News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/05

Started by Bruno3429, 20 de May de 2016, 08:45

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Paulo Fonseca e José Peseiro 'confiantes' para o Jamor
Redacção

Os treinadores do FC Porto, José Peseiro, e do SC Braga, Paulo Fonseca, manifestaram-se confiantes na conquista da Taça de Portugal em futebol, na final de domingo, ainda que o técnico bracarense atribua o favoritismo aos portuenses.
"É um título que todos ambicionamos. Sabemos que as expectativas são grandes [...], a exigência e as responsabilidades também, só pode ser assim, [...] para conseguirmos aquilo que é mais importante e decisivo desta época, neste momento, que é vencer a Taça de Portugal", disse José Peseiro, em declarações divulgadas pela assessoria de comunicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Tal como o treinador do Porto, também Paulo Fonseca ambiciona conquistar o troféu, ainda que reconheça que o adversário dispõe de mais e melhores 'armas' para o fazer. "É impossível não imaginar poder subir aquelas escadas [do Estádio Nacional] para levantar a taça. Percebendo que vamos defrontar um adversário de enorme valor, o FC Porto é claramente favorito, mas podemos sonhar com esse momento", observou.
Paulo Fonseca admite que as equipas possam não exibir "a mesma frescura que têm apresentado durante a época", mas assinalou que isso poderá ser compensado com a "questão motivacional", especialmente, "com um Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] que é adepto do SC Braga" e estará presente no estádio.

"É uma oportunidade única. Faz 50 anos que o clube venceu a Taça de Portugal. Queremos voltar a dar uma alegria enorme aos nossos adeptos e fazendo 50 anos seria um dia especial. Os jogadores têm de perceber que é um dia único nas nossas vidas, podemos ficar na história do clube", observou o treinador 'arsenalista'.
Para José Peseiro, "quem está no FC Porto e quem disputa a final de uma taça tem que se imaginar a vencer", advertindo que o seu clube "tem história, tem muitos troféus", com 16 títulos na Taça de Portugal, "mas sabe que tem de estar no seu melhor para vencer o jogo".

Enquanto o treinador dos 'dragões' lembrou que o SC Braga "investiu muito" para dispor de "um plantel valioso", o técnico dos minhotos, derrotados na final do ano passado pelo Sporting, espera "um FC Porto em crescendo, que percebe que este é um título que pode trazer alguma coisa de positivo a esta época", referiu em reportagem à assessoria da FPF.

Correio do Minho

Bruno3429

A história do único jogador a vencer a Taça por FC Porto e Sp. Braga
Armando da Silva, portuense e portista que ficou a morar em Braga, esteve no Estádio do Jamor em 1958 e 1966, meio século antes da final deste domingo; o antigo guarda-redes tem 77 anos e não esquece aquelas finais.
Por Vítor Hugo Alvarenga   

Armando da Silva tem 77 anos e um registo inigualável no futebol português: foi o único jogador a vencer a Taça de Portugal ao serviço de FC Porto e Sp. Braga, os dois clubes que estarão no Jamor neste domingo.

O Maisfutebol encontra-o em Braga, onde ficou a morar depois de terminar a carreira, tendo por perto a esposa, filhos e netos.

O antigo guarda-redes dividiu o seu tempo entre FC Porto e Sp. Braga, os dois grandes amores, e desenvolveu um gosto que é partilhado por outros elementos da família, também eles dedicados às balizadas.

Armando nasceu no Porto e evoluiu nos escalões de formação dos dragões. Como júnior chegou a defrontar Jorge Nuno Pinto da Costa, atual presidente do clube azul e branco e à época um anónimo defesa do FC Infesta.

«Eu sinceramente não me recordo, mas Pinto da Costa diz-me que sim, quando falamos sobre isso. Eu estava no FC Porto e ele no Infesta, nos juniores, mas ninguém sabia quem ele era.»

Em 1958, com apenas 19 anos, Armando foi convocado para a final da Taça de Portugal entre o FC Porto e o Benfica. Acúrcio estava lesionado e o jovem ficou no banco de suplentes como alternativa a Pinho.

Hernâni marcou o único golo do encontro no Estádio do Jamor (1-0) e garantiu a segunda Taça da história dos dragões. O clube portista tem atualmente 14.

«O Porto tinha uma equipa do caraças! Foi um grande golo do Hernâni, o meu ídolo, do meio do campo. Não joguei mas estava lá, festejei e levantei o troféu».


Armando da Silva ficou no FC Porto até 1960 mas teve de cumprir o incontornável serviço militar e saiu para o Gil Vicente. Pouco depois foi chamado para a Guerra Colonial e ficou um par de anos em Angola, onde chegou a representar o Ferroviário de Malange.

Em 1963 regressou a Portugal e destacou-se ao serviço do Salgueiros. Tanto que recebeu um convite do Sporting de Braga e afirmou-se como titular da formação arsenalista.

A equipa minhota fez um campeonato mediano em 1965/66 mas ultrapassou os maiores obstáculos para chegar ao Estádio do Jamor e defrontar o Vitória de Setúbal.

«Nos quartos-de-final vencemos o Benfica de Eusébio, do Coluna, do José Augusto, de todos. E nós, os farrapinhos, demos 4-1 em Braga. Perdemos 3-1 na Luz e seguimos em frente. Nas meias-finais foi 1-1 e 1-1 com Sporting e 1-0 no jogo de desempate.»

A 22 de maio de 1966, precisamente meio século antes da final deste domingo, Armando travou os ataques do V. Setúbal e Perrichón garantiu a vitória histórica para o clube minhoto (1-0).

«Tínhamos fundamentalmente uma equipa, com grande espírito. Não tínhamos 15, nem 13, tínhamos 11. Lembro-me que tinha a certeza absoluta de que íamos ganhar.»

O Sp. Braga venceu a única Taça de Portugal do seu historial – perdeu quatro finais desde então – mas a festa podia ter ficado estragada com o súbito desaparecimento do troféu.

«A Taça desapareceu e a malta viu-se à rasca para a encontrar. Foi o Coimbra que a meteu na cama, com a roupa por cima. Eram só pessoas a perguntar pela Taça, pela Taça, pela Taça, e ela tinha desaparecido.»

O mistério foi resolvido e a comitiva arsenalista tinha um mar de gente à espera em Braga. A viagem foi realizada de avião, algo pouco habitual naquela altura.

«Aquilo era um regabofe, naquela altura valia tudo. Se não houvesse dinheiro, roubava-se.»

Armando da Silva brinca com a situação mas não esquece a receção apoteótica em Braga. Aqueles homens tinham feito história.

«Era mais povo que gente! Tudo cheio de gente, foi qualquer coisa de espetacular.»


O Sp. Braga não garantiu apenas a sua primeira e única Taça. Na época seguinte fez a estreia nas competições europeias, com Armando na baliza. Na primeira eliminatória da Taça das Taças, os portugueses ultrapassaram o favorito AEK de Atenas. Porém, na ronda seguinte caiu perante o Gyori ETO, da Hungria.

«Foram jogos inesquecíveis. Eu por exemplo nunca tinha saído de Portugal.»

Armando da Silva fez seis épocas de grande nível no Sporting de Braga, chegou a ser convocado para a Seleção principal (sem sair do banco) e teve a oportunidade de regressar ao seu FC Porto em 1970.

Américo tinha acabado a carreira e os dragões precisavam de um nome seguro para a baliza, a par de Rui Teixeira. Armando voltava às Antas na sua melhor fase mas cedeu percebeu que teria dificuldades em conquistar a titularidade.

«O Rui não era o meu grande obstáculo. Eram outras coisas. Enfim, a verdade é que o Rui Teixeira ainda está no FC Porto até hoje.»

Sem conseguir ganhar o lugar ao seu adversário direto, Armando da Silva esteve ainda assim em alguns jogos inesquecíveis para os dragões.

Num torneio de pré-época do FC Porto, por exemplo, levou os jornalistas de Caracas (Venezuela) a escrever sobre um recorde mundial quando defendeu quatro grandes penalidades de forma consecutiva frente ao Celta de Vigo.

«Não consegui defender o primeiro mas parei todos os outros. Concentrava-me bastante no adversário. Se ele chutasse com força, sabia que era para o lado direito do guarda-redes. Se fosse em jeito, era para o lado esquerdo.»


Armando não jogava com regularidade mas brilhou com grande intensidade em Barcelona, para a Taça UEFA. Terá sido umas das melhores exibições ao serviço do FC Porto.

Os dragões surpreenderam o gigante espanhol nas Antas, ao vencer por 3-1, e colocaram-se novamente em vantagem em Camp Nou (0-1). Abel Miglietti marcou ao minuto 19 e Fernando Riera teve de trocar de guarda-redes pouco depois.

«O Rui lesionou-se, ou disse que se lesionou. O Rieira só me disse: 'vá, lá para dentro'. Nem me incentivou. Mas eu avisei-o logo que se o FC Porto perdesse não seria por culpa do Armando. O tempo foi passando, passando e o Porto teve um guarda-redes chamado Armando que defendeu tudo.»

Armando trocou de camisola com Miguel Reina, guarda-redes do Barcelona e pai de Pep Reina, que representa atualmente o Nápoles.

Após três épocas sem conseguir a desejada titularidade no seu FC Porto, Armando da Silva fez as malas e procurou outro clube para a reta final da carreira.

O guarda-redes esteve perto do Leixões e foi de férias com a convicção de que iria representar o clube de Matosinhos.

«Olhe, estava a chegar ao campismo em Vila do Conde, a pensar que ia passar lá as férias descansado, e vi na porta dois dirigentes do Sp. Braga. Convidaram-me para voltar, lá disse que sim e fiquei para sempre em Braga.»

Armando pendurou as luvas em 1975 e está há perto de quarenta anos a morar em Braga. Em dois armários guarda as memórias de uma carreira rica e vários troféus, como a Medalha de Comportamento Exemplar da Federação Portuguesa de Futebol.

«Recebi a Medalha de Comportamento Exemplar porque em cerca de 500 jogos nunca fui castigado nem vi um cartão amarelo.»

Armando da Silva, na plenitude dos seus 77 anos, pode orgulhar-se desse percurso difícil de imaginar no futebol atual.

Maisfutebol

Bruno3429

VUKCEVIC PODE SER A NOVIDADE
Tenta recuperar de lesão a tempo de ser convocado

A 72 horas do jogo com o FC Porto, a SAD decretou blackout aos jornalistas. A partir de ontem, nenhuma informação em relação aos treinos será divulgada. Na origem da situação estará a condição física de alguns jogadores. Vukcevic, por exemplo, tenta recuperar de lesão a tempo de ser convocado.

A subida ao relvado pode ser um indicativo de que esteja apto.

NIKOLA VUKCEVIC NO RADAR DE JESUS
Médio do Sp. Braga termina contrato na próxima época e agrada a Jorge Jesus.

Record

JotaCC

Fonseca, Marcelo e repto da história

Uma certa evocação de Perrichon, autor do golo (1-0 ao Vitória de Setúbal) que deu a única Taça de Portugal ao emblema minhoto, faz rigorosamente 50 anos, a vontade de também ficar nos anais do clube e outra "motivação especial" que é a perspetiva de receber o troféu das mãos do mais ilustre adepto e sócio braguista, o próprio presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Tudo estímulos que o treinador Paulo Fonseca pretende capitalizar para ultrapassar o que considera ser "o claro favoritismo do F. C. Porto" na final do Jamor.
"É uma oportunidade única. Queremos voltar a dar uma alegria enorme aos nossos adeptos. E fazendo meio século desde o único triunfo do clube na Taça, seria um dia especial. Os jogadores têm de perceber que é um dia único nas nossas vidas, podemos ficar na história do clube", disse Paulo Fonseca ao site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.
O treinador do Braga espera "um F. C. Porto em crescendo, que percebe que este é um título que pode trazer alguma coisa de positivo a esta época", e insiste que o rival é "claramente favorito". "Mas isso não nos impede de sonhar", atalha.
"É impossível não imaginar poder subir aquelas escadas para levantar a taça de Portugal. Percebemos que vamos defrontar um adversário de enorme valor, mas podemos sonhar com esse momento", rematou Paulo Fonseca.
Estágio em Sintra
A expedição minhota ao Jamor começa já hoje. Após treino matinal e almoço ainda em Braga, a equipa parte para uma estadia de dois dias em Sintra, onde fará duas pernoitas. Além de contarem com os descontraídos e revigorantes ares da serra, os Guerreiros do Minho têm treino marcado para amanhã de manhã, no próprio palco da final da Taça.


Juniores B
O sorteio do Nacional ditou, ontem, um Benfica-Braga e um F. C. Porto-Sporting a abrir a fase de apuramento de campeão, que começa no próximo dia 29. As restantes jornadas realizam-se a 5, 11, 15, 19 e 25 de junho.

JN

JotaCC

Treinador do Sp. Braga dá favoritismo ao FC Porto de José Peseiro, que já se imagina a vencer domingo o jogo do Jamor

Três jogos, três derrotas. É este o saldo de Peseiro frente a Fonseca

É já no próximo domingo que se disputa a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e FC Porto, jogo que será apitado por Artur Soares Dias. Ontem, os dois treinadores fizeram a antevisão da partida em formato vídeo para o site da Federação Portuguesa de Futebol, entidade organizadora da prova.
Curioso foi, sem dúvida, o facto de o técnico bracarense, Paulo Fonseca, ter chamado ao discurso Marcelo Rebelo de Sousa, que estará pela primeira vez no Jamor como a mais alta figura da nação. "Podemos ficar na história do clube. Temos de perceber a importância de vencer uma final para o Sporting de Braga, ainda por cima com um Presidente da República que é adepto do Braga, será uma motivação extra para conquistarmos a Taça de Portugal", referiu o treinador dos minhotos, que deve estar de saída do clube arsenalista.
Paulo Fonseca, que já orientou o FC Porto, diz esperar um adversário forte. "Espero um FC Porto que, na minha opinião, tem vindo em crescendo nestes últimos tempos e que também percebe que este é um título que pode trazer alguma coisa de positivo a esta época. Vamos ter um FC Porto muito motivado, muito forte, com perspetiva de conquistar um título único nesta época", disse o técnico num discurso em forma de alerta virado para os seus jogadores.
Sobre a festa da Taça, Fonseca garante que estar presente nesta partida "é um sonho de criança" e, por isso mesmo, fala em "oportunidade única".
Questionado sobre que Sporting de Braga teremos no Estádio Nacional, Paulo Fonseca garante que orientará "uma equipa solidária, rigorosa, mas igual a si própria, sem receio de desenvolver o seu jogo".
Por seu turno, José Peseiro, cuja continuidade ao serviço dos dragões pode estar dependente da conquista da Taça, só vê um cenário possível, apesar de esperar muitas dificuldades colocadas pelo seu opositor.
"Imagino-me a vencer, isso é importante. Quem está no FC Porto e disputa uma Taça de Portugal tem de se imaginar a vencer. Mas mais importante do que isso é fazer as coisas que temos de fazer. Não podemos ir para um jogo destes pensando que vamos ganhar. Prepara-se uma final pensando nas tarefas que temos de preparar e na organização que temos que colocar no jogo", disse o ribatejano.
Questionado sobre o adiantado da época e a menor frescura física dos futebolistas que tem à disposição, José Peseiro garante que o momento e a importância do jogo podem ajudar a que os futebolistas estejam ao mais alto nível.
"É um momento em que todos querem jogar. Infelizmente, o treinador só pode colocar onze, o limite de entrada é três. É daqueles jogos que ninguém quer perder. Todas as dores e coisas menos boas que se possam passar naquele momento são esquecidas". Duelo desequilibrado No confronto direto entre os dois treinadores, o duelo é francamente desequilibrado.
José Peseiro enfrentou Paulo Fonseca em três ocasiões. E perdeu-as todas. Na primeira vez que se defrontaram, ironicamente, José Peseiro era treinador do Sporting de Braga. Na terceira jornada do campeonato de 2012-2013, o Paços de Ferreira do então estreante Pau-
O adepto Marcelo Rebelo de Sousa equipado à Sporting de Braga lo Fonseca recebeu e bateu os minhotos por claros 2-0 – golos de Javier Cohene e Hurtado.
Na segunda volta, novo triunfo para o Paços, desta vez na Pedreira. Os castores ganharam por 3-2 mas estiveram a ganhar por 3-0, com golos de Hurtado (2) e Cícero. Os bracarenses acabariam por reduzir por intermédio de Leandro Salino, hoje no Olympiacos, e Éder, atual futebolista do Lille.
Nesse ano, o Paços de Ferreira acabaria à frente do Sporting de Braga e terminaria num sensacional 3.º lugar que lhe possibilitou disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Já nesta temporada, o Sp. Braga de Paulo Fonseca venceu em casa o FC Porto por 3-1, num encontro que terminou com as aspirações dos dragões em reconquistar o título. Hassan, Rafa e Alan marcaram para os da casa, Maxi Pereira atenuou as diferenças.
Esse encontro ficaria marcado pela contestação dos dragões à arbitragem de Carlos Xistra e ainda pela falha de Casillas no terceiro golo do Sp. Braga. No Jamor há uma certeza, o espanhol não joga.



Bracarense Vukcevic em vias de reforçar o Sporting
Médio montenegrino agrada bastante a Jesus, que pediu a sua contratação. Negócio pode fazer-se por quatro milhões de euros

REFORÇO Nicola Vukcevic, médio do Sporting de Braga, tem grandes probabilidades de reforçar o Sporting na próxima temporada. O DN sabe que os dois clubes têm vindo a negociar o montenegrino no maior sigilo e a verdade é que aproximaram-se bastante nos últimos dias. O Sporting de Braga e o seu presidente António Salvador têm um problema entre mãos, pois o esquerdino vai entrar para o último ano de contrato e em janeiro próximo já pode vincular-se a outro emblema tendo em vista a temporada 2017-2018. De referir que Vukcevic já foi abordado para prolongar contrato com o finalista da Taça de Portugal, contudo, tem rejeitado todas as propostas do seu atual clube.
Importa realçar que Jorge Jesus é um admirador do futebolista e, se Vukcevic chegar a Alvalade, devese bastante à insistência do treinador junto da SAD leonina. Faz amanhã uma semana que Jesus, na antevisão do encontro com os minhotos, disse que o Sporting de Braga tinha "três jogadores que jogam em qualquer equipa portuguesa". Um deles, já se percebeu, é Vukcevic, que despontou nesta temporada sob o comando de Paulo Fonseca, a ponto de ter conquistado o galardão de revelação do ano na recente gala do emblema bracarense.
Contratado em 2012-2013 ao Buducnost, Vukcevic é representado pelo antigo futebolista do Boavista e do U. Madeira Sasa Simic.
O Sporting parece ser o destino do médio , que tanto pode jogar na posição seis como na posição oito, contudo, o DN sabe que os leões não estão sozinhos na corrida. Adiantados mas não sozinhos...

DN

JotaCC

VUKCEVIC REFORÇA O MIOLO
SOLUÇÃO Médio internacional por Montenegro deve assinar em breve, após operação-relâmpago dos leões

O esquerdino que vingou após três temporadas em Braga era há muito observado de perto pela SAD de Alvalade, que nas últimas horas acelerou o processo. Oficialização do acordo é o próximo passo
Nikola Vukcevic está prestes a tornar-se o quarto reforçodo Sporting para 2016/17. O médio do Braga tem vindo a ser negociado nas últimas horas e, ao que O JOGO apurou, o negócio entre as partes deverá ser fechado por quatro milhões de euros.
O versátil médio internacional por Montenegro, de 24 anos, tem vindo a ser acompanhado atentamente pelos leões, que avançaram nos últimos dias para o seu concurso. Numa fase inicial, os bracarenses exigiram um valor bem superior à administração da sociedade anónima verde e branca, mas a operação – que poderá ser oficializada em breve –, deverá mesmo saldar-se pela cifra acima referida, com o jogador a mudar-se de armas e bagagens para Alvalade, após três temporadas na Cidade dos Arcebispos marcadas por um percurso ascendente.
Centrocampista de cariz defensivo por definição, embora capaz de assumir outras tarefas na zona intermédia, Vukcevic chegou a Braga em 2013, proveniente do FK Buducnost, alternando entre as formações principal e B dos minhotos. Contudo, na época ainda em curso, na qual o camisola 35 ainda pode vencer a Taça de Portugal, Vukcevic afirmou-se na equipa treinada por Paulo Fonseca, realizando até ao momento 36 partidas em todas as competições.
Depois dos irmãos atacantes Alan e Federico Ruiz, bem como do ponta de lança Lukas Spalvis, o Sporting prepara-se para fechar a quarta aquisição com vista à próxima temporada. No caso de Vukcevic em específico, o plano passa por apetrechar o corredor central, onde há diversas alterações em perspetiva.
Jogador do agrado de Jorge Jesus e restante equipa técnica, Vukcevic só não fez mais em virtude de problemas físicos. Ainda que não se trate de um quadro grave, o montenegrino foi rasteirado pelo infortúnio e sofreu uma lesão muscular no gémeo da perna esquerda, da qual ainda se encontra a recuperar. Apesar deste contratempo, o jogador que se prepara para se transferir para Alvalade foi chamado pela seleção de Montenegro, que irá defrontar a Turquia, a 29 deste mês, em Antália.

CUSTO
M€ 4
Braga começou por pedir valores bem mais elevados, mas os verdes e brancos devem assegurar o atleta de Leste por M€4



PAULO FONSECA NO SHAKHTAR DONETSK
SAÍDA Treinador vai fazer no domingo o último jogo pelo Braga, antes de assinar contrato com o vice-campeão ucraniano



O treinador vai substituir Mircea Lucescu no banco do Shakhtar já na próxima época. O acordo está fechado e Paulo Fonseca despede-se do Braga na final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto

Tal como O JOGO escreveu há duas semanas, Paulo Fonseca vai deixar o comando técnico do Braga no final da temporada. Na altura faltava apenas definir o próximo clube do ainda treinador dos arsenalistas, que, sabe-se agora, será o Shakhtar Donetsk, vice-campeão ucraniano. Ao longo dos últimos meses foram várias as propostas que Paulo Fonseca recebeu, algumas delas bem mais vantajosas do ponto de vista financeiro – uma, milionária, do Dubai, por exemplo –, mas a escolha acabou por recair no clube ucraniano por lhe dar a oportunidade de continuar a lutar pela conquista de títulos, algo que se enquadra no projeto desportivo que o treinador desenhou para a carreira.
Paulo Fonseca vai substituir o romeno Mircea Lucescu, que, segundo assumiu esta semana o seu empresário, Arkadi Zaporozhanu, está de saída do clube que representou durante os últimos 12 anos, encontrando-se mesmo em negociações adiantadas com o Zenit para suceder a André Villas-Boas.
O acordo só será oficializado depois da final da Taça de Portugal, que se jogará este domingo no Jamor, até porque o Shakhtar Donetsk também vai discutir este fim de semana a conquista da Taça da Ucrânia, frente ao Zorya. Na próxima época, Paulo Fonseca terá como principal objetivo a conquista do campeonato, título que o Shakhtar deixou escapar para o Dínamo Kiev nos últimos dois anos.
Apesar dos recentes desmentidos públicos, António Salvador tem conhecimento da saída do treinador, estando desde já a estudar alternativas para suceder a Paulo Fonseca. Pedro Martins, que já anunciou a saída do Rio Ave, e Nuno Espírito Santo, ex-treinador do Valência, são as possibilidades mais fortes neste momento.
Paulo Fonseca ainda tinha mais um ano de ligação ao Braga, mas a ausência de uma cláusula de rescisão faz com que a SAD arsenalista tenha direito a receber a verba referente ao valor do contrato do treinador ainda por cumprir.



Cumprir o "sonho" na despedida

Paulo Fonseca atribui total "favoritismo" ao FC Porto no jogo de domingo, mas assegura que o Braga tem uma "oportunidade única" de voltar a conquistar a Taça de Portugal. "Faz 50 anos que o clube venceu a Taça. Queremos voltar a dar uma alegria enorme aos nossos adeptos. Os jogadores têm de perceber que é um dia único nas nossas vidas, podemos ficar na história do clube", afirmou o treinador, antes de elogiar o FC Porto: "Vamos defrontar um adversário de enorme valor, que é claramente favorito, mas podemos sonhar com a vitória." A finalizar, um desejo: "É impossível não imaginar poder subir aquelas escadas [do Estádio Nacional] para levantar o troféu."



PROGRAMA EQUIPA VIAJA HOJE DE TARDE

O plantel do Braga treina hoje de manhã pela última vez antes de viajar para uma unidade hoteleira em Sintra, onde ficará instalado até bem perto da hora do jogo de domingo. A saída do Estádio Municipal está prevista para as 16h00, sendo previsível que Paulo Fonseca convoque todos os jogadores disponíveis. O plantel ainda treinará amanhã, às 10h30, no Estádio do Jamor.



FESTA
ECRÃ GIGANTE PARA SEGUIR A FINAL

Os bilhetes para a final do Jamor já esgotaram há vários dias, mas a Câmara Municipal de Braga está a convidar todos os bracarenses a deslocaram-se à Praça do Município para assistir ao jogo com o FC Porto num ecrã gigante. A autarquia anunciou ainda que terá muita animação no local a partir das 15h00, ou seja, duas horas antes do início da partida.

O JOGO

JotaCC

Pedro Santos com a Taça atravessada
Vai estar na terceira final consecutiva, desta vez para "ganhar". Em 2009, também foi esta prova que lhe mudou a vida...

"Esta época tem de acabar de forma diferente. À terceira será de vez"
Pedro Santos
Jogador do Braga


Depois de ter aproveitado o jogo com o Sporting para ganhar ritmo para a terceira final no Jamor, Pedro Santos recorda a O JOGO o "carinho" que tem pela Taça de Portugal. Só lhe falta mesmo ganhá-la...

Em 2009, aos 22 anos, Pedro Santos andava "perdido" na III Divisão, a jogar no Casa Pia. A carreira que tinha imaginado uns anos antes, quando esteve na Academia de Alcochete a representar o Sporting, parecia condenada ao insucesso, ou pelo menos um insucesso que lhe retirava o sonho de estar nos grandes palcos nacionais. A vontade, conta, esteve sempre lá, mas faltava-lhe uma oportunidade para se mostrar ao mais alto nível. Ela apareceu, em outubro de 2009, quando o sorteio da Taça de Portugal colocou o Casa Pia no caminho do Leixões, que na altura estava na I Liga. "Esse momento foi decisivo para a minha carreira, tive a oportunidade de me mostrar no futebol profissional. Não conseguimos vencer o Leixões, perdemos por 2-1, mas fizemos uma grande exibição. Saí valorizado", conta o extremo a O JOGO.
Mas a história não acaba aqui. Pedro Santos continuou "tranquilo" no Casa Pia, à espera que o telefone tocasse, mas sem saber o que se ia passando. "Uns meses depois, soube que tinham ficado surpreendidos comigo no Leixões. Passaram a observar os meus jogos e no final da época apresentaram-me uma proposta. Aceitei logo", recorda. O resto da história já é mais ou menos conhecida: fez uma época no Leixões, transferiu-se para o V. Setúbal e seguiu depois para Braga, em 2013. Na primeira época, acabou emprestado ao Astra Giurgiu, da Roménia – "foi uma fase má da minha vida pessoal, com a doença do meu pai", disse –, mas acabou por regressar a Portugal, para ser cedido ao Rio Ave. E foi em Vila do Conde que chegou à primeira final da Taça de Portugal, que perdeu (1-0) frente ao Benfica. No ano passado, voltou definitivamente a Braga com o estatuto reforçado, tendo acabado por regressar à final do Jamor, para perder novamente. "Esta época tem de acabar de forma diferente. À terceira será de vez", rematou.



Baiano entra diretamente no onze
O lateral-direito tem respondido bem nos treinos e vai regressar à titularidade na final do Jamor

Lesionado desde 10 de abril, quando teve de abandonar precocemente o jogo com o Moreirense devido aum problema muscular, Baiano prepara-se para regressar à titularidade neste domingo, frente ao FC Porto. O brasileiro trabalha sem limitações há já alguns dias, mas o mês de ausência de competição levantava dúvidas sobre a sua disponibilidade física para um confronto com a intensidade de uma final da Taça de Portugal. No entanto, a resposta dada nos últimos treinos acabou com as dúvidas: Baiano tem oferecido totais garantias a Paulo Fonseca e vai regressar à titularidade no lado direito da defesa, fazendo com que Goiano volte ao lado esquerdo.
De resto, não sobram grandes dúvidas sobre a equipa que irá estar no Jamor, faltando apenas saber quem acompanhará Hassan no ataque. Na maior parte destes jogos com equipas grandes, a escolha recaiu em Wilson Eduardo, ainda que desta vez possa avançar Stojiljkovic, o melhor marcador do Braga esta época (15 golos, mais um do que Hassan). Depois, no centro da defesa estará a dupla André Pinto e Ricardo Ferreira, enquanto o meio-campo contará com Mauro, Luiz Carlos, Josué e Rafa.


JOGOS
41
Baiano era o jogador mais utilizado do plantel até se lesionar: tem 41 jogos nesta época

O JOGO

JotaCC

Taça de Portugal: FC Porto procura conter danos, Braga evitar erros do passadoO FC Porto procura conquistar no domingo o único troféu que lhe resta nesta época, ao defrontar na final da Taça de Portugal um Sporting de Braga desejoso de retificar o desaire do ano passado.


Depois do 'assalto' falhado ao título nacional e da troca de treinador em janeiro, com José Peseiro a substituir o espanhol Julen Lopetegui, o FC Porto vê na Taça a última oportunidade para evitar terminar em 'branco' a terceira temporada seguida, ainda que tenha vencido a Supertaça em 2013, mas referente à época anterior.

Peseiro, que tal como o treinador bracarense, Paulo Fonseca, nunca ergueu o segundo troféu do futebol português, foi pragmático em declarações à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), qualificando o jogo do Estádio Nacional como o "mais importante e decisivo desta época, neste momento".

O FC Porto, segundo clube com maior número de vitórias na prova, com 16 cetros, em igualdade com o Sporting, ambos com menos nove do que o recordista Benfica (25), não pisa o relvado do Jamor há cinco anos, desde 2011, quando venceu na final o Vitória de Guimarães, por 6-2.

O Braga volta a ter a oportunidade de erguer a Taça, um ano depois de a ter perdido no desempate por grandes penalidades (3-1) para o Sporting, que esteve a perder por 2-0 e só marcou o golo do empate 2-2 aos 90+3 minutos, precisamente, quando se assinala o cinquentenário da única conquista, em 1966.

Fonseca não esteve presente naquele desaire, pois os bracarenses eram treinados por Sérgio Conceição, mas há vários titulares daquele jogo que deverão voltar a entrar no 'onze' do Braga, que nesta época já venceu o FC Porto, em casa, por 3-1, tendo empatado 0-0 no Estádio Dragão, ambos na I Liga.

O técnico dos minhotos debate-se com mais problemas do que Peseiro, privado apenas do pouco utilizado Bueno, uma vez que não poderá contar com o defesa Arghus, suspenso, enquanto o defesa Boly e o médio Vukcevic estão ainda a recuperar de lesões.

A perspetiva histórica também não favorece muito os 'arsenalistas', que perderam 12 dos 16 encontros que disputaram com os 'dragões' na competição, entre os quais duas finais, em 1977 (1-0) e 1998 (3-1), tendo vencido apenas três e empatado um.

Ao contrário de outras competições, o FC Porto foi de uma regularidade exemplar na Taça, tendo vencido todos os seis jogos que realizou, apesar de apenas ter defrontado uma equipa da I Liga, o Boavista, derrotado por 1-0 e que falhou uma grande penalidade aos 90+4 minutos.
O Braga teve de medir forças com três primodivisionários, o Rio Ave, o Arouca e o Sporting, do qual se desforrou da derrota 'fora de horas' sofrida no Jamor, com um triunfo nos oitavos de final por 4-3 no prolongamento, depois de já ter necessitado de tempo extra para ultrapassar o 'secundário' Farense.
A 76.ª edição da final da Taça de Portugal, que já tem lotação esgotada, disputa-se no domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, com início às 17:15 horas, e será arbitrado por Artur Soares Dias, da associação do Porto.

OBSERVADOR

JotaCC

Rúben Micael: "Em condições normais diria que o FC Porto é favorito"
Médio que alinhou ao serviço de Braga e FC Porto aborda a final da Taça de Portugal.

Rúben Micael, que já alinhou em no Braga e FC Porto, afirma que os dragões querem "salvar a época" na final da Taça de Portugal de futebol, enquanto os bracarenses não querem voltar a perder no Jamor.

"Espero que seja um bom espetáculo de futebol, obviamente que o Sporting de Braga não vai querer que aconteça a mesma coisa da época passada e vamos ter um FC Porto que quer salvar a época tendo a possibilidade ganhar a Taça de Portugal. Espero acima de tudo que seja um grande espetáculo de futebol", afirmou Rúben Micael, em declarações à agência Lusa.

O médio madeirense, atualmente a jogar nos chineses do Shijiazhuang Yongchang, salientou que as duas equipas vão estar "frescas" fisicamente depois das poupanças no campeonato. "Em condições normais eu diria que o FC Porto é favorito, mas a verdade é que este não é o FC Porto que costumamos ver. O Sporting de Braga estava a fazer um campeonato fantástico, baixou um pouco devido à quantidade jogos que teve. Mas, no último mês, as duas equipas jogaram por jogar no campeonato e os treinadores geriram os jogadores. Vai ser um grande espetáculo com duas equipas bem frescas a nível físico", vincou.

Em termos individuais, Rúben Micael destacou as capacidades de Aboubakar e Herrera nos azuis e brancos e de Rafa e Hassan no clube minhoto. "Acho que o Aboubakar poderá fazer a diferença. Costuma ter sempre uma ou duas oportunidades por jogo, muitas vezes não tem concretizado, mas cria essas oportunidades. Ele e o Herrera, que também aparece muito bem (na área) poderão ter as suas oportunidades para marcar. No Braga, o Rafa poderá fazer a diferença, também têm o Hassan que aparece muito bem na zona de finalização", sublinhou.

O madeirense passou pelo FC Porto entre 2009 e 2011, tendo conquistado vários troféus, entre os quais a última Taça de Portugal conquistada pelos 'azuis e brancos', feito alcançado na temporada 2010/11, ao derrotar o Vitória de Guimarães por 6-2.

"Íamos para a final muito moralizados, com campeonato vencido, a Liga Europa ganha e depois da época que estávamos a fazer, com maior ou menor dificuldade, com todo o respeito pelo Guimarães, íamos ganhar. As coisas tornaram-se mais fáceis, nos primeiros 20 minutos fizemos três golos e foi uma grande vitória", recordou.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Villas-Boas 'leva' Paulo Fonseca para a Ucrânia
Acordo com o Shakhtar Donetsk apenas será oficializado após a final da Taça de Portugal, que o Sp. Braga disputa no domingo, diante do FC Porto.
   
Apesar de ter emitido um comunicado onde dava conta da sua vontade em permanecer em Braga, tendo garantido Já estar a preparar a próxima temporada, Paulo Fonseca irá mesmo abraçar um novo projeto desportivo.

O técnico minhoto irá, segundo O Jogo, ser anunciado como novo treinador do Shakhtar Donetsk após a final da Taça de Portugal. O encontro de domingo, diante do FC Porto, irá marcar, ao que tudo indica, a despedida de Paulo Fonseca.

Ao longo dos últimos meses, Paulo Fonseca terá recebido várias propostas atrativas do ponto de vista financeiro, sendo que uma delas veio diretamente do Dubai e acenava com muitos milhões. Contudo, este pretende continuar num clube que lhe permita lutar por título e deverá mudar-se para o vice-campeão ucraniano.

O técnico dos 'arsenalistas' irá ocupar o lugar que pertenceu a Mircea Lucescu durante os últimos 12 anos e que, por sua vez, deverá tornar-se no próximo técnico do Zenit de S. Petersburgo. O romeno irá substituir André Villas-Boas, que já anunciou a sua saída do clube.

No Shakhtar, Paulo Fonseca terá como objetivo primordial a conquista da Liga, mas o objetivo é lutar por todas as provas internas. O treinador ainda tem mais um ano de contrato, mas a rescisão não deverá ser dificultada pela SAD minhota.

NOTICAS AO MINUTO

JotaCC


JotaCC

"Não me surpreende este interesse do Sporting em Vukcevic"
Fernando Pereira, ex-treinador do Sporting de Braga B, acredita que o médio pode singrar em Alvalade.


Nikola Vukcevic, médio de 24 anos do Sporting de Braga, tem sido, esta sexta-feira, apontado como possível reforço do Sporting para a próxima temporada.

Fernando Pereira orientou o montenegrino no escalão secundários dos bracarenses e garante: "Não me surpreende este interesse do Sporting no Nikola Vukcevic".

"Ele sempre demonstrou capacidade, competência e ambição. É humilde, apesar do seu temperamento difícil, mas não foi complicado passar-lhe a mensagem. Foi sim, dificil fazê-lo perceber que precisava de tempo para se adaptar à forma de trabalhar do clube, e principalmente, aumentar dinâmicas de treino, para que depois nos jogos, a capacidade dele viesse o mais ao de cima possível", começou por dizer.

Em declarações à Rádio Renascença, Fernando Pereira qualifica Vukcevic como "um jogador interessante, forte taticamente e com muita margem de progressão", que "pode singrar no Sporting como o fez e ainda faz no Braga. Era uma questão de tempo porque a qualidade está lá".

NOTICIAS

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Marcelo quer entregar a Taça ao Braga no próximo domingo

Quando Marcelo Rebelo de Sousa veio à Redacção Aberta do Negócios, em Dezembro do ano passado, ainda não era Presidente da República, nem o Braga estava na final da Taça de Portugal. Mas isso não significa que Marcelo não tivesse já pensado no assunto. Convidado pelo Negócios a comentar a possibilidade de entregar o troféu ao clube que de que é sócio desde criança, o agora chefe de Estado não deixou margem para dúvidas: "Era uma coisa verdadeiramente sensacional".

Um dia antes dessa visita, o Braga tinha acabado de afastar o Sporting nos oitavos-de-final da prova, num jogo tremendamente disputado que só foi resolvido no prolongamento, com um golo de Rui Fonte. Essa vitória já tinha enchido o então candidato de satisfação, porque permitiu "compensar o desgosto que eu tive na final" do ano passado, perdida, precisamente, para o Sporting lisboeta, em condições ainda mais dramáticas.

Nesse encontro de 2015, a seis minutos do fim da partida, o Braga estava a vencer por 2-0 e tinha um jogador a mais, mas os leões conseguiram empatar o resultado já em tempo de compensação. A vitória do Sporting acabaria por ser decidida nos penáltis. Marcelo viu grande parte do jogo no Estádio Nacional, mas assistiu ao desempate nos estúdios da TVI, onde fazia o seu comentário semanal aos domingos.

Por tudo isso, daria gozo ao Presidente entregar a taça ao Braga. "Confesso que me dava muito gozo – por isso digo que era um duplo gozo se o Braga fosse à final, eu fosse o Presidente da República e estivesse no Estádio Nacional poder entregar a taça ao Braga. Era uma coisa verdadeiramente sensacional", assumiu o sócio 2.253 do clube bracarense.

Marcelo, como se sabe, venceu em Janeiro as eleições presidenciais à primeira volta com 52% dos votos. Já o Braga acabaria por afastar o Arouca e o Rio Ave na caminhada até à final da Taça de Portugal, que vai disputar com o FC Porto este domingo às 17:15 – um jogo que será transmitido na TVI.

Marcelo vai lá estar, pelo que só falta mesmo que o Braga vença a partida para que o Presidente cumpra o seu desejo.

"Guerreiros do Minho" motivados com Marcelo

A presença de Marcelo também poderá funcionar como um factor de motivação para os jogadores do Sporting de Braga. O treinador dos arsenalistas, Paulo Fonseca, reconhecia, esta quinta-feira, que o FC Porto é o favorito à vitória, mas a "questão motivacional" pode desequilibrar a balança, especialmente "com um Presidente da República que é adepto" do clube a assistir na tribuna do Jamor.

O Sporting de Braga só ganhou por uma vez a Taça de Portugal, na época 1965/1966, depois de ter ganho 1-0 ao Vitória de Setúbal. Essa conquista faz 50 anos exactos no próximo domingo.

REVISTA SABADO

JotaCC

GARANTIA DO EMPRESÁRIO
Vukcevic sem conhecimento de negociações para o Sporting

O médio do Braga, tem foi uma das revelações deste campeonato, é notícia esta sexta-feira por estar, eventualmente, a ser negociado pelo Sporting.

O jornal O Jogo adiantou mesmo que as conversas entre os dois clubes estão avançadas e que as mesmas significam um montante de quatro milhões de euros para a concretização do negócio.

Sem confirmar ou desmentir esse cenário, o empresário do jogador, Sasa Simic, assegurou ao zerozero que não está a par de qualquer movimentação: «Comigo ainda ninguém falou sobre isso. Já alguns jornalistas me contactaram, mas eu não sei de nada».
O agente admite que os clubes possam estar a negociar, mas esse é um tema que ainda não o engloba. Se existir um acordo, depois os leões passarão à fase de tentar convencer o atleta e, aí, a visão é lógica.
«É normal que um jogador goste de ser associado a clubes. E o Sporting é um grande clube, por isso é um orgulho. Mas não há nada, portanto agora só interessa o Braga», registou, em conversa com o nosso portal.

Internacional por Montenegro em 14 ocasiões, o médio virou destaque no Braga de Paulo Fonseca, depois de duas temporadas em que andou pela equipa B arsenalista.

ZEROZERO

JotaCC

Sp. Braga: clima de festa na partida para o Jamor
Adeptos despediram-se da equipa no Estádio Municipal de Braga



O Sp. Braga partiu esta esta sexta-feira em direção à zona de Lisboa, onde no próximo domingo disputa a final da Taça de Portugal com o FC Porto. A saída do Estádio Municipal de Braga foi feita num clima de euforia com cerca de meio milhar de adeptos a encorajar a equipa de Paulo Fonseca.

Entoaram-se cânticos, mostraram-se tarjas com palavras de apoio e foram desfraldadas bandeiras e cachecóis por entre o fumo vermelho das tochas, proporcionando-se um cenário de apoteose junto à saída do anfiteatro bracarense.

Apesar de o clube não ter dado indicações oficiais quanto à hora da partida, as primeiras informações que circulavam entre os adeptos apontavam para as 14horas, sendo que apenas por volta das 17horas a equipa do Sp. Braga partiu em direção a Sintra, onde os minhotos vão ficar hospedados. Perante este cenário, alguns adeptos esperaram mais de três horas pela saída. 

O autocarro do emblema minhoto apresentou-se também com uma nova imagem para o derradeiro jogo da época, que pode valer a conquista da Taça de Portugal. Nas laterais, ao lado das letras com o nome do clube, está estampado um guerreiro ao estilo romano, imagem que tem notabilizado o clube como Guerreiros do Minho.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Sp. Braga: Fonseca leva central da equipa B ao Jamor
Artur Jorge é a novidade, Boly e Vukcevic são as dúvidas
Por Bruno José Ferreira       

O defesa Artur Jorge, da equipa B do Sp. Braga, é o nome-surpresa na lista de convocados dos Guerreiros do Minho para a final da Taça de Portugal.

A presença de Artur Jorge, central, estará relacionada com os problemas físicos que têm atormentado Boly e que o deixam em dúvida para a partida.

Paulo Fonseca chamou todos os disponíveis, incluindo o francês e o montenegrino Vukcevic, este também com limitações físicas. São eles as maiores interrogações para o Jamor.

Filipe Augusto, lesionado, está descartado do jogo contra o FC Porto.

Maisfutebol

Bruno3429

A HORA DO TUDO OU NADA PARA O SC BRAGA/AAUM

O SC Braga/AAUM tem em agenda para este sábado o jogo mais importante da época. Depois da derrota com o Fundão (4-2), a contar para a primeira mão dos quartos-de-final do playoff, aos bracarenses não resta outra alternativa que não ganhar. Numa eliminatória à melhor de três não há espaço para outro desfecho e Tiago Brito, internacional português, pede entrega máxima. "Em casa somos sempre mais fortes e em outros anos já aconteceu perdemos o primeiro jogo e depois, em nossa casa, conseguimos dar a volta. Por isso, peço aos nossos adeptos que compareçam em massa e nos ajudem. Quanto a nós, jogadores, temos de dar o que temos e não temos", referiu. Apesar da derrota, Tiago Brito salienta que o resultado da primeira mão é enganador pelo que os minhotos podem e devem sonhar. "Nos aspectos gerais não estivemos mal. Tentámos sempre vencer o jogo, mas houve também fatores externos que nos impediram de vencer", frisou. Caso o SC Braga/AAUM venca o Fundão o desempate será no domingo, às 15 horas no pavilhão da Universidade do Minho. No mesmo local, mas este sábado o jogo tem início às 16 horas.

SCBraga