News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/12

Started by JotaCC, 27 de December de 2016, 09:55

Previous topic - Next topic

JotaCC

Crislan volta a treinar-se na "pedreira"

BRAGA A inclusão de Crislan nos trabalhos foi a principal novidade do dia bracarense. O avançado brasileiro, de 24 anos, que esteve cedido ao Tondela na primeira parte da época, já tinha sido descartado das opções auriverdes em novembro, mas só ontem voltou a integrar os trabalhos do plantel de Jorge Simão.
Depois de ter sido "devolvido" pelo Tondela, Crislan voltou ontem a trabalhar com o plantel arsenalista
Depois de, em Tondela, ter ficado aquém das expectativas – um golo marcado em 12 jogos, até ser expulso frente ao Estoril e, posteriormente, suspenso pelos auriverdes –, o mais certo é que o brasileiro esteja em Braga de passagem, até voltar a ser cedido. Para já, fonte oficial do clube confirma apenas que a situação do jogador está em estudo.
Certo é que o regresso de Crislan a Braga surge numa altura em que as opções para a frente de ataque não abundam. O sérvio Stojiljkovic está lesionado (ver caixa), o egípcio Hassan partirá para a CAN não tarda, pelo que, neste momento, resta apenas Rui Fonte.
Rodrigo Pinho, avançado brasileiro que, nesta época, tem atuado ao serviço da equipa B, também poderá ser chamado à formação orientada por Jorge Simão, para fazer face às ausências.
Ora, é neste cenário que o técnico bracarense prepara o desafio da Taça da Liga, frente ao Rio Ave, agendado para depois de amanhã.
Naquela que será a estreia dos arsenalistas na edição deste ano da prova, Jorge Simão bate-se frente a um adversário que nunca venceu: em cinco jogos frente aos vila-condenses, o técnico averbou três derrotas (uma ao serviço do Belenenses, duas no comando do Paços de Ferreira) e dois empates (um nos pacenses e outro já na presente temporada, com o Chaves, para a Taça da Liga, tendo perdido nos penáltis).


Lesões Quinteto ainda entregue aos médicos

Velázquez, Rosic, Mauro, Pedro Santos e Stojiljkovic: à imagem do que aconteceu no último jogo do Braga, frente ao Moreirense, para a Liga, que se traduziu numa vitória dos arsenalistas por 2-1, os cinco jogadores continuam entregues ao departamento médico dos bracarenses e dificilmente recuperarão a tempo de poder ajudar a equipa no encontro da Taça da Liga, frente ao Rio Ave.

JN

JotaCC

JORGE ARAÚJO ACOMPANHA SIMÃO
Antigo treinador de basquetebol aconselha desde 2009/10 o atual responsável máximo do futebol profissional bracarense

Jorge Araújo já treinou equipas de alto rendimento, onde ganhou títulos, e acompanha Jorge Simão desde os tempos da Associação de Futebol de Lisboa. Desde então estiveram sempre juntos

Por indicação do treinador Jorge Simão, a estrutura do futebol profissional do Braga conta com um novo colaborador: Jorge Araújo.



O ex-treinador de basquetebol, com vários anos de ligação ao FC Porto, entre outros clubes, e atual presidente da Team Work, uma empresa de consultoria e treino comportamental, conheceu o treinador num ciclo de colóquios sobre liderança, quando Jorge Simão ainda era o coordenador técnico da Associação de Futebol de Lisboa, e a partir daí passou a assessorá-lo, transmitindo-lhe conhecimentos e conselhos nas passagens por Belenenses, Paços de Ferreira e Chaves, os clubes que orientou na I Liga antes de chegar ao Braga, de todos aquele com maiores recursos humanos, como recentemente reconheceu Jorge Simão.
Autor da tese, e livro, "O Treino do Treinador"e comentador do programa "Quatro Linhas", do Porto Canal, Jorge Araújo será remunerado pela SAD do Braga como prestador de serviços, o que não se verificava nos outros três clubes da I Liga que beneficiaram da sua estreita colaboração com o treinador de 40 anos e natural de Pampilhosa da Serra.
O antigo treinador de basquetebol irá acompanhar e apoiar Jorge Simão com o intuito principal de o ajudar a refletir e também a retirar conclusões acerca das vantagens e desvantagens das suas atitudes e comportamentos perante as diferentes situações relacionais com jogadores, pelo que será sempre indireta a sua influência na preparação da equipa principal de futebol dos bracarenses. Trata-se, no fundo, de um apoio técnico relacionado com questões que a liderança de um treinador de futebol ao mais alto nível pode sempre suscitar.
Esta figura de conselheiro faz de certa forma lembrar a relação entre Jorge Jesus e Manuel Sérgio, que também se prolonga há vários anos.


EQUIPAS
4
Depois de Belenenses, P. de Ferreira e Chaves, o Braga será a quarta equipa da I Liga em que Jorge Simão e Jorge Araújo irão trabalhar



Rafael Assis está no radar

Consumado o resgate do argentino Battaglia, o meio-campo do Braga ainda será reforçado. Com Mauro fora de combate, lesão no joelho direito, até ao fim da época, os minhotos procuram um médio-defensivo, sendo Rafael Assis, do Chaves, o preferido de Jorge Simão. Em fim de contrato com os transmontanos, o brasileiro de 26 anos já suscitou o interesse do Nantes de Sérgio Conceição, mas a negociação foi inconclusiva.



LIMITADO ROSIC RETOMOU TREINOS

Operado a uma hérnia neste mês, Rosic continua a queimar etapas rumo à recuperação total. O central sérvio tem evoluído favoravelmente e retomou ontem os treinos na relva, embora para trabalhar à parte e ainda sem bola, juntando-se a Emiliano Velázquez e a Pedro Santos. O defesa uruguaio é o que está numa fase mais adiantada no processo de reintegração.



TAÇA DA LIGA SÓCIOS PAGAM 2,5 EUROS

O Braga estreia-se na atual edição da Taça da Liga frente ao Rio Ave, nesta quinta-feira, às 19h30, em jogo do Grupo C. Para esta partida, que será disputada no Estádio Municipal de Braga, o clube fixou bilhetes a 2,5 euros (sócios), 7,5 (público, 1.ª categoria) e 5 (público, 2.ª categoria). Na época passada, os arsenalistas foram afastados nas meias-finais da prova pelo Benfica (2-1).



Crislan tem segunda hipótese
Devolvido pelo Tondela, o avançado tentará ocupar a vaga de Hassan, de partida para a CAN

Sem espaço no plantel concebido por José Peseiro, Crislan voltou à Pedreira em busca de melhor sorte. Ao serviço do Tondela, onde chegou por empréstimo do Braga, figurou entre as primeiras escolhas de Petit no princípio da época, mas o avançado brasileiro perdeu influência na equipa beirã e acabou por ser restituído, tendo recebido luz verde para se juntar ontem ao Braga. Com Stojiljkovic fora de combate até ao princípio de 2017, com uma lesão muscular na coxa direita, e Hassan prestes a juntar-se à seleção do Egito, apurada para a Taça de África das Nações (CAN), que começa em meados de janeiro, Crislan chega num contexto favorável, mas a incorporação só ganhará contornos definitivos na eventualidade de conquistar Jorge Simão, estando igualmente sob avaliação os avançados Óscar Benítez e Douglas Coutinho.
Crislan marcou três golos ao serviço do Braga
Se conseguir fintar uma nova cedência, Crislan terá depois pela frente o desafio de superar o rótulo de figura secundária, o que em parte precipitou a sua dispensa no fim da época passada, depois de ter sido contratado no verão de 2015 com o título de segundo melhor marcador do Paulistão, com nove golos apontados pelo Penapolense.

O JOGO

Bruno3429

Xeka: Pérola da formação arsenalista
Carlos Costinha Sousa

Chegou a Braga na temporada 2013/2014, como reforço para a equipa B arsenalista. Seguiram-se duas épocas emprestado na Covilhã e o regresso, em pleno, para ajudar a equipa B, no princípio da época, e para se afirmar, actualmente, como uma das opções do plantel principal, tendo sido já utilizado em onze jogos da equipa principal do SC Braga. É um produto da aposta na formação que o clube tem realizado ao longo dos últimos anos e afirma ter chegado a Braga para trabalhar e convencer. Xeka foi chamado à equipa principal por José Peseiro na Taça de Portugal e não mais saiu do plantel.

Admitindo que as duas épocas no SC Covilhã ajudaram "a crescer muito" e deram para "conhecer outras perspectivas, outros jogadores, outras realidades", Xeka afirma que o seu regresso ao SC Braga e asubida ao escalão principal é fruto da aposta do clube e do seu trabalho.
Pelo meio do trajecto, o treinador que apostou em Xeka já não está, mas o jovem jogador não tem receio de perder espaço no plantel, afirmando que está pronto para "trabalhar como sempre fiz. Acredito em mim e cabe-me diariamente deixar tudo nos treinos e jogos. As opções são dele. Claro que vou dar o meu melhor e tentar complicar-lhe a vida nesse aspecto. Estou no plantel e na equipa principal e quero continuar. Mas se tiver que regressar à equipa B não tenho problemas. Foi de onde eu vim e não terei qualquer problema em regressar para ajudar".

A chegada de Jorge Simão alterou os objectivos que estavam traçados, mudança que Xeka considera normal, uma vez que o clube agora aponta aos 65 pontos e, estando em terceiro lugar, quer por lá continuar. Quanto ao novo técnico, o médio está convencido de que tem o perfil certo para ajudar o SC Braga a conquistar as metas. "Se o mister foi escolhido para cá é porque tem qualidade. Estamos cá para o ajudar e ele também nos vai ajudar a nós. Está cá e é de certeza o homem certo para isso".

Pessoalmente, como metas para o futuro mais próximo, Xeka deseja continuar a ajudar a equipa, mas aponta à presença, com a selecção sub-21, no Campeonato da Europa. "Para esta época quero ajudar o SC Braga, afirmar-me como jogador de primeira equipa do SC Braga e tentar ir ao Campeonato da Europa de sub-21 no final da época", referiu o jogador.

Quanto ao SC Braga, chega reconhece que seria muito bom para o futebol português, que conseguisse chegar ao título. Mas avisa que é muito difícil, mas não impossível. "É muito difícil conseguir chegar ao título. O Braga é o quarto grande, mas esse cenário é difícil face à aposta dos outros clubes. Mas não é impossível", finalizou.

"Há muito valor nos escalões de formação"

Foi uma das apostas, já ganha, do Sporting Clube de Braga na formação e, como tal, defende que essa aposta tem que ser uma realidade. Para Xeka "há muito valor no futebol português, nos escalões de formação. Penso que esses jogadores precisam de ter mais confiança e da coragem e apoio dos treinadores, como alguns já fizeram. No SC Braga há essa mentalidade de apostar nas camadas jovens. A direcção tem essa aposta e tem cumprido. Tive a sorte de apostarem em mim e penso que o clube deve manter essa aposta".

Uma aposta forte nos escalões mais jovens permite a criação de melhores condições para a aprendizagem e crescimento dos jogadores e, para Xeka, nesse aspecto o SC Braga está a ser exemplar: "a construção da academia será muito importante para o clube continuar a crescer e subir para outro patamar. Vai haver todas as condições para os jovens poderem treinar e desenvolver-se".

"Eliminações estão ultrapassadas mas não foram esquecidas"

Apesar de ultrapassadas, não estão esquecidas. As eliminações da Liga Europa e Taça de Portugal em fase precoce deixaram marcas no plantel. O SC Braga tinha aspirações bem mais elevadas nas duas competições e, como tal, a eliminação precoce acabou por levar mesmo à saída de José Peseiro.

Mas Xeka lembra que este tipo de situações acontece. Obviamente que ninguém queria que tal acontecesse, mas a sorte também não ajudou. "Foi uma semana muito difícil para nós. Mas estas coisas acontecem. Fomos infelizes ao ser eliminados com um golo do Gent aos 94 minutos. Com o Covilhã fomos eliminados um pouco por demérito nosso. Foi uma semana difícil", considerou o jovem jogador, acrescentando que, no entanto, o plantel deu a volta: "conseguimos dar a volta. Conseguimos erguer-nos, fomos buscar a vitória a Alvalade e confirmámos com outro triunfo (2-1 com o Moreirense). Isso mostrou a união da equipa e conseguimos ultrapassar esses momentos infelizes com estes resultados positivos".

Correio do Minho

JotaCC

Crislan reintegrado espreita oportunidade
Vai ficar sob avaliação do técnico Jorge Simão

O avançado Crislan foi integrado no plantel e vai ficar sob avaliação do técnico Jorge Simão. Perante a saída iminente de Hassan para a CAN'2017, da qual pode voltar apenas em fevereiro, e a lesão de Stojiljkovic que exige uma recuperação sem pressa, os arsenalistas decidiram começar a prevenir o défice de armas ofensivas que se antevê durante as próximas semanas, testando um jogador que já pertence aos seus quadros.
O brasileiro ainda fez parte da pré-época pelos minhotos, mas depois acabou emprestado ao Tondela. Foi aposta de Petit para a titularidade, mas não correspondeu com golos e, quando voltou ao onze, acabou expulso frente ao Estoril por ter reagido excessivamente a uma carga de Mano. A partir desse episódio, ocorrido a 5 de novembro, nunca mais foi opção. Isto sem que o Tondela tomasse posição sobre os rumores que o colocavam sob alçada disciplinar.
As circunstâncias abrem-lhe agora uma nova oportunidade, mas acarretando, todavia, um risco a ter em conta: como já atuou pelos beirões, se jogar pelo Sp. Braga não poderá ser novamente cedido durante a reabertura do mercado.

RECORD

Bruno3429

Terças-feiras de Cinemas NOS

O SC Braga e os Cinemas NOS estabeleceram um protocolo que garante aos associados dos Gverreiros do Minho vantagens na ida ao cinema a cada terça-feira.

Assim, os sócios do SC Braga poderão ir ao cinema por apenas 4,90€, sendo apenas necessário apresentar o cartão de associado. Esta oferta é válida às terças-feiras e está limitada à venda de dois bilhetes (com um custo unitário de 4,90€) por cartão de sócio. Esta oferta não é acumulável com outras promoções em vigor.

Os Cinemas NOS, situados no Centro Comercial Braga Parque, contam com nove salas.

A partir de agora, as terças-feiras são sempre dia de golo para os sócios do SC Braga.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Crislan e Rodrigo Pinho reavaliados por Jorge Simão
Dupla de avançados testada numa fase em que as opções escasseiam
Bruno José Ferreira

Os brasileiros Crislan e Rodrigo Pinho foram integrados nos trabalhos da equipa principal do Sp. Braga e estão a mostrar-se ao técnico Jorge Simão. A dupla contratada no início da época passada perdeu espaço com as contratações posteriores de Hassan, Stojiljkovic e Rui Fonte, mas regressaram após ao pausa natalícia e até podem agradar ao novo técnico dos Guerreiros.

Rodrigo Pinho foi emprestado na época passada ao Nacional da Madeira, tendo marcado um golo em doze jogos. Esta época foi integrado na equipa B, sendo que já soma quatro golos. Crislan ficou na equipa bracarense na última temporada, marcou três golos em vinte jogos, mas esta época foi emprestado ao Tondela. A aventura não correu como esperado (marcou um golo em doze jogos) e regressou a Braga.

Com Stojiljkovic lesionado e sem tempo previsto para voltar aos relvados, e com Hassan de malas feitas para representar o Egito na CAN, a dupla de avançados brasileiros pode ser a solução para o ataque, que passará a contar apenas com Rui Fonte depois da saída de Hassan.

De resto, os lesionados Velázquez, Rosic, Mauro e Pedro Santos, aos quais se junta o já referido Stojiljkovic, não entram nas contas para o jogo da próxima quinta-feira, contra o Rio Ave, a contar para a Taça da Liga.


Sp. Braga: Ringstad está de volta à Noruega
Assinou por três anos pelo Stromsgodset
Redação

Stian Ringstad, lateral que o Sp. Braga contratou a temporada passada aos noruegueses do Lillestrom, está de volta ao seu país natal, tendo rescindido com o emblema minhoto e assinado pelo Stromsgodset.

O contrato é válido por três temporadas e permite a Ringstad relançar a carreira, depois de uma experiência falhada em Portugal.

No ano passado fez oito jogos na equipa principal bracarense, cinco deles como titular, mas este ano não somou qualquer minuto, tendo jogado apenas na pré-temporada.

Maisfutebol