News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/08

Started by JotaCC, 13 de August de 2016, 09:49

Previous topic - Next topic

JotaCC

Claques braguistas com 1500 para o dérbi

Bilhetes a 10 euros e viagem de ida e volta, em autocarros fretados pelo clube, por mais uma nota de cinco. É o preço, bem em conta, que mobiliza as claques dos "Guerreiros do Minho" para o dérbi de amanhã, com o Vitória.
Uns 1500 adeptos braguistas (5% da lotação do palco, como mandam os regulamentos) deverão comparecer no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, para apoiar a equipa de José Peseiro no jogo de abertura da Liga, o que obrigará, desde logo, a um forte dispositivo de segurança, organizado pela PSP, para evitar confrontos entre os seguidores dos clubes rivais.
A maioria dos adeptos do Braga deverá viajar de autocarro, dentro dos habituais planos de segurança gizados pelas autoridades, que classificam o dérbi minhoto como "jogo de alto risco".
No relvado, o Braga procurará entrar no campeonato com o pé direito. Nos últimos nove anos, a equipa braguista somou seis vitórias e três empates no arranque da Liga. A última derrota tem uma década (1-2, com o F. C. Porto).
O treinador José Peseiro tem duas baixas: lesionados, o defesa central Ricardo Ferreira e o médio Luís Aguiar ficam fora da convocatória, a divulgar hoje.

JN

JotaCC

Rafa já tem oferta na mão
Luís Filipe Vieira fez proposta ao extremo e propôs pagar 15 milhões de euros pela parte do Braga

Jorge Mendes avisou o líder das águias que consegue fazer com que os encarnados dupliquem o valor investido na contratação do internacional português depois de apenas uma época na Luz

O Benfica já tem na mesa todos os valores que envolvem a contratação de Rafa. O JOGO apurou que o emblema da Luz apresentou ao Braga uma proposta de 15 milhões de euros pela parte do passe do extremo que pertence ao emblema liderado por António Salvador, valor a ser pago dentro de um período de três anos.
O dianteiro de 23 anos, por sua vez, tem em mãos a oferta de salário para um vínculo com as águias válido por cinco temporadas. Os termos do contrato foram discutidos na última terça-feira, em encontro no Seixal entre o presidente Luís Filipe Vieira e o empresário António Araújo. João Araújo, filho do agente, acompanhou a reunião, no mesmo dia em que o jogador gozou o dia de folga em Lisboa, sem, contudo, ter participado no encontro.
A negociação de Rafa, que também é desejado pelo FC Porto,é tratada como uma espécie de"ponte"pela Gestifute, que é dona de parte dos direitos económicos do jogador – Feirense e António Araújo também são detentores de um montante do passe. O empresário Jorge Mendes acredita que venderá o internacional português depois de apenas uma época, com os encarnados a encaixarem no mínimo o dobro do valor investido, numa perspetiva que ganhará maior fôlego caso as águias realizem mais uma campanha positiva na Champions.


LIGAÇÃO
5
O Benfica apresentou um esboço do contrato que, em caso de acordo com Rafa e negociação fechada com o Braga, ligará o jogador às águias por cinco anos

O JOGO

JotaCC

CHEF RECOMENDA JOGO ESCALDANTE
Ditou o sorteio que logo na primeira jornada fosse servido um dos mais quentes confrontos do campeonato: V.Guimarães-Braga

Novos treinadores, novos jogadores, mas a rivalidade de sempre. Dérbi é dérbi e à moda do Minho é sempre vivido com especial paixão pelos dois lados, revividos a O JOGO por Fernando Meira e José Nuno Azevedo



Era difícil pedir um manjar melhor para a primeira jornada do campeonato. Amanhã (20h15, Sport TV 1) há um sempre escaldante dérbi do Minho entre V. Guimarães e Braga com o Estádio D. Afonso Henriques como palco. Separados por cerca de 25 quilómetros que são feitos em igual número de minutos pela A11, a curta distância entre as duas cidades não é proporcional à rivalidade que as separa. Que o digam Fernando Meira e José Nuno Azevedo, ex-jogadores de vimaranenses e bracarenses, respetivamente. "Um dérbi é sempre um dérbi e é bom que os jogadores do V. Guimarães percebam essa rivalidade. Não basta deixar a pele em campo, é importante vencer. Este é um dérbi especial e o V. Guimarães tem certamente essa noção", atirou Fernando Meira, que recordou os ambientes escaldantes que rodeavam as partidas. "Lembro-me de ver autocarros apedrejados, dos adeptos nos acompanharem mesmo apartir do próprio hotel e de nos apoiarem até ao estádio onde tínhamos mais adeptos à espera. Isto só é normal numa grande massa associativa como a do Vitória", frisou.
Dos muitos dérbis que jogou, José Nuno Azevedo guarda com especial lembrança a última jornada da época 1996-97 em que os arsenalistas, ao empatarem (0-0) na cidade-berço, garantiram o quarto lugar no campeonato, relegando o rival para o quinto. "Esse é o jogo mais marcante em termos de dérbis, porque conseguimos conquistar algo no campo do adversário", recordou.
Se a época começa para o V. Guimarães, o Braga já perdeu a Supertaça (3-0) para o Benfica, mas José Nuno Azevedo não acredita em fragilidades na equipa de José Peseiro. "Marcas deixa sempre, mas o Braga é uma grande equipa que já ultrapassou essa derrota", opinou, rejeitando a teoria de que um desaire bracarense no dérbi poderia condicionar a temporada. "Perder nunca é bom e cria pressão numa equipa que está habituada a ganhar. Mas, numa primeira jornada, mau seria se se pusesse em causa qualquer ideia por causa de um jogo. É um jogo difícil ponto..."
No D. Afonso Henriques estará presente Fernando Meira a apoiar o V. Guimarães, que terá nos adeptos uma arma que pode desequilibrar. "O fator casa pode ser determinante e esse será o ponto mais forte: uma massa associativa que contagia. Mas é importante que a equipa arraste o público. O Vitória tem muitas alterações este ano, o plantel necessita de tempo, contratou bons jogadores e tem um treinador que considero muito bom. Por isso, acredito que o Vitória pode fazer uma boa campanha", concluiu.



REACOES

"É bom que os jogadores do V. Guimarães percebam essa rivalidade" "Não basta deixar a pele em campo. É importante vencer. Este é um dérbi especial"
Fernando Meira
Ex-jogador do V. Guimarães

"Supertaça? Marcas deixa sempre, mas o Braga já ultrapassou" "Mau seria se se pusesse em causa qualquer ideia por causa de uma derrota"
José Nuno Azevedo
Ex-jogador do Braga



JOGOS
298
José Nuno Azevedo esteve onze épocas no Braga onde somou 298 jogos. Fernando Meira passou quatro temporadas em Guimarães, nas quais foi utilizado em 58 partidas.



DEFESA AZEVEDO E MEIRA PATRÕES

Rivais do Minho mas colegas de posição, Fernando Meira e José Nuno Azevedo foram defesas que deixaram marca no V. Guimarães e Braga. Apesar do segundo ter passado mais épocas no respetivo clube, Meira é um ex-jogador muito querido dos adeptos vimaranenses. Nenhum deles ganhou títulos no Minho, mas são indissociáveis da história dos clubes.

O JOGO

JotaCC

André Pinto ainda de fora pode abrir porta a Rosic
O central, capitão dos minhotos na Supertaça, não treinou pelo segundo dia consecutivo devido a um desconforto muscular e, caso não recupere, lança a discussão na retaguarda

André Pinto não treina há dois dias e é a mais recente dor de cabeça de José Peseiro, que no centro da defesa já se via privado de Ricardo Ferreira. Boly ficou e é, por agora, a única certeza para o dérbi

Aproxima-se a estreia do Braga no novo campeonato, logo na casa do V. Guimarães, e a equipa tem vindo a preparar o dérbi minhoto sem uma das suas principais referências. André Pinto acusou um desconforto muscular, nos últimos dois dias limitou-se a efetuar gestão de esforço e, por isso, está em dúvida para o encontro de amanhã à noite no D. Afonso Henriques.
Boly estava apontado à saída, a Supertaça até poderia ter sido o seu último jogo com a camisola do Braga, mas a verdade é que o francês ficou no plantel e, neste momento, é o único central com presença garantida no onze dos arsenalistas nesta primeira jornada do campeonato. Boly espera por parceiro, que até pode ser mesmo André Pinto, mas, nesta altura, há que equacionar cenários alternativos.
Sasso e Rosic estão à espreita. As últimas indicações dadas por José Peseiro intensificam as dúvidas. Se, por um lado, Sasso foi titular no derradeiro jogo da pré-temporada frente ao Villarreal (fez dupla com Boly), por outro Rosic foi o central escolhido para ir para o banco na Supertaça. O francês tem a experiência na I Liga e o conhecimento do próprio clube a seu favor. Rosic é, no entanto, uma forte aposta e esperança dos arsenalistas para esta temporada, pelo que José Peseiro, caso seja necessário, pode entender que está na hora de o lançar, mesmo que pela frente esteja um dérbi sempre muito exigente.
Na manhã de hoje, o Braga realiza mais um treino de preparação para a curta visita a Guimarães e a condição física de André Pinto será novamente avaliada. Seja como for, por agora subsiste a dúvida, depois de, na Supertaça, José Peseiro ter apresentado uma defesa sem espaço para novidades em relação à época passada, com Baiano, Boly, André Pinto e Goiano. Ricardo Ferreira, esse, foi operado e só voltará à competição em outubro.



Ataque
Hassan espreita regresso ao onze em luta renhida com Stojiljkovic

Face à preferência pelo 4x3x3 na Supertaça, José Peseiro colocou apenas um ponta de lança no onze e o escolhido foi Stojiljkovic. O sérvio esteve longe do nível exibido na temporada passada, pelo que, em Guimarães, poderá verificar-se uma alteração de pontas de lança. Hassan espreita a possibilidade de ser titular, ele que não conseguiu marcar nos jogos de preparação. Os dois avançados formaram uma dupla de sucesso em 2015/16, mas agora, face à mudança tática de Peseiro, lutam por uma só vaga na frente de ataque.



APOIO MIL ADEPTOS A CAMINHO DO DÉRBI

O Braga inicia a Liga com um dos jogos mais entusiasmantes na perspetiva dos seus adeptos. Nesse sentido, a equipa treinada por José Peseiro contará com o apoio de cerca de mil adeptos na noite de amanhã, no Estádio D. Afonso Henriques. Os bilhetes para os adeptos do Braga têm o preço unitário de dez euros e o clube disponibiliza autocarros por cinco euros.



LAPSO A PROVA ERA A RAINHA

O JOGO cometeu, na edição de ontem, um lamentável lapso. No texto publicado na página 19 com o título "São inimigos sim, mas de estimação", foi escrito que na última década o "Braga conquistou uma provazinha e uma Taça da Liga". Onde se lê "provazinha" deveria estar "prova rainha", referente à Taça de Portugal da época passada. A todos os leitores o nosso pedido de desculpas.



FOCO RAFA DECIDIU NA ÚLTIMA VISITA

Enquanto não fica decidido o futuro próximo do campeão europeu, o Braga continua a ter em Rafa (na foto) uma das suas principais armas. O camisola 18 será novamente titular amanhã, num palco onde foi feliz na temporada passada. Em jogo da sexta jornada, marcado pela estreia de Sérgio Conceição no comando do V. Guimarães, Rafa marcou o golo do triunfo (1-0) aos 74 minutos.



FEMININO 1.º DE MAIO RECEBE JOGO-TREINO

Em preparação para a época 2016/17, a equipa feminina do Braga realiza amanhã, às 17h00, no Estádio 1º de Maio, um jogo-treino com Aurillac FC, formação do segundo escalão de França. O jogo é aberto ao público e servirá para o treinador João Marques dar mais um passo na preparação para a estreia no campeonato, no dia 10 de setembro, em casa frente ao Ferreirense.

O JOGO

JotaCC

Conversações por Rafa ainda decorrem
Ainda por definir está o preço a pagar...

As conversações entre Benfica e Sp. Braga continuam a decorrer. O interesse dos tricampeões no extremo é efetivo, mas há um detalhe que falta ultrapassar: o valor a pagar.
Os encarnados recusam pagar os 20 milhões de euros da cláusula de rescisão, valor exigido pelo líder do emblema arsenalista, António Salvado. É precisamente este ponto que tem atrasado a concretização do negócio. Os dois clubes continuam a dialogar, enquanto o jogador espera definição do futuro profissional.
Certo é que Rafa, de 23 anos, está integrado na preparação do plantel bracarense e amanhã à noite será trunfo de José Peseiro no duelo com o V. Guimarães, depois de ter atuado na Supertaça.



Peseiro procura contrariar pior registo em arranques
Técnico persegue primeira vitória nos arsenalistas

Não começou da melhor forma a temporada do Sp. Braga. A exibição arsenalista justificava outro retorno, mas o facto é que o Benfica venceu claramente e levantou a Supertaça. Agora, segue-se uma não menos emotiva deslocação a Guimarães. Mais do que os 3 pontos, também o orgulho da equipa estará em jogo na casa do maior rival dos guerreiros.
José Peseiro sabe disso e quer somar o seu primeiro triunfo neste regresso ao Sp. Braga. Iniciar o campeonato a ganhar pode embalar a equipa para boas prestações, mas o cenário inverso também tem de ser ponderado. Caso José Peseiro perca o 2º jogo oficial repetirá os dois desaires iniciais que somou no Nacional em 2002/03 , até agora o seu pior registo após o tiro de partida.
Esta é a 5ª época que o treinador inicia num clube de 1ª Liga e a primeira foi, precisamente, ao serviço da formação madeirense. Aí, à derrota caseira frente ao Gil Vicente seguiu-se a outra no palco de amanhã, frente ao V. Guimarães. José Peseiro somaria um triunfo apenas na 4ª jornada do campeonato. Dois anos depois, ao serviço do Sporting, a temporada iniciou-se com uma vitória, mas José Peseiro escorregaria logo depois, ao perder em Setúbal. No verão seguinte, e ainda no comando técnico dos leões, o treinador voltaria a falhar dois triunfos num arranque de época fruto da derrota com a Udinese, para a Champions. Seguiu-se Braga e dois empates a abrir. Neste regresso, perdeu em Aveiro e quer redimir-se em Guimarães, um palco onde já fez estragos em dérbis...

Dérbis distintos na terra do rei

José Peseiro passou por Braga em 2012/13 e nessa época foram três as deslocações dos guerreiros ao terreno do eterno rival. O treinador começou com uma exibição de encher o olho para o campeonato e venceu por 2-0. Seguiu-se um empate a zero para a Taça da Liga, que mais beneficiou os visitantes nesse tal ano em que chegaram mesmo a levantar o troféu. O pior veio depois com a eliminação da Taça de Portugal. E a festa no Jamor foi mesmo... branca!

RECORD