News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/09

Started by JotaCC, 07 de September de 2016, 08:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

SC Braga: Ricardo Horta ganha lugar no meio

Uma aposta ganha. Que será para manter na recepção ao Boavista, no próximo domingo, no jogo da 4.ª jornada da I Liga. Ricardo Horta ganhou o lugar deixado vago na posição 10 por Rafa - transferido para o Benfica neste mercado de Verão - e o rendimento do médio no último encontro no Estoril, que terminou com a vitória do SC Braga por 1-3, justifica a aposta de José Peseiro no internacional.

Ricardo Horta foi a surpresa no último encontro e a exibição do médio garante mesmo a continuidade no onze frente aos axadrezados. O extremo - que nunca tinha sido testado a actuar em espaços interiores - acabou por superar as expectativas, sendo mesmo determinante na subida de rendimento da equipa em relação ao empate com o Rio Ave, numa exibição de encher o olho a dar assim rótulo de titular ao jovem internacional sub-21.

Foi dos pés de Horta que nasceu a assistência para o golo de Wilson Eduardo, juntando-se um passe milimétrico para Hassan rematar ao poste e ainda duas soberbas ocasiões para marcar. Com o camisola 21 no meio - no sistema táctico de 4x2x3x1 a posição 10 ganha especial destaque - a equipa arsenalista ganhou uma nova rotina, com Horta a assumir a batuta da união dos sectores e transições.

Na estreia da nova época, na Supertaça frente ao Benfica, Peseiro apostou em Pedro Tiba, com Rafa e Pedro Santos nas alas, mas a derrota e exibição do médio motivaram a mudança no jogo em Guimarães. Na estreia da I Liga, a titularidade coube a Rafa e a vitória traduziu bem a subida de forma dos guerreiros.

Contudo, a novela da mudança para o Benfica motivou nova mexida no figurino no jogo seguinte. Sem Rafa, Peseiro lançou Tomás Martínez, mas a falta de entrosamento foi gritante e o médio saiu logo após o intervalo. Horta rendeu o argentino e ganhou a posição, assumindo a titularidade no Estoril. Não só a equipa venceu, como apresentou uma clara subida de rendimento.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

MAURO SEM AJUDA NO TESTE DE STRESSE
Plantel ficou com apenas um pivô defensivo

O meio-campo defensivo do Sp. Braga está refém de Mauro. O brasileiro, de 25 anos, é o único jogador do plantel com características para desempenhar a função mais posicional do sector intermediário definido por José Peseiro. Até agora disputou todos os 360 minutos oficiais realizados pelos arsenalistas, será titular novamente contra o Boavista e não existe solução à vista que permita colocá-lo na redoma.
Embora fosse uma carência evidente do plantel, o facto é que a SAD nunca considerou prioritária e chegada de mais um elemento para a posição 6. Na época passada, a dimensão física tremenda de Luiz Carlos permitia-lhe tapar todos os buracos, existindo ainda Filipe Augusto como opção para qualquer eventualidade. Essas alternativas saíram e, nesta altura, os restantes médios não possuem perfil sequer para darem garantias se tiverem de avançar, quanto mais para ameaçarem seriamente a titularidade de Mauro.
O cenário complica-se porque a receção ao Boavista dá início a uma série competitiva com 6 jogos em 21 dias. Mais do que o volume em si, preocupa a intensidade que se adivinha nas partidas da Liga Europa com Gent e Shakhtar Donetsk, a meio da semana, ou da visita ao Benfica, logo na ronda seguinte ao duelo com os axadrezados. Como não é crível que Mauro seja forçado a alinhar em todos os encontros, devendo ser doseado o seu esforço, Peseiro terá de arriscar em breve lançando um nome ainda não testado como trinco.

RECORD

JotaCC

Stojiljkovic pica o ponto

O sérvio Stojiljkovic, que não saiu do banco no empate (2-2) da Sérvia com a República da Irlanda, em jogo de qualificação para o Mundial, já se apresentou, ontem, ao serviço no Minho, integrando o treino sob as ordens de José Peseiro. O atacante é, assim, mais uma opção para o treinador bracarense na preparação para o encontro com o Boavista (domingo, 18 horas), da quarta jornada da Liga. O encontro antecede a entrada em ação na Liga Europa, onde os arsenalistas começam por receber o Gent, da Bélgica (quinta-feira, dia 15).
Se Stojiljkovic chegou a tempo de participar na sessão de treino, já o mesmo não se aplicou à dupla montenegrina Vukcevic e Bakic, que foram titulares no empate (1-1) frente à Roménia. Os jogadores chegaram, ontem, ao final da tarde, mas só hoje é que se juntam ao grupo de trabalho.
O Braga, que soma sete pontos, procura a primeira vitória em casa, depois de não ter ido além de uma igualdade (1-1) com o Rio Ave, na segunda jornada. Fora de portas, os bracarenses bateram o rival V. Guimarães (0-1) e o Estoril (1-3).
Luís Aguiar, Oti, Ricardo Ferreira e Rui Fonte, todos a recuperarem de lesão, estão fora do embate com os axadrezados. Já Douglas Coutinho e Benítez, dois dos mais recentes reforços, podem estrear-se.

JN

JotaCC

ORÇAMENTO À BOLEIA DOS MILHÕES DE RAFA
As vendas de Rafa e Boly permitiram um encaixe superior ao orçamento para esta época. Mas ainda há verbas para descontar...

O valor bruto da transferência de Rafa superou o anterior máximo da SAD, os 13 milhões de euros pagos pelo Atlético de Madrid para contratar Pizzi. Salvador teve mais um verão de muitos milhões



Rafa e Boly custaram, a Benfica e FC Porto, 22,9 milhões de euros, um valor que ultrapassa, no plano meramente teórico, o orçamento previsto pela SAD para esta temporada – vai ser revelado aquando da apresentação do próximo Relatório e Contas, ainda que deva rondar os 18 milhões de euros, tal como aconteceu em 2015/16.
No entanto, ao contrário do que aconteceu no fecho do mercado de verão de 2015, desta vez o Braga não detalhou os valores líquidos recebidos com as transferências de jogadores, sabendo-se apenas, em termos oficiais, que o Benfica pagou 16,4 milhões de euros pela totalidade do passe do internacional português, que se transformou na maior venda da história do clube arsenalista.
Por oficializar está ainda o valor líquido a receber pelo Braga, ainda que, segundo O JOGO conseguiu apurar, este será de 10,4 milhões de euros. Isto porque a SAD vendeu ao Benfica 90 por cento do passe de Rafa por 16 milhões de euros (os 10% António Araújo foram negociados diretamente com Luís Filipe Vieira, que terá pago 400 mil euros ao empresário). Ora, a esses 16 milhões será necessário descontar os 10 por cento que pertenciam ao Feirense (1,6 milhões de euros) e os quatro milhões de euros que António Salvador pagou para recomprar os 40 por cento que pertenciam a Jorge Mendes. Feitas as contas, Rafa rendeu 10,4 milhões líquidos aos cofres da SAD.
Quanto a Boly, sabe-se apenas que o FC Porto gastou cerca de 6,5 milhões de euros com a operação e que o Braga detinha 70 por cento do passe do defesa francês, faltando ainda esclarecer o valor que realmente caberá à SAD liderada por António Salvador – nunca será, porém, inferior a cinco milhões de euros. Certo, para já, é que as vendas dos dois jogadores chegam para suportar a quase totalidade do orçamento para esta época,naquela que pode ser considerada mais uma vitória de António Salvador no mercado de verão, pelo menos no plano financeiro.



VALOR
10,4
Rafa rendeu 10,4 milhões de euros líquidos ao Braga. Aos 16 milhões pagos pelo Benfica, os arsenalistas cedem 1,6 ao Feirense e quatro a Jorge Mendes



TREINO STOJILJKOVIC VOLTOU AO TRABALHO

Depois de na véspera ter ficado no banco no empate (2-2) entre a Sérvia e a Irlanda, de qualificação para o Mundial'2018, Stojiljkovic regressou ontem a Braga ainda a tempo de integrar a sessão de trabalho, ao contrário de Vukcevic e Bakic, que só chegaram à noite a Portugal. Os portugueses Ricardo Horta e Marafona também são esperados no treino de hoje.



SELEÇÃO HASSAN TITULAR NO EGITO

O último dos internacionais a chegar a Braga será Hassan, que ontem foi titular pela seleção do Egito. Depois de não ter sido utilizado no empate (1-1) com a Guiné, da semana passada, o avançado jogou durante 80 minutos da derrota (1-0) frente à África do Sul, em mais um jogo de preparação para os compromissos que se seguem de qualificação para o Mundial'2018.

O JOGO

JotaCC

Tiago Brito com boas expectativas

A Seleção Nacional de futsal realizou ontem o segundo treino em Cali (Colômbia), com vista à preparação do Mundial da modalidade, de 10 de setembro a 1 de outubro. O ala do Braga/AAUM Tiago Brito mostra-se confiante para a competição, afirmando que "as expectativas para este Mundial são boas" e que tem "muita confiança nesta equipa". No entanto, "mais do que aspetos técnicos e táticos", o mais importante para já, garante, é a "adaptação à Colômbia, ao seu clima e ambiente", de modo a que todos estejam no "melhor nível".Portugal estreia-se dia 10 com os anfitriões, a Colômbia, dia 13 defronta o Panamá e a 16 termina com o Uzbequistão. Amanhã há duplo treino.


JOGOS
33
Ao serviço da seleção A de Portugal, o ala de 25 anos contabiliza um total de 33 internacionalizações, tendo apontado 8 golos pela equipa das Quinas


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: à procura de um «dez» dentro do plantel
Ricardo Horta foi a última opção e parece estar na frente da corrida

Quatro «playmakers» em quatro jogos oficiais é o registo da equipa do Sp. Braga até agora. José Peseiro tem o onze base dos arsenalistas praticamente alinhavado, falta apenas definir quem assume a posição de «número dez» entre o duplo pivô do meio campo e o elemento mais adiantado da equipa.
Nos quatro jogos realizados até agora, na Supertaça diante do Benfica e nas três primeiras jornadas, o técnico do emblema bracarenses utilizou quatro jogadores diferentes como estrategas para pensar o jogo do Sp. Braga.
Frente ao Benfica, no primeiro jogo oficial, a escolha recaiu num elemento mais conservador. Pedro Tiba jogou à frente dos, até agora, intocáveis Mauro e Vukcevic. Na primeira ronda do campeonato, foi Rafa a derivar do flanco para o centro, assumindo o corredor central.
Contudo, depois do triunfo em Guimarães o internacional português não voltou a jogar pelos minhotos e Peseiro fez mais duas experiências. Na receção ao Rio Ave o reforço Tomás Martinez assumiu o papel de Rafa, mas a exibição do argentino que ainda se está adaptar ao futebol português teve pouco nervo, pelo que foi mesmo substituído por Bakic.
No último jogo, na Amoreira, coube a Ricardo Horta a missão de jogar entre Pedro Santos e Wilson Eduardo no apoio ao ponta de lança Hassan. O resultado foi favorável e a exibição do jogador de 21 anos emprestado pelo Málaga agradou, pelo que parte em vantagem para a receção ao Boavista, agendada para as 18horas do próximo domingo.
Contas feitas, Ricardo Horta foi a quarta opção de Peseiro como «número dez» depois de Pedro Tiba, Rafa e Tomás Matinez. Há ainda Bakic e o lesionado Luís Aguiar nas contas pela busca de um «dez» no plantel do Sp. Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Rui Fonte não joga frente ao Boavista

O avançado Rui Fonte, contratado em definitivo ao Benfica, não vai ser opção para o jogo com o Boavista, marcado para dia 11, no Estádio Axa, às 18 horas, noticia A BOLA.
O atacante sofreu uma lesão durante a pré-época, ao serviço dos encarnados, e ainda não está nas melhores condições físicas. José Peseiro, treinador do SC Braga, também não poderá contar com Luís Aguiar, Ricardo Ferreira e Oti, todos lesionados.
Stojilikovic, Vukcevic e Bakic já regressaram dos compromissos internacionais. Marafona, Ricardo Horta e Hassan regressam esta quarta-feira aos treinos.

A BOLA

Bruno3429

HASSAN TITULAR NA DERROTA DO EGIPTO

O avançado bracarense Ahmed Hassan foi titular na derrota (1-0) do Egito no encontro particular com a África do Sul, realizado esta terça-feira no Orlando Stadium, em Soweto (África do Sul). O faraó egípcio da legião figurou no onze inicial da equipa treinada pelo argentino Hector Cuper, tendo sido substituído por Gamal aos 81 minutos de jogo. O encontro entre as duas seleções africanas aconteceu no âmbito do Nelson Mandela Challenge, troféu de homenagem ao antigo presidente sul-africano.

SCBraga

Bruno3429

«Os que estão querem afirmar-se pelo seu nome, não como substitutos de Rafa» - Wilson Eduardo

O avançado do SC Braga afirma que ninguém na equipa pretende ser rotulado como sucessor de Rafa, que se mudou para o Benfica antes do fecho do mercado de transferências.

«Todos conhecemos o valor do Rafa e o que conquistou aqui. Mas os que estão cá no plantel querem afirma-se pelo seu nome é não por serem substitutos a de Rafa», disse antes do treino desta quarta-feira, aproveitando também para projetar o encontro com o Boavista:

- Ainda não ganhámos em casa e o Boavista ainda não perdeu este campeonato. Jogamos em casa e queremos somar a primeira vitória. O Boavista é uma equipa agressiva, mas está ao nosso alcance.

«Vai ser um mês complicado, mas entramos para ganhar em todos os jogos. Vamos ter as competições internacionais. O grupo é forte, mas na última época também conseguimos fazer boa carreia na Liga Europa. Acreditamos que podemos fazer o mesmo», concluiu.

A Bola

Bruno3429

RUI RIBEIRO CHAMADO À SELEÇÃO SUB-17

O guarda-redes Rui Ribeiro (na foto), que faz parte do plantel de juvenis do SC Braga, foi esta quarta-feira chamado pela Federação Portuguesa de Futebol para integrar os trabalhos com vista ao 1º Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa do escalão Sub-17.

Rui Ribeiro, que se estreou pelas seleções nacionais em novembro do ano passado, representando os Sub-16, está entre as opções para o ciclo que compreende os jogos frente a País de Gales, Malta e Escócia e que vão decorrer entre os dias 16, 18 e 21 de setembro, no Luso, em Pampilhosa e em Taveiro, respetivamente.

A presença do guarda-redes entre os eleitos reitera a qualidade do trabalho desenvolvido pelo SC Braga na potenciação de especialistas para a posição.

SCBraga

Bruno3429

Wilson Eduardo: «Ambicionamos mais acima do que o quarto lugar»
Atacante do Sp. Braga perspetiva receção ao Boavista e a luta pelos primeiros lugares
Por Bruno José Ferreira     

Os jogadores do Sp. Braga vão «lutar para chagar mais acima do que o quarto lugar». Quem o assume é Wilson Eduardo, que falou aos jornalistas antes do treino desta quarta-feira. Apesar de não esconder a ambição, o avançado formado no Sporting considera que se trata de uma tarefa «difícil».

Em relação ao próximo compromisso dos Guerreiros, a receção de domingo ao Boavista, Wilson espera um jogo difícil, mas que está ao alcance da equipa: «Sabemos que o Boavista é uma equipa agressiva, que ainda não perdeu neste campeonato e vem à procura de conquistar pontos aqui em nossa casa, mas vamos tentar contraria isso e tentar conseguir a primeira vitória no nosso estádio».

Questionado sobre a concorrência no plantel e se Rafa foi bem substituído, o camisola 7 diz que cada jogador quer deixar a sua marca. «Todos sabemos o valor que o Rafa tem, o que conquistou no clube, mas penso que todos os jogadores estão aqui para se afirmarem pelo seu nome, não por substituírem o Rafa. É isso que todos vamos fazer, o nosso trabalho para que as pessoas se lembrem de nós», atira.

Este mês o Sp. Braga tem pela frente um calendário complicado, com a deslocação ao Estádio da Luz e dois jogos europeus. O jogador de 26 anos enfrenta as dificuldades e demonstra ambição também para a participação na Liga Europa. «Vai ser um mês complicado, mas entramos sempre para ganhar. Sabemos que vamos ter competições internacionais, mas penso que pelo que a equipa tem feito nos últimos anos, nomeadamente no último ano, tem condições para também nessa competição entrar para vencer», refere.

Comparando José Peseiro com Paulo Fonseca, Wilson Eduardo assume que as diferenças se notam essencialmente a nível tático: «Noto diferenças no sistema tático, porque de resto, tanto um como outro procuram fazer o melhor pelo clube, procuram ganhar em todos os jogos, a única diferença neste momento é passar de 4-4-2, no ano passado, para a tática que temos este ano. De resto, penso que está a fazer um bom trabalho, temos estado bem no campeonato e isso é o mais importante», rematou.

Wilson Eduardo foi utilizado nos quatro jogos oficiais disputados pelo Sp. Braga e foi o autor de um dos golos no triunfo da última jornada, no Estoril.

Maisfutebol

Bruno3429

WILSON EDUARDO PROMETE LUTA PARA FICAR ACIMA DO QUARTO LUGAR
Antevê mês de setembro complicado para os minhotos

Wilson Eduardo anteviu esta quarta-feira um mês de setembro complicado para o Sp. Braga, com vários e importantes jogos, como a estreia na Liga Europa e, quatro dias depois, a visita ao Benfica.

Os minhotos vão disputar seis jogos em três semanas, com destaque para os confrontos da Liga Europa (recebem os belgas do Gent e viajam até à Ucrânia para defrontar o Shakhtar Donetsk) e, pelo meio, a deslocação à Luz para jogar com o Benfica.

"Vai ser um mês complicado, mas entramos sempre para ganhar. Sabemos que vamos ter competições internacionais, mas penso que a equipa, pelo que tem feito nos últimos anos, nomeadamente no último ano, tem condições para também nessa competição entrar para vencer", afirmou Wilson Eduardo antes do treino de hoje à tarde.


O exigente ciclo começa no domingo, com a receção ao Boavista, equipa que, como notou o avançado, "ainda não perdeu no campeonato".

"É uma equipa agressiva e vem à procura de conquistar pontos aqui, mas vamos tentar contrariar isso e tentar conseguir a primeira vitória no nosso estádio. Esperamos um jogo difícil, mas que penso que está ao nosso alcance", afirmou.

No primeiro e único jogo em casa até ao momento, o Sp. Braga empatou 1-1 com o Rio Ave, mas Wilson Eduardo considera que a equipa esteve "muito bem" nessa partida.

"Faltou finalizar as jogadas que criámos. Depois sofremos um golo quando menos esperávamos, mas a equipa teve sempre atitude, procurou sempre o golo e conseguiu-o no final. Se melhorarmos a finalização penso que conseguimos os três pontos", disse.

Admitindo sentir-se mais "cómodo" como ala, embora também esteja habituado a jogar pelo meio, mostrou-se satisfeito com o início de época que tem realizado e salientou que haver vários jogadores para o mesmo lugar é bom: "a concorrência mantém-nos acordados a época toda".

Wilson Eduardo elogiou ainda o ex-companheiro Rafa, contratado no último dia do mercado pelo Benfica, mas considerou que "todos os jogadores" estão no Sp. Braga "para se afirmarem pelo seu nome, não por substituírem o Rafa".

Afirmou ainda que, apesar de os três grandes se terem reforçado muito, o Sp. Braga vai tentar intrometer-se: "Vamos lutar. Nos últimos anos temos mantido sempre o quarto lugar, claro que ambicionamos chegar o mais acima, vai ser difícil, mas vamos trabalhar para isso", disse.

Record