News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/01

Started by Bruno3429, 25 de January de 2017, 07:51

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros do Minho de partida para a batalha de acesso à Final da Taça da Liga
Paulo Machado

O SC Braga está a um passo de marcar presença na final da Taça da Liga, um troféu ambicionado e que vai ao encontro dos objectivos definidos no início da temporada. Para chegar à final — agendada para o próximo domingo — a formação orientada por Jorge Simão terá de ultrapassar mais uma barreira, que neste caso dá pelo nome de Vitória de Setúbal e deixou pelo caminho o Sporting CP.

Depois do desaire, no último domingo, com o Vitória de Guimarães, a formação bracarense pretende reerguer-se. Jorge Simão irá proceder a mexidas na equipa, uma vez que depara-se com algumas ausências forçadas. O grande destaque vai para o regresso de Ricardo Ferreira ao lote dos eleitos.

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Simão, convocou Ricardo Ferreira para o jogo com o Vitória de Setúbal, da meia-final da Taça da Liga de futebol, mas não pode contar com Wilson Eduardo. O central está de volta e pode mesmo entrar directamente para o 'onze', dada a ausência de Velázquez, castigado depois da expulsão no 'clássico' minhoto.

Fora do jogo estão Wilson Eduardo (lesão no adutor direito) e Marcelo Goiano (lesão nos isquiotibiais esquerdos), tendo Jorge Simão chamado o lateral direito da equipa B Anthony D'Alberto e feito regressar Pedro Tiba à convocatória.
Djavan e Mauro continuam a recuperar de lesões e também estão fora dos eleitos.

Jorge Simão: "O clube está a reunir condições para lutar com os três grandes"

Há um mês em Braga, Jorge Simão está em vias de disputar a conquista de um troféu para o clube minhoto. O treinador mostra-se cauteloso na abordagem ao jogo com o Setúbal, mas deixa um apelo à ambição que está presente no clube. "Num jogo com estas características, a eliminar, as questões do favoritismo esfumam-se, mas pelo palmarés, história recente dos dois clubes e pela posição na tabela classificativa, podemos considerar o Braga como favorito", afirmou o treinador.

Jorge Simão espera "um jogo muito equilibrado", mas frisou a "ambição" do clube em chegar à final. "Este crescimento do clube nos últimos anos consolida-se com posições na tabela que se aproximam do pódio, com títulos, como a Taça de Portugal na época passada, um feito fantástico, com presenças em finais, da Liga Europa ou da Taça da Liga", elencou.

O técnico notou que o Setúbal "tem feito bons resultados contra boas equipas". "Será um bom 'combate', num jogo de características especiais, mas o que interessa, independentemente do que acontecer durante o jogo, é conseguir o apuramento para a final", frisou. António Salvador disse na II Gala Legião de Ouro, que acredita que o clube pode ser campeão nacional ainda neste centenário e Jorge Simão destacou a importância dessa ambição. "Neste momento, o clube está no caminho de reunir as condições para lutar com os três 'grandes'.

Gosto de olhar para o futuro próximo e pensar que este clube está numa recta ascendente de crescimento e poderá intrometer-se na luta pelo título, gosto dessa visão porque é isso que nos faz crescer", comentou.

A derrota caseira com o rival de Guimarães foi um "obstáculo" natural numa "época longa" e não significa desconfiança para o seio do grupo. "As derrotas são um momento duro, de análise, mas nem quando se ganha está tudo bem, nem quando se perde está tudo mal. Importa passar a imagem de confiança, serenidade, lucidez e convicção e não é uma derrota que coloca tudo em causa", disse.

Correio do Minho

Bruno3429

BAIANO DE RECURSO NA ESQUERDA
Muitos problemas para Jorge Simão construir equipa

No Sp. Braga a saga das indisponibilidades não morreu com José Peseiro e prossegue com Jorge Simão. O novo técnico do Sp. Braga vai ter, por isso, mais uma vez de apelar ao seu sentido de improvisação e Baiano deverá surgir no lado esquerdo da defesa, face às lesão de última hora de Marcelo Goiano, e que se juntou à de Djavan, os dois laterais-esquerdos do plantel.
Para Baiano, um dos 'veteranos' da equipa, o jogo pode assinalar o seu regresso à competição após um hiato de três jogos por opção de Jorge Simão, treinador que o preteriu desde o momento em que pôde contar com Paulinho, resgatado por sua vontade ao Chaves.

Como reserva para as alas defensivas, Jorge Simão chamou da equipa B o belga D'Alberto, que ontem já se treinou com a equipa principal, tal como os 'bês' Simão e Oti. Mas só Anthony D'Alberto foi convocado. O lateral-direito, de 22 anos, está em Braga desde 2015 e esta época leva 15 jogos disputados pela equipa B. Jorge Simão há algum tempo que, conforme Record já adiantou, vinha seguindo o percurso do novo recruta.
Por outro lado, o defesa-central Ricardo Ferreira foi dado como apto e poderá entrar diretamente no onze, restando saber quem será o seu parceiro na zaga (Rosic ou Artur Jorge).

TIBA PRETENDIDO PELOS FLAVIENSES
Médio pode chegar incluído no negócio Assis

Para além do dinheiro, o Chaves pretende jogadores do Sp. Braga para que a operação atinja o valor que o FC Porto oferecia (1,5 milhões). Só que a SAD arsenalista não admite misturar os dossiês, isolando a compra de Assis da discussão sobre cedências de futebolistas. O objetivo dos flavienses é receber Pedro Tiba a título definitivo, dado ser mais difícil garantir Fábio Martins, que tem deslumbrado de azul-grená. Entretanto, Record sabe que Assis aceitou receber em Braga um salário inferior ao proposto pelo FC Porto. Todavia, muda-se já para a Pedreira e os dragões só o queriam a partir de 2017/18.


KEVIN BALANTA ESTÁ NA MIRA
Médio colombiano joga no Deportivo de Cali

O mercado ainda está aberto e o Sp. Braga precisa de colmatar algumas posições, sendo uma delas a zona central do meio-campo. Entre os vários jogadores que têm sido seguidos, há um que desde já se destaca: o colombiano Kevin Balanta, que se encontra a disputar pela sua seleção a competição sul-americana de sub-20. Kevin Balanta joga no Deportivo de Cali, tem 19 anos e mede 1,79 metros. Outros clubes europeus também têm Kevin no radar e, por isso, nada está garantido.

Autor: Bruno Freitas

Record

Bruno3429

FC Porto desistiu de Assis devido ao seu «comportamento»
Revelação do diretor de comunicação dos azuis e brancos
    
Assis esteve com um pé no Dragão, mas vai ser reforço do Sp. Braga, tal como o Maisfutebol já escreveu.

O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, explicou no Porto Canal que foi o «comportamento» do jogador que fez com que tudo mudasse.

«O senhor presidente [Pinto da Costa] ligou ao presidente do Desp. Chaves a desobrigá-lo do compromisso que tinha assumido com o FC Porto relativamente ao jogador Assis tendo em conta o comportamento do jogador e do empresário, ou melhor, a pessoa por quem se fez acompanhar», afirmou.

Maisfutebol

Bruno3429

Um jogo entre quem sabe ganhar isto
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Vitória de Setúbal e Braga, dois dos três clubes que se podem gabar de ter o troféu da Taça da Liga no seu palmarés, têm encontro marcado esta quarta-feira no Estádio do Algarve e tentarão desde já marcar presença na final de domingo. Os sadinos conquistaram a prova na sua primeira edição, precisamente no Algarve em 2008, os minhotos festejaram em Coimbra em 2013.

As duas equipas vêm de clássicos do futebol português, mas com estado anímico distinto: os vitorianos foram ao Restelo ganhar 1x2 e cimentar o lugar na parte superior da tabela classificativa da Liga NOS; o Braga viu o Vitória de Guimarães vencer no seu reduto e, apesar de continuar no pódio da prova, a quebra anímica foi inevitável depois de perder contra o grande rival.

Fora do retângulo de relva - e a reportagem do zerozero já o comprovou - os preparativos são intensos e ao detalhe para que este possa ser um grande evento, que catapulte a competição para outro patamar que já merece.

Alguns milhares

A primeira meia-final ainda não está a ter grande procura. Ao que o zerozero soube, a organização espera uma casa a rondar três/quatro mil pessoas.O contexto é diferente e importará às equipas perceber isso. Vitória e Braga não são duas equipas retraídas, pelo que a expectativa de se assistir a um jogo apelativo do ponto de vista do espetáculo dentro das quatro linhas é legítima.

A diferença passa por...

V. SETÚBAL
Intensidade a meio

Ficou evidente no dérbi do Minho que o meio-campo arsenalista ainda está longe de estar calibrado, pelo que pode estar aí a chave a explorar por parte dos sadinos. Com um Costinha em grande forma e um Agu a compenetrar-se cada vez mais nas ideias da equipa, a mobilidade ofensiva e defensiva na zona intermédia tem tudo para fazer a diferença.


BRAGA
Um clique necessário

Os resultados com Jorge Simão não estão a ser negativos e é bom frisar isso. Mas algumas situações, como o afastamento de André Pinto ou, mais recentemente, o dérbi perdido em casa para os vimaranenses, ainda não permitiram uma total comunhão dos adeptos com a equipa e com o treinador. Numa final-four, tudo pode ganhar outra dinâmica, desde que o clique esteja encontrado.

Penso que, amanhã [quarta-feira], as probabilidades de ser um jogo equilibrado e ser decidido em pequenos pormenores são muito grandes e nós tudo faremos para, no domingo, estarmos na final e oferecermos essa final aos nossos adeptos
José Couceiro

Num jogo com estas características, a eliminar, as questões do favoritismo esfumam-se, mas pelo palmarés, história recente dos dois clubes e pela posição na tabela classificativa, podemos considerar o Braga como favorito
Jorge Simão

Zerozero

JotaCC

Nova oportunidade a vencedores passados
Algarve Couceiro quer dar prenda a Setúbal; Jorge Simão assume favoritismo bracarense



V. Setúbal e Braga disputam esta noite (20.45 horas, RTP1) um lugar na final da Taça da Liga, no primeiro ato da "final four" que vai coroar, no Algarve, o "campeão de inverno" da Liga de Clubes. Sadinos e bracarenses procuram conquistar, pela segunda vez, a prova e quebrar a hegemonia do Benfica.
De um lado, o V. Setúbal, primeiro emblema a levantar a Taça da Liga, em 2007/08, vencendo o Sporting no desempate por penáltis, do outro o Braga, que conquistou o troféu em 2012/13, ao vencer o F. C. Porto, por 1-0. Agora, as duas equipas lutam pela possibilidade de chegar a um segundo título na prova e José Couceiro acredita que tudo se vai definir nos pormenores.
"Penso que as probabilidades de ser um jogo equilibrado e ser decidido em pequenos pormenores são muito grandes e nós tudo faremos para, no domingo, estarmos na final e oferecermos essa prenda aos nossos adeptos. Para a cidade de Setúbal, para o Vitória, as taças têm sempre um valor acrescido e gostávamos que [os adeptos] estivessem cá em peso amanhã [hoje] e nos pudessem ajudar, porque ninguém joga finais sem ganhar as meias-finais", pediu José Couceiro, numa opinião partilhada por Jorge Simão, que também espera um "duelo muito equilibrado", embora admita que os bracarenses parte na frente.
"Num jogo com estas características, a eliminar, as questões do favoritismo esfumam-se, mas pelo palmarés, história recente dos dois clubes e pela posição na tabela [da Liga], podemos considerar o Braga como favorito", afirmou o treinador arsenalista, que gosta do modelo da Taça da Liga, mas não do palco: "É um trajeto muito longo, ainda para mais a meio da semana, para os nossos adeptos. O formato não me desagrada".


À margem

Wilson de fora
Wilson Eduardo ficou fora dos convocados do Braga, já que o extremo sofreu uma lesão no adutor direito. Ricardo Ferreira volta aos eleitos de Jorge Simão e deve entrar no onze, enquanto Mauro, Djavan e Goiano continuam lesionados.

Despedida à campeão
O V. Setúbal viajou, ontem de manhã, para o Algarve e, à saída do Bonfim, a comitiva sadina teve direito a uma despedida especial por parte dos adeptos, que desejaram boa sorte à equipa de José Couceiro.

Oliveira ataca Sporting
O presidente do Setúbal, Fernando Oliveira, voltou ontem a criticar o Sporting por causa de André Geraldes e Ryan Gauld, que estavam no Sado por empréstimo dos leões e que tiveram de regressar a Alvalade. "Os jogadores são nossos durante esta época. Tiraram-nos daqui porque o árbitro marcou um penálti que não devia [na Taça da Liga]. Se fosse para regressarem ao Sporting, nem retorquíamos, mas tiraram-nos para serem colocados no Chaves e achamos que foi uma ofensa", afirmou o líder sadino, em declarações à Antena 1.


Assis vira-se para Braga e assina por quatro anos e meio

O médio brasileiro Assis é jogador do Sporting de Braga e reforça a formação bracarense já nesta reabertura do mercado, deixando o Chaves a troco de uma verba superior a um milhão de euros. Entre avanços e recuos, o clube liderado por António Salvador garantiu o médio defensivo, que assina um contrato de quatro anos e meio.
O jogador, de 26 anos, também esteve associado ao F. C. Porto, onde jogaria apenas a partir da próxima época, mas a possibilidade de reencontrar o treinador Jorge Simão foi decisiva na conclusão do processo. O técnico, que também iniciou a presente época no comando do Chaves, convenceu Assis a mudar-se para o Minho, onde irá reencontrar o lateral-direito Paulinho e o argentino Battaglia, que recentemente também deixaram a formação flaviense nesta reabertura de mercado.
Assis chegou a Portugal há três anos, para representar o Beira-Mar, e rapidamente deu nas vistas, mudando-se, depois, para Trás-os-Montes, onde na época passada foi peça influente na subida. Neste ano, na estreia no principal escalão, confirmou todo o potencial que vinha a demonstrar, sendo um dos elementos em foco na atual campanha do Chaves, que ocupa o sexto lugar no campeonato e está nas meias-finais da Taça de Portugal, depois de ter eliminado F. C. Porto e Sporting.
O brasileiro esteve na mira do Nantes, de França, treinado por Sérgio Conceição, tinha contrato até 2019 e uma cláusula de rescisão de dois milhões, mas a administração da SAD fechou o negócio por um valor inferior, sendo sensível à vontade do brasileiro, que manifestou o desejo de se tornar no mais recente guerreiro do Minho.

JN

JotaCC

ANDRÉ PINTO QUIS SER LEÃO
Central ainda foi tentado por uma oferta do Hull City (M€ 2,2/ano), mas aceitou assinar pelo Sporting por metade

Jogador do Sporting a partir de 1 de julho, o ainda defesa do Braga foi sugerido aos verdes e brancos em outubro, mas a chance de garantir a primeira aquisição para 2017/18 surgiu agora

O Sporting, numa jogada de antecipação e já de preparação para a próxima temporada, garantiu a contratação do defesa-central André Pinto, internacional português que o Braga acaba de afastar do plantel principal por não querer prolongar a duração do vínculo, que expira no final da época. Em fim de contrato, chegará a Alvalade no verão –é o primeiro reforço para 2017/18 –, mais precisamente a 1 de julho, tendo-se comprometido com os leões por quatro anos (mais um de opção, até 2022, indexado à taxa de utilização) após a realização de exames médicos em Lisboa, conforme antecipado ontem pela edição online de O JOGO.
Em termos de vencimento, o defesa, de 27 anos, vai auferir à volta de 1,1 milhões de euros brutos por temporada, tendo recusado uma proposta muito mais vantajosa do Hull City (treinado por Marco Silva), que lhe oferecia praticamente o dobro (2,2 milhões de euros). Esta operação, entre intermediação e prémio de assinatura, custará ao Sporting um montante a rondar um milhão de euros.
Cumpridas as formalidades legais, o Sporting notificou o Braga do acordo alcançado com o defesa, que já em outubro tinha sido sugerido aos verdes e brancos. "Não nos diz respeito. É um caso encerrado", assumiu ontem o treinador da equipa minhota, Jorge Simão, responsável pelo afastamento do jogador a meio deste mês. "Em relação ao André Pinto, não conto mais com ele e tem de resolver a sua situação contratual com o clube. Esta é uma decisão irrevogável", disse o técnico a 11 de janeiro, por altura do confronto com o Marítimo para a Taça da Liga. O Sporting, atento à situação de um jogador que já era considerado interessante pela estrutura verde e branca, não perdeu tempo e fechou negócio com o central, que também estava no radar da Fiorentina e... do Benfica.
Desde que saiu da formação do FC Porto, que nunca representou profissionalmente, André Pinto já vestiu as camisolas de Santa Clara, V. Setúbal, Portimonense, Olhanense, Panathinaikos e Braga, onde, lembre-se, era um dos capitães da equipa. Esta época, debateu-se com uma lesão num pé e só participou em 15 desafios (três golos).

O JOGO

JotaCC

"INTERESSA É CHEGAR À FINAL"
Independentemente da qualidade de jogo, Jorge Simão quer é garantir o apuramento para a final. Aceita algum favoritismo, mas só pelo estatuto dos minhotos

"Acho que sendo um jogo com estas características, uma meia-final, o favoritismo esfuma-se" "André Pinto no Sporting? É um assunto que não me diz respeito. Nada a comentar"
Jorge Simão
Treinador do Braga


Para Jorge Simão, só importa ganhar e a forma para o conseguir passa para segundo plano. Os arsenalistas estão empenhados em regressar à final da Taça da Liga, competição que venceram em 2013



Tal como na antevisão do dérbi minhoto, frente ao V. Guimarães, Jorge Simão desvalorizou a questão do favoritismo, ainda que reconhecendo que o Braga tem um certo ascendente sobre o V. Setúbal em função do estatuto que conquistou nos últimos anos. "A choque, sendo um jogo com estas características, uma meia-final, a questão do favoritismo esfuma-se. É óbvio que se olharmos para o palmarés recente, pelo lugar na Liga, podemos considerar que o Braga é favorito. Mas tendo em conta as características deste jogo, esse favoritismo esfuma-se. Vai ser um jogo equilibrado e com predominância de uma ou outra equipa durante as fases do jogo", afirmou. O treinador do Braga mostrou respeito pelo V. Setúbal, mas focou-se essencialmente no grande objetivo de atingir a final. "Os cuidados são os mesmos. Tendo nós a possibilidade de nos apresentarmos de acordo com a construção das nossas ideias, estaremos fortes. O V. Setúbal tem feito bons resultados e será um bom combate, num jogo com características espec ia is.Independentemente de como o jogo corra, o que interessa é chegarmos ao fim com o apuramento para a final", salientou. De resto, o objetivo de vencer a Taça da Liga já tinha sido assumido. "É uma questão que foi amplamente debatida. O crescimento sustentado do clube consolida-se com posições na classificação junto ao pódio, uma Taça de Portugal na última época, presença em finais... Se adicionarmos títulos, isso engrandece ainda mais este clube", referiu.
O Braga vem de perder o dérbi minhoto com o V. Guimarães. As consequências dessa desilusão não preocupam Jorge Simão. "As vitórias trazem confiança. A derrota é um momento duro, de análise. Quanto se perde, não está tudo mal. Temos de passar uma imagem de confiança e de lucidez, de confiança neste caminho que estamos a percorrer", disse, encarando também com naturalidade a onda de impedimentos que afetam a equipa. "As contrariedades numa equipa de futebol têm de ser ultrapassadas. É impossível fazer uma época sem estas dificuldades, com lesões, castigos, mudanças de treinador. Uma época é um período desgastante, de grande pressão e o meu papel é encontrar soluções, para preparar todos os jogos. E para podermos lutar com convicção", explicou.
Jorge Simão foi também instado a comentar a transferência de André Pinto para o Sporting [ver páginas 10 e 11], mas recusou. "É um assunto que não me diz respeito. Não há nada a comentar", limitou-se a dizer o treinador que, há duas semanas, riscou das opções o defesa-central que era um dos capitães do Braga.
Jorge Simão orientou ontem de manhã, nos campos de apoio do Municipal de Braga, o último treino antes da meiafinal. A meio da tarde, a comitiva, com 18 jogadores, levantou do Aeroporto Francisco Sá Carneiro rumo ao Algarve.


Ambição do presidente motiva

Na Gala Legião de Ouro, anteontem, António Salvador expressou a convicção de o Braga ser campeão nacional num futuro próximo e Jorge Simão gostou do que ouviu. "Sem dúvida que quero fazer história neste clube. Ambição tem de ser uma palavra-chave. A ambição do nosso presidente em ser campeão é sinal de grandeza, consolidada pelos últimos anos do clube", referiu, acrescentando que "com trabalho o Braga pode aproximar-se dos três grandes e intrometer-se na luta pelo título". "É esta visão que nos faz crescer", sublinhou.


EUROPA AJUDARÁ A VALORIZAR
À imagem de vários treinadores, Jorge Simão também quer que a conquista da Taça da Liga dê acesso à Liga Europa

Jorge Simão aproveitou o momento em que foi convidado a falar sobre as "dificuldades" dos adeptos do Braga em se deslocarem até ao Algarve para se mostrar "agradado" com o novo formato da Taça da Liga. Mas, se fosse o treinador do Braga a decidir, acrescentava-lhe um "prémio" que serviria para valorizar ainda mais a competição. "É um ano inovador na Taça da Liga, mas ainda falta dar o último passo para a credibilização e valorização desta prova, a de premiar o vencedor com o acesso às competições europeias da época seguinte. Confesso que este novo formato me agrada, mas só falta dar esse passo para que a Taça da Liga seja olhada de outra forma", referiu o treinador, numa opinião cada vez com mais adeptos, sobretudo entre os treinadores, incluindo José Couceiro, adversário dos arsenalistas no encontro desta noite.



GOIANO E WILSON LESIONADOS

Para além de Wilson Eduardo, que não recuperou a tempo do jogo desta noite, o Braga perdeu ainda Goiano para o confronto com o V. Setúbal. O extremo sofreu um problema no adutor direito durante o dérbi de domingo, enquanto o lateral brasileiro apresentou ontem uma lesão nos isquiotibiais esquerdos. São mais dois contratempos para Jorge Simão, que ainda tem Djavan e Mauron alista de lesionados, para além da ausência de Hassan, que joga hoje o apuramento na CAN. Wilson e Goiano serão substituídos no jogo desta noite por Baiano e Ricardo Horta.



Artur Jorge titular
Jovem defesa central vai ocupar a vaga de Velázquez, expulso frente ao V. Guimarães

A lista de 18 jogadores que Jorge Simão convocou para a final-four contou com o regresso de Ricardo Ferreira, recuperado de lesão, mas o lugar deixado em aberto pelo castigo de Velázquez, expulso nos últimos minutos do jogo com o V. Guimarães, será ocupado por Artur Jorge. O defesa voltará a formar dupla com Rosic, sendo estes, curiosamente, os dois centrais mais utilizados nesta temporada. Apesar de estar entre as opções de Jorge Simão, Ricardo Ferreira só começou a treinar com a equipa esta semana, pelo que só deverá regressar à titularidade no próximo jogo. Na lista de jogadores que viajaram para o Algarve também estão Tiba, que ficara de fora do dérbi, e ainda D'Alberto, lateral-direito da equipa B.



Distância e hora afastam adeptos
A primeira meia-final da Taça da Liga vai ter pouco público. Jorge Simão compreende os adeptos

Jorge Simão juntou-se aos adeptos do Braga que protestaram com o local escolhido para a realização da final-four da Taça da Liga; organização vai juntar adeptos dos dois clubes na mesma bancada

Durante os dois jogos realizados na Pedreira para a Taça da Liga, os primeiros da época dos arsenalistas na competição, os adeptos do Braga fizeram questão de mostrar tarjas com críticas à marcação da final-four para o Algarve. Na altura, recordaram a distância que separa as duas localidades – quase 600 quilómetros –, agravada pelo facto de, em caso de apuramento para a final, haver dois jogos para disputar num prazo de apenas quatro dias. Por tudo isso, mas também por o jogo de hoje se realizar a meio da semana, serão poucos os adeptos do Braga que estarão nas bancadas do Estádio Algarve. As expectativas apontam para cerca de meio milhar de adeptos minhotos, num número que ainda poderá crescer, tendo em conta a possibilidade de haver adeptos a viajar de outras zonas do país. Do lado do V. Setúbal, a previsão não é muito diferente.
Na conferência de Imprensa de ontem, Jorge Simão colocou-se ao lado dos adeptos nesta questão, reconhecendo que não é fácil fazer uma viajem tão longa. "É um trajeto muito grande para ser efetuado a meio da semana. Tenho de estar do lado dos adeptos, porque se eles quiserem assistir ao jogo têm de fazer muitos quilómetros. A distância é um problema para nós", afirmou.
Feitas as contas dos dois lados, a primeira meia-final da Taça da Liga não contará com uma grande afluência de público nas bancadas, o que levou os organizadores do jogo a optar pela colocação dos adeptos das duas equipas na mesma bancada. O público será encaminhado para a bancada central inferior do lado contrário à transmissão televisiva, de forma a que as pessoas não fiquem demasiado dispersas.
No Algarve, sobretudo nas localidades mais próximas do estádio, há vários cartazes a promover a final-four da Taça da Liga, faltando saber se os algarvios estão interessados em assistir ao vivo a um Braga-V. Setúbal.

O JOGO

JotaCC

Braga garante Assis por quatro anos e meio
O acordo entre as três partes foi fechado ontem; médio vai para o Minho a troco de um milhão de euros

O médio brasileiro fez prevalecer a sua vontade e vai mesmo voltar a trabalhar com Jorge Simão em Braga. Acordo prevê ainda a cedência de um jogador ao Chaves



Mais uma cambalhota no processo de transferência de Assis, desta vez definitiva. Depois de avanços e recuos, o médio chegou finalmente a acordo com o Braga, clube com o qual vai assinar um contrato válido para os próximos quatro anos e meio. Numa primeira fase, Assis tinha tudo acertado com António Salvador, mas a intromissão do FC Porto quase desviou o brasileiro para o Dragão, numa proposta que visava a mudança do jogador apenas no início da próxima época. Na segunda-feira, o presidente do Braga chegou mesmo aassumir que tinha perdido o médio para os portistas, tal como já tinha feito Jorge Simão na conferência de Imprensa de antevisão do jogo com o V. Guimarães. Mas, ontem, o negócio foi definitivamente fechado pelos responsáveis arsenalistas. O FC Porto confirma que se reuniu com Assis no sábado, mas, também ontem, Pinto da Costa telefonou ao presidente do Chaves a desobrigá-lo do compromisso de o vender aos dragões, numa decisão justificada pelo comportamento do jogador (ver mais na página 4), que fez finca-pé e exigiu sair imediatamente para o Braga. A SAD minhota vai ter de pagar cerca de um milhão de euros ao Chaves por metade do passe, num acordo que prevê ainda a cedência de um jogador a título definitivo. E essa é, neste momento, a parte que falta alinhavar do acordo. Pedro Tiba, que está convocado para o jogo de hoje com o V. Setúbal, é o eleito, mas é preciso que o Chaves convença o jogador. Se Tiba recusar, há outra hipótese: Bakic. Além disso, o Braga garante que Fábio Martins fica em Trás-os-Montes até ao fim da época, afastando-se o cenário de um regresso antecipado ao Minho como retaliação...

DADO
Entre Beira-Mar e Chaves, Assis realizou 95 jogos em Portugal, dos quais 17 esta época na I Liga. Marcou apenas um golo, logo no jogo de estreia na II Liga

O JOGO

JotaCC

V. Setúbal e Sp. Braga lutam pelo regresso à final da Taça da Liga
Sadinos e bracarenses defrontam-se hoje, no Estádio do Algarve, na primeira meia-final da competição

O primeiro finalista da Taça da Liga será conhecido hoje, no Estádio do Algarve. A partir das 20h45, V. Setúbal e Sp. Braga, duas das três equipas que já venceram a prova — a outra é o Benfica —, defrontam-se num frente-a-frente em que Jorge Simão, treinador dos minhotos, assume o favoritismo, apesar de concordar com José Couceiro, técnico dos sadinos, na previsão de que será "um jogo equilibrado".
Os vencedores das meias-finais de hoje, entre V. Setúbal e Sp. Braga, e de amanhã, entre Moreirense e Benfica, vão disputar a final no domingo, o que obrigará ao adiamento dos seus jogos na jornada 19 da I Liga.
Vencedor da primeira edição da Taça da Liga, na época 2007-08, o V. Setúbal regressa, dois anos depois, à meia-final da competição e José Couceiro, treinador dos vitorianos, reconheceu na antevisão da partida que "para a cidade de Setúbal" e "para o Vitória, as taças têm sempre um valor acrescido", pedindo, por isso, que os adeptos sadinos estejam "em peso" no Estádio do Algarve, "porque ninguém joga finais sem ganhar meias-finais".
Apesar da derrota do Sp. Braga no passado fim-de-semana frente ao V. Guimarães, Couceiro diz que os "arsenalistas" não estão "num momento mau", lembrando que o adversário "está no terceiro lugar, posição que dá acesso a uma pré-qualificação da Liga dos Campeões". "Não podemos menorizar o valor do Sp. Braga. Penso que, amanhã [hoje], as probabilidades de ser um jogo equilibrado e decidido em pormenores são muito grandes. Tudo faremos para, no domingo, estarmos na final e oferecermos essa final aos nossos adeptos", concluiu.
Do outro lado, Jorge Simão considera que pela "história recente dos dois clubes e pela posição na tabela classificativa", pode-se "considerar o Sp. Braga como favorito", mas alerta que num duelo "com estas características, a eliminar, as questões do favoritismo esfumam-se".
Sobre a partida Simão diz esperar "um bom combate" e "conseguir o apuramento para a final", desvalorizando o desaire recente frente ao rival V. Guimarães: "As derrotas são um momento duro, de análise, mas nem quando se ganha está tudo bem, nem quando se perde está tudo mal. Importa passar a imagem de confiança, serenidade, lucidez e convicção. Não é uma derrota que coloca tudo em causa."
O vencedor da partida de hoje, entre sadinos e minhotos, vai defrontar no próximo domingo, também no Estádio do Algarve, a equipa que ganhar amanhã a meia-final entre Moreirense e Benfica, o que obrigará ao adiamento dos jogos da jornada 19 da I Liga dos dois finalistas, que para já estão agendados para segunda-feira, para dia 2 de Fevereiro, uma quinta-feira.


Defesa André Pinto na rota do Sporting mas só para 2017-18

Recentemente relegado para a equipa B no Sporting de Braga, André Pinto deverá ser reforço do Sporting na próxima temporada. O defesa de 27 anos, cujo vínculo ao emblema minhoto termina em Junho, terá, segundo a imprensa desportiva, assinado um compromisso com os "leões" válido por quatro anos. "É um assunto que não me diz respeito", disse o treinador do Sp. Braga, Jorge Simão.

PUBLICO

JotaCC

André Pinto fez-se leão em 24 horas por 800 mil/ano
Central acaba contrato com o Sp. Braga e recusou Benfica, Fiorentina e Hull City. Assina por quatro épocas e mais uma de opção

Em 24 horas, e a pedido de Jorge Jesus, o Sporting abordou André Pinto e chegou a acordo com o defesa central do Sp. Braga em final de contrato. O bracarense vai assinar por quatro anos, mais um de opção. Contactado pelo DN, o Sporting informou "não ter comentários a fazer sobre o assunto".
O adeus do defesa central e capitão do Sp. Braga ao Minho está longe de ser um conto de fadas
No entanto, segundo soube o DN, o negócio entre o clube leonino e o jogador está feito, tendo o bracarense recusado as abordagens de Benfica, Fiorentina e Hull City. André Pinto vai receber 800 mil euros limpos por ano, em Alvalade, durante quatro épocas mais uma de opção – será acionada caso o jogador faça um determinado número de jogos na equipa.
A contratação do central foi um pedido expresso de Jorge Jesus, o que indicia que o técnico está envolvido na preparação da nova temporada, apesar de contestado pelos últimos resultados. André Pinto prepara-se assim para rumar a Lisboa e vestir a camisola do Sporting, mas só em julho, depois de terminar a ligação a Braga.
O defesa central de 27 anos já tinha recusado renovar com o Sp. Braga e está, nesta altura, afastado do plantel de Jorge Simão. Ontem, no lançamento da Final Four da Taça da Liga, o treinador arsenalista foi confrontando com a mudança do central para Alvalade, mas evitou comentários: "É um assunto que não me diz respeito."
Segundo soube o DN, o Sporting informou o rival de Braga das conversas com o jogador, na segunda-feira à noite, por fax, altura em que decorria a Gala do 96.º aniversários dos minhotos, que só viram o dito fax ontem de manhã. O DN contactou o Sp. Braga, que não fez comentários.
Tal como mandam as regras da FIFA, num cenário de fim de contrato, o clube interessado tem de informar o emblema que o atleta representa sobre a abordagem. Tal como fez no início de 2016, por exemplo, o Benfica, ao comunicar ao Sporting que Carrillo tinha chegado a acordo com as águias. William sem propostas Nem Atlético de Madrid nem Liverpool. Segundo fonte do Sporting, não chegou qualquer proposta pelo médio defensivo a Alvalade até ontem. O camisola 14 é considerado um jogador fundamental para Jorge Jesus, apesar da recente chegada de Palhinha, e só uma proposta a rondar o valor da cláusula de rescisão (45 milhões de euros) convencerá Bruno de Carvalho a negociar William.
E depois da saída de Markovic para o Hull City os leões procuram ainda colocar mais quatro jogadores, pelo menos, neste mercado: Meli, Petrovic, André e Elias. E resolver o dossiê de Ryan Gauld e André Geraldes. "Se fosse para regressar ao Sporting nem retorquíamos. Agora, tirá-los daqui para serem colocados no Chaves... foi uma ofensa", disse ontem o presidente do Vit. Setúbal, que não abre mão dos jogadores. Gauld e Geraldes estavam cedidos e foram chamados após o polémico jogo da Taça da Liga que acabou com a eliminação da equipa de Jesus.

DN

Bruno3429

Edinho e Alan: nunca é tarde para ganhar
VETERANOS COM AMBIÇÃO REJUVENESCIDA
Texto por Luís Rocha Rodrigues

A meia-final desta quarta-feira coloca nos dois lados da barricada dois jogadores bastante batidos do nosso futebol, eles que, já bem avançados nos 30, continuam com a bitola elevada à procura de mais uma final para o currículo.

Até já partilharam o balneário, em meia época em Braga na temporada 2013/2014. Edinho sairia para a Turquia aos 31 anos e poderia pensar-se que seria um contrato de fecho de carreira. Nada mais errado.

   Edinho
2 títulos oficiais


1   Taça de Portugal 2011/12
1   Taça da Liga 2007/08

O internacional português, que até seria chamado várias vezes à seleção, marcou para 2016 um regresso ao futebol nacional. Pela porta do Vitória de Setúbal, clube que já tinha ajudado em 2007/2008 a ganhar a primeira Taça da Liga da história, apesar de, também aí, ter saído para o estrangeiro em janeiro - não sem antes ser decisivo na eliminatória contra o Benfica (2x1).
Um regresso para, no fundo, acabar aquilo que para si ficou a meio: apesar de ter no currículo a conquista desse ano, não esteve na final do Algarve contra o Sporting, pelo que esta é uma segunda oportunidade que não quererá desperdiçar.

Apesar de curta, os dois desenvolveram uma boa amizade em Braga ©Catarina MoraisAlan, também um jogador muito experimentado no nosso futebol, tem uma história ligeiramente diferente nesta competição, que também venceu. É que, em Coimbra em 2012/2013, foi um golo seu de grande penalidade que bateu o FC Porto (1x0) e levou a taça para o Minho.

   Alan
7 títulos oficiais

1   Taça Intertoto 2008
2   Liga Portuguesa 2005/06, 2006/07
2   Taça de Portugal 2005/06, 2015/16
1   Taça da Liga 2012/13
1   Supertaça Cândido de Oliveira 2006

O capitão arsenalista, atualmente com 37 anos e no clube desde 2008, é recordista em vários parâmetros da vida do clube. Na agora designada Taça CTT, é quem mais jogos tem e também quem mais golos regista.
Esta quarta-feira, Edinho deve ser titular, ao passo que Alan pode começar o jogo no banco - mesmo que não seja de descartar a sua utilização por Jorge Simão. Os dois, influentes no balneário, querem ficar no Algarve até domingo para continuarem a sua gloriosa caminhada pelo futebol português.

Zerozero

JotaCC

Sporting volta a 'atacar' no Minho

O acordo com André Pinto assinala mais um episódio no capítulo das transferências da Pedreira para Alvalade, cenário que desde a temporada 2011/12 não conhecia desenvolvimentos. Então, no primeiro ano do mandato de Godinho Lopes na presidência dos leões, o central peruano Alberto Rodríguez – que também assinou a custo zero – e o técnico Domingos Paciência fizeram esse mesmo trajeto. Antes, já os dois clubes tinham fortalecido as suas relações negociais com as transferências de Evaldo (10/11), João Pereira (09/10), Abel (06/07), João Alves e Wender (05/06) e Luís Filipe (01/02).

RECORD

JotaCC

"A visão do título é algo que nos faz crescer"
Jorge Simão reage positivamente ao repto do presidente e confirma subida de patamar

TÉCNICO PREPARADO PARA UM DUELO "EQUILIBRADO" FRENTE AOS SADINOS, MAS ANSIOSO POR FAZER HISTÓRIA EM BRAGA

António Salvador, na gala do clube , disse acreditar que nos próximos quatro anos o Sp. Braga acabará por festejar o título nacional. Uma opinião que funciona também como motivação no momento em que a equipa se prepara para disputar a final four da Taça CTT, competição que j á venceu sob o comando de José Peseiro.
Jorge Simão, o novo treinador dos guerreiros, não é homem que se acanhe perante os desafios e reagiu ao mote dado pelo presidente. "Quero ter esta visão porque é isso que nos faz crescer", referiu ontem, durante a sua antevisão à Taça CTT. "O que nos faz aproximar dos três grandes é o nosso trabalho e, sim, temos ambição e o clube cresceu muito nos últimos anos", explanou, certo de que as peças do puzzle estão a juntar-se nesse sentido. "Estamos numa reta ascendente de crescimento e nas próximas épocas o Sp. Braga pode, aqui ou ali, intrometer-se na luta pelo título", concluiu sobre o assunto.

Favoritos? Não!
Mas por ora o que interessa mesmo é levantar mais um caneco na competição criada na Liga por Hermínio Loureiro. Desde logo, Jorge Simão considera que qualquer questão de favoritismo face ao V. Setúbal não se coloca, dado estarmos perante um duelo a eliminar. "É óbvio que se olharmos para o palmarés recente, pelo lugar no campeonato, podemos considerar que o Sp. Braga é favorito, mas, tendo em conta as características que este jogo tem, esse favoritismo esfuma-se", concretizou a este propósito, prevendo "um jogo equilibrado e com predominância de uma ou outra equipa durante as diversas fases da partida".
Jorge Simão, admitiu-o, quer entrar já para a história do clube e tem oportunidade de levantar um troféu já no próximo domingo se tudo bater certo. "Na minha cabeça está clara a ideia de que para quem exerce estas funções a ambição tem de ser uma palavra chave, e o desejo do nosso presidente em ser campeão é sinal de uma grandeza consolidada pelos últimos anos do clube", precisou um treinador que, até por sua iniciativa, utiliza a definição de metas como fator de motivação.


São esperados poucos apoiantes

Não vão ser muitos os adeptos do Sp. Braga que se vão deslocar hoje ao Algarve para a primeira meia-final da Taça CTT. Há, por isso, a possibilidade de uma desproporção de apoios nas bancadas. Os guerreiros do Minho viajaram ontem para o Algarve e instalaram-se no seu quartel-general ao fim da tarde. Depois do jogo, independentemente do resultado, a equipa regressará à capital do Minho, onde irá realizar o seu trabalho. No caso de o Sp. Braga seguir para a final, Jorge Simão irá fazer, no sábado, uma nova convocatória, pois a atual, é certo, apenas é válida para este jogo com o V. Setúbal. O que pode perspetivar a entrada de alguns 'reforços' para a desejada final.



ASSIS 'TROCA' FC PORTO PELO SP. BRAGA
Médio rejeitou FC Porto. Salvador subiu a parada e paga 1 milhão de euros ao Chaves pelo negócio

"PINTO DA COSTA LIGOU-ME A DIZER QUE DESISTIA. SÓ QUER JOGADORES À PORTO", REVELA FRANCISCO JOSÉ CARVALHO

O braço-de-ferro foi duro, mas o Sp. Braga sai do duelo a sorrir. Assis mudou novamente de rota e, depois de estar encaminhado para a Pedreira e ter sido alvo de uma tentativa de desvio por parte do FC Porto, afinal vai mesmo ser guerreiro do Minho até 2021. Os acontecimentos precipitaram-se durante o dia de ontem, com o médio a comunicar ao Chaves que recusava mudar-se para o Dragão, ao mesmo tempo que António Salvador subia a parada junto dos flavienses, elevando a sua proposta por Assis para um milhão de euros. Fonte próxima do jogador admite que o contrato entre o Sp. Braga e Assis, com quatro anos e meio de duração, poderá ser assinado já hoje. No entanto, os arsenalistas, que pretendiam acelerar a oficialização do negócio, afinal só o deverão fazer amanhã. Segundo a SAD do Chaves sublinhou ao nosso jornal, o acordo está feito mas alguns detalhes, como os prazos de pagamento, só serão acertados entre o patriarca dos transmontanos, Francisco Carvalho, e António Salvador, quando este voltar da Taça CTT, no Algarve. Por entre o turbilhão negocial, o Chaves foi informado por Pinto da Costa, de viva voz, que o FC Porto abandonava a corrida pelo médio. "O presidente Pinto da Costa ligou-me para dizer que o FC Porto desistia da contratação do Assis devido ao comportamento do jogador. Disse-me que só quer jogadores à Porto. Não estão em causa as boas relações que existem entre os dois clubes", salientou, a Record, o presidente da SAD do Chaves, Francisco José Carvalho. A saída de cena dos dragões libertou os flavienses do acordo que tinha sido estabelecido na passada sexta-feira, permitindo assim o entendimento estabelecido com o Sp. Braga que cumpre o desejo de Assis em voltar a trabalhar com Jorge Simão. Na noite de segunda-feira, e antes de nova reviravolta, Salvador dizia não estar "nada aborrecido com o FC Porto. Temos uma excelente relação", vincou na altura.

RECORD

Bruno3429

SC Braga vence Vitória de Setúbal (3-0) e está na final

Quatro anos depois do título conquistado frente ao FC Porto, o SC Braga vai voltar a disputar a final da Taça da Liga após ter vencido o Vitória de Setúbal por 3-0, no primeiro jogo da final four que decorre no Estádio do Algarve.

Pedro Santos, de grande penalidade, Stojiljkovic e Rodrigo Pinho apontaram os golos dos guerreiros do Minho, que ficam à espera do resultado do Moreirense-Benfica para conhecer o adversário da final, agendada para domingo.

«O plano de jogo resultou na plenitude» - Jorge Simão

Jorge Simão, treinador do SC Braga, mostrou-se satisfeito pelo apuramento para a final da Taça da Liga, após a vitória por 3-0 diante do Vitória de Setúbal, e falou em «coesão» da equipa.

«O nosso foco estava neste jogo, apenas. Como é óbvio, depois de termos ganho, tenho uma equipa que prefiro defrontar na final mas prefiro não a dizer... O lance do penalty é mão clara. Se há intenção de cortar a trajetória da bola eu não consigo dizê-lo mas o braço está numa posição que não é normal. Hoje uma foi uma demonstração clara de coesão de uma equipa, demos um passo em frente em relação ao que não fizemos bem no último jogo. O nosso plano de jogo resultou na plenitude», disse o técnico bracarense à RTP.

A Bola

Bruno3429

Sporting de Braga é o primeiro finalista da Taça da Liga

O Sporting de Braga tornou-se esta quarta-feira no primeiro finalista da presente edição da Taça da Liga de futebol, ao vencer no estádio algarve o Vitória de Setúbal por 3-0, na primeira meia-final da prova. Os 'arsenalistas' cedo se adiantaram no marcador, quando Pedro Santos, na conversão de uma grande penalidade, marcou o primeiro golo, aos 13 minutos, tendo depois a equipa bracarense tirado partido dos erros contrários para ampliar a contagem, com golos de Stojiljkovic, aos 66, e de Rodrigo Pinho, aos 87. Na final, agendada para domingo, igualmente no estádio Algarve, o Sporting de Braga vai defrontar o vencedor da outra meia-final, entre o Benfica, detentor do troféu, e o Moreirense, a disputarb na quinta-feira, no mesmo recinto.

Correio da Manhã

Bruno3429

ESTÁ ENCONTRADO O PRIMEIRO FINALISTA
Maturidade leva Braga à final
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Num jogo muito mais equilibrado do que o resultado final sugere, a turma de Jorge Simão fez valer os pergaminhos e a experiência para resolver o encontro diante de um Vitória muito atrevido e interessante pela postura audaz imprimida no encontro, se bem que com pecados capitais que foram muito bem aproveitados pelo adversário.

Foi bem disputada, não tanto bem jogada a primeira parte do encontro. Agradável do ponto de vista da abertura mental para um jogo relativamente aberto. Mais dos sadinos do que dos bracarenses, que cedo se viram em vantagem numa grande penalidade convertida por Pedro Santos.

Mais adeptos sadinos

A proximidade geográfica ditou a maioria na plateia. Dos 4127 espectadores, a maioria era afeta ao Vitória. Do lado bracarense, ouviram-se críticas a Pedro Proença, presidente da Liga, e a razão pode explicar-se numa tarja exibida na segunda parte: «São estes os estádios cheios que vocês querem?»

Com mais público nas bancadas, a equipa de José Couceiro foi também mais na posse de bola (apesar de alguma debilidade de Agu no passe) e nos lances de ataque, embora menos no capítulo da finalização. Os minhotos recorreram várias vezes à falta, inclusivamente em zonas perigosas, só que os remates vitorianos acabaram quase sempre fora do retângulo com rede.

Numa versão que continua a precisar de consolidação, sobretudo porque Bataglia sempre pareceu limitado em termos posicionais, vagueando pouco fora da sua zona, a turma de Jorge Simão socorreu-se da maior experiência para gerir a vantagem, ao invés de aproveitar o embalo para tentar novo golo.

Balneários mudaram chip

Mas o intervalo fez muito bem aos arsenalistas. Houve maior serenidade na segunda parte, houve também mais bola, devido à maior pressão feita e houve mais intensidade, que não só melhorou uma equipa como piorou a outra.

O Vitória foi menos à frente do que pretendia quando o jogo ainda estava em forte discussão e sujeitou-se ao golo que apareceu precisamente numa boa pressão e num erro de Nuno Pinto que Rui Fonte, bastante perspicaz, não desperdiçou.

José Couceiro demorou a mexer na equipa e esse também foi um pecado importante - Santana provou-o na primeira investida que fez -, e depois a carruagem minhoto já estava em velocidade de cruzeiro rumo... ao mesmo lugar. No domingo, estará na final para tentar a sua segunda conquista da Taça da Liga.

O Resumo

O Braga abriu o ativo numa grande penalidade que Pedro Santos concretizou e entregou o resto do primeiro tempo ao adversário, que atacou mais, embora sem finalizar bem. Os minhotos melhoraram no segundo tempo, aproveitaram alguma dificuldade do conjunto sadino em construir e fizeram o segundo por Stojiljkovic (muito mérito de Rui Fonte), gerindo depois o encontro frente a um Vitória que só quebrou ncom o terceiro, de Rodrigo Pinho.

O Árbitro

Muito contestado pelos sadinos no lance do penálti (que parece ter decidido bem), Carlos Xistra mostrou-se algo reticente noutros lances de uma primeira parte com grande intensidade. Melhorou claramente a sua atuação na segunda parte.


A Chave
Intervalo:
foi terapia perfeita para um Braga que ganhava, mas que não tinha feito muito por isso. Grande mudança de postura no segundo tempo.

O Melhor
Tarimba minhota


Ao ver a primeira parte, assistiu-se a um Braga muito amorfo e cauteloso, embora o suficiente para iludir o clube de Setúbal, que depois do intervalo foi muito mais audaz. A experiência e a gestão dos tempos de jogo foram essenciais.

O Pior
Pecados sadinos


É duro condenar uma equipa que tanto fez por dignificar o bom espetáculo a que se assistiu. Mas serve para lições futuras e certamente o Vitória sai do Algarve mais ciente do que fazer em situações posteriores. Os poucos erros tiveram um elevado custo.

Zerozero