News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/02

Started by Bruno3429, 01 de February de 2017, 07:59

Previous topic - Next topic

Bruno3429

XEKA PODE DAR 6 MILHÕES
Médio emprestado, mas com boas perspetivas de que a opção de compra do passe será acionada

Xeka foi o negócio surpresa do fecho do mercado no Sp. Braga. O médio, de 22 anos, protagonizou uma saída que não estava nos planos, seguindo por empréstimo para o Lille, mas com boas perspetivas de que a opção de compra será acionada. Um pormenor decisivo, pois Xeka ainda pode render seis milhões de euros à SAD mediante a concretização de determinados objetivos, no valor de um milhão, que se somam aos cinco milhões estipulados para o passe. Para já, o Lille paga 250 mil euros pelo empréstimo...

Recorde-se que o médio iniciou esta época na equipa B e foi chamado por Peseiro à 8ª jornada, na receção ao Chaves, permanecendo desde aí no plantel principal e dando continuidade à sua regularidade na equipa mesmo quando Jorge Simão assumiu o comando.

Titular na final da Taça CTT, que se realizou em Faro, Xeka acaba por confirmar uma época de muitas mudanças em Braga no sector intermédio. O uruguaio Luis Aguiar foi o primeiro a sair, ainda em novembro, sendo que Bakic, antes de confirmar o empréstimo aos espanhóis do Alcorcón, já tinha sido relegado para a equipa B. Também Pedro Tiba, entretanto, saiu para Chaves, de onde chegaram Battaglia e Assis, os prováveis titulares no que resta da temporada, pelo que Xeka até corria o risco de ficar sem grande atividade.

Além disso, é preciso não esquecer que ainda há Vukcevic como opção para a função do meio-campo, sendo que o jovem Gamboa, lançado por Sérgio Conceição há duas épocas, já se treina regularmente com o plantel principal e a qualquer momento pode ser chamado.

Saliente-se que Xeka, que já esteve emprestado ao Sp. Covilhã, vai encontrar no Lille, 11º classificado do campeonato gaulês, os portugueses Rony Lopes e Éder.

Autor: António Mendes

Record

JotaCC

Entrevista Salvador fala hoje na SportTV

Na ressaca da derrota na final da Taça da Liga, António Salvador vai dar hoje (20.50 horas) uma entrevista ao canal televisivo desportivo SportTV. No espaço, que será conduzido por Rui Orlando, será feito o balanço de 14 anos de presidência do Sporitng de Braga. Temas como a recandidatura e os projetos para o novo mandato também serão abordados na conversa.

JN

JotaCC

CARTABIA É REFORÇO XEKA CEDIDO AO LILLE
Jorge Simão viu o plantel reforçado com um extremo dispensado por Nuno Espírito Santo no Valência

Federico Cartabia foi contratado para concorrer com Pedro Santos, Wilson Eduardo e Ricardo Horta por um lugar no onze. Extremo jogava no Valência, mas chega emprestado pelo Corunha



O último dia de mercado trouxe duas novidades surpreendentes no Braga: a chegada do argentino Federico Cartabia e a saída de Xeka para o futebol francês. O médio português, que tinha sido titular em sete das nove partidas realizadas pelos arsenalistas desde que Jorge Simão chegou ao clube, foi emprestado ao Lille até ao final desta temporada, com o atual 11.º classificado do campeonato francês, onde jogam os portugueses Rony Lopes e Éder, a ficar com uma opção de compra no valor de seis milhões de euros, a ser acionada até junho. No imediato, o Braga recebe 250 mil euros pela cedência temporária do médio-defensivo.
Sendo assim, os dois lugares do centro do meio-campo vão ficar entregues a Assis, Vukcevic e Battaglia, depois de Luis Aguiar, Bakic e Pedro Tiba também já terem deixado o plantel arsenalista durante esta reabertura de mercado.
A saída de Xeka foi "compensada" com a entrada de um extremo, o argentino Federico Cartabia, que chega cedido pelo Deportivo da Corunha. O jogador de 24 anos estava ligado ao Valência, com o qual tinha contrato até ao final da época, mas desvinculou-se para assinar por cinco anos e meio com o Deportivo, que o cedeu ao Braga para o que sobra de temporada. Federico Cartabia nasceu em Rosário, na Argentina, mas mudou-se para Espanha com apenas 13 anos, pela mão de Juan Antonio Pizzi, antigo jogador do FC Porto e atual selecionador do Chile, que o indicou ao Valência. Internacional sub20 argentino, o extremo, que em Espanha chegou a ter a alcunha "Fede Messi" (pelas semelhanças com o jogador do Barcelona, até fora do campo – Messi também nasceu em Rosário e mudou-se para Espanha com 13 anos), fez toda a formação no Valência, até se estrear pela equipa principal em agosto de 2013. Cartabia teve um ano de estreia fantástico, com 40 jogos feitos pelo Valência, 29 como titular, aos quais ainda acrescentou três golos. No entanto, na época seguinte acabou dispensado por Nuno Espírito Santo, tendo seguindo emprestado para o Córdoba (30 jogos, quatro golos), antes de mais uma cedência ao Deportivo (29 jogos, quatro golos).
No início desta época regressou a Valência, mas não teve muitas oportunidades para jogar (apenas seis jogos, três a titular), acabando agora por rescindir contrato e juntar-se ao Braga, onde irá concorrer por um lugar no onze com Pedro Santos, Wilson Eduardo e Ricardo Horta.



OPÇÃO DE COMPRA
6
O Braga vai receber 250 mil euros pelo empréstimo de Xeka, ficando o Lille com uma opção de compra definitiva, a ser acionada no final da época, no valor de seis milhões de euros



OFICIAL LUTHER SINGH NA EQUIPA B

O extremo sul-africano de 19 anos foi ontem oficializado pelo Braga. Luther Singh chegou cedido pelos suecos do GAIS, tendo assinado um contrato válido por um ano e meio, ficando o Braga com uma opção de mais cinco anos. Pedro Matos, avançado de 19 anos que representava o Trofense, também chegou para reforçar a equipa B, depois de ter assinado por dois anos e meio.



CONFERENCIA SIMÃO EXPLICA MUDANÇAS

O plantel do Braga treina hoje pela última vez antes do jogo com o Rio Ave, seguindo-se a conferência de Imprensa de Jorge Simão (12h45), na qual o treinador terá a oportunidade de explicar os motivos para a saída de Xeka e ainda o que pode Federico Cartabia acrescentar à equipa. Mauro, Djavan, Wilson Eduardo e Hassan são baixas confirmadas para Vila do Conde. 

O JOGO

JotaCC

BRAGA ARRISCA JOGOS À PORTA FECHADA

O Braga arrisca-se a disputar entre um e três jogos à porta fechada. O Conselho de Disciplina (CD) da FPF instaurou um processo disciplinar motivado pelos petardos lançados para a zona onde os jogadores do Moreirense festejavam o golo na final da Taça da Liga, disputada no Estádio Algarve. O clube bracarense foi ainda multado em 7650 euros pelo arremesso de isqueiros e cadeiras para o terreno de jogo e em 1148 por frases incorretas dos adeptos.

O JOGO

JotaCC

Fede Cartabia vem de aluguer

Fede Cartabia, um argentino de 24 anos, foi confirmado ao final da tarde como reforço dos minhotos até ao final da época. Na prática, o Sp. Braga servirá de 'barriga de aluguer' durante três meses e meio para este extremo que estava sem jogar no Valencia. Fede Cartabia rescindiu ontem contrato com o clube Che, assinando durante a tarde um vínculo com o Deportivo até 2022, pelo que é o clube da Corunha que o empresta aos minhotos. Entretanto, o avançado sulafricano Luther Singh, tal como Record revelou, foi confirmado como reforço da equipa B. Luther Singh tem 19 anos e alinhava no Gais, da Suécia. Pedro Matos, também com 19 anos, é um dianteiro ex-Trofense que assinou até 2019 para integrar o plantel secundário.



Hassan e o sonho de chegar à final

A fazer a estreia na CAN, pela seleção sénior do Egito, Hassan, avançado do Sp. Braga, fez a antevisão ao encontro de hoje: "Vai ser um jogo difícil frente a uma boa equipa. Vamos respeitar ao máximo o nosso adversário." Sobre a vontade de conquistar o troféu, confessa: "É um sonho de criança chegar à final desta prova e ganhar a taça."

RECORD

Bruno3429

#5
Fede Cartabia estreia-se nos eleitos

O SC Braga desloca-se esta quinta-feira a Vila do Conde, onde defronta o Rio Ave FC em partida a contar para a 19ª jornada da Liga NOS (21 horas). O grupo de trabalho treinou esta quarta-feira pela última vez antes desse encontro, já com Fede Cartabia integrado, tendo no final sido elaborada a lista de convocados, que contempla 18 jogadores. São eles: Velázquez, Rosic, Fede Cartabia, R. Pinho, Assis, Baiano, Rui Fonte, Stojiljkovic, R. Horta, Paulinho, P. Santos, Marafona, Alan, Vukcevic, Artur Jorge, D'Alberto, Gamboa e Matheus.

Nota para a estreia do jogador argentino, bem como para a inclusão de Gamboa, médio que se vem destacando ao serviço do SC Braga B.

Simão lançou visita ao Rio Ave FC

Com o regresso ao pódio da Liga NOS na mira, o SC Braga desloca-se esta quinta-feira a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave FC. Depois da desilusão na final da Taça CTT, Jorge Simão assegura uma equipa de "feridas saradas" e focada em conquistar mais três pontos e regressar, assim, ao terceiro posto do campeonato. "Acredito que as feridas já estão saradas, porque o pior que se pode fazer é chorar sobre o leite derramado. Já está. Já passou. Numa equipa como o SC Braga, que tem a possibilidade de jogar de forma frequente, quer as comemorações quer o luto tem que ser um processo muito mais rápido. Falámos o que tínhamos que falar e analisámos aquilo que tínhamos que analisar. Agora é seguir porque há muita coisa para conquistar esta época. O jogo com o Rio Ave FC insere-se nessa política e é mais uma oportunidade para somarmos os três pontos na nossa caminhada pelos 65 pontos", disse acrescentando: "Aquilo que nos comprometemos é a meta pontual dos 65 pontos. Tendo a possibilidade de, juntamente com essa meta pontual, continuarmos na luta pelo pódio, é óbvio que não vamos olhar para trás".

Jorge Simão assumiu, ainda, alguma dificuldade em preparar este encontro, em virtude de vários aspetos e contingências que considera normais no mundo do futebol. "Acaba por ser normal no contexto em que vivemos. Fecho de mercado, jogamos poucos dias antes, entrada e saída de jogadores e treinadores...Acho que tem que ser encarado como um processo natural em mais uma temporada de grande exigência. São situações que acontecem muito frequentemente, em todos os clubes. Temos, como disse, que nos adaptar".

O técnico bracarense falou, também, de Fede Cartabia, novo reforço do SC Braga. "Já estava a ser seguido pelo SC Braga há algum tempo, muito antes de eu chegar ao clube, e foi uma oportunidade de negócio. É um jogador de corredor, tem um bom pé esquerdo, muito técnico, com velocidade... Chegou para uma posição carenciada, sobretudo devido ao facto do Wilson estar com uma lesão muito condicionante em relação ao período de recuperação".


Gverreiros ajudam na vitória lusa

A Seleção Nacional Sub-18 venceu, esta terça-feira, a congénere Marrocos por 4-0, naquele que foi o primeiro de dois encontros de preparação da armada lusa para o Torneio Internacional do Porto. Os três gverreiros que integraram o lote de convocados de Filipe Ramos, acabaram por entrar no decorrer da partida. Trincão entrou para o lugar de Elves Baldé aos 69 minutos e ainda foi a tempo de fazer uma assistência para Daniel Bragança. Afonso Brito entrou para o lugar de Filipe Soares igualmente aos 69′, ao passo que Moura rendeu Thierry Correia aos 82 minutos. O segundo embate com os marroquinos está marcado para quinta-feira, à mesma hora, no Estádio Nacional, no Jamor.

Tomás Marreiras Campeão Nacional de Juniores

No Campeonato Nacional de Juniores em Pista Coberta, que decorreu no passado fim-de-semana no Parque de Exposições em Braga, esteve em particular evidência o atleta bracarense, Tomás Marreiros, que se sagrou Campeão Nacional na prova de Salto com Vara, ao saltar 4,55 metros, batendo o seu próprio Record Regional.

Nesta competição, Mariana Machado, a atleta do SC Braga ainda Juvenil, sagrou-se Vice Campeã Nacional de Juniores ao conquistar a medalha de prata na prova de 1500 metros.

Destaque, ainda, para a equipa feminina da Legião de Gverreiros, composta por Ana Mendes, Francisca Silva, Sara Rodrigues e Jéssica Neto que, na prova de 4X200 metros, bateram o Record Regional da Associação de Atletismo de Braga com o tempo 1,49,47.

SCBraga


Bruno3429

Sp. Braga: Cartabia faz um treino e está nos convocados para o Rio Ave
Battaglia de fora por castigo

O Sp. Braga desloca-se a Vila do Conde para cumprir o duelo que foi adiado devido à presença na final-four da Taça da Liga e Jorge Simão estreia Fede Cartabia nos eleitos.

O argentino foi contratado esta terça-feira e só treinou na Pedreira esta quarta e vai já a jogo.

O extremo chegou proveniente do Deportivo, embora na primeira metade da época tenha estado no Valencia também cedido e pelo qual apenas fez seis jogos.

Quem se estreia nos convocados é o médio Gamboa, que tem jogado na equipa B.

Fora da lista fica Battaglia castigado, Hassan ainda na CAN e os lesionados Wilson Eduardo e Goiano.

CONVOCADOS:

Guarda-redes: Marafona, Matheus;

Defesas: Velázquez, Rosic, Artur Jorge, Baiano, Paulinho e D'Alberto;

Médios: Assis, Ricardo Horta, Pedro Santos, Alan, Vukcevic e Gamboa;

Avançados: Fede Cartabia, Rodrigo Pinho, Rui Fonte e Stojiljkovic;

Maisfutebol

Bruno3429

Xeka pode render até 6 milhões

Xeka foi uma das surpresas do mercado de transferências. O médio do Braga foi cedido ao Lille e pode ainda render seis milhões de euros aos bracarenses.

Para já, o jogador de 22 anos saiu a título de empréstimo no valor de 250 mil euros. No entanto, caso a opção de compra seja acionada, o negócio pode atingir os seis milhões de euros, mediante a concretização de determinados objetivos, no valor de um milhão, que se somam aos cinco milhões estipulados para o passe total.

Xeka estreou-se, esta temporada, pela equipa principal do Braga, onde realizou 18 jogos. Agora, o jovem juntou-se a Éder, Rony Lopes e Luís Campos, pelo menos, até ao final da temporada.

Zerozero

Bruno3429

JORGE SIMÃO: «ACEITO TUDO MAS NÃO A FALTA DE ATITUDE»
Treinador e as críticas dos adeptos depois da final da Taça CTT

Poucos dias após ter perdido a final da Taça CTT para o Moreirense, Jorge Simão acredita que o "luto está feito" e que o Sporting Braga tem de "continuar o caminho" em busca dos 65 pontos na Liga NOS.
Os arsenalistas jogam quinta-feira, às 21 horas, no terreno do Rio Ave, em partida em atraso da 19.ª jornada.

"Quero acreditar que as feridas [da derrota] estão saradas. A pior coisa é chorar sobre o leite derramado. Já passou... Uma equipa que tem a possibilidade de fazer jogos em três dias, tanto o sucesso como o insucesso têm de fazer parte de um processo muito mais rápido. Analisámos, o luto está feito e agora há que seguir em frente, porque há muito para conquistar esta época, como valorizar o clube e os jogadores. O rumo são os 65 pontos e o jogo de amanhã é mais uma oportunidade", resumiu o técnico dos arsenalistas ao final da manhã desta quarta-feira, rejeitando a ideia que a sua equipa tenha revelado falta de atitude frente ao Moreirense:

"Respeito muito a opinião dos adeptos, mas não posso aceitar que houve falta de atitude. Aceito que digam tudo o resto, mas isso não. Já me conhecem um pouco para esperar que, se houvesse isso, eu falaria. Acho que têm todo direito de se manifestar, mas não aceito que tenha havido falta de atitude."

Autor: José Mário

Record

Bruno3429

«Não aceito que digam que houve falta de atitude» - Jorge Simão

Depois da derrota frente ao Moreirense, na final da Taça da Liga, o SC Braga vira agora agulhas para o campeonato. Os bracarenses deslocam-se amanhã a Vila do Conde, onde vão defrontar, pelas 21 horas, o Rio Ave.

Jorge Simão fez ao início da tarde desta quarta-feira a antevisão do encontro que irá encerrar a 19ª jornada, tendo realçado que o desaire com os cónegos já faz parte do passado.

«Quero acreditar que as feridas estão saradas. A pior coisa que pode acontecer é ficar a chorar sobre o leite derramado. Analisámos, o luto está feito e agora é seguir em frente. Ainda há muita coisa para conquistar esta época», frisou.

O técnico dos minhotos refutou ainda as vozes que acusaram os arsenalistas de falta de atitude na final da Taça CTT.

«Respeito a opinião dos adeptos mas não posso aceitar que digam que houve falta de atitude», defendeu.

Relativamente ao encontro de amanhã, o técnico não irá poder contar com os lesionados Goiano, Mauro, Ricardo Ferreira e Wilson Eduardo, sendo que Hassan continua ao serviço do Egipto no CAN, e Battaglia irá cumprir um jogo de castigo. Tomás Martínez voltou a ficar de fora por opção.

Em sentido contrário, o reforço Fede Cartabia foi chamado, assim como D´Alberto e Gamboa, futebolistas que habitualmente trabalham na equipa B.

Lista de convocados:

Guarda-Redes: Marafona e Matheus;

Defesas: Paulinho, Baiano, Velázquez, Rosic, Artur Jorge e D´Alberto;

Médios: Vukcevic, Assis, Gamboa, Cartabia, Ricardo Horta, Alan e Pedro Santos;

Avançados: Pinho, Stojiljkovic e Rui Fonte.

A Bola

El Che

#10
Jorge Simão: "Luto pela derrota na Taça da Liga já está feito"
Técnico diz que há muito para conquistar esta temporada.


O treinador do Sporting de Braga, Jorge Simão, disse hoje que o "luto" pela derrota na final da Taça da Liga de futebol já está feito e que "há ainda muito por conquistar" no resto da época.

"Se a ferida está sarada? Quero acreditar que sim, o pior que podia acontecer era ficar a chorar sobre leite derramado. Já passou. Numa equipa como o Braga, que pode fazer jogos muito frequentes, quer nas comemorações, no caso de sucesso, quer os lutos, no insucesso, são processos muito rápidos, de três ou quatro dias", disse o técnico, na antevisão da visita ao Rio Ave, da 19ª jornada da I Liga.

Os bracarenses perderam, no domingo, com o Moreirense (1-0), a possibilidade de voltar a conquistar a Taça da Liga mas, para Jorge Simão, "o luto está feito" e "há ainda muito por conquistar".

"Há muitos pontos para valorizar o clube e os jogadores, para fazer uma belíssima campanha no rumo dos 65 pontos e o jogo de amanhã [quinta-feira] insere-se nessa meta", disse.

O técnico rejeitou as críticas de alguns adeptos à atitude da equipa nessa partida.

"Respeito muito a opinião dos nossos adeptos, mas não posso aceitar que houve falta de atitude. Tudo o resto aceito, mas falta de atitude não posso aceitar. Também já me conhecem um pouco para esperar que se isso tivesse acontecido, eu falaria", afirmou.

Admitiu que "as coisas não estão perfeitas" e "não estão a sair" como quer, mas que isso tem que ver com todo a equipa e não apenas com o meio-campo.

"O que me preocupa é o que se faz quando se tem a bola", independentemente "do caminho do golo ser mais rápido" ou exigir "mais paciência".

"Temos de melhorar, ajustando esses processos à obtenção de resultados", disse.

O mercado de janeiro originou um reajuste considerável no plantel 'arsenalista', com várias saídas e entradas.

"É diferente estar em três ou quatro competições, são só 16 jogos [até ao fim da época], o plantel foi reduzido para que os jogadores sintam que têm um papel importante", explicou.

Sobre o argentino Cartabia, que já foi convocado para o jogo com os vila-condenses, disse ter sido "uma oportunidade de negócio" sobre um jogador "que já estava a ser seguido pelos radares do Braga há algum tempo".

"É um jogador com um bom pé esquerdo, de corredor, muito técnico e com velocidade, e que vem para ajudar numa posição que está carenciada pela lesão do Wilson Eduardo", disse.

Em relação a Xeka, que foi emprestado ao Lille, disse ser "uma oportunidade de negócio que pode vir a ser muito rentável ao clube", detalhando que, enquanto funcionário do clube, é "muito sensível à gestão de ativos" e notando haver qualidade na equipa B para "fazer subir jogadores".

Simão reafirmou que o compromisso é chegar aos 65 pontos, garantindo que a hipótese de ficar no pódio não será descurada.

"Temos de sentir a pressão dos adeptos como positiva, os jogadores e os treinadores lutam para chegar a um clube com este tipo de pressão. Temos que aceitar a exigência que nos é colocada e nós próprios colocarmos exigência no que fazemos", disse.

Sporting de Braga, quarto classificado com 36 pontos, e Rio Ave, 10.º com 24, defrontam-se na quinta-feira, às 21:00, no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde, numa partida que vai ser arbitrada por Nuno Almeida, da associação do Algarve.

In Sapo

JotaCC

FC Porto e Braga incorrem em jogos à porta fechada

Em causa o lançamento de petardos na Estoril-FC Porto e na final da Taça da Liga, Moreirense-Braga. O Conselho de Disciplina da FPF abriu processo disciplinar.

O FC Porto, tal como o Braga, pode vir a disputar jogos à porta fechada, depois de o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ter aberto na terça-feira um processo disciplinar pelos incidentes no jogo no estádio do Estoril

Durante o jogo com o Estoril, disputado no sábado e que terminou com o triunfo do FC Porto, por 1-0, os adeptos portistas arremessaram petardos para o relvado do Estádio António Coimbra da Mota, que levaram ao atraso do início da segunda parte e à assistência ao guarda-redes Moreira.

Mais tarde, por volta do minuto 70, logo após a ter sido invalidado por fora de jogo um golo ao Fc Porto, foram novamente lançados pelos adeptos portistas mais petardos, obrigando Moreira a fugir do local, tendo o jogo sido parado mais alguns minutos.

Assim, e de acordo com os regulamentos, a infração dos adeptos portistas pode ser punida com a realização de um a dois jogos à porta fechada, a exemplo do que também pode acontecer com o Braga, após a disputa da final da Taça da Liga.

Após o golo que ditou a vitória do Moreirense (1-0), adeptos do Braga atiraram petardos para a zona onde os "cónegos" festejavam o golo da vitória, com dois jogadores a caírem no relvado do Estádio Algarve, embora não tenham ficado lesionados com gravidade.

Além dos processos disciplinares, os bracarenses foram ainda multados em 7650 euros pelo arremesso de isqueiro e cadeiras para dentro do terreno de jogo e em 1148 por frases incorretas dos seus adeptos, enquanto o FC Porto será multado em 5738 euros, aos quais se acrescentam 3290 por comportamento incorreto do público.

JOGO