News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 29/11

Started by Bruno3429, 29 de November de 2016, 08:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga goleia Feirense e ascende ao terceiro lugar da I Liga
Joana Russo Belo

No pódio e com uma goleada. O SC Braga instalou-se no terceiro lugar da I Liga - ultrapassou o FC Porto - ao vencer o Feirense por 5-2, em jogo que encerrou a 11.ª jornada e ditou o regresso dos arsenalistas às vitórias no campeonato, depois da derrota na ronda anterior, na Madeira, diante do Marítimo. Importante vitória ficou escrita com dois nomes em destaque: Rui Fonte - avançado bisou na partida, com uma eficácia incrível e dois golos em dois remates - e Wilson Eduardo. O extremo esteve nos primeiros dois golos da tranquilidade na primeira parte e bisou no segundo tempo.

O jogo até começou com um calafrio para os bracarenses, com Marafona a comprometer numa saída dos postes. Livre de Ricardo Dias, o guardião largou a bala, o esférico sobrou para Semedo, que encostou para a baliza, mas em posição irregular.

O susto empolgou os guerreiros, que se colocaram em vantagem dois minutos depois, por intermédio de Rui Fonte. Soberbo pormenor de Xeka a abrir para Wilson Eduardo na direita. O extremo rematou ao poste e, na recarga, Rui Fonte, oportuno, de pé direito, fuzilou Vaná.
O golo empolgou a equipa, contudo um lance infeliz de Rosic relançou a partida. Cruzamento de Vítor Bruno à procura de Karamanos e o central a desviar para a própria baliza.

O SC Braga acabou por acusar o golo e só não viu Karamanos ampliar, porque o remate do grego saiu a rasar o poste.
No melhor momento dos visitantes, o SC Braga respondeu com uma boa jogada de envolvimento ofensivo. Wilson descobriu Hassan na área e, de cabeça, o avançado egípcio atirou em cheio para o segundo. Golo foi dedicado a Ricardo Ferreira.

Em desvantagem, o Feirense nunca baixou os braços e viu-se um jogo muito partido, já que o SC Braga apareceu em alguns momentos descompensado depois de ataques rápidos, a permitir à formação de Santa Maria da Feira sair em transições e colocar Marafona à prova.
A tranquilidade chegou ao cair do pano para intervalo. Brilhante passe de Xeka para Wilson Eduardo, que cruzou para Ricardo Horta atirar para defesa incompleta de Vaná. Na recarga, Rui Fonte rematou potente para o segundo da conta pessoal.

A vantagem permitiu uma abordagem mais tranquila do SC Braga na segunda parte e uma falta de Paulo Monteiro sobre Hassan, na área, fez os bracarenses ampliarem. Chamado a marcar o castigo máximo, Wilson não desperdiçou. Foi o quinto golo do extremo, a coroar o brilhante momento de forma. Marcou, esteve em dois golos dos guerreiros e, pouco depois, bisou. Cruzamento de Ricardo Horta e Wilson a ter apenas de encostar para o quinto.

Mais relaxados, os guerreiros viram o Feirense reagir de bola parada. Etebo atirou ao poste e Platiny, na recarga, reduziu.
Houve ainda tempo para Ricardo Horta fechar a goleada com um golo ao cair do pano e chegar à meia-dúzia.

José Peseiro: "Chegar ao terceiro lugar é bom, conforta-nos"

Visivelmente satisfeito com a goleada, José Peseiro elogiou a exibição da equipa diante do Feirense e não escondeu a satisfação pelo terceiro lugar do campeonato.

"Era importante vencer este jogo. Foi uma grande vitória. Chegar ao terceiro lugar é bom, conforta-nos, é sempre bom estar mais acima. Fizemos uma grande exibição, com grande qualidade de jogo. Parabéns aos meus jogadores, a minha equipa foi enorme, mesmo com alguns problemas", sublinhou o treinador do SC Braga lembrando que "Ricardo Ferreira ainda não jogou, o André Pinto parou dois meses, o Pedro Santos está parado e, a verificar-se, o Mauro vai parar uma data de tempo".

"O SC Braga tem passado por muito, a questão dos centrais é impressionante e, se não falarmos, parece que ninguém quer ver", alertou o técnico.
Mesmo "perante estas questões todas", Peseiro considera que o SC Braga fez "uma boa exibição e um grande jogo" com "muitos golos e com avançados a fazerem golos". Peseiro elogiou a atitude do Feirense - "abriu-se, jogou um jogo de espectáculo, no campo todo" - "coragem" que o treinador enalteceu.

Correio do Minho

Bruno3429

CRÓNICA DO SP. BRAGA-FEIRENSE, 6-2: ASSALTO AO PÓDIO FOI GOLPE PERFEITO
Arsenalistas fizeram a melhor exibição da época

JOSÉ PESEIRO E A SUBIDA AO 3.º LUGAR: «É SEMPRE BOM ESTAR MAIS ACIMA»
Contente pela goleada ao Feirense por 6-2

José Peseiro ficou naturalmente satisfeito com a goleada do Sp. Braga ao Feirense, por 6-2, e consequente subida ao terceiro lugar da Liga NOS, lembrando as lesões que têm afetado o rendimento da equipa

"Era importante vencer, porque fazemos de cada jogo uma final e permitiu-nos chegar ao terceiro lugar e isso é bom, conforta-nos, é sempre bom estar mais acima. Fizemos uma grande exibição, com uma grande qualidade de jogo, [mas] acho que podemos fazer mais ainda. Quero dar os parabéns aos nossos jogadores, porque temos tido alguns problemas, então com os centrais é impressionante: o Ricardo Ferreira ainda não jogou, o André Pinto esteve fora dois meses e está a fazer um esforço tremendo para jogar, o Velázquez está de fora não sei por quanto tempo, hoje o Rosic sentiu algumas dificuldades, porque não está habituado a jogar de quatro em quatro dias. Também não sei quanto tempo fora estará o Mauro, a quem quero enviar um abraço, porque as avaliações iniciais apontam para algo de grave. No Dragão não vai jogar de certeza, a não ser que aconteça um milagre. Isto acontece ao Braga, mas não é tão valorizado, parece que só acontece aos outros", analisou o técnico dos minhotos.

Questionado sobre a subida ao pódio, depois de na última jornada ter falhado também a ascensão aos lugares cimeiros, Peseiro lembrou: "Na altura [derrota com Marítimo], disse que tivemos medo de ser felizes, mas tal como no empate com o Arouca, só tivemos três dias de recuperação [após jogos da Liga Europa], ou seja, jogámos em condições em que mais nenhuma equipa em Portugal vai ter, não digo que tenha sido só por isso, mas também teve influência."

Autor: Lusa

Record

Bruno3429

Sp. Braga-Feirense, 6-2 (crónica)
Meia dúzia na Pedreira para espicaçar o Dragão
Por Bruno José Ferreira       

O Sp. Braga está instalado no terceiro lugar, fugindo ao V. Guimarães e arredando o FC Porto do pódio. É com esse estatuto que os arsenalistas se deslocam ao Dragão na próxima jornada, fruto do triunfo robusto (6-2) sobre o Feirense no jogo de encerramento da 11ª ronda da Liga.

A equipa de Santa Maria da Feira até entrou de forma destemida na Pedreira, mas sucumbiu perante um Sp. Braga letal e com a pontaria afinada dos homens da frente. Rui Fonte e Wilson Eduardo bisaram no encontro, Hassan e Ricardo Horta fecharam as contas. Rosic fez um autogolo que ainda deu esperança ao Feirense, enquanto que Platiny fez o segundo quando o jogo já estava resolvido.

A exibição bracarense primou pela consistência, sem o brilhantismo esperado pelos adeptos, mas de extrema eficácia e com um pragmatismo assinalável a manter a Pedreira inviolável naquele que terá sido o triunfo mais simples dos arsenalistas em casa esta época.

Primeira parte frenética

O encontro começou animado no municipal bracarense com as redes a abanar logo nos minutos iniciais. Semedo ainda introduziu a bola na baliza do Sp. Braga, aproveitando uma fífia do guarda-redes Marafona, mas a bandeirola estava levantada sancionando posição irregular do médio do Feirense.

Na resposta, o Sp. Braga pôs-se em vantagem. Wilson Eduardo galgou metros em direção à área perante o recuo de Vítor Bruno, rematando depois com estrondo ao poste da baliza de Vaná. Na recarga Rui Fonte adiantou os arsenalistas no marcador.

Sol de pouca dura, o Feirense empatou apenas quatro minutos depois num lance infeliz de Rosic ao desviar a bola de Marafona na sequência de um cruzamento da esquerda de Vítor Bruno, deixando antever um jogo aberto e com incerteza até ao final.

Contudo, o Sp. Braga fez o segundo aos 22 minutos, partindo para um triunfo confortável. Hassan meteu a cabeça a um cruzamento venenoso do inspirado Wilson Eduardo, fazendo o terceiro golo no espaço de catorze minutos. Perto do intervalo o marcador desnivelou-se com o segundo de Rui Fonte, a levar a equipa de Peseiro com uma vantagem de dois golos para o intervalo.

Wilson mata o jogo e brilha

O Feirense voltou a prometer no segundo tempo, Karamanos esteve na cara de Marafona logo nos instantes iniciais, mas rematou por cima quando podia ter feito claramente mais. Sinal de que o jogo estava vivo, o Feirense não se dava como derrotada e mostrava argumentos para poder incomodar.

Wilson Eduardo não foi na onda dos «fogaceiros» e em cinco minutos apontou dois golos sentenciando o encontro. Paulo Monteiro puxou Hassan na área, dando a origem a uma grande penalidade que o extremo converteu sem mácula. Bola batida de forma seca para um lado, guarda-redes para o outro. Se duvidas houvessem, Wilson bisou na partida fazendo o seu sexto golo da época ao corresponder de primeira a um cruzamento açucarado de Ricardo Horta da esquerda.

Ricardo Horta fechou a contagem, depois de também ele ter feito duas assistências, com um golo oportuno. Pelo meio o Feirense ainda reduziu a desvantagem, fazendo o 5-2, mas não teve estofo para mais, prolongado a série de maus resultados.

A Pedreira eclodiu, desta vez os assobios não se fizeram sentir e a goleada e consequente ultrapassagem ao FC Porto antes da visita ao Dragão serve como chá da paz entre Peseiro e os adeptos que esperaram pelo apito final para cantar em uníssimo numa mensagem de confiança à equipa.


Sp. Braga-Feirense, 6-2 (destaques)
Wilson Eduardo aguça apetite antes do Dragão
Por Bruno José Ferreira   

A FIGURA: Wilson Eduardo

Marcou dois dos seis golos do triunfo do Sp. Braga e está em outros três. Melhor seria difícil de imaginar para o extremo. Interfere nos três primeiros golos arsenalistas ao colocar a bola de forma explosiva na área: primeiro atirou ao ferro, permitindo a recarga a Rui Fonte, depois cruzou igualmente de forma tensa para Hassan fazer a emenda de cabeça e finalmente colocou a bola na confusão no terceiro tento. Depois da intervenção nos três golos, enganou Vaná da marca dos onze metros já na segunda parte bisou no encontro, chegando ao sexto golo da temporada. Exibição com números impressionantes.

MENÇÃO HONROSA: Rui Fonte

Depois de um arranque de época difícil, devido a problemas físicos, o avançado tem crescido a meias com a preponderância que assume no ataque. Bisou pela primeira vez com a camisola do Sp. Braga, chegando aos quatro golos marcados esta época. Sem dar muito nas vistas, o atacante de 26 anos apareceu no sítio certo à hora certa para dar um contributo fundamental ao triunfo arsenalista.

MOMENTO: segundo de Rui Fonte (42')

Ataque pouco definido do Sp. Braga, Ricardo Horta remata com muita força contra a cara de Vaná, que sustém o remate quase sem saber como. Na ressaca Ricardo Hirta dá para Rui Fonte, que estava melhor colocado, para o número 17 do Sp. Braga fazer o terceiro golo do conjunto de José Pesiero. Golo que levou o Sp. Braga com uma vantagem de dois golos para o intervalo.

NEGATIVO: lesão de Mauro

Esforço do médio brasileiro ao correr no encalce de Karamanos, que acabou com um lesão preocupante. Mauro quase fazia penálti na queda, visivelmente em desespero ao dar com a mão na bola. Contorceu-se de dores no relvado, perante a apreensão dos companheiros e com um silêncio ensurdecedor nas bancadas. Teve de ser substituído por Vukcevic já nos descontos da primeira metade. Rosic também saiu com queixas físicas na segunda metade.



OUTROS DESTAQUES:

Ricardo Horta


Também entra na galeria dos melhores do encontro com um golo e duas assistência. Fechou as contas ao fazer o sexto golo da equipa de Peseiro já depois de ter servido Rui Fonte e Wilson Eduardo. Prestação efusiva no lado esquerdo.

Ricardo Dias

Jogo interessante do médio de 25 anos, a povoar com critério o meio campo da equipa montada por José Mota. Foi a principal referência a tentar equilibrar a equipa do Feirense na Pedreira.

Xeka

Qualidade de passe acima da média. O médio proveniente da equipa B está, à semelhança de Wilson Eduardo, em dois golos com aberturas a partir a defesa do Feirense ainda numa fase embrionária dos dois lances. Jogo conseguido do jovem de 22 anos.

Etebo

Mais perigoso do que Karamanos, fez-se valer da sua velocidade para tentar provocar desequilíbrios. Atirou à barra no lance que dá o segundo golo ao Feirense. Exibição esforçada, mas sem glória.


José Peseiro: «Terceiro lugar é bom, conforta-nos»
Sp. Braga-Feirense, 6-2 (reportagem)
Por Bruno José Ferreira     

Declarações de José Peseiro, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, depois do triunfo expressivo (6-2) sobre o Feirense, que faz os arsenalistas subir ao terceiro posto da classificação:

«Era importante vencer este jogo, porque queremos vencer os nossos jogos, porque fazemos de cada jogo uma final e porque poderíamos chegar ao terceiro lugar, o que é bom, conforta-nos. Fizemos uma boa exibição, mas podemos fazer mais ainda. A minha equipa foi enorme, com alguns problemas que temos tido: Passo a enumerar: o Ricardo Ferreira ainda não jogou, o Vélazquez está parado à não sei quanto tempo, o André Pinto fez um esforço enorme para jogar. Isto acontece com o Braga, parece que só acontece com os outros e valoriza-se os outros.»

«Mesmo perante estes problemas todos fizemos uma grande exibição, com os avançados a fazer golos. Queria dar os parabéns ao Feirense, que jogou aqui no campo todo. É de enaltecer, uma equipa que perde 6-2 é fácil dizer que o Feirense foi fraco, mas abriu-se aqui fez um jogo de espetáculo, fez dois golos, é preciso ter coragem e isso é enaltecer. Parabéns aos meus jogadores, aos nossos apoiantes e ao Mauro, que a lesão parece ser grave.»

[Mauro é grave?] «Pela primeira conversa que tive com os nossos médicos, ainda algo subjetivo, tudo indica que sim, que é algo grave, mas não posso adiantar mais nada. Jogar no Dragão? Parece-me que não, se acontecer um milagre ainda bem.»

[Meio campo esteve melhor?] «Jogámos mais, controlámos mais o jogo. O jogo foi muito aberto, o que permite que a construção tenha mais fluidez entre o jogo interior e exterior. Fizemos um grande jogo, mas o Feirense pôs-se em condições para isso.»

[Na passada jornada não conseguiu chegar ao segundo lugar, esta conseguiu o terceiro...] «Tivemos medo de ser felizes, se calhar. Mas tal como disse ontem, jogámos esse jogo com três dias entre o jogo do Gent e o do Marítimo. Empatámos em Arouca e perdemos no Marítimo com condições que nenhuma equipa em Portugal jogou nem vai jogar. Não estou a dizer que foi por causa disso que perdemos pontos, mas também contribuiu.»

Maisfutebol

Bruno3429

Festival de ataque coloca Braga no pódio
Texto por Igor Gonçalves

Foi um festival de ataque, o jogo que opôs Braga e Feirense e que colocou os minhotos no 3º lugar da Liga NOS, à frente do FC Porto. Numa partida com oito golos, o Braga de José Peseiro acabou por vencer por 6x2.

O início do jogo foi eletrizante e antes dos 15 minutos as duas equipas já tinham feito mexer o marcador. Primeiro foi Braga. Numa jogada de contra-ataque Wilson Eduardo atira ao poste da baliza do Feirense e na recarga Rui Fonte encosta para o golo. O Feirense respondeu pouco depois, com o cruzamento de Vítor Bruno a ser desviado para a própria baliza por Rosic.

E se o início foi assim, que dizer do resto do jogo. Aos 22 minutos Hassan fazia o 2x1 ao aproveitar um cruzamento muito forte de Wilson Eduardo. Nota neste golo para a posição duvidosa do internacional egípcio na altura do cruzamento. Ainda no primeiro tempo os minhotos iam chegar ao 3x1, novamente Rui Fonte a aproveitar uma recarga para marcar, desta vez após um remate de Ricardo Horta que Vaná defendeu com a cara.

Na segunda parte o Braga continuou a ser demolidor no ataque. Wilson Eduardo bisou em apenas cinco minutos (55' e 60'). Primeiro de grande penalidade e depois a aproveitar o cruzamento de Ricardo Horta. O Feirense ainda conseguiu voltar a marcar, fazendo o 5x2, por Platiny, após um livre ao poste de Etebo. Já nos minutos finais Ricardo Horta, isolado, fez o 6x2 final.

Com este triunfo o Braga atinge os 23 pontos, mais um que o FC Porto que é o adversário dos minhotos na próxima jornada. Já o Feirense mantém os 11 pontos, terminando a jornada no 13º posto. Na próxima jornada o clube do distrito de Aveiro recebe o Arouca.

EQUIPAS VIVEM MOMENTOS DISTINTOS
Braga vive melhor momento desde 2009; Porto em 4.º lugar? Pior só em... 1975
Texto por Rodrigo Coimbra

A vitória expressiva frente ao Feirense (6x2) colocou o Braga no 3.º lugar da Liga NOS, apenas ultrapassado por Benfica e Sporting. Os guerreiros do Minho somam 23 pontos à 11.ª jornada, melhor pontuação desde 2009/10, época em que foram vice-campeões nacionais com Domingos Paciência no comando técnico.

Nesse ano, o Braga liderava o Campeonato Nacional ao fim de onze jornadas, com 28 pontos, mais dois do que o Benfica de Jorge Jesus que viria a colocar um ponto final num jejum de cinco anos sem conquistar o título de campeão nacional.

Pontos do SC Braga à 11.ª jornada
TEMPORADA   PONTOS   CLASSIFICAÇÃO FINAL
2009/2010   28   2.º lugar
2010/2011   14   4.º lugar
2011/2012   19   3.º lugar
2012/2013   20   4.º lugar
2013/2014   15   9.º lugar
2014/2015   21   4.º lugar
2015/2016   20   4.º lugar
2016/2017   23   ?

Num período em que a equipa de Peseiro vinha a sofrer algumas críticas às exibições, a resposta foi dada dentro de campo com uma goleada e subida ao pódio, efetivada com uma ultrapassagem ao FC Porto, anterior clube do treinador dos minhotos que vive dias complicados...

Segundo dados do playmaker do zerozero, o FC Porto no 4.º lugar, à 11.ª jornada, é a pior classificação dos portistas desde 1975/76, quando a equipa de Branislav Stankovic estava no 5.º lugar. Nessa temporada, os azuis e brancos terminaram o campeonato na 4.ª posição, atrás de Benfica, Boavista e Belenenses.

Em suma, Braga e FC Porto atravessam momentos distintos na Liga portuguesa, numa altura em que se avizinha o duelo entre ambos, na próxima jornada, agendada para dia 3 de dezembro.

Zerozero

Bruno3429

SEIS MOTIVOS PARA ESTAR NO PÓDIO

Uma mão cheia de golos colocou, esta segunda-feira, o SC Braga no terceiro lugar da Liga NOS. Os Gverreiros do Minho receberam e golearam (6-2) o CD Feirense e chegaram assim ao pódio do campeonato.

Numa primeira parte equilibrada, a equipa liderada por José Peseiro entrou bem na partida e abriu cedo o ativo. Aos 8 minutos, Rui Fonte mostrou eficácia após defesa incompleta de Vana e fez o primeiro da partida. O CD Feirense acabou por reagir bem ao golo sofrido e empatou a partida quatro minutos depois, num lance de pura infelicidade de Rosic. O SC Braga foi rápido e determinado na procura de nova vantagem e acabou por chegar de novo ao comando à passafem do minuto 22. Cruzamento magistral de Wilson Eduardo e Hassan a fazer a cabeçada vitoriosa. Na busca de uma vantagem mais confortável, os gverreiros carregaram e acabariam por ser felizes. Aos 42', Rui Fonte foi novamente expedito após defesa de Vana e aumentou a contagem para 3-1.

No segundo tempo, a equipa orientada por José Peseiro entrou decidida em colocar uma pedra sobre o jogo e acabou por praticamente resolver a questão no primeiro quarto de hora, com um bis de Wilson Eduardo. Aos 55', o extremo converteu uma grande penalidade sobre Hassan e cinco minutos depois deu o melhor seguimento a uma soberba jogada de Ricardo Horta. Com o marcador em 5-1 e confortável na partida, o SC Braga acusou algum relaxamento e o CD Feirense acabou por reduzir por intermédio de Platiny. Mas esta era uma verdadeira noite gverreira e Ricardo Horta acabou por coroar uma tremenda exibição com o sexto golo, aos 88 minutos, fixando o resultado final.

Ficha de Jogo: Marafona, Baiano, Rosic (Artur Jorge, 67'), André Pinto, Goiano, Xeka, Mauro (Vukcevic, 45'), Ricardo Horta, Wilson Eduardo (Benítez, 83'), Rui Fonte, Hassan

JOSÉ PESEIRO: "GRANDE EXIBIÇÃO"

Satisfeito pelo resultado, satisfeito pela forma como este foi conseguido, satisfeito pela subida na tabela. "É bom estar mais acima. Fizemos uma grande exibição, mas acho que podemos fazer mais ainda. Dou os parabéns aos meus jogadores, a minha equipa foi enorme", notou José Peseiro, evidenciando o contexto em que o rendimento da equipa surge: "O Ricardo Ferreira ainda não jogou, o André Pinto esteve dois meses e meio parado, o Velázquez está parado por mais não sei quanto tempo, o Pedro Santos idem, infelizmente o Mauro vai parar uma data de tempo, a confirmar-se o que prevemos... Isto acontece com o SC Braga. Parece que não acontece, parece que só acontece com os outros e valoriza-se pouco aquilo que o SC Braga tem passado."

O treinador valorizou ainda o facto de os avançados estarem a contribuir com golos para os resultados do SC Braga, lembrando que sempre previu o atual cenário: "Disse várias vezes, quando se questionava porque é que não faziam golos, que iam começar a fazer. E estão a fazer."

José Peseiro enquadrou também a resposta dada pós-UEFA, esclarecendo que o tempo de intervalo entre jogos influencia. "Empátamos em Arouca e perdemos na Madeira com menos um dia de intervalo. São condições que mais nenhuma equipa em Portugal ainda encontrou ou vai encontrar esta temporada, porque o facto de jogarmos para a Liga Europa à quinta-feira e de haver seleções a concentrar na segunda-feira nos obrigou a jogar aos domingos. Jogar com quatro dias de intervalo, como hoje, faz diferença", explicou

SCBraga

Bruno3429

Liga: equipa da 11.ª jornada para o Maisfutebol
Sete clubes representados neste lote
Por Vítor Hugo Alvarenga     

O Benfica é o clube mais representado na equipa da 11.ª jornada, com quatro elementos, face à vitória folgada frente ao Moreirense (3-0).

Em ronda sem notas máximas mas com quatro bis (Pizzi, Wagner, Rui Fonte e Wilson Eduardo), nota para a presença de três jogadores do Sp. Braga, que conseguiu o triunfo mais folgado (6-2 ao Feirense). Sporting, Estoril, Rio Ave e Tondela colocam na equipa ideal elementos-chave das vitórias nesta jornada.

Equipa da 11ª jornada:

Moreira (Estoril), 4

Nélson Semedo (Benfica), 3

Coates (Sporting), 4

Luisão (Benfica), 3

André Almeida (Benfica), 3

Wilson Eduardo (Sp. Braga), 4

Pizzi (Benfica), 4

Filipe Augusto (Rio Ave), 4

Ricardo Horta (Sp. Braga), 4

Rui Fonte (Sp. Braga), 4

Wagner (Tondela), 4

Maisfutebol

Bruno3429

Sturgeon a caminho de Braga por troca com Bakic

Fábio Sturgeon vai reforçar o SC Braga em janeiro. Antecipando a reabertura do mercado de transferências, António Salvador, líder dos guerreiros, e Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses, têm praticamente concluído o acordo que prevê a mudança do jovem extremo português para o Minho no início do novo ano.

Como moeda de troca, além de um cheque de algumas dezenas de milhares de euros à ordem do Belenenses, pelos direitos desportivos e económicos de Fábio Sturgeon, o emblema bracarense compromete-se a ceder temporariamente Bakic, ele que se deu a conhecer na Liga precisamente no clube do Restelo, na última época.

Com espaço reduzido nas opções de José Peseiro, o montenegrino por quem os minhotos pagaram um milhão de euros à Fiorentina, no verão, irá vestir a camisola azul de janeiro a junho de 2017.

A BOLA noticia ainda que o Belenenses também se bate pela cedência de Battaglia, atualmente emprestado pelos arsenalistas ao Chaves.

Crislan devolvido ao SC Braga

O avançado brasileiro Crislan não joga mais pelo Tondela e será devolvido ao SC Braga, antecipando-se o final da cedência que era válida até final da época.

O último jogo do brasileiro pelo emblema beirão foi contra o Estoril, tendo o atacante sido expulso nesse embate realizado no início do mês. Poucos dias após a partida com os canarinhos, o Tondela suspendeu Crislan, que deixou de ser visto nos treinos realizados nas derradeiras duas semanas.

O rendimento do atacante ficou muitos furos abaixo das expectativas de Petit. Utilizado em 10 jogos da Liga, um da Taça de Portugal e outro da Taça da Liga, num total de 651 minutos de competição, só marcou um golo.

A Bola

JotaCC

Assalto ao pódio e golos para o ego
Liga Braga bate Feirense e passa F. C. Porto antes da visita ao Dragão

Dois golos de Rui Fonte, outro bis de Wilson Eduardo, mais dois, de Hassan e de Ricardo Horta, e vitória clara sobre o Feirense (6-2), ontem, na "Pedreira", para a 11.ª ronda da Liga. Ou como o Braga subiu ao terceiro lugar, um ponto à frente do F. C. Porto, e massajou o moral antes de ir jogar ao Dragão, no sábado.
Rui Fonte abriu o marcador para o Braga e ainda assinou o terceiro golo, em cima do intervalo
O Feirense jogou em todos os palmos do relvado. Mas deu-se mal, desde logo com os erros de arbitragem. Protestou por um golo anulado a Karamanos, por fora de jogo muito à pele, e logo sofreu o 1-0 no lance seguinte (8m), finalizado por Rui Fonte, na recarga a remate de Wilson Eduardo ao poste. A equipa da Feira empatou (autogolo de Rosic, 14 m) e voltou a barafustar com a arbitragem, reclamando penálti (Goiano cortou com o braço dentro da área). O grego Karamanos esteve prestes a fazer 2-1, mas foi o Braga que voltou a marcar, numa cabeçada de Hassan (o atacante egípcio estava fora de jogo, centimétrico, mas estava). A tendência ficou praticamente marcada em cima do intervalo, quando Rui Fonte bisou e fez o 3-1 (42 m). No segundo tempo, o Braga jogou com toda a segurança e estilo. E ainda mais após o 4-1, num penálti cobrado por Wilson Eduardo (55 m). O mesmo Wilson ainda fez o 51 (59 m). Brioso, o Feirense reduziu para 5-2 (Platiny, 65 m), para Ricardo Horta concluiu o passeio no parque e fechou o marcador em 6-2 (88 m).

JN

JotaCC

Braga ultrapassa FC Porto antes da visita ao Dragão

I LIGA O Sp. Braga conseguiu ontem a sua maior goleada da época, frente ao Feirense (6-2), num jogo que fechou a 11ª jornada da Liga e permitiu à equipa de José Peseiro subir ao terceiro lugar do campeonato, com 23 pontos – atirando o FC Porto para fora do pódio (é agora quarto, com 22 pontos). Assim, os bracarenses vão entrar no Dragão, na próxima jornada, em vantagem sobre a equipa de Nuno Espírito Santo, para uma partida que marcará o regresso de José Peseiro ao recinto portista, depois de ter sido demitido no final da época passada. Ontem, Rui Fonte (8' e 42'), Hassan (22'), Wilson Eduardo (55' e 60') e Ricardo Horta (88') marcaram para o Sp. Braga, enquanto Rosic (13', autogolo) e Platiny (65') marcaram para o Feirense, equipa treinada por José Mota, que desceu ao 14º lugar, com 11 pontos.

DN

JotaCC

Sp. Braga deixa V. Guimarães e FC Porto para trás
Os minhotos golearam o Feirense e aproveitaram os deslizes das equipas que tinham à sua frente na I Liga

Foi com um triunfo folgado sobre o Feirense que o Sporting de Braga subiu ao pódio da I Liga. A equipa minhota derrotou a formação recémpromovida ao principal escalão do futebol nacional por 6-2 e subiu ao terceiro lugar da classificação.
Na ressaca do empate a contar para as competições europeias diante do Gent (2-2), o Sp. Braga voltou ao campeonato e mostrou não ter ficado traumatizado com o resultado registado na Bélgica e muito menos com o desaire registado na anterior jornada da prova — derrota com o Marítimo, na Madeira (0-1).
Frente a uma equipa que tinha melhores registos longe de Santa Maria da Feira do que em sua casa mas que vinha de uma série de quatro jogos sem vencer, o Sp. Braga não vacilou, apesar de uns minutos iniciais algo intranquilos.
Os bracarenses entraram quase a ganhar, depois de Rui Fonte ter inaugurado o marcador logo aos 8'. Mas um autogolo de Rosic, quatro minutos depois, ainda lançou algum pânico entre os homens da casa.
Um sentimento que se desfez aos 22', quando Hassan recolocou os minhotos na frente, de onde não mais sairiam. Depois do golo do egípcio, seguiu-se o segundo de Rui Fonte, a poucos minutos do intervalo, que desfez as esperanças do Feirense em dar a volta ao resultado.
O segundo tempo, depois de uma ocasião perdida pelos visitantes, trouxe mais dois golos do Sp. Braga em cinco minutos. Primeiro numa grande penalidade convertida por Wilson Eduardo (a castigar um puxão de camisola a Hassan). E cinco minutos depois o avançado português também bisou no encontro.
O Feirense ainda foi capaz de reduzir, por intermédio de Platiny, mas o segundo golo da equipa treinada por José Mota não fez mossa aos arsenalistas, confiantes com a vantagem que já tinham alcançado e que ainda conseguiram dilatar, a três minutos dos 90, por Ricardo Horta.

PUBLICO

JotaCC

WILSON DEU FOGO AOS AVANÇADOS
GOLEADA Braga chega ao terceiro lugar depois da melhor exibição da época e antes de visitar o Dragão

A grande noite de Wilson Eduardo foi decisiva para colocar o Braga no pódio. Feirense pagou caro o atrevimento ofensivo e continua perto dos lugares de despromoção


Wilson Eduardo, o homem da noite, leva a melhor sobre Tiago Silva

O Braga goleou o Feirense, jogou bem, marcou muitos golos e ultrapassou o FC Porto na classificação, precisamente antes de visitar, no próximo sábado, o Estádio do Dragão. A vitória gorda foi a sequência lógica de um ataque avassalador, com um nome a sobressair mais do que qualquer outro: Wilson Eduardo. O extremo marcou dois golos e ainda participou, de forma decisiva, em mais três. Mas há mais a retirar da exibição do Braga, provavelmente a melhor da época. Xeka, a grande aposta de José Peseiro, está a crescer a cada jogo que passa e ontem foi um autêntico gigante no meio-campo, sobrando ainda para contar a sequela dos pontas de lança, Rui Fonte e Hassan, que também voltaram a marcar e parecem ter recuperado, em definitivo, a veia goleadora da época passada. Mais difícil de resolver, da parte dos arsenalistas, são os golos sofridos; foram mais dois, que serviram para premiar a qualidade ofensiva do Feirense em determinados momentos do jogo. Mas foi precisamente esse atrevimento da equipa de José Mota – tentou jogar sempre no campo todo – que também serviu de facilitador à goleada do Braga. A inspiração individual dos avançados arsenalistas, desta vez entremeada com excelentes combinações coletivas, fez o resto. Apesar da muito turbulência ao longo da temporada, a verdade é que o Braga chega à 1.ª jornada do campeonato no terceiro lugar, com 23 pontos, num registo só superado por Domingos Paciência, em 2009/10, época em que os minhotos lutaram pelo título com o Benfica até ao final e terminaram o campeonato no segundo lugar. Mas, ontem, mais do que a vitória – e vão sete no campeonato –, foi a exibição que mais encheu o ego de José Peseiro. Justificadamente. Falta apenas saber se a noite de inspiração terá continuidade ou se foi apenas uma brilhante conjugação de fatores. A resposta segue dentro de momento, no Estádio do Dragão.



FILME DO JOGO

8' [1-0] Bomba de Wilson Eduardo ao poste, a bola sobra para Rui Fonte, que marca na recarga.
13' [1-1] Cruzamento de Vítor Bruno sai direto da baliza; Karamanos faz-se ao lance, mas a bola sofre um desvio em Rosic antes de entrar.
18' Cruzamento de Tiago Silva e desvio de Karamanos, na pequena área, passa rente ao poste.
22' [2-1] Combinação entre Baiano e Wilson Eduardo, com o extremo a cruzar para Hassan, que cabeceia para o golo.
42' [3-1] Ver momento do jogo.
50' Bola perdida na área, sobra para Karamanos. Remate sai rente à barra.
52' Hassan isola Horta, que falha o golo.
55' [4-1] Penálti de Paulo Monteiro sobre Hassane Wilson Eduardo converte em golo.
59' [5-1] Cruzamento de Ricardo Horta que Wilson Eduardo, solto de marcação ao segundo poste, só tem de encostar.
65' [5-2] Livre de Etebo a bater no ferro. Platiny marca na recarga.
88' [6-2] Xeka isola Ricardo Horta que remata junto ao poste.



MOMENTO
42'


3-1 TRANQUILIDADE NOS PÉS DE RUI FONTE. Excelente jogada do ataque do Braga, com Ricardo Horta a rematar contra a cara de Vaná antes de assistir, na sequência do lance, Rui Fonte para o terceiro da equipa. Os arsenalistas já estavam por cima no jogo, mas este golo acabou, de uma vez por todas, com as aspirações do Feirense na partida. Depois, seguiu-se a goleada.



José Peseiro "Grande exibição"
Satisfação do treinador do Braga seria maior se não fosse a lesão de Mauro

José Peseiro pôs de lado as críticas e contestação numa noite em que o Braga conseguiu "uma grande vitória, fez grande exibição, marcou seis golos e só foi pena ter sofrido dois". Mas o resumo do treinador a um triunfo que colocou a equipa no terceiro lugar centrou-se "nas muitas lesões que afetam a equipa. Se não falarmos nelas, parece que ninguém quer ver", atirou, sabendo que tem outro problema pela frente, no caso, a lesão de Mauro que foi "o lado negativo de um jogo bem conseguido. Aparentemente, pode ser grave. Perder o Pedro e o Mauro, neste momento, não é uma coisa que nos agrade muito. Além disso, há também problemas com os centrais", acrescentou, explicando que a razão da substituição de Rosic, saiu debilitado, deveu-se a "alguma sobrecarga. Não estava habituado a jogar de quatro em quatro dias e tem sido obrigado a jogar, porque não temos soluções".
O treinador do Braga ficou satisfeito e destaca que "estes jogadores merecem o apoio de todos os bracarenses e braguistas", e contornou o facto de ter ultrapassado o FC Porto, próximo adversário, na classificação, concluindo com elogios ao Feirense: "jogou no campo, incomodou, foi corajoso – o 6-2 foi demasiado".

Willson Eduardo: 9
Era impossível pedir melhor

Jogos com dois golos marcados são sempre dignos de registo, se se acrescentar a participação decisiva em mais três golos da equipa, chega-se à exibição fantástica de Wilson Eduardo. O remate fortíssimo ao poste resultou no primeiro golo, ofereceu o segundo a Hassan com um cruzamento perfeito, assinou o cruzamento para o lance do terceiro golo, cobrou o penálti com toda a frieza e bisou na conclusão de uma jogada coletiva. Era impossível pedir mais a um jogador que esteve ligado à corrente.



AZARADO MAURO COM LESÃO GRAVE

Nos últimos minutos da primeira parte, Mauro protagonizou um lance caricato: entregou a bola ao Feirense, conseguiu roubá-la a Karamanos – que seguia isolado, mas lesionou-se. Ao cair, jogou a bola com a mão, a centímetros da grande área. No imediato se percebeu que o problema no joelho direito era grave e o vai obrigar a ausentar-se dos relvados por algum tempo.



DEFESA ROSIC NÃO PREOCUPA

Aos 67 minutos, Rosic deitou-se no chão a pedir a substituição, tendo entrado para o seu lugar Artur Jorge. Ainda com Ricardo Ferreira e Velázquez lesionados por mais algum tempo, chegou a temer-se mais uma baixa no centro da defesa, que José Peseiro tratou de desmentir no final da partida. Sendo assim, o sérvio estará à disposição para o jogo no Dragão.



GOLOS CONFIANÇA PARA DRAGÃO

Wilson Eduardo bisou num jogo que deu goleada. "É capaz de ter sido o meu melhor jogo na época. Felizmente, as coisas estão a correr-me bem. Tenho correspondido à aposta do treinador", reconheceu, no final de uma vitória moralizadora para a visita ao Dragão. "Vamos trabalhar bem para entrarmos melhor e conseguirmos a vitória no jogo com o FC Porto", disse.



ARBITRO COSME MACHADO NO BRAGA

Cosme Machado, árbitro de 40 anos que terminou a carreira, este domingo, depois de ter descido de divisão no final da última época, aceitou uma proposta para colaborar com o Braga, tendo assistido ao jogo de ontem já devidamente equipado com a roupa oficial do clube. Por explicar ficou o trabalho que terá, em concreto, no Braga, sabendo-se apenas que estará ligado a questões de arbitragem.

O JOGO




JotaCC

Braga Cosme Machado trabalha no Minho

Um dia depois de deixar a arbitragem, Cosme Machado perspetiva nova fase profissional. O ex-árbitro vai trabalhar com o Braga e, ontem, já esteve de blusão do clube na Pedreira, a ver o jogo com o Feirense.

JN

ombaiz

Comunicado do Presidente do SC Braga

Fui, na manhã desta terça-feira, surpreendido pelo teor das declarações do Presidente do CS Marítimo, Sr. Carlos Pereira, em entrevista ao jornal A Bola. Por ter pelo clube que dirige o maior respeito e consideração, procurei contactar o Sr. Carlos Pereira a fim de perceber as razões de tão destemperada intervenção. Não tendo obtido qualquer resposta, concluo que à ofensa gratuita com que procurou atingir o SC Braga e o seu Presidente não corresponde, lamentavelmente, qualquer frontalidade ou sequer coragem e convicção na defesa de tão graves acusações.

Daqui resulta, portanto, que o Presidente do CS Marítimo pretendeu, ao usar o nome do SC Braga e do seu Presidente, criar um número mediático. Ora, por mais ventos que soprem do Atlântico, não conseguirá o ondulante dirigente servir-se do SC Braga para marcar uma nova inflexão na sua agenda política.

Esclarece-se, pois, que não houve da parte do SC Braga qualquer negociação com vista à contratação do jogador Dyego Sousa. Aliás, e em nome do rigor e da verdade, importa acrescentar que, ao longo das últimas temporadas, foram sugeridos ao SC Braga jogadores em vias de terminar o seu vínculo com o CS Marítimo, tendo o seu Presidente declinado sempre – não por falta de valia dos atletas em causa, mas por respeito pela instituição CS Marítimo, pelos seus dirigentes e pelo modus operandi desta sociedade – entrar em leilões à míngua dos regulamentos e em prejuízo da lisura com que sempre tratámos o CS Marítimo e as várias instituições do nosso futebol.

O SC Braga não tem duas caras.

Mas admite que, por estar mal informado ou por conveniência do momento, o Presidente do CS Marítimo tenha proferido uma afirmação na qual não se revê. O SC Braga e o seu Presidente reservam ao Sr. Carlos Pereira o direito de se retratar, repondo a verdade e retirando a ofensa vil que dirigiu a esta sociedade.

O SC Braga não permitirá, seja a quem for, que por mero oportunismo ou por qualquer chicana política, se coloque em causa o bom nome e as boas práticas desta instituição.


O Presidente do SC Braga,
António Salvador Rodrigues

in scbraga.pt

Bruno3429

Mauro de fora seis meses

Está confirmado o pior cenário para Mauro, médio que saiu ontem lesionado do encontro entre os arsenalistas e o Feirense.

O brasileiro sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e será alvo de operação cirúrgica nos próximos dias.

Desta forma, Mauro irá ficar de fora das opções de José Peseiro durante um tempo aproximado de seis meses, pelo que corre mesmo o risco de não jogar mais esta temporada.

A Bola

JotaCC

Mauro desfalca Braga por seis meses

Uma lesão grave, contraída durante a partida com o Feirense, coloca o médio brasileiro, de 26 anos, em risco de não jogar mais esta temporada.
Mauro vai desfalcar o Sporting de Braga nos próximos seis meses, confirmando-se a previsão de uma lesão grave, contraída pelo médio brasileiro nos instantes finais do encontro com o Feirense (6-2), na noite de segunda-feira, para a 11.ª jornada da Primeira Liga.
O influente centro-campista sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e será submetido a uma intervenção cirúrgica, nos próximos dias.
Tendo em conta a necessidade de uma operação e o período de recuperação subsequente que é exigido, é crível que Mauro possa não jogar mais na presente temporada.
O jogador, de 26 anos, que esta temporada leva já 14 jogos pelos arsenalistas, em todas as competições, lesionou-se na sequência de um duelo individual com Karamanos, perto do final da primeira parte do encontro com os fogaceiros.
A expressão de dor no rosto de Mauro deixava antever um cenário complicado, que haveria de ser praticamente confirmado pelo treinador José Peseiro, após o jogo.

RTP

JotaCC

António Salvador desmente negociações por Dyego Sousa

O presidente do SC Braga garantiu, através de comunicado, que não estabeleceu qualquer negociação com vista à contratação do avançado brasileiro Dyego Sousa, do Marítimo.
«Não houve da parte do SC Braga qualquer negociação com vista à contratação do jogador Dyego Sousa», pode ler-se no comunicado, no qual António Salvador mostra-se incomodado com as declarações do presidente do Marítimo, Carlos Pereira, em entrevista ao jornal A BOLA.
O líder do clube insular acusa o SC Braga de «procurar sempre a porta do cavalo para iniciar negociações».

A BOLA