News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/10

Started by Bruno3429, 30 de October de 2016, 07:42

Previous topic - Next topic

Bruno3429

José Peseiro sabe o valor dos pontos diante do Belenenses após deslizes de Sporting e FC Porto
Redacção

O SC Braga pode igualar hoje o FC Porto no segundo lugar da I Liga, em caso de vitória frente ao Belenenses, na 9.ª jornada do campeonato. José Peseiro sabe da importância deste jogo para o clube e para os adeptos e promete que os Guerreiros vão entrar em campo apenas "focados" na conquista dos três pontos .

Com a possibilidade de aproveitar os deslizes do Sporting (empatou com o Nacional 0-0) e do FC Porto (empatou em Setúbal também 0-0), o SC Braga pode subir na tabela, mas o técnico recusa ansiedade e quer os seus jogadores de cabeça limpa, até porque espera um Belenenses complicado de bater.

"Esperamos um jogo difícil, contra uma equipa competente. É nisso que temos de nos concentrar, em sermos solidários, em sermos uma equipa de luta e de guerreiros. O objectivo passa, unicamente, por vencer", afirmou ontem na antevisão.

Depois deste duelo com os azuis do Restelo, o SC Braga vai disputar na quinta-feira, com o Konyaspor, um jogo decisivo para a continuidade na Liga Europa, mas José Peseiro nem sequer quer ouvir falar nele.

"Queremos ganhar tanto ao Belenenses que não vale a pena pensar em mais nada, se não, no final do jogo, vamos ter um grande 'melão' e nós não queremos isso", frisou o treinador garantindo concentração total da equipa apenas neste jogo frente a um adversário que espera menos fechado que o anterior.

"O Belenenses dá-nos a sensação de que é uma equipa que assume mais o jogo, um pouco menos fechada, que mete mais jogadores na frente, que quer mais a bola e que baixa menos que o Chaves. É essa a imagem que temos do seu treinador, Quim Machado, e que mostrou isso na época passada ao serviço do Vitória FC", disse.

Peseiro considerou ainda um "exagero" as críticas que têm sido feitas ao nível exibicional do SC Braga. "Não temos de dar resposta nenhuma. Sabemos e concordamos com a exigência deste clube. Mas acho que se está a exagerar. Em alguns momentos temos jogado bem, outros menos bem, como todas as equipas da Liga", disse.

O treinador justificou ainda a aposta no jovem Xeka, da equipa B, em detrimento de outros do plantel principal, com a especificidade de cada jogo.

O jogo entre o SC Braga e Belenenses, começa às 20 horas, no Estádio Municipal, arbitrado por Artur Soares Dias, da AF Porto.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-Belenenses (antevisão): com vista para o terceiro lugar
Jogo às 20h15 deste domingo, na Pedreira
Por Bruno José Ferreira     

MOMENTO

Sp. Braga: as exibições não têm agradado, os resultados têm sido algo intermitentes, mas o que é certo é que os minhotos podem isolar-se no terceiro lugar, beneficiando do empate do Sporting na Madeira. Na antecâmara de um importante jogo europeu, em casa diante do Konyasport, o conjunto de José Peseiro quer o segundo triunfo caseiro consecutivo, dando seguimento à vitória sobre o Desp. Chaves.

Belenenses: a troca de Quim Machado por Julio Velázquez ainda não se fez sentir em Belém, uma vez que o Belenenses soma duas derrotas na Liga, foi eliminado da Taça de Portugal pela Académica e conseguiu apenas um triunfo na Taça da Liga. O Belenenses não ganha há mês e meio na Liga, procurando regressar às vitórias para, dessa forma, poder dar um salto na tabela classificativa.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: Ricardo Ferreira, André Pinto, e Mauro (lesionados) e Rosic (castigado).

Belenenses: Yebda e Vítor Gomes (lesionados).

DISCURSO DIRETO:

José Peseiro (Sp. Braga): «Desde o último jogo a única coisa que a nossa equipa se foca é em preparar o jogo seguinte, independentemente do resultado dos opositores. Estamos é focados em vencer o Belenenses. Olhamos a tudo, como é evidente, mas em primeiro está o Belenenses e aquilo que temos de fazer bem e também de melhorar. E queremos muito somar mais três pontos.».

Quim Machado (Belenenses): «O Belenenses tem de enfrentar todos os adversários no sentido de querer ganhar, seja em casa ou fora. O historial do Belenenses exige que se jogue sempre para ganhar. Tal como o Braga pensa que pode isolar-se no terceiro lugar, nós também pensamos que podemos dar um salto para o primeiro terço da tabela.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

No que à história diz respeito, o Sp. Braga leva vantagem sobre o Belenenses, uma tendência que se acentuou nos últimos anos. A última vitória da turma do Restelo em Braga data de 2001, ou seja, já lá vão quinze anos. Num total de 60 jogos entre os dois emblemas o Sp. Braga soma 32 triunfos, sendo que o Belenenses venceu 15 jogos, registando-se ainda 13 empates.


II Liga: V. Guimarães B vence Famalicão nos descontos, Sp. Braga B empata
Rivais minhotos separados por um ponto
Por Redação   

O triunfo do Vitória de Guimarães B frente ao Famalicão, este sábado, foi preponderante para o emblema da Cidade Berço sair da zona de despromoção, ainda que à condição, da II Liga. O herói da partida foi o defesa Marcos Valente, que marcou o único golo do encontro já em tempo de compensação.

Este foi o quarto triunfo dos vimaranenses no campeonato ao cabo de 13 partidas. Saltaram do 20.º para o 15.º lugar da tabela classificativa. Ainda assim, o Vitória B depende dos resultados do Varzim, do Académico de Viseu e do Sporting da Covilhã para não voltar a cair para baixo da linha de descida.

Por sua vez, o Sp. Braga B empatou em casa do Freamunde (0-0) e falhou a aproximação à metade superior da tabela. Este foi o oitavo empate dos arsenalistas esta época, que cimentaram o estatuto de «reis dos empates» da II Liga.

O ponto conquistado em Freamunde permitiu ao Braga B ultrapassar o União da Madeira no 13.º lugar do campeonato, mas os lugares de despromoção continuam a apenas três pontos de distância.

Na próxima jornada, o Vitória B visita o Vizela e o Braga B recebe o Penafiel.

Maisfutebol

JotaCC

Uns no pódio ou outros no primeiro terço

O empate do Sporting, anteontem, com o Nacional, abre a hipótese de a equipa de José Peseiro se isolar hoje (20.15 horas, Sport TV) na terceira posição da Liga, caso consiga vencer, em casa, o Belenenses. Igualará ainda o F. C. Porto no segundo posto.
"O nosso único foco é vencer este jogo, independentemente de qualquer resultado de qualquer opositor", disse o técnico do Braga. "Queremos ganhar tanto ao Belenenses que não vale a pena pensar em mais nada, se não, no final do jogo, vamos ter um grande 'melão'", gracejou José Peseiro.
"Tal como o Braga pensa que pode se isolar no terceiro lugar, nós também pensamos que podemos dar um salto para o primeiro terço da tabela", disse Quim Machado, técnico do Belenenses.
"O Braga é um adversário complicado, mas o Belenenses tem de enfrentar todos os adversários no sentido de querer ganhar e desta vez não será diferente", acrescentou o técnico dos azuis.
Se a turma lisboeta não divulgou a convocatória, já no Braga o destaque da lista vai para a chamada de Benítez. O extremo argentino, cedido pelo Benfica, só tinha sido convocado uma vez, mas ainda não se estreou pelos guerreiros.



Se não podes vencer não percas a cabeça

Foi com um empate que Ricardo Chéu se estreou no comando técnico do Freamunde. Frente a um jovem conjunto arsenalista, também faminto de triunfos, o novo técnico azul apostou num desenho arrojado, com maior pendor ofensivo, mas a equipa foi incapaz de bater Tiago Sá, que teve pouco trabalho mas de qualidade.
Os arsenalistas, que, tal como os azuis, recordam com saudade o dia 28 de agosto, souberam reagir ao melhor início do Freamunde, mas não tiveram um único remate enquadrado no primeiro tempo. Sempre com mais iniciativa, os locais estiveram perto do golo. Diogo chegou a colocar a bola na baliza, mas em duvidosa posição irregular. Com o Braga em dificuldade, Oti lançouse sozinho contra o mundo mas disparou sem pontaria. Mesmo sem vencer, os azuis saíram aplaudidos pelos adeptos.



Igualdade justa em partida muito quezilenta

Igualdade a uma bola entre Braga e Rio Ave, num jogo disputado sempre com muito empenho, mas também bastante quezilento. Os oito amarelos e a expulsão mostram como o árbitro tentou travar os ímpetos e jogadas mais ríspidas, tarefa nada fácil. O resultado aceita-se face ao equilíbrio, embora o Braga tenha criado mais ocasiões e falhado um penálti.



Benfica e Braga só sabem ganhar

Com Elisandro em evidência, o Benfica não sentiu dificuldades para vencer (7-2) Os Vinhais e manter o registo 100% vitorioso. O Rio Ave esteve a ganhar ao Braga por 3-1, mas permitiu que os arsenalistas dessem a volta ao jogo, com dois golos nos últimos três minutos, e somassem a terceira vitória.
Kitó Ferreira estreou-se no comando do Leões de Porto Salvo com um empate (5-5) no Fundão. André Silva, a 17 segundos do fim, estabeleceu o resultado final, depois dos beirões terem ido para o intervalo a vencer por 3-0. O Futsal Azeméis empatou (2-2) na receção ao Burinhosa. Hélder Ferreira, no último minuto, impediu a derrota dos aveirenses.

JN

JotaCC

Hoje há jogo grande no Estádio 1.º de Maio

E o calendário quis que logo depois do brilharete da Seleção Nacional, houvesse jogo grande na estreante e semiprofissional Liga de Futebol Feminino. Esta tarde (15h), o líder Braga recebe o Sporting, segundo classificado. Mais uma oportunidade para os amantes da modalidade ganharem gosto pelo jogo no feminino e poderem ainda ver algumas das internacionais que ajudaram Portugal a conseguir  o apuramento inédito para o Europeu de 2017.

LEOAS COM PREPARAÇÃO CONDICIONADA




Tricampeão nacional pelo Braga em futebol de praia, João Marques transportou o hábito de ganhar nos areais para os relvados, ao serviço da equipa que atualmente lidera a Liga de Futebol Feminino, com o pleno de vitórias em quatro jornadas e uma vantagem de dois pontos para Sporting, adversário desta tarde, e Vilaverdense.
O técnico teve luz verde para contratar um bom leque de jogadoras, várias internacionais, e desde logo estabeleceu uma regra pouco comum, até agora, no futebol feminino em Portugal: os treinos teriam de ser diários, como fazem as equipas profissionais masculinas. Os resultados estão à vista e Andreia Norton, a heroína de Portugal em Cluj, fez questão de sublinhar esse detalhe na véspera do primeiro grande jogo da época, frente à formação leonina. "Julgo que Braga e Sporting são as únicas equipas que treinam todos os dias", estimou.
A "união do grupo" é a doutrina de João Marques. O tal "trabalho diário e a disciplina" são os meios para lá chegar, como explica o treinador, assumindo, por entre ressalvas, que o Braga receberá o Sporting na condição de "melhor equipa" do campeonato. Refira-se que as duas equipas, juntamente com o Belenenses e o Estoril, entraram nesta 1.ª edição da Liga Feminina como resultado do convite endereçado pela federação aos clubes da I Liga .
"Se ambicionamos o título? A nossa ambição é sempre ganhar, sabendo que há cinco equipas com o mesmo pensamento [ndr: a Liga tem 14 equipas]. Falta muito campeonato", lembrou. A visita da formação leonina ao Estádio 1.º de Maio está a mexer com o grupo. "Há um pouco de ansiedade e nervosismo", deixou escapar Andreia Norton, mais interessada em "ganhar" do que em voltar a "marcar", depois de ter sido a autora do golo que permitiu o apuramento da Seleção Nacional para o Europeu na Holanda.
Desde que regressou da Roménia, a centrocampista ainda não arranjou tempo para responder às centenas de felicitações que recebeu por SMS ou nas redes sociais. Admite ter trocado impressões com as leoas Joana Marchão, Fátima Pinto, Diana Silva e Tatiana Pinto, companheiras na seleção, mas somente sobre assuntos pessoais. "Não trocámos qualquer informação sobre o jogo ou as equipas", afiançou Andreia Norton.
Referência incontornável numa defesa que apenas consentiu um golo, a central Sílvia Rebelo está à espera de um Sporting "tão forte como o Braga", decidido a "roubar pontos". Se assim for, o grupo arsenalista não desanimará. "Somos muito unidas e teremos capacidade para dar a volta a um possível resultado negativo", garantiu.
Não foi fácil para o treinador do Sporting, Nuno Cristóvão, preparar a deslocação a Braga. Por causa dos compromissos das seleções nacionais, o experiente técnico, de 57 anos, esteve durante três semanas a trabalhar apenas com dez jogadoras e só fez dois treinos com o plantel completo. "Nesse aspecto, o nosso adversário leva vantagem, porque só teve duas atletas nas seleções", observa, a O JOGO. Na véspera do clássico, ou seja, ontem, as
leoas não treinaram, porque não havia nenhum campo disponível na Academia de Alcochete.
Neste plantel jovem, com uma média de idades a rondar os 21 anos, só três jogadoras são profissionais. Uma delas é a Patrícia Morais, de 24 anos, ela que voltou ao clube motivada, depois de ter defendido a baliza de Portugal no play-off, diante da Roménia, que valeu a inédita qualificação para o campeonato da Europa.
"Joguei em clubes franceses e o Sporting tem condições semelhantes às equipas estrangeiras. Fico feliz por o futebol feminino estar a crescer em Portugal e por poder ser profissional no meu país", destaca a guarda-redes, que juntamente com Tatiana Pinto e Solange Carvalhas se dedica à modalidade a tempo inteiro.
O plantel treina à noite, por volta das 20h30, com a maioria das atletas a deslocar-se de Lisboa para Alcochete num autocarro alugado pelo clube.



Dos golos de Clau aos recordes de Edite

O futebol espanhol foi um dos mercados preferenciais do Braga durante o processo de construção do plantel. Há quatro espanholas na equipa bracarense (Andrea Mirón, Natalia Sánchz, Paula Encinas, Clau e Carla Álvarez) e a melhor marcadora, com cinco golos em quatro jornadas, é a galega Cláudia Iglesias, mais conhecida por Clau. Do Barcelona, também veio a portuguesa Andreia Norton, em busca de melhor sorte, depois de uma época marcada por duas operações aos joelhos. A avançada Edite Fernandes, com 37 anos, é a mais experiente do grupo, a que soma mais internacionalizações e a mais titulada: ganhou sete campeonatos e três taças. Ao longo de 18 épocas, experimentou o futebol espanhol, norueguês e norte-americano.

O JOGO

JotaCC

"NÃO ESTAMOS PRESSIONADOS"
BRAGA Peseiro acredita que a equipa não se deixará perturbar pela possibilidade de ultrapassar o Sporting

"A questão do terceiro lugar não vai mexer connosco" "Se pensarmos em mais alguma coisa para além deste jogo, podemos estar aqui amanhã [hoje] com um melão do caraças"
José Peseiro
Treinador do Braga



José Peseiro entende que as críticas ao nível exibicional do Braga são um exagero

José Peseiro abordou as críticas às exibições da equipa, sublinhando que esta não tem de responder a ninguém. E ainda explicou o que o deixaria com um "grande melão" no final do jogo

O Braga entra hoje em campo com duas motivações extra: em caso de vitória frente ao Belenenses, a equipa de José Peseiro deixa o Sporting para trás na classificação e junta-se ao FC Porto no segundo lugar do campeonato [possibilidade não conhecida na altura da conferência de Imprensa]. "Ansiedade? Não, sinceramente não sinto isso na equipa", começou por dizer o treinador."Sabemos o contexto em que vamos jogar esta partida, mas o nosso objetivo é o mesmo de sempre, vencer o Belenenses, e isso, neste momento, será sempre mais importante do que tudo o resto. Desde que terminámos o último jogo que nos focamos em ganhar este, independentemente dos resultados dos nossos adversários", acrescentou Peseiro, garantindo ainda que "a equipa não estará pressionada, nem perturbada", pelo facto de estar a jogar para o terceiro lugar.
Apesar dos factos – o Braga está colado aos grandes e a fazer um bom arranque de campeonato em termos pontuais –, a equipa tem sido criticada pelo nível exibicional que tem apresentado, sobretudo pelos adeptos que, em mais do que uma ocasião, já assobiaram a equipa. "Não temos de dar uma resposta a ninguém, temos é de trabalhar todos os dias para melhorar. Conhecemos a exigência deste clube, concordamos com ela, e é bom para um jogador ou treinador sentir esta responsabilidade de jogar no Braga. Os nossos adeptos querem que a equipa ganhe e vão estar connosco. Queremos dar um bom espetáculo, porque assim também estaremos mais perto de vencer, mas também acho que se está a exagerar quando se diz que o Braga joga menos bem... Por vezes, isso até parece um assunto tabu. Em alguns momentos, temos jogado bem, às vezes menos bem, e noutros muito bem, como acontece com todas as equipas da Liga", afirmou.
O que José Peseiro não quis foi que se falasse do jogo com o Konyaspor, tendo respondido, com descontração, à pergunta sobre a importância do próximo embate da Liga Europa. "Não, nem pensem, sobre isso não falo. Queremos tanto ganhar ao Belenenses que não vale a pena pensar em mais nada. E se pensarmos em mais alguma coisa para além deste jogo, podemos estar aqui amanhã [hoje] com um melão do caraças. E nós não queremos isso. Se tivermos um mau resultado frente ao Belenenses, que seja por mérito do adversário e não por demérito nosso", rematou.



OPÇÃO BENÍTEZ ESTÁ DE REGRESSO

Está confirmado o regresso de Óscar Benítez à lista de convocados para o jogo de hoje. O argentino, que ainda não jogou nesta época, "está muito perto de se estrear", confirmou José Peseiro. "E quando tiver uma oportunidade, vai ter de mostrar o que vale", acrescentou o treinador. Destaque ainda para as ausências, por opção, de Tomás Martínez, Douglas Coutinho e Luis Aguiar.



LESIONADO MAURO EM RECUPERAÇÃO

O médio Mauro continua lesionado e não estará na partida com o Belenenses, devendo ser rendido no onze novamente pelo jovem Xeka. "Temos muitas opções para o meio-campo, mas se coloquei o Xeka no último jogo é porque confio nele. Sei que não será fácil para os outros médios não terem as oportunidades que tanto gostariam, mas o futebol é isto", explicou José Peseiro.



EUROPA KONYASPOR VOLTOU A PERDER

O próximo adversário do Braga na Liga Europa voltou ontem a perder – ganhou apenas um dos últimos nove jogos que realizou –, desta vez na visita ao terreno do Bursaspor (0-2), e caiu, ainda que provisoriamente, para o décimo lugar da liga turca. O Konyaspor defronta o Braga, na Pedreira, na próxima quinta-feira, num jogo decisivo para o futuro das duas equipas na competição.



TREINO HASSAN ANUNCIA RICARDO

Ricardo Ferreira já voltou ao trabalho no relvado. O anúncio foi feito por Hassan, através das redes sociais, onde colocou uma foto com a frase "He's back", que traduzido significa "Ele voltou". O regresso do central aos treinos não significa, porém, que esteja perto de voltar à competição; ainda precisará de mais algumas semanas para recuperar a forma.


Miguel Pedro
José Peseiro segue a narrativa do campeão europeu

A SAD bracarense é, do ponto de vista da saúde financeira, uma boa aposta, um bom investimento

1 Após a vitória do SC Braga sobre o GD Chaves, na jornada do passado fim de semana, que fez com que a equipa minhota alcançasse o terceiro lugar da Liga NOS, um dos mais conhecidos adeptos do Braga postou, no seu perfil de Facebook, em jeito de crítica e provocação, a seguinte frase: "Estamos em terceiro e temos o Peseiro". A rima postada tinha a intenção de provocar a discussão e serviu tal propósito. Nas dezenas de comentários que se seguiram, foram várias as opiniões emitidas, sendo de concluir, da sua leitura, que o treinador, lentamente, começa a ganhar adeptos e defensores na comunidade braguista. E muito teve a ver, estou certo, com a sua postura na entrevista de final de jogo, onde Peseiro, em vez de arguir que (como costumava fazer) "o Braga foi superior", "foi dominador", "criámos muitas oportunidades", etc., optou, e bem, por dizer que, face às circunstâncias específicas da sua equipa (lesões, falta de adaptação de alguns reforços, alterações de sistema tático, etc...), mais do que jogar para a exibição, interessa jogar para o resultado, ainda que tal sacrifique a exibição. Trata-se, afinal, da narrativa construída por Fernando Santos por ocasião do Europeu 2016 e que nos acabou por valer o título de campeões da Europa. Hoje, ninguém se lembra das exibições em concreto de cada jogo da Seleção Nacional na caminhada para o título Europeu. Lembramo-nos, isso sim, de que somos campeões europeus e a imagem icónica não é a do fracasso exibicional, mas sim a do momento do golo de Éder. Por isso, se das fracas exibições do Braga vierem bons resultados, ninguém se importará no final. Vejamos as cenas dos próximos capítulos, a começar pelo jogo de hoje, contra os de Belém.

2 Foram apresentadas, esta semana, em assembleia geral as contas da SAD bracarense. A administração liderada por António Salvador (e falo de "administração" porque sei que se trata de um verdadeiro trabalho de equipa) tem sabido, de um modo geral, compatibilizar os bons resultados desportivos com a boa gestão financeira, coisa rara no mundo do futebol. As contas de este ano, além de apresentarem resultado líquido positivo superior a dois milhões de euros, demonstram uma redução do passivo da SAD superior a 40%. Significa isto que a SAD bracarense é, do ponto de vista da saúde financeira, uma boa aposta, um bom investimento. E nem a propósito, pois o Município de Braga anunciou que irá vender as participações sociais que detém na SC Braga Futebol SAD, ao preço mínimo de um euro por ação. Ora, mais do que tudo, afigura-se-me que, hoje em dia, é um bom negócio comprar ações da Braga SAD, pelo que os associados e adeptos do Braga poderão aproveitar para o fazer, garantindo não só que as ações ficam nas mãos de quem gosta do clube, mas também que se trata de uma boa compra. De um bom negócio, afinal, pois trata-se de uma sociedade comercial com excelente saúde financeira. Eu vou comprar.

O JOGO

JotaCC

EQUILÍBRIO DE FORÇAS DEU EMPATE

"Muito satisfeito. Para primeiro jogo, foi excelente a exibição"
Ricardo Chéu
Treinador do Freamunde
"Estou apaixonado pelos jogadores. Jogo repartido em oportunidades"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


Com posturas opostas e também por isso perfeitamente encaixa das,Freamunde e Braga B não foram além do nulo, prolongando um jejum comum que leva mais de dois meses. Entrada de leão dos azuis, com Tiago Sá a negar o golo a Miguel Pedro. Recuperação dos arsenalistas, embora macia. A segunda parte trouxe nova oportunidade para o Freamunde, mas Tiago Sá voou para negar o golo a Paulo Grilo. A velocidade de Oti era a fórmula de os visitantes equilibrarem e o extremo esteve perto de gelar as bancadas que desesperaram com o golo anulado a Diogo Ramos. O último susto coube a Didi, numa bola que ficou nas mãos de Marco, sentenciando um empate que se ajusta ao desempenho das duas equipas.

O JOGO