News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/12

Started by Bruno3429, 16 de December de 2016, 08:20

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Abel no comando em Alvalade e Jorge Simão com acordo
Joana Russo Belo

Para já, a solução é interina, mas já foi encontrado o sucessor de José Peseiro: Abel Ferreira - treinador da equipa B do SC Braga - vai orientar a equipa arsenalista em Alvalade, no domingo, frente ao Sporting (podendo, mesmo, manter-se no cargo na recepção ao Moreirense), e Jorge Simão, actual treinador do Desportivo de Chaves, é o eleito de António Salvador para ocupar o lugar deixado em aberto na madrugada de quarta-feira, após a eliminação da Taça de Portugal aos pés do Sp. Covilhã, modesto 12.º da II Liga.

Fonte do clube garantiu que depois de confirmada a rescisão de José Peseiro - ainda durante o dia de hoje - António Salvador irá anunciar a escolha do novo treinador, que só deverá assumir em pleno as funções na pausa natalícia. Jorge Simão, actual treinador do Chaves, de 40 anos, é um técnico jovem que encaixa no perfil definido por António Salvador e preenche os requisitos desejados para ajudar o SC Braga a conquistar os objectivos que ainda estão no horizonte (campeonato e Taça da Liga).

Aliás, o interesse do SC Braga não é novo, já existiu no Verão, mas, na altura, não se concretizou, daí que Jorge Simão tenha sido desde logo a primeira opção de Salvador para render Peseiro.
O entendimento entre os dois clubes prevê que Jorge Simão ainda oriente o Desportivo de Chaves, no Dragão, na segunda--feira, em jogo da 14.ª jornada da Liga, sendo previsível que comece a trabalhar em Braga na próxima semana.

Certa é já a rescisão amigável de José Peseiro com o SC Braga, clube com o qual tinha mais um ano e meio de contrato. O acordo foi, ontem, alcançado entre o treinador e a SAD, faltando apenas as questões burocráticas para ser anunciada a rescisão em comum acordo, o que deverá acontecer durante o dia de hoje.

Correio do Minho

Bruno3429

ACORDO FECHADO COM JORGE SIMÃO
Desafio entusiasma o técnico. Dirige o Chaves contra o FC Porto e chega na 3.ª feira à Pedreira

Está fechado o acordo entre o Sp. Braga e Jorge Simão. O técnico ainda orienta o Chaves contra o FC Porto, na próxima segunda-feira, apresentando-se na Pedreira no dia seguinte. A vertigem do calendário não perdoa e a sua estreia terá lugar logo passados dois dias, na receção ao Moreirense. A mudança será confirmada hoje, já depois dos arsenalistas oficializarem a rescisão com José Peseiro.
O técnico, de 40 anos, está entusiasmado com o desafio de assumir um projeto da dimensão do que vai encontrar no Minho. O processo foi conduzido pelo seu representante, Carlos Gonçalves, que ciente das boas referências que António Salvador já tinha de Jorge Simão, foi determinante para conjugar todas as vontades e garantir uma conclusão rápida. Jorge Simão vai assinar contrato até ao final de 2018, devendo ser incluída uma cláusula de opção por mais uma época.
Em paralelo, ainda decorrem negociações entre as SAD, mas os pontos primordiais do negócio já foram acertados. Os transmontanos pretendiam que Simão, após o Dragão, ainda orientasse a equipa contra o Estoril, na quinta-feira seguinte. Todavia, essa posição esbarrou na intransigência de António Salvador que, face aos objetivos exigentes do Sp. Braga, não admitiu o prolongamento do interregno por mais uma jornada.
Sucessão
Por outro lado, o Chaves, mesmo não abdicando de ser compensado por libertar Jorge Simão do seu vínculo até 2018, admite que parte desse valor seja atingido através do passe de jogadores. Battaglia é o alvo principal dessa estratégia, mas existem outros nomes alternativos e hoje tudo ficará clarificado. Entretanto, os flavienses já preparam a sucessão e pretendem que o eleito assista ao jogo no Dragão, iniciando os trabalhos no dia seguinte com vista à receção aos canarinhos.

Uma ascensão interminável

A ascensão de Jorge Simão está prestes a conhecer mais um episódio. Depois de ter orientado Atlético e Mafra no seu percurso como técnico principal, foi chamado a render Lito Vidigal na reta final de 2014/15, tendo colocado o Belenenses na Liga Europa. Assinou pelo P. Ferreira na época passada e resistiu à pesada herança de Paulo Fonseca, levando os castores ao 7.º lugar e ficando a apenas um ponto de nova presença europeia. Em 2016/17 transformou o Chaves na revelação da 1.ª Liga e captou a atenção de António Salvador.

Autores: Vítor Pinto e Paulo Silva Reis


PESEIRO NÃO RESISTIU AOS ADEPTOS
Técnico facilitou entendimento para a saída

A pressão dos adeptos foi determinante para o desenlace prematuro na segunda passagem de José Peseiro por Braga. Em condições normais, e apesar da dupla eliminação da Liga Europa e da Taça de Portugal, deveria ser possível ao técnico pelo menos ir a Alvalade tomar o destino nas suas mãos. Porém, face ao desgaste acumulado nas últimas semanas, António Salvador optou por encerrar o ciclo e partir para uma alternativa, evitando assim que o descontentamento dos adeptos acabasse por atingir os dirigentes.

Desfecho cordial

Os detalhes do acordo para a rescisão de contrato entre o Sp. Braga e José Peseiro estão alinhavados, devendo esse entendimento ser hoje tornado oficial. Tanto Salvador como o técnico mostraram vontade de acertar contas mantendo a relação de amizade os une. Os representantes de ambas as partes estiveram ontem reunidos e deram corpo ao entendimento. José Peseiro estava vinculado até 2018, mas vai assinar hoje a rescisão amigável desde que os termos contratuais correspondam com rigor ao que ficou conversado.

Marcelo sempre atento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teceu um comentário à saída de José Peseiro durante a visita efetuada às instalações do Global Media Group. "Não gosto muito de chicotadas de madrugada...",afirmou o mais alto magistrado da nação e assumido adepto do Sp. Braga.

Record

Bruno3429

Hino ao futsal no empate entre gverreiros e leões

Na tarde-noite desta quinta-feira, assistiu-se a um verdadeiro hino ao futsal no Pavilhão da Universidade do Minho. O duelo em atraso da 1.º jornada da Liga SportZone, entre SC Braga/AAUM e Sporting CP, terminou empatado a quatro bolas, num jogo eletrizante e com incerteza no resultado até final.

André Machado – com golos aos 6 e aos 9 minutos – colocou a equipa comandada por Paulo Tavares a vencer por 2-0. Contudo, o conjunto leonino acabaria por chegar ao empate em apenas dois minutos, com um bis de Diogo (10′ e 12′). O SC Braga/AAUM acabaria por recolher aos balneários a vencer por 3-2, após uma bela jogada individual de Tiago Cruz aos 14 minutos.

No segundo tempo o Sporting CP acabou por entrar forte, chegando de novo empate por intermédio de Léo Jaraguá, aos 22 minutos. Aos 31 minutos, o fixo cazaque decidiu imitar André Machado e Diogo, fazendo também ele um bis na partida, completando assim a cambalhota no marcador. A perder, Paulo Tavares apostou no cinco para quatro e os Gverreiros do Minho chegaram mesmo ao empate a três minutos do final. Eli, com um autêntico míssil, levantou o pavilhão e colocou justiça no resultado.

Com este empate, o SC Braga/AAUM mantém-se na terceira posição da Liga SportZone com 24 pontos, a dois do segundo SL Benfica e a cinco do líder Sporting CP. Na próxima ronda, os gverreiros recebem a AD Fundão no Pavilhão da Universidade do Minho, em jogo agendado para as 15H00 do dia 18 de dezembro.

SCBraga

Bruno3429

Moçambicano Gildo a caminho da equipa B

Gildo, extremo moçambicano que despontou no Ferroviário da Beira, está, segundo a imprensa local, a caminho do SC Braga.

O acordo já estará fechado e o jogador já tem visto para entrar em Portugal, devendo viajar nos próximos dias para realizar os habituais exames médicos e firmar o contrato com os guerreiros.

Numa primeira fase, Gildo, que tem sido uma das sensações dos Mambas, vai integrar a equipa B arsenalista.

A Bola

JotaCC

FUTSAL: SC Braga/AAUM trava Sporting CP
SC Braga/AAUM e Sporting CP empataram a quatro golos, num jogo em atraso relativo à primeira jornada da Liga SportZone de Futsal.

Foi um jogo eletrizante entre duas grandes equipas do nosso campeonato que teve de tudo: duas expulsões, uma para cada lado, e a lamentar uma lesão grave do guarda-redes bracarense, Vítor Hugo. Entrou melhor no encontro o Sporting, mas rapidamente os bracarenses equilibraram os "pratos da balança". A partir daqui, as duas equipas entraram num estudo mútuo até que, à passagem do minuto seis, num rápido contra ataque, o capitão do SC Braga/AAUM, André Machado, com um remate colocado, marcava o primeiro da sua equipa. O mesmo jogador, três minutos depois, bisava e fazia o 2-0, numa altura em que o Sporting jogava com menos um devido à expulsão de Fortino. O Sporting reagiu e Diogo (10`) reduzia para 1-2. Deste modo, a pressão aumentava e o empate surgiu naturalmente ao minuto doze pelo mesmo jogador. Foi a vez de os bracarenses reagirem com sucesso e Tiago Cruz (14`) marcava o terceiro da sua equipa. Com este resultado, atingiu-se o minuto vinte. No segundo tempo, manteve-se a mesma intensidade e entrega. Leo, com dois golos (14`e 32`), colocava pela primeira vez o Sporting em vantagem no marcador. Em desvantagem no marcador, Paulo Tavares apostou num 5/4, com resultados práticos porque o reforço para esta temporada, Eli, num grande remate, empatava a partida a quatro. Com este empate, o Sporting continua líder isolado, enquanto o SC Braga/AAUM isolou-se na terceira posição.

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC

Peseiro pago até fim da época e Jorge Simão já contratado
Braga SAD do clube minhoto chegou a acordo com treinador despedido e logo encontrou o sucessor em Chaves

Numa operação-relâmpago, em menos de 24 horas, a SAD do S. C. Braga resolveu o problema: acordou a rescisão com José Peseiro e obteve junto do Chaves autorização para negociar contrato com o treinador Jorge Simão, que deverá começar a trabalhar na "pedreira" já nos próximos dias e desejadamente a tempo de ir com a equipa a Alvalade, para o jogo da 14.ª jornada da Liga, com o Sporting, depois de amanhã.
O treinador que foi despedido pelo F. C. Porto no final da época passada e que saiu do Dragão indemnizado com quatro meses de salário pelo ano de contrato que lhe restava, como o próprio confirmou, é o mesmo José Peseiro que, seis meses depois, negociou nova rescisão em termos semelhantes, agora com o S. C. Braga, após a derrota de anteontem, com o Covilhã, que ditou o afastamento da Taça de Portugal.
O JN contactou José Peseiro, que recusou prestar esclarecimentos. Mas fontes próximas do técnico dizem que este será ressarcido com um terço do vínculo em falta, como lhe sucedeu no F. C. Porto. O S. C. Braga pagar-lhe-á seis meses do contrato que vigorava até junho de 2018. Na prática, cobrará até final desta temporada. O acordo estava já apalavrado desde anteontem e só falta passá-lo a letra de forma.
Mal acabou o jogo perdido com o Covilhã, o presidente da SAD confrontou o técnico com a insustentabilidade gerada pelo "clima externo, agravado pelas derrotas e eliminações de dois grandes objetivos da época em apenas uma semana". António Salvador referia-se ao afastamento da Liga Europa e da Taça, troféu de que o clube ainda é detentor.
E se a contestação da "pedreira" a Peseiro já se verificava havia muito mais tempo antes das duas últimas derrotas – no início de novembro, após o empate em Arouca, a SAD viu-se obrigada a vir a público defender o treinador ("Isto não é como começa, é como acaba...", dizia Salvador) –, certo é que a partida com o Covilhã fez transbordar a impaciência do clube.
O JN sabe que Salvador e os pares da SAD ficaram muito surpreendidos ao verificarem, na escalação da equipa para o jogo com o Covilhã, a aposta em jogadores como Douglas Coutinho e Benítez, que mal tinham jogado esta época, o que irritou o presidente braguista, ainda por cima num jogo e numa competição em que o Braga devia ter jogado na máxima força, para defender o troféu. Se não os nomeou, Salvador também não deixou de aludir ao fraco rendimento destes reforços de verão: "Há joga- dores que não perceberam ainda o que é estar nesta casa. Alguns que chegaram e outros que já cá estavam".
O presidente da SAD reconhece, em favor de Peseiro, que este também não teve sorte com a onda de lesões, mas logo atalhou que o clima era insustentável e o des- pedimento inadiável. Certo é que Peseiro não teve mesmo sorte, na sucessão de lesões e nas leis do mercado, que lhe le- varam, no último dia das transferências, jogadores funda- mentais, Boly e Rafa, que não foram devida- mente rendidos. E a corda rebentou pelo lado mais fraco.
O treinador voltou ontem à "pedreira", arrumou o cacifo, despediu-se da equipa e dos funcionários, voltou a encontrar-se com Salvador e transmitiu à SAD o que pretendia. Um terço dos salários e amigos como sempre.



Cronologia
6 de junho Volta à "pedreira"
Duas semanas após a final da Taça, que perdeu ao serviço do F. C. Porto, José Peseiro é anunciado e apresentado pelo clube que lhe ganhou o troféu no Jamor. Foi o regresso à casa onde o técnico fora feliz, em 2012-13, com a conquista da Taça da Liga e o acesso à fase de grupos da Champions.


8 de dezembro Adeus à Europa
Derrota com o Shakhtar (2-4) confirma eliminação da Liga Europa, após campanha desastrada. Peseiro foi alvo de muita contestação por parte dos adeptos, quando, a perder por 1-4, tirou um avançado, Stojiljkovic, e meteu um médio, Alan.


14 de dezembro Eliminação da Taça
Derrota com o Covilhã, da ligaPro, gerou a ira dos adeptos. No limite da tensão, a SAD braguista, dirigida por António Salvador, anuncia a rescisão com o técnico.



Abel interino até ao jogo de Alvalade

NA RESSACA da dolorosa derrota com o Covilhã, que apeou o S. C. Braga da corrida à vitória na Taça de Portugal, a equipa minhota voltou aos treinos na tarde de ontem, já sob as ordens de um técnico interino, Abel, requisitado à equipa B do clube e que estava para ser o recurso imediato enquanto "não se encontrasse uma solução", como afirmou António Salvador. A contratação de Jorge Simão, transferido de Chaves, foi quase imediata e Abel deverá voltar à equipa B após o jogo da 14.ª jornada da Liga, depois de amanhã, em Lisboa, com o Sporting. Isto se Jorge Simão não estiver já a tempo de viajar com a equipa a Alvalade. Certo é que Abel era a solução transitória que também tem tinha tudo para se tornar definitiva, como a própria SAD chegou a ponderar, se não fosse encontrado o técnico com o perfil de Jorge Simão. Abel era visto com muito bons olhos, não só por conhecer os cantos à casa mas, sobretudo, por ser um profissional de méritos reconhecidos e muito apreciados na SAD.

JN

JotaCC

JORGE SIMÃO ASSEGURADO
FECHADO O acordo é total entre o Braga e o treinador português. A transferência renderá ao Chaves um encaixe de cerca de 300 mil euros, o valor da cláusula

Técnico ainda vai sentar-se no banco do Chaves na receção ao FC Porto, marcada para segundafeira, e só depois rumará a Braga. Abel Ferreira dirige a equipa interinamente contra o Sporting


com o vínculo de Jorge Simão Contrato: época e meia o Braga terá a duração de Evolução: salvou o Belenenses da descida e quase apurou o Paços de Ferreira para a Liga Europa

Na mesma noite em que consumou o divórcio com José Peseiro, logo após a derrota com o Covilhã, para a Taça de Portugal, António Salvador alinhavou a contratação de Jorge Simão. Há muito que o treinador do Chaves estava sinalizado e o presidente do Braga não perdeu tempo em desenvolver os contactos necessários, tendo ficado estabelecido que o sucessor de Peseiro assinará um contrato com a validade de pelo menos uma época e meia. Já o clube flaviense receberá uma verba a rondar 300 mil euros, valor que está estipulado no contrato que celebrou com Jorge Simão como cláusula de rescisão, podendo a mudança ser anunciada ainda hoje pelos dois clubes.
A transferência de Jorge Simão já era ontem encarada pelos responsáveis do Chaves como um facto irreversível, mas não será uma saída abrupta, sem direito a despedidas. Haverá tempo para isso e até para um último jogo contra um dos três grandes. É que o treinador ainda vai sentar-se no banco dos transmontanos na receção ao FC Porto, da próxima segunda-feira. Só depois deverá rumar a Braga, sendo, por enquanto, incerta a estreia no comando técnico dos minhotos contra o Moreirense, antes das miniférias natalícias. Tal como anunciou Salvador, será Abel Ferreira a dirigir a equipa contra o Sporting, em Alvalade, no próximo domingo, não sendo de excluir que o mesmo treinador dos bês se mantenha interinamente até à visita dos cónegos, marcada para quinta-feira.
O intervalo entre o jogo com o Sporting e os cónegos será curto (apenas quatro dias) e, por isso, não é líquido que a preparação da equipa bracarense passe já na próxima semana para as mãos de Simão. Seja como for, Jorge Simão já não escapa ao Braga e a mudança irá processar-se num contexto de total concórdia com o Chaves, pois uma delegação dos bracarenses, liderada por Salvador, deslocou-se ontem à tarde a Trás-os-Montes para se reunir com os responsáveis do Chaves e Jorge Simão. O encontro terminou com um aperto de mãos e total sintonia quanto à transferência do treinador.
Natural de Pampilhosa da Serra, o treinador de 40 anos formou-se como jogador no Estrela da Amadora, representando, como sénior, o Real Massamá, Cacém, Fanhões e Carregado. Estreou-se como treinador adjunto do Cacém em 2003/04, desempenhando a mesma função no Sacavenense, Odivelas, Olivais e Moscavide e Estrela da Amadora até assumir o cargo de coordenador técnico da AF Lisboa. Entre 2012 e 2013 integrou a equipa técnica do holandês Mitchell van der Gaag no Belenenses, estreando-se como treinador principal no Mafra em 2014/15, voltando na mesma época ao Restelo para salvar o clube da descida de divisão. Na época passada, conseguiu um sétimo lugar para o Paços de Ferreira, ficando a apenas um ponto do apuramento europeu, e vai deixar o Chaves na zona tranquila da classificação.



Reforço Médio Battaglia vai regressar por indicação do novo treinador

Emprestado pelo Braga ao Chaves, Rodrigo Battaglia regressará à Pedreira para ser inscrito em janeiro, por desejo expresso de Jorge Simão. Esse foi, aliás, um dos temas discutidos e acordados durante a reunião que juntou ontem à tarde os dirigentes dos dois clubes. O ex-internacional sub-20 pela Argentina, atualmente com 25 anos, é um dos indiscutíveis no meio-campo da formação flaviense e o futuro treinador dos arsenalistas tem a certeza de que ele será a peça que falta ao Braga, tal como chegou a cogitar José Peseiro, antes da demissão.



3
Com António Salvador na presidência, já passaram 10 treinadores pelo Braga. Apenas Jorge Jesus, Domingos Paciência e Paulo Fonseca escaparam ao chicote do dirigente



LATERAL SALINO PISCA O OLHO

Sem compromissos desde o fim da época passada, altura em que expirou o contrato com o Olympiacos, Leandro Salino alimenta a esperança de regressar a Braga. Em declarações à sua assessoria, o lateral brasileiro assumiu essa "possibilidade". "Só depende do clube (Braga) e do presidente. Gosto muito do país. Tenho uma paixão enorme pelo clube", declarou.



Abel teve dia preenchido
Técnico dirigiu treino dos bês pela manhã e dos A à tarde

Adjuntos Castanheira, Martinho e João Martins desdobraram-se entre o 1º de Maio e a Pedreira. Termos da rescisão de José Peseiro, por mútuo acordo, já foram discutidos

Nomeado treinador interino do Braga pelo menos até ao jogo com o Sporting, Abel Ferreira fez horas extra, não descurando na preparação da equipa B, que, já amanhã, visita o FC Porto B, em jogo da 19.ª jornada da II Liga. Para que pudesse marcar presença na sessão matinal dos bês, cumprido no Estádio 1.º de Maio, o técnico agendou para a tarde o treino da equipa principal, tendo sido acompanhado nesta dupla aventura pelos adjuntos Vítor Castanheira, Carlos Martinho e João Martins. Sendo Jorge Vital um homem da casa e que por certo fará parte do futuro corpo técnico, Abel apenas prescindiu à tarde dos serviços de Orlando Silva, o treinador dos guarda-redes, e não estranhará se o mesmo filme for hoje repetido, estando agendado para a tarde uma nova sessão de treinos.
Nesta manhã, os profissionais arsenalistas visitarão, aliás, a ala pediátrica do Hospital de Braga, onde irão distribuir prendas e conviver com as crianças hospitalizadas. Além de ter conduzido o treino da equipa principal à tarde (foi apresentado ao grupo pelo diretor executivo Rui Casaca), Abel foi convocado para várias reuniões de trabalho, mas o dia acabou por ser inconclusivo em relação a quem assumirá o seu testemunho no jogo contra os portistas, sendo o adjunto Vítor Castanheira uma forte possibilidade, entre outras. Já os termos da rescisão de José Peseiro, por mútuo acordo, foram discutidos igualmente à tarde, tudo apontando para que a saída do treinador seja hoje oficializada.



Ricardo reintegrou

Por estrear ainda nesta temporada, Ricardo Ferreira recebeu luz verde do departamento médico do Braga para se juntar à equipa, trabalhando sem restrições na relva. O central já se encontra totalmente refeito de uma lesão muscular no gémeo esquerdo, sendo uma dúvida a sua inclusão na lista de convocados para a deslocação de domingo a Alvalade. Recorde-se que Ricardo se lesionou com gravidade em julho, frente ao Wigen, num jogo da pré-temporada enquadrado no estágio que a equipa cumpria no Algarve. O defesa partiu de imediato para Braga, sendo-lhe então diagnosticado uma rotura no ligamento colateral interno do joelho direito, não escapando a uma operação e a um longo período de recuperação. Além do guarda-redes Marafona, suspenso após a expulsão contra o Covilhã, são baixas certas Rosic, Mauro, Stojiljkovic, Pedro Santos e Velázquez, todos por lesões, para o jogo com o Sporting.



INQUÉRITO

1 O despedimento de José Peseiro era irreversível?
2 O treinador tinha atenuantes?
3 Há jogadores que ainda não perceberam o que é representar o Braga, como expressou o presidente António Salvador?


Miguel Pedro
"Não sei se António Salvador quis dizer que alguns jogadores fizeram a cama a Peseiro"

1 Em função dos resultados, é um desfecho inevitável. Nunca teve a simpatia da maior parte dos adeptos, mas vinha apresentando resultados razoáveis no campeonato. Não havia qualquer motivo para dar voz aos adeptos. De repente, com as eliminações da Liga Europa e da Taça, tudo piorou para o treinador, que deixou de ter condições desportivas para prosseguir.

2 As lesões eram, ainda que de forma indireta, uma atenuante. Já fiz um exercício de memória e não me lembro de uma época tão azarada como esta. Basta pensar que o Bruno Wilson, o Artur Jorge e o Xeka, titulares no jogo contra o Covilhã, nem sequer faziam parte da equipa principal no começo da época. Por outro lado, as contratações não resultaram, à exceção do Ricardo Horta.

3 É uma expressão que encerra muito mistério. Não sei se com isso o António Salvador quis dar uma atenuante ao Peseiro. Não sei se ele quis dizer que alguns jogadores fizeram a cama ao treinador, o que seria uma situação grave. De qualquer modo, esta crítica do presidente é preocupante. Os jogadores que correrem o risco de serem dispensados dependerão do novo treinador.



Antonio Duarte
"Havia uma grande animosidade em relação ao treinador e o plantel não é tão forte"

1 Sim. Havia uma grande animosidade da parte dos adeptos em relação ao treinador e as eliminações da Liga Europa e da Taça de Portugal fragilizaram-no ainda mais. Era inevitável o despedimento do José Peseiro. Já se sentia que isso poderia acontecer e a derrota com o Covilhã tornou insustentável a sua manutenção no comando da equipa.

2 O plantel que estava ao dispor de José Peseiro não é tão forte como o da época passada. Saíram jogadores com peso e de grande qualidade, tais como o Boly, o Luiz Carlos, o Josué e o Rafa, entre outros. Depois, o treinador confrontou-se com um número elevado de jogadores lesionados, muito acima da média. Isso fragilizou muito a equipa, especialmente o sector defensivo.

3 Essa declaração do senhor presidente do Braga deixou-me preocupadíssimo. Tendo muitos anos de clube, António Salvador deve explicar aos sócios o que se passa: há uma crise de resultados e haverá uma crise profunda de valores. Deve explicar o que se passa com a atitude dos jogadores e os fatores externos que condicionaram o trabalho do José Peseiro.



"José Peseiro já era um mal-amado e há a necessidade de procurar bodes expiatórios"

1 A contratação deste treinador já era desnecessária. O José Peseiro não deixou saudades em Braga, partiu como um malamado. Apesar de termos vencido a Taça da Liga, na sua primeira passagem por Braga ficámos muito aquém das expectativas. Neste regresso, o trabalho dele estava a ser mau, como refletiram as eliminações da Liga Europa e da Taça.

2 Mesmo que o Braga tivesse seguido em frente na Taça, já estava a prazo. Estava seguro por uma franquia que lhe era reconhecida somente pela direção, não pelos adeptos. A única atenuante que ele tinha era não ser um profissional bem-visto pelos adeptos. Aliás, logo no começo da época, passou a ser encarado com um elevado grau de desconfiança.

3 Quando as coisas não correm bem, há a necessidade de procurar bodes expiatórios. A SAD deve fazer uma autor-reflexão. As decisões tomadas em cada momento, seja na opção de compra, seja na opção de venda, têm sempre de ser feitas exclusivamente em prol dos interesses do clube. Nem sempre isso tem acontecido.

O JOGO

Bruno3429

Jorge Simão já tem acordo

Até ao jogo em Alvalade, domingo (20.15 horas), a SAD do SC Braga não vai assumir qualquer nome nem negociações com o sucessor de José Peseiro. Contudo, e como A BOLA anunciou, Jorge Simão, 40 anos, é o treinador escolhido por António Salvador para comandar a equipa depois do desafio com o Sporting.

As conversações decorreram de forma positiva e resultaram num acordo que passará para o papel mal a rescisão de José Peseiro seja oficial. Hoje mesmo deve sair a confirmação.

Tudo indica que Jorge Simão irá assinar vínculo por ano e meio. Não está, contudo, colocada de parte a hipótese de Salvador incluir uma cláusula que estenda a ligação com o treinador por mais uma ou duas épocas. De acordo com o que A BOLA apurou, o Chaves irá receber 300 mil euros de indemnização.

José Peseiro já rescindiu

O SC Braga informou, em comunicado publicado no site oficial, que a SAD arsenalista já chegou a acordo com José Peseiro para a rescisão do contrato, bem como com os restantes membros da equipa técnica.

Numa curta mensagem, o clube agradeceu ainda ao técnico «o profissionalismo, empenho e dedicação, desejando-lhe os maiores sucessos». Recorde-se que José Peseiro tinha contrato válido por mais uma época e meia.

Com a rescisão oficializada, caminho agora aberto para a entrada de Jorge Simão, técnico que já tem acordo fechado com António Salvador, devendo ser apresentado na capital minhota na próxima terça-feira, dia 20, um dia depois do encontro entre Chaves e FC Porto, que irá assim ditar o adeus do treinador ao emblema flaviense.

A Bola

Bruno3429

SC Braga e José Peseiro acertaram rescisão

A SC Braga, SAD informa que acertou com o treinador José Peseiro a rescisão, por mútuo acordo, do contrato que unia as partes, o mesmo sucedendo com os técnicos-adjuntos Alexandre Santos, Ricardo Dionísio e Vítor Peseiro.

A SC Braga, SAD agradece a José Peseiro o profissionalismo, empenho e dedicação com que procurou servir esta sociedade, desejando-lhe os maiores sucessos.

Rúben Alves: "Seguir num caminho de vitórias"

Depois de um triunfo no dérbi minhoto, o SC Braga B volta este sábado às batalhas na Ledman LigaPRO, deslocando-se ao terreno do FC Porto B. No lançamento de mais uma partida, Rúben Alves deu voz às ambições do grupo, vincando o desejo de garantir mais três importantes pontos num "jogo difícil" perante um adversário que "joga à imagem" do SC Braga B. "Espera-nos um jogo difícil, perante um adversário com muita qualidade e que chega moralizado por duas vitórias. O FC Porto B é uma equipa que, à nossa imagem, tem um grupo muito jovem e recheado de bons valores. Não foi por acaso que se sagraram campeões na temporada passada. A nós cabe-nos tentar contrariar as armas do adversário e impor o nosso futebol. Partimos confiantes para este desafio e entraremos em campo com o foco total em vencer".

O médio assume que a vitória na última jornada vem trazer maior confiança ao grupo, mas reitera a importância de seguir num caminho de vitórias. "No futebol vive-se de vitórias e trabalhar sobre elas é sempre mais fácil. Apenas jogar bem não chega. Já procurávamos e acima de tudo já merecíamos uma vitória e é claro que nos vem trazer maior confiança. Temos apresentado um futebol de grande qualidade e estamos a crescer a cada jogo, mas é importante seguir neste caminho e isso passa já por este jogo com o FC Porto B".

Homem do jogo no dérbi com o Vitória SC B – com um golo e uma assistência – Rúben Alves admite estar a atravessar o melhor momento desde a sua chegada a Braga. Contudo, o médio de 21 anos assume que está focado em continuar a evoluir. "Ainda tenho muito para crescer e melhorar neste clube. É verdade que estou num bom momento, mas quero e vou lutar por mais, de forma a ajudar uma equipa que é o mais importante".

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga já chegou a acordo com Peseiro para a rescisão
Anúncio no site oficial do clube
    
O Sp. Braga anunciou esta sexta-feira que já acertou com José Peseiro a rescisão do contrato, algo que foi conseguido por acordo mútuo.

Além do técnico principal, deixam Braga os adjuntos Alexandre Santos, Ricardo Dionísio e Vítor Peseiro.

Para breve estará o anúncio da contratação de Jorge Simão para o cargo, conforme já foi noticiado pelo Maisfutebol.


Jorge Simão deixa Chaves: «Iremos continuar a vencer»
Capitão Nelson Lenho promete a mesma ambição por parte do grupo


Ainda não é oficial, mas quase. Jorge Simão vai ser o treinador do Sp. Braga, substituindo José Peseiro e fará, conforme escreveu o Maisfutebol, a despedida no jogo de segunda-feira no Estádio do Dragão.

Nelson Lenho, capitão flaviense, já reagiu através das redes sociais. «O Chaves até ao momento tem feito um percurso fantástico, quer no campeonato, quer na taça de Portugal. Sem dúvida que tudo isto se deve em muito ao excelente treinador, profissional e homem que é o Jorge Simão! Mas aconteça o que acontecer, o nosso clube é enorme», escreveu.

E acrescentou que «quem vier», ou seja, o novo treinador «terá com toda a certeza um grupo de jogadores com a mesma vontade de vencer, com o mesmo crer e com a mesma alma».

«Quero pedir a todos os verdadeiros transmontanos, que estiveram connosco até agora, que nos continuem apoiar, que continuem a puxar por nós. Pois esta caminhada é longa, difícil, mas todos juntos iremos continuar a vencer», acredita.

Maisfutebol

Bruno3429

Receção ao CD Feirense com a fase final na mira

Os sub-19 do SC Braga podem, este sábado, colocar pé e meio na Fase Final do Campeonato Nacional. Os Gverreiros do Minho recebem o CD Feirense no Campo da Ponte e, em caso de vitória, ficarão muito próximos de carimbar o passaporte para a derradeira fase da temporada. No lançamento da partida, o técnico José Carvalho Araújo garantiu uma equipa tão consciente da importância da partida como motivada para vencer e aproximar-se de um dos principais objetivos da temporada. "Estamos conscientes de que falta pouco para atingirmos o apuramento. A vitória no jogo passado aproximou-nos desse nosso objetivo e agora temos um jogo em nossa casa, perante um adversário direto. Sabemos que, se vencermos, damos um passo de gigante".

O técnico bracarense alertou ainda para os perigos que CD Feirense – a jogar em bloco baixo e a apostar em transições – pode trazer. "Quando fomos a Santa Maria da Feira assistimos a uma equipa com bloco baixo e a jogar no nosso erro. Sinceramente não espero um CD Feirense muito diferente disso. É uma equipa que nos vai criar muitas dificuldades, perante uma equipa organizada, que defende bem e que tem jogadores rápidos na frente. Mas estamos preparados e motivados para um jogo de elevada importância", disse acrescentando: "Em caso de vitória neste jogo ficamos com 14 pontos de vantagem sobre o CD Feirense em 15 possíveis, ficando apenas a faltar-nos um ponto. Matematicamente não fica nada garantido, mas ficamos praticamente apurados para a próxima fase", concluiu.

Sub-15: Gverreiros recebem FC Famalicão

Os sub-15 do SC Braga recebem, este domingo, o FC Famalicão em jogo referente à 4.ª jornada da 2.ª Fase do Campeonato Nacional. No lançamento da partida, o técnico Ricardo Cerqueira vincou a importância de regressar às vitórias num jogo que espera de grau de dificuldade elevada para os gverreiros. "O equilíbrio entre as equipas é muito grande. Nenhuma das oito equipas se destaca neste momento, tendo todos conquistado pontos. Todas as jornadas estão a ser competitivas e nesse sentido esperamos mais um jogo difícil, mas que claramente esperamos vencer. É muito importante regressar às vitórias. Acabámos por perder dois pontos que não esperávamos frente ao Leixões SC, pelo que é fundamental conquistar os três pontos. Estou muito confiante de que vamos consegui-lo", disse garantindo um grupo motivado, confiante e alertado para a importância deste jogo: "Conhecemos bem o FC Famalicão, que fez uma boa primeira fase. Os nossos jogadores estão habituados a estes jogos de maior pressão e estão conscientes da importância de uma vitória neste jogo".

Lembrar que o duelo entre SC Braga e FC Famalicão está agendado para as 11H00 de domingo, dia 18 de dezembro.

António Pereira: "É fundamental vencer"

Depois do empate caseiro (1-1) com o Padroense FC, os sub-17 do SC Braga deslocam-se a Anadia de olhos postos no regresso às vitórias. À partida para a 3.ª jornada da 2.ª Fase do Campeonato Nacional, os Gverreiros do Minho figuram no segundo posto com quatro pontos, a dois do líder FC Porto. Na antevisão à partida, o técnico António Pereira projetou um embate complicado, mas reiterou a importância de uma vitória após um empate caseiro. "Depois do último jogo, onde não conseguimos vencer o Padroense FC, temos que ir buscar os pontos fora. Sabemos que vamos defrontar um adversário difícil, que fez uma boa primeira fase e que tem os mesmos pontos que nós. Mas, como em todos os jogos, vamos a Anadia lutar por mais uma vitória importante nesta nossa caminhada".

António Pereira garantiu, ainda, que no grupo reina uma enorme vontade de regressar às vitórias, após um resultado que deixou um claro sabor amargo. O técnico bracarense defendeu, também, que a sua equipa necessita ser mais eficaz. "Sinto um grupo com enorme vontade de vencer, depois do resultado injusto na última jornada. A verdade é que o futebol é eficácia e no último jogo não conseguimos ser letais. Neste jogo com o Anadia temos que tentar retificar isso e ter um melhor aproveitamento das muitas oportunidades que criamos".

Boccia: SC Braga no Campeonato Regional Norte

A secção de boccia do SC Braga participa, no sábado dia 17 de dezembro, no o Campeonato Nacional – Fase Regional Norte – de pares e equipas, numa prova organizada pela Associação Nacional de Desporto para a Paralisia Cerebral (PCAND). No Pavilhão Municipal da Maia vão estar presentes oito equipas, 4 pares BC4 e 11 pares BC3, em disputa por títulos regionais das respectivas divisões, num total aproximado de 70 atletas em representação de 12 clubes da zona norte. O SC Braga vai participar com 3 pares BC3 e 1 par BC4, orientados por Luís Marta, André Soares e Susana Louro.

Eis os pares da Legião:

Par BC3-1: José Gonçalves/Paulo Correia e José Macedo

Par BC3-2: Mário Peixoto/Alberto Peixoto e Eunice Raimundo/Carla Oliveira

Par BC3-3: Rui Silva/José Teixeira e Luís Caravana/João Vilas Boas

Par BC4: Domingos Vieira/Óscar Lopes e Joana Pereira/Sónia Marques

SCBraga