News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/08

Started by JotaCC, 04 de August de 2016, 09:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

ÁGUIAS TENTAM RAFA
Apesar da concorrência de FC Porto e Zenit

O Benfica entra na luta por Rafa e pondera fazer um esforço para assegurar o concurso do internacional português. Na Luz há a convicção que o negócio não será fácil, dado o interesse do FC Porto e do Zenit que também têm tentado comprar o seu passe, mas, dada a margem de progressão do jogador, as águias estão dispostas a fazer um esforço financeiro.
O interesse do clube encarnado no jogador não é novo e, agora, Luís Filipe Vieira tenta desviar o jogador do Dragão. O grande entrave do negócio passa pela intransigência do presidente do Sp. Braga, António Salvador, que não prescinde de receber 20 milhões de euros na venda do atleta, o valor da cláusula de rescisão.
Na Luz, este montante é considerado elevado, mas os responsáveis encarnados estão convictos que o jovem, de 23 anos, pode valorizar-se e assegurar um importante retorno financeiro a médio prazo. O facto de o passe do futebolista estar divido pode dificultar as negociações, pois o Sp. Braga só detém 30 por cento. A restante percentagem está dividida entre a Gestifute (50 por cento), Feirense (10 por cento) e o empresário António Araújo (10 por cento).

Rui Fonte é um trunfo
Uma das possibilidades que está a ser estudada pelo Benfica para fechar o negócio passa pela inclusão de jogadores neste negócio. O avançado Rui Fonte, que não entra nos planos de Rui Vitória, é desejado em Braga, e pode seguir para o Minho como moeda de troca. Em equação está ainda a possibilidade serem incluídos mais dois jogadores pertencentes aos quadros do Benfica, uma solução que poderá baixar o valor monetário exigido pelo líder do Sp. Braga.
Os próximos dias vão revelar-se decisivos, mas se houver a possibilidade de trazer Rafa para a Luz, Luís Filipe Vieira não hesitará.




RAFA A TODO O GÁS AGARRA TITULARIDADE
Evolução física notável

Rafa vai mesmo ser titular contra o Benfica. Só algum problema físico de última hora poderá impedir o campeão europeu de ser aposta na Supertaça, dado que a sua evolução física tem sido notável. Apesar de só ter regressado aos treinos há precisamente uma semana, o extremo está a cumprir um plano para chegar a domingo em condições de ser decisivo e, de momento, está a superar as expectativas traçadas pela equipa técnica de José Peseiro.
Determinante como fator de avaliação foi o ensaio realizado na passada terça-feira, contra o Vizela. Rafa, de 23 anos, foi lançado como titular e deu boas indicações. Atuou durante cerca de uma hora, mas esse facto já estava previsto para não serem queimadas etapas na sua progressão, além de que se tratava de um jogo-treino que visava dar algum ritmo a mais elementos do plantel.
Tendo em conta que Peseiro coloca nos píncaros o peso de Rafa no rendimento da equipa, considerando mesmo que existe um Sp. Braga com Rafa e outro sem ele em todas as facetas do jogo, é natural que nem sequer hesite em conceder-lhe a titularidade. Todavia, ainda faltam pelo menos três dias de treinos e o técnico irá atualizando a sua avaliação mediante as observações que for realizando.
Determinante, ainda, é o facto de Rafa ter assumido perante Peseiro que a existência de propostas para a sua saída não o impede de dar o máximo contra o Benfica. O treinador, de resto, tem dúvidas de que o talento do camisola 18 esteja ao alcance da capacidade financeira dos grandes nacionais, embora esteja preparado para uma saída que parece inevitável.

RECORD

JotaCC

Brasileiro Arghus nos planos do Excelsior

O central brasileiro Arghus, um dos excedentários do plantel arsenalista, tem uma proposta do Excelsior e poderá ser emprestado ao clube holandês.
Arghus, de 28 anos, chegou à pedreira na época passada, oriundo do Maribor, da Eslovénia, num acordo até 2018. Após ter sido pouco utilizado por Paulo Fonseca, José Peseiro decidiu dispensá-lo. Agora, o 15.º classificado da última Liga da Holanda quer recebê-lo e o empréstimo poderá concretizar-se.
A quatro dias do jogo de domingo (20.45 horas, TVI), em Aveiro, com o Benfica, relativo à Supertaça, o Braga voltou ontem a preparar a disputa do primeiro troféu oficial da época. O assédio do mercado a alguns dos craques da equipa mantém-se, mas há fôlego para suster as coisas e só resolver tudo para a semana.



SAD do Benfica entra na corrida por Rafa
Mercado Águias tentam contratar avançado do Braga a poucos dias da Supertaça

O Benfica virou-se para Rafa Silva e já se sentou à mesa de negociações com o Braga, apurou o JN, junto de fonte próxima do processo, para tentar contratar o extremo português.

António Salvador, presidente dos bracarenses, tem mantido uma postura firme nos últimos meses, não querendo deixar sair Rafa por uma verba inferior à cláusula de rescisão, que é de 20 milhões de euros, apesar do assédio a que tem sido sujeito nas várias janelas de transferências. Esta poderá, porém, ser a definitiva.
Como consequência, o Benfica, segundo apurámos, é o clube mais bem posicionado para assegurar o concurso do extremo, de 23 anos, a escassos dias da disputa da Supertaça, domingo, em Aveiro, entre águias e guerreiros do Minho.
Depois de ter despontado no Feirense, Rafa realizou três temporadas em crescendo na cidade dos Arcebispos. Terminou 2015/16 com 50 partidas nas pernas e 12 golos celebrados. Tem contrato até 2019.
A contratação do internacional português, campeão europeu em França, poderá, também, indiciar que se irá abrir uma vaga no ataque encarnado. Aliás, pelo que apurou o nosso jornal, junto de fonte próxima do processo, a saída de Salvio está praticamente certa.

Más memórias
A Supertaça não costuma ser, para as águias, uma final de ótimas recordações. Em 17 disputadas desde 1981, apenas venceu cinco e nunca de forma consecutiva. Também não será esta época que o conseguirá, visto que a última vitória foi festejada em 2014, diante do Rio Ave, em Aveiro. Na época passada, recorde-se, perdeu no Algarve com o Sporting.
A "besta negra" das águias foi quase sempre o F. C. Porto. Em 11 finais, perdeu 10. O único êxito sobre os dragões ocorreu no longínquo ano de 1985. Com os leões, saíram derrotados por duas vezes.

JN

JotaCC

MARTINS APRECIADO
Será um alvo concreto na eventualidade de Vukceciv ser vendido. O ex jogador do Sporting agrada a José Peseiro

ATENTO ÀS OPORTUNIDADES DO MERCADO, JOSÉ PESEIRO DEU PARECER POSITIVO DE ANDRÉ MARTINS À SAD DO BRAGA

Chamado por Rui Jorge para os Jogos Olímpicos, André Martins não cabe nesta altura no plantel dos arsenalistas devido à fartura de opções para o meio-campo. O mercado ainda está, porém, aberto



André Martins não tem espaço em Alvalade, mas poderá ter na Pedreira

Bastará a venda de Nikola Vukcevic, há muito desejado pelo Sporting, para o Braga atacar em força a contratação de André Martins. Terminada a ligação ao clube de Alvalade, o médio tornou-se num alvo muito apetecível e os minhotos têm-no debaixo de olho, sabendo-se que o técnico José Peseiro aprecia as suas características. Tudo dependerá dos desígnios do mercado, aberto até ao fim deste mês, mas entre os responsáveis da SAD e a equipa técnica, é ponto assente que o internacional português de 26 anos, chamado por Rui Jorge para os Jogos Olímpicos, está nesta altura tapado por Marko Bakic, Luís Aguiar, Vukcevic, Tomás Martínez e Pedro Tiba, todos médios com capacidade para se envolverem nas manobras ofensivas da equipa.
O argentino Tomás Martínez é, porém, nesta altura o único 10 disponível no grupo arsenalista e poderá assumirse como um jogador fundamental caso o Braga passe a jogar com maior regularidade em 4x3x3 (o 4x4x2 será a alternativa), como Peseiro tem ensaiado nos jogos de preparação, com melhores resultados em termos de rendimento. Se assim for, Martínez estará sujeito a grande desgaste e, nessa perspetiva, André Martins é encarado como uma opção útil, numa época que se adivinha preenchida de jogos, atendendo a que o Braga aposta numa participação duradoura na Liga Europa e nas duas Taças, a exemplo do que se verificou na época passada, culminada com a conquista da Taça de Portugal.
A larga experiência de André Martins em jogos internacionais é outro aspeto que agrada (Champions e Liga Europa). Apesar de só ter somado sete jogos em 2015/16, sob o comando de Jorge Jesus, o médio-ofensivo situou-se sempre entre os mais utilizados por Leonardo Jardim e Marco Silva e, do ponto de vista salarial, será menos oneroso do que o portista Josué, cada vez mais próximo de regressar à Turquia do que à Pedreira, apesar de saber que o Braga está disposto a recebê-lo de volta de braços abertos. Seja como for, nesta altura Martins não cabe na máquina bracarense.



SAÍDA EXCELSIOR QUER ARGHUS

Sem espaço no plantel de José Peseiro, o defesa-central brasileiro Arghus interessa ao Excelsior, clube da I divisão holandesa. Em cima da mesa está o empréstimo do jogador, mas por agora o acordo está dependente de questões financeiras. Experiente no futebol europeu (jogou quatro épocas no Maribor, na Eslovénia), Arghus não se afirmou no Braga.



SUPERTAÇA TRÊS BAIXAS CERTAS

Depois da vitória sobre o Vizela (3-0), num jogo treino que decorreu à porta fechada, o Braga realizou ontem de manhã mais um treino de preparação para a Supertaça, frente ao Benfica, na noite de domingo. José Peseiro continua privado de Ricardo Ferreira, Luis Aguiar e Oti, três jogadores que estão lesionados e vão falhar o duelo com o tricampeão nacional.



Rui Fonte regressa quando estiver recuperado
O avançado vai tratar do traumatismo no joelho direito no Benfica e depois volta ao Minho

Rui Fonte vai fechar o lote de pontas de lança do plantel do Braga. O avançado, que tem vindo a fazer a pré-época no Benfica, lesionou-se no particular que os encarnados realizaram no último domingo frente ao Lyon e, quando estiver apto, vai ingressar no grupo orientado por José Peseiro, algo que, contudo, só irá acontecer depois da Supertaça.O Braga já acertou a transferência com o Benfica, que ficará então com responsabilidade de recuperar o jogador, a contas com um traumatismo no joelho direito. Depois de na época passada ter representado o Braga por empréstimo do clube da Luz, Rui Fonte vai mudar-se para os arsenalistas em definitivo, com partilha dos direitos económicos entre os dois emblemas. O avançado
O azar de Rui Fonte em início de época vai reencontrar os mesmos colegas de sector da época passada, Stojiljkovic e Hassan, pelo que se antevê uma luta renhida pela titularidade, até porque José Peseiro tem dado primazia ao 4x3x3, sistema que contempla apenas um ponta de lança (na temporada passada, recorde-se, Paulo Fonseca jogava sempre com dois). Em 2015/16, Rui Fonte realizou 28 jogos e marcou oito golos, o último dos quais na final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto de... José Peseiro.

O JOGO

JotaCC

FEMININO JÉSSICA SILVA JÁ TREINA NO PLANTEL DO BRAGA

A internacional portuguesa Jéssica Silva já se juntou ao plantel do Braga que anteontem começou a preparar a participação no Campeonato Nacional. A avançada é uma das 20 jogadoras do grupo, sendo que estão outras futebolistas em observação. O técnico João Marques tem a equipa toda à disposição, incluindo Carla Álvarez, cuja lesão no primeiro treino não passou de um susto.

O JOGO

JotaCC

Benfica volta a aproximar-se de Rafa

O interesse não é novo mas aparentemente houve um reacender da «chama» encarnada pelo internacional português Rafa. De acordo com o jornal Record, o Benfica voltou a intensificar as movimentações no sentido de tentar garantir o jogador de 23 anos.

Pretendido pelo Zenit e pelo FC Porto, Rafa foi sempre um dos nomes que Luís Filipe Vieira e Rui Vitória tiveram debaixo de olho. Contudo, os 20 milhões de euros exigidos por António Salvador, presidente do SC Braga, têm sido o grande entrave.

O Zenit já terá visto rejeitadas duas investidas e o FC Porto também não se conseguir aproximar do valore pedido pelo presidente minhoto. Já o Benfica, segundo o Record, acredita que a margem de progressão de Rafa pode valer o investimento exigido.

Para que Rafa possa ser jogador do Benfica existem, desde logo, duas questões que podem ser decisivas. O facto da Gestifute, empresa de Jorge Mendes, deter 50 por cento do passe - e é conhecida a ligação de Mendes ao Benfica; e a vontade do SC Braga contar com Rui Fonte.

Dois trunfos que Luís Filipe Vieira deverá explorar para tentar um acordo que depois lhe permita avançar para a negociação com o campeão europeu por Portugal.

ZEROZERO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

Presidentes de Benfica e Braga pedem 'fair play' na Supertaça
Luís Filipe Vieira aproveitou ainda a ocasião para saudar o Sporting de Braga.

Os presidentes do Benfica, Luís Filipe Vieira, e do Sporting de Braga, António Salvador, partilharam hoje uma mensagem de 'fair play' para a Supertaça de futebol, que os 'encarnados' querem voltar a erguer e os 'arsenalistas' vencer pela primeira vez.

"Em Aveiro, como no resto da época em Portugal e na Europa, queremos continuar a fazer história, com humildade, com determinação e com atitude", refere Luís Filipe Vieira, num depoimento publicado no sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Luís Filipe Vieira destaca que a presença da equipa 'encarnada' na Supertaça Cândido de Oliveira, no próximo domingo, em Aveiro, surge após um ano desportivo marcado pela conquista do tricampeonato do Benfica e pelo triunfo da seleção portuguesa no Euro2016, em França.

"Estão de volta as emoções, as paixões e as competições", refere o líder benfiquista, considerando que o clube, "embalado pelo apoio dos sócios e adeptos", apresenta "ambições renovadas" para o início da época com a Supertaça e "total confiança nas capacidades nos jogadores e técnicos".

O presidente do Benfica refere ainda que a ambição da equipa 'encarnada' assenta no trabalho que realiza dia a dia, com crescente profissionalismo, no apoio dos adeptos e "na determinação em lutar sempre para ganhar, para fazer jus à grande alma benfiquista".

"É essa a nossa força e a nossa mística, até ao último minuto de cada jogo, em cada campo ou pavilhão, tudo fazer para ganhar. Juntos por esta paixão. Juntos em cada desafio. Juntos em cada competição", refere ainda Luís Filipe Vieira.

Luís Filipe Vieira aproveitou ainda a ocasião para saudar o Sporting de Braga, clube "credor de reconhecimento pelo trabalho de afirmação desenvolvido em Portugal e nas competições europeias".

"A todos os dirigentes, atletas, sócios e simpatizantes do Sporting Clube de Braga, deixo o testemunho de cordiais saudações desportivas, e a certeza de que, em conjunto, iremos proporcionar um grande espetáculo nesta primeira grande final da nova época", escreve.

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, destaca a presença da formação 'arsenalista', pela primeira vez na sua história, na Supertaça Cândido de Oliveira como vencedor da Taça de Portugal.

"É, pois, um título que disputamos por mérito próprio, um direito adquirido ao cabo de uma época extenuante, mas muito recompensadora", refere António Salvador no depoimento publicado no sítio da FPF.

O dirigente dos minhotos considera que o clube, com o triunfo na Taça de Portugal, alcançou a "glória que há tanto ambicionava", mas que "o nome, a dimensão e o prestígio do Sporting de Braga obrigam a continuar o curso da história e a não travar o imparável crescimento deste emblema".

"A exigência aumentou para o Sporting de Braga. Para os seus jogadores, para a sua estrutura e para os seus adeptos. Só dando mais seremos melhores. Esse é o desafio que renovamos em todas as épocas, mas em especial naquelas que se seguem aos maiores feitos, porque o sucesso é a luz que nos guia e nunca a luz que nos ofusca", disse ainda António Salvador.

O presidente dos 'arsenalistas' não tem ilusões de que "só com trabalho e esforço redobrados" o clube pode voltar a vencer. "Só com união e solidariedade férreas podemos continuar a crescer", defende.

"São essas qualidades que tentaremos colocar em campo já este domingo, disputando com todas as nossas forças um troféu que nunca conquistámos, perante uma equipa fortíssima, competente em todos os momentos, sólida e organizada, clara dominadora do futebol em Portugal ao longo dos últimos anos", disse ainda António Salvador.

Ainda de acordo com o presidente bracarense, "o Benfica exigirá um Sporting de Braga nos seus limites, mesmo sabendo que nem o favoritismo do adversário abala o respeito e a consideração que a equipa bracarense merece, pelo seu percurso e pelos seus atributos, de todos os adversários".

"Também sabemos que, desde 2001, apenas Benfica, FC Porto e Sporting venceram a Supertaça. É mais um dado a sublinhar a exigência do desafio que nos espera, um desafio que vai exigir de nós três premissas que, recordo, foquei antes da final da Taça de Portugal: ambição, união e superação", refere ainda na nota António Salvador.

SAPO DESPORTO

JotaCC

"Benfica exigirá um Sp. Braga nos seus limites"
António Salvador conta com força dos adeptos para vencer as águias.

Depois de vencer o FC Porto no Jamor e conquistar a Taça de Portugal. O Sp. Braga vai medir forças com o Benfica na Supertaça Cândido de Oliveira de futebol. Na antevisão ao jogo, o presidente do clube elogiou os tricampeões nacionais mas espera sair de Aveiro com mais um troféu. "Pela primeira vez na sua história, o Sp. Braga chega à Supertaça Cândido de Oliveira como vencedor da Taça de Portugal. É, pois, um título que jogamos por mérito próprio, um direito adquirido ao cabo de uma época extenuante, mas muito recompensadora. Cumprimos há pouco mais de dois meses, no Jamor, um objetivo que há muito perseguíamos. A grande alegria que tivemos nessa tarde de 22 de maio foi a de proporcionar a tantas e tantas gerações de braguistas um feito que o clube perseguia há exatos 50 anos", recordou, ao site da Federação Portuguesa de Futebol, António Salvador.  Discurso ambicioso do líder dos arsenalistas "O nome, a dimensão e o prestígio do Sporting Clube de Braga obrigam-nos a não travar o curso da história, a não travar o imparável crescimento deste emblema. O momento das celebrações não se apagará das nossas memórias, mas não encandeia o nosso trabalho. Para vencermos no presente e assegurarmos o futuro, sabemos que já não basta aquilo que nos levou à glória no passado", observou. Salvador assegura que a equipa de José Peseiro está preparada para o difícil teste de domingo. "A exigência aumentou para o SC Braga. Para os seus jogadores, para a sua estrutura e para os seus adeptos. Só dando mais seremos melhores. Esse é o desafio que renovamos em todas as épocas. Não tenho ilusões. Não temos ilusões. Só com trabalho e esforço redobrados podemos voltar a vencer. Só com união e solidariedade férreas podemos continuar a crescer", acrescentou. Ambição, união e superação O líder dos arsenalistas teceu, ainda, elogios à formação treinada por Rui Vitória. "São essas qualidades que tentaremos colocar em campo já este domingo, disputando com todas as nossas forças um troféu que nunca conquistámos, perante uma equipa fortíssima, competente em todos os momentos, sólida e organizada, clara dominadora do futebol em Portugal ao longo dos últimos anos. "O Benfica exigirá um SC Braga nos seus limites, sabendo nós que nem o favoritismo do adversário abala o respeito e a consideração que a nossa equipa merece, pelo seu percurso e pelos seus atributos, de todos os adversários.Também sabemos que, desde 2001, apenas Benfica, FC Porto e Sporting venceram a Supertaça. É mais um dado a sublinhar a exigência do desafio que nos espera, um desafio que vai exigir de nós três premissas que, recordo, foquei antes da final da Taça de Portugal: ambição, união e superação", realçou. A terminar, um pedido dirigido aos associados e adeptos do emblema minhoto. "O Sp. Braga só conseguirá ser vencedor com a vossa presença, a vossa adesão e o vosso apoio. A força que construímos juntos jamais poderá deixar de ser alimentada, porque dela depende o sucesso deste clube", finalizou.

CM

JotaCC

JOÃO CAPELA É O ÁRBITRO DO BENFICA-SP. BRAGA
Lisboeta dirige jogo de domingo

João Capela é o árbitro do jogo da Supertaça entre Benfica e Sp. Braga, domingo, às 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro.

O árbitro lisboeta João Capela, que foi nomeado esta quinta-feira pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), será auxiliado pelos assistentes Álvaro Mesquita (Vila Real) e Pedro Mota (Lisboa) e pelos assistentes de baliza Tiago Martins (Lisboa) e Fábio Veríssimo (Leiria). O aveirense Pedro Ribeiro será o quarto árbitro.

"Pretendemos um árbitro com experiência, de preferência internacional. Para além de obedecer a estes requisitos, o João Capela foi o segundo classificado na época anterior, pelo que reúne todos os requisitos para ser nomeado", explicou Ana Raquel Brochado, vogal e porta-voz do Conselho de Arbitragem, citada no site da FPF.
"Artur Soares Dias foi o primeiro, mas terminou a época a dirigir a final da Taça de Portugal. Como o João Capela nunca apitou uma Supertaça entendemos que seria a escolha natural", referiu ainda Brochado.

RECORD

JotaCC

António Salvador diz que Benfica é a equipa «clara dominadora do futebol em Portugal»

António Salvador avança para a Supertaça com ambição de ver o seu Braga vencer mas destaca o poderio dos tricampeões nacionais.

«A dimensão e o prestígio do Sporting Clube de Braga obrigam-nos a não travar o curso da história, a não travar o imparável crescimento deste emblema», disse numa nota publicada no site da FPF.

«A exigência aumentou para o SC Braga. Para os seus jogadores, para a sua estrutura e para os seus adeptos. Só dando mais seremos melhores. Esse é o desafio que renovamos em todas as épocas, mas em especial naquelas que se seguem aos maiores feitos, porque o sucesso é a luz que nos guia e nunca a luz que nos ofusca. Não tenho ilusões. Não temos ilusões. Só com trabalho e esforço redobrados podemos voltar a vencer. Só com união e solidariedade férreas podemos continuar a crescer», acrescentou António Salvador.

À FPF, o presidente dos minhotos deixou rasgados elogios ao Benfica, que destaca ser «uma equipa fortíssima, competente em todos os momentos, sólida e organizada, clara dominadora do futebol em Portugal ao longo dos últimos anos».

Por isso, o dirigente entende que o Benfica «exigirá um SC Braga nos seus limites, sabendo nós que nem o favoritismo do adversário abala o respeito e a consideração que a nossa equipa merece, pelo seu percurso e pelos seus atributos, de todos os adversários.»

ZEROZERO

JotaCC

«Só com trabalho e esforço redobrados podemos voltar a vencer» - Salvador

Num texto publicado no site oficial da FPF, António Salvador atribuiu o favoritismo da Supertaça ao Benfica, realçando que os bracarenses terão que jogar nos limites.

«O SL Benfica exigirá um SC Braga nos seus limites, sabendo nós que nem o favoritismo do adversário abala o respeito e a consideração que a nossa equipa merece, pelo seu percurso e pelos seus atributos, de todos os adversários», considerou.

O líder da SAD arsenalistas reforçou, contudo, que os guerreiros do Minho tudo irão fazer para conquistar um troféu que ainda não figura no museu do clube.

«Não tenho ilusões. Não temos ilusões. Só com trabalho e esforço redobrados podemos voltar a vencer. Só com união e solidariedade férreas podemos continuar a crescer. São essas qualidades que tentaremos colocar em campo já este domingo, disputando com todas as nossas forças um troféu que nunca conquistámos, perante uma equipa fortíssima, competente em todos os momentos, sólida e organizada, clara dominadora do futebol em Portugal ao longo dos últimos anos», frisou António Salvador.

A BOLA