News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/01

Started by Bruno3429, 16 de January de 2017, 09:15

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jorge Simão: "A mudança é dura mas tem de acontecer"
Paulo Machado

O SC Braga defronta hoje o Tondela, em casa, a partir das 20 horas, no encontro que encerra a 18.ª jornada da I Liga. Jorge Simão falou do futuro e presente da equipa, numa semana que fica marcada, essencialmente, pela dispensa de André Pinto, um dos capitães da equipa.
O treinador diz estar a defender as suas convicções. "A minha ideia diz-me que temos de dar o máximo a toda a hora, a qualquer momento as coisas podem mudar. E em equipa que ganha também se mexe. A mudança é dura, às vezes, mas tem de acontecer", apontou Jorge Simão.

O SC Braga está focado nos seus objectivos e não é o facto de a jornada em curso ter ditado a perda de pontos de Sporting, Benfica e Vitória SC que faz os minhotos alterarem o discurso. Jorge Simão projectou o jogo com o Tondela, último classificado, relembrando a meta proposta de 65 pontos como objectivo. "A grande vantagem de termos estabelecido um compromisso pontual apenas estamos preocupados connosco. Apenas nos focamos no nosso desempenho. Isto permite-nos estar tranquilos. A nós interessa-nos é chegar aos 65 pontos", começou por dizer.

O técnico dos arsenalista sublinhou a mudança técnica no Tondela, assumindo que preferia que isso não tivesse acontecido. "Quando há uma mudança, há sempre um impacto. É pouco tempo para mudar muita coisa, mas há maior vontade dos jogadores, de lutar por um bom resultado. Preferia que não houvesse mudança de treinador. É assim que temos de jogar", referiu, comentando a estreia de Pepa no comando técnico.

Jorge Simão foi ainda questionado se o Tondela é a pior equipa da Liga, pelo facto de carregar a 'lanterna vermelha'. O treinador do SC Braga diz que o conjunto de Pepa "vai estar aí para a luta", não esperando facilidades. "Quem chegar ao final da corrida com mais pontos é melhor. O Tondela, que não é a pior equipa, tem sido uma das piores por via do seu desempenho. Agora, acho que é uma equipa com bons jogadores, de qualidade e já os defrontei. Vai estar aí para a luta", salientou.
O embate entre o SC Braga e Tondela encerra a primeira volta do cempeonato, com início às 20 horas e arbitragem de Hélder Malheiro.

Jorge Simão não conta mais com André Pinto

Jorge Simão abordou ontem, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Tondela, as recentes controvérsias no balneário bracarense, nomeadamente a passagem de André Pinto para a equipa B.
O técnico começou por admitir que "a actualidade do clube está focada num assunto. Em relação a isso, quer as minhas declarações depois do jogo com o Marítimo, quer o assunto de hoje [saída de André Pinto para a equipa B] que foi focado por toda a imprensa, são assuntos que estão tratados e resol-vidos. O que eu disse foi um reforçar da minha filosofia, foram declarações ponderadas, independentemente do resultado", referiu.

Jorge Simão foi depois confrontado com as declarações elogiosas que fez a André Pinto aquando da sua chegada à Pedreira, rotulando o central como "grande capitão". "Assumo isso, naquele contexto, porque disse o que pensava. Mas, fui contratado para construir uma equipa que personifique os Guerreiros do Minho e tenho de tomar decisões, umas mais populares outras menos, têm um objectivo de uma identidade forte», sublinhou o treinador.

Para além e André Pinto, também Bakic já tinha sido preterido e o médio Vukcevic ficou fora dos convocados, mesmo estando clinicamente apto. 'Não vou discutir aqui as coisas que se passam no seio da equipa, não vou discutir o nosso dia-a-dia. É um jogador do plantel, mas uma decisão técnica fez com que ele não fosse a jogo', disse o treinador em relação a Vukcevic.

Questionado se estas questões são irrevogáveis, Jorge Simão foi taxativo ao dizer que não conta com os jogadores, pelo menos para já, mas fez questão de separar os temas que saltaram para a praça pública. "Bakic é uma situação diferente e anterior, o André Pinto é recente. Neste momento não conto com o Bakic, mas é algo que poderá mudar no futuro. Em relação ao André Pinto não conto mais com ele e tem de resolver a sua situação contratual com o clube. É uma decisão irrevogável".

Correio do Minho

Bruno3429

VUKCEVIC DE 'CASTIGO'
Médio não demonstrou a atitude desejada pelo técnico e voltou a ser excluído da convocatória

O médio Vukcevic é mais um alvo da ira de Jorge Simão. O médio não correspondeu ao empenho que o técnico exige ao plantel e está de 'castigo', voltando a ser excluído da convocatória para a receção ao Tondela já depois de não ter sido chamado para a Madeira. "Faltou-lhe atitude guerreira? Se defendo os meus princípios, as minhas decisões são com base nisso. O Vukcevic é um jogador do plantel, estava apto, mas uma decisão técnica fez com que não fosse a jogo", disse Simão na sua conferência de imprensa.

A questão é que o bósnio tem contrato até 2020, pelo que se trata de uma ação que pode ter retorno, ao contrário do que sucedeu com André Pinto, riscado em definitivo e enviado para a equipa B, tal como Record revelou. "Não conto mais com o André Pinto e ele tem de resolver a sua situação contratual com o clube. É uma decisão irrevogável", confirmou Jorge Simão, que separou as águas em relação a Bakic, na formação secundária para poder competir. "O Bakic é uma situação diferente e anterior. Neste momento não conto com ele, mas isso poderá mudar no futuro", explicou.

Certo é que, no início do ano civil, Jorge Simão teceu rasgados elogios a André Pinto, tanto no plano futebolístico como da liderança. "Assumo essa declaração, naquele contexto, porque disse o que pensava. Fui contratado para construir uma equipa que personifique os guerreiros do Minho e tenho de tomar decisões, umas mais populares outras menos, que têm o objetivo de criar uma identidade forte", concluiu.

Autor: José Mário

Record

JotaCC

"Fui contratado para construir uma equipa de guerreiros"
Jorge Simão explicou o afastamento de André Pinto, a ausência de Vukcevic da convocatória e ainda a despromoção de Bakic

"[Afastamento de André Pinto] foi uma decisão técnica, ponderada, e que, acima de tudo, defende os interesses da equipa." "Vukcevic é um não assunto. Ficou de fora da lista de convocados por opção" "Alguns dos nossos adversários perderam pontos, mas a grande vantagem de termos estabelecido uma meta pontual é podermos estar preocupados apenas connosco"
Jorge Simão
Treinador do Braga


Treinador confirmou que o afastamento de André Pinto da equipa é um ato irrevogável; Vukcevic estava apto para o jogo com o Tondela, mas também ficou de fora por uma "opção técnica"



A conferência de Imprensa de ontem começou com uma declaração de Jorge Simão para comentar o "assunto do dia na Imprensa": a despromoção de André Pinto à equipa B. "As declarações proferidas no final do jogo com o Marítimo e o assunto do dia na Imprensa estão definitivamente resolvidos. Aquelas declarações foram ponderadas, iria dizê-las independentemente do resultado do jogo, porque é importante reforçar publicamente a minha filosofia enquanto treinador. O assunto do dia ***** numa notícia sobre um jogador: o que tenho a dizer sobre isso é que foi uma decisão técnica, ponderada, e que, acima de tudo, defende os interesses da equipa." Depois deste apontamento de Jorge Simão, seguiram-se as perguntas. No início do ano fez grandes elogios a André Pinto.
O que mudou em tão pouco tempo?
—Assumo essa declaração, dita num determinado contexto. Disse o que sentia naquele momento, mas agora tenho de acrescentar outra ideia: fui contratado para construir uma equipa que personifique os guerreiros do Minho. Nesse sentido, estou aqui para tomar decisões. E as decisões que eu tome, umas mais populares, outras menos, têm apenas um objetivo: a criação de uma identidade forte. Vukcevic também se mostrou indisponível para jogar na Madeira apenas na véspera do jogo [com uma gripe) e agora ficou de fora da lista de convocados...
—Ficou de fora exatamente pelo mesmo motivo do Tomás Martínez ou do Tiago Sá. É um não assunto, são decisões técnicas. Como é óbvio, mais do que ninguém, quero ganhar o jogo, tal como os meus jogadores, e tudo o que eu faço é concentrar-me nesta batalha. Portanto, tomei estas decisões para apresentar a equipa mais forte. Vou para este jogo com aqueles que sinto estarem em melhores condições.
Vukcevic não teve, antes do jogo com o Marítimo, a tal atitude guerreira que tem pedido?
—Não estou disponível para quebrar os meus princípios enquanto treinador, mas também não vou discutir em público o que se passa no seio da equipa. Fiz uma declaração pública que, repito, foi única e exclusivamente para reforçar a minha filosofia de treinador. Não estou aqui para contar aquilo que é ou foi o nosso dia a dia no balneário. Vukcevic é um jogador do plantel, tem treinado como os outros, estava apto para ir a jogo, mas uma decisão técnica fez com que ele, à semelhança de Tomás Martínez, não esteja convocado. Teme que o atual cenário possa levar à especulação e, por via disso, prejudicar a equipa?
—Não! Não temo. Já expliquei os motivos que me levaram a proferir essas declarações. São as minhas convicções, que defenderei até ao milímetro.
A despromoção de André Pinto e do Bakic à equipa B são decisões irrevogáveis?
—Estamos a falar de dois contextos diferentes. O Bakic é uma situação muito anterior, enquanto o André Pinto é mais recente. Se me pergunta se são irrevogáveis, eu digo que sim.
No caso do Bakic também? Nunca mais volta a jogar pela equipa principal?
—Eu não disse nunca mais... Neste momento, são dois jogadores com contrato. Tem de se resolver a sua situação com o clube, porque já tomei uma decisão e não conto com eles. [No final da conferência de Imprensa, o treinador fez questão de reforçar, através do assessor de Imprensa, que os casos de André Pinto e Bakic são diferentes, tendo sublinhado que não conta com o médio apenas "neste momento", numa situação que é reversível].

Opções Rosic e Stojiljkovic regressam para dar alternativas a Simão
Para além da ausência de Vukcevic por "opção" de Jorge Simão, na lista de convocados do Braga destacam-se ainda os regressos de Stojiljkovic e Rosic. Os dois sérvios estão de volta aos eleitos do treinador depois de terem estado afastados da competição durante algumas semanas devido a lesão. Em sentido inverso, e na comparação com a última convocatória, destacam-se as saída de Bruno Wilson (equipa B), Tomás Martínez e ainda de Crislan. Ricardo Ferreira, Mauro e Djavan são, neste momento, os únicos casos clínicos do plantel.


ELOGIOS PARA FÁBIO MARTINS

Dos jogadores que o Braga tem cedido a outros clubes, Fábio Martins é o que mais se tem destacado. O golo apontado esta jornada ao Sporting, o quinto da época, ajudaram a reforçar a grande temporada que o extremo está a realizar em Chaves. Apesar dos elogios, Jorge Simão descarta um regresso, pelo menos para já. "Gosto muito do Fábio Martins.Já esperava essa pergunta, mas recordo que ele não marcou só ao Sporting. É um belíssimo jogador e por isso é que o levei para Chaves. É do Braga, mas,neste momento,não consigo dizer mais nada para além disto", concluiu.



MERCADO CONTINUA EM ABERTO
Treinador referiu que, para já, não existe a perspetiva de mais contratações, mas referiu também que tudo pode mudar

Ainda que tenha dito que "neste momento existem zero possibilidades" de o Braga contratar algum jogador nesta reabertura de mercado, Jorge Simão recordou que tudo pode mudar a qualquer momento. "Esta é uma profissão de grande exigência diária e estamos sob constante avaliação. Não podemos descontrair ou relaxar, porque a qualquer momento as coisas podem mudar. Aquilo que penso hoje pode não ser o mesmo daqui a 15 dias ou um mês. Em equipa que ganha também se mexe. A mudança é dura, difícil, mas por vezes tem de acontecer", explicou. Depois do Nacional, o Braga volta a encontrar um adversário (Tondela) que mudou de treinador (Pepa). "Preferia que não tivesse acontecido, porque uma mudança tem sempre impacto nos jogadores. Apesar do último lugar, o Tondela vai estar aí para a luta", rematou.

O JOGO

JotaCC

HAT TRICK DE EVANDRO FOI DECISIVO


"Não demos hipóteses ao adversário... Só somámos 3 pontos"
Tonau
Treinador do Fafe
"Após o 4-1 tivemos mais cinco oportunidades flagrantes"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


O Fafe teve uma tarde de sonho, aplicando uma goleada a um Braga B que ganhara os últimos quatro jogos. Três preciosos pontos que ajudam a formação de Tonau a tentar sair da zona de despromoção. Numa partida onde os fafenses apresentaram quatro reforços, foi um "jogador da casa" a resolver a partida: Evandro Brandão. O extremo cavou e converteu o penálti que resultou no primeiro golo e nos dois que se seguiram fez o papel oportuno de ponta de lança. A fechar o pecúlio, Samu estreou-se a marcar. O Braga B só conseguiu esboçar uma reação na última meia hora, Simão entrou e marcou, a equipa ainda procurou assaltar a baliza dos da casa mas os esforços não surtiram qualquer efeito.


MINHOTAS JÁ ESPREITAM LIDERANÇA

Segue renhida a luta pelo primeiro lugar do campeonato feminino, que deve conhecer na próxima jornada um novo comandante, o Braga. É que o Sporting, atual líder com um ponto de vantagem, já fez o jogo referente à 14.ª jornada, a próxima, e as arsenalistas vão acertar o calendário no jogo com o Ferreirense. Fala a teoria, que dá claramente a vitória às bracarenses. Nesta jornada, que se disputou entre sábado e ontem, destaque para a goleada do Estoril ao Cultural (9-0). O clube da Pontinha já leva 110 golos sofridos e não tem qualquer ponto. No jogo mais importante da jornada, o Sporting foi a casa do Futebol Benfica vencer por 3-2, num encontro muito intenso, mantendo então a liderança provisória do campeonato. O Braga goleou naturalmente o Ouriense (0-7).

O JOGO

JotaCC

Purga de Simão e carga ao pódio

BRAGA Confirmada a exclusão de André Pinto pela voz do próprio treinador. "É uma decisão irrevogável. Comigo não joga mais. Ele terá de procurar novo clube", diz Jorge Simão, que se empenha na barrela do balneário e no envio de sinais a toda a equipa, como se pode interpretar pela ausência de outro habitual titular, o médio montenegrino Vukcevic, na escala para o jogo de hoje, com o Tondela, partida da 17.ª e última jornada da primeira volta, que poderá fazer subir o clube minhoto ao pódio do campeonato.
A purga do treinador fora já anunciada a meio da semana passada, quando, mesmo após o triunfo sobre o Marítimo, que qualificou o Braga para a "final four" da Taça da Liga, Jorge Simão, com cara de pouco amigos, pediu mais empenho e comprometimento aos jogadores.
E se bem o disse – "Jogo com quem sinto que não me deixará ficar mal. Não mando recados, digo o que sinto. Vou à luta com quem eu achar que se consegue sacrificar em favor da equipa" –, Simão não demorou a agir, excluindo, com a devida aprovação da SAD, um dos capitães da equipa. Não há explicação oficial, mas corre pelos bastidores que André Pinto, em final de contrato, que vigora até junho, recusa renovar e que a gota de água foi uma tendinite, alegada pelo jogador para não ir a jogo com o Marítimo.
Sem André Pinto e com outro central, Ricardo Ferreira, lesionado, sobram Artur Jorge, Velázquez (prováveis titulares) e Rosic para a função ante o ataque do Tondela, num desafio que poderá proporcionar ao Braga a subida ao pódio do campeonato. O Sporting, terceiro classificado, está apenas a um ponto.


Furacão Evandro arrasa bracarenses

Não tem sido titular indiscutível, mas, ontem, somou pontos na luta pelo lugar. Três golos fazem dele, forçosamente, o homem do jogo, com a particularidade de ter atuado como extremo.
Depois de quatro triunfos seguidos, o Braga B surgiu demasiado relaxado em Amarante. Demorou quase uma hora a entrar em jogo e como se não bastasse cometeu erros primários.
Considerou mão de Bruno Wilson no penálti. Lance de difícil análise.

JN

JotaCC

Avaliação sob pressão

Estando há menos de um mês no comando técnico do Sp. Braga, Jorge Simão cumpriu a palavra de não olhar a estatutos no processo de avaliação ao plantel. "Se me assumo como o general? Estou a defender a minha identidade como treinador. Há pressão diária e estamos sob constante avaliação. A minha ideia dizme que temos de dar o máximo a toda a hora. A qualquer momento as coisas podem mudar e em equipa que ganha também se mexe. A mudança é dura, às vezes, mas tem de acontecer", realçou o técnico, de 40 anos, que assume ter proferido declarações polémicas no Funchal para "defender os interesses da equipa" e reforçar a sua "filosofia". *



Fábio Martins agrada muito

Neste momento, zero!", é assim que Jorge Simão responde à possibilidade de o Sp. Braga ir ao mercado durante este mês. Todavia, o grande golo de Fábio Martins ao Sporting fez recordar que se trata de um extremo emprestado pelo Sp. Braga aos flavienses. "Gosto muito dele. Fez um grande golo, é um belíssimo jogador, mas não consigo dizer mais nada para além disso", referiu Simão, nada focado no deslize dos leões em Chaves. "Só nos interessa chegar aos 65 pontos", repetiu, desabafando, a terminar, que "preferia que não tivesse havido mudança de treinador em Tondela..."



Show de Brandão resolve

A pontaria afinada, aliada ao apurado faro pelo golo do brasileiro Evandro Brandão, autor de um hat trick, foi decisiva para o triunfo folgado do Fafe sobre o Sp. Braga B (4-1). O conjunto de Tonau chegou ao golo antes do intervalo na conversão de um penálti que castigou alegada mão na bola de Bruno Wilson. Chamado a marcar, Brandão não vacilou e abriu caminho para uma tarde para não mais esquecer. Mais tarde, em quatro minutos, o brasileiro voltou a estar em foco, ao apontar mais dois golos (51' e 53'). Mas o início de segunda parte avassalador da equipa da casa não ficaria por aqui e o quarto golo chegaria pouco tempo depois, por Samu (58') após falha defensiva arsenalista. Simão, lançado por Abel Ferreira para o lugar de Oti, ainda conseguiu reduzir para 4-1 (66') e, a partir daqui, os minhotos começaram a crescer e chegaram várias vezes com perigo à baliza de Ricardo Fernandes, mas o adversário soube gerir a vantagem até ao apito final.

RECORD

Bruno3429

Sp. Braga-Tondela (antevisão): Pedreira espreita o pódio
Primeira volta encerra esta segunda-feira em Braga, na estreia de Pepa
Bruno José Ferreira

MOMENTO

Sp. Braga

Com a trajetória corrigida na Taça da Liga, os bracarenses apuraram-se para a fase final e renovaram o fôlego para o campeonato. Na última jornada os bracarenses empataram no terreno do Nacional, depois de vencerem três jogos. Em caso de triunfo os pupilos de Jorge Simão ascendem novamente ao terceiro lugar da classificação. 

Tondela

Último classificado da Liga, com dez pontos em dezasseis jornadas, o Tondela soma seis jogos sem ganhar, apenas com um empate, e perdeu os últimos dois jogos. Resultados que levaram a que Pepa substituísse Petit no comando técnico. Injeção de confiança no grupo de trabalho com o novo técnico a procurar o regresso aos triunfos.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga

Mauro, Djavan e Ricardo Ferreira (lesionados)

Tondela

Bruno Monteiro (limitado fisicamente) e Erick Moreno (cedido pelo Sp. Braga).

DISCURSO DIRETO

Jorge Simão (Sp. Braga)


«Quando há uma mudança, há sempre um impacto. É pouco tempo para mudar muita coisa, mas há maior vontade dos jogadores, de lutar por um bom resultado. Preferia que não houvesse mudança de treinador. É assim que temos de jogar. Apenas nos focamos no nosso desempenho. Isto permite-nos estar tranquilos. A nós interessa-nos é chegar aos 65 pontos».

Pepa (Tondela)

«Este é um desafio que encaro com grande alento e esperança. Ainda temos um jogo e toda a segunda volta e não tenho dúvidas nenhumas de que vamos ser felizes e triunfar. O Braga é uma equipa que não perdeu ainda em casa, fez um investimento forte, está forte e na luta pelo terceiro lugar com mérito».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

No registo de confrontos entre os dois emblemas apenas se assinalam os dois jogos da época passada, ambos para a Liga. Registo cem por cento vitorioso para o Sp. Braga, que venceu as duas partidas. Em casa, na pedreira, os minhotos venceram por três bolas a zero, já em Tondela o triunfo cifrou-se na margem mínima. Dois jogos, duas vitórias, quatro golos marcados e nenhum sofrido é o histórico de confrontos entre Sp. Braga e Tondela.

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga procura isolar-se no terceiro lugar
Stojilkovic é uma das principais armas do Sp. Braga apontada à baliza do Tondela | Hugo Delgado-Lusa
A equipa do Sp. Braga ataca o terceiro lugar do campeonato.


O Sp. Braga pode voltar a isolar-se esta segunda feira na terceira posição da I Liga de futebol, precisando de vencer na receção ao Tondela, lanterna-vermelha, no encontro que vai encerrar a primeira volta da prova.

Os "arsenalistas" do Minho arrancam para esta partida da 17ª jornada a um ponto do Sporting, que no sábado se isolou no terceiro posto ao empatar em Chaves 2-2, e podem terminar esta primeira volta no terceiro posto com dois pontos de vantagem para os "leões" e a dois do FC Porto, segundo classificado.

Do outro lado estará um Tondela necessitado de pontos para fugir ao último lugar, equipa que vai estrear o treinador Pepa, que rendeu Petit no comando técnico.

Nos bracarenses há três ausências: Mauro, Djavan e Ricardo Ferreira, todos por lesão.

Na equipa beirã há uma baixa de Erick Moreno (lesionado).

Na hora da estreia o novo técnico dos tondelenses assumiu o "alento e esperança" na permanência da equipa na I Liga. Sobre o adversário lembrou: "Fez um investimento forte e ainda não perdeu em casa esta temporada".
O jogo realiza-se no estádio municipal de Braga, com início às 20h00 e arbitragem de Hèlder Malheiro.

RTP