News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/01

Started by JotaCC, 28 de January de 2017, 09:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

Todos os centrais estão às ordens de Simão

Coisa rara em muitos meses: o treinador da equipa minhota tem todos os centrais à disposição. Ricardo Ferreira, recuperado de lesão, Velázquez, regressado de castigo, Rosic e Artur Jorge estão prontos para a final da Taça da Liga, a disputar amanhã (20.45 horas), no Estádio Algarve, com o Moreirense. A contas com um traumatismo na perna esquerda, Lisandro vai falhar a partida de depois de amanhã, com o Vitória de Setúbal. O defesa saiu de canadianas no último jogo. Emprestado ao Besiktas, Talisca reafirmou que não volta à Luz. "É uma grande mentira o presidente do Benfica ter dito que eu queria sair do clube para ganhar mais dinheiro".


Bilhetes Comboio fretado para os adeptos

A final da Taça da Liga será a 600 quilómetros do Minho e, pior, às 20.45 de um domingo, mas nem isso arrefece o entusiasmo dos adeptos. O S. C. Braga fretou um comboio, que levará cerca de 600 adeptos. A composição partirá de Braga pelas 10.30 de amanhã e fará o percurso inverso após o jogo, desde a Estação das Cidades, nas cercanias do estádio. Preço da viagem: 25 euros, com bilhete incluído. Ainda ontem foram postos à venda ingressos a 5, 10 e 15 euros para quem queira deslocar-se por meios próprios até ao Algarve.

JN

JotaCC

BATTAGLIA ABORDADO PELA SAD PARA RENOVAR
Médio argentino, resgatado ao Chaves no final de dezembro, só tem uma época e meia de contrato e os minhotos estão a fazer tudo para que não escape dentro de um ano

Aposta forte do técnico Jorge Simão, Battaglia terá o salário melhorado e apenas hesita em prolongar a ligação por mais do que três épocas. O novo contrato será acertado nas próximas semanas

Cumpridos os acertos solicitados pelo técnico Jorge Simão, a SAD do Braga prepara-se para avançar para renovações cirúrgicas, encarando Battaglia como uma prioridade. O médio argentino está preso aos arsenalistas por apenas uma época e meia de contrato e a sociedade desportiva presidida por António Salvador já manifestou a intenção de prolongar a ligação, revendo em alta as condições salariais do médio argentino resgatado ao Chaves no final de dezembro para ser inscrito logo no princípio deste mês. As conversas entre António Salvador e o agente Rodrigo Vilarinho têm sido frequentes, tudo apontando para que em breve seja anunciado um novo contrato.
O jogador de 25 anos está tentado a aceitar a proposta dos bracarenses, que, desta forma, evitam que este possa comprometer-se com outro clube dentro de um ano, tal como se verificou recentemente com o central André Pinto (assegurado pelo Sporting), mas coloca reservas em relação à assinatura de um contrato de longa duração, superior a três épocas, sendo este o único ponto em que as duas partes divergem. Para trás, contabiliza-se precisamente três anos de ligação, ainda que com uma utilização muito pontual ao serviço dos minhotos até regressar pela porta grande à Pedreira.
Reforço de inverno de peso em 2013/14, o ex-internacional sub-20 demorou a adaptar-se ao futebol português e acabaria emprestado ao Moreirense na época seguinte, revelando-se indispensável no meio-campo concebido por Miguel Leal. A sorte do médio não mudaria, porém, com a chegada de Paulo Fonseca ao comando dos bracarenses e voltaria a ser cedido entre 2015 e 2016, primeiro aos cónegos e depois ao Rosário Central. O regresso à Argentina, num contexto em que o clube poderia exercer a opção de compra do passe, não surtiu, aliás, o efeito desejado e o Chaves, por empréstimo, surgiria como alternativa no começo desta época. Em quatro meses, cresceu ainda mais como jogador e o elo com Jorge Simão não se desfez com a transferência do treinador para Braga.



LUTHER SINGH DADO COMO CERTO

Apontado há alguns meses ao V. Guimarães, o extremo sul-africano Luther Singh deverá rumar ao Braga, desconhecendo-se se o fará já neste mês ou somente na próxima época. "O Luther Singh assinou pelo Braga. Já lhe disse para ser paciente, porque poderá não jogar logo. Quando tiver uma oportunidade, terá de dar o melhor", declarou Farouk Khan, treinador que trabalhou com o internacional sub-20 no Stars of Africa, citado pelo Goal.com. Em 2016, ao serviço do GAIS, da Suécia, Singh marcou nove golos em 22 jogos.


O JOGO

JotaCC

O minhoto Manuel Machado não vê na final entre Moreirense e Sporting de Braga sinal do crescimento sustentado de uma região que perdeu fulgor com a crise no têxtil

Amanhã o Algarve será mais minhoto do que nunca, apesar de estarmos a falar das regiões que estão nos antípodas do território português. Moreirense e Sporting de Braga protagonizam a primeira final de uma competição futebolística nacional entre duas equipas do Minho. Isto, mais a luta entre bracarenses e vimaranenses pelo terceiro lugar na I Liga, significará que a região está a crescer sustentadamente na modalidade e que há um desígnio coletivo que eleve o patamar dos clubes da região?
Manuel Machado, nado e criado em Guimarães, já orientou no principal escalão os dois finalistas da Taça da Liga e ainda o clube da cidade onde nasceu. E começa por explicar ao DN o significado do jogo de amanhã. "Esta final premeia uma região que gosta de futebol, que chegou a ter cinco equipas na I divisão e que pagou um pouco pela crise no têxtil. Como se sabe, o Vale do Ave vivia muito do têxtil e nos últimos 10/15 anos teve uma grande quebra que fez diminuir o potencial financeiro dos clubes. Mas estamos a falar de uma região que tradicionalmente gosta de futebol e tem estruturas bem montadas para a modalidade", diz.
No entanto, desafiado pelo DN a encontrar nesta final o sinal de uma força crescente do Minho no futebol português – o Sp. Braga já venceu a Taça de Portugal na época passada; e em 2013 ganhou esta mesma Taça da Liga enquanto o vizinho e rival V. Guimarães fez a festa no Jamor –, o treinador é mais cético.
"Lamento, mas acho que isto é apenas o momento, um momento bonito de uma região que gosta de futebol e tem um passado na modalidade que a diferencia do Alentejo, de Trás-os-Montes e de outras regiões do país. Sabemos que a Taça da Liga vem para o Minho e fico satisfeito com isso. Mas os bons resultados recentes das equipas da região não têm a ver com uma estratégia sustentada a nível regional... e não me parece que esta final possa levar à implementação dessa estratégia", considera o antigo técnico do Nacional, antes de se focar mais no sucesso dos dois finalistas da prova.
"Estes bons resultados têm a ver sobretudo com projetos individuais de dois empresários, que por acaso até são homens muito diferentes, com uma forma também diferente de atingir os seus objetivos. O Moreirense é uma pequena coletividade de uma pequena vila com uma liderança muito personalizada no seu presidente,Vítor Magalhães, um empresário de grande sucesso que se fez por ele mesmo, a pulso, não herdou nada. Um homem ponderado, tranquilo e paciente. António Salvador é mais espontâneo, expansivo e menos paciente [risos]. São dois clubes liderados por dois excelentes Manuel Machado já orientou as três equipas minhotas que disputam a I Liga dirigentes, mas têm uma base social diferente. Braga é a terceira cidade do país, Moreira é aquela freguesia. Não é comparável."
Para Machado, "não se podia prever" que a final algarvia fosse disputada por duas equipas do Minho, a 700 quilómetros de distância. "Claro que em Famalicão ou Barcelos seria mais interessante [a final], mas era suposto a final ser disputada pelos grandes emblemas que têm adeptos em todo o país", sublinha. Título para o Minho? O título nacional é um dos objetivos do Sp. Braga nos próximos quatro anos, revelou o presidente António Salvador. Seria o primeiro campeonato conquistado por um clube minhoto, depois de o Sp. Braga ter disputado o título de 2009-10 até à última jornada com o Benfica. Mas Manuel Machado não crê que esse momento esteja para breve. "Julgo que infelizmente não é possível. A minha resposta fria: em mais de sete décadas, só em dois momentos [com Boavista e Belenenses] os três grandes não ganharam. Não é impossível, mas é altamente improvável", conclui.

DN

Bruno3429

Todo o plantel rumo à final

O SC Braga parte com um grupo alargado rumo ao Algarve, onde este domingo disputa a final da Taça CTT, frente ao Moreirense FC, a partir das 20h45.

O plantel treinou este sábado pela última vez antes desse encontro decisivo, seguindo durante a tarde viagem para o Sul do País, com todos os jogadores na comitiva.

O treinador Jorge Simão fala em conferência de Imprensa às 19 horas, já no Estádio Algarve.


Melissa: "O SC Braga é o clube do meu coração"

O SC Braga desloca-se, este domingo, ao terreno do UR Ferreirense, num jogo referente à 14ª jornada do Campeonato Nacional Feminino Allianz. A formação liderada por João Marques chega a esta jornada invicta no campeonato. Trata-se de um jogo perante um adversário que em sua casa é muito difícil de vencer, tal como projetou Melissa na antevisão da partida. "O próximo jogo é sempre o mais importante. Nós pensamos jogo a jogo e neste próximo domingo vamos focar-nos nos nossos princípios de jogo. O UR Ferreirense é uma equipa muito forte em sua casa, mas se jogarmos como trabalhamos durante toda a semana a probabilidade de vencermos é maior."

Melissa já fez dois golos com a camisola do SC Braga e diz que marcar com a camisola vermelha e branca tem um sentimento especial. "É difícil descrever esse sentimento. É uma emoção enorme pelo clube que apoio desde criança, da qual sou sócia, da cidade onde eu vivo há mais de 23 anos. Quando marco um golo ao serviço deste clube toda a felicidade que eu vivi nesta cidade está traduzida nesse momento. O SC Braga é o clube do meu coração."

A atleta tem sido uma aposta de João Marques e tem correspondido com excelentes exibições. Interpelada se está preparada para ser titular nos próximos encontros, respondeu de acordo com a sua filosofia. "Isso é uma questão que cabe ao mister decidir. Sei que tenho trabalhado bastante. Trabalho 8 horas com a equipa e mais algumas individualmente. Felizmente já tive oportunidade de entrar nestes últimos 3 jogos. Para mim o mais importante é ajudar a equipa, seja sendo titular, jogar 45 minutos, 20 minutos, 5 ou até nem jogar, quero é estar sempre preparada para ajudar a equipa. Essa é a minha filosofia."

A internacional portuguesa de 27 anos é uma das atletas que os adeptos do SC Braga elogiam semana após semana. Melissa fez questão de agradecer todo o apoio que tem recebido desde o dia 27 de dezembro, dia em que assinou pelo clube do seu coração. "Quero agradecer aos adeptos que nos apoiam no estádio, é muito bom sentir o calor humano das pessoas e o carinho, mas também quero agradecer a todos os amigos e cidadãos da cidade de Braga que nos dão uma palavra de incentivo e de reconhecimento. Convido todos os adeptos a virem-nos apoiar porque o SC Braga é de todos nós."

Sendo uma adepta atenta do SC Braga, deixou uma mensagem à equipa principal de futebol que irá disputar a final da Taça da Liga este domingo. "Espero que sejam autênticos guerreiros em campo e que tragam a taça para a cidade de Braga e para este maravilhoso clube que tanto merece."

SCBraga

JotaCC

AFINAL HÁ ASSIS
Médio brasileiro está devidamente inscrito e à mão de semear do treinador Jorge Simão

BATTAGLIA E ASSIS JOGAM DE OLHOS FECHADOS E FORMAM UMA DUPLA QUE FASCINA O LÍDER DOS GUERREIROS



Está de pé a possibilidade de Jorge Simão usar os seus dois pilares no Chaves já amanhã, na final da Taça CTT, o primeiro troféu ao alcance do novo treinador dos guerreiros do Minho. É que Assis já está inscrito, chegou com grande ritmo competitivo, tem a total confiança do técnico e, como tal, pode ser encarado como uma mais-valia para este jogo com o Moreirense.
Nada está garantido neste sentido, mas o facto de Assis estar devidamente inscrito e já ter dois treinos junto da nova equipa abre a porta a uma possível utilização, seja de início, seja como alternativa. O médio brasileiro, de 26 anos, chegou à cidade dos arcebispos com 21 jogos disputados esta temporada com camisola do Chaves e a sua nova equipa não é propriamente uma desconhecida. A convocatória só será hoje anunciada antes da partida, a meio da tarde, para o Algarve. Só então se saberá se Jorge Simão faz com Assis o que fez também com Paulinho e Battaglia, outros ex-flavienses que tomaram o mesmo caminho do treinador, trocando a veiga transmontana pela Pedreira.
Há que ter em conta ainda que Battaglia e Assis são unha com carne, isto é, têm meia época a jogar juntos e com uma alta eficácia. Este entendimento perfeito e o conhecimento direto que Jorge Simão tem da mesma são outros dados que se juntam na soma desta possibilidade.
Por outro lado, caso Assis avance alguém, terá de ser sacrificado no meio-campo dos arsenalistas e Xeca pode ter, por isso, a sua posição em risco num sector onde se tem afirmado como um valor emergente.



ENTRADAS DIRETAS

PAULINHO
O lateral-direito foi oficializado como jogador do Sp. Braga, com contrato até junho de 2021, no passado dia 10 e no dia seguinte foi titular no jogo da Madeira frente ao Marítimo, a contar para a Taça CTT. De então para cá foi sempre titular na asa direita da defesa, relegando o passageiro frequente Baiano para o lote das alternativas.

BATTAGLIA
O médio argentino mudou-se para Braga antes do Natal, despedindo-se no Municipal flaviense no dia 22 de dezembro, com uma vitória frente ao Estoril. Rodrigo Battaglia não encontrou lugar para si no plantel organizado por José Peseiro e foi mais uma vez cedido. Desde que chegou, o argentino de 25 anos já disputou cinco jogos pelo Sp. Braga.



Preocupação com adeptos

Para o presidente do Conselho Geral do Sp. Braga, "nada justifica que esta final seja disputada no Algarve". Fernando Oliveira, que também já foi presidente do clube, entende que estarão pela frente duas equipas nortenhas que têm de fazer deslocações na ordem dos 600 quilómetros para a final, o que envolve "custos elevados". O líder do CG bracarense está preocupado também com o facto de muitos adeptos terem de voltar a casa pela noite dentro. Em declarações à Rádio Renascença, Fernando Oliveira disse também que estes fatores poderão estar na origem de uma presença menos efetiva de adeptos, quando o que a Liga e os clubes desejam é a presença de muitos espectadores nos estádios. Para ele, é importante também que o vencedor da Taça CTT possa ter no futuro a possibilidade de aceder por aí à Liga Europa. De resto, disse ser "uma alegria" verificar a presença de duas equipas nortenhas na final e esperar "uma festa bonita".

RECORD

JotaCC

#5
António Salvador e a Taça da Liga: "Devia ser no centro do país"
António Salvador, presidente do Braga, abordou a final da Taça da Liga e os moldes em que a mesma se disputa.

António Salvador, presidente do Braga, está confiante na conquista da Taça da Liga na final frente ao Moreirense, mas avisa para a qualidade do adversário. O líder do clube minhoto, por outro lado, defende que o decisivo jogo não devia ser no Algarve.

"A Taça da Liga: é uma final que muito honramos e queremos vencer. Sabemos que o adversário, pelo qual temos todo o respeito, tem muito valor. Eliminou o FC Porto e o Benfica para poder estar na final com o Braga. Vai ser um jogo de muito empenho, muita dedicação e muito crer para podermos ultrapassar um grande obstáculo como é a equipa do Moreirense", afirmou António Salvador, à margem da entrega das faixas aos campeões de natação do Braga, nas piscinas municipais.

"Desengane-se quem pensa que a taça está ganha. Queremos muito vencer, já ganhámos esta taça uma vez (2012/13) e tenho a certeza que todos os profissionais do Braga estão focados no essencial, que é vencer a competição", continuou Salvador, deixando um reparo sobre a final da prova.

"A localização e a hora não são as melhores. O Braga aprova este modelo competitivo, da final four, que a Liga implementou, mas o local não é o indicado. Acho que deveria ser no centro do país para poder estar mais gente no estádio", defendeu o dirigente, abordando depois a possibilidade de o vencedor da Taça da Liga ter direito, no futuro, a uma presença nas provas europeias.

"O acesso à Liga Europa deve ser feito ao longo de uma prova de regularidade. O mérito de ir à UEFA deve ser o mérito de uma maratona de 34 jornadas, até para prestigiar a Liga Europa, que deve ter os melhores do campeonato", terminou.



Cova da Piedade empata com Braga B no dia do seu 70.º aniversário

O Cova da Piedade empatou este sábado 1-1 com o Braga B, no dia do seu 70.º aniversário e em jogo da 24.ª jornada da II Liga.

Num encontro entre duas equipas tranquilamente instaladas na pauta classificativa, o conjunto do concelho de Almada já leva sete jornadas sem conseguir registar uma vitória, somando nesta fase cinco derrotas e dois empates. Desde o dia 04 de dezembro de 2016, data em que bateu o Gil Vicente por 1-0, que o Cova da Piedade não consegue triunfar.

O resultado do encontro ficou definido durante a primeira parte, com golos de Joca, aos dois minutos, para os visitantes, e de Silas, aos 43, para os piedenses.

A equipa anfitriã não podia ter abordado o jogo da pior maneira, sofrendo um golo logo aos dois minutos. O bracarense Bruno Xadas ganhou uma bola no seu meio-campo ofensivo e serviu o veloz extremo-direito Joca para o primeiro golo.

O Cova da Piedade acusou o golo sofrido e sentiu imensas dificuldades em controlar a posse de bola na zona nevrálgica do relvado. Apesar de alguma apatia nesta fase do jogo, Dieguinho, aos 23 minutos, protagonizou o lance mais perigoso da equipa de Almada, ao isolar-se na esquerda e rematar contra o corpo de um adversário.

Com melhor circulação de bola no meio-campo, o Sporting de Braga foi protelando o empate dos piedenses, que só surgiu aos 43 minutos, pelo veterano Silas.

Dieguinho escapou pela esquerda e cruzou rasteiro pera dentro da área minhota, com o guarda-redes Tiago Sá a não conseguir agarrar o esférico e a deixá-lo à mercê do toque vitorioso de Silas.

Na segunda parte, o Cova da Piedade forçou mais no ataque, o técnico Sérgio Boris lançou em campo o médio Luís Silva (boa estreia) e o possante avançado Irobiso para os lugares de Siaka Bamba e Ricardo Barros, mas a turma 'arsenalista' logrou segurar a igualdade.

O Braga B até poderia ter feito o segundo golo aos 80 minutos, quando Didi 'disparou' fortíssimo à entrada da área, com o guarda-redes Pedro Alves a desviar a bola com a ponta dos dedos contra a barra.

Aos 84 minutos, nova sensação de golo na partida. Cruzamento tenso sobre a área dos bracarenses, Bruno Sapo cabeceou, mas o guarda-redes Tiago Sá, com uma excelente defesa, evitou a vitória do Cova da Piedade.

Jogo no Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade.

Cova da Piedade - Sporting Braga B, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Joca, 02 minutos.

1-1, Silas, 43.

Equipas:

- Cova da Piedade: Pedro Alves, Adilson, Danielson, Bruno Sapo, Evaldo, Siaka Bamba (Luís Silva, 46), Robson (Soares, 79), Silas, André Carvalhas, Dieguinho e Ricardo Barros (Irobiso, 65).

(Suplentes: Guilherme Oliveira, Chico Gomes, Soares, Roberto Cunha, Luís Silva, Ning e Irobiso).

Treinador: Sérgio Boris.

- Sporting Braga B: Tiago Sá, David Kong, Bruno Wilson, Inácio Miguel, Thales, Didi, Bruno Xadas, Bruno Jordão (Edelino Ié, 74), Joca (Trincão, 82), Rúben Alves (Mamadou Loum, 68) e Ogana.

(Suplentes: Tiago Pereira, Mamadou Loum, Edelino Ié, Trincão, João Gamboa, Queirós e Leandro Antunes).

Treinador: Abel Ferreira.

Árbitro: Luís Ferreira (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Carvalhas (50), David Kong (57) e Bruno Xadas (62).

Assistência: cerca de 700 espetadores.

O JOGO

JotaCC

António Salvador: "Moreirense vai fazer o jogo da vida deles"
Presidente do SC Braga previu a final da Taça da Liga frente à equipa de Moreira de Cónegos.

António Salvador afirmou que está à espera de um Moreirense a fazer o jogo de uma vida. A pouco mais de 24 horas da final da Taça da Liga, o Presidente dos 'bracarenses' analisou o adversário que vai ter pela frente no derradeiro jogo da competição.

"O nosso pensamento é vencer. Estamos em crescimento e queremos chegar o mais longe possível. Estamos na final e as finais são para vencer. Temos muito respeito pelo adversário que amanhã vai fazer o jogo da vida dele. A Taça não está ganha e temos de ter cuidado com o nosso adversário que eliminou o Benfica e o FC Porto para estar na final connosco".

Questionado sobre a distância que vai ter de percorrer para chegar ao Estádio do Algarve, António Salvador afirmou que, apesar de o SC Braga concordar com o novo modelo, é necessário fazer algumas alterações. Para o Presidente dos 'minhotos', a Taça da Liga não deve dar lugar às competições europeias.

"A localização e a hora não é a melhor. O SC Braga aprova esta fórmula em 'final-four', mas o local não é o indicado. Acho que deveria ser no centro do país. O espetáculo ia ganhar com isso. Espero que no próximo ano reconsiderem isso e coloquem a competição na zona central", revelou antes de se pronunciar sobre a possibilidade de a Taça da Liga dar acesso às competições europeias.

"O SC Braga não está de acordo com isso. O mérito de ir à Europa é uma maratona de 34 jornadas e não um prémio por três ou quatro jogos".

Os 'bracarense' são uma das equipas que estão na final da Taça da Liga. A equipa 'bracarense' vai enfrentar o Moreirense no derradeiro jogo marcado para domingo no Estádio do Algarve.

SAPO DESPORTO

JotaCC

«Temos que ter muito respeito pelo Moreirense» - António Salvador

À margem de um evento que visou premiar os campeões nacionais da natação do SC Braga, António Salvador fez a antevisão da final da Taça da Liga, onde pediu respeito pelo Moreirense, adversário de amanhã.

«Temos de nos focar na final da Taça da Liga que é uma prova que muito honrámos e que muito queremos vencer. Sabemos que temos que ter muito respeito pelo Moreirense e sabemos que eles eliminaram o FC Porto e o Benfica para chegarem à final. Vai ser um jogo onde será preciso empenho, dedicação e crer para ultrapassarmos o obstáculo que é o Moreirense».

O líder da SAD minhota criticou ainda o local escolhido pela Liga de Clubes para a realização da final-four.

«A localização não é a melhor e a hora também não. Nos aprovamos o formato da final-four mas acho que o local não é o mais indicado. Podia ser no centro do País, o espetáculo iria ganhar mais vida, com mais gente. Espero que no próximo ano considerem isso».

Entretanto, a comitiva do SC Braga já partiu rumo ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, sendo que à saída do Estádio Municipal, o plantel foi brindado com cânticos de apoio por parte de meia centena de adeptos.

Recorde-se que Jorge Simão levou todo o plantel para o Algarve, inclusivamente os lesionados Goiano, Djavan, Mauro e Wilson Eduardo, sendo que este último ainda poderá recuperar a tempo de ir a jogo frente aos cónegos.



«Se algum dia fizer gestão numa final internem-me!» - Jorge Simão

Na antevisão da final da Taça da Liga frente ao Moreirense, Jorge Simão, técnico do SC Braga, recusou, com humor à mistura, fazer qualquer gestão do plantel no encontro.

«Depois de eliminar o FC Porto e o Benfica, o Moreirense não entra na condição de não favorito. Também não digo que seja favorito, pela história e peso dos clubes, pela tabela classificativa... O SC Braga está noutra dimensão. Num jogo deste tipo, neste contexto, um eventual favoritismo esfuma-se. Frente ao Benfica o Moreirense deu uma manifestação clara de qualidade coletiva e individual», começou por dizer o treinador português.
«Nenhum treinador no mundo faria qualquer gestão numa final. Se algum dia eu fizer internem-me! Amanhã vai entrar aquela que, na minha opinião, é a melhor equipa.»


A BOLA

JotaCC

António Salvador não quer que a Taça da Liga tenha vaga europeia

Presidente do Sp. Braga contra a ideia de o vencedor da Taça da Liga ir à Liga Europa: "Não é admissível uma equipa estar já apurada em janeiro"

O presidente António Salvador disse hoje que o Sporting de Braga quer muito vencer a Taça da Liga de futebol que disputa no domingo com o Moreirense, mas discorda que o vencedor deva ter acesso às competições europeias.

O treinador dos minhotos, Jorge Simão, defendeu essa ideia na terça-feira, na véspera do jogo com o Vitória de Setúbal, da meia-final da prova.

"O novo formato da competição não me desagrada totalmente, mas acho que o último passo para a credibilização da prova é o vencedor ter acesso às competições europeias, isso faria com que todos os clubes olhassem para a prova de outra forma", disse então o técnico.

Hoje, à margem de um torneio de natação organizado pelo Sporting de Braga e antes de partir para o Algarve, António Salvador frisou que o clube que dirige "não está de maneira nenhuma de acordo com isso".

"O campeonato é uma maratona de 34 jornadas e não é admissível uma equipa chegar a janeiro, vencer a Taça da Liga e já estar apurado para a Liga Europa. Não estamos de acordo com isso. Seria desvirtuar aqueles que são os melhores entre a maratona das 34 jornadas", reforçou.

Sobre a final, a quinta do Sporting de Braga em menos de seis anos (final da Liga Europa em maio de 2011, finais da Taça da Liga em 2013 e 2017 e finais da Taça de Portugal em 2015 e 2016), alertou que "desengane-se quem pensa que esta taça já está ganha" e que é necessário "todo o respeito pelo adversário".

"Temos de nos focar na final da Taça da Liga que é uma prova que muito honrámos e que muito queremos vencer. Sabemos que temos que ter muito respeito pelo Moreirense e sabemos que eles eliminaram o FC Porto e o Benfica para chegarem à final. Vai ser um jogo onde será preciso empenho, dedicação e crer para ultrapassarmos o obstáculo que é o Moreirense", afirmou.

Salvador considerou ainda que, apesar do Braga ter aprovado este formato, a localização e o horário da final não são os melhores.

"Podia ser no centro do país, o espetáculo iria ganhar mais vida, com mais gente. Espero que no próximo ano considerem isso", disse.

Jorge Simão levou todo o plantel para o Algarve, incluindo os lesionados Marcelo Goiano, Djavan, Mauro e Wilson Eduardo.

DN

Bruno3429

Sp. Braga: Assis é reforço para «disputar o título»
Contratação assenta em política de crescimento interno, explica Jorge Simão

Jorge Simão considera que a contratação de Rafael Assis pelo Sp. Braga é um sinal claro de que a sua equipa vai, «num curto período de tempo», tentar ser campeã em Portugal, o troféu que falta, nesta altura, a nível interno, aos bracarenses.

O técnico garantiu, ainda, que o antigo médio do Desp. Chaves está disponível para a final da Taça da Liga, frente ao Moreirense.

«O Assis é uma contratação que faz todo o sentido num clube que, como diz o presidente, tem de preparar-se para, num curto período de tempo, poder disputar o titulo nacional. Até me arrepiei quando ouvi o meu presidente dizer isto, porque é uma visão à qual me quero agarrar. E, portanto, a contratação do Assis vem nesse sentido, da construção de uma equipa que possa, progressivamente, vir a afirmar-se como poder no futebol nacional e depois internacional. É uma visão que nos arrasta a todos para um caminho ambicioso», afirmou


Jorge Simão: «Moreirense fez três golos à melhor equipa em Portugal»
Treinador do Sp. Braga acha que o rival não é outsider depois de afastar FC Porto e Benfica

Jorge Simão rejeita «qualquer tipo de favoritismo» do seu Sp. Braga para a final da Taça da Liga, este domingo, frente ao Moreirense, lembrando o percurso do rival na prova, em que eliminou o FC Porto, na fase de grupos, e o Benfica, nas meias-finais.

«Eu já nem consigo aceitar que o Moreirense entre [na final] nessa condição [de 'outsider']. Depois de eliminar, nesta prova, o FC Porto e o Benfica, o Moreirense já não entra nessa condição», afirmou o técnico bracarense, na antevisão do encontro, citado pela Lusa.

Defendendo que «em jogos deste tipo de contexto, a questão do favoritismo desvanece-se completamente», Jorge Simão lembrou ainda o jogo da última quinta-feira, frente ao Benfica.

«Fez três golos contra a melhor equipa em Portugal, porque assim a tabela classificativa o demonstra. Por isso, acentuar ainda mais a ideia de que, se já numa meia-final era assim, numa final não há qualquer tipo de favoritismo. Dividia mesmo claramente, 50-50», defende.

Jorge Simão rejeitou ainda a ideia de gerir o plantel a pensar no campeonato: «Não acredito que nenhum treinador do mundo, jogando uma final, possa pensar em gestão do plantel. Eu não acredito. Eu não o faria e se algum dia o fizer interne-me, por favor.»

Maisfutebol

Bruno3429

"Vencer a Taça da Liga é o objetivo do momento"

A reviver um momento histórico do clube, o SC Braga leva ambição e confiança para a final da Taça CTT, uma competição que a equipa minhota venceu na época 2012/2013. No lançamento da partida com o Moreirense, referente à final, Jorge Simão rejeitou o favoritismo eventualmente atribuído à sua equipa, salientando que neste tipo de jogos esse mesmo favoritismo acaba por se desvanecer. "Este resultado que o Moreirense fez contra o Benfica só vem comprovar aquilo que tenho vindo a dizer, nestes jogos a questão do favoritismo desvanece-se completamente. A maior demonstração desta teoria é que uma equipa que ficou apurada para a final fez três golos contra o primeiro classificado do nosso campeonato. Isto vem comprovar que numa final não existem favoritos, diria mesmo 50/50."

O técnico acredita que irá defrontar uma equipa forte a nível coletivo e individual. "É uma equipa com muita qualidade coletiva e individual. Como podemos comprovar no facto de dois atletas se irem apresentar em Alvalade, portanto..."

Por último, afirmou que vencer a Taça da Liga é o principal objetivo neste momento, e que este domingo não irão existir poupanças no plantel. "Eu não acredito que nenhum treinador do Mundo, jogando uma final, faria uma gestão do plantel. Neste momento, vencer a Taça da Liga é o nosso maior objetivo. Amanhã, na minha opinião, vai entrar a melhor equipa que o SC Braga conseguiu apresentar até este momento."


Atletas campeões nacionais homenageados

Os atletas da natação do SC Braga foram distinguidos, este sábado, pelos títulos nacionais conquistados nas épocas 2014/2015 e 2015/2016. Na presença do presidente António Salvador, foram entregues as faixas de campeão nacional aos seguintes atletas:

José Nuno Mendes – Campeão Nacional na estafeta de 4x200m livres em 2014/2015

José Melo – Campeão Nacional na estafeta de 4x100m estilos em 2014/2015

José Fernandes – Campeão Nacional nas estafetas de 4x100m estilos e 4x200m livres em 2014/2015

Lucas Pereira – Campeão Nacional infantil "B" aos 200m mariposa 2015/2016

Hugo Neves – Campeão Nacional infantil "B" aos 200m estilos, 200m e 400m livres em 2014/2015; Campeão Nacional infantil "A" aos 400m estilos em 2015/2016

Margarida Neves – Campeã Nacional Juvenil aos 200m mariposa em 2015/2016

Fábio Carneiro – Campeão Nacional Juvenil estafeta de 4x100m estilos em 2015/2016

João Pereira – Campeão Nacional Juvenil na estafeta de 4x100m estilos em 2015/2016

João Lopes – Campeão Nacional Júnior aos 50m costas, 50m mariposa 100m mariposa e 100m estilos 2015/2016

José Lopes – Campeão Nacional nas estafetas 4x100m estilos e 4x200m livres em 2014/2015; Campeão Nacional de Juvenil "A" aos 400m e 1500m livre e na estafeta de 4x100m estilos em 2015/2016

Jorge Jesus Silva –  Campeão Nacional nas estafetas 4x100m estilos e 4x200m livres, 100m bruços, 200m estilos, 400m estilos e 200m mariposa em 2014/2015; Campeão Nacional Juvenil com 15 títulos nacional em 2015/2016

Tamila Holub – Campeã Nacional Júnior aos 200m, 400m e 800m livres e Campeã Nacional Absoluta aos 800m e 1500m livres em 2014/2015; 11 títulos de Campeã Nacional Júnior e Absoluta em 2015/2016

SCBraga

Bruno3429

Salvador falou no título de campeão e Jorge Simão «arrepiou-se»
CONTRATAÇÃO DE ASSIS ELEVA A FASQUIA
Texto por Duarte Monteiro

Rafael Assis é reforço do Braga e com ele trouxe o «peso» de um futuro que «arrepia» Jorge Simão. O treinador do emblema bracarense explicou que a contratação do médio ao Desportivo de Chaves enquadra-se na preparação do Braga para entrar de forma definitiva na luta pelo título nacional.

A fasquia foi colocada por António Salvador, presidente do «arsenal» minhoto, que renovou de forma mais vincada do que nunca o sonho de acabar em primeiro no campeonato a breve prazo; e o seu novo treinador quer «agarrar-se» a esse projeto.

Zerozero