News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/10

Started by Bruno3429, 27 de October de 2016, 08:04

Previous topic - Next topic

Bruno3429

REVOLUÇÃO CENTRAL ABALA ESTABILIDADE
Artur Jorge e Velázquez formam a 6.ª dupla no eixo defensivo ao 14.º jogo da temporada

As circunstâncias não se cansam de testar as qualidades de alquimista de José Peseiro. O eixo defensivo tem vivido uma verdadeira revolução esta temporada e, contra o Belenenses, o técnico terá de apresentar a 6ª dupla de centrais diferente em apenas 14 jogos oficiais. Rosic cumpre castigo e como André Pinto e Ricardo Ferreira são cartas fora do baralho, não há outra via que não seja a chamada de Artur Jorge, que começou a época na equipa B.

O filho da antiga glória arsenalista já realizou três partidas esta época, sempre com nota positiva de Record, mas nunca o fez ao lado de Velázquez, pelo que se trata de uma alternativa não testada. Também neste José Peseiro tem consumido neurónios para assegurar o equilíbrio coletivo. Na época passada, Paulo Fonseca fez assentar a coesão da sua defesa numa rotação de luxo entre Ricardo Ferreira, Boly e André Pinto. Agora, o francês ingressou no FC Porto, os dois portugueses estão lesionados e Peseiro tem de fazer crescer os seus centrais jovens.

Autor: Vítor Pinto

Record

JotaCC

Peseiro contra o eixo do mal

Após a folga que se seguiu à última jornada do campeonato, da qual saiu vitoriosa (1-0 ao Chaves) e instalada no terceiro degrau do pódio, em igualdade pontual com o Sporting, a equipa minhota retomou os treinos, ontem, e iniciou a rodagem do que será mais uma dupla de centrais inédita, a estrear no próximo desafio, com o Belenenses, no domingo, para a nona ronda da Liga.
Como sempre desde o início da época, o treinador José Peseiro terá de voltar a mexer no centro da defesa. Artur Jorge, resgatado da equipa B, deverá entrar para a vaga do suspenso Rosic, formando parelha com Velázquez. Sem Ricardo Ferreira, que recupera de lesão contraída na pré-época, nem André Pinto, ainda entregue aos cuidados do departamento médico, embora tenha já retomado os treinos, Peseiro vê-se privado daquela que seria a dupla de centrais titular. E se se acrescentar que o Braga também transferiu Boly para o F. C. Porto no último dia do mercado, o treinador tem sido obrigado a mexer constantemente no eixo da defesa, o que terá de voltar a fazer na próxima jornada, já que o defesa sérvio acumulou o quinto cartão amarelo com o Chaves e fica suspenso por uma partida.
A solução é única e imediata: já que André Pinto precisa de mais tempo para voltar à competição, a opção recai em Artur Jorge, da equipa B, que jogará, pela primeira vez, ao lado de Velázquez.

JN

JotaCC

ANDRÉ PINTO PÁRA E OBRIGA A NOVA DUPLA
Internacional português teve uma recaída da lesão no pé esquerdo e voltou ao departamento médico; Velázquez e Artur Jorge avançam frente ao Belenenses

Com o castigo de Rosic e o adiamento do regresso de André Pinto, Peseiro vai ser obrigado a mudar novamente a dupla de centrais; será a sexta diferente em apenas 14 jogos




Na semana que antecedeu a visita à Turquia para o jogo da Liga Europa com o Konyaspor, André Pinto regressou aos treinos sem limitações com a perspetiva de voltar a competir na última partida que o Braga realizou frente ao Chaves. Mas o regresso do defesa não aconteceu na passada segunda-feira, nem acontecerá no próximo domingo, quando os arsenalistas receberem o Belenenses para o campeonato. Isto porque André Pinto voltou a sentir dores no pé esquerdo e foi obrigado a parar mais uma vez para regressar aos cuidados do departamento médico. O problema físico, dizem, é de difícil avaliação e está dependente da forma como o jogador se sente; no entanto, André Pinto não reagiu bem à carga imposta pelo trabalho no relvado e teve de se ausentar novamente dos treinos do plantel, agora por tempo indeterminado.
André Pinto esteve presente em apenas seis dos 13 jogos realizados pela equipa esta temporada, um problema acrescido para Peseiro que, como se sabe, também ainda não pôde utilizar Ricardo Ferreira, lesionado desde a prétemporada. No plano teórico, e depois da saída de Boly para o FC Porto, esta seria a dupla titular no centro da defesa, mas os vários contratempos têm adiado esta possibilidade de aposta. No meio de tantos azares, houve, no entanto, um aspeto positivo a merecer destaque: as ausências proporcionaram o aparecimento de Rosic, que se tem revelado como a melhor contratação do Braga para esta época. O problema, mais um, é que o sérvio está castigado para o jogo com o Belenenses e Peseiro será obrigado a improvisar mais uma vez, agora com com Velázquez e Artur Jorge, os únicos defesas centrais disponíveis neste momento. Esta será, de resto, a sexta dupla que o Braga vai apresentar esta temporada, com a curiosidade acrescida de, como se pode constatar no quadro apresentado aqui ao lado, nenhuma se ter conseguido aguentar mais do que três jogos. Na comparação de resultados, a dupla que apresentou melhor eficácia (dois golos sofridos em três jogos) foi a última,Rosic e Velázquez, que será temporariamente desfeita devido ao castigo do sérvio pela acumulação de cinco cartões amarelos no campeonato.



ROSIC
10
Rosic é o defesa-central mais utilizado do plantel, tendo participado em 10 jogos esta época. Agora falha o jogo com o Belenenses por castigo



DERROTA EM TREINO COM A EQUIPA B
Peseiro aproveitou a oportunidade para dar minutos a alguns dos jogadores menos utilizados do plantel

Uma parte significativa do plantel principal teve, ontem, oportunidade de defrontar a equipa B durante o treino matinal, com a vitória a sorrir à formação orientada por Abel Ferreira, por 3-1. José Peseiro aproveitou o momento para dar minutos de jogo a alguns dos jogadores menos utilizados do plantel, enquanto os habituais titulares fizeram trabalho à parte, já a pensar na partida frente ao Belenenses. O único golo da equipa principal foi apontado por Stojiljkovic, sobrando ainda a curiosidade de Oti, que no último fim de semana já jogou pela equipa B na derrota com o Santa Clara – tal como Chidi –, ter marcado um dos golos do triunfo da formação da II Liga. José Peseiro vai orientar esta manhã mais um treino de preparação para o jogo de domingo, novamente à porta fechada, mas desta feita já com todo o plantel reunido.



MAURO AINDA EM DÚVIDA

Mauro voltou ontem a não trabalhar no relvado e continua em dúvida para a receção ao Belenenses. O médio-defensivo sofreu uma forte contusão durante o jogo com o Konyaspor, que já o obrigou a falhar a partida com o Chaves, e mantém-se à margem do plantel. As perspetivas de recuperação são boas, mas as dúvidas só vão ser totalmente desfeitas nos próximos dias, dependendo da forma como o jogador se sentir. Em contrapartida, Óscar Benítez continua a treinar sem limitações com o plantel e pode estrear-se pelo Braga já no próximo fim de semana.

O JOGO

Bruno3429

GVERREIRAS CONQUISTAM TORNEIO CIDADE DE BRAGA

A equipa sénior feminina do voleibol do SC Braga conquistou o Torneio Cidade de Braga, que se disputou no passado fim de semana no Pavilhão da Universidade do Minho, naquela que foi a última prova antes do início oficial da temporada. Nos jogos de sábado o Castêlo da Maia bateu a Academia José Moreira por 3-0 (25-19; 25-17; 25-16) e as Gverreiras do Minho venceram o Vitória SC igualmente pela margem máxima (25-16; 25-8; 25-18). No dérbi do Minho, as bracarenses acabaram por ser sempre superiores em todos os sets, nomeadamente no segundo em que a diferença foi esmagadora, vencendo sem grande dificuldade o jogo que as apurou para a final do Torneio.

No domingo, a Academia José Moreira começou por conseguir conquistar o último lugar do pódio ao vencer o Vitória SC por 3-0 (25-21; 25-20; 25-12). Mais tarde, na grande final, o SC Braga acabou por vencer por 3-1 (27-25; 17-25; 25-22; 25-19) o Castêlo da Maia. O início do primeiro set foi equilibrado e a igualdade manteve-se até meio do parcial, com as maiatas a destacarem-se, então, no marcador e a conseguirem vantagem no resultado, fruto de alguns erros de ataque do SC Braga. Na parte final do set as Gverreiras do Minho, com muito querer e muita garra, protagonizaram uma recuperação épica, virando o marcador de 19-23 para uma vitória por 27-25. O set seguinte foi o menos conseguido de todos para o SC Braga e, mesmo com as alterações efetuadas pelo treinador João Paulo Pereira, o Castêlo da Maia esteve sempre na frente do marcador. Corrigidos alguns aspectos de organização de jogo, as gverreiras impuseram toda a sua superioridade, vencendo os dois sets finais e conquistando o Torneio Cidade de Braga. Antes do jogo da final foram apresentadas as equipas de formação do clube, esta época nos escalões de Juniores e Juvenis.

SCBraga

Bruno3429

Dia de plenários de SAD e clube

A agenda desta quinta-feira do SC Braga será preenchida com a realização de duas assembleias gerais. À tarde, a partir das 17 horas, no plenário da SAD, os acionistas vão apreciar e votar o relatório e contas do último exercício, que apresenta lucro de €2,1 milhões. No Auditório do Estádio Municipal de Braga será igualmente discutido a proposta de alteração sobre os estatutos da sociedade dos arsenalistas.

À noite (20.30 horas), no mesmo local, será a vez de os sócios deliberarem sobre o relatório e contas apresentado pela Direção, também ela liderada por António Salvador, em assembleia geral do clube. O ponto dois da ordem de trabalho sugere ainda a apreciação e a votação do orçamento geral.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: sexta dupla de centrais em perspetiva
Castigo de Rosic e lesões obrigam Peseiro a estrear nova dupla
Por Redação     

A estreia da sexta dupla de centrais ao 14º jogo oficial apresenta-se como um cenário provável no Sp. Braga. O setor mais recuado da equipa de José Peseiro está novamente a ser fustigado por lesões, a exemplo do que aconteceu na primeira passagem do técnico pelos bracarenses, pelo que Velázquez e Artur Jorge devem avançar diante do Belenenses.

Face à ausência por castigo de Rosic, viu o quinto cartão amarelo diante do Chaves, Peseiro está na iminência de fazer alinhar nova dupla no eixo da defesa. Ao castigo do defesa sérvio juntam-se as lesões de Ricardo Ferreira e André Pinto, este último num processo evolutivo de recuperação da lesão no pé esquerdo, que aconselha cautela no regresso à competição.

Sobram Velázquez, uma das últimas contratações face à saída de Boly, e Artur Jorge, recrutado à equipa B com o evoluir das limitações no eixo do setor mais recuado. Com este cenário, cumpre-se o vaticínio e Peseiro não conseguirá manter uma dupla mais do que três jogos consecutivos.

Velázquez jogou os últimos três jogos do Sp. Braga, entrando na equipa precisamente para o lugar de Artur Jorge que fez igualmente três partidas como titular. Tiveram como denominador comum Lazar Rosic. Quarta opção no início da época, atrás de Boly, André Pinto e Ricardo Ferreira, o defesa acabou por beneficiar das contingências deste arranque de época para se assumir como o pilar da defesa, sendo o central com mais minutos. Já fez dez jogos a titular.

Ricardo Ferreira por estrear

Fora destas contas está, para já, Ricardo Ferreira. O defesa lesionou-se ainda no estágio de pré-temporada e teve de ser sujeito a uma intervenção cirúrgica ao ligamento colateral interno do joelho direito. Está ausente dos relvados desde meados de julho, já lá vão mais de três meses.

Depois do triunfo caseiro frente ao Desp. Chaves, o Sp. Braga joga novamente em casa no próximo domingo, recebendo o Belenenses às 20h15. Os arsenalistas estão na quarta posição, em igualdade pontual com o Sporting, que é terceiro.

FPF reconhece dez clubes como entidades formadores em Portugal
Das 37 candidaturas apenas estas dez foram aceites
Por Redação   

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reconheceu dez clubes como entidades formadoras em Portugal.

Benfica, FC Porto, Sporting, Vitória de Guimarães, Sp. Braga, Marítimo, Nacional, Rio Ave, Estoril e Belenenses foram os dez clubes que receberam a distinção e são os únicos que podem celebrar contratos de formação desportiva.

A esta distinção concorreram 37 clubes, sendo que os restantes 27 terão que melhorar as suas condições para serem reconhecidos.

A certificação das entidades formadoras pela FPF assenta no cumprimento de 9 critérios e vários sub. critérios, os quais estão, detalhadamente, definidos no Manual de Certificação:

Critério 1  - Planeamento e orçamento
Critério 2 - Estrutura organizacional
Critério 3 - Recrutamento
Critério 4 - Formação desportiva
Critério 5 - Acompanhamento médico-desportivo
Critério 6 - Formação pessoal e social
Critério 7 - Recursos humanos
Critério 8 - Instalações
Critério 9 - Produtividade

«A FPF encara a Certificação de Entidades Formadoras como um instrumento vital no processo de desenvolvimento do jogador português e um reforço qualitativo do trabalho desenvolvido pelos nossos clubes. O vosso sucesso é o nosso sucesso», disse o presidente Fernando Gomes, durante a entrega dos certificados que decorreu hoje na Cidade do Futebol, em Oeiras.

O processo de Certificação de Entidades Formadoras, que arrancou em 2015, veio permitir à FPF cobrir um vazio legal e proteger os clubes no que à validade dos contratos de formação desportiva.

Sub-16: Benfica domina convocatória de Rui Bento
Mais de metade dos vinte jogadores chamados são das águias
Por Redação       

Rui Bento convocou 11 jogadores do Benfica, entre os 20 eleitos para o duplo compromisso diante da Bélgica, em Tubize, marcado para os dias 1 e 3 de novembro.

O Benfica, recorde-se, foi campeão de iniciados na época passada e muitos destes jogadores vêm dessa equipa.

De resto foram chamados três jogadores do Padroense, dois do FC Porto, Sporting e Sp. Braga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Bruno Carvalho (SC Braga) e João Monteiro (Benfica);

Defesas: Alexandre Penetra (Benfica), Daniel Martins (Benfica), Francisco Saldanha (Benfica), João Ferreira (Benfica), Levi Faustino (Padroense) e Tiago Matos (FC Porto);

Médios: Bernardo Silva (Benfica), Henrique Jocu (Benfica), Nuno Cunha (Benfica), Rafael Pereira (Padroense FC), Rodrigo Valente (Padroense FC) e Ronaldo Camará (Benfica);

Avançados: Eduardo Ribeiro (SC Braga), Félix Correia (Sporting), Gonçalo Gomes (Benfica), Gonçalo Borges (FC Porto), Jair Tavares (Benfica) e Tiago Gouveia (Sporting).

Maisfutebol

Bruno3429

SAD: AG APROVA PROPOSTAS POR UNANIMIDADE

A SC Braga, Futebol SAD reuniu esta quinta-feira em Assembleia Geral de Accionistas que aprovou, por unanimidade e com voto de louvor de um acionista particular e da Câmara Municipal de Braga, o Relatório e Contas apresentado pela sociedade relativo ao exercício 2015/16.

Com 61,08% da estrutura accionista presente, a Assembleia Geral debateu ainda outros pontos da ordem de trabalhos, entre os quais a proposta de apreciação dos resultados (aprovada por unanimidade), a proposta de orçamento para o exercício 2016/17 (aprovada por unanimidade) e a proposta de alteração de estatutos (aprovada, ponto a ponto, por unanimidade).

Da reunião magna de accionistas resultou, pois, um consenso alargado sobre a solidez da sociedade, tendo sido amplamente reconhecida e louvada a gestão financeira da mesma. A Assembleia Geral prolongou-se para debate e esclarecimento de outros assuntos, tendo a Administração prestado as informações requeridas.

SÓCIOS APROVAM RELATÓRIO E CONTAS

O SC Braga, reunido em Assembleia Geral Ordinária, viu os seus associados apreciarem e votarem o Relatório e Contas do clube relativo ao exercício 2015/16, que encerrou com um resultado líquido positivo de 226 mil euros. O balanço apresentado mereceu a aprovação, por unanimidade, dos sócios presentes no Auditório do Estádio Municipal de Braga, que também votaram com igual expressão a proposta de orçamento para a temporada 2016/17.

Assim apreciados os dois pontos da ordem de trabalhos, foram discutidos outros temas da atualidade do clube, tendo a Direção registado as opiniões transmitidas e esclarecido os associados quanto às questões levantadas.

SCBraga

Bruno3429

SAD do Sp. Braga prevê lucro de 3,7 milhões nesta época
Acionistas aprovaram resultado líquido de 2,1 milhões na temporada passada
Por Redação       

Os acionistas da SAD do Sp. Braga aprovaram esta quinta-feira o resultado líquido positivo de 2,1 milhões de euros de 2015/16 e o orçamento da presente época, que prevê um lucro de 3,7 milhões de euros.

O exercício positivo de 2,1 milhões de euros na época 2015/16 segue-se a dois negativos (1,3 milhões em 2014/15 e 2,3 milhões em 2013/14), sendo que, no da época passada, ainda não estão consideradas as vendas de Rafa e Boly para Benfica e FC Porto, respetivamente, por terem sido após 30 de junho, data limite do fecho das contas.

A SAD liderada por António Salvador não atingiu, ainda assim, o lucro previsto para este exercício (6 milhões), sendo de realçar, contudo, a importância da redução do passivo em cerca de 40 por cento (de 26,2 milhões para 16,1 milhões).

Maisfutebol