News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/04

Started by Bruno3429, 06 de April de 2017, 08:55

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Pedro Santos de fora em Sta. Maria da Feira
Carlos Costinha Sousa

É mais uma má notícia para o Sporting Clube de Braga e para o treinador Jorge Simão que, ao que tudo indica, não vai poder contar com os préstimos do extremo Pedro Santos no próximo encontro da I Liga.
O criativo dos Guerreiros do Minho e um dos capitães da equipa lesionou-se depois de uma entrada muito dura de um jogador do Marítimo, no último jogo da equipa bracarense na competição, sendo substituído aos aos 57 minutos. O jogador sofreu uma contusão no tornozelo direito e, segundo as informações recolhidas, não deverá recuperar a tempo de poder ser utilizado.

Esta ausência, a que se juntam Hassan, Assis, Wilson Eduardo e Mauro, todos a recuperar de lesão, abre caminho para o regresso de Alan à titularidade, isto se o treinador Jorge Simão decidir manter a aposta no onze inicial e na estratégia que tem vindo a utilizar, em que Ricardo Horta abraça uma das alas, Fede Cartabia aparece no centro do terreno atrás do avançado, que deve continuar a ser Rui Fonte, e Alan a surgir na outra ala.

As lesões continuam, assim, a limitar o plantel do SC Braga e não permitem que o treinador possa ter uma semana de trabalho mais "descansada", vendo- -se sempre obrigado a trabalhos extra para resolver todas estas situações.
Amanhã, a partir das 20.30 horas, na partida que dá início à jornada 28 do Campeonato Nacional da I Liga, o SC Braga joga em Santa Maria da Feira onde tenta apagar a péssima imagem deixada no último jogo caseiro, em que depois de estar a vencer por claros 3-0 aos 25 minutos, acabou por permitir o empate a três bolas ao Marítimo.

Correio do Minho

Bruno3429

OBJETIVO MÍNIMO ESTÁ AMEAÇADO
Alarme de perda do 4.º lugar a soar devido à vantagem do Vitória no confronto direto

Se o campeonato acabasse hoje, o Sp. Braga ficava em 5º lugar por ter desvantagem no confronto direto com o V. Guimarães. Esse é o critério final da Liga, que no decurso da competição utiliza como fator de desempate apenas a diferença de golos de toda a prova. A igualdade pontual dos rivais minhotos é, assim, ilusória. Se os guerreiros quiserem garantir o 4º lugar, objetivo que António Salvador impôs ao grupo, terão mesmo de fazer mais pontos do que o Vitória nas sete jornadas finais.

Trata-se do objetivo mínimo que Jorge Simão pode alcançar, e do qual depende a esperança de entrada direta na fase de grupos da Liga Europa. Após o empate com o Marítimo, o técnico que chegou em dezembro ficou com o mesmo número de jogos no campeonato que o seu antecessor, José Peseiro. A comparação é inevitável e, em 13 jornadas, Simão somou 18 pontos contra os 26 registados pelo treinador que iniciou a época.

Um pecúlio que explica, ainda, a perda de terreno para o Vitória. Os guerreiros começaram a 2ª volta com cinco pontos de vantagem sobre os vimaranenses, mas em 10 rondas deixaram os vizinhos ganhar embalo na tabela. Há 26 meses, desde fevereiro de 2015, que o Sp. Braga vinha tendo sempre vantagem pontual sobre os vitorianos. Agora, a igualdade a 47 pontos só faz sorrir... os homens de Pedro Martins.

Eleições marcadas

As eleições do Sp. Braga estão marcadas para 27 de maio. A decisão foi do líder da assembleia geral, José Manuel Fernandes, visando preservar a estabilidade da equipa no campeonato, cujo final ocorre na semana anterior. As urnas estarão abertas no Estádio Municipal, das 10 às 19 horas. As listas concorrentes devem ser subscritas por um mínimo de 50 sócios e entregues até 15 dias antes da data das eleições. António Salvador e Pli são, até agora, os únicos candidatos perfilados. Igualmente com o objetivo de manter a tranquilidade, a SAD não comenta qualquer nome de treinador para a próxima época. Não o fez com Gattuso e segue a linha em relação à hipótese de Abel Ferreira, da equipa B, ser promovido. Jorge Simão tem contrato até 2018.

Autor: Vítor Pinto

Record

JotaCC

Eleições marcadas para 27 de maio

S. C. BRAGA José Manuel Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia-Geral, marcou para 27 de maio próximo as eleições para os órgãos sociais do clube minhoto.
O ato eleitoral foi agendado para o sábado seguinte à última jornada do campeonato de futebol, marcada para o domingo de 21 de maio. As urnas estarão abertas entre as 10 e as 19 horas, no Estádio Municipal.
As listas de candidatura terão de ser apresentadas nos serviços administrativos do clube até 15 dias antes da data das eleições.
Dois candidatos já assumiram publicamente o concurso às eleições: o atual presidente, António Salvador, que dirige o emblema minhoto desde 2003; e António Pedro Peixoto, advogado bracarense e antigo guarda-redes de futsal e de de andebol do clube.

JN

JotaCC

ELEIÇÕES SÃO NO DIA 27 DE MAIO
As eleições para os órgãos sociais do Sp. Braga vão decorrer no dia 27 de maio.

A apresentação das listas concorrentes terá de ser feita até 15 dias antes da data agora marcada, existindo dois candidatos já conhecidos: António Salvador, atual presidente e detentor do cargo desde 2003, e António Pedro Peixoto, advogado de Braga e antigo guarda-redes da equipa de futsal do clube, também conhecido por 'Pli'.
O ato eleitoral vai assim ter lugar no sábado seguinte à última jornada do campeonato (termina no fim de semana de 21 de maio) e terá lugar no Estádio Municipal de Braga.

CM

JotaCC

ALAN OU STOJILJKOVIC NA VAGA DE SANTOS
Substituição do extremo-esquerdino, lesionado, é a grande dúvida em torno do onze que Jorge Simão vai apresentar na Feira

Quando Pedro Santos se lesionou com o Marítimo, Jorge Simão apostou em Stojiljkovic, recuando Rui Fonte, mas o capitão também é hipótese, caso o treinador prefira manter o 4x3x3 dos últimos jogos


Stojiljkovic deverá ser o escolhido se Jorge Simão jogar em 4x4x2

Afastado do jogo de amanhã em Santa Maria da Feira, devido à lesão sofrida diante do Marítimo, na sequência da dura entrada de Patrick, Pedro Santos criou uma vaga que pode ser preenchida por Alan ou Stojiljkovic. São os candidatos à substituição do extremo esquerdino, que nos últimos três jogos (Chaves, Belenenses e Marítimo) jogou no centro, no apoio a Rui Fonte. Jorge Simão passou a jogar com três médios e, depois de Battaglia se lesionar, encontrou em Pedro Santos a solução para um sector limitado em termos de opções. O argentino voltou, entretanto, com o Marítimo, mas acabou por jogar mais recuado, perante a ausência, por lesão, de Assis.
Depois de Pedro Santos sair ante os madeirenses (minuto 57), Jorge Simão lançou Stojiljkovic e recuou Rui Fonte. Por isso, essa opção é uma forte hipótese para o onze de amanhã, com o Feirense. Porém, há que levar em conta outra possibilidade. Caso o treinador dos minhotos prefira manter o 4x3x3 utilizado nos últimos quatro jogos e continuar a jogar com apenas um ponta de lança, em detrimento do anterior 4x4x2, Alan pode avançar para a titularidade. Uma questão interessante para a visita à Feira, sendo que do meio campo para a frente não existem mais dúvidas. Vukcevic, Battaglia, Ricardo Horta, Cartabia e Rui Fonte vão manter-se na equipa inicial.
Alan e Stojiljkovic, curiosamente, já não são titulares desde o mesmo jogo, em Setúbal. O brasileiro atuou à direita e o sérvio no centro do ataque, com Rui Fonte. Nessa partida, Jorge Simão deu o primeiro sinal de alteração de sistema tático, que se confirmou na jornada seguinte, frente ao Arouca. A partir daí, Stojiljkovic foi quatro vezes suplente utilizado e Rui Fonte sempre a escolha inicial para o ataque. Por sua vez, o experiente capitão perdeu o lugar para Cartabia, que já vinha a prometer a entrada no onze e foi reforçado pelo golo marcado no Estádio do Bonfim.

DADOS

ONZE
4
Alan e Stojiljkovic estão afastados da equipa inicial há quatro jornadas. Ambos foram titulares pela última vez em Setúbal
MINUTOS
1500
O internacional sérvio é o 12.º jogador do Braga mais utilizado nesta época. Alan é apenas o 20.º, apesar de já ter participado em 27 jogos. Stojiljkovic só tem mais duas presenças do que o capitão
PONTOS
65
Com 47 pontos acumulados nesta altura e apenas 21 para disputar, o Braga só poderá perder um jogo até ao final da I Liga para atingir a meta estabelecida por Jorge Simão


FEIRA ATRÁS DA MELHOR SEQUÊNCIA

O Braga não vive dias positivos, é certo, e vem de ser apanhado na classificação pelo V. Guimarães, mas se pontuar em Santa Maria da Feira, amanhã, alcança a maior série sem perder no atual campeonato. Os arsenalistas estão há cinco jornadas sem averbar derrotas, ciclo que já tinham vivido entre as 13.ª e 17.ª jornadas, e podem chegar às seis pela primeira vez.



Eleições do clube marcadas para o dia 27 de maio
Os sócios vão a votos, no Municipal, uma semana depois de o campeonato terminar

José Manuel Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Braga, agendou as eleições do clube para o dia 27 de maio, um sábado. O ato eleitoral vai, por isso, decorrer uma semana depois de o campeonato chegar ao fim; a última jornada está marcada para o fim de semana de 21 de maio. Os sócios poderão exercer o direito de voto entre as 10h00 e as 19h00, no Estádio Municipal de Braga.
Neste momento, há dois candidatos publicamente assumidos, sendo que a entrega das listas terá de acontecer até 15 dias antes da data das eleições. Não se perspetivando o aparecimento de mais listas, tratar-se-á de um duelo entre António Salvador, presidente do Braga desde 2003, e António Pedro Peixoto, mais conhecido por "Pli", advogado e antigo guarda-redes de futsal dos arsenalistas.
Recorde-se que António Salvador foi recentemente reconduzido (24 de fevereiro) por unanimidade na liderança da SAD para mais quatro anos. No mês anterior, o presidente recandidato afirmara que abdica da SAD se perder as eleições do clube. António Pedro Peixoto, por sua vez, já disse que avançará para a SAD se derrotar António Salvador, em 27 de maio.

O JOGO

JotaCC

Abel Ferreira é aposta de António Salvador

Já é muito mais do que um rumor: se António Salvador vencer as próximas eleições do SC Braga, Abel Ferreira será o treinador dos guerreiros em 2017/2018.
Reforça-se, assim, a teoria de que Jorge Simão tem os dias contados - nada que surpreenda o técnico, depois do discurso demasiado evasivo do líder do clube, incapaz de confirmar a continuidade do homem por quem pagou 200 mil euros, em dezembro, para o contratar ao Chaves.
Feirense (fora), FC Porto (casa), Paços de Ferreira (f), Sporting (c), Moreirense (f), Nacional (c) e Tondela (f) - está feita a contagem decrescente para uma sucessão que só não adquire contornos oficiais no imediato porque o contrato do treinador atual é válido por mais uma temporada (o que implicará o inevitável acordo para a rescisão). E, especialmente, porque António Salvador não quer antecipar a decisão há muito tomada em promover em definitivo Abel Ferreira à liderança da equipa principal sem antes ver confirmada, eleitoralmente, a recondução como presidente para mais quatro anos.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Pedro Santos e Ricardo Ferreira convocados para a Feira
Dupla recuperou de lesão e entra nas contas para o jogo com o Feirense

Boas notícias para Jorge Simão. Pedro Santos recuperou da lesão contraída no jogo com o Marítimo e é opção para a deslocação do Sp. Braga a Santa Maria da Feira. Recorde-se que o presidente António Salvador chegou a pôr em causa que o extremo jogasse mais esta época, mas a contusão no tornozelo revelou-se de menor gravidade que o esperado.

Quem também está de regresso é o defesa central Ricardo Ferreira, que volta aos convocados depois de um período considerável fora das opções. Com uma época em que as lesões foram uma constante, o defesa aumenta as opções para o eixo da defesa nas derradeiras jornadas da Liga. Outra das novidades é o avançado Rodrigo Pinho, que atira Stojiljkovic para fora da convocatória. Rosic também não está entre os eleitos.

Fora da convocatória ficam Assis, Mauro, Wilson Eduardo e Hassan, devido a lesão. O Sp. Braga abre a jornada 28 da Liga em Santa Maria da Feira, medindo forças com o Feirense a partir das 20h30 desta sexta-feira.

Convocados do Sp. Braga
Guarda-redes: Marafona e Matheus;
Defesas: Velázquez, Baiano, Djavan, Ricardo Ferreira, Artur Jorge e Goiano;
Médios: Battaglia, Fede Cartabia, Ricrado Horta, Pedro Santos, Alan, Vukcevic, Xadas e Gamboa;
Avançados: Rodrigo Pinho e Rui Fonte



Jorge Simão: «Trabalhei muito para estar aqui, não sou de desistir»
Treinador do Sp. Braga desvaloriza rumores acerca de uma possível saída no final da época e acredita que resultado do jogo com o Marítimo não deixou marcas

Jorge Simão acredita que o resultado do último jogo com o Marítimo (3-3 depois do Sp. Braga ter estado a vencer por 3-0) não vai ter consequências no jogo desta sexta-feira com o Feirense.

«Acredito que as marcas [que o empate deixou] se desvaneceram rapidamente. Aliás, não há outra forma de encarar isso. Quem anda nesta vida e nesta profissão tem de o saber fazer, no êxito e no insucesso os festejos e o luto têm de se fazer de forma rápida», disse o técnico dos arsenalistas na antevisão à partida de Santa Maria da Feira.

O resultados do Sp. Braga têm estado aquém das expectativas desde que Jorge Simão substituiu José Peseiro no comando da equipa. A contestação tem subido de tom e nesta semana alguma imprensa chegou a avançar que o atual treinador da equipa B, Abel Ferreira, deverá assumir a equipa principal na próxima época. Jorge Simão garantiu que o grupo de trabalho não é afetado por isso.

«Há três ou quatro semanas, era o Gattuso. Quando as coisas não vão acontecendo de acordo com o que desejamos, acaba por ser natural [que essas notícias surjam]. A intranquilidade que vivemos não vem do exterior, mas dos momentos duros que fomos passando esta época e que, nos momentos de adversidade, nos fazem ter aquela falta de serenidade», apontou.

Questionado sobre se está à espera de um desmentido do clube acerca de uma possível troca por Abel Ferreira, Jorge Simão fugiu à questão: «Estou à espera de ganhar em Santa Maria da Feira», disse, negando rumores de que o presidente António Salvador esteja mais distante do plantel. «Pelo contrário, tem estado todos os dias aqui.»

O treinador do Sp. Braga garantiu ter forças para continuar a lutar pelos objetivos dos arsenalistas numa altura em que se aproxima a fase decisiva da época. «Trabalhei muito para estar aqui, não sou de desistir, sou de persistir, sinto-me com todas as forças para ir à luta, faltam sete jogos, estão 21 pontos em disputa e esse é o objetivo.»

O Sp. Braga ocupa o 4.º lugar do campeonato com os mesmo pontos do V. Guimarães e já com o Sporting, terceiro classificado, a dez. «Há uma luta acesa pelo quarto lugar, mas recordo que, quanto entrei para o Sp. Braga, o Vitória de Guimarães estava dois pontos atrás e, passado este tempo todo e com esta crise, perdemos dois pontos para o Vitória, por isso o cenário não me parece tão dramático assim», notou.

MAIS FUTEBOL