News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/11

Started by Bruno3429, 25 de November de 2016, 08:18

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Liga Europa: Guerreiros do Minho foram vaelntes mas os Búfalos ripostaram
Miguel Machado

O SC Braga merecia melhor sorte na Bélgica. Num jogo difícil, com um ambiente muito hostil da parte dos belgas, os Guerreiros do Minho estiveram por duas vezes em vantagem mas não conseguiram segurar a vitória que dava já o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa. Empate deixa assim tudo em aberto para a última jornada do grupo H com o SC Braga só a depender de si próprio, pois mantém o 2.º lugar do grupo com mais um ponto que o Gent.

Com vontade de resolver já o apuramento na Bélgica, a equipa do SC Braga teve uma boa entrada na partida, com futebol organizado e coeso, e surpreendeu os belgas aos 14 minutos num contra-ataque rápido, finalizado por Stojiljkovic, após uma defesa incompleta do guarda-redes do Gent que não segurou um remate forte de Ricardo Horta, desferido de fora da área.

Golo deu tranquilidade aos Guerreiros mas espicaçou ainda mais os Búfalos para o seu habitual jogo muito ofensivo. Com um bom posicionamente táctico, a equipa do SC Braga foi defendendo de forma irrepreensível, mas aos 32 minutos os belgas conseguiram restabelecer o empate, pelo buraco da agulha, num belo golo de Coulibaly, com remate à meia volta sem hipótese para Matheus. No entanto, duraram pouco os festejos dos belgas, porque quatro minutos depois, aos 36, o SC Braga voltou a estar perfeito no contra-ataque e fez o 2-1 por Hassan, aproveitando mais uma defesa incompleta de Thoelen após um remate cruzado de Wilson.

Com grande eficácia no ataque num jogo difícil, face à pressão forte do Gent, os Guerreiros do Minho voltavam a silenciar o infernal Ghelamco Arena e não mereciam a infelicidade que o guarda-redes brasileiro Matheus teve pouco depois, com uma defesa incompleta, aos 40 minutos, permitindo ao Gent restabelecer novamente a igualdade por Milicevic. Jogo louco em Gent terminou com empate a dois golos ao intervalo.

Mas o SC Braga estava determinado em colocar o carimbo do apuramento e voltou a realizar uma segunda parte de grande nível, num duelo de grande intensidade em que o Gent também deu tudo para vencer. Faltou desta vez mais eficácia aos Guerreiros, nomeadamente aos 56 minutos enviou a

  bola com estrondo à barra da baliza belga, num remate de Ricardo Horta. Mais um lance de contra-ataque bem trabalhado, primeiro na fuga de Stojiljkovic, depois por Wilson a obrigar a defesa tremida de Thoelen, e Hassan na assistência a Horta.

Com grande capacidade de resistência à pressão dos Búfalos, num jogo em aberto, o SC Braga lutou sempre até ao fim pela vitória e criou ocasiões que podia ter finalizado melhor. Teve mesmo a melhor oportunidade para fazer o 3-2 no remate à barra de Ricardo Horta à baliza do Gent, mas o empate foi positivo.

José Peseiro: "Merecíamos vencer o jogo mas só dependemos de nós"

O treinador do SC Braga não estava satisfeito com o empate no final do jogo, pois queria já ter fechado ontem as contas do apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa, mas mostrou-se orgulhoso com a prestação da equipa do SC Braga num "ambiente hostil" criado pelos belgas. Faltou um pouco de sorte aos guerreiros, lamentou Peseiro dando como exemplo a bola na barra de Ricardo Horta.

"Foi um empate, aceitamos, mas a haver um vencedor tinha que ser o SC Braga. Fizemos dois golos e foi pena não termos ganho. Na segunda parte o Gent dominou-nos mas não tiveram oportunidades. A melhor oportunidade de golo foi a nossa, no remate do R. Horta à barra. Se tivessemos marcado, poderíamos ter ganho. E tivemos mais cinco contra-ataques perigosos onde podíamos ter definido melhor".

Com este empate o SC Braga manteve o segundo lugar no grupo H, e José Peseiro mantém a confiança na passagem, apesar das dificuldades que se adivinham na derradeira jornada contra os ucranianos do Shakthar.

"Queríamos ter vencido este jogo, empatamos, mas é um resultado que nos deixa na luta. Só dependemos de nós. Sabemos que vamos defrontar uma equipa com outros argumentos, que na época passada eliminou o SC Braga vencendo os dois jogos da eliminatória. O Shakthar é uma grande equipa mas não nos atemoriza. Mas teremos tempo para falar nesse jogo. Agora o nosso pensamento está já no próximo jogo com o Feirense", rematou o treinador arsenalista.

Correio do Minho

Bruno3429

RICARDO HORTA: «SHAKHTAR NÃO É EQUIPA INVENCÍVEL»
Acredita no apuramento

A barra e a má fortuna roubaram a Ricardo Horta a possibilidade de dar a vitória à sua equipa e de proporcionar um regresso festivo a casa. 'Ela' não quis entrar, para desalento do médio-ofensivo dos guerreiros do Minho que é irmão do benfiquista André Horta. "Este não era o resultado que pretendíamos mas também não é um mau resultado", disse no final da partida. "Entramos em todos os jogos para vencer e este não foi diferente. O resultado que alcançámos faz com que na última jornada não estejamos dependentes dos outros", acrescentou, convicto de que o Shakhtar Donetsk "também não é uma equipa invencível".

"Não saímos propriamente contentes, pois viemos cá para ganhar, mas também era bom não sairmos com uma derrota", referiu, por seu lado, Hassan. Com este resultado, o ponta-de-lança egípcio acredita que "temos todas as possibilidades de seguir em frente".

Salvador acredita

Quanto a António Salvador, destacou o facto de o Sp. Braga não ter perdido. "Defrontámos uma grande equipa e isto não é como começa mas como acaba", sublinhou o presidente. "Este não é o resultado que interessava mas, olhando a tudo o que se passou, acabou por ser positivo", juntou, acreditando que em Braga "vamos conseguir o apuramento, com o apoio total dos nossos adeptos e outras soluções na equipa".

Record

Bruno3429

EMPATE NA BÉLGICA ADIA APURAMENTO

O SC Braga empatou (2-2) com o KAA Gent na 5.ª jornada do Grupo H da UEFA Europa League. Na Ghelamco Arena, Stojiljkovic (14') e Hassan (36') marcaram para os Gverreiros do Minho. Coulibaly (32') e Milicevic (40') apontaram os golos do conjunto belga.

O primeiro tempo pautou-se por um grande equilíbrio entre as duas equipas, com um KAA Gent – a jogar em casa – a assumir um maior controlo da posse de bola, face a um SC Braga a apostar em transições rápidas. Após uma habitual fase de estudo de parte a parte, a equipa orientada por José Peseiro acabou por ganhar vantagem, ainda dentro do primeiro quarto de hora de jogo. Aos 14', Stojiljkovic deu o melhor seguimento a uma defesa incompleta de Thoelen e fez o primeiro para os gverreiros. O SC Braga mostrava-se muito coeso e ia sustendo as investidas dos belgas, mas não conseguia sair para o ataque com o critério desejado. O KAA Gent carregava e acabaria por chegar ao empate aos 32 minutos, com um brilhante pontapé de bicicleta de Coulibaly. Os gverreiros reagiram da melhor forma ao golo belga e, quatro minutos depois, voltaram a adiantar-se por intermédio de Hassan, após nova defesa incompleta. Contudo, o conjunto belga não tardaria a chegar ao empate e, aos 40', Milicevic restabeleceu a igualdade.

O segundo tempo foi igualmente equilibrado, embora tenha sido mais pobre no que ao número de lances de periog diz respeito. O SC Braga, rápido e eficaz na saída para o ataque, acabou por ter a melhor ocasião para desfazer o empate. Aos 57 minutos, Stojiljkovic lançou da melhor forma o contra-ataque, deixando a bola em Hassan que, com um passe atrasado, descobriu Ricardo Horta na área que atirou forte à barra da baliza belga. Com papéis invertidos, o SC Braga voltaria a criar muito perigo. Desta feita foi Ricardo Horta a servir superiormente Hassan, que viu um defesa contrário intercetar-lhe um remate com selo de golo. Até final, não se registaram mais oportunidades de golo, com exceção para um remate perigoso de Milicevic.

Com este empate o SC Braga conquista o sexto ponto no Grupo H, continuando assim com um ponto de vantagem sobre o KAA Gent. Na derradeira jornada os gverreiros recebem o Shakhtar Donetsk e até podem perder, desde que os belgas não ganhem na Turquia.

Ficha de Jogo: Matheus, Baiano, Rosic, André Pinto (Artur Jorge, 65'), Goiano, Vukcevic, Pedro Tiba, Ricardo Horta (Pedro Santos, 89'), Wilson Eduardo, Hassan (Rui Fonte, 76'), Stojiljkovic


JOSÉ PESEIRO: "RESULTADO QUE NOS DEIXA NA LUTA"

José Peseiro, treinador do SC Braga, em declarações à SIC após o empate (2-2) com o KAA Gent, referente à 5.ª jornada da fase de grupos da UEFA Europa League.

"Foi um jogo emotivo, em que as duas equipas quiseram vencer. Na primeira parte, defendemos muito bem uma equipa que tem uma forte dinâmica ofensiva. Em contra-ataque e transição fomos criando perigo e fazendo golos. É verdade que na primeira parte o KAA Gent dominou, mas não teve grandes ocasiões de golo porque nós defendemos bem, mas fez o dois igual. Na segunda parte, o jogo foi mais partido. O KAA Gent não tem nenhuma oportunidade de golo, a mais flagrante é nossa, do Ricardo Horta".

"Aceitamos o empate, mas, a haver um vencedor, pela oportunidade clara que criámos, tinha que ser o SC Braga. Queríamos vencer, que era o resultado ótimo para nós. Não queríamos perder, que era um resultado mau para nós. Empatámos, que é um resultado que nos deixa na luta. Nos últimos 12 jogos, o Gent empatou connosco, perdeu com o Shakhtar e ganhou os outros jogos. Queríamos também ter bola, mas não conseguimos. Jogámos contra uma equipa que tem mais posse de bola do que os adversários, mesmo quando perdeu contra o Shakhtar. Só dependemos de nós. Embora saibamos que vamos jogar contra uma equipa que na época passada venceu duas vezes o SC Braga".

HASSAN: "DEMOS TUDO PARA VENCER"

Hassan, autor do segundo golo do SC Braga, em declarações à flash interview SIC após o empate (2-2) com o KAA Gent, referente à 5.ª jornada da fase de grupos da UEFA Europa League.

"Queríamos ganhar porque se tivéssemos ganho passávamos à próxima fase. Não foi um jogo fácil, foi muito difícil. É uma equipa muito forte. Nos últimos 11 jogos, ganharam 10. Só perderam contra o Shakhtar, onde marcaram três golos. Demos tudo, jogámos para ganhar, mas também foi bom não termos saído daqui com uma derrota. No jogo com o Shakhtar temos que dar tudo para vencer e seguir em frente".

RICARDO HORTA: "SÓ DEPENDEMOS DE NÓS"

Ricardo Horta, extremo do SC Braga, em declarações à flash interview da SIC após o empate (2-2) com o KAA Gent, referente à 5.ª jornada da fase de grupos da UEFA Europa League.

"Não era o resultado que queríamos. O objetivo era vencer e resolver a questão. Estivemos duas vezes em vantagem, mas não a conseguimos segurar. Mas só dependemos de nós e vamos fazer tudo para passar. Vamos jogar em casa, com o apoio dos nossos adeptos, e o Shakhtar não é invencível. Vamos fazer tudo para vencer".

SCBraga

Bruno3429

SC COVILHÃ É O ADVERSÁRIO NOS OITAVOS DE FINAL

Estão definidos os jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio, realizado esta quinta-feira, às 15H00, no auditório 1 da Cidade do Futebol, ditou que o SC Braga receba o SC Covilhã no Estádio Municipal de Braga. Depois de ter ultrapassado a AD Oliveirense (1-3) e o CD Santa Clara (2-1) nas duas eliminatórias anteriores, o SC Braga recebe agora o 17.º classificado da Ledman LigaPRO, em mais uma etapa na defesa do troféu conquistado na temporada passada. Nesta Taça de Portugal, os serranos deixaram pelo caminho o GD Joane (0-1), o SC Freamunde (1-0, ap) e o Varzim SC (0-1). As partidas dos oitavos de final disputam-se entre os dias 13 e 15 de dezembro.

Resultado do sorteio:

Leixões SC – CD Tondela
Real SC – SL Benfica
Estoril – AD Sanjoanense
SC U. Torreense – GD Chaves
SC Braga – SC Covilhã
Académica – FC Penafiel
Vitória FC – Sporting CP
Vitória SC – UD Vilafranquense

SCBraga

JotaCC

Sp. Braga teve passagem duas vezes na mão mas adiou-a para última ronda
Stojiljkovic e Hassan marcaram no empate a dois golos com o Gent. Manchester United de Mourinho regressou às vitórias

LIGA EUROPA O Sp. Braga deixou fugir ontem o apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa depois de ter estado por duas vezes a vencer no terreno do Gent. Com o empate final (2-2), os bracarenses adiaram tudo para a última jornada.
Uma vitória garantia já a passagem à próxima ronda e a equipa portuguesa entrou em campo disposta a vencer. Muito rápidos e a defenderem bem, os jogadores de José Peseiro chegaram com justiça à vantagem aos 14 minutos, com um golo de Stojiljkovic, na recarga a um remate à entrada da área de Ricardo Horta.
O golo dava alguma tranquilidade, mas os arsenalistas preferiram defender o resultado a insistirem no dilatar da vantagem, recuando as suas linhas. O Gent aproveitou e empurrou os bracarenses para a sua área, empatando aos 32', por Coulibaly.
O Sp. Braga estava claramente a atravessar uma fase complicada no jogo, mas a sorte acabou por sorrir à equipa de José Peseiro. Num rápido contra-ataque, Wilson Eduardo conseguiu ganhar espaço na grande área para um cruzamento-remate, onde Hassan surgiu a empurrar para golo um mau alívio de Mitrovic, ex-defesa do Benfica.
Os bracarenses estavam novamente na frente, quando faltavam nove minutos para o intervalo, mas mesmo assim nunca conseguiram controlar o jogo. A perder muitas bolas a meio-campo, o Sp. Braga permitia que o Gent conseguisse construir muitos lances de perigo e, aos 40', Milicevic chegou ao 2-2, num lance em que Matheus ficou mal na fotografia, defendendo a bola para a frente.
Com o empate, o Sp. Braga dependeria apenas de si para seguir em frente, pelo que não estranhou que José Peseiro tenha optado no segundo tempo por uma estratégia mais defensiva, a espreitar o contra-ataque. Os belgas eram mais ofensivos, mas a verdade é que também pouco incomodaram Matheus e acabou mesmo por ser o Sp. Braga a estar mais perto do 3-2, num lance, aos 74', em que Ricardo Horta atirou a bola à trave.
Para seguir em frente bastará agora ao Sp. Braga conseguir o mesmo resultado do que o Gent na última jornada. A favor da equipa portuguesa estará o facto de o adversário, o Shakhtar, treinador por Paulo Fonseca, ex-Sp. Braga, estar já apurado e vir certamente a Portugal com segundas escolhas.

DN

JotaCC

Sp. Braga empata e adia a decisão para o reencontro com Paulo Fonseca
Os bracarenses estiveram por duas vezes na frente do marcador na Bélgica, mas não conseguiram segurar a vantagem frente ao Gent, na penúltima jornada do Grupo H da Liga Europa

O Sp. Braga esteve por duas vezes na frente do marcador e muito perto de arrumar já as contas do Grupo H da Liga Europa, mas não conseguiu segurar a vantagem na deslocação a Gante e adiou para a última jornada, quando receber o Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, a decisão sobre quem acompanhará os ucranianos nos 16 avos-de-final. No Arena Ghelamco, Stojiljkovic (14') e Hassan (36') marcaram os golos dos minhotos no empate (2-2) frente ao Gent.
Com o Shakhtar já apurado — voltou a mostrar a sua superioridade face à concorrência no grupo ao golear o Konyaspor (4-0) —, o Sp. Braga assegurava o apuramento para os 16 avos-de-final com uma vitória em Gante, mas os minhotos não souberam aproveitar as já habituais fragilidades defensivas dos belgas.
Com o capitão André Pinto de regresso à equipa depois de sofrer uma lesão no Estádio da Luz a 19 de Setembro, José Peseiro surpreendeu ao deixar Pedro Santos no banco, resgatando a dupla de ataque que Paulo Fonseca privilegiou na temporada passada: Stojiljkovic e Hassan. Do lado belga, o técnico Hein Vanhaezebrouck manteve-se fiel ao 3x5x2, colocando no meio-campo Renato Neto e Anderson Esiti, que já actuaram em Portugal, e abdicando do ponta-de-lança francês Jérémy Perbet, que tinha apontado dois golos nos últimos três jogos do Gent.
Com um ponto de desvantagem na classificação, os belgas assumiram desde o início o domínio da partida, mas o Sp. Braga chegou à vantagem na primeira vez que criou perigo: aos 14', um remate de fora da área de Ricardo Horta foi defendido para a frente pelo guarda-redes Yannick Thoelen e Stojiljkovic agradeceu a benesse para inaugurar o marcador.
O golo nada mudou na tendência da partida. Com dificuldades em organizar o jogo ofensivo, os bracarenses rapidamente perdiam a bola para o adversário e a supremacia belga traduziu-se em golos. Aos 32', Renato Neto colocou a bola à entrada da pequena área e o maliano Coulibaly, com um remate acrobático, restabeleceu o empate. A partir daí, o duelo entrou numa fase de desorganização total e o primeiro a beneficiar dos erros adversários foi o Sp. Braga: Wilson Eduardo rematou, Thoelen voltou a largar a bola e Hassan aproveitou uma hesitação do ex-benfiquista Mitrovic para recolocar o Sp. Braga na frente. A vantagem, no entanto, durou quatro minutos: Matheus facilitou e Milicevic fez o 2-2.
Com a equipa portuguesa mais concentrada na segunda parte, o jogo tornou-se mais equilibrado e, apesar de ter continuado a pertencer ao Gent o controlo, Ricardo Horta acertou na trave aos 56' e, aos 74', Hassan foi egoísta e desperdiçou um excelente contra-ataque.
Com o empate, o Sp. Braga garante o apuramento se derrotar na última jornada o Shakhtar. Se não bater os ucranianos, tem de esperar que o Gent não vença o Konyaspor.



Positivo/Negativo

+ Stojiljkovic
O sérvio marcou pelo segundo jogo consecutivo e voltou a mostrar a José Peseiro que merece mais vezes a titularidade.
+ Rosic
Com André Pinto sem ritmo de jogo — foi substituído aos 65' —, o central, de 23 anos, foi o mais competente na defesa bracarense.
+ Moses Simon
O jovem avançado nigeriano causou muitos problemas à defesa do Sp. Braga.
- Thoelen
O guarda-redes do Gent facilitou muito nos dois golos bracarenses.

PUBLICO

JotaCC

Destino continua nas mãos minhotas
Empate na Bélgica deixa o Braga à distância de uma vitória sobre o Shakhtar, na última jornada, para se apurar

Para não variar da semana europeia dos clubes portugueses, o Sporting de Braga adiou a decisão do apuramento na Liga Europa para a última jornada do Grupo H, daqui a duas semanas. O empate a dois golos obtido em Gent manteve a equipa minhota com um ponto de vantagem sobre os belgas, mas, a menos que o adversário de ontem não consiga ganhar na Turquia, ao Konyaspor, os bracarenses terão mesmo de vencer em casa o Shakhtar, de Paulo Fonseca, para segurarem o segundo lugar e garantirem a qualificação.
José Peseiro tinha previsto um jogo aberto e acertou. Sobretudo na primeira parte, sucederam-se os ataques perigosos, com o Gent mais dominador, mas sem que o Braga deixasse de se mostrar capaz de responder a preceito. Muito eficazes, os arsenalistas até marcaram primeiro, por Stojiljkovic, que aproveitou bem uma defesa trapalhona do guarda-redes Thoelen para faturar. Foi, no entanto, sem surpresa que os anfitriões restabeleceram a igualdade, num lance acrobático do avançado Coulibaly, que surgiu na sequência de uma péssima abordagem defensiva da equipa de Peseiro, incapaz de afastar a bola da zona perigosa.
Num período louco da partida, o Braga voltou a adiantar-se, noutra finalização plena de oportunidade, desta vez de Hassan, só que o Gent empatou de novo logo a seguir, beneficiando de um erro de Matheus para fazer o 2-2, por Milicevic. O ritmo frenético tornou o jogo muito interessante, percebendo-se que o triunfo poderia vir a pender para qualquer dos lados na segunda parte.
Embora o resultado não tivesse sofrido mais alterações e a intensidade tenha diminuído, foi isso que se passou. Os minhotos estiveram duas vezes muito perto do terceiro golo, primeiro num disparo à barra de Ricardo Horta e depois numa iniciativa de Hassan, cujo remate foi desviado por um defesa belga quando parecia encaminhar-se para a baliza.
O Gent respondeu com várias jogadas ameaçadoras e acabou o encontro em cima da área bracarense, à procura de uma vitória que lhe permitiria passar a ocupar o segundo lugar do grupo. Não a conseguiu, por mérito e esforço da equipa portuguesa, e agora já depende do que o Braga faça na receção ao Shakhtar.



RICARDO HORTA
Não era o resultado que queríamos, mas faz-nos depender só de nós. Contra o Shakhtar, jogámos em casa e vamos fazer tudo para ganhar"

HASSAN
Queríamos ganhar para passar à próxima fase. Foi um jogo difícil contra uma equipa forte. É bom não perder, mas não saímos contentes"

ANTONIO SALVADOR
Não foi possível apurarmo-nos hoje [ontem], mas tenho a certeza que o faremos com o Shakhtar. Esta equipa merece o apoio dos adeptos"



ANDRÉ PINTO RESSENTIU-SE E TEVE DE SER SUBSTITUÍDO
Após dois meses de paragem, por lesão, André Pinto voltou à defesa do Braga, mas só aguentou 65 minutos. O central saiu, por fadiga, depois de pedir a substituição.

JN

JotaCC

POUCO VENENO PARA CARIMBAR PASSAPORTE
O Braga ainda depende de si próprio para seguir em frente na Liga Europa. A decisão fica para a última jornada, e os arsenalistas até poderão perder se o Gent empatar



O Gent teve mais bola, foi mais ofensivo, mas o Braga revelou-se lúcido na finalização, sobretudo na primeira parte, período em que se colocou duas vezes em vantagem no marcador. Mas não por muito tempo... O Braga não atingiu a vitória de que necessitava para garantir imediatamente a presença nos 16 avos da Liga Europa. Em Gent, não foi além de um empate a dois golos, depois de ter estado na frente do marcador duas vezes. O resultado é insatisfatório, mas José Peseiro não ficou com razões de queixa do comportamento da equipa, sobretudo na segunda parte, fase de maior ascendente do Gent, que exigiu concentração, e nesse aspeto os arsenalistas corresponderam, podendo orgulhar-se de terem assinado as melhores oportunidades para marcar.
A ideia era evitar surpresas desagradáveis, como acontecera no primeiro jogo, em Braga, e a equipa até correspondeu com o tal espírito de sacrifício, pedido pelo treinador na véspera, face a alguns lances bicudos criados pelo Gent. José Peseiro estruturou a equipa em 4 x4x 2, procurando quenã os obrassem muitos espaços para Milicevic dar asas à sua criatividade. A estratégia foi-se aguentando mercê do sentido de coesão da defesa, ontem inovada com a inclusão de André Pinto – um regresso à titularidade após ausência desde setembro, devido a lesão. Mas a predisposição ofensiva do Gent nunca esmoreceu, apesar da organização defensiva dos arsenalistas, cuja resposta surgiu aos 14', na sequência de um remate forte de Ricardo Horta, a boa distância da baliza de um Thoelen inseguro, ante o qual Stojiljkovic foi poderoso, abrindo o marcador.
A vantagem ofereceu algum conforto, que o Gent tratou de transformar numa ilusão perigosa e instável. O Braga recuou as linhas, procurando colocar a baliza de Mathe usem segurança, efoige rindo as operações, mas o balanceamento ofensivo dos belgas, com uma frente de ataque alargada e perspicaz a criar espaços, acabou por dar resultados. Aos 32', Coulibaly ultrapassou a resistência arsenalista num lance em que os belgas jogaram à vontade na área, com o avançado a finalizar de "bicicleta" perante a estupefação de Rosic, que ficou baralhado com o movimento da bola. O empate a um golo voltava a exigir uma atitude rápida e enérgica do Braga. Não foi assim tão enérgica, contudo foi eficaz e voltou a contar com a ajuda do guarda-redes Thoelen, numa defesa incompleta ao potente remate de Wilson Eduardo, após o qual o central Mitro vic falhou ainterceção, deix ando a bola seguir para a emenda certeira de Hassan.
A simplicidade de ação do Braga, que preferiu a expectativa a assumir o conforto que o resultado lhe consentia, custou caro, pois o sentido de oportunidade do Gent não era fácil de anular e começavam a notar-se fraturas na zona de contenção e criação dos arsenalistas. Tal como ficou evidente na construção do lance que culminou no golo de Milicevic, com culpas também para o guarda-redes Matheus.
O 2-2 ao intervalo era escasso e não servia as aspirações de nenhuma das equipas. O Braga reentrou determinado a fazer valer, nos minutos iniciais, a eficácia da primeira parte. A barra anulou um tiraço de Ricardo Horta, que fez calar a multidão no Ghelemco Arena, o que mais tarde inspirou Hassan. A consistência não se desmoronou.


Fadiga de André Pinto e um reajuste ligeiro no ataque

Peseiro arriscou lançar André Pinto para a titularidade, depois de um período de paragem do central devido a lesão. O central aguentou até aos 65', não comprometeu mas acusou fadiga, implicando uma alteração mais por necessidade do que estratégica. As variáveis da equação que faziam o treinador pensar muito bem para contrariar o ascendente do Gent centravam-se na zona ofensiva. Rui Fonte foi chamado para dar mais equilíbrio ao ataque, como um elemento móvel para dinamizar as transições e ganhar profundidade. A aposta, porém, não foi eficaz.



FILME DO JOGO

9' Corte de Goiano deixa a bola nos pés de Milicevic, cujo remate Rosic desvia de cabeça.
14' [0-1] Na recarga a um remate de longe de Ricardo Horta, que o guardião Thoelen defende para a frente, a bola fica ao alcance de Stojiljkovic e, na primeira ocasião de perigo, o Braga adianta-se.
21' Mais uma vez, Rosic coloca a cabeça na trajetória de um remate de Neto. O esforço deixa-o uns instantes por terra.
22' Refeito, Rosic, desta vez com o pé, afasta uma bola perigosa de Foket.
26' Bolarematad apor Milicevic bate no pé de Rosic e, depois, na mão. O Gent reclama penálti, em vão.
32' [1-1] Coulibaly, à entrada da pequena área, ilude Rosic, parando a bola no peito e disparando um
pontapé de bicicleta fora do alcance de Matheus. A defesa ficou a ver jogar.
36' [1-2] Thoelen é surpreendido e defende para a frente um remate de Wilson Eduardo. Na recarga, Hassan aparece, sozinho, a devolver a vantagem ao Braga!
40' [2-2]Golode Milicevic (Ver momento)
56' Stojiljkovic ganha a Mitrovic e abre para o remate cruzado de Wilson
Eduardo, que Thoelen, fiel à história do jogo, defende para a frente. Hassan recolhe a bola
e atrasa para a recarga de Ricardo Horta, à barra!
59' Ricardo Horta ensaia o remate de longe, mas a bola sai ao lado do poste direito.
64' Moses Simon entra na área e, com um toque, deixa Rosic pelo caminho, para atirar por cima.
67' Rosic afasta pela linha lateral um canto de Milicevic!
68' Matheus, atento, segura remate de Coulibaly, na sequência do lançamento de linha lateral.
72' Hassan faz de central e, na ressaca de um livre de Milicevic, aparece na área a tirar a bola a Mitrovic.
74' Contra-ataque rápido solta Hassan, mas Mitrovic aparece a tempo de desviar o remate para canto.
75' Wilson Eduardo bate o canto e Ricardo Horta atira ao lado.
81' Matheus ganha nas alturas a Coulibaly.
82' Grande abertura de Neto para Foket, que dá de primeira para o remate de Milicevic, para fora!


A FIGURA
Stojiljkovic: 7 Goleador de regresso aos dias felizes

Sacrificado pelo sistema escolhido por José Peseiro para esta época e, por isso, sem espaço no onze, Stojiljkovic foi titular nas duas últimas partidas e marcou... dois golos. Em quatro dias faturou mais do que no resto da época (até aqui só tinha marcado ao Rio Ave, em agosto). Ontem formou com Hassan a dupla que tanto sucesso deu na temporada passada mas que ainda não tinha sido vista de início em 2016/17. E responderam com eficácia: um golo cada. O sérvio inaugurou o marcador e ainda fez uma grande abertura para Wilson Eduardo na génese do 2-1. Também esteve bem na jogada em que Horta acertou na barra.



SIMPATIA ATÉ O BAR VIROU PORTUGUÊS

De uma coisa o Gent se pode gabar: a simpatia. Não falamos só de sorrisos de boas-vindas e do lanche oferecido, mas do cuidado em discriminar em português tudo o que havia para oferecer na lista do bar. Mais: esforçaram-se por se expressar na língua de Camões, com dificuldade, naturalmente, mas sobretudo com vontade de que não faltasse nada aos jornalistas.



HASSAN NÃO PERDER FOI IMPORTANTE

Hassan já esperava um "jogo difícil" frente a "uma equipa forte que tinha ganho dez dos últimos 11 jogos em casa". "Demos tudo e não saímos contentes porque queríamos os três pontos. Jogámos para ganhar, mas também era bom não perder para entrarmos no último jogo em casa e darmos tudo para ganhar. Será um jogo muito importante para nós", referiu o avançado egípcio.



BRAGA BRINQUEDOS POR BILHETES

A SAD do Braga faz questão de se distinguir durante a quadra natalícia que está já à porta. Nesse sentido, vai pôr em marcha entre 10 e 11 de dezembro uma campanha solidária de recolha de brinquedos, junto à entrada dos hipermercados da cidade. A ideia implica uma troca por cada oferta, ou seja, um brinquedo dá direito a um bilhete para o jogo entre o Braga e o Paços de Ferreira.



VISITA HERÓI ÉDER APOIOU OS AMIGOS

Éder não deixou escapar a oportunidade e deu um salto de Lille a Gent para ver o jogo da antiga equipa. O Braga fez questão de registar a visita nas redes sociais, com uma fotografia do herói de Portugal no Euro'2016 ao lado do presidente António Salvador. "É sempre bom contar com o apoio dos Guerreiros. Obrigado pela força, Éder!", escreveram os minhotos.

O JOGO

JotaCC

José Peseiro "Só dependemos de nós com uma equipa de outra dimensão"
Treinador do Braga destacou o registo caseiro do Gent para valorizar o empate. Para o apuramento, prometeu luta, insistiu que o Shakhtar é de Champions e não de Liga Europa

"Aceitamos o empate, mas, a haver um vencedor, pela oportunidade clara, poderia ser o Braga" "Nos últimos 12 jogos em casa, o Gent ganhou dez, perdeu com o Shakhtar e empatou com o Braga. Não é uma equipa qualquer" "O Shakhtar é uma equipa de outra dimensão, de Champions, acima das outras deste grupo" "Só dependemos de nós. Vamos jogar contra uma equipa [Shakhtar] que tem outros argumentos"

Por duas vezes, o Braga esteve a vencer e deixou-se empatar. Nada que tenha surpreendido José Peseiro, que assim viu adiada para a última jornada do Grupo H a qualificação.

"Queríamos vencer, que era um resultado ótimo para nós. Não queríamos perder, que era um resultado muito mau para nós. Empatámos, que é um resultado que nos deixa na luta". Foi assim que José Peseiro resumiu as consequências do empate com o Gent, no penúltimo jogo do Grupo H da Liga Europa e que deixa o apuramento para decidir no reencontro com o adversário mais forte, o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca, antecessor no Braga–e que, como fez questão de repetir, perdeu os dois jogos coma equipa ucraniana, na época passada. Mais do que desse jogo de tudo ou nada no objetivo europeu, Peseiro quis, sobretudo, deixar bem claro o valor do ponto conquistado ao Gent, depois deter estado, por duas vezes, em vantagem no marcador. "Nos últimos 12 jogos em casa, o Gent ganhou dez, perdeu com oShakht ar, e empatou connosco. Em contra-ataque e em transição fomos criando perigo e fizemos dois golos, dois grandes remates e muito bem na segunda bola. Mas, na primeira parte, o Gent dominou-nos, teve mais controlo. Não criou muitas situações de golo, porque defendemos muito bem. Contrariamente ao que aconteceu em Braga, a equipa esteve muito mais coesa, solidária e organizada. Evidentemente, recebeu alguns cruzamentos, porque, com a largura que esta equipa tem, isso podia acontecer; não criou assim oportunidades flagrantes para fazer os golos, mas fez, dois igual. Na segunda parte, o Gent não tem uma oportunidade de golo, a mais clara é nossa: a do Ricardo Horta, à barra" concluir :"Aceitamos o empate, mas, a haver um vencedor, pela oportunidade clara que criámos, poderia ser o Braga." Peseiro desvalorizou o facto de a equipa ter tido apenas 30 por cento de posse de bola. Voltou a citar o registo caseiro do Gente a bola de Ricardo Horta à barra. Na conferência de imprensa, repetiu estes argumentos. Fez questão disso, mesmo quando foi questionado acerca desse encontro de tudo ou nada com o Shakhtar de Fonseca, a 8 de dezembro. "Como não quer perguntar sobre o jogo, eu explico o jogo", propôs-se. Fê-lo, e depois repetiu, também, a diferença de valor para os ucranianos: "Só dependemos de nós. Vamos jogar contra uma equipa que tem outros argumentos. No ano passado, eliminou o Braga ganhando fora e em casa". "Máxima responsabilidade, confiança e motivação" não faltarão, apesar das diferenças: "O Shakhtar é de outra dimensão, acima das outras equipas deste grupo."



SALVADOR: "BRAGA VEIO LIMITADO"

"O importante é que não ficámos de fora", declarou o presidente do Braga, para quem a equipa "fez um grande jogo"
António Salvador fez uma defesa feroz do "grande jogo" do Braga com o Gent, "apesar de não ter ganho", e até criticou os "comentadores da SIC" por não terem a mesma opinião. O presidente do emblema da Pedreira está confiante na qualificação para a fase seguinte da Liga Europa: "Vamos vencer o último jogo e tenho a certeza, que no dia 8, nos vamos classificar. O Shakhtar é uma equipa à parte. Hoje [ontem, n.d.r.], ficou mais uma vez demonstrado que as outras são equilibradas. É preciso perceber que o Braga veio muito limitado e o importante é que não ficámos de fora."



HORTA SEM RECEIO DO SHAKHTAR

Ricardo Horta sublinhou que este "não era o resultado que o Braga queria, porque o foco passava por ganhar", mas, ainda assim, admitiu a importância de empatar "É um resultado que nos faz depender só de nós. Vamos fazer tudo para ganhar na última jornada em casa", afirmou o extremo, vincando que "o Shakhtar não é invencível". "Temos equipa para ganhar ao Shakhtar", reforçou o internacional português.

O JOGO

Bruno3429

PAULO TAVARES: "ANTEVEMOS UM JOGO MUITO DIFÍCIL"

O SC Braga/AAUM recebe, este sábado, às 16H00, o CRC Quinta dos Lombos, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga SportZone. O conjunto orientado por Paulo Tavares vem de um empate (3-3) no reduto do CF "Os Belenenses" e procura agora voltar aos triunfos perante os seus adeptos. Na antevisão à partida, o técnico bracarense assumiu que espera um jogo difícil, alertando que defrontam uma equipa organizada e forte nas transições. "Vai ser um jogo difícil, o Lombos é uma equipa muito bem organizada, uma equipa que defende sempre com um bloco muito baixo, que tem jogadores muito rápidos e vai criar muitos problemas, sobretudo nas transições", salientou o técnico, apontando aquilo que a sua equipa terá de fazer para levar de vencido o adversário. "Teremos de ter cuidado na gestão da posse de bola, porque temos tido alguns problemas este ano nesse aspeto", frisou.

Paulo Tavares mostrou-se muito satisfeito com o crescimento que a equipa tem evidenciado ao longo dos jogos, considerando que apenas lhe falta adquirir alguma maturidade. "Deixámos fugir dois pontos no CF "Os Belenenses". Não é que eles tenham discutido o jogo, mas depois de estarmos a vencer por 3-0, não podemos deixar fugir pontos assim. Não podíamos ter permitido o empate", sublinhou, apontando os aspetos em que a sua equipa necessita de melhorar. "Tem faltado alguma maturidade, a equipa é muito jovem, alguns jogadores estão ainda a adaptar-se e temos vindo a cometer erros na movimentação ofensiva e isso está a causar-nos alguns problemas. Temos de melhorar este aspeto", destacou.

SC BRAGA DOA ALIMENTOS NOS JOGOS EM CASA

O SC Braga, através da ação Braga Solidário, estabeleceu uma parceria com a Refood para o combate ao desperdício alimentar, através da doação de alimentos sobrantes no serviço de catering do Estádio Municipal. Assim, no final de cada encontro realizado pelo SC Braga na condição de visitado, as sobras serão entregues à Refood Braga, proporcionando-se alimentação às comunidades mais carenciadas.

A Refood é uma organização assente no voluntariado e que tem como objetivo o combate à fome nos bairros urbanos. O SC Braga, através do Braga Solidário, é pioneiro na associação a esta causa, pretendendo com o seu exemplo consciencializar a sociedade para a questão do excedente alimentar e para a racionalização da sua distribuição. Através desta ação, que se repetirá em todos os jogos caseiros do SC Braga, o clube reforça as suas iniciativas de âmbito solidário à escala local e regional.

António Salvador, presidente do SC Braga, regista a importância e o simbolismo da parceria estabelecida. "Com mais esta iniciativa do Braga Solidário, damos o nosso humilde contributo para o combate a este flagelo, que todos nós podemos ajudar a erradicar pela simples doação, a organizações habilitadas para o efeito como é a Refood, de excedentes alimentares. É com muito orgulho que o SC Braga assume esta causa, que é uma causa social que o desporto também pode e deve servir. Sendo pioneiros nesta iniciativa, pretendemos que mais e mais organizações se juntem a nós neste combate."

SCBraga

Bruno3429

«De certeza que vamos passar» - António Salvador

No final do jogo com o Gent (2-2), António Salvador manifestou total confiança no apuramento do SC Braga para os 16 avos de final da Liga Europa.

«Vínhamos para vencer, mas não foi possível. Alguns comentadores andam distraídos: o Gent tem excelente equipa e os seus resultados dizem isso mesmo», argumentou o presidente dos minhotos, realçando o «grande jogo» da equipa de José Peseiro na Bélgica.

«O Shakhtar é uma equipa à parte, mas de certeza que nos vamos apurar», afiançou, em alusão ao decisivo jogo com a equipa comandada por Paulo Fonseca, em Braga.

Dyego Sousa tem proposta do SC Braga

Dyego Sousa pode estar a caminho do SC Braga, ainda que, tudo o indica, apenas a partir da próxima época.

O avançado brasileiro de 27 anos, que cumpre a terceira temporada no Marítimo, está em final de contrato com os insulares e, confirmado o castigo de nove meses devido a uma alegada agressão a um árbitro auxiliar no jogo de pré-época com o Tondela, não voltará a vestir a camisola maritimista esta época.

Com o contrato válido apenas até junho de 2017, Dyego Sousa é livre para decidir o seu futuro a partir de janeiro.

A verdade é que já o fez. O SC Braga antecipou-se à concorrência e apresentou uma proposta ao brasileiro, através do seu empresário, Gonçalo Costa.

Tudo aconteceu depois do jogo da Taça de Portugal entre o Marítimo e o Benfica, no Estádio da Luz.

A Bola

Bruno3429

RICARDO CERQUEIRA: "AS EXPECTATIVAS SÃO ELEVADAS"

Os Sub-15 do SC Braga dão este domingo, pelas 11H00, o pontapé de saída na 2.ª Fase do Campeonato Nacional. Os jovens Gverreiros do Minho arrancam no terreno do FC Penafiel e Ricardo Cerqueira assume que espera um jogo complicado, num campeonato onde "todos os jogos são autênticas finais". "Espero um jogo naturalmente difícil. Na análise que fizemos aos nossos adversários chegamos à conclusão que o nível das equipas é bastante elevado e equilibrado. Portanto, todos os jogos vão ser autênticas finais e espero que possamos ultrapassar as dificuldades que o FC Penafiel nos irá impor", disse admitindo expectativas elevadas para esta nova etapa.  "As expectativas são sempre elevadas. Confiamos muito naquilo que é o nosso trabalho e estamos convictos de que vamos fazer uma boa segunda fase. É sempre importante começar a ganhar e entrar com o pé direito", concluiu.

ANTÓNIO PEREIRA: "ARRANCAR COM UMA VITÓRIA"

Arranca este sábado; às 11H00, a 2.ª Fase do Campeonato Nacional Sub-17. Na jornada inaugural desta segunda etapa da temporada, os Gverreiros do Minho deslocam-se ao terreno do Vitória SC num dérbi do Minho que promete ser de emoções fortes. Na antevisão à partida, o técnico António Pereira mostrou-se confiante para o arranque da 2.ª fase, garantindo uma equipa motivada em arrancar com uma vitória na casa de um "adversário direto". "A nossa equipa entra em todos os jogos para vencer e o encontro de amanhã não foge à regra. É o primeiro jogo desta 2.ª fase e o primeiro obstáculo na corrida à 3.ª fase. Vamos fazer todos os possíveis para vencer o jogo e trazer os três pontos para Braga", disse completando: "Independentemente de ser um dérbi, o mais importante é começar com uma vitória. Sendo na casa de um dos nossos adversários diretos será sempre melhor arrancar com um triunfo.

Vencedor da 1.ª Fase do Campeonato Nacional com um percurso praticamente imaculado, António Pereira admite um grupo confiante mas ciente das dificuldades que irá encontrar. "Esta 2.ª fase começa do zero para todas as equipas. É claro que é sempre importante vir de um ciclo positivo e queremos dar continuidade a esse bom momento. Sabemos aquilo que fizemos de bem e vamos tentar continuar a fazê-lo. Ao mesmo tempo vamos tentar modificar alguns aspetos em que não estivemos tão bem. Estamos confiantes, mas conscientes das dificuldades que vamos encontrar".

JOSÉ CARVALHO ARAÚJO: "FOCADOS NO OBJETIVO"

Os Sub-19 do SC Braga deslocam-se este sábado, às 15H00, ao terreno do Moreirense FC, em jogo referente à 14.ª jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional – Zona Norte. Na antevisão à partida, o técnico José Carvalho Araújo garantiu uma equipa motivada em conquistar mais três importantes pontos, assumindo que espera um encontro difícil perante um "adversário motivado". "Estamos inseridos num campeonato muito competitivo, onde qualquer equipa pode roubar pontos em qualquer campo. Esperamos um adversário motivado porque vem de uma vitória e joga na sua casa, num terreno tradicionalmente difícil. Mas acima de tudo estamos focados em atingir o nosso objetivo. Sabemos que estamos a trabalhar bem e que estamos a evoluir. Vamos procurar ser fiéis à nossa identidade e vencer mais um jogo importante".

Apesar do ciclo complicado que o grupo atravessa, com alguns jogos sem vencer, José Carvalho Araújo garante que uma equipa focada e determinada regressar às vitórias. "É claro que tudo é mais fácil quando se trabalha sobre vitórias. Mas nem tudo está mal quando perdemos, nem tudo bem quando ganhamos. Acima de tudo sinto um grupo muito motivado em trabalhar e em dar uma resposta positiva e em pôr fim a este ciclo menos bom. Sabemos da responsabilidade que é representar este clube e sentimos que estamos a trabalhar no caminho certo".

FRANCISCO RODRIGUES NO EUROPEU DE CORTA-MATO

Francisco Rodrigues, atleta do SC Braga, foi selecionado para integrar a equipa portuguesa de sub-23 No Campeonato da Europa de Corta-Mato, competição que terá lugar em Chia, Itália, no dia 11 de dezembro. Esta é mais uma amostra de que o SC Braga continua em evidência no atletismo nacional e é um prémio para o excelente desempenho deste atleta nas competições de corta-mato.

SCBraga