News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/05

Started by Bruno3429, 14 de May de 2016, 08:27

Previous topic - Next topic

Bruno3429

HERÓIS DE 1966 QUEREM PASSAR O TESTEMUNHO DA TAÇA DE PORTUGAL
Joana Russo Belo

Uma homenagem aos heróis de 1966, numa espécie de comemoração pelos 50 anos da conquista da Taça de Portugal. A exposição abre ao público este sábado pela manhã (11 horas), mas já contou, ontem, com uma cerimónia de abertura oficial que juntou a vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, e alguns dos antigos jogadores, como Armando, Bino, Canário e Estevão. As antigas glórias confessaram o desejo de passarem o testemunho - precisamente no dia em que se assinala meio século da conquista da única Taça de Portugal do SC Braga, 22 de Maio 1966 - sentimento partilha- do por José Manuel Pereira, sócio e um dos promotores da exposição.
"Festejar os 50 anos com uma nova Taça é o que todos desejamos. De certeza absoluta que o SC Braga vai vencer a Taça de Portugal. Estão a existir demasiadas coincidências. Para além da mesma data, por coincidência faz precisamente 50 anos da conquista da Taça de Portugal, o filho do Luciano, quando viu a exposição divulgada pelo Facebook entrou em contacto connosco para estar presente, juntamente com os filhos de outros antigos atletas já falecidos", explicou José Manuel Pereira, res-ponsável da Metrópole Talentosa e BragaCup, organizadores da exposição. O objectivo passa por honrar a memória dos jogadores, técnicos e dirigentes que contribuíram para a conquista da Taça.

Correio do Minho

Bruno3429

PROTEGER O FORTE
Guerreiros só perderam em casa uma vez contra adversários nacionais

O Sp. Braga foi derrotado apenas por uma vez, no Estádio Municipal, nas competições internas durante esta época. O feito foi concretizado pelo Benfica, em finais de novembro, e desde aí os arsenalistas somam 14 jogos invictos (11 vitórias e 3 empates) em caminhada que começou precisamente contra o Sporting, na Taça de Portugal, quando os Guerreiros bateram o conjunto de Jesus (4-3) após prolongamento.
A intenção de proteger o forte da Pedreira tem um efeito simbólico que pode complicar a réstia de esperança que os leões ainda alimentam na corrida ao título. O único registo superior a este de Paulo Fonseca na era Salvador foi o apresentado por Domingos Paciência em 2009/10, quando somou 16 triunfos e 2 empates nos 18 encontros em casa frente a oponentes nacionais, sem ter consentido qualquer derrota.
Apesar de irregularidade que o Sp. Braga tem demonstrado, e que penalizou as suas aspirações de aproximação aos grandes, o facto é que essa quebra se tem feito sentir, sobretudo, nas partidas fora de casa. Na Pedreira, o rendimento continua competitivo e mesmo na frente europeia só o Shakhtar surpreendeu os minhotos.

Números

20 encontros realizados na Pedreira para as provas internas. O Sp. Braga apenas foi derrotado uma vez, pelo Benfica. A série invicta atual já atingiu os 14 jogos e teve início contra o Sporting, na Taça de Portugal

58 pontos alcançados por Paulo Fonseca até ao momento. Pontuando contra o Sporting é superada a marca de Sérgio Conceição da época passada

Autor: Vítor Pinto

Record

JotaCC

Relvado novo após o jogo

O Estádio Municipal de Braga vai entrar em obras depois de amanhã. O jogo com o Sporting, amanhã (17 horas, SportTV), marcará a despedida do relvado, que ali foi colocado aquando da inauguração, em 2003. O defeso será aproveitado para concretizar todo o processo, sem colocar em causa o início da próxima época. Antes do início das obras, o Braga despede-se da Liga, num jogo em que não contará com Baiano, Boly, Vukcevic e Filipe Augusto, todos por lesão. Entretanto, Stojiljkovic (Sérvia) e Ringstad (Noruega) vão representar as suas seleções, em amigáveis que antecedem o Europeu.

JN

JotaCC

FINALMENTE, ALEF
A última jornada poderá abrir uma vaga para o reforço mais caro da SAD. Jovem internacional brasileiro poderá ter estreia de leão

O médio em quem a SAD investiu 800 mil euros não esconde que quer uma oportunidade para jogar, e a lesão de Vukcevic, mais a proximidade da final da Taça de Portugal podem proporcionar-lha

A longa espera de Alef para estrear a camisola quatro na equipa principal do Braga está, ao que tudo indica, a chegar ao fim. A visita do Sporting à Pedreira, na última jornada do campeonato, reveste-se das condições ideais para tornar o médio de grande utilidade ao treinador Paulo Fonseca. A lesão de Vukcevic deixa o meio-campo com espaço para alimentar a esperança do internacional sub-20 brasileiro, à boleia das circunstâncias. Com o quarto lugar assegurado, os bracarenses cruzam-se com a corrida ao título que embala os leões nestes últimos 90 minutos da I Liga e este que seria um jogo grande vê-se, desta vez, ofuscado pelo tremendo desafio que se segue no calendário do plantel de Fonseca: a final da Taça de Portugal,uma semana depois, com o FC Porto. Com o plantel a começar a acusar o desgaste de uma época particularmente preenchida e percorrida com grande sucesso, é razoável admitir que o treinador dê algum descanso aos habituais titulares do meio-campo, Mauro e Luiz Carlos. Alef, 21 anos, pode, por isso, aspirar legitimamente à estreia, mesmo que venha a começar o encontro no banco de suplentes, onde esteve nas duas últimas jornadas.
Contratado ao Ponte Preta (Brasil), no verão de 2015, depois de um primeiro ano de escassa utilização no Marselha B, a aposta em Alef implicou um investimento recorde da SAD do Braga, que, por regra, tem o meio milhão de euros como limite e pagou 800 mil euros pelo passe do médio brasileiro, que assinou até 2020 e, à chegada a Portugal, contou ter recusado um convite do Benfica, na expectativa de ter na Pedreira mais hipóteses de jogar. O tempo não confirmou a expectativa de Alef, que já nem esconde a urgência de mostrar o que vale. Em abril, em declarações a sites brasileiros, desabafou: "Espero que este tenha sido o meu ano de adaptação. Se nada mudar, tenho de encontrar outra solução." A oportunidade que tanto deseja poderá estar a apenas um dia de distância, num só jogo, mas que vale toda a época do Sporting e tem como esse fator extraordinário de motivação que será jogar na Pedreira com vista para o Jamor.



OBRAS RELVADO VAI SER RENOVADO

O Braga prepara-se para trocar o relvado principal da Pedreira. A operação arranca já depois de amanhã, uma vez terminado o campeonato, pois o grande desafio que encerra a temporada está marcado para o Jamor. Inaugurado em 2003, o recinto bracarense manteve, até agora, o tapete original, que resistiu durante 13 anos sem problemas. O novo estará pronto na pré-época.



BILHETES
DUAS CASAS A ENCHER

Enquanto se esgotam os bilhetes para a final da Taça de Portugal – ontem, já só restavam alguns dos mais caros (30 euros) –e se compõe o lote de mais de uma centena de autocarros disponibilizados pela autarquia, também o jogo com o Sporting anima as bilheteiras da Pedreira. São esperados cerca de 20 mil adeptos. Para Alvalade foram enviadas 3300 entradas.



História da Taça de 1966 é aperitivo para a próxima
Canário, Armando I, Bino e Estêvão, da equipa que fez história, espreitaram exposição em Braga

A partir de hoje e até ao dia 23, pode ser visitada no Turismo de Braga uma exposição que evoca a conquista da Taça de Portugal pelo clube local. À distância de quase 50 anos cumpre-se meio século a 22 de maio, no dia em que o Braga de Paulo Fonseca defronta o FC Porto, no Jamor, à procura de fazer história de novo -, os protagonistas das fotografias e recortes de jornais espalhados na sala - recolha de Evandro Lopes, coautor do livro "História da bola em Braga" - ainda se emocionam ao falar do triunfo, por 1-0, na final com o V. Setúbal, e anseiam por passar o testemunho. Querem mais Taça na história e esperam que seja desta que o troféu deixe de estar só. É o desejo de Canário, o capitão que ergueu a taça, e também de Armando I, que usou o braçadeira nessa época, mas, em final de carreira, despediu-se após o jogo com o Benfica, na Luz: teve uma proposta do Canadá e emigrou para repartir o futebol com o trabalho numa fábrica de móveis. Lá, ouviu "na rádio" a notícia da vitória e foi à distância que viveu, "radiante", o sucesso dos companheiros que, entretanto, elegeram o jovem Canário capitão e foi dele esse "momento único": "No nosso braço está uma cidade.

O JOGO

JotaCC

DESFALCADOS A FECHAR


A salvo de quaisquer percalços, independentemente do resultado do jogo desta tarde, as equipas B do Braga e do Sporting defrontam-se para cumprir calendário sujeitas a desfalques decorrentes de castigos disciplinares. E neste aspecto, os leões estão particularmente limitados. Se, do lado dos arsenalistas, é Núrio Fortuna o jogador suspenso na sequência do cartão vermelho visto na jornada anterior, frente ao Santa Clara, já o Sporting terá de prescindir de um trio de particular relevância composto por Ryan Gauld, Francisco Geraldes e Podence, que completaram a proibitiva sequência de nove cartões amarelos no embate com com o V. Guimarães B, que se disputou na Academia.



PLAY-OFF FUNDÃO E BRAGA QUEREM DAR ESPETÁCULO

Fundão e Braga/AAUM jogam amanhã (15h00) a primeira partida dos quartos de final do play-off e o técnico dos beirões, Bruno Travassos, antevê "um excelente jogo", garantindo que o Fundão está "ciente da importância da partida". Nos arsenalistas, Paulo Tavares acredita que a concentração vai desequilibrar: "São equipas equilibradas. Quem estiver mais concentrado vai vencer."

O JOGO

JotaCC

Braga em gestão física porque o que conta é o Jamor
Minhotos defrontam leões, mas a final da Taça de Portugal é a prioridade. Têm o segundo melhor ataque em casa, atrás só do Benfica.

O Sp. Braga recebe o Sporting naquele que vai ser o seu 56.º jogo da época e antes do 57.º e mais importante: a final da Taça de Portugal com o FC Porto na próxima semana. Por isso, entre lesões, castigos e desgaste, Paulo Fonseca deve fazer alguma gestão.
Boly, Baiano, Vukcevic e Felipe Augusto estão lesionados, Rui Fonte e Pedro Santos já treinam mas longe de estar a 100%. De resto, o Braga tem tido muitas lesões. "Por um lado há uma densidade de jogos grande. Depois, o modelo de jogo também pode ser responsável por alguns dos problemas", analisa o treinador José Nuno Azevedo e ex--atleta do clube minhoto.
Esse modelo assenta em posse de bola e depois em vertiginosos ataques, com grande exigência para os avançados e para os laterais. Há alguns casos emblemáticos, diz Zé Nuno: "O Vukcevic e o Djavan raramente fazem três jogos seguidos. O Vukcevic é um caso evidente, enquanto o Luiz Carlos, mais velho, joga sempre e tem rendimento." De facto, Vukcevic, 24 anos, montenegrino, tem sido elogiado, mas tem apenas 18 jogos na Liga, enquanto Luiz Carlos tem 26, só atrás dos 29 de Baiano. Curiosamente, nenhum jogador do Sp. Braga entra nos 20 mais utilizados da Liga, pela gestão que tem sido feita e porque o russo Kritciuk saiu em janeiro. "Isso também se viu muito na Liga Europa, onde a equipa fez poucos golos fora. Creio que houve vários jogos fora no meio da Liga Europa que contribuíram para isso, mas o modelo de jogo fora talvez tenha mais problemas", diz Zé Nuno Azevedo.
Ninguém tem dúvidas de que Rafa é o melhor jogador do Braga, com oito golos marcados em 29 jogos. Mas Paulo Fonseca foi descobrindo outros, como Stojljkovic, 23 anos, sérvio, 1,84 m, que se tornou o segundo melhor marcador da equipa de forma algo inesperada (Paulo Fonseca nem o escolheu inicialmente para a Liga Europa) e aquele que participou em mais jogos da Liga (31) de todo o plantel. Mas outros houve que fizeram épocas de afirmação, como Pedro Santos (sete golos, 22 jogos) ou Ricardo Ferreira (23 anos, 1,90 m) e Boly (24 anos, 1,95 m), dois centrais que tiveram mais tempo de utilização do que André Pinto. "Boly é grande revelação, tinha-o visto na equipa B e não me parecia tão capaz. Ricardo Ferreira também tem feito bem, enquanto André Pinto tem cometido erros, em penáltis por exemplo, como na Luz e em Alvalade", observa Zé Nuno. Já sobre Pedro Santos diz: "Às vezes parece ser visto mais como um bom suplente. Fez uma época de afirmação mas depois chegou Josué, que é um jogador do Paulo Fonseca. Podem dizer o que quiserem, mas os jogadores nunca são todos iguais, todos temos aqueles com quem nos damos melhor. E o Josué é um bom jogador, com boas características para o Braga."
Um problema para este final de época, para o antigo defesa, é o do guarda-redes: "O Kritciuk era indiscutível. E o Matheus esteve mal na Luz, potenciou a dúvida, e o Marafona ainda não deu total segurança. Para a final da Taça é uma incógnita." Porque é essa a meta – o Jamor – mais do que o Sporting, que é só mais um jogo, mesmo que um ponto signifique fazer melhor do que na época passada (58). É esse o pensamento.

Treinador
Paulo Fonseca chegou este ano a Braga e levou o clube à final da Taça de Portugal e aos quartos-de-final da Liga Europa. No campeonato manteve o objetivo inicial, o 4º lugar.

DN

Bruno3429

RUI FONTE E PEDRO SANTOS REGRESSAM

Recuperados de lesão, Rui Fonte e Pedro Santos estão de regresso às opções do SC Braga e constam da convocatória elaborada por Paulo Fonseca para a 34.ª e última jornada da Liga NOS 2015/16. O avançado não compete desde 27 de fevereiro, ao passo que o ala cumpriu o último jogo a 10 de abril.

Ambos reforçam assim o grupo dos Gverreiros para a receção ao Sporting CP (domingo, 17 horas), que marca a despedida da época do Estádio Municipal de Braga. Recorde-se que os minhotos já asseguraram o 4.º lugar na classificação final, bem como a presença na fase de grupo da UEFA Europa League 2016/17.

Os 19 convocados para a última jornada do campeonato são: Alef, André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Djavan, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Ringstad, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

PAULO FONSECA: "VOU APOSTAR NAS FICHAS QUE ME PODEM DAR A VITÓRIA"

O SC Braga tem em agenda dois jogos até ao final da presente temporada, tendo pela frente Sporting CP e FC Porto. Diante dos leões, os gverreiros disputam o último jogo do campeonato e, uma semana depois, defrontam os dragões na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor. Questionado sobre uma possível gestão no plantel, Paulo Fonseca foi perentório. "Vou apostar nas fichas que considero que me podem dar a vitória sobre o Sporting", assegurou. Num desafio que será decisivo nas contas do título, Paulo Fonseca não se intromete numa guerra que não é dele e deixa uma garantia. "O SC Braga vai fazer tudo para vencer o jogo. A nossa intenção é ganhar e que ninguém tenha dúvidas. Entrará em campo aquela que considero ser a melhor equipa por forma a proporcionar um bom espetáculo e que garanta a nossa vitória", referiu.

No entanto, o treinador dos minhotos não se refugiou em teorias baratas e afirmou que o desafio de maior importância para o SC Braga é a final da Taça de Portugal. "Temos de ser transparentes. A taça é mais importante do que o jogo com o Sporting, basta perguntar aos adeptos. Aliás, este é um título que o clube persegue há 50 anos", lembrou. Ainda assim, o técnico não abre espaços para suposições ou criticas à forma como os gverreiros entrarão em campo. "A forma como abordaremos o jogo será clara, sabendo que fizemos o nosso trabalho e não estivemos à espera de ajuda de terceiros. Sei que posso estar a desiludir algumas pessoas com este discurso, mas quem me paga é o SC Braga e tenho de fazer tudo para prestigiar o clube, defendendo os seus interesses", sublinhou.

Sobre o leão, Paulo Fonseca espera uma equipa focada em atingir o grande objetivo da época, o de ser campeão nacional. "Será uma equipa ao ataque com a ambição de se sagrar campeã. Trata-se de dois clubes com qualidade e, por isso, podemos esperar um bom jogo de futebol", terminou.

SCBraga

Bruno3429

Paulo Fonseca: «Não somos hipócritas, a Taça é mais importante»
Treinador não admite que se levantem dúvidas quanto à intenção bracarense de vencer o jogo frente ao Sporting.
Por Bruno José Ferreira     

Paulo Fonseca perspetivou na manhã deste sábado o embate com o Sporting, um dos jogos do título, mas afirmou que para o Sp. Braga o jogo mais importante neste final de época é a final da Taça de Portugal, diante do FC Porto. O treinador dos minhotos assumiu sem hipocrisias as prioridades, mas não admite que se levantem dúvidas quando à intenção da equipa minhota em vencer o jogo.

«Há uma coisa de que não devem ter duvidas: o Braga vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para vencer. Mas, não podemos ser hipócritas, a verdade é que a Taça de Portugal é realmente um jogo mais importante do que este com o Sporting. Basta perguntar aos adeptos e ver que este clube persegue isto há 50 anos. Mas não tenham duvidas que vamos fazer tudo para vencer o jogo», referiu Paulo Fonseca.

Na sequência destas declarações, assumindo que o jogo com o FC Porto é mais importante para os arsenalistas, Paulo Fonseca afirmou que o futebol português não se resume aos três grandes. «Lamento estar a desiludir algumas pessoas com este discurso, mas a realidade é esta. O futebol em Portugal não é só os três grandes e a mim quem me paga é o Sp. Braga, e tenho de respeitar o Sp. Braga e lutar pelos seus interesses. Há equipas, como o Sp. Braga, que têm objetivos bem definidos e que não querem fugir das suas obrigações. Temos os nossos objetivos e, sinceramente, nem quero saber dos objetivos das outras equipas. Parece que tudo se resume aos três grandes», desabafou.

Questionado se irá fazer algum tipo de gestão do seu plantel no jogo com o Sporting, Fonseca foi taxativo e não quer que se ponha em causa a postura da sua equipa: «A intenção é ganhar o jogo com o Sporting, não admito que se levantem dúvidas em relação a isso. Vamos apresentar uma equipa forte. Foi neste estádio com estas duas equipas que acho que se realizou o melhor espetáculo desportivo deste ano. Espero que seja parecido e com o resultado a pender para o Sp. Braga.»

O treinador do clube minhoto rematou dizendo que vai pôr tudo na mesa de forma a ter sucesso nos dois jogos que restam da temporada. «Vou apostar nas fichas que acho que me podem dar o prémio neste jogo com o Sporting e, consequentemente, apostar nas fichas que me podem dar prémio na Taça de Portugal», atirou.

O embate entre o Sp. Braga e o Sporting está agendado para as 18 horas deste domingo na Pedreira. Os minhotos têm o quarto lugar matematicamente assegurado, enquanto que o Sporting está obrigado a vencer e esperar que o Benfica escorregue para se sagrar campeão.

Sp. Braga: Rui Fonte e Pedro Santos regressam aos convocados
Dupla recuperada.
Por Redação       

Rui Fonte e Pedro Santos, que falharam os últimos jogos devido a lesão, são as novidades da convocatória de Paulo Fonseca para a receção deste domingo ao Sporting, para o jogo da derradeira jornada da Liga.

No caso do avançado, Rui Fonte não joga desde o dia 27 de fevereiro devido a uma fratura de stress, podendo voltar a ser opção quase três meses depois. Já Pedro Santos esteve fora dos relvados sensivelmente um mês depois de se ter lesionado no embate da 29ª jornada, diante do Moreirense.

Fora do jogo com o Sporting ficam Baiano, Boly, Vukcevic e Filipe Augusto, todos lesionados. O embate entre o Sp. Braga e o Sporting, um dos jogos do título, está agendado para as 18 horas deste domingo no Estádio Municipal de Braga.

Lista de convocados:

Guarda-redes - Marafona e Matheus;

Defesas - André Pinto, Djavan, Ricardo Ferreira, Ringstad, Arghus e Marcelo Goiano;

Médios - Alef, Luiz Carlos, Rafa, Pedro Santos, Josué, Alan e Mauro;

Avançados - Wilson Eduardo, Rui Fonte, Stojiljkovic e Hassan

Maisfutebol

Bruno3429

PEDRO SANTOS E RUI FONTE CHAMADOS PARA JOGO COM SPORTING
Regressos após lesão

O treinador do Sp. Braga, Paulo Fonseca, convocou este sábado Pedro Santos e Rui Fonte para a receção ao Sporting, no domingo, da 34.ª e última jornada da Liga NOS (18 horas).

Os dois jogadores estiveram afastados da equipa devido a lesão, sendo que Rui Fonte não compete há dois meses e meio (desde 27 de fevereiro) e Pedro Santos há pouco mais de um mês (realizou o último jogo a 10 de abril).

Boly lesionou-se diante da Académica, na jornada anterior, e é baixa confirmada, tendo Paulo Fonseca chamado o central brasileiro Arghus.


Baiano, Vukcevic e Filipe Augusto continuam a recuperar dos respetivos problemas físicos e ficam de fora, tal como Aarón e Crislan, por opção.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Matheus e Marafona.

Defesas: Ricardo Ferreira, Arghus, André Pinto, Ringstad, Marcelo Goiano, Djavan.

Médios: Mauro, Luiz Carlos, Alef, Josué.

Avançados: Pedro Santos, Rui Fonte, Wilson Eduardo, Alan, Hassan, Rafa, Stojiljkovic.

Autor: Lusa

PAULO FONSECA: «NÃO PODEMOS SER HIPÓCRITAS»
Final da Taça de Portugal "muito mais importante" do que jogo com leões

O treinador do Sp. Braga, Paulo Fonseca, afirmou este sábado que a final da Taça de Portugal é muito mais importante do que a receção ao Sporting, no domingo (17 horas), que finaliza a Liga NOS.

Os minhotos recebem na última jornada uma equipa leonina que ainda pode sagrar-se campeã, precisando, para isso, de vencer em Braga e esperar que o Benfica 'tropece', em casa, com o Nacional, sendo que o Sp. Braga tem a sua classificação definida, o quarto lugar, e disputa, uma semana depois, no Jamor, a final da Taça de Portugal com o FC Porto.

"A final da Taça de Portugal é muito mais importante do que este jogo. Basta perguntar aos nossos adeptos e perceber que este clube persegue este sonho há 50 anos, não podemos ser hipócritas e temos que assumir que a Taça de Portugal é, realmente, o jogo mais importante para nós. Mas não tenham dúvidas que vamos apresentar uma equipa forte, que vai tentar ser igual a si própria, com uma grande ambição de conquistar os 3 pontos", garantiu o técnico arsenalista na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de domingo.


O treinador, que não quis comentar o seu futuro, remetendo esse esclarecimento para depois da final da Taça, afirmou que, enquanto for o treinador do Braga, é ele quem faz o onze: "vou, com toda a certeza, apresentar uma equipa forte para tentar ganhar o jogo, nem admito que se levante dúvidas em relação a isso", reforçou.

"Fizemos o nosso trabalho para conseguir os nossos objetivos, não estivemos à espera de ajuda de terceiros. A Taça de Portugal é o jogo mais importante até ao final da época, lamento estar a desiludir algumas pessoas com este discurso, mas a realidade é esta. O futebol português não é só os três grandes. Quem me paga é o Braga e não quero saber dos interesses das outras equipas", disse.

Disse ainda esperar um "Sporting forte e decidido, percebendo que só os três pontos lhe interessam".

"Chegar à última jornada e ter o Sporting e o Benfica a lutar, até ao último minuto, pelo título é muito positivo para o nosso campeonato. Ultrapassar a barreira dos 80 pontos é algo de realçar e estas equipas conseguiram-no de forma muito justa", frisou.

Autor: Lusa

Record