Veremos no jogo se deu resultado. Quando se muda de treinador há sempre algo mental que mexe com os jogadores. Procuro ser frontal e quero que os jogadores estejam focados no processo, nas tarefas individuais e coletivas, que saibam o que fazer dentro de campo para que no final o resultado possa ser favorável. Acredito numa equipa determinada, a querer vencer o jogo. Só as vitórias podem dar-nos confiança. O antídoto passa por vencer", salienta, passando ao lado do facto de António Salvador ter retirado a pressão da luta pelo 4º lugar, que está a oito pontos de distância: "Só me foco no que eu controlo para dotar os nossos jogadores de argumentos para vencer o nosso adversário. O meu foco está no jogo com o Sporting."



João Aroso "é competente"

O sucessor de Abel Ferreira na equipa B é João Aroso, técnico que o antigo lateral conhece bem dos seus tempos no Sporting de Paulo Bento, mas ainda assim rejeitando qualquer influência na escolha realizada por António Salvador. "O Sp. Braga é uma potência nacional e internacional e não precisa de indicação nenhuma. A estrutura do clube é que escolheu o João Aroso. Foi meu treinador, conversámos muito e na altura tinha esse diálogo constante com ele. É competente, lidou com os melhores e sabe o que o Sp. Braga pretende para o futuro, o projeto que tem. Precisamos de gente com competência, mas também é preciso dar-lhes tempo. O Xeka foi um caso feliz e rápido de afirmação, mas é necessário dar sempre dois ou três anos para os jogadores crescerem", frisou Abel.



Salvador recebeu grupo

António Salvador marcou presença no treino matinal de ontem, tendo recebido e cumprimentado todo o grupo, vincando assim a sua proximidade na fase de transição. Quanto ao ambiente nas bancadas, a receção ao Sporting foi a maior enchente da época passada, com 19.428 espectadores. Desta vez, atingir a fasquia dos 20 mil já será um sucesso para os arsenalistas, que entram em campo a oito pontos do V. Guimarães.



Vimaranenses vencem dérbi

O V. Guimarães B fez valer o fator casa – onde leva 13 vitórias nos últimos 14 jogos – para vencer o Sp. Braga B, por 2-1, num dérbi intenso e com alguns lances polémicos. O jogo ainda não tinha atingido a meia hora e Luís Godinho já havia mostrado dois vermelhos diretos.
Com um início morno, em que as duas equipas não quiseram assumir muitos riscos, o encontro começou a ganhar emoção com a expulsão do central Marouane, que travou Luther Singh quando o avançado partia isolado para a baliza de Miguel Oliveira. A vantagem numérica do Sp. Braga B durou seis minutos, uma vez que Inácio acabou também ele expulso por ter alegadamente agredido Dénis Duarte num lance inofensivo, em que a bola estava nas mãos de Tiago Pereira. Do penálti assinalado resultou o primeiro golo dos vimaranenses, marcado por Castro.
O Sp. Braga B até teve uma reação positiva, procurando o empate em rápidos contra-ataques. Mas o segundo golo do V. Guimarães B, num potente remate de Kiko logo no arranque do segundo tempo, foi a machadada final para as aspirações da formação interinamente comandada por Carlos Martinho. O golo de Joca, a pouco mais de 10 minutos do fim, ainda devolveu alguma esperança aos bracarenses, mas faltou-lhes forças para ir à procura do empate.

RECORD

JotaCC

Novo registo com atitude

O conceito futebolístico de Abel Ferreira é quase diametralmente oposto ao de Jorge Simão, pelo que são esperadas mudanças já contra o Sporting. O técnico deve dispor os seus recursos em 4x4x2, o sistema em que acredita e já utilizou em Alvalade, mas fazendo de uma atitude superior um ingrediente fundamental, dado o forte descontentamento tanto da SAD como dos adeptos em relação ao desempenho verificado em Paços de Ferreira. Marafona vai assumir a titularidade na baliza, respeitando a hierarquia interna. Baiano volta à direita e Rui Fonte ao comando do ataque. Cartabia esteve mal na Mata Real e pode perder o lugar para Ricardo Horta, sendo Alan outro candidato a ter em conta. Com Stojiljkovic em quebra, o empenho de Rodrigo Pinho pode valer-lhe uma oportunidade, ele que rendeu sempre às ordens de Abel e marcou em Paços.

RECORD

JotaCC

Um reencontro diferente com Abel e Jesus em foco
Muito mudou desde o duelo de Braga e Sporting em dezembro: hoje, "estreia-se" Abel, com os leões a quererem dedicar a vitória a Jesus

Abel Ferreira fez primeiro jogo como técnico interino do Sp. Braga em Alvalade, diante de Jorge Jesus

Cento e trinta e quatro dias depois, muito mudou: Sp. Braga e Sporting reencontram-se hoje, na cidade minhota (18.00, Sport TV1), com estados de espírito bem diferentes do alento bracarense e desânimo leonino com que se concluiu o último duelo entre si (0-1 em Alvalade, a 18 de dezembro). Os leões vivem a melhor fase da temporada, os arsenalistas estão na ressaca de mais uma troca de treinador. E, de ambos os lados, o foco estará nos bancos, por causa da "estreia" de Abel Ferreira e do luto de Jorge Jesus.
Há quatro meses, o Sporting entrava em queda: sofria a segunda derrota seguida (após o 2-1 na Luz), caía para 4.º lugar e estendia a espiral de deslizes (empates em Chaves e nos Barreiros, derrota no Dragão) que o afastaria da luta pelo título. Já o Sp. Braga parecia levantar-se: com Abel Ferreira ao leme – como treinador interino, após a saída de José Peseiro –, vencia em Alvalade, ganhava alento para o resto da época, e subia ao pódio, parecendo ameaçar o emblema leonino.
No entanto, cumprida uma volta, tudo mudou: os leões vivem o melhor momento da temporada (dez jogos sem perder) e ainda espreitam, à distância, o 2.º lugar, enquanto os arsenalistas passam por mais uma mudança de treinador, não têm qualquer hipótese de chegar ao pódio e até o 4.º posto veem como algo distante. O panorama é bem diferente do de dezembro. Só se repetem as presenças de Jorge Jesus e de Abel Ferreira nos bancos.
O técnico do Sporting falhou ontem o treino e a antevisão do jogo, devido ao funeral do pai – Virgolino António de Jesus (antigo futebolista do emblema verde e branco) faleceu na sexta-feira, aos 92 anos. No entanto, hoje, Jorge Jesus já estará com a equipa em Braga. "Quando se perde um ente querido é sempre um momento de dor, mas o Jorge vai voltar com dedicação e paixão. E de certeza que os jogadores vão estar com ele: vamos tentar dar-lhe a vitória, que merece", afirmou o treinador adjunto dos leões, Raul José,ao perspetivar a partida de hoje.

"Vamos procurar enganar" o Sporting, "que goza de uma confiança que não tinha" no encontro da primeira volta, aponta Abel Ferreira

Para o Sporting, o objetivo é claro: "Fazer os 12 pontos e acabar esta ponta final com 14 jogos sem conhecer o sabor da derrota", fixou Raul José, lembrando, no entanto, que o Sp. Braga "é uma equipa forte", que "tem jogadores de grande qualidade e muito poder em casa". De resto, o adjunto de Jorge Jesus julga que o emblema minhoto "não irá mudar assim tanto", apesar da troca no comando técnico.
A partida marca a estreia de Abel Ferreira como treinador principal do Sp. Braga – após a breve passagem, como interino, no jogo da primeira volta. Admitindo que se trata de "um jogo especial", mas que foi preparado "como qualquer outro", o técnico, de 38 anos, vindo da equipa B arsenalista, promete "lutar até ao último segundo pela vitória".
Esperando "um Sporting moralizado, que passa pelo melhor momento da época", Abel – também ex-jogador de ambos os clubes e antigo treinador dos juniores e dos B dos leões – garante estar pronto para lhe fazer frente, como aconteceu na primeira volta. "Vamos procurar enganar o adversário, que goza de uma confiança que na altura não tinha.Vamos tentar ser organizados e competitivos e dar uma alegria aos nossos adeptos", concluiu, na antevisão da partida.

DN

JotaCC

Abel Ferreira pronto para um Sporting "moralizado"

O Sp. Braga volta a defrontar o Sporting sob o comando de Abel Ferreira — agora como treinador principal — na expectativa de repetir a vitória de Alvalade (0-1), até para evitar a fuga do rival de Guimarães na luta pelo quarto lugar. Precisamente um degrau abaixo dos "leões", que não desarmam... na esperança de alcançar o FC Porto.
Na ressaca do clássico e com Jorge Jesus de luto pela morte do pai, o Sporting assume que irá à procura de um resultado para dedicar ao treinador, reconhecendo que os minhotos constituirão obstáculo difícil de superar, sobretudo a actuar em casa, como reconheceu Raul José, técnico-adjunto dos "leões" que substituiu o treinador principal na conferência de imprensa.
No Minho, com o abandono de Jorge Simão e a promoção de Abel Ferreira, há também novidades na convocatória, reforçada com os regressos de Marafona, Rosic, Baiano, Vukcevic e Rui Fonte. Na abordagem a este jogo, o treinador bracarense distingue as realidades da primeira e da segunda volta, alertando para o facto de encontrar um Sporting "moralizado" pela sequência de vitórias quebrada frente ao Benfica e motivado pela perseguição do segundo lugar do campeonato.

PULICO

Bruno3429

13 factos que deve conhecer antes do Braga x Sporting

O Sporting desloca-se a Braga, este domingo, num encontro que marcará a estreia de Abel Ferreira como novo técnico da equipa arsenalista. O zerozero apresenta-lhe as estatísticas do confronto:

Braga e Sporting já se defrontaram por 140 vezes. Os leões apresentam um histórico favorável, tendo ganho 88 jogos, enquanto os bracarenses triunfaram por 31 ocasiões.

Este será o 70.º jogo em casa dos bracarenses entre as duas equipas. O Sporting normalmente apresenta dificuldades em Braga, não tendo vencido metade dos duelos: soma 32 vitórias, contra 24 do Braga. O empate foi o resultado final em 13 ocasiões.

O Sporting venceu nove dos dez últimos jogos entre as duas equipas no campeonato. A única vitória dos bracarenses neste período foi precisamente na primeira volta, quando venceu em Alvalade por 0x1.

Os leões venceram nas quatro últimas deslocações a Braga na Liga. Se voltar a vencer, fará história, já que o Sporting nunca conseguiu vencer cinco jogos consecutivos em casa dos bracarenses no campeonato.

O Braga não vence há duas partidas, tendo empatado os dois últimos jogos caseiros.

A equipa arsenalista só venceu um dos seis últimos encontros em casa, tendo sofrido sempre golos neste período.

O Sporting não perde há dez jogos.

Os leões venceram nas cinco últimas deslocações.

O Sporting só não marcou nos jogos fora de casa por uma vez neste campeonato, quando empatou 0x0 frente ao Nacional, em outubro.

Jorge Jesus não apresenta um registo muito positivo em Braga: em 19 jogos, perdeu 11 e venceu apenas quatro.

Abel Ferreira voltará a orientar na Liga Portuguesa. O seu único encontro foi precisamente frente ao Sporting, em Alvalade, vencendo por 0x1.

Abel foi orientado por Jorge Jesus no Vitória de Guimarães, em 2001/02.

Manuel Fernandes é o goleador do duelo entre bracarenses e sportinguistas: marcou 23 golos em 26 jogos.

Zerozero