News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/04

Started by JotaCC, 26 de April de 2017, 07:42

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Simão: Vítima ou réu?
FOI CURTA A PASSAGEM DO TÉCNICO POR BRAGA
Texto por Luís Rocha Rodrigues com Jorge Fernandes

O objetivo neste artigo não será dar uma resposta ao título, mas sim apontar as principais peripécias de uma passagem que foi mais curta que o que se previa. Chegou do Desportivo de Chaves e a realizar uma boa prova pelo clube transmontano. No Braga, prometeu os 65 pontos, mas sai do clube bracarense ainda quando faltam quatro jornadas para o fim do campeonato. Jorge Simão entrou de mão firme e afastou o capitão para a equipa B, mas os resultados (e o futebol praticado) não lhe deram razão.

A irregularidade exibicional da equipa não impediu que a equipa se pudesse bater olhos nos olhos diante dos dois candidatos ao título, mas isso não foi suficiente para convencer uma massa associativa do Braga sedenta de bom futebol, e que pouco tempo antes tinha «empurrado» o consagrado José Peseiro para a saída.

Início «autoritário» com série positiva...inédita

Os primeiros tempos de Jorge Simão no clube bracarense pautaram-se pelos bons resultados. O técnico português entrou numa fase de sobrecarga de jogos, e por isso foi difícil introduzir variações táticas- Simão vinha com um histórico de 4x3x3 e continuou com o 4x4x2 que vinha de Peseiro.

Nos primeiros seis jogos, Simão amealhou apenas uma derrota, tendo conseguido nessa fase, pela primeira (e única) vez, uma série de duas vitórias consecutivas ao serviço dos arsenalistas (0x1 frente a Marítimo e 2x0 diante do Tondela)

Ainda assim, o início de Jorge Simão foi marcado pelo afastamento de um dos capitães, André Pinto, do plantel principal. O defesa central acabou por cair para a formação secundária, e acabou por ser contratado pelo Sporting, tenho em vista a próxima temporada. O técnico falou de uma decisão «irrevogável» e referiu que era «inconcebível que o jogador não se sacrificasse pela equipa».

Final Four no pior momento

Jorge Simão teve como principal feito ao serviço dos bracarenses, o apuramento para a final four da Taça da Liga – o apuramento foi conseguido muito às custas de um golo tardio na Madeira.

A Final Four no Algarve chegou e depois da vitória dos arsenalistas frente ao Vitória de Setúbal, e, porque não dizê-lo, da eliminação encarnada aos pés do Moreirense, o Braga era encarado como favorito para o seu quarto título nacional. A final evidenciou os problemas coletivos e o Moreirense foi consagrado como campeão de inverno. A equipa iniciava uma série de seis encontros sem conhecer o sabor da vitória

(Boa) réplica diante dos grandes

Depois da vitória de Abel, em Alvalade, diante do Sporting, Jorge Simão continuou com a tradição de fazer frente aos gigantes do futebol português. Recorde-se que o técnico, ao serviço do Desportivo de Chaves, já tinha eliminado o FC Porto na Taça de Portugal.

Primeiro diante dos encarnados, na Pedreira, Simão conseguiu anular (quase) por completo os encarnados, salvos por um golo de antologia de Mitroglou (0x1). Já nesta fase, as constantes lesões, particularmente no eixo central, incomodavam os planos do treinador.

Mais recentemente frente ao FC Porto, já com o espetro dos 65 pontos muito longe, Jorge Simão continuou a sua senda invencível diante dos portistas, dando ao Benfica ainda mais oxigénio para a conquista do tetra campeonato (1x1).

Simão ainda foi capaz de lançar na equipa principal elementos da equipa secundária – orientada então por Abel, novo treinador da equipa principal – (Gamboa, Pinho, Xadas e Bruno Wilson), mas isso foi insuficiente para convencer António Salvador (e o próprio Jorge Simão) a esquecer os 65 pontos prometidos.

Zerozero

Bruno3429

Abel Ferreira oficialmente apresentado

Abel Ferreira foi, esta quarta-feira, oficialmente apresentado como treinador do SC Braga. Na cerimónia de apresentação, que contou com a presença dos vários elementos da estrutura bracarense, o agora novo técnico da equipa principal mostrou-se naturalmente feliz por atingir este patamar, apresentando um discurso apaixonado, ambicioso e assente na gratidão para com todos aqueles que o ajudaram ao longo da sua carreira. O presidente António Salvador abriu a cerimónia, recordando o percurso trilhado por Abel Ferreira e salientando que chegou o momento do agora ex-técnico da equipa B assumir a formação principal dos Gverreiros do Minho.

António Salvador: "Chegou a hora de o Abel ser o treinador"

"O Abel é um homem da casa. Em 2004 quando o contratei como jogador não era titular na equipa onde estava (Sporting). Pela forma como se expressou, pelo carácter que teve comigo nessa conversa, decidi contratá-lo, e bem, porque mostrou que era um grande jogador, que era um líder dentro do campo. Depois foi para outro clube e ainda nos trouxe retorno. Mais tarde, acabaria por ser treinador desse mesmo clube e, quando deixou de o ser, telefonei-lhe e disse que Braga era a sua casa. Disse-me que não era o momento e mais tarde insisti, oferecendo-lhe um projeto. É um trabalho que está à vista de toda a gente. Chegou a hora de ser o treinador da equipa principal. Tem a mística do clube e desejo muitas felicidades para a sua equipa e espero que nos dê muitas alegrias".

Abel Ferreira: "Prometo organizar a equipa, torná-la disciplinada e competitiva"

"Não me posso esquecer quem trabalhou comigo diretamente nestes dois anos e meio. Ninguém vence sozinho, serei melhor tanto quanto forem as pessoas que me rodeiam. Foram dois anos e meio de excelência, de trabalho e sacrifício. Presidente, admiro-o pela ambição, pela exigência e pela visão que deu a este clube. Quando regressei, dez anos depois de ter saído como jogador, constatei a grande estrutura que temos e a potência que é o SC Braga a nível nacional e internacional. Estou consciente do que me compete fazer, tenho confiança e farei tudo para concretizar o seu sonho. Prometo organizar a equipa, torná-la disciplinada e competitiva. Uma coisa podem a ter certeza: não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas vamos lutar até à última gota de suor para vencer todos os jogos".

SCBraga

Bruno3429

Abel Ferreira: "Quem não mostrar caráter e valores vai ter de partir"

Na apresentação como novo treinador do Braga, o sucessor de Jorge Simão deixou um recado para todos os jogadores do plantel

Abel Ferreira foi apresentado esta quarta-feira como novo treinador do Braga. O técnico que estava na equipa B e que assinou um contrato válido até 2020 deixou um aviso a todos os jogadores que fazem parte do plantel.

"Enquanto estiver aqui neste cargo vamos ganhar todos e perder todos. Comigo, vamos ganhar e perder todos. Os jogadores têm uma oportunidade de mostrar, em quatro jogos, quem quer pertencer a este novo ciclo. Quem o fizer vamos escolher e vamos ficar com eles. Quem não mostrar caráter e valores, infelizmente vai ter de partir".

Quarto lugar é possível?

"O quarto lugar não depende de nós. Independentemente dos resultados, temos de melhorar os níveis anímicos e o rendimento da equipa. O que as pessoas do clube, da SAD e todos os bracarenses querem ver é outra atitude e outra imagem. Queremos criar uma identidade, que não é fácil conseguir durante um mês, com a qual os nossos adeptos se identifiquem".

O que vai fazer desta equipa

"Prometo organizar a equipa, torná-la disciplinada e competitiva. Uma coisa podem a ter certeza: não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas vamos lutar até à última gota de suor para vencer todos os jogos".

Mensagem para quem esteve no projeto da equipa B

"Não me posso esquecer quem trabalhou comigo diretamente nestes dois anos e meio. Ninguém vence sozinho, serei melhor tanto quanto forem as pessoas que me rodeiam. Foram dois anos de excelência, de trabalho e sacrifício".

Salvador e a opção Abel: "Não teve nada a ver com o jogo de Alvalade"

Abel Ferreira foi na tarde desta quarta-feira apresentado como treinador da equipa principal do Braga. António Salvador, presidente do clube, justificou a aposta para o lugar de Jorge Simão. "Hoje as atenções devem ser para o mister Abel que será treinador do Braga até 2020. É um homem da casa. Em 2004 quando o contratei como jogador não era titular na equipa onde estava (Vitória de Guimarães). Pela forma como se expressou, pelo caráter que teve comigo nessa conversa, decidi contratá-lo, e bem, porque mostrou que era um grande jogador, que era um líder dentro do campo", afirmou Salvador na apresentação.

"Quando deixou de ser treinador desse clube telefonei-lhe e disse que Braga era a casa dele. Disse que não era o momento e mais tarde insisti e disse-lhe que tinha um projeto. É um trabalho que está à vista de toda a gente. Chegou a hora de ser o treinador da equipa principal. Tem a mística do clube, muitas felicidades para a sua equipa e espero que nos dê muitas alegrias", continuou o líder do clube minhoto.

"Obviamente que a decisão pelo Abel não teve nada a ver com o jogo que fez em Alvalade. Tem a ver com um trabalho que tem vindo a ser feito com o Abel. Sabemos o que tem feito, o projeto que tem desenvolvido. Mais tarde ou mais cedo sabíamos que ia chegar à equipa principal. Era um trajeto que estava ser preparado", terminou António Salvador.


A saída de Jorge Simão explicada por António Salvador

António Salvador apresentou esta quarta-feira Abel Ferreira como treinador do Braga e também falou sobre a saída de Jorge Simão.

Abel Ferreira foi na tarde desta quarta-feira apresentado como treinador da equipa principal do Braga. António Salvador, presidente do clube, aproveitou a cerimónia para explicar a saída de Jorge Simão do comando técnico.

"Jorge Simão pediu para sair e antecipou a entrada do Abel na equipa principal. Quando contratei Simão foi por uma opção coerente, pelo trajeto que vinha a fazer, acreditava que podia singrar aqui. As coisas não correram bem. Infelizmente, sou o primeiro a assumir, com muita dignidade e honra. Foi ele que decidiu que não tinha condições para atingir objetivos", explicou Salvador.

O Jogo

Bruno3429

Abel Ferreira: «Quem não tiver valores não ficará no plantel»
Treinador espera «outra atitude da equipa» nas quatro jornadas que restam
Bruno José Ferreira

Abel prometeu «lutar até à última gota de suor» nas quatro jornadas que restam ao Sp. Braga na presente temporada. O treinador de 38 anos assume o comando técnico do clube bracarense até 2020, revelando que o objetivo imediato é «aumentar os índices anímicos, o rendimento da equipa, fazer reset e lutar pela vitória», acrescentando que independentemente dos resultados até ao final da época começará desde já a preparar a próxima temporada.

«O que posso prometer nestas quatro jornadas é lutar em todas elas para vencer. Depois, em agosto, estarei aqui para responder com clareza e frontalidade sobre os objetivos. Neste momento o único foco são estas quatro jornadas. O que mais me preocupa é preparar a equipa para lutar para ganhar seja onde for. Quem está nesta casa só pode ter o pensamento de lutar sempre para vencer. Nada melhor do que uma vitória para levantar os índices anímicos da equipa», referiu o técnico projetando desde já a receção do próximo domingo ao Sporting.

Questionado se ainda acredita que o Sp. Braga possa atingir o quarto lugar, Abel referiu que pretende outra atitude. «O quarto lugar não depende de nós. O que tenho a fazer é melhorar rapidamente os índices anímicos e o rendimento da equipa, independentemente dos resultados. Foi isso que estabeleci com o presidente. O que queremos é outra atitude, criar uma identidade com a qual os adeptos se identifiquem».

Ainda assim, o novo treinador da equipa principal do Sp. Braga, que sobe dos «bês», promete «lutar até à última gota de suor».

«Prometo organizar a equipa, torná-la disciplinada, competitiva, não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas vamos lutar até à última gota de suor. Os jogadores têm uma oportunidade para mostrar o quanto querem pertencer a este novo ciclo. Quem quiser pertencer vamos ficar com eles, quem mostrar que não tem caráter nem valores vamos ter de os deixar partir. Só quem mostrar que tem esses valores é que ficará no nosso plantel no próximo ano», vincou.

Abel Ferreira terá como equipa técnica o adjunto Vítor Castanheira, o observador Carlos Martinho e o preparador-físico João Martins, sendo que Jorge Vital continua como treinador de guarda-redes.

Abel Ferreira, de 38 anos, começou a carreira nos juniores do Sporting, tendo depois dado o salto para a equipa B dos leões. Cumpria a terceira época no comando técnico dos «bês» bracarenses. Na primeira volta orientou a equipa do Sp. Braga em Alvalade, tendo conseguido vencer por uma bola a zero.

António Salvador: «Abel? Mais cedo ou mais tarde ia chegar cá»
Presidente arsenalista referiu que ligou a Abel à meia-noite para orientar o treino desta manhã
Bruno José Ferreira

A escolha de Jorge Simão para treinador principal do Sp. Braga vem na sequência de uma pretensão antiga de António Salvador. Na conferência de imprensa de apresentação do novo técnico, o presidente do clube bracarense recordou a contratação de Abel enquanto jogador, adiantando ainda que ligou ao técnico à meia-noite para orientar o treino de hoje.

«A decisão do Abel nada teve a ver com o jogo em Alvalade [primeira volta]. Sabia e tinha a convicção que pode correr bem. Esta decisão tem a ver com o trabalho que tem vindo a ser feito na equipa B. Sabemos o conhecimento que tens nesta casa. Não entra na altura mais desejadas, mas sabíamos que mais cedo ou mais tarde ia cá chegar. Depois da saída do Jorge Simão antecipou-se, mas já estava a ser preparado. Liguei logo ao Abel, foi a primeira pessoa, que possivelmente teria de estar às 8horas no clube. Liguei-lhe depois à meia-noite, já estava a dormir, para confirmar», adiantou António Salvador.

O líder máximo dos bracarenses foi ainda questionado se Jorge Simão foi um erro de casting, na medida em que esteve apenas quatro meses no Minho, assumindo que a opção pelo anterior técnico foi coerente: «Quando contratei o Jorge Simão contratei-o como uma opção coerente, pelo trajeto que vinha a fazer. Acreditava que podia singrar aqui como técnico. As coisas não correram bem, há que assumir e sou o primeiro assumir. Não correu bem e com muita dignidade e muita honra expôs os problemas, disse que já não podia chegar aos objetivos a que se propôs».

Salvador elogiou, por fim, as competências de Abel Ferreira. «O trabalho está à vista de todos. Sente o clube, tem a mística do clube e esta equipa que vai ser o Braga do futuro».

Abel Ferreira: «Fazer reset e lutar pela vitória»
Treinador ascende da equipa B e sucede a Jorge Simão
Bruno José Ferreira

Abel Ferreira foi oficialmente apresentado como treinador do Sp. Braga, assumindo em conferência de imprensa, realizada no municipal bracarense, que o objetivo até ao final da temporada é «lutar jogo a jogo pela vitória».

«Estou consciente da responsabilidade que me confere, farei tudo que estiver ao meu alcance para dar seguimento ao seu [António Salvador] sonho e à sua ambição. Prometo organizar a equipa, torná-la disciplinada e competitiva. Não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas vamos lutar até à última gota de suor. É preciso fazer rapidamente reset e lutar pela vitória»

Abel Ferreira, de 38 anos, começou a carreira nos juniores do Sporting, tendo depois dado o salto para a equipa B dos leões. Cumpria a terceira época no comando técnico dos «bês» bracarenses. Na primeira volta orientou a equipa do Sp. Braga em Alvalade, tendo conseguido vencer por uma bola a zero.

Maisfutebol

Bruno3429

«Jorge Simão? Correu mal. Assumo as minhas responsabilidades» - António Salvador

À margem da apresentação de Abel Ferreira como novo técnico dos guerreiros, o líder da SAD bracarense não se coibiu de falar sobre a saída de Jorge Simão.

«Quando contratei o Jorge Simão, foi uma opção coerente, foi por aquilo que ele fez nos clubes por onde passou. Acreditei que ele ia singrar. Temos de assumir que as coisas não correram bem e assumo as minhas responsabilidades. Ele, ontem, com toda a dignidade pediu-me uma reunião e disse-me que queria sair porque já não ia conseguir os objetivos».

Sobre Abel Ferreira, António Salvador referiu que chegou na hora certa à equipa principal.

«Tem feito um trabalho que está à vista de toda a gente. Chegou o momento de ser o treinador da equipa principal, tal como o Castanheira (treinador-adjunto), são pessoas que sentem a mística deste clube. Espero que nos venha a dar muitas alegrias, a estrutura está cá para apoiar».


Abel exige carácter e valores

Uma apresentação sem falsas promessas. Abel Ferreira não prometeu o quarto lugar aos adeptos mas prometeu uma atitude diferente para a reta final da Liga.

«Não controlo o quarto lugar e, por isso, não depende de nós. Temos que elevar os indíces anímicos e o rendimento da equipa. Foi isso que estabeleci com o presidente, independentemente dos resultados, o que os adeptos querem é ver outra atitude em campo, vamos tentar criar outra identidade e lutar pela vitória até ao fim», salientou.

O novo técnico dos guerreiros deixou ainda uma mensagem direta para o balneário.

«Nesta casa vamos jogar todos e ganhar todos. Não sou daquele tipo de treinador que quando ganha foi ele e quando perde foram os jogadores... Comigo, todos ganhamos e todos perdemos. Agora os jogadores têm uma oportunidade para demonstrarem que querem pertencer a este ciclo. Cabe-me a mim analisar e quem quiser pertencer fica cá para a próxima época, quem não quiser e não mostrar carácter e valores, vamos ter que os deixar partir!»

A Bola

Bruno3429

Tamila nomeada para os Globos de Ouro

Tamila Holub, atleta do SC Braga, está nomeada para o prémio Melhor Desportista Feminina nos Globos de Ouro, cerimónia que se vai realizar no próximo dia 21 de maio, no Coliseu dos Recreios em Lisboa. A jovem nadadora bracarense, campeã europeia júnior e que somou em agosto do ano passado a primeira presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tem como oponentes Patrícia Mamona (Atletismo), Telma Monteiro (Judo) e Teresa Bonvalot (Surf).

SC Braga à boleia de Patrick Cunha

O SC Braga ao volante de novos desafios. A Legião de Gverreiros chegou finalmente ao desporto automóvel, em mais uma prova de um SC Braga cada vez mais eclético. Patrick Cunha, ao volante do Audi RS3, vai passar a defender as cores do clube bracarense pelo país e pelo mundo, em mais uma aposta em que os gverreiros entram para vencer. O SC Braga fazer-se-á, assim, representar em provas de topo da modalidade, como o TCR Portugal e o TCR Ibérico.

Patrick Cunha assume-se, indiscutivelmente, como uma das principais referências do automobilismo português. Desde a sua estreia, com apenas 16 anos de idade, que vem construindo uma carreira associada às mais importantes competições, mas foi em 2003 que viu confirmado todo o seu potencial, quando se sagrou Campeão Nacional de Velocidade no seu ano de estreia na competição. Confirmada que estava a sua rapidez e astúcia ao volante, começou a envolver-se na luta pela conquista das mais importantes competições nacionais e internacionais. Para 2017, e depois de celebrada a parceria com o SC Braga, Patrick Cunha parte com ambições elevadas para duas provas de enorme prestígio na modalidade: o TCR Portugal e o TCR Ibérico. Para Patrick Cunha – e bebendo da forma de estar do clube do coração – só existe um caminho: vencer.

António Salvador: "É mais uma aposta onde vamos entrar para vencer"

"Esta é uma aposta numa nova modalidade, no caso o automobilismo. Ao longo dos anos temos alargado o leque das modalidades do clube e esta é mais uma aposta onde vamos entrar para vencer. Para isso contamos com o Patrick Cunha, que é um piloto de reconhecida categoria e que certamente nos vai ajudar a alcançar cada vez mais sucessos".

Patrick Cunha: "É uma honra defender as cores do meu clube e da minha cidade".

"É uma honra defender as cores do meu clube e da minha cidade. Quero desde já agradecer ao SC Braga e ao presidente António Salvador pela aposta em mim. O carro é novo para todos e temos muito trabalho pela frente. Mas uma coisa é certa, estamos aqui para lutar pelos lugares cimeiros e, no final, conquistar mais um título para o SC Braga".

Calendário TCR Ibérico:

– Circuito do Estoril | 28 a 30 de abril

– Circuito de Jarama (Espanha) | 10 e 11 de junho

– Circuito de Vila Real | 8 e 9 de julho

– Circuito de Barcelona | 16 e 17 de setembro

Calendário TCR Portugal:

– Circuito do Estoril | 28 a 30 de abril

– Circuito de Jarama (Espanha) | 10 e 11 de junho

– Circuito de Vila Real | 8 e 9 de julho

– Circuito de Braga | 2 e 3 de setembro

– Circuito de Portimão | 21 e 22 de outubro

Destaque, ainda, para a sua participação na 38.ª Rampa Internacional da Falperra – a 5, 6 e 7 de maio -, prova de montanha com incidência no Campeonato da Europa FIA, no Campeonato Nacional e no Campeonato Espanhol da categoria.

SC Braga brilha na Pista ao Ar Livre

O Atletismo do SC Braga exibiu-se em grande nível no Torneio de Abertura de Pista ao Ar Livre, que decorreu de forma simultânea com o Quilómetro Jovem AA Braga, no Estádio 1.º de Maio. Os jovens gverreiros tiveram um notável desempenho nas referidas competições ao conquistarem vários primeiros lugares nos diversos escalões.

Eis as provas conquistadas por atletas do SC Braga:

– Carolina Marques, no escalão de Benjamins, e Matilde Fernandes, em Infantis, venceram a prova de 150 metros;

– Beatriz Santos e Rafael Vilas Boas venceram a Final do Triplo Salto;

– Francisca Silva e João Peixoto, no escalão Juvenis, e João Ferreira, na categoria de Sub-23, venceram os 300 metros;

– Francisco Silva, no escalão de Infantis, Rui Rodrigues, em Juvenis, e André de Oliveira, em Juniores, venceram a final da prova de Lançamento do Peso;

– Ana Catarina Fernandes triunfou no Quadruplo Salto Infantil;

– Inês Fernandes, na categoria de Infantis, e Mariana Machado, em Juvenis, venceram os 1000 metros.

Destaque, ainda, para os novos recordes regionais de Juvenis e Juniores, alcançados por Mariana Machado, nos 1000 metros, e por Francisca Silva nos 300 metros, ambos na categoria de Juvenis.

SCBraga