News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 31/07

Started by JotaCC, 31 de July de 2016, 10:01

Previous topic - Next topic

JotaCC

Guerreiros do Minho empatam a zero frente ao Villarreal

Empate a zero no último teste da pré-época. A uma semana do arranque oficial, os guerreiros do Minho não foram além de uma igualdade sem golos na recepção aos espanhóis do Villarreal, num jogo-treino que foi uma espécie de apresentação aos sócios do SC Braga, no Estádio 1.º de Maio, este ano num formato diferente, com o dia de hoje inteiramente dedicado à apresentação das novas equipas, no centro da cidade.

Ao sétimo jogo-treino desta fase de pré-época, José Peseiro voltou a testar um novo sistema táctico, isto depois de ter deixado no ar durante o estágio a preferência pelo 4x2x3x1 - em vez do 4x4x2 do ano passado da era de Paulo Fonseca. A uma semana da estreia em 2016/17, com a disputa da Supertaça - jogo é domingo, em Aveiro, frente ao Benfica - o técnico apresentou um onze em 4x3x3, com Mauro no papel de trinco e Pedro Tiba e Vukcevic médios mais interiores, com Pedro Santos e Ricardo Horta nas alas e Hassan a ponta-de-lança.

É certo que este é o tempo de experiências, mas perante tantas mudanças tácticas e pelo que se viu dentro das quatro linhas (sobretudo na primeira parte) ficou a ideia de serem necessários reajustes para a estreia oficial...É que os arsenalistas só acordaram a partir dos 65 minutos, após a mudança do figurino. Antes, faltou fio de jogo e ideias.
Marafona foi um dos destaques positivos da partida, ao travar logo aos três minutos um remate de Soldado com selo de golo. Aliás, o avançado obrigou a várias intervenções de classe do guardião, o melhor em campo.

Os guerreiros demoraram a assentar jogo e à excepção de uma jogada de Baiano e um remate de Ricardo Horta, aos 34 minutos, pouco se viu em termos ofensivos. Antes do intervalo, ficou a pedir-se uma grande penalidade após falta de Bonera sobre Hassan. Houve ainda tempo para Marafona voltar a destacar--se, com uma brilhante defesa a negar o golo a Castillejo.
Na segunda parte, Peseiro voltou a mudar de táctica. E foi no 4x2x3x1 - já com Stojiljkovic, Wilson e Martínez - que o SC Braga acordou e cresceu. Pedro Santos deu o primeiro aviso e Wilson fez levantar o estádio... só que a bola foi às malhas laterais. Até se gritou golo e houve música na instalação sonora por engano...

A dez minutos do final, Peseiro lançou Alan e a classe do capitão fez valer o bilhete pago pelos adeptos. Mal tocou na bola fez magia e pouco depois desmarcou Stojiljkovic com um passe soberbo, que só não deu em golo, porque o avançado, isolado, demorou muito a rematar, desperdiçando uma oportunidade única para desatar o nó.
O Villarreal apresentou outros argumentos e não fosse o ferro travar o remate de Bruno, ao cair do pano, e a história seria outra.

José Peseiro: "Mais um passo para consolidarmos processos"

A uma semana da estreia oficial, José Peseiro diz que mais importante do que o resultado a zero frente ao Villarreal é a consolidação de processos. O técnico do SC Braga diz ter sido um encontro difícil, mas já com um ritmo de época importante, após esta fase de pré-época.

"O importante é cada dia que passa cimentarmos o processo e identificarmo-nos com os jogadores e eles com o que nós queremos em campo. É importante para cimentar dinâmicas, princípios de jogo, ter ritmo, trabalhar as dimensões todas do sucesso, um trabalho que culminou com o jogo de hoje [ontem], com uma equipa forte, um jogo já com ritmo de época. É mais um passo para consolidarmos os processos e para dar volume de jogo a jogadores que têm estado de fora", explicou o técnico, lembrando ter sido " um jogo complicado, com oportunidades para os dois lados" e que poderia ter terminado "2-2 ou 3-3".

"Saímos mais reforçados com coisas boas que fizemos, outras menos boas. Mais do que o resultado, o importante é consolidar coisas que achámos determinantes para a equipa", frisou.
Peseiro rejeitou queixar-se pelas "saídas e entradas até ao último dia de Agosto", até porque, "é o nosso trabalho é o contexto que temos". Quanto a Rafa, é claro: "está a treinar connosco há dois dias, vamos ver em que condições vai estar para a Supertaça, sabendo que o Rafa é um jogador fundamental".

Depois de mais uma experiência táctica, Peseiro admitiu que o 4x3x3 "é uma hipótese", assim como "o 4x4x2 e o 4x2x3x1", sistemas também testados pelo treinador. "Versatilidade", argumentou o técnico arsenalista.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

António Salvador avisa dragões: Rafa só sai pelo valor da cláusula
Presidente do Sporting de Braga confirma interesse em Josué, mas negócio será à parte da eventual transferência de Boly

António Salvador reforçou ontem que Rafa só sairá do Sporting de Braga se algum clube pagar a cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. "Toda a gente sabe as condições necessárias para contratar o Rafa, o próprio jogador também as conhece...", referiu, acrescentando que espera contar com o futebolista para o jogo com o Benfica da Supertaça, no próximo domingo.
O FC Porto continua fortemente interessado no extremo, apesar de nas últimas horas ter sido noticiado que o Sporting de Braga e o Zenit estavam perto de um acordo, por 18 milhões de euros. Rafa não está interessado em mudar-se para o Zenit e prefere representar o FC Porto ou um clube de um campeonato mais atrativo do que o russo.
Por outro lado, António Salvador confirmou o interesse em Josué, mas sublinhou que a permanência do médio em Braga nada tem a ver com a eventual ida do central Wily Boly para o Dragão. "A partir do momento em que o Josué foi dispensado do FC Porto é um jogador que interessa. José Peseiro disse-nos que é um jogador interessante
Rafa ajudou o Sp. Braga a ganhar a Taça de Portugal ao FC Porto para a nossa equipa", assumiu o líder do clube minhoto. Hoje há jogo em Guimarães Os dragões jogam hoje [20.00, SportTV] no D. Afonso Henriques o Troféu de Guimarães, diante do Vitória local. Uma partida que está a despertar grande interesse entre os adeptos dos azuis e brancos, que esgotaram os bilhetes que tinham à sua disposição no Dragão.
Danilo poderá somar os primeiros minutos de competição, depois de ter regressado anteontem aos treinos. A intenção é ter o médio defensivo em pleno na primeira jornada da Liga, no dia 12 de agosto, diante do Rio Ave e, claro, a 16 ou 17 do mesmo mês, na primeira mão do play-off da Champions.
Já Quintero, Josué e Hernâni não irão participar no sétimo jogo de preparação dos dragões, depois de terem sido dispensados.
Quem vai continuando no grupo é Martins Indi, isto apesar de também não contar para o treinador, como se prova pelo facto de ainda não ter jogado na pré-época.
A Liga de Clubes anunciou que o Sporting-FC Porto da terceira jornada do campeonato será a 28 de agosto, um domingo, às 18.00.

DN

JotaCC

Um arsenal ainda à procura do fio
José Peseiro fez algumas experiências enquanto aguarda reforços para o ataque

Jogo tipicamente de pré-época, com o Villarreal genericamente a dominar e a desfrutar logo na primeira parte de três boas oportunidades de golo, mais uma do que o Braga, que ainda apresenta dificuldades de entrosamento, pois só manteve a estrutura na defesa.
Alan, lançado por José Peseiro para os últimos dez minutos da partida, tenta fugir ao ex-portista José Ángel
José Peseiro apresentou um esquema tático em 4-1-4-1, denotando fragilidades desde o meio-campo até ao setor avançado, desde logo porque escassearam jogadores ofensivos, acabando por remeter-se um pouco à defesa. Mas não faltou emoção, com ambas as equipas aguerridas e o Villarreal a demonstrar porque ficou em quarto lugar na Liga Espanhola do ano passado, logo a seguir a Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid, evidenciando um maior ritmo competitivo.
Com alternativas na bancada e à espera de reforços, José Peseiro fez algumas experiências a uma semana de defrontar o Benfica, em Aveiro, para a Supertaça Cândido de Oliveira, porque os bracarenses ainda não encontraram o fio de jogo. O que se aceita, tendo em conta as dúvidas das suas opções táticas, em face das incógnitas sobre o plantel final.
Wilson Eduardo, aos 73 minutos, após um passe de Stojiljkovic, falhou uma oportunidade flagrante, as- sim como, dez minutos de- pois, foi o próprio Stojiljko- vic a fazer o mesmo à boca da baliza. Por isso, os últimos minutos foram dos adeptos a puxar pelo Braga, mas o empate perdurou.


Treinadores

Foi mais um passo no nosso processo de evolução frente a um adversário forte, o mais forte até agora. Temos de dar tempo aos atletas"
José Peseiro
Braga

Jogámos melhor e tivemos mais oportunidades, mas o guarda-redes do Braga, tal como o nosso, esteve sempre muito bem"
Marcelino García Toral



Desejo
Salvador quer segurar Rafa

O presidente do Braga, António Salvador, inaugurou a exposição fotográfica da época arsenalista de 2015/16 e abordou o futuro próximo dos guerreiros do Minho. A atenção está centrada, claro, em Rafa e o líder dos minhotos voltou a destacar que o campeão europeu só sai pela cláusula de rescisão, abordando, ainda, outros eventuais negócios: "Gostava de ficar com todos, mas sei que será muito difícil. O Rafa? Toda a gente sabe as condições necessárias para garantir a contratação e o próprio jogador também. Estou a contar com ele para o jogo da Supertaça, que queremos ganhar", disse.

JN

JotaCC

BOLY NÃO FAZ ESQUECER MANGALA
FC Porto falou com Braga e quer o central de 24 anos. Ainda assim, há espaço para o mais desejado, se no final de agosto o negócio se proporcionar



O central Boly interessa ao FC Porto e já motivou uma conversa entre Pinto da Costa e António Salvador. O negócio, porém, está muito longe de ser concretizado, até porque o contacto entre presidentes foi meramente exploratório e ainda ontem o francês jogou pelo Braga contra o Villarreal (ver mais na página 36), num onze bastante próximo do que José Peseiro pensa apresentar no próximo dia 7, quando defrontar o Benfica, para a Supertaça. A vontade arsenalista de vencer o primeiro troféu oficial da época colide com a necessidade que o FC Porto tem de integrar um novo jogador até... ao dia seguinte. Isto porque a 8 de agosto encerram as inscrições para o play-off da Liga dos Campeões e Nuno quer mais uma opção até essa data. Com ou sem Boly, no entanto, a vontade de contar com Mangala mantém-se. O francês é um alvo complicado (ganha cinco milhões de euros limpos por ano), mas, representado por Jorge Mendes, não descarta a rescisão com os citizens e, com dinheiro na mão, poderia tornar-se num alvo menos inacessível à bolsa portista.
Felipe ainda não convenceu totalmente. O brasileiro tem sentido dificuldades em adaptar-se ao futebol mais rápido que se pratica na Europa e à impossibilidade de errar que se exige no FC Porto. Todos lhe reconhecem qualidades, mas também sabem que precisa de tempo. Reyes é transferível e Chido António Salvador garantiu que Josué não tem nada que ver com Boly. E não terá, até porque o mais provável será mesmo que o médio rume ao Galatasaray, clube ao qual foi prometido pelo FC Porto e que lhe agrada mais. Josué gostou do tempo que passou na Turquia e quer voltar, tanto mais que agora jogaria num grande e não no Bursaspor, onde não conseguia disputar títulos. Para que a transferência se concretize, o jogador terá de renovar pelo FC Porto, pois o Galatasaray oferece visibilidade e os dragões querem salvaguardar interesses futuros. O Braga quer Josué em definitivo, mas não consegue pagar a totalidade do seu salário, o que não é problema para o clube turco, que até pagará ao FC Porto, também, pelo empréstimo.


6 milhões
BRAGA É DETENTOR DE 70 POR CENTO DO PASSE DE BOLY, QUE TEM CONTRATO COM O CLUBE MINHOTO ATÉ 2018. SEM ATLETAS ENVOLVIDOS, O FC PORTO PODERÁ TER DE PAGAR SEIS MILHÕES DE EUROS PARA O TER

O JOGO

JotaCC

NOVA FÓRMULA ACABOU EM NULO
José Peseiro ensaiou um modelo mais defensivo já a pensar no jogo da próxima semana com o Benfica


Stojiljkovic entrou no segundo tempo e acrescentou dinâmica ao ataque

O embate entre os quartos classificados do campeonato português e espanhol acabou empatado, sem golos, apesar das muitas oportunidades criadas pelas duas equipas. Deste jogo, mais do que o resultado, destaca-se o novo esquema tático ensaiado por José Peseiro, já a pensar na decisão da Supertaça com o Benfica; depois de ter deixado cair, com o decorrer dos jogos de preparação, o modelo com dois pontas de lanças, ontem o treinador abdicou também de utilizar um médio mais ofensivo (vinha sendo Tomás Martínez) para acrescentar Vukcevic e Pedro Tiba ao trinco de serviço, o capitão Mauro. E foi com um meio-campo reforçado e dois alas (Pedro Santos e Ricardo Horta) no apoio a Hassan que o Braga tentou anular o Villarreal, da mesma forma que tentará anular o Benfica daqui a uma semana.
No caso de ontem, o resultado acabou por ser mentiroso, não pela justiça ou injustiça do empate (qualquer equipa podia ter ganho ou... perdido), mas pela ausência de golos, tantas foram as oportunidades para os marcar. Brilharam os guarda-redes, mais Marafona, que com esta exibição parece ter ganho uma vantagem definitiva na luta com Matheus pela titularidade na baliza.
No teste mais exigente até ao momento, este Braga de José Peseiro também não conseguiu ser constante, nem entusiasmante, ao longo de todo o jogo, até porque passou a maior parte do tempo com uma atitude demasiado expectante. Apesar disso, houve coisas boas e uma notória evolução na ideia de jogo arsenalista, em comparação com os últimos jogos, nomeadamente no ataque, onde já se viu mais de uma mão-cheia de combinações interessantes.



DESTAQUES
BRAGA

Marafona
Uma mão-cheia de grandes defesas serviu para deixar o Villarreal a zero.
Sasso
Evitou um golo quase certo ao oferecer o corpo à bola (30'). Pouco depois viu fugir Afif, que rematou contra Marafona (43').
Boly
No dia em que foi associado ao FC Porto, começou por falhar em dois lances idênticos: deixou escapar Soldado nas costas (2'e 5') e foi salvo por Marafona. Acabou por acertar na marcação ao internacional espanhol. Saiu aos 53 minutos.
Pedro Tiba
Jogou uns metros à frente de Mauro, na mesma linha de Vukcevic, num meio-campo a três, e teve um arranque de jogo promissor, altura em que conseguiu imprimir alguma dinâmica ao jogo ofensivo.
Ricardo Horta
Várias iniciativas, mas todas com o mesmo final inconsequente. Podia ter marcado na primeira parte, mas o remate em arco saiu demasiado fraco e para as mãos de Andrés Fernández (34').
Stojiljkovic
Entrou bem e trouxe dinâmica e potência ao ataque. Teve um passe magistral a isolar Wilson.
Tomás Martínez
Desta vez não teve impacto no jogo.



HOJE PLANTEL APRESENTADO NO CENTRO HISTÓRICO

O plantel será oficialmente apresentado hoje, a partir das 21h30, numa festa que decorrerá no centro da cidade (Praça da República) durante todo o dia. A iniciativa arranca às 11h00 com várias atividades e prolonga-se pela noite dentro, com um concerto da banda We Trust (20h30) a anteceder a apresentação do plantel principal, da equipa B e ainda da equipa feminina.



SÉRVIA SELECIONADOR A VER STOJILJKOVIC

Slavoljub Muslin, selecionador sérvio, assistiu ao jogo de ontem com o objetivo de observar o avançado Stojiljkovic (entrou na segunda parte), mas também Rukavina, da equipa espanhola. Para além destes dois jogadores, Muslin ainda tinha a esperança de ver em ação o central Lazar Rosic (lesionado) e Pantic (Villarreal), que acabaram por não jogar.



Salvador quer voltar ao Jamor
Líder do Braga insiste em traçar metas ambiciosas para esta época, aproximando-se dos grandes

"Temos os nossos objetivos bem definidos e queremos chegar às finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga"
António Salvador
Presidente do Braga


Com um "grande orgulho" pelas conquistas da época passada, António Salvador fala de uma "ambição" igual para esta. Regressar à final da Taça de Portugal e vencer a Supertaça está no rol de objetivos traçados

Para além das questões de mercado António Salvador voltou ontem a apontar alto nos objetivos para esta temporada, a começar desde logo pelo jogo da Supertaça frente ao Benfica, que se realiza já no dia 7 de agosto. Durante a inauguração da exposição "Um ano de glória", que retrata, através de fotografias, as "muitas vitórias" arsenalistas da época passada, o presidente do Braga reforçou a ideia de mais conquistas, afirmando mesmo que tem por objetivo "regressar ao Jamor". "Temos as nossas metas bem claras. No campeonato, queremos garantir a qualificação direta para a Liga Europa [apenas possível através do quarto lugar], e procurar uma aproximação aos três grandes. Depois, também temos o objetivo de chegar às finais da Taça de Portugal e da Taçada Liga. Sabemos que para lá estar teremos de ultrapassar barreiras difíceis e eliminar pelo menos um dos três grandes, mas isso éo que já temos vindo afazer nos últimos anos. Assumo que tenho o objetivo de voltar ao Jamor", acrescentou, por entre elogios à exposição que tinha acabado de inaugurar. "É evidente que recordar estes momentos de glória me deixa emocionado e com uma enorme alegria. No fundo, este é mais um reconhecimento do trabalho de todos os que trabalham em prol do clube. Conseguimos muito na época passada, na Taça de Portugal, Liga Europa, campeonato... foi um grande ano." Apesar disso, Salvador garante que não se importaria de ter a exposição desatualizada já daqui a uma semana, em caso de conquista da Supertaça. "É uma honra estar em mais um afinal e num grande jogo, como será este da Supertaça. O Benfica foi campeão, nós vencemos a Taça de Portugal, e, por isso, qualquer uma das equipas tem a ambição de conquistar este troféu. Sabemos do valor do adversário, mas vamos fazer tudo para vencer", rematou.



Rafa faltou ao jogo, Bakic não

O internacional português Rafa não esteve ontem no 1.º de Maio para assistir ao jogo com o Villarreal, ao contrário do que aconteceu com Bakic, a última contratação assegurada pelo Braga, que viu o jogo na tribuna ao lado de outros jogadores do plantel que não fizeram parte das opções do treinador. "Só começaram a treinar nesta semana", disse Peseiro, justificando a não utilização dos dois jogadores na partida. André Pinto, Lazar Rosic, Ricardo Ferreira, Tiago Gomes, Luis Aguiar e Oti também não jogaram, mas devido a problemas físicos.


O JOGO

JotaCC

Boly pode custar até 7 milhões de euros

As negociações entre FC Porto e SC Braga para a transferência de Willy Boly fluem a bom ritmo, com os clubes a definir o montante da transferência, que deverá rondar os 6/7 milhões de euros.

Segundo pode ler este domingo em A BOLA, o FC Porto definiu claramente que Boly é o homem certo para devolver máxima segurança à defesa e a operação entrou na fase de detalhes, sendo convicção das partes - clubes e jogador - que o negócio desaguará num acordo que satisfaça toda a gente.

A BOLA

JotaCC

Braga quer, mas preferência de Josué é outra
Médio do FC Porto está mais inclinado em prosseguir a carreira ao serviço do Galatasaray.

António Salvador garantiu que Josué não tem nada que ver com Boly, central que está na mira do FC Porto para 2016/17. E não terá, até porque o mais provável será mesmo que o médio rume ao Galatasaray, clube ao qual foi prometido pelo FC Porto e que lhe agrada mais.

Josué gostou do tempo que passou na Turquia e quer voltar, tanto mais que agora jogaria num grande e não no Bursaspor, onde não conseguia disputar títulos. Para que a transferência se concretize, o jogador terá de renovar pelo FC Porto, pois o Galatasaray oferece visibilidade e os dragões querem salvaguardar interesses futuros. O

Braga quer Josué em definitivo, mas não consegue pagar a totalidade do seu salário, o que não é problema para o clube turco, que até pagará ao FC Porto, também, pelo empréstimo.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga e Zenit perto de acordo. Negócio por Rafa está por horas
Clube russo está disposto a pagar os 20 milhões de euros exigidos por António Salvador.

   
O futuro de Rafa está cada vez mas próximo de estar resolvido. Segundo apurou o Desporto ao Minuto, o Zenit está disposto a pagar os 20 milhões de euros exigidos por António Salvador pelo passe de Rafa, que é uma aposta pessoal do técnico do clube russo, Mircea Lucescu.

Segundo fonte próxima do negócio, os representantes do jogador já reuniram com o presidente do emblema minhoto e o acordo pode estar por horas.

De referir ainda que o processo dura já há cerca de três meses.

Contudo, Rafa pode não viajar sozinho para a Rússia. Caso Ezequiel Garay abandone o Zenit, André Pinto pode também seguir o mesmo destino do companheiro de equipa. Mas a confirmar-se a ida dos dois jogadores para o Zenit, o negócio pode ser feito por outros valores. Neste caso, o Sp. Braga poderá encaixar cerca de 28 milhões de euros.

DESPORTO AO MINUTO

JotaCC

Galatasaray tenta desviar Josué com salário de um milhão por ano
Médio português foi dispensado do FC Porto e está a ser disputado por SC Braga e Galatasaray.

O Galatasaray está interessado em contratar o médio português Josué ao FC Porto depois do treinador Nuno Espírito Santo ter dispensado o jogador de 25 anos. O SC Braga está também na corrida a Josué e já apresentou uma proposta concreta ao jogador.

Segundo escreve o diário A Bola na sua edição de domingo, o Galatasaray pode vir a desviar Josué do SC Braga. O presidente do emblema minhoto já fez uma proposta formal a Josué para ser reforço a título definitivo dos 'guerreiros', mas o poderio financeiro do emblema turco poderá convencer Josué a rumar a Istambul para receber um salário de um milhão de euros por ano, acrescido de um prémio de 15 mil euros por vitória, independentemente do futebolista jogar 1 ou 90 minutos.

Recorde-se que Josué deixou uma boa imagem no futebol turco depois de ter representado o Bursaspor por empréstimo do FC Porto.

SAPO DESPORTO