News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/12

Started by Bruno3429, 19 de December de 2016, 08:51

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga vence em Alvalade e sobe ao terceiro lugar da Liga
Carlos Costinha Sousa

Um início de nova era estrondoso. O Sporting Clube de Braga respondeu da melhor forma à saída de José Peseiro do comando técnico da equipa, dando o melhor começou à nova era, interinamente sob o comando de Abel Ferreira, mas que vai ser assumida por Jorge Simão. Em Alvalade, uma exibição personalizada e um golo apontado por Wilson Eduardo permitiram aos bracarenses somar a vitória por 1-0 e subir ao terceiro lugar da tabela classificativa da I Liga.

O duelo em Alvalade prometia um Sporting pressionante e sem dar grandes veleidades aos bracarenses. Foi o que aconteceu, mas isso não intimidou os arsenalistas que cedo deram sinal de que estavam na capital para fazer estragos. Logo nos minutos iniciais, Wilson Eduardo teve duas arrancadas que o desmarcaram praticamente na cara de Rui Patrício, mas a eficácia não foi a melhor. Na primeira ocasião, a oposição de Rúben Semedo e Coates impediram um remate mais eficaz, ficando ainda a ideia de que poderá ter havido falta sobre o bracarense. Na segunda, Wilson isolou-se, fintou Rui Patrício, mas não conseguiu chegar a tempo de emendar para dentro da baliza, com a bola a passar muito rente ao poste.

O Sporting foi tentando responder a estas situações de perigo, mas sem conseguir incomodar muito o sector mais defensivo dos bracarenses, com Ma-theus a mostrar-se sempre muito bem quando foi chamado a intervir. O Sporting sentia dificuldades a nível ofensivo e também defensivo e a bem organizada equipa bracarense até podia ter ido para o intervalo em vantagem no marcador.

No segundo tempo o Sporting tornou-se mais pressionante e os Guerreiros do Minho entraram decididamente na expectativa, em busca de aproveitar o contra--ataque para criar perigo. O jogo tomou uma tomada mais neutra, sem grandes ocasiões de perigo para as duas equipas, mas com os leões a rondarem mais a área dos bracarenses, mas aos 70 minutos tudo mudou: depois de uma excelente arrancada pela esquerda de Ricardo Horta, que rematou ao poste, a bola sobra para Wilson Eduardo que, descaído para a direita, à entrada da grande área remata cruzado para o fundo das redes defendidas por Rui Patrício. Um golo que gelou o Estádio de Alvalade, mas que provocou uma grande explosão de alegria entre os adeptos bracarenses.

Até ao final do encontro o resultado acabaria por não sofrer mais alterações, com o Sporting a tentar pressionar ainda mais os arsenalistas, que continuaram organizados a nível defensivo e souberam controlar o ritmo e o estilo do seu jogo até ao final, mantendo a vantagem mínima que permitiu somar 29 pontos.
Num jogo único, Abel Ferreira consegue uma percentagem cem por cento vitoriosa e entrega ao novo treinador arsenalista, Jorge Simão, os comandos de uns Guerreiros do Minho seguros no terceiro lugar da I Liga.

Abel Ferreira: "Fomos capazes de abalar os pontos fortes do adversário"

Numa estreia de sonho na I Liga, Abel Ferreira, treinador interino do SC Braga, levou os Guerreiros do Minho à vitória em Alvalade e mostrou-se muito feliz pelo feito alcançado, atribuindo a conquista aos seus jogadores que, na sua opinião, "colectivamente estivemos fortes e fomos capazes de abalar os pontos fortes do Sporting". "Conheço muito bem esta equipa, conheço muito bem este treinador, fui treinado por ele, estaria em vantagem porque ele não sabia o que eu ia fazer aqui", referiu o treinador, para logo atribuir o sucesso da vitória ao grupo de trabalho, afirmando-se muito feliz por isso mesmo.

Questionado sobre a preparação deste jogo, Abel Ferreira afirmou que a única coisa que poderia ser feita era "acima de tudo, apelar ao brio, é um jogo de futebol, jogado por homens e só depois vem o jogador, tive uma conversa franca com eles. O presidente foi duro com eles tal como um pai é para um filho e o que fizemos foi compartilhado entre todos".
Ganhar em Alvalade foi um ponto alto para a época do SC Braga e Abel fez questão de frisar isso mesmo, lembrando que "só duas equipas é que ganharam aqui, o Dortmund e o Real Madrid", voltando a reforçar a ideia de que o triunfo é "destes jogadores que merecem. Entregaram-se, quiseram e criaram inúmeras oportunidades".

Sobre o futuro, Abel Ferreira deseja manter-se em Braga, ocupando o seu lugar na formação dos Guerreiros do Minho: "estou focado em renovar a formação do Braga. Tenho 37 anos, faço 38 na quinta-feira e até aos 40 certamente irei estar na formação do SC Braga, a não ser que o presidente me despeça".

Correio do Minho

Bruno3429

ABEL FERREIRA: «CONHECIA MUITO BEM O SPORTING E JORGE JESUS»
Treinador comenta vitória frente ao Sporting

Abel Ferreira explicou a vitória do Sp. Braga em Alvalade por 1-0 entre outras coisas com o bom conhecimento que tinha do grupo leonino e até de Jorge Jesus.

"Não diria que foi um jogo perfeito. Aqui e acolá não fomos suficientemente fortes para travar o adversário mas penso que colectivamente estivemos fortes. Fomos capazes de anular os pontos fortes do Sporting. A verdade é que ao contrário do meu colega de profissão, eu conhecia muito bem esta equipa e este treinador porque fui treinado por ele. Eu estava seguramente em vantagem porque ele não sabia o que ia fazer aqui. Acima de tudo é um trabalho deste grupo e estou muito feliz por isso", referiu logo após a final da partida.

Abel Ferreira explico que "acima de tudo, quis apelar ao brio". "Procurei ter uma conversa franca e série com eles desde o primeiro dia. O presidente foi duro tal como um pai é para um filho quando as coisas não correm bem. Portanto, o que nós fizemos foi juntarmo-nos e falarmos. A estratégia foi partilhada, confesso-vos isso porque era importante assumir o compromisso dos jogadores aqui. Só duas equipas ganharam aqui: o B. Dortmund e o Real Madrid. Era importante ter o compromisso deles. Estes jogadores merecem porque se entregaram e quiseram. Criamos inúmeras oportunidades sabendo que em alguns períodos, o nosso rival teve mais posse de bola mas se se for a contar as grandes oportunidades, diria que acabámos em vantagem", adiantou.

ABEL: «FALAR DO SPORTING SIGNIFICA FALAR DAS MINHAS FILHAS, CASAMENTO, PRIMEIROS TÍTULOS...»
Não esconde "gosto especial" em ganhar em casa onde se formou

O regresso de Abel Ferreira foi feliz para o antigo lateral do Sporting na estreia em jogos do campeonato na Liga NOS, culminando com uma vitória na 14ª jornada do campeonato. O técnico interino do Sp. Braga puxou a cassete atrás para recordar a saída de Alvalade em 2013/14, depois de trabalhar na formação, reiterando que "na altura as ideias não convergiram".

"Já tive oportunidade de dizer isto várias vezes. Tenho felizmente, na minha vida, liberdade inteletual e financeira para estar onde quero, fazer o que quero, treinar o que quero e fazer o que gosto. Assumi um contrato com o presidente [Bruno de Carvalho] que era fazer parte da formação do clube. Foi este clube que eu me formei enquanto treinador, numa escola que além de potenciar jogadores também potencia treinadores. Chegou uma altura em que as ideias não convergiram e cada um seguiu a sua vida. Felizmente, o presidente do Sp. Braga conhece-me muito bem. Apresentou-me uma proposta que tinha que ver com renovar e acrescentar qualidade e competência à formação do Sp. Braga. Foi isso que fiz e é isso que em que estou focado.  Neste momento tenho 37 anos, faço 38 na quinta-feira e seguramente até aos 40 vou estar na formação do Sp. Braga a não ser que o presidente me queira mandar embora", explicou à Sport TV1.

RELACIONADAS
Abel Ferreira: «Conhecia muito bem o Sporting e Jorge Jesus»
Abel Ferreira: «Conhecia muito bem o Sporting e Jorge Jesus»
Sobre um possível gosto especial em ganhar ao Sporting, Abel assume esse facto e recordou que Alvalade está intrinsecamente ligado à sua vida pessoal e profissional.

"Logicamente, se dissesse que não estaria a mentir. Para mim, quando falamos do Sporting, significa falar do nascimento das minhas filhas, do meu casamento, dos primeiros ganhos enquanto jogador, do campeonato nacional de juniores como treinador, de uma Taça de Honra, da final-4 da Liga dos Campeões de juniores... As memórias que guardo desta grande instituição são muito boas. Tenho aqui muitos amigos. Tenho jogadores que passaram por mim e tive oportunidade de cumprimentar como o Gelson, o Esgaio, o Rúben Semedo. O João Mário que já não está aqui. Foi um prazer trabalhar nesta casa. O futebol é isto. Fui embora, fui à procura de fazer aquilo que gosto de fazer e estou muito bem onde estou. Seguramente que segunda-feira estarei com os meus miúdos a fazer o que gosto, que me dão um força tremenda e é isso que vou continuar a fazer", finalizou com apreço, em jeito de agradecimento ao emblema verde e branco.

Autor: Flávio Miguel Silva


WILSON EDUARDO: «EQUIPA APELOU AO CARÁTER E À VONTADE GUERREIRA»
Fala de uma resposta às contrariedades dos últimos dias

Wilson Eduardo mostrou-se satisfeito com a vitória deste domingo diante do Sporting, realçando a atitude dos bracarenses em Alvalade.

"Sabíamos que ia ser um jogo difícil depois de tudo o que passámos esta semana, em casa de um rival, a equipa apelou ao caráter e à vontade guerreira de vencer como o nosso míster tinha dito na antevisão. Foi isso que fizemos desde o primeiro minuto. Procurámos a vitória, fomos felizes e estamos contentes. Conseguimos um objetivo mas a caminhada é longa e temos muito campeonato. O resultado é muito bom para o Sp. Braga", começou por dizer à Sport TV.

O jogador falou mesmo numa resposta após as contrariedades dos últimos dias: "Temos de saber viver com estas situações, tanto dos adeptos como do presidente. Encarámos as palavras do presidente com um incentivo. Penso que ficou demonstrado o caráter desta equipa e é isso que temos de realçar".
Wilson voltou a marcar ao Sporting, por onde já passou, mas diz não existir "segredo nenhum" sobre o seu sucesso ofensivo ante os leões: "Busco em cada jogo fazer golos. Costumo fazer ao Sporting mas tanto procuro fazer ao Sporting como a outras equipas. Não há adversário com quem tenha mais vontade de marcar. Tento fazer de cada jogo uma final para mim e ajudar o grupo da melhor maneira".

Abel foi o treinador dos guerreiros entre a saída de Peseiro e a chegada de Jorge Simão, e Wilson quis salientar o bom trabalho feito pelo técnico 'provisório': "Antes de mais quero dar os parabéns ao míster Abel que encarou este desafio de uma forma muito boa. Há que dar os parabéns pela estreia que teve. Amanhã cá estaremos para dar os parabéns ao novo míster. Desejamos-lhe sucesso, porque o sucesso dele será o nosso. Jorge Simão? A direção assim o escolheu e só temos de aceitar. Se está no Sp. Braga é porque é bom treinador".

Autores: Flávio Miguel Silva e Luís Miroto Simões

Record

Bruno3429

Análise: Sporting cai para 4º e pode passar o Natal em 5º lugar. Assobios e lenços brancos em Alvalade

A derrota frente ao SC Braga e consequente queda para o 4.º lugar só vem confirmar uma evidência que tinha ficado vincada nos derradeiros encontros. Os jogadores não estão confiantes, os adeptos começam a perder a paciência com o treinador e os jogadores.

O Sporting está em crise. Não há como esconde-lo. A derrota frente ao SC Braga e consequente queda para o 4.º lugar só vem confirmar uma evidência que tinha ficado vincada nos derradeiros encontros. Os jogadores não estão confiantes, os adeptos começam a perder a paciência com o treinador e os jogadores. Viram-se lenços brancos em Alvalade este domingo. Tudo isto para completar uma semana negra do Sporting: derrota com o Benfica na Luz, derrota definitiva nos tribunais no Caso Doyen e ´derrota` na FPF que veio defender que os ´leões` têm 18 títulos de campeão e não 22 como argumenta Bruno de Carvalho.

O jogo: Wilson Eduardo volta a ´trair` a sua antiga equipa

Quando se trabalha em cima de derrotas, é sempre mais difícil passar as ideias aos jogadores. Os métodos podem ser os mesmos mas, se não estão a resultar, são os próprios jogadores a desconfiarem deles. E é o que se passa com o Sporting atualmente. A equipa não está tão agressiva na recuperação ofensiva, não tem tanta segurança com bola, perde-a facilmente, mesmo quando não pressionado pelos adversários. No último terço, na zona de decisão, tem faltado clarividência. E quando isso não acontece, os próprios adeptos acabam por ficar ansiosos e em vez de empurrar a equipa, deixam-na mais nervosa já que cada passo falhado ou má decisão é recebida com assobios.

E isso tudo foi visível este domingo em Alvalade. O Sporting até tinha mais bola, jogava mais vezes no meio-campo contrário mas falhava na hora de definir as jogadas. Além da falta de criatividade, o Sporting deparou-se com um Braga reativo, a procurar dar uma resposta altura depois das duras críticas do presidente António Salvador, logo após a eliminação na Taça de Portugal em casa ante o Sporting da Covilhã e que precipitou a saída de Peseiro.

Abel Ferreira, o técnico interino, preparou bem a equipa: um 4-4-2 muito móvel, com jogadores rápidos e tecnicistas na frente. Rui Fonte, Ricardo Horta e Wilson Eduardo (principalmente este) foram uma dor de cabeça para a defensiva leonina. Alan dava segurança e experiência em momentos-chave. O contra-ataque era arma para explorar a falta de confiança que reina na defensiva leonina e também alguma lentidão de Coates e Ruben Semedo. Wilson Eduardo o, ´caçador de leões`, podia ter feito dois golos antes do intervalo mas decidiu mal. O Sporting só tinha um remate de Bryan Ruiz que Matheus defendeu como amostra ofensiva clara.

No segundo tempo os ´leões` mudaram a atitude, o o querer e a ambição até Wilson Eduardo acabar com tudo numa ´bomba` de fora da área que Patrício não conseguiu reter. Era o seu quarto golo nos últimos cinco jogos frente ao Sporting. Um gosto especial a marcar à sua antiga equipa. E Abel, foi campeão de juniores com o Sporting e despedido por Bruno de Carvalho quando orientava a equipa B, não podia pedir outro regresso à Alvalade. Depois do golo sofrido, mandou mais o coração que a cabeça e o ´leão` não conseguiu reerguer-se perante os ´guerreiros` do Minho. O Natal pode chegar com o Sporting em 4.º lugar (tem de vencer no Restelo e esperar que Braga perca com o Moreirense) e cada vez mais longe do líder Benfica. Para já, são oito os pontos de diferença.


Os melhores: Wilson voltou a trair a sua antiga equipa

Wilson Eduardo foi o melhor em campo. Dispôs de duas oportunidades no primeiro tempo, uma delas flagrante, mas não conseguiu marcar. No segundo tempo completou a ´vingança` dos renegados (juntamente com Abel, o treinador) de Alvalade, com um tiro de longe. Pediu desculpas pelo golo mas deu os três pontos aos minhotos.

Defesa do Braga: Ricardo Ferreira e André Pinto pelo meio, Goiano e Baiano pelas laterais, não deram muitas hipóteses aos atacantes leoninos. Ganharam a maior parte dos duelos e foram muito solidários na altura de defender o resultado.


Os piores: Ataque do Sporting

O Sporting voltou a ficar em branco em casa, muito por culpa da falta de criatividade no ataque. É verdade que Matheus, guarda-redes do Braga, fez uma boa exibição mas não foi propriamente uma noite de sonho do guardião minhoto. Bas Dost foi uma sombra de si mesmo, Bryan Ruiz está em muito má forma, Campbell tentou agitar um pouco o ataque mas decidindo quase sempre mal. Gelson tentou mas já nem ele chega.

Defensiva leonina: Coates e Rúben Semedo (saiu ao intervalo para dar lugar a Douglas) tiveram dificuldades em travar a velocidade dos atacantes minhotos. Não foram tão coordenados como noutros jogos. O Braga entrou com alguma facilidade no último reduto do Sporting, algo que não se via antes nos comandados de Jorge Jesus.

Assobios e lenços brancos: a cada passe falhado, a cada má decisão, o público em Alvalade respondia com assobios. Os nervos passaram das bancadas para o relvado e a equipa nunca foi a mesma. No final Jesus viu alguns lenços brancos.


Momento-chave: ´Bomba` de Wilson Eduardo no seu regresso a Alvalade

O Sporting até tinha voltado com outra disposição para a segunda parte. A equipa dominava, estava mais perto da baliza de Matheus quando, em contra-ataque, Wilson aproveitou o muito espaço que lhe foi dado (depois de no mesmo lance Ricardo Horta ter atirado ao poste) e rematou de fora da área, batendo Patrício. Um tento merecido do jogador que mais procurou o golo em todo o jogo.


Reações

Jorge Jesus: "A exigência dos adeptos deixou alguns jogadores ansiosos"

Adrien: "Houve mais coração do que cabeça"

Wilson Eduardo: "Costumo marcar ao Sporting mas também faço a outros adversários"

Abel: "Estávamos em vantagem porque conhecia a equipa do Sporting"


Curiosidades

O Sporting nunca foi campeão nacional com um atraso de oito ou mais pontos para o 1.º classificado à 14.ª jornada (15 vezes).

Desde que treina os ´grandes` do futebol português, Jorge Jesus nunca tinha perdido tantos pontos em 14 jornadas da Liga (15 pontos).

Jorge Jesus perdeu um terço dos jogos realizados em 2016/17, a pior percentagem de derrotas do Sporting desde 2012/13 (41%). Esta foi a 8.ª derrota na temporada em 24 jogos, menos uma que toda a época 2015/16 em 51 jogos.

O Sporting somou a derrota 400 na Liga Portuguesa no dia em que Jesus disputou o jogo 500 na divisão maior do futebol português.

Wilson Eduardo marcou o 5.º golo ao Sporting, o 4.º nos últimos cinco jogos. Foi a 3.ª vez que roubou pontos aos ´leões` (sete pontos).

O SC Braga chegou às nove vitórias em 14 jornadas, o que não acontecia desde 2009/10, quando os arsenalistas tinham 10 triunfos. Este é também a melhor pontuação dos ´Guerreiros` à 14.ª jornada na Liga desde 2009/10 (encontrava-se em 1.º com 33 pontos). Aliás, desde esse ano que o SC não vencia em Alvalade. Na altura Domingos Paciência era o treinador.

SapoDesporto

Bruno3429

Sporting-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Wilson Eduardo ajuda Abel a vingar-se e manda o Sporting para o quarto lugar

O Sporting perdeu em Alvalade com o Sp. Braga, no jogo 500 de Jorge Jesus na Liga e na estreia de Abel Ferreira no mesmo campeonato.

Wilson Eduardo, formado de leão ao peito, «vingou-se» e ajudou também a que Abel saísse de Alvalade, desta vez, pela porta grande e com o terceiro lugar na Liga. Os dois clubes estavam separados por apenas um ponto e agora é o Sp. Braga que vai na frente com mais dois pontos. Teve mérito e a vitória pela margem mínima não lhe fica mal. Não vencia fora desde outubro e no reduto leonino desde 2009.

O Sp. Braga entrou em Alvalade mais descontraído do que o Sporting, porque, apesar da «chicotada» em José Peseiro, a Abel Ferreira não se lhe pode apontar nada, nem exigir muito: está apenas a segurar as «pontas» até segunda-feira, dia em que chegará Jorge Simão.

Já o Sporting sabia que só os três pontos interessavam porque o Benfica já estava a oito pontos de distância, à entrada para esta partida, e também sabia que a perder, com o Sp. Braga, perdia também a terceira posição da Liga.

Assim, aos leões pedia-se um bom resultado e nem tanto uma boa exibição como aquelas que não renderam pontos diante do Real Madrid e Borussia Dortmund, nas saídas europeias, e mais recentemente na visita à Luz.

Mas nem uma coisa, nem outra.

Na primeira parte, o Sporting entrou melhor, teve mais bola e foi criando alguns desequilíbrios, com Zeegelaar e Gelson Martins, em cada ala, mas apareceu pouco criativo e perigoso. Bryan Ruiz, fez um bom cabeceamento aos oito minutos, mas em termos criativos e mesmo de decisão continua aquém do que já mostrou e Campbell, que hoje foi titular, mostrou que talvez seja melhor entrar a meio do jogo. Parece ser mais perigoso quando assim é.

Por isso, e a jogar com consistência, quem foi mais perigoso nos primeiros 45 minutos foi o Sp. Braga.

Sabendo que as maiores fragilidades deste Sporting estão nas laterais, que não conseguem controlar muito bem a maior parte das jogadas rápidas de contra-ataque, a equipa bracarense aproveitou-se disso.

Wilson Eduardo está em forma, é bom nisso e, com mérito e um grande passe de Alan, quase inaugurou o marcador. Teve duas boas ocasiões, a melhor delas logo aos 15 minutos quando sentou Patrício e ainda foi tentar encostar já junto ao poste. Saiu à malha lateral.

Numa primeira parte mexida, foi apenas nessa jogada que a bola esteve mais perto de entrar na baliza. Gelson Martins - a figura do Sporting há muitas jornadas - foi tentando, mas hoje os remates saíram-lhe muito tortos e desenquadrados.

OS DESTAQUES DESTE SPORTING-SP. BRAGA: Wilson Eduardo e outros nomes

Na segunda metade, Jesus mexeu logo na equipa. Fez sair Rúben Semedo e apostou em Douglas, à partida porque o central português não estava a 100 por cento - saiu a coxear logo num lance nos instantes iniciais da partida. Uma mudança forçada que não mexeu com o esquema, nem alterou nada significativamente.

Assim, continuou quase tudo igual, até no desempenho. O Sporting a não conseguir jogar muito e o Sp. Braga a criar oportunidades em contra-ataque. Contudo o primeiro lance de perigo foi mesmo do Sporting com Gelson Martins, na recarga de uma tentativa de Bas Dost, a fazer a bola bater no ferro.

Não marcou, nessa altura, por causa do poste, e também numa série de outras jogadas porque na baliza esteve um Matheus a fazer esquecer Marafona - que ficou em Braga, devido ao cartão vermelho visto já no final do jogo com Sp. Covilhã na quarta-feira. É verdade que o Sporting não rematou muitas vezes com perigo, mas teve as suas oportunidades e Matheus segurou-as com segurança e tranquilamente.

Já o Sp. Braga não dificultou muito a vida a Rui Patrício, mas também esbarrou num dos postes da baliza defendida pelo 12.º melhor jogador do Mundo. Foi ao minuto 70 por Ricardo Horta que isso aconteceu, mas logo a seguir Wilson Eduardo fez mesmo a bola entrar.

Era quem mais merecia o golo e marcou-o mesmo. Atravessa um excelente momento, tem o pé quente e apontou o sexto golo no campeonato, o oitavo da época. Não festejou, deixou que os colegas fizessem a festa por ele.

A perder, o Sporting correu atrás do resultado e ficou ainda mais nervoso. Tentou muito chegar ao golo pelas alas, mas não conseguiu. Nada saiu bem. E assim o Sporting sai muito mal visto de Alvalade no último jogo para o campeonato em casa neste ano de 2016. Muito mal, muito longe do rival Benfica e com os mesmos pontos que o V. Guimarães. Ouviu assobios e viu lenços brancos.

Sporting-Sp. Braga, 0-1 (destaques)
Pontapé de Wilson deixa leão a oito pontos do líder

A FIGURA: Wilson Eduardo, regresso «traiçoeiro» à casa-mãe

No regresso à casa-mãe, cedo mostrou que era nele que residia um dos maiores perigos dos arsenalistas. Aos 15 minutos meteu a sexta e isolou-se nas costas dos centrais a passe de Alan, mas acabou por ficar com ângulo reduzido depois de ultrapassar Rui Patrício. Antes disso já tinha avisado num lance dividido com Coates. Passou depois para a ala direita e os bracarenses perderam algum poder de explosão mas ganharam o principal: os três pontos num remate fortíssimo de Wilson de fora da área.

O MOMENTO: golo de Wilson Eduardo, minuto 70'

Aconteceu curiosamente numa altura em que a equipa minhota parecia estar a começar a sentir muitas dificuldades para suster a pressão do Sporting. Numa segunda vaga após remate de Ricardo Horta ao poste, Wilson Eduardo encheu-se de fé do meio da rua e atirou forte para o fundo das redes num lance em que Rui Patrício também não parece ficar isento de culpas. O golo solitário, o primeiro do Sp. Braga na condição de equipa visitante em mais de dois meses, decidiu o jogo e valeu a ultrapassagem dos arsenalistas aos leões, que ficam agora a oito pontos do líder Benfica

OUTROS DESTAQUES

Gelson: o único jogador do Sporting a demonstrar capacidade para provocar desequilíbrios nos primeiros 45 minutos. Foi sempre um quebra-cabeças para Marcelo Goiano, que nunca conseguiu encaixar no estilo gingão do extremo leonino. Numa ação pelo centro do terreno esteve perto de marcar aos 32 minutos, mas o remate, de fora da área, passou ligeiramente ao lado do poste esquerdo de Matheus. Atirou ao poste a abrir a etapa complementar e manteve a alta voltagem do costume, mas esteve sempre várias mudanças acima dos restantes companheiros.

Bryan Ruiz: apesar de muito discreto na primeira parte, esteve perto do golo nos minutos iniciais da partida. Melhorou na etapa complementar, particularmente nos primeiros 20 minutos, tendo estado ligado ao melhor período dos leões em toda a partida. Esteve longe de ser dos piores do Sporting, mas também está muitos furos abaixo do Bryan Ruiz da época passada.

Coates: sentiu muitas dificuldades para controlar a velocidade de Wilson Eduardo na fase inicial da partida, mas estabilizou com o passar do tempo. Poderosíssimo nas bolas paradas, esteve perto do golo na segunda parte e acabou o jogo a ponta de lança.

Alan: foi a surpresa reservada por Abel Ferreira para o onze do Sp. Braga. Mostrou que, apesar dos 37 anos, ainda está para as curvas. Foi a melhor unidade nos primeiros 45 minutos, denotando uma qualidade de passe muito acima da média. Aos 15 minutos rasgou a defesa leonina com um passe a isolar Wilson Eduardo, mas o companheiro, depois de ultrapassar Rui Patrício, falhou com a baliza escancarada. Na segunda parte foi mais solicitado para tarefas defensivas, que lhe consumiram as energias que lhe restavam. Saiu aos 66 minutos.

Matheus: rendeu o castigado Marafona na baliza bracarense e mostrou nervos de aço e uma segurança notável. Aos 7 minutos evitou o golo a Bryan Ruiz e na segunda parte travou pelo menos mais uma cabeça do costarriquenho e outro remate de Coates, onde pareceu ter cola nas luvas. À entrada para os descontos evitou o empate novamente a cabeceamento do central uruguaio.

Ricardo Ferreira e André Pinto: desde a época passada que aquela que é (na teoria) a dupla de centrais mais forte dos arsenalistas não formava parelha no eixo defensivo. Ricardo Ferreira, então, cumpriu a primeira aparição em 2016/17 depois de debelada uma lesão grave contraída no arranque da pré-época. Controlaram bem as ações de Bas Dost.

Ricardo Horta: esteve longe de ser dos melhores da equipa minhota na primeira parte, mas foi uma seta apontada à baliza leonina nos segundos 45 minutos quando a equipa da casa começava a expor-se mais em termos defensivos. Atirou ao poste momentos antes do golo de Wilson Eduardo e podia ter ajudado a fabricar o segundo golo na reta final do encontro.

Abel e a vitória: «Conheço bem este treinador [Jesus]»
Treinador interino do Sp. Braga com uma flash interview riquíssima

Abel Ferreira, treinador interino do Sp. Braga, deixou muito e boas ideias na flash interview da SporTV. Com recados dirigidos aparentemente a Jorge Jesus. Abel, é importante recordar, saiu da equipa B do Sporting em 2014.

«Não foi um jogo perfeito, mas coletivamente estivemos muito fortes e anulámos os pontos mais fortes do Sporting. AO contrário do meu colega de profissão, eu conhecia muito bem esta equipa. Conheço muito bem este treinador, fui treinado por ele. Portanto, em relação ao conhecimento sobre o rival eu estaria em vantagem, porque ele [Jesus] não iria saber o que eu ia fazer aqui».

[Sobre o que trabalhou mais e a mensagem passada ao grupo]
«Acima de tudo apelei ao brio. É um jogo jogado por homens, só depois vem o jogador. Fui franco com eles desde o primeiro dia. O presidente foi duro no jogo anterior, tal como um pai é para um filho quando as coisas não saem bem. A estratégia foi partilhada, confesso-vos isso. Só duas equipas tinham ganho aqui. Estes jogadores merecem, criaram inúmeras oportunidades. Em alguns períodos o nosso rival teve domínio, devido à qualidade individual dos seus atletas, mas se contarmos as grandes oportunidades eu diria que estamos em vantagem».

[Sobre a experiência no banco da equipa A]
«Tenho liberdade intelectual e financeira para estar onde quero e fazer o que quero. Foi neste clube [Sporting] que me formei como treinador, é uma escola que potencia atletas e treinadores. Chegámos a uma altura em que as ideias deixaram de convergir e cada um seguiu a sua vida. Felizmente o presidente do Sp. Braga conhece-me bem e apresentou-me uma proposta para renovar e melhorar a formação do clube. É nisso que estou focado.  Tenho 37 anos e até aos 40 estarei na formação do Sp. Braga».

[Sobre o sentimento especial de derrotar o Sporting]
«Se dissesse que não existe... estaria a mentir. O Sporting, para mim, significa o nascimento das minhas filhas, o meu casamento, os meus primeiros títulos como jogador, significa um campeonato nacional de juniores... as memórias que guardo do Sporting são muito boas. Cumprimentei o Gelson, Esgaio, Rúben Semedo, todos eles passaram por mim. Fui embora, à procura do que gosto de fazer. Na segunda-feira estarei novamente com os meus miúdos».

Wilson Eduardo: «Resposta ideal às críticas de adeptos e presidente»
Avançado do Sp. Braga foi herói em Alvalade

Wilson Eduardo, extremo do Sp. Braga, em declarações à SportTV, na Flash Interview depois da vitória em Alvalade (0-1):

«Sabíamos que ia ser um jogo difícil, em casa de um rival complicado, ainda por cima depois do que passámos esta semana. Mas a equipa teve caráter e vontade guerreira de vencer. Buscámos a vitória, fomos felizes e estamos contentes. Conseguimos um objetivo, a caminhada é longa e temos muito campeonato, mas o resultado é muito bom para nós».

«Esta foi a resposta ideal depois das críticas dos adeptos e do presidente. Temos de saber viver com estas situações. Encarámos isso como um incentivo e hoje ficou patente o caráter desta equipa. Temos de realçar isso».

«Eu busco a cada jogo fazer golos. Costumo fazer ao Sporting, mas procuro tanto fazer ao Sporting como a outras equipas. Cada jogo é para mim uma final e quero ajudar o grupo da melhor maneira»

«Queria dar os parabéns ao mister Abel. Encarou este desafio de uma maneira muito boa. Parabéns pela estreia e pela vitória. Amanhã damos as boas vindas ao novo mister e desejamos-lhe muito sucesso. O sucesso dele é o nosso»

«A direção escolheu o mister Jorge Simão e temos de aceitar. É um bom treinador, está no Braga, logo é bom treinador».

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga gela Alvalade e deixa Sporting mais longe do primeiro
Um golo de Wilson Eduardo atirou a equipa lisboeta para fora do pódio do campeonato a distantes oito pontos do rival Benfica. Foi a terceira derrota nos últimos quatro jogos dos "leões"

O impensável aconteceu em Alvalade. Depois da derrota no derby da Luz, o Sporting sofreu o segundo revés consecutivo no campeonato, o primeiro em casa, e ficou a oito pontos do topo da classificação, saindo do pódio da I Liga. Mesmo sem o timoneiro José Peseiro, o Sporting de Braga foi uma equipa personalizada em Lisboa e voltou a vencer no recinto "leonino" sete anos depois. O ex-sportinguista Wilson Eduardo marcou o único golo do encontro.
Com as duas equipas separadas apenas por um ponto à partida para esta jornada e com os "leões" particularmente pressionados após o triunfo da véspera do Benfica, a partida de Alvalade prometia dramatismo.
O regresso de Bryan Ruiz à titularidade, para o lugar de Bruno César, foi a única alteração de Jorge Jesus em relação ao derby com o Benfica (derrota por 2-1), na última ronda.
No banco bracarense, Abel Ferreira regressou à sua antiga "casa" para fazer a ponte entre o passado — José Peseiro —e o futuro — Jorge Simão. Uma "chicotada psicológica" mais emotiva (face às recentes e inesperadas eliminações da Taça de Portugal e da Liga Europa) do que racional, já que o clube minhoto rescindiu com Peseiro numa altura em que a equipa somava a terceira melhor pontuação no campeonato desde que o triunfo vale três pontos, há 21 anos.
Sem Peseiro, mas com os seus princípios de jogo bem presentes, os minhotos conseguiram manter o Sporting em sentido toda a partida, apesar de concederem a iniciativa aos lisboetas. Através de processos simples, mas eficazes, nas transições atacantes, foram causando calafrios às bancadas de Alvalade até chegarem ao golo, aos 70'. Um golo com assinatura de Wilson Eduardo, que já estivera muito perto de marcar em duas ocasiões na primeira metade (6' e 15').
O domínio dos "leões" acabou por ser pouco expressivo, mas a equipa construiu, mesmo assim, uma mão cheia de oportunidades que, por manifesta falta de pontaria, pelos reflexos de Matheus ou pelo poste, teimaram em não ter sucesso. No resto, prevaleceu muita indefinição no último passe, com a perda de inúmeras bolas face à pressão bracarense.
O golo acabou por ser um balde de água fria em Alvalade. Esperou-se uma reviravolta no resultado, algo em que os "leões" têm sido pródigos nos confrontos com os minhotos, mas não. Antes pelo contrário, o Sp. Braga sentiu-se mais confortável após a vantagem e até poderia ter ido mais longe no resultado nos instantes finais.
O Natal voltou a ser uma má tradição para o Sporting, que poderá ter comprometido bastante as suas ambições para esta temporada, onde já só lhe restam as competições nacionais.



Positivo/Negativo

Wilson Eduardo
Regressou à casa que o formou para provocar estragos. Marcou o golo do triunfo bracarense num remate de longe e falhou mais duas soberanas oportunidades.

Alan
Foi uma surpresa na equipa titular, mas, aos 37 anos, continua a comprovar que velhos são os trapos.

Jorge Jesus
Comemorar o seu 500.º jogo na Liga portuguesa com a primeira derrota caseira desta temporada não foi a prenda sonhada.

Bas Dost
Não rematou uma única vez durante um encontro em que a sua equipa rondou os 66% de posse de bola. Isto diz muito da ineficácia atacante dos "leões", que somam apenas sete golos nos últimos oito encontros.

PUBLICO

JotaCC

Braga ganha em Alvalade e Jesus viu lenços brancos
Sporting perde invencibilidade em casa perante um Braga que também atacou e viu o ex-leão Wilson Eduardo marcar. Equipa caiu para o 4.º lugar e está a oito pontos do líder Benfica

O Sporting sofreu ontem a primeira derrota em casa na Liga – mas o segundo jogo consecutivo a perder, depois da Luz – e caiu para o quarto lugar. É que o Sp. Braga ganhou (1-0) e trocou de posição com a equipa de Jesus, que saiu do campo sob alguns lenços brancos. Já são oito pontos de atraso para o Benfica e quatro para o FC Porto, o que é quase catastrófico depois de prometer títulos para esta época.
Foi uma noite em que o Sporting só foi bom nos primeiros 15 minutos da segunda parte, altura em que dominou e confinou à defesa a equipa do Braga – ontem tinha no banco Abel Ferreira, o treinador interino e habitual patrão da equipa B. Na semana em que despediu o treinador José Peseiro, era difícil as coisas correrem melhor ao presidente António Salvador.
Jesus optou por Campbell como ala na esquerda (Bruno César só entrou na segunda parte) mas o Sporting não conseguiu ter o jogo controlado tirando esse período inicial do segundo tempo. Demasiado depende de Gelson, a equipa afundou-se ao longo dos minutos perante um Braga que defendeu muito, mas também atacou.
O Braga tinha uma surpresa na frente – Alan – e, no 4-4-2, o segundo homem do ataque, além de Rui Fonte, eraWilson Eduardo. Pela primeira vez aparecia a dupla de centrais normal, Ricardo Ferreira e André Pinto, e isso revelou-se de grande importância, até porque o guarda-redes titular, Marafona, tinha sido expulso na quarta-feira, quando o Covilhã foi a Braga eliminar a equipa da Taça de Portugal (jogou Matheus, que teve algumas saídas sem sentido). Foi um Braga bem diferente daquele que esteve no Dragão há dias, conseguindo ser perigoso e marcar um golo a 20 minutos do fim.
O que faltou ao Sporting? Faltou, desde logo, outra solidez defensiva. Rúben Semedo saiu ao intervalo, lesionado, e entrou Douglas, mas antes e depois disso a equipa nunca esteve demasiado confiante, sobretudo porque os laterais foram regularmente passados pelas ofensivas contrárias.
Era um Sporting, na maior parte do tempo, com pouco foco no jogo, parecia cansado – e o Braga também jogou na quarta para a Taça. Gelson parece que tem de fazer tudo e chegou a atirar de cabeça ao poste (50'), mas a erosão da equipa começa a fazer-se sentir. Adrien e William também não conseguiram suster as investidas bracarenses e nos últimos 20 minutos, depois do golo de Wilson Eduardo, foi só chuveirinho e pouca cabeça.
Depois de um bom jogo com derrota na Luz, o Sporting teve um mau jogo e outra derrota em Alvalade. Um momento difícil para uma equipa que prometia mais, mas que ontem teve, por exemplo, um Bas Dost que quase não ganhou um lance na área. Faltou capacidade de envolvimento, faltou segurança – Rui Patrício não está o mesmo –, faltou aquilo que Casillas designou como ADN de campeões, que não permitiria perder um jogo destes nesta altura. Porque era demasiado importante e nunca o pareceu para alguns jogadores. Mais um jogo a zero, coisa que não costumava acontecer com as equipas de Jesus, mas este Sporting não tem um caudal ofensivo, nem a ratice, para resolver estes problemas. Foi a terceira derrota no campeonato – a oitava da época! – enquanto os rivais só perderam uma vez cada.
O Braga ganhou com a sorte que não teve noutras alturas, mas, ao contrário do que acontecia com Peseiro, procurou o golo. E teve várias oportunidades –Wilson Eduardo falhou uma aos 15', embora a jogada começasse numa falta de Baiano sobre Campbell – mas houve outras. Logo ao quinto minuto, Coates podia ter visto cartão por uma falta em que empurrou Wilson Eduardo, que se isolava num jogo em que Hugo Miguel teve dificuldades e algumas decisões difíceis e o Sporting também se sentirá prejudicado porque foi um jogo de muito contacto.


FIGURA DO JOGO
WILSON EDUARDO

Idade 26 anos
Posição Avançado

Outro golo em Alvalade – se calhar com alguma cooperação de Rui Patrício –, ele que jogou no Sporting. Uma exibição muito boa, marcada por um golo falhado bem mais fácil logo aos 15'. Começou como ponta-de-lança ao lado de Rui Fonte, acabou na ala, mas esteve sempre bem e teve um enorme peso no jogo.

DN

JotaCC

HUMILHAÇÃO DE SER CHICOTEADO EM CASA
SURPREENDIDO Leão provou do seu próprio veneno ante um Braga estruturado, acumulou erros, pecou na finalização e caiu mais na tabela

A "oportunidade histórica" de passar para a frente do Sporting em Alvalade de que Abel falava foi aproveitada em pleno, mediante pressão alta, organização e transição rápida.



Já se viram lenços brancos Foi sob uma vaia monumental, com cânticos de "são uma vergonha", lenços brancos na bancada, Bruno de Carvalho aos pontapés a garrafas e às palmadas às cabinas, que o Sporting (agora quarto classificado) terminou o jogo de ontem com o Braga (terceiro), que o bateu em campo, o passou na classificação, na qual os leões olham agora a liderança, que esteve ao seu alcance na jornada passada, a oito pontos de distância.
O enredo que resultou no desenlace com ares de desastre em Alvalade, porém, começou a desenhar-se ainda antes do início do jogo: Jesus perspetivou no Braga um adversário de elite; Abel, pronto-socorro para comandar a equipa diante do antigo clube, em fase de transição entre José Peseiro e Jorge Simão, afiançou estar empenhado em aproveitar oportunidade histórica de passar para a frente do Sporting em casa do leão – e aproveitou-a em pleno, com todo o mérito. Isto porque, em primeira instância, teve o arrojo de mudar meia equipa face à que caiu na Taça, que o Braga defendia, diante do Covilhã; depois, porque recusou encolher-se ante o natural favoritismo do leão, que ainda na ronda anterior discutia a liderança, e teve a ousadia de fazer o Sporting provar do seu próprio veneno, dispondo a equipa em 4x4x2, com blocos próximos bem articulados, concentrada na pressão alta e na transição rápida para o ataque, a partir do momento em que recuperava a posse de bola.
O Sporting sentiu dificuldades desde o primeiro instante do jogo, surpreendido com a organização e agressividade tática do adversário. Os passes errados, as perdas de bola, as más receções, os nervos sucediam-se à medida que o tempo passava e o controlo do jogo esbatia-se para o lado contrário, apesar das tentativas para chegar à baliza de Matheus. Mas os erros que se iam acumulando provinham, em larga medida, da ação pressionante do arsenalistas, sustentados no poderio conferido por Xeka e Vukcevic, com o apoio de Ricardo Horta e a experiência de Alan, sendo a dupla de avançados composta por Wilson Eduardo e Rui Fonte os primeiros defesas dos forasteiros.
O intervalo chegou com assobios e o Sporting acordou. Entrou, pelo menos, na segunda parte com outra articulação, dinâmica e propensão ofensiva. Agarrou o jogo, tomou-lhe as rédeas, foi audaz, mas não teve a sorte do jogo. Aos 50', Gelson cabeceou ao poste; doze minutos depois, em lance em que também se gritou golo em Alvalade, Bryan Ruiz entrou de rompante a cruzamento de Marvin, mas atirou de cabeça para as mãos de Matheus. O Braga resistia e, no primeiro lance em que conseguiu sacudir a pressão, a meio da segunda parte, fez também tremer os ferros da baliza de Patrício, primeiro, por Ricardo Horta, e encheu mesmo as redes do 1 dos leões logo de seguida. O Sporting partiu em desespero no imediato para a frente, fez entrar Bruno César e André, terminando mesmo com Coates a reforçar o ataque. O jogo partiu-se, ficou sujeito à lei do caos e acabaria mesmo por ser o Braga a criar a última e mais flagrante ocasião de golo.



A Figura
Wilson Eduardo: 7 À terceira ameaça foi de vez

O avançado pôs Alvalade em estado de sítio com o golo que marcou e que valeu os três pontos ao Braga. O exSporting não festejou o lance, mas bem merecia fazê-lo, dado que foi o maior incómodo que os leões tiveram na partida de ontem, tendo concretizado o golo à terceira ocasião de perigo que criou. Ainda na primeira parte, apareceu duas vezes frente à baliza de Rui Patrício em boas condições de faturar (6' e 15'): numa caiu, na outra não conseguiu, de forma inacreditável, fazer o desvio fatal já junto à linha de golo. Globalmente, foi incansável, aparecendo nos três corredores atacantes a gerar



AUSENTE JORGE SIMÃO VIU NA TV E COMEÇA HOJE A TREINAR

O sucessor de José Peseiro no comando técnico do Braga, Jorge Simão, não esteve ontem à noite no Estádio José Alvalade, assistindo ao jogo pela televisão. O extreinador do Chaves só nesta manhã começa oficialmente a trabalhar no clube arsenalista, orientando o seu primeiro treino no Minho. O conjunto bracarense foi ontem orientado por Abel Ferreira, que pegou na equipa frente ao Sporting como interino e vai regressar naturalmente à equipa B.



REVOLUÇÃO ABEL FERREIRA MUDOU SETE JOGADORES

O treinador interino do Braga, Abel Ferreira, fez sete alterações na equipa titular em relação ao onze que foi eliminado da Taça de Portugal pelo Covilhã, no último desafio orientado por José Peseiro. Abel, numa espécie de revolução, manteve na equipa Baiano, Xeka, Wilson Eduardo e Rui Fonte, e apostou no regresso dos experientes Ricardo Ferreira e Alan. O defesa foi mesmo convocado pela primeira vez nesta temporada e entrou diretamente no onze.



Wilson indiferente por marcar ao leão

O avançado formado no Sporting diz que não há sabor especial por fazer golos ao ex-clube

"Esta foi a resposta ideal à última semana. As palavras do presidente foram incentivo"
Wilson Eduardo Avançado do Braga


Mais uma vez, Wilson Eduardo marcou um golo ao clube onde fez a sua formação. Apesar disso, o avançado do Braga assegurou que tal não lhe dá prazer especial. "Procuro os golos em todos os jogos, não é segredo. Tento marcar ao Sporting como a outras equipas e encaro cada partida como uma final. Mas não há um adversário a que tenha mais vontade de marcar", frisou Wilson.
A semana ficou marcada pelo despedimento de José Peseiro e de muitas críticas, não só dos adeptos mas também do presidente dos minhotos. Wilson Eduardo garante que ontem o grupo reagiu. "Foi a resposta ideal à semana que atravessámos, mas temos de saber viver com essas situações. Encarámos as palavras do presidente como um incentivo e ficou aqui demonstrado o carácter desta equipa ", explicou o camisola 7 do Braga. Quanto ao jogo com o Sporting, Wilson reforçou que "a equipa apelou ao carácter e à vontade guerreira de vencer "."Tentámos ganhar desde o primeiro estamos contentes com o atingir desse objetivo. Aca é longa e temos muito campeonato, mas o resultado é bom para o Braga ", disse o avançado.
Dando os "parabéns a Abel Ferreira", o jogador elogiou Jorge Simão, novo timoneiro da equipa: "Esperamos que tenha muito sucesso. A Direção assim escolheu, temos de aceitar, e se está no Braga é porque é bom treinador."



Quinto golo que fez a quem o formou
Wilson deu a vitória, mas já tinha selado dois empates (por Académica e Olhanense) frente ao leão

Formado no Sporting, Wilson Eduardo fez ontem o quinto golo aos leões na qualidade de adversário. O primeiro apontou-o pelo Olhanense, em 2011, assegurando assim um ponto para os de Olhão, que empataram 1-1 em Alvalade. Em 2013, pela Académica (em Coimbra), repetiu a dose: Wilson marcou e a sua equipa empatou 1-1. Já no Braga, em 2015, na vitória por 4-3 para a Taça de Portugal, apontou um dos golos dos bracarenses. Em janeiro deste ano também tinha marcado, mas o Braga perdeu por 3-2. No total, o extremo bracarense defrontou os leões em dez ocasiões.



"Em três dias... é possível"
Treinador provisório do Braga contrariou o que tinha dito Jorge Jesus quanto à eventual possibilidade de preparar uma equipa de futebol em tão curto espaço de tempo

"Disse aos jogadores que esta onda se podia virar contra a equipa da casa"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Foram vários os fatores enumerados por Abel para provar o muito mérito que teve nesta vitória. Entre eles, lembrou o conhecimento que tinha de Jesus, seu antigo treinador no V. Guimarães, em 2003/04

Ao vencer em Alvalade (1-0), Abel Ferreira provou, na prática, que a teoria do treinador do Sporting estava errada. "Jorge Jesus tinha dito que não era possível preparar uma equipa em três dias, mas afinal é", salientou o comandante provisório do Braga, que agora entrega a equipa a Jorge Simão – já contratado para o lugar de José Peseiro. Abel não enjeitou os méritos na vitória, realçando como ponto fundamental o conhecimento que tinha do próprio Jesus, que, aliás, considerou "um dos melhores treinadores portugueses, senão o melhor, com conhecimento absoluto" do futebol nacional. "Eu conhecia bem o treinador, esta casa, onde a exigência aumentou muito. A pressão é enorme e eu disse aos meus jogadores que esta onda podia virar-se contra a equipada casa. Correu tudo na perfeição", prosseguiu, lembrando: "Só duas equipas ganharam aqui: o Dortmund e o Real Madrid. Era importante ter o compromisso dos jogadores."
Abel encarou o resultado como fruto absoluto do mérito e não da sorte ou outros fatores. "Coletivamente, fomos mais fortes, solidários, e em ataques rápidos criámos perigo. Fomos astutos, queríamos enganar o adversário e conseguimos", realçou, acrescentando, na mesma ordem de ideias: "O Sporting quer ser campeão, mas fomos muito organizados, com ideias muito específicas do que tínhamos de fazer." Outra ideia utilizada para levar os seus atletas a superarem-se foi a própria eliminação bracarense na Taça, que até custou o lugar a Peseiro: "Disse-lhes que como o Covilhã ganhou ao Braga, seria possível ganharmos aqui." Uma vitória com sabor especial para Abel, até pelo tempo que passou em Alvalade: "Se dissesse que não foi especial, estaria a mentir. Falar do Sporting é falar do nascimento das minhas filhas, do meu casamento, dos primeiros títulos ganhos enquanto jogador, do campeonato nacional de juniores como treinador. As memórias que guardo desta grande instituição são muito boas."

O JOGO

JotaCC

Chapada de luva branca a Bruno
Atual presidente do Sporting não quis Abel Ferreira na formação do clube... e agora deu-se mal

"Fui despedido [do Sporting], mas não apago o que de bom tive aqui"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Abel Ferreira lembrou mais do que uma vez o processo que levou à sua saída do Sporting, em 2014, reforçando assim (indiretamente) a importância da sua vitória sobre um adversário que... não o quis. "Assumi um contrato com o presidente [Bruno de Carvalho], que era para fazer parte da formação do clube. Foi neste clube que me formei enquanto treinador. Chegou uma altura em que as ideias não convergiram e cada um seguiu a sua vida", assinalou, frisando, apesar disso, que não guarda mágoas ao clube: "Fui despedido, mas não apago o que de bom tive aqui, foi uma vida aqui." E acrescentou: "Tenho cá muitos amigos. Jogadores que passaram por mim e que tive oportunidade de cumprimentar, como o Gelson, o Esgaio, o Rúben Semedo. Ou o João Mário, que já não está aqui. Foi um prazer trabalhar nesta casa. O futebol é isto. Fui-me embora, fui à procura de fazer aquilo que gosto de fazer e estou muito bem onde estou", disse, agradecendo a António Salvador por se ter lembrado dele: "Felizmente, o presidente do Braga conhece-me muito bem. Apresentou-me uma proposta que tinha que ver com renovar e acrescentar qualidade e competência à formação do Braga. Tenho 37 anos e seguramente até aos 40 vou estar na formação do Braga, a não ser que o presidente me queira mandar embora."



"WILSON É COMO UMA LARANJA"

O treinador interino do Braga contou que, ao intervalo da partida, disse a Wilson Eduardo que pressentia o golo que este poderia fazer – e que acabou por marcar: "Ao intervalo disse ao Wilson Eduardo: 'Ainda tens aí mais um guardado.' Ele disse que não e baixou a cabeça a dizer que não, mas eu voltei a dizer: 'É assim, sim.'" Abel estava certo, acabando por ter a felicidade de ver o extremo – que jogou no Sporting, como o próprio técnico – resolver a partida a seu favor. "Ele era um patinho feio, mas tem tido um grande rendimento. É como uma laranja que, quando esprememos, produz sumo. E produz muito. É um jogador que chama o golo, faz muitas assistências e golos. Por outro lado, costuma fazer golos ao Sporting. É um miúdo que merece tudo de bom", considerou o treinador, que agora está de volta à equipa B dosar sena listas, atual 11.ª classificada da II Liga, num total de 22 emblemas.

O JOGO

JotaCC

Lança da casa derruba leões
Alvalade Sporting derrotado pelo Braga em casa vê sonho do título cada vez mais longe e desce para o quarto lugar do campeonato

Uma prenda envenenada. O Sporting perdeu, ontem, na receção ao Braga e caiu para o quarto lugar da classificação. À exibição sem nota artística junta-se o golo de um ex-leão, um "homem da casa", Wilson Eduardo, que não celebrou, mas tramou o antigo clube. O atraso da equipa de Jesus para o líder Benfica é agora de oito pontos. Uma queda vertiginosa em duas jornadas.
O Sporting de Jorge Jesus é, nesta altura, uma equipa sem sintonia. Há músicos com qualidade, mas cada um toca ao seu ritmo. Adrien Silva é o maestro que tenta manter a harmonia, numa missão impossível. O treinador tentou manter a estabilidade da equipa, trocando apenas um elemento em relação ao triunfo com o V. Setúbal, na Taça de Portugal – saiu Bruno César e entrou Bryan Ruiz. Mas o que se viu em campo foi um Sporting com dificuldades e em evidente quebra física.
Já o Braga mereceu os três pontos. Abel Ferreira montou a equipa minhota para jogar no erro do adversário e foi bem sucedido. Aos 6 e 15 minutos, Wilson esteve muito perto do golo que viria a marcar já no segundo tempo: um estouro do meio da rua, logo a seguir a um remate ao poste de Ricardo Horta. E a exploração da baixa estatura de Gelson e João Pereira, com os passes longos de Matheus também merece referência, visto que foi a solução ideal para sacudir a pressão leonina na saída da bola.
Depois de estar a perder, de ver Gelson atirar ao poste e Matheus a defender um cabeceamento de Ruiz, Jesus arriscou o que pôde. Tirou Marvin e lançou Bruno César e trocou Ruiz por André. No entanto, as alterações não trouxeram mais perigo, até porque Abel respondeu bem, com a entrada de Bakic, abdicando de Rui Fonte no ataque e colocando quatro elementos numa primeira fase de contenção. Nos minutos finais, com a emoção acima da razão e Coates lá na frente, Dost e o próprio uruguaio estiveram perto do golo. Mas foi o Braga que quase matou o jogo nos minutos finais, com Bakic e Horta... Razão tiveram os adeptos leoninos que abandonaram mais cedo as bancadas. Estava frio e o leão mal se viu.



Por dentro

Bruno aos murros
A derrota do Sporting, frente ao Sp. Braga, ontem em Alvalade, deixou Bruno de Carvalho revoltado. O presidente não se despediu dos adeptos e a caminho do balneário pontapeou e esmurrou uma cabina.

Federação visada
A Federação Portuguesa de Futebol e a polémica em relação aos títulos não foram esquecidas pelos adeptos leoninos, numa faixa colocada ao intervalo: "FPF a verdade da mentira! A nossa história não se apaga!".




"Especial? Mentia se dissesse que não"

ABEL FERREIRA Para o técnico bracarense, o jogo dos arsenalistas em Alvalade não chegou a ser perfeito, mas foi muito positivo – e até teve "truque". "Coletivamente, estivemos fortes, fomos capazes de travar os pontos fortes do adversário. Conheço muito bem esta equipa, este treinador, por isso estava em vantagem", defendeu.
Frisando que o trabalho que fez ao longo da semana foi, acima de tudo, "apelar ao brio", admitiu que o Sporting teve mais posse, mas defendeu que o Braga teve mais ocasiões. E, afinal, vencer a equipa onde esteve como jogador e treina- dor da equipa B tem sabor especial? "Mentia se disse-se que não", assumiu.

JN

JotaCC

FUTSAL: SC Braga/AAUM continua invencível no seu reduto
Um dos objetivos do SC Braga/AAUM, à semelhança das épocas anteriores, é não perder nenhum jogo em sua casa e, desta vez, o obstáculo tinha o nome de AD Fundão que os bracarenses ultrapassaram ao vencer por 3-1.

Foi um jogo muito equilibrado e bem disputado em que a eficácia fez a diferença. No primeiro tempo foram os bracarenses que, à passagem do minuto quinze, se adiantaram no marcador por intermédio de Tiago Brito num bom remate de fora da área. Dois minutos volvidos, André Coelho imitava o seu companheiro de equipa num golo muito idêntico e colocava o resultado em 2-0. A equipa Beirã reagia, mas, ao contrário dos bracarenses, não eram eficazes e encontraram pela frente um Vasco Ribeiro inspirado, guarda-redes que substituiu o lesionado Vítor Hugo. O segundo tempo foi semelhante ao primeiro em jogo jogado, a única diferença foi a eficácia: um golo para cada lado. Yulian (25`) reduziu para 1-2 para o Fundão, para depois Tiago Cruz (36`) colocar novamente a equipa bracarense a vencer pela margem de dois golos. Bruno Travassos ainda utilizou um 5/4, mas sem sucesso. O jogo chegou ao fim com o resultado de 3-1 para a equipa de Paulo Tavares.

No final do encontro, o técnico de guarda-redes bracarense Luis Silva estava satisfeito com o resultado e exibição da sua equipa: "o resultado foi inteiramente justo, fomos melhores e mais seguros. Falhamos algumas oportunidades de golo como eles também falharam, mas fomos mais eficazes". Sobre a lesão de Vítor Hugo, o técnico referiu "temos mais dois grandes guarda-redes, por isso, não estamos a pensar em contratar mais nenhum".

Por outro lado, Bruno Travassos técnico da AD do Fundão lamentou as oportunidades falhadas "jogo equilibrado e bem jogado, mas falhamos na finalização e cometemos erros defensivos nos golos do Braga".

MODALIDADES.COM.PT

Bruno3429

Dia 1 para Jorge Simão

Jorge Simão já está ao leme do plantel do SC Braga, tendo esta segunda-feira começado a trabalhar no Estádio Municipal de Braga. O novo treinador da equipa principal apresentou-se logo pela manhã, integrando-se no seu novo habitat e preparando a sessão de trabalho que o plantel cumpriu da parte da tarde. O treino, que decorreu nos relvados anexos do Estádio Municipal, foi também o tiro de partida na preparação da receção ao Moreirense FC, agendada para quinta-feira, às 19 horas.

Jorge Simão, que chega ao SC Braga acompanhado pelos treinadores-adjuntos Gilberto Andrade, Luís Vilela e André São Miguel, estará esta terça-feira no Auditório do Estádio Municipal para, em conferência de Imprensa, se apresentar oficialmente como líder técnico dos Gverreiros do Minho. A presença perante a Comunicação Social está marcada para as 12h45, depois do treino matinal e antes de todo o grupo assistir, pelas 15 horas, ao Circo Solidário de Natal.


SC Braga x Moreirense FC

Último jogo de campeonato em 2016, um jogo importantíssimo para o SC Braga ratificar o seu lugar no pódio da Liga NOS. A receção ao Moreirense FC, relativa à 15ª jornada, está agendada para esta quinta-feira, a partir das 19 horas, e os Gverreiros contam com um grande apoio para obterem o seu objetivo neste encontro, que marca a estreia de Jorge Simão no comando técnico.

Os sócios pagam 4 euros para assistir à partida, sendo que os menores de 14 anos têm entradas a 1 euro. O público paga entre 10 e 15 euros. Os bilhetes já estão à venda nas lojas SC Braga e nas bilheteiras do Estádio Municipal.

Legião de nível nos Nacionais de Clubes

A natação do SC Braga participou, este fim de semana, nos Campeonatos Nacionais de Clubes da I e II Divisão Nacional. Numa competição organizada pela Federação Portuguesa de Natação, e que decorreu nas Piscinas Olímpicas da Póvoa de Varzim, estiveram a competir 462 nadadores em representação de 30 clubes nacionais, tendo o SC Braga levado um total de 17 nadadores.

Num fim de semana que acabou por ser positivo, a equipa masculina do SC Braga alcançou a 3.ª posição do pódio da II Divisão Nacional, entre 16 equipas, somando um total de 215 pontos. Os Gverreiros do Minho foram apenas batidos pelo Algés e pelo Belenenses, subindo dois lugares em relação à classificação do ano passado. Na turma bracarense, destaque para as prestações de José Lopes – venceu os 1500 metros livres e alcançou a 3.ª posição nos 100 e 200 metros costas – e de Jorge Silva, que terminou no 3.º lugar do pódio nos 200 metros estilos. Os restantes elementos também tiveram uma prestação de elevado nível, numa equipa composta pelos seguintes nadadores: Ricardo Machado, Mário Veloso, João Lopes, José Fernandes, José Lopes, Jorge Silva, João Pereira e Fábio Carneiro.

No feminino, as jovens gverreiras terminaram na 5.ª posição da geral, destacando-se a vitória de Tamila Holub aos 800 metros livres e o segundo posto conquistado nos 200 e 400 metros livres. Destaque, também, para Juliana Freixo, que terminou na 3.ª posição nos 50 e 100 metros costas. As restantes nadadoras do SC Braga tiveram um meritório comportamento, alcançando classificações que permitiram ao clube atingir o 5.º lugar final. A equipa bracarense constituiu-se por: Ana Sofia Fernandes, Rita Miranda, Madalena Silva, Juliana Freixo, Beatriz Ribeiro, Jéssica Lima, Tamila Holub e Margarida Neves.

SCBraga

Bruno3429

Jorge Simão já começou a trabalhar

O novo treinador do SC Braga, Jorge Simão, já iniciou os trabalhos no novo clube e irá orientar o plantel no treino da tarde desta segunda-feira.

A apresentação oficial decorrerá amanhã às 12.45 horas no Estádio Municipal de Braga, após o treino matinal das 10.30, que terá 15 minutos abertos à comunicação social.

Também na segunda-feira, por volta das 15.00 horas, o presidente António Salvador, Jorge Simão juntamente com restantes elementos da equipa técnica e o plantel, irão ao Circo Solidário de Natal do SC Braga.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: Jorge Simão já trabalha na Pedreira
Técnico começou a preparar receção ao Moreirense e é apresentado esta terça-feira
Bruno José Ferreira

Começou a era Jorge Simão no Sp. Braga. O novo técnico do clube minhoto, que sucede a José Peseiro, começou esta segunda-feira a trabalhar, orientando o primeiro treino após a vitória em Alvalade sobre o Sporting, naquele que foi o arranque da preparação do jogo com o Moreirense, agendado para quinta-feira.

Jorge Simão estreia-se no comando técnico do Sp. Braga no jogo da 15ª jornada, no duelo minhoto com o Moreirense, que está agendado para as 19:00 de quinta-feira. Antes disso, o treinador é apresentado esta terça-feira no Estádio Municipal de Braga, às 12h45.

Da parte da tarde, às 15:00, realiza-se o Circo do Sp. Braga, que contará com o presidente do clube, António Salvador, assim como a renovada equipa técnica liderada por Jorge Simão e ainda pelo plantel arsenalista.

Maisfutebol