News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTíCIAS DO ENORME DO DIA 20/01

Started by Bruno3429, 20 de January de 2017, 08:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Recordar os fundadores e continuar a fazer história
Miguel Machado

Fundado a 19 de Janeiro de 1921, o Sporting Clube de Braga comemorou, ontem, 96 anos de vida. Dia de aniversário foi assinalado, oficialmente, pela direcção do clube bracarense com a tradicional cerimónia do hastear da bandeira, logo pela manhã, no Estádio Municipal, num momento presidido por António Salvador. Após este acto no estádio, seguiu-se uma romagem ao Cemitério de Monte d'Arcos, onde foi celebrada uma missa em memória dos dirigentes e associados já falecidos, e prestada também uma homenagem junto das campas dos sócios-fundadores do clube, onde foi depositada uma coroa de flores com as cores arsenalistas.

Honrar o passado é a melhor forma de prestigiar o presente e encarar o futuro, afirmou o presidente António Salvador, numa mensagem sentida após o hastear da bandeira, enaltecendo o trabalho de todos aqueles que ajudaram o Sporting Clube de Braga a fazer história ao longo destes anos.

"Este é o momento de recordarmos aqueles que foram os fundadores deste clube, recordar os homens e as mulheres que contribuíram para que o clube chegasse a estes 96 anos com a pujança que está, com a história que criou ao longo destes 96 anos, e é o momento de desejar que o SC Braga continue a crescer com pujança, com credibilidade, com afirmação desportiva e institucional, para que possamos todos os anos comemorar o seu aniversário com honra e alegria. Hoje é o momento de saudar todos aqueles que contribuíram no passado, e os que contribuem no presente para construir o futuro deste enorme clube", afirmou António Salvador, que conduz os destinos do Sporting Clube de Braga deste 2003 e que completa no próximo mês 14 anos à frente da direcção do clube bracarense.

Vitória no dérbi e Taça da Liga são as 'prendas' desejadas

Num mês onde celebra mais um aniversário e cumpre 96 anos de história, o SC Braga tem um mês de Janeiro de festa, marcado pela realização da II Gala Legião de Ouro — no próximo dia 23, no Theatro Circo — e também pela disputa da final four da Taça da Liga, no Algarve, na próxima semana. Confrontado com a possibilidade da conquista de mais um título nacional, se seria a prenda ideal para este 96.º Aniversário, António Salvador mostrou a ambição dos guerreiros.

"Este clube habituou-nos já que em todas as competições que entramos, queremos vencer. Mas antes dessa prova, temos primeiro um jogo importante no domingo. É um dérbi e neste momento temos apenas de nos focar unicamente nessa partida. Só depois pensaremos nos restantes jogos", frisou.


Alunos da EB1 de Fraião cantaram os parabéns ao SC Braga
Joana Russo Belo

Foi um presente especial em dia de aniversário. Os 117 alunos da Escola EB 1 de Fraião fizeram uma surpresa aos jogadores e comitiva do SC Braga, com um bolo de aniversário e os parabéns cantados no final da sessão de autógrafos, que deixou em completo delírio os mais jovens.

"Os miúdos estão sempre direccionados para estes eventos futebolísticos e, numa data comemorativa da equipa da cidade, resolvemos abrir as portas a este evento. Os miúdos estão numa excitação só, é um dia diferente. É importante para eles estarem ligados ao clube da cidade e da terra. Temos meninos que andam nas escolinhas do SC Braga e é um dia especial, mexe muito com as emoções deles", contou a coordenadora da escola, Isabel Pimenta.

Campanha de marketing junto das escolas do concelho tem sido um sucesso e reflecte-se, segundo Luís Gago, professor e sócio, "no alarido e entusiasmo" dos mais novos.
"É uma iniciativa de louvar do SC Braga, é uma forma de existir um contacto directo entre os miúdos e os próprios jogadores, acho que isso é o mais importante, a possibilidade e oportunidade de estarem cara a cara com os jogadores e isso é trazer o clube às pessoas. As crianças ficaram eufóricas e este cenário acontece em todas as escolas onde o SC Braga vai", destacou o sócio bracarense, acrescentando que a iniciativa "acaba por dinamizar a prática desportiva".

Paulinho: "Vai ser um jogo normal para nós"

Rivalidades à parte, o dérbi de domingo, entre SC Braga e Vitória SC - que marca o arranque da segunda volta do campeonato - é encarado como um jogo "normal", em que a meta é apenas uma: "somar os três pontos".

Paulinho diz que respeitam o vizinho vimaranense, no entanto, apesar da histórica rivalidade entre os dois clubes, a equipa está focado em vencer.
"Sim é um dérbi, mas vamos pensar nesse jogo como se fosse um jogo normal, os jogadores estão mais motivados, mas vai ser um jogo normal para nós", sublinhou o lateral, à margem de uma visita do clube à EB 1 de Fraião, deixando claro que o objectivo passa por entrar na segunda fase da I Liga com um triunfo.

"É um jogo importante, porque o SC Braga faz anos e queremos brindar os nossos adeptos com uma vitória. Espero que o estádio esteja com bastante gente para nos apoiar. É mais um jogo, entramos em todos os jogos para ganhar e vamos com esse intuito", realçou.
Paulinho recusou atribuir favoritismo ao SC Braga, mas considera o factor casa determinante: "o Guimarães está a fazer um excelente campeonato, é uma equipa que respeitamos. Nós estamos a jogar em casa, entramos em todos os jogos para vencer e este não vai fugir à regra. O objectivo são os três pontos".

Com o SC Braga instalado no pódio da I Liga, Paulinho lembra o discurso do técnico Jorge Simão quando questionado se podem pensar em algo mais. "O mister já disse que o estipulado são os 65 pontos, vamos em busca destes 65 pontos e depois logo se vê", garantiu.

"Jorge Simão é um excelente treinador e um grande líder"

É caso para dizer: chegar, ver e jogar. Paulinho chegou a Braga há cerca de duas semanas, proveniente do Desportivo de Chaves, e foi logo opção do treinador Jorge Simão, com quem já treinou no emblema serrano.
"É um excelente treinador, muito ambicioso e um grande líder", elogiou o lateral, que foi titular no jogo com o Marítimo da Taça da Liga e diante do Tondela, na última ronda da I Liga.

"Era um salto que eu já desejava há algum tempo, consegui com muito trabalho e com uma grande época que estava a fazer em Chaves - e que eles continuam a fazer, parabéns ao Chaves também pela passagem à próxima fase da Taça de Portugal - e consegui dar este salto que já procurava há algum tempo", confessou o reforço arsenalista, satisfeito por ter agarrado de imediato a titularidade.

"Como jogador venho para aqui trabalhar para jogar, certo que cheguei e joguei logo, mas há que dar continuidade ao trabalho. Treino todos os dias para jogar, agora é uma opção do treinador, colocou-me a jogar, fico feliz", referiu, recusando levar vantagem em relação a Baiano, lateral direito que era um dos jogadores mais utilizados do plantel bracarense.

"Não levo vantagem, o mister já estava cá, eu cheguei e ele pôs-me a jogar. Respeito muito os meus colegas de posição e trabalho ao máximo para conseguir a titularidade", sublinhou.
Paulinho revela que o ambiente no plantel "é bom, temos um bom grupo de trabalho", com "bons jogadores" e diz que caso André Pinto - capitão relegado para a equipa B arsenalista - "está encerrado".

"Cheguei mesmo no dia antes, não estou a par da situação, mas o treinador já falou à cerca de esse assunto, é um assunto encerrado. É um assunto que não se fala no balneário, o treinador falou-nos, disse-nos o que tinha a dizer e nós agora só temos de respeitar. Está encerrado esse assunto", rematou.

Correio do Minho

Bruno3429

SALVADOR SÓ VÊ O DÉRBI
Presidente nem quer ouvir falar da final four da Taça CTT e exige foco total no rival do Minho

António Salvador só olha para o dérbi de domingo, destacando um jogo que o líder dos arsenalistas reconhece sempre como muito especial, seja em que circunstância. Ainda por cima, o jogo com o rival de Guimarães acontece numa altura em que o Sp. Braga está com cinco pontos de vantagem e a defender um sempre honroso 3.º lugar da tabela.
Por isso é que não se aceitam distrações e o líder do clube foi o primeiro a avisar, aproveitando a ocasião do tradicional hastear da bandeira, logo pela manhã no Estádio Municipal, que marcou o início dos festejos do 96º aniversário.
Quando colocado perante a questão sobre a final four da Taça CTT, que o Sp. Braga discute na próxima semana, no Algarve, António Salvador disparou a resposta como se fosse uma bala!
"Primeiro temos o jogo com o V. Guimarães, que é muito importante. É um dérbi e temos de nos focar unicamente nessa partida para depois pensarmos nas restantes", avisou António Salvador, procurando não deixar dúvidas sobre a concentração total do grupo comandado por Jorge Simão.

Clube vencedor

Mesmo assim, Salvador não deixou de comentar o que se segue, recordando a Taça CTT que o Sp. Braga ganhou em Coimbra, frente ao FC Porto, com um golo de Alan. "Conquista da Taça da Liga? Queremos ganhar todas as competições, pois este clube habituou-nos a isso", destacou o presidente, abrindo o véu para a meia-final de 4ª feira, frente ao V. Setúbal, no Estádio Algarve.
Mas o que António Salvador queria era reforçar o 96º aniversário do Sp. Braga. "Este é o momento para recordar os fundadores do clube, mulheres e homens que permitiram que este clube chegasse aos 96 anos com a pujança que está e com a história que criou", destacou quem também já conquistou uma Taça Intertoto e uma Taça de Portugal.
"O meu desejo é que o Sp. Braga continue a crescer: com pujança, credibilidade e afirmação desportiva e institucional. Que continuemos a crescer como temos crescido", resumiu Salvador.

Autores: António Mendes e José Mário

Record

JotaCC

Salvador pede "foco" no dérbi
Pelo 96.º aniversário do clube, expectativa redobrada para clássico com o Vitória

Rafael Assis ainda e sempre muito desejado na "pedreira"

Hastear da bandeira, pelo 96.º aniversário do clube, assinalado ontem, e perspetiva de "crescer com pujança e credibilidade", como quer António Salvador. Para o presidente do emblema braguista, o futuro imediato, contudo, é já depois de amanhã, no clássico de todas as emoções da tribo minhota do futebol.
António Salvador em homenagem aos sócios fundadores do emblema minhoto
"O importante é o jogo com o Vitória. Todo o foco no jogo", apela Salvador, dando eco à crescente agitação da "pedreira" com a visita do rival.
O mais recente reforço do Braga chegou há duas semanas, mas já sabe ao que vai para o jogo com o rival do outro lado da Falperra. "É um jogo importante, também porque o Braga faz anos e porque queremos brindar os nossos adeptos com a vitória. Espero que o estádio esteja cheio. É mais mais um jogo para ganhar. O Vitória está a fazer um excelente campeonato, mas jogamos em casa e sempre para vencer. E este jogo não vai fugir à regra", disse Paulinho.
Da mesma origem do lateral direito até pode chegar mais um reforço à "pedreira" , o médio brasileiro Rafael Assis, que o Braga regateia com o Chaves. Paulinho furta-se ao assunto – "Não sou o presidente" –, e diz que só sabe o que vê nos jornais: "Não sei de nada. Não tenho falado com ele sobre isso. É um excelente jogador. Se vier, será bem-vindo".

JN

JotaCC

"ANDRÉ PINTO? NÃO SE FALA DISSO"
SERENIDADE Paulinho diz que a equipa não ficou abalada com a despromoção do capitão e só pensa em ganhar o dérbi minhoto

"É um dérbi e o Braga vai para todos com o intuito de ganhar"
Paulinho
Lateral-direito


Titular desde que se apresentou, o lateral quer assinalar o aniversário do clube com um triunfo sobre o rival V. Guimarães e finta a questão do terceiro lugar, apontando somente aos 65 pontos


Paulinho e Rodrigo Pinho visitaram a escola EB 1 de Fraião em mais uma ação de promoção do clube

Alvo dos elogios de Jorge Simão e posteriormente enviado para a equipa B, deforma irrevogável, André Pinto foi tema de conversa entre o treinador e os jogadores e tudo terá ficado esclarecido. Paulinho confirmou esse detalhe relacionado com o central que recusa renovar contrato e garantiu mesmo que"já não se fala disso" no balneário do Braga, dando conta de um plantel em paz e motivado para o dérbi minhoto. "O treinador conversou connosco e disse o que tinha a dizer. Agora, só temos de respeitar, não há mais nada a dizer. É um assunto encerrado ", afirmou o ex-lateral-direito do Chaves à margem de uma visita à escola EB 1 de Fraião (Rodrigo Pinho também participou na ação), tecendo elogios aos novos companheiros e ao técnico. "O ambiente é bom. Cheguei há pouco tempo e percebi que temos um bom grupo. O Jorge Simão é um excelente treinador: ambicioso e grande líder", assinalou.
O terceiro lugar no campeonato e o apuramento para a final-four da Taça da Liga espelham a saúde dos arsenalistas e Paulinho garante que a equipa não perderá a pedalada na receção ao V. Guimarães. "O Braga está a festejar o 96.º aniversário e queremos brindar os nossos adeptos comum a vitória. Esperamos que apareça bastante gente para nos apoiar. É um dérbi e o Braga vai para todos os jogos sempre como intuito de ganhar. Os jogadores vão estar mais motivados, mas vamos pensar nesse jogo como se fosse um encontro normal ", perspetivou,certo de que ope soda Pedreira jogará a favor dos bracarenses ."O V. Guimarães está a fazer um excelente campeonato,é uma equipa que respeitamos,mas jogamos em casa e entramos em todos os jogos para vencer ", atirou. Menos clara é a candidatura do Braga a um dos lugares do pódio, pois Jorge Simão entende que só os pontos devem ser considerados como meta final. "É pelos 65 pontos que nos vamos bater ", precisou Paulinho,dizendo-se encantado por ter dado "um salto" na carreira, mas nada convencido de que será titular ao fim da época ."Não me parece que esteja em vantagem em relação ao Baiano e aos outros", avaliou.



Adeus a Rafael Assis com elogios

Muito desejado pelo Braga e agora próximo do FC Porto, Rafael Assis mereceu elogios, ainda que breves, de Paulinho. Por entre sorrisos e deixando bem claro que não tem conversado com o ex-colega do Chaves, o lateral-direito garantiu nada saber sobre o futuro do médio brasileiro, reconhecendo somente que seria uma excelente opção para os arsenalistas, cenário que já não será possível. "Se vier, será bem-vindo", deixou escapar. Pela mesma altura, a SAD do Braga já havia desistido de Rafael Assis por considerar exorbitantes os valores pedidos pelo Chaves.



TITULAR
2
Mal chegou, Paulinho estreou-se com a camisola do Braga contra o Marítimo, para a Taça da Liga, e a equipa venceu. No triunfo seguinte, contra o Tondela, voltou a ser titular.



CENTRAL LUCAS VENCE PELO BRASIL

O central Lucas, da equipa B, ficou associado à vitória do Brasil sobre o Equador por 1-0, na primeira jornada do Grupo A do Sul-Americano de sub-20. Com 19 anos, o defesa começou a partida no banco de suplentes, tendo sido chamado por Rogério Micale, aos 64 minutos, para o lugar de Léo Santos. A seleção canarinha volta a jogar hoje, às 22h00 (hora portuguesa), contra o Chile.



Bakic descarta rodar em clubes portugueses
IMPASSE Desde que reabriu o mercado de transferências, o médio montenegrino rejeitou ser emprestado ao Belenenses, Nacional, Marítimo e, mais recentemente, ao Chaves

Encaminhado para a equipa B, Bakic teima em ficar. Há convites de Espanha, França e Alemanha, mas nenhum entusiasma o médio, que poderá continuar em Braga até ao fim da época

Reforço sonante para esta época, Marko Bakic dificilmente trocará o Braga por outro clube em Portugal, num quadro de empréstimo. O médio foi pontualmente utilizado por José Peseiro e já percebeu que não conta para o técnico Jorge Simão, mas não está disposto a deixar o clube na janela de transferências de inverno, tendo rejeitado propostas do Belenenses, Nacional, Marítimo e, mais recentemente, do Chaves. Pelo meio, foi encaminhado para a equipa B, para onde seria igualmente enviado o central André Pinto, e o mais certo é que permaneça no clube até ao fim da temporada, pois tem resistido igualmente a convites de Espanha, França e Alemanha.
O tempo dirá se a aposta será acertada, mas é possível que as circunstâncias do mercado até joguem a favor de Bakic, encarado até há bem pouco tempo como unidade excedentária nos quadros do clube perante a possibilidade de o médio-defensivo Rafael Assis ser contratado. Ora, semelhante operação chumbou (o Braga rejeitou fechar negócio pelos valores pretendidos pelo Chaves) e, por isso, os minhotos terão de repensar as opções que dispõem para o meio-campo: adaptáveis a várias posições no sector, Vukcevic e Xeka ganharam missões defensivas com a chegada de Jorge Simão; já Battaglia e Pedro Tiba têm atuado em zonas adiantadas do terreno de jogo, sendo Tomás Martínez outra alternativa, com menor tempo de utilização e experiência.



JOGOS
9
Contratado à Fiorentina, o médio Bakic soma nove jogos pelo Braga. Alinhou como titular em apenas duas ocasiões



Pinho valorizou-se pelos bês

Prestar serviço numa equipa B pode devolver a glória perdida a um jogador e o avançado Rodrigo Pinho bem pode inspirar Bakic. Avesso a ser emprestado no princípio da época, depois de quatro meses bastante apagados no Nacional, o avançado brasileiro insistiu em ficar pelos bês dos arsenalistas e acabaria por despertar a atenção de Jorge Simão, reflexo de quatro golos marcados em apenas três jogos. O ex-avançado do Madureira seria chamado à equipa principal e, sob o comando do novo treinador, já disputou quatro jogos e apontou um golo.



Salvador "focado" no dérbi
O presidente lembrou que há um jogo com o V. Guimarães antes da final-four da Taça da Liga

"O jogo com o Vitória é muito importante. É um dérbi e temos de nos focar unicamente nessa partida" António Salvador
Presidente do Braga


No arranque das comemorações do 96.º aniversário do Braga, que terminam na segunda-feira à noite com a segunda edição da Gala Guerreiros do Minho, o presidente António Salvador fez um curioso aviso à navegação arsenalista: antes de entrar em cena na final-four da Taça da Liga, no Algarve, o Braga tem um dérbi minhoto para vencer. "Queremos ganhar todas as competições, pois este clube habituou-nos a isso. No entanto, primeiro temos o jogo de domingo com o V. Guimarães, que é muito importante. É um dérbi e temos de nos focar unicamente nessa partida", comentou. Presente na cerimónia do hastear da bandeira no Estádio Municipal de Braga, Salvador quer, de resto, que o clube continue a crescer de forma sustentada. "Este é o momento para recordar aqueles que foram os fundadores do clube e para desejar que ele continue a crescer com pujança e credibilidade, com afirmação desportiva e institucional, para que possamos todos os anos comemorar o seu aniversário com honra e alegria", afirmou. O programa do aniversário prossegue amanhã de manhã, com a entrega das medalhas do clube aos sócios que completam 25 e 50 anos de filiação.



VELÁZQUEZ DEVE VOLTAR HOJE À RELVA
Central uruguaio é a única dúvida para o embate com o V. Guimarães. Despistada uma rotura, poderá juntarse em breve ao grupo

A recuperar de um problema muscular na coxa esquerda, Emiliano Velázquez deverá retomar os treinos ainda hoje, podendo assim entrar nos planos do técnico Jorge Simão para o jogo com o V. Guimarães. O departamento médico já afastou a hipótese de o atleta ter sofrido uma rotura frente ao Tondela, sendo muito forte a hipótese de se apresentar totalmente restabelecido da lesão até ao fim da semana. Com Ricardo Ferreira ainda parado por lesão, tal como Mauro e Djavan, Jorge Simão tem como alternativas para o centro da defesa o sérvio Lazar Rosic e o internacional sub-20 português Bruno Wilson, que, apesar de pertencer à equipa B, tem sido presença habitual nos treinos dos AA do Braga. No dérbi minhoto, o avançado Stojiljkovic deverá retomar a titularidade, depois de ter sido lançado para os últimos 30 minutos do jogo com o Tondela.



CRISLAN JÁ NÃO MORA EM BRAGA

A caminho dos japoneses do Vagelta Sendai, o ponta de lança Crislan já não participou no treino de ontem, tudo apontando para que a transferência, num quadro de empréstimo, seja oficializa danos próximos dias. O brasileiro aguarda o visto de autorização para trabalhar no Japão e, caso não surjam imprevistos, deverá viajar até domingo. Esta é a segunda cedência do avançado nesta temporada, depois de ter representado o Tondela. Vinculado contratualmente ao Braga até 2020, vai representar o Vagelta Sendai durante um ano.

O JOGO

JotaCC

DÉRBI MINHOTO SENTIDO LÁ FORA
SAUDADES Aderlan Santos, Miguel Garcia, Cafú e Luís Rocha jogaram muitos duelos entre Braga e V. Guimarães e, no domingo, vão sofrer à distância

Este é o clássico 133 entre as equipas principais dos dois clubes e pode ser o tira-teimas. Até agora, houve 52 vitórias para cada lado e 28 empates

De Espanha à Índia, passando por França e Grécia, não faltam futebolistas, por esse mundo fora, que já viveram o clássico e se preparam para seguir atentamente o de domingo



Aproxima-se mais um Braga-V. Guimarães e os adeptos já não pensam em mais nada. Que o diga Cafú, antigo médio dos vimaranenses que atualmente joga no Lorient (França). "Sofro e de que maneira, ainda para mais com o Braga... Não perco um jogo, ainda ontem vi [quarta-feira] com o Covilhã", dispara, repetindo a frase habitual sempre que aborda este dérbi: "Não é para jogar, é para ganhar."
No domingo, Cafú jogará no Mónaco às 15h00 locais (menos uma em Portugal) e conta chegar a casa a tempo de ver o grande jogo. Em Valência (Espanha), estará Aderlan Santos a torcer pelo Braga. "Acompanho sempre aqui os jogos", revela o central brasileiro que quando jogava nos arsenalistas "preferia ganhar ao V. Guimarães do que a qualquer dos três grandes". "Penso que se perguntarem a outros jogadores, dirão o mesmo. Claro que ganhar a um Benfica é sempre bom, mas com o V. Guimarães é um clássico de 50/50. Temos de ir com a faca nos dentes; tem de serrar", enfatiza o defesa do Valência, reforçando: "Há muitos que já disputaram outros dérbis e dizem que este é especial."
Em Espanha, Santos só tem sentido algo semelhante nos jogos com o Sevilha. "Criouse essa rivalidade nos últimos anos, talvez por o Valência ter perdido alguns jogadores para o Sevilha. Aqui, dizem que não podemos perder com o Sevilha. Há sempre estádio cheio e dificilmente acabam 11 jogadores de cada lado", conta, explicando que o jogo com o vizinho Villarreal não é vivido tão intensamente.
Na Grécia, é o coração de Luís Rocha que vai bater mais forte na noite de domingo. "Sigo sempre o V. Guimarães e vou dar ainda mais atenção a este jogo, porque, de facto, é especial. Tenho jogo no sábado e, por isso, vou ver de certeza o dérbi", refere o lateral-esquerdo do Panetolikos, ele que viveu o clássico minhoto de várias formas: nas camadas jovens, nas equipas A e B. Por isso, não lhe faltam recordações. "Estive naquele dérbi das equipas B em que houve confrontos entre adeptos, mas o mais marcante, para mim, foi aquele do meu último ano de júnior. Fomos a Braga na última jornada e queríamos passar à fase final. Na viagem fomos apedrejados e lá fomos recebidos com tarjas intimidadoras. Ganhámos 1-0 com um golo no último lance. Foi muito intenso", lembra. Miguel Garcia, lateral que passou no Braga e está ligado aos indianos do North East United, dá o troco: "Jamais esquecerei aquele 3-1 [2011] em que fizemos uma exibição fantástica."



Salvador ia ao balneário e pedia faca nos dentes

Aderlan Santos explica que a pressão, em semanas de dérbis com o V. Guimarães, era enorme tanto da parte dos adeptos como do próprio clube. Uma exigência que partia principalmente de António Salvador, presidente dos arsenalistas. "Ele vive muito este jogo. Na semana do dérbi vai muito ao balneário, aparece por ali a falar com os jogadores, colocando exigência e pressão", revela o defesa, que recorda ainda a frase carismática de António Salvador nestas alturas. "Ele entrava no balneário e dizia que era para ir com a faca nos dentes", sorri Santos, salientando a "determinação" com que a equipa entrou no D. Afonso Henriques no jogo da Taça de Portugal (2014/15) em que triunfou por 2-1. Sérgio Conceição treinava o Braga e Rui Vitória os locais.



Aderlan Santos
"Pressão incrível dos adeptos e do próprio clube"

"Vivi vários dérbis e posso dizer que a pressão dos adeptos e do clube é incrível. Ninguém quer perder jogos para o V. Guimarães. Recordo em especial aquele que vencemos lá para a Taça. O Rafa fez um golaço, meteu na gaveta. O pior foi aquele, com o Jorge Paixão, em que perdemos lá na última jornada. A época foi um desastre. No fim, o Salvador já não queria ver ninguém"



MIGUEL GARCIA
"É jogo equivalente a um Benfica-Sporting"

"Um Braga-V. Guimarães é equivalente a um Benfica-Sporting à devida dimensão dos clubes. São dois rivais muito antigos. Durante a semana não se fala de outra coisa, é um jogo muito importante que ninguém quer perder. Fiquei adepto do Braga. Era uma família, as pessoas davam-se muito bem. Ficou na minha história. Aprendi muito no clube"



Quem decide? As apostas repetem-se
Todos puxam para o seu lado e anteveem vitórias curtas. Para os golos, apontam os mesmos nomes

As respostas foram dadas individualmente, mas até parecia estarem combinadas. Convidados a avançar com prognósticos para o dérbi minhoto, os quatro jogadores ouvidos por O JOGO deram opiniões muito semelhantes. O primeiro foi Santos, que apostou na vitória do Braga por 1-0. "Espero um jogo de poucos golos, decidido nos detalhes. As equipas defendem bem. Quem marca? Vou apostar no mais fácil, o Rui Fonte", atirou o defesaVcentral brasileiro. Seguiu-se Luís Rocha, confiante no triunfo do V. Guimarães. "Vai ganhar sem sofrer golos: aposto no 1-0 ou 2-0, com golos de Hernâni ou Soares", refere o lateral-esquerdo. Cafú projetou um cenário idêntico ao do seu ex-colega de equipa. "Aposto no 2-1 para o V. Guimarães, com golos do Hernâni e Soares", afirmou o médio. Por fim, Miguel Garcia mostrou-se em sintonia com o também ex-bracarense Aderlan Santos. "Diria que o Braga vai ganhar pela margem mínima. As duas equipas estão a fazer um bom campeonato, são equipas que se equivalem, mas acho que o Braga tem um pouco mais de qualidade, por isso aposto no Braga e num golo do Rui Fonte." O V. Guimarães nunca venceu no Municipal de Braga. A última vitória na casa do eterno rival foi em 2002/03, ainda no Estádio 1.º de Maio

O JOGO

JotaCC

Ano de sonho a alimentar a ambição

António Salvador já perspetiva o futuro e a prova disso é a intenção de se recandidatar à liderança do Sp. Braga, ficando na presidência até 2021, mas num momento tão significativo como é a comemoração de um aniversário, não poderia passar despercebido o último ano dos arsenalistas. Uma campanha marcada pela conquista da Taça de Portugal, troféu que escapava das mãos do Sp. Braga desde 1965/66. Uma vitória carregada de simbolismo que permitiu ao clube projetar o treinador Paulo Fonseca para o Shakhtar Donetsk e alcançar a maior venda da sua história, no caso o internacional português Rafa, que passou do Minho para o Benfica.



"Temos excelente treinador, ambicioso e um grande líder"

Paulinho não esquece quem lhe deu oportunidade. O defesa direito falou ontem sobre a sua nova aventura da carreira e destacou o papel de Jorge Simão. "O ambiente no balneário é muito bom. Cheguei há pouco tempo, mas já percebi que os jogadores são bons. Temos um excelente treinador, muito ambicioso e um grande líder", definiu o defesa-direto, reconhecendo o "salto na carreira que já desejava há algum tempo". "Consegui isto devido à grande época que estava a fazer no Chaves. E, já agora, parabéns ao Chaves pela grande época que está a fazer", destacou ainda Paulinho, à margem de uma visita à escola EB1 de Fraião, onde esteve a festejar o aniversário do Sp. Braga junto do brasileiro Rodrigo Pinho. Naturalmente, o dérbi de domingo não passou ao lado da conversa com os jornalistas. "Esperamos vencer, até porque o Braga faz anos e queremos brindar os nossos adeptos com uma vitória. Esperamos bastante gente no estádio. É mais um jogo e só pensamos em ganhar", disse Paulinho, avisando que este é um jogo para pensar "como se fosse normal". "Os jogadores estão mais motivados porque é um dérbi, mas vai ser um jogo normal para nós", completou o lateral, sem querer admitir o favoritismo do Sp. Braga: "O Guimarães é uma equipa que respeitamos, está a fazer um excelente campeonato, mas jogamos em casa e entramos em todos os jogos para vencer. O objetivo é somar três pontos." Paulinho, de resto, acompanha Jorge Simão no reforço de um objetivo que passa "por chegar aos 65 pontos". "Isso é o que está estipulado e vamos lutar até ao fim por chegar lá", avisou em jeito de conclusão.



Centrais ainda sem treinar

Ainda não foi ontem que ficou desfeita a dúvida que paira sobre Ricardo Ferreira e Velázquez, pois os dois centrais, tal como Djavan, não se treinaram com o restante plantel.
O lateral, já se sabe, falha a receção de domingo ao V. Guimarães, mas em relação a Ricardo Ferreira e Velázquez cresce a dúvida sobre a recuperação de ambos para o dérbi. Não está, nesta altura, descartada qualquer hipótese: tanto podem ser convocados, como ficar de fora das opções de Jorge Simão por força das lesões musculares que os deixam entregues ao departamento médico arsenalista. Recorde-se que para a partida deste domingo, o treinador do Sp. Braga já não pode contar com Mauro, um lesionado de longa data, e o egípcio Hassan, este ainda ao serviço da sua seleção na CAN.

Crislan no Japão
Entretanto, Crislan foi ontem oficialmente confirmado no futebol japonês. O avançado brasileiro, de 24 anos, foi cedido ao Sendai Vegalta por um ano. Na primeira metade da época esteve emprestado ao Tondela, por quem fez 12 jogos e apontou um golo. Voltou ao Sp. Braga e fez duas partidas. Agora volta a sair.

RECORD

Bruno3429

'Bês' recebem o CF União da Madeira

Depois do desaire fora de casa com a AD Fafe, o SC Braga B regressa, este sábado, aos jogos no Estádio 1.º de Maio. Em jogo referente à 23.ª jornada da Ledman LigaPRO, a equipa liderada por Abel Ferreira recebe o CF União da Madeira e, no lançamento da partida, o técnico bracarense projetou mais um jogo de elevado grau de dificuldade para a sua equipa. "Espero um jogo dividido, contra uma equipa que preparou um plantel para subir de divisão, com uma mescla de jogadores com experiência de I e II Liga. Chega a este jogo seguramente motivada pelos últimos resultados. Estou à espera de um bom jogo de futebol, naquela que vai ser mais uma oportunidade para crescermos e evoluirmos enquanto equipa", disse acrescentando: "Vamos preparar uma equipa forte, que sabe aquilo que tem que fazer dentro de campo, que sabe que tem que aumentar os índices de agressividade nos momentos em que não tem bola para, no momento em que a tem, ser fiel à sua identidade e ir à procura dos três pontos do primeiro ao último segundo."

O plantel dos Gverreiros do Minho tem sofrido algumas alterações ao longo da temporada, em virtude de algumas lesões e, sobretudo, de jogadores chamados à equipa principal e às respetivas seleções. Para Abel Ferreira as ausências não são dores de cabeça, mas sim motivos de satisfação. "Temos sofrido constantes alterações ao longo da temporada, devido a algumas lesões e àquele que é um dos nossos objetivos primordiais, que é colocar atletas na equipa principal. Temos três jogadores a atuar a um bom nível na equipa A e isso é muito importante para nós, porque mostra que o mister Jorge Simão acredita naquilo que fazemos aqui. Temos o Piqueti na CAN ao serviço da Guiné Bissau, o Lucas no Sul-Americano ao serviço do Brasil e o Xadas e o Jordão que foram chamados às seleções Sub-20 e Sub-19, respetivamente".

SCBraga