News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 10/10

Started by Bruno3429, 10 de October de 2016, 11:27

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Tomás Martinez será aposta na Taça de Portugal

José Peseiro, treinador do SC Braga, irá rodar a equipa para o jogo com o AD Oliveirense (Campeonato de Portugal), referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, prova que os bracarenses conquistaram na época passada.

Tomás Martinez, segundo o que apurou A BOLA, tem um lugar garantido no onze dos Guerreiros. O argentino, que custou um milhão de euros ao River Plate, só fez dois jogos oficiais - um para a Liga (Rio Ave), o outro para a Liga Europa (Shakhtar) -, perfazendo um total de apenas 81 minutos.

Tal como Martinez, Emiliano Velásquez, Óscar Benítez e Luís Aguiar terão a sua oportunidade para mostrarem o seu valor.

A Bola

Bruno3429

ABC/UMinho discutiu em Nantes triunfo até aos últimos 9 minutos
Rui Serapicos

O ABC/UMinho perdeu ontem, em França, por 35-33 ao visitar o Nantes, em jogo da terceira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões Europeus de andebol. A 9 minutos e 30 segundos do final do jogo, Nuno Grilo ainda marcou para a equipa de Braga um golo que valia no marcador a diferença tangencial de 30-29.

Nos minutos finais valeu a maior eficácia do clube francês, estimulado pelos mais de 3.800 espectadores que, em uníssono, gritavam "Ici c'est Nantes! Ici c'est Nantes!".
Carlos Resende improvisou Tomás Albuquerque primeiro e Miguel Sarmento depois, na posição de lateral direito, o que resultou na construção de lances de golo iminente que, em várias situações o guarda-redes dos gauleses, Arnaud Siffert, com boas intervenções, foi anulando e o marcador, à passagem dos 17 minutos, dava ao clube francês um avanço de cinco (14-9).

A diferença, que expressava uma exibição do Nantes, tanto colectiva como das suas diversas individualidades, persistia aos 27 minutos (19-14), quando as duas equipas tinham efectuado o mesmo número (24) de remates.

Humberto Gomes defende uma entrada aos seis metros e sai um ataque do ABC em que dois dos finalizadores sofrem manifesta falta de sorte: primeiro André Gomes atira ao poste e, quando a bola ressalta para Dario, este acerta no outro poste. O marcador já indicava 33-29 e Dario, em contra-ataque, ainda reduz para 33-30. Ambas as equipas voltaram a marcar, mas já ninguém esperava vencedor diferente quando o jogo chega ao último minuto com a marca de 35-32 e Dario ainda reduz, em contra-ataque, colocando ponto final num jogo em que poucos esperariam melhor da equipa que viajou de Braga.

Quando, a 18 minutos do apito final, Pedro Seabra repôs uma igualdade (27-27) que relançava incertezas sobre a decisão do vencedor, para trás ficaram os antecedentes, que permanecem, com impacto na organização colectiva do ABC/UMinho, face à ausência de jogadores com a relevância de Ricardo Pesqueira, José Costa (ambos operados) e Pedro Spínola, a que ainda se acrescentou, de véspera uma gripe que atingiu André Gomes.

O lateral fez 7 remates, de que resultaram 3 golos, um deles com finalização aérea. Mais eficazes foram Hugo Rocha, com 5 golos nos seus 5 remates, Miguel Sarmento, com 6 golos em 7 tentativas e Nuno Grilo, o melhor marcador, com 9 golos em 13 remates.

O Nantes entrou e acabou a exibir uma grande eficácia atacante, ao nível de uma equipa que lidera, a par do Paris Saint-Germain, só com vitórias, um dos mais competitivos campeonatos do continente europeu, sobressaindo o pivot Nicolas Tournat, com 8 golos em 12 remates e o exímio marcador de livres de 7 metros, Nicolas Claire (converteu 5 e enviou o 6.º à trave), que assinou 8 golos em 10 remates. Eduardo Gurbindo apontou 6 golos em 6 tentativas.
Arbitragem de elevado nível, embora aqui e acolá com pendor caseiro.

Carlos Resende: "Podíamos fazer melhor com os disponíveis"

Carlos Resende, o treinador do ABC/UMinho, quando instado pela assessoria de comunicação do HBC Nantes para avançar um primeiro comentário ao jogo, começou por dirigir os parabéns à equipa do Nantes "por ter feito um bom jogo ofensivo". Após uma breve pausa, para tradução, confessou que "não estou totalmente satisfeito, mas penso que produzimos um bom espectáculo para o público".

Logo a seguir, fez questão de salientar que "eu não fiquei satisfeito, pois entendo que podíamos ter feito um pouco melhor, porque o Nantes ganhou nos pormenores".
Questionado ainda sobre se perante este jogo não lamentava a ausência de elementos com importância no rendimento da equipa, respondeu que os bons jogadores fazem sempre falta.
"No entanto, pude observar", acrescentou, "embora de forma parcial, pois sou o treinador da nossa equipa, que hoje (ontem) jogando um pouco melhor e não cometendo dois ou três erros a menos seria possível ganhar com os jogadores disponíveis". "Eu nunca me vou desculpar enquanto tiver sete jogadores disponíveis", concluiu.

A comitiva bracarense, em que se incluiram dois jornalistas, teve da parte do HBC Nantes ainda no na sala La Trocdiere oferta de um lanche e entrou no autocarro, para um duche no hotel, onde pernoitou ontem. A viagem de regresso a Braga está prevista para hoje, depois do almoço.
Quarta-feira à tarde, no Flávio Sá Leite, o ABC vai receber o Madeira SAD e sábado no Parque de Exposições o Dínamo de Bucareste.

Correio do Minho

Bruno3429

Mundial 2018: Hassan na vitória do Egito no Congo
Avançado do Sp. Braga entrou na segunda parte
Por Redação       

O Egito venceu neste domingo o Congo por 2-1, na jornada inaugural do Grupo E da 3ª ronda de qualificação africana para o Mundial 2018.

Teóricos favoritos ao triunfo, pese embora jogassem fora, os egípcios estiveram em desvantagem desde os 24 minutos, graças a um golo de Dore, aos 24 minutos.

A resposta dos visitantes surgiu ainda antes do intervalo. A estrela da companhia, Mohamed Salah, restabeleceu a igualdade aos 41.

No segundo tempo chegou a cambalhota no marcador. Abdalla El Said estabeleceu a reviravolta com um tento aos 58 minutos, dando o triunfo aos egípcios e a liderança do grupo.

Destaque para a entrada de Hassan. O avançado do Sp. Braga alinhou durante os últimos vinte minutos.

Maisfutebol

Bruno3429

HASSAN UTILIZADO NA VITÓRIA DO EGITO

Ahmed Hassan, avançado do SC Braga, foi suplente utilizado na vitória (2-1) do Egito sobre o Congo, a contar para a jornada inaugural do Grupo E da 3.ª ronda de qualificação africana para o Mundial 2018. Num jogo realizado em solo congolês, no New Kintele Stadium, o selecionador Héctor Cuper chamou Hassan a jogo aos 71 minutos, para render Morsi. Para o Egito marcaram Mohamed Salah (41′) e Saied (58′). Dore (24′) apontou o único golo dos congoleses.

GVERREIRAS ISOLAM-SE NA LIDERANÇA DA LIGA ALLIANZ

O Estádio Francisco Lázaro, em Benfica, recebeu este domingo um jogo equilibrado entre o CF Benfica e o SC Braga, que terminou com uma vitória por 0-1 para a equipa minhota.

Num jogo disputado entre dois candidatos ao título, a equipa do SC Braga entrou muito forte no jogo tendo criado várias oportunidades para chegar ao golo. Aos 17 minutos, a equipa feminina do SC Braga esteve perto de abrir o marcador por intermédio de Andreia Norton num remate forte que passou a centímetros do poste. Durante os primeiros 30 minutos, a equipa da casa também ameaçou o golo, mas Rute Costa mostrou-se sempre intransponível. Aos 31 minutos, Cláudia García obrigou a guarda-redes do CF Benfica a uma boa intervenção. Pouco depois, aos 33 minutos Sara Brasil mostrou frieza em frente à guarda-redes da equipa da casa e fez o primeiro para os Gverreiras do Minho. Mais tarde, aos 37 minutos, Sara Brasil esteve muito perto de bisar, mas o remate foi travado pela defesa contrária.

Na segunda parte, o SC Braga continuou a um excelente nível. À passagem da hora de jogo, a formação do CF Benfica viu-se reduzida a dez unidades após expulsão de Filipa Patão. Alheia a isso, a guardiã Rute Costa continuou a brilhar dentro dos postes, evitando por duas vezes o golo do CF Benfica aos minutos 66 e 72. Aos 84', Edite Fernandes esteve muito perto de fazer o segundo para o SC Braga com um belo remate defendido pela guarda-redes Jamila. As gverreiras mantiveram o controlo do jogo até final e seguraram três preciosos pontos e a qurta vitória em outros tantos jogos. Este triunfo permite ao SC Braga isolar-se na liderança da Liga Allianz, após o empate do Vilaverdense frente ao Valadares.

SUB-15: CHAPA OITO NO REGRESSO ÀS VITÓRIAS

Dificilmente os Sub-15 do SC Braga poderiam pedir um melhor regresso aos triunfos. Os Gverreiros do Minho deslocaram-se ao terreno do GD Cachão e golearam por expressivos 8-0, em jogo referente à 7.ª jornada do Campeonato Nacional. Os golos da equipa orientada por Ricardo Cerqueira foram apontados por Yan (3), João Silva (2), Wilson, Brandão e Lage. Na próxima jornada os gverreiros regressam aos jogos em casa, recebendo o líder FC Famalicão.

Ficha de Jogo: Hugo, Álvaro, João Silva , Ricardo Santos, Rui André, Tiago, Brandão, Ricardinho, Yan, Berna e Lage.

SCBraga

JotaCC

Hassan entra a ganhar para o Mundial

O atacante egípcio da equipa minhota começou no banco dos suplentes, mas entrou em jogo para os últimos vinte minutos e ajudou a seleção dos Faraós a vencer a República do Congo (2-1), em partida da primeira ronda da zona africana das qualificações para o Mundial, disputada em Brazaville.
Hassan saltou do banco ao minuto 71, quando o Egito já ganha por 2-1. A República do Congo foi a primeira a marcar, mas o Egito deu a volta ao marcador, com os remates de Mohamed Salah e de Abdalla El Said. Com este resultado, os "Faraós" já comandam o grupo E, porque as outras duas seleções da chave, Gana e Uganda, neutralizaram-se sem golos.
O avançado egípcio viaja durante todo o dia de hoje e deverá voltar amanhã aos treinos na "pedreira". Outros dois jogadores do Braga, os montenegrinos Bakic e Vukcevic ainda jogam amanhã, na Arménia, e só deverão voltar ao Minho na quinta-feira, antevéspera do próximo jogo dos arsenalistas, com a A.D. Oliveirense, para a Taça de Portugal.

JN

JotaCC

TAÇA ABRE JANELA DE OPORTUNIDADES
Velázquez, Luis Aguiar e Rui Fonte têm a expectativa de se estrear esta época no jogo da Taça de Portugal frente à AD Oliveirense

José Peseiro vai aproveitar o jogo de sábado frente à equipa da AD Oliveirense, do Campeonato de Portugal, para lançar novos jogadores no onze e dar minutos de competição a outros. Mudanças à vista



José Peseiro apostou quase sempre nos mesmos titulares durante os primeiros 10 jogos da época (Baiano, Goiano, Mauro, Vukcevic, Pedro Santos, Wilson Eduardo e Hassan são os mais utilizados), mas tem na partida da Taça de Portugal, frente à AD Oliveirense, que se vai jogar no Estádio Municipal de Famalicão, a possibilidade de ganhar novas alternativas no plantel. O central Velázquez, o médio Luis Aguiar e o avançado Rui Fonte, que já participaram no treino de sexta-feira com o Varzim (vitória por 3-2) depois de recuperados de lesão, procuram somar os primeiros minutos de competição na partida do próximo sábado, mas nem sequer são os únicos que aguardam por uma oportunidade para se mostrarem úteis à equipa.
O brasileiro Douglas Coutinho, utilizado apenas nos últimos 23 minutos do jogo com o Benfica do Estádio da Luz, é um desses exemplos, tal como o argentino Tomás Martínez, que ainda só participou em duas partidas – Rio Ave e Shakhtar – apesar do forte investimento feito pela SAD no último verão. Djavan, titular no último jogo com o Arouca, também deve aproveitar este confronto com a AD Oliveirense para aumentar o ritmo competitivo, tendo em vista a sucessão de jogos que se seguem num curto espaço de tempo. A presença de seis jogadores nas seleções, assim como a deslocação que se segue à Turquia (20 outubro), para defrontar o Konyaspor na Liga Europa, também vão condicionar as escolhas de Peseiro para este jogo da Taça.



Vukcevic
Um golo para recordar para o resto da vida

Vukcevic estreou-se a marcar pela seleção do Montenegro na goleada (5-0) sobre o Cazaquistão. "Vou recordar este jogo para o resto da minha vida. Foi um dos momentos mais bonitos da minha carreira. Estou muito feliz com o golo. Quero agradecer aos meus companheiros, mas também aos adeptos", afirmou o médio do Braga, que somou a 17.ª internacionalização. Na caminhada para o Mundial'2018, segue-se a visita à Dinamarca, agendada para amanhã. "Temos de conquistar pelo menos um ponto. Para ser honesto, ainda não sei muito sobre a Dinamarca, mas conheço bem o Eriksen [médio do Tottenham], um criativo de excelência", concluiu.



LESIONADO BENÍTEZ TRABALHA NA FOLGA

Ontem, no último dos dois dias de folga concedidos ao plantel, Óscar Benítez esteve no Municipal de Braga a trabalhar o físico com o objetivo de acelerar o regresso aos relvados. O extremo continua a recuperar de uma lesão muscular que o tem impedido de se estrear pelo Braga, devendo, no entanto, colocar-se à disposição de José Peseiro ainda esta semana.



EGIPTO HASSAN AJUDA NA VITÓRIA

O Egito começou a qualificação para o Mundial'2018 com uma importante vitória (2-1) no terreno do Congo. Hassan entrou apenas na segunda parte (72'), já com o resultado feito, tendo ajudado a sua seleção a segurar a vantagem. Quanto a Stojiljkovic, assistiu do banco à vitória (3-2) da Sérvia na receção à Áustria, também de qualificação para o Mundial.

O JOGO

JotaCC

GARRA DO ABC FOI FANTÁSTICA

"Demos excelente imagem de Braga e do andebol português"
Carlos Resende
Treinador do ABC



Espanhol Eduardo Gurbindo Martínez remata entre Diogo Branquinho e Tomás Albuquerque

Uma derrota por dois golos, num jogo em que silenciou um pavilhão com 4000 espectadores, perante o líder do campeonato francês, a par do PSG, foi o brilharete que o ABC rubricou, em Nantes, na terceira jornada da Liga dos Campeões de andebol. ABC que apresentou só 12 jogadores, devido às lesões de José Costa, Ricardo Pesqueira e Pedro Spínola– os dois primeiros recentemente operados –, mas deu uma excelente imagem do andebol português.
O campeão nacional até nem entrou bem, chegando aos 12 minutos a perder por 10-5, mas Carlos Resende pediu um time-out e tudo mudou de figura: a equipa minhota foi encurtando distâncias e, com um início de segunda parte notável, em que apresentou um jogo assente em transições rápidas, surpreendeu o adversário, conseguindo uma excelente recuperação que levou o jogo a estar empatado, a 26 e a 27 golos, a meio do segundo tempo.
Depois, o Nantes susteve seis ataques da equipa portuguesa e ganhou uma vantagem de quatro golos que geriu, com algum sofrimento e perícia, até ao fim.
Num jogo coletivo fantástico, só se destaca Nuno Grilo, que fez mais nove golos, desta vez em 12 remates, o que lhe confere uma eficácia de cerca de 75%.


MARCADORES GRILO É O TERCEIRO MELHOR

O grande momento de forma de Nuno Grilo está a ser um excelente cartão de visita para o andebol europeu e a comprová-lo está o facto de, com três jornadas já disputadas, ser o terceiro melhor marcador da Liga dos Campeões. Com mais do que os 21 golos do jogador do ABC só se encontram Magnus Bramming (Holstebro) e Uwe Gensheimer (PSG), ambos com 23.

O JOGO

Bruno3429

Baiano e a Taça: «Temos que procurar repetir o mesmo feito»
Defesa antevê participação na Taça de Portugal
Por Bruno José Ferreira       

Baiano, lateral direito do Sp. Braga, falou este segunda-feira aos jornalistas, à margem de uma visita ao Colégio Leonardo da Vinci, em Braga. O brasileiro perspetivou a participação do Sp. Braga na Taça de Portugal e assume que a ambição é segurar a prova rainha na cidade dos arcebispos. Recorde-se que os minhotos são os atuais detentores do troféu.

«Com o que o Braga vem fazendo nos últimos anos a responsabilidade aumenta, no ano passado chegámos à final e vencemos, agora temos que procurar repetir o mesmo feito", começou por referir o lateral.

Mesmo defrontando um adversário do terceiro escalão, Baiano não espera facilidades diante da Oliveirense. «Quem está no meio do futebol sabe muito bem o que é defrontar essas equipas pequenas. Temos que estar atentos e ligados, porque esse jogo não é fácil, teoricamente podemos achar que é, mas não, temos que estar preparados para essas dificuldades», disse.

Sobre a atual temporada do Sp. Braga, o jogador de 29 anos assume que «o mister Peseiro tem ideias diferentes das do Paulo Fonseca», acrescentando que «o grupo está a interpretar bem» e que esta paragem até foi benéfica por isso mesmo. Nesse sentido, Baiano compreende os assobios dos adeptos: «Estão certos, têm toda a razão, com o Braga acostumado a ganhar e a crescer é claro que a exigência vai aumentar e é normal essa cobrança».

Baiano recusa a ideia de que o Sp. Braga está mais fraco devido às saídas de Rafa ou Boly, não querendo fazer comparações entre as duas temporadas. «Temos uma boa equipa e um bom grupo, perdemos grandes jogadores, de qualidade, mas quem está cá tem todas as condições de os substituir e mostrar o seu valor», atirou.

O Sp. Braga começa a defesa da Taça de Portugal no próximo sábado, às 17horas. O embate com a Oliveirense terá lugar em Famalicão.

Maisfutebol

Bruno3429

«Taça de Portugal? Queremos repetir a época passada» - Baiano

O SC Braga é o atual detentor da Taça de Portugal mas os guerreiros não querem ficar por aqui. Baiano, defesa-direito dos arsenalistas, falou ao início da tarde desta segunda-feira à comunicação social, tendo apontado à revalidação do título.

«A nossa responsabilidade aumenta face ao que o SC Braga tem vindo a fazer. Na época passada conseguimos conquistar a Taça e este ano temos que mostrar que queremos e vamos tentar repetir».

Os minhotos vão defrontar na 3ª eliminatória a AD Oliveirense, adversário que para o futebolista, está longe de ser acessível.

«Nós sabemos muito bem das dificuldades que é defrontar uma equipa mais pequena. Teoricamente, este jogo pode parecer fácil mas não é. Temos que estar muito atentos», referiu.

Baiano falou à margem de uma visita ao colégio Leonardo Da Vinci, onde também marcou presença Marcelo Goiano. A dupla alegrou a manhã a 150 crianças, que se divertiram entre autógrafos, fotografias e uma sessão de perguntas.

A Bola

Bruno3429

BAIANO: «TEMOS QUE PROCURAR REPETIR O MESMO FEITO»
Lateral aponta à Taça de Portugal

O defesa-direito Baiano admitiu esta segunda-feira que a responsabilidade do Sporting de Braga é maior por ser o detentor da Taça de Portugal, competição na qual se estreia esta época frente à Oliveirense, no sábado (17 horas).

"Com o que o Braga vem fazendo nos últimos anos a responsabilidade aumenta. No ano passado chegámos à final e vencemos, agora temos que procurar repetir o mesmo feito", afirmou o jogador à margem de uma visita de uma delegação do clube ao Colégio Leonardo da Vinci, em Braga.

O adversário é a Oliveirense, equipa do concelho vizinho de Famalicão que milita no Campeonato de Portugal Prio, mas, segundo Baiano, os jogadores do plantel bracarense estão preparados para dificuldades.

"Quem está no meio do futebol sabe muito bem o que é defrontar essas equipas pequenas. Temos de estar atentos e ligados, porque esse jogo não é fácil, teoricamente podemos achar que é, mas não, temos que estar preparados para essas dificuldades", frisou.

A equipa tem sido brindada com alguns assobios dos adeptos por causa de exibições menos conseguidas, mas o jogador brasileiro, a cumprir a sua sexta época em Braga, não se sente injustiçado por isso.

"Os adeptos estão certos, têm toda a razão, com o Braga acostumado a ganhar e a crescer é claro que a exigência vai aumentar e é normal essa cobrança", considerou.

O jogador não quer entrar em comparações com a época passada: "São formas e ideias novas que o mister Peseiro tem, diferentes das do Paulo Fonseca, mas o grupo está a interpretar bem. Esta paragem no campeonato ajudou-nos bastante e vamos evoluir a cada dia e a cada jogo", disse.

O atleta discorda ainda da ideia da equipa ter ficado mais fragilizada com saídas de jogadores como Boly e Rafa.

"Temos uma boa equipa e um bom grupo, perdemos grandes jogadores, de qualidade, mas quem está cá tem todas as condições de os substituir e mostrar o seu valor", defendeu.

Record

Bruno3429

CONVOCATÓRIA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
SPORTING CLUBE DE BRAGA

Nos termos legais e estatutários e a pedido da Direcção do Sporting Clube de Braga, convoco os Senhores Associados do Sporting Clube de Braga, Associação Desportiva de Utilidade Pública, NIPC 501346791, com sede no Estádio Municipal de Braga, Parque Norte – Monte Castro, Apartado 12, União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, 4700-087 Braga, a reunir em Assembleia Geral, em primeira convocação e em sessão ordinária, no Auditório do Estádio Municipal de Braga, sito no Parque Norte – Monte Crasto, União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, em Braga, no dia 27 de Outubro de 2016, pelas 20 horas e 30 minutos, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS:

Ponto Um – Apreciação e votação do Relatório e Contas da Direcção referente ao exercício findo e respectivo Parecer do Conselho Fiscal (artigo 52, n. 1 e artigo 53, alínea a), dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

Ponto Dois – Apreciar e votar o Orçamento Geral e ratificação dos actos praticados até à sua aprovação (artigo 52, n. 6 e artigo 53, alínea a), dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

*
– Não comparecendo o número legal de sócios para que a Assembleia Geral possa reunir em primeira convocação, convoco desde já a mesma para reunir em segunda convocação, no mesmo local, na mesma data, às 21 horas, com a mesma Ordem de Trabalhos, deliberando então com qualquer número dos sócios presentes (artigo 59, n. 2 dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

– Nos termos do artigo 58, n. 2 dos referidos Estatutos, haverá, um período de meia hora para tratar assuntos de interesse para o Sporting Clube de Braga após cumprida a Ordem de Trabalhos.

– A participação dos sócios nesta Assembleia Geral obriga a apresentação do respectivo cartão de sócio com a quota do mês de Setembro do corrente ano.

– Nos termos do artigo 22, n. 1, alínea d) dos Estatutos, os sócios contribuintes têm direito a examinar nos cinco dias anteriores à reunião da Assembleia Geral, o Orçamento Geral, o Relatório e Contas da Direcção, bem como verificar a escrita do Sporting Clube de Braga e  os documentos com interesse para a sua apreciação.

– Toda a demais informação e/ou documentação relativa à ordem de trabalhos será disponibilizada pelo Sporting Clube de Braga.

Braga, 7 de Outubro de 2016

O Presidente da Assembleia Geral,

José Manuel Ferreira Fernandes


GOIANO E BAIANO VISITAM COLÉGIO LEONARDO DA VINCI

O Colégio Leonardo Da Vinci, em Braga, recebeu na manhã desta segunda-feira uma visita especial. Baiano e Marcelo Goiano, atletas do SC Braga, proporcionaram uma manhã diferente – com muito 'Braguismo' – às muitas crianças que frequentam o colégio. Após a habitual sessão de autógrafos, houve ainda espaço a algumas questões colocadas pelas crianças que, assim, puderam saber um pouco mais sobre os seus ídolos. A dar ainda maior colorido ao evento esteve o Bracaro, mascote oficial do SC Braga, que proporcionou momentos de grande animação aos pequenos gverreiros.

Terminado o convívio com os mais novos, houve tempo para falar à comunicação social presente no evento. Aí, o porta-voz foi Baiano e o brasileiro aproveitou para projetar o encontro da Taça de Portugal, onde o SC Braga vai defrontar a AD Oliveirense. Detentor do troféu, o lateral assume que é natural a responsabilidade aumentar, reiterando o desejo do clube em conquistar novamente a prova rainha do futebol português. "É natural a responsabilidade aumentar, tendo em conta aquilo que o SC Braga tem vindo a fazer nos últimos anos. No ano passado atingimos a final e conseguimos vencer o troféu e agora temos que procurar repetir aquilo que fizemos", disse acrescentando que o grupo não espera qualquer tipo de facilidades: "Sabemos perfeitamente como é defrontar estas equipas mais modestas. Temos que estar ligados e atentos, porque não vamos ter um jogo fácil. Temos que estar preparados para enfrentar dificuldades".

Após um período difícil, com várias lesões a assolarem o plantel, Baiano destacou a qualidade existente no grupo, reiterando que quem tem sido chamado a jogo tem correspondido da melhor forma. "A nossa equipa possui um grupo de grande qualidade, com grandes jogadores. As lesões por vezes dificultam mas o treinador tem procurado gerir da melhor forma possível e quem tem entrado tem dado conta do recado", frisou.

Com os sucessos chega, também, a exigência. Baiano compreende que exista alguma exigência por parte dos adeptos, mas acima de tudo garante uma equipa focada em corresponder e em melhorar a cada jogo. "O SC Braga tem crescido muito e somado sucessos. É normal a exigência aumentar e haver uma maior cobrança dos adeptos. A nós compete-nos trabalhar para crescer e melhorar a cada dia", disse acrescentando: "Estamos a evoluir e a crescer. Esta paragem do campeonato está a ser importante para melhorarmos alguns aspetos e voltarmos mais fortes".

SCBraga

JotaCC

Conquista da Taça Portugal traz mais responsabilidade ao Sp. Braga, Baiano

O defesa-direito Baiano admitiu hoje que a responsabilidade do Sporting de Braga é maior por ser o detentor da Taça de Portugal de futebol, competição na qual se estreia esta época frente à Oliveirense, no sábado.
"Com o que o Braga vem fazendo nos últimos anos a responsabilidade aumenta, no ano passado chegámos à final e vencemos, agora temos que procurar repetir o mesmo feito", afirmou o jogador à margem de uma visita de uma delegação do clube ao Colégio Leonardo da Vinci, em Braga.

O adversário é a Oliveirense, equipa do concelho vizinho de Famalicão que milita no Campeonato de Portugal (terceiro escalão), mas, segundo Baiano, os jogadores do plantel bracarense estão preparados para dificuldades.

"Quem está no meio do futebol sabe muito bem o que é defrontar essas equipas pequenas. Temos que estar atentos e ligados, porque esse jogo não é fácil, teoricamente podemos achar que é, mas não, temos que estar preparados para essas dificuldades", frisou.

A equipa tem sido 'brindada' com alguns assobios dos adeptos por causa de exibições menos conseguidas, mas o jogador brasileiro, a cumprir a sua sexta época em Braga, não se sente injustiçado por isso.

"Os adeptos estão certos, têm toda a razão, com o Braga acostumado a ganhar e a crescer é claro que a exigência vai aumentar e é normal essa cobrança", considerou.

O jogador não quer entrar em comparações com a época passada: "São formas e ideias novas que o 'mister' [José] Peseiro tem, diferentes das do Paulo Fonseca, mas o grupo está a interpretar bem, esta paragem no campeonato ajudou-nos bastante e vamos evoluir a cada dia e a cada jogo", disse.

O atleta discorda ainda da ideia da equipa ter ficado mais fragilizada com saídas de jogadores como Boly e Rafa.

"Temos uma boa equipa e um bom grupo, perdemos grandes jogadores, de qualidade, mas quem está cá tem todas as condições de os substituir e mostrar o seu valor", defendeu.

O Sporting de Braga treina hoje à tarde preparando o jogo com a Oliveirense, no sábado, às 17:00, no estádio municipal de Famalicão.

FUTEBOL365