News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/05

Started by Bruno3429, 06 de May de 2016, 08:25

Previous topic - Next topic

Bruno3429

VUKCEVIC LESIONADO PÕE FOCO NO JAMOR
Médio de fora nas duas jornadas que restam da Liga

Nikola Vukcevic não joga mais neste campeonato, passando a constituir uma dúvida para a final da Taça de Portugal, foco da recuperação do médio que está a contas com uma lesão muscular no gémeo esquerdo.

É uma incerteza relevante, tendo em vista já o confronto com o FC Porto, no Jamor, na medida em que Paulo Fonseca não tem uma solução que seria viável, jogando ao lado de Luiz Carlos na dupla de médios. Isto porque Filipe Augusto sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, no jogo em Paços de Ferreira, e vai ser mesmo sujeito a uma intervenção cirúrgica já amanhã, passando a uma fase de recuperação que vai durar meses, abrangendo as férias.

Nesse sentido, o treinador fica com um problema para resolver e pode aproveitar os próximos dois jogos da Liga, amanhã, em Coimbra, e na próxima semana em casa, frente ao Sporting, para rotinar Josué numa posição mais recuada do que é normal. Algo que, de resto, já foi experimentado em alguns jogos, incluindo nos minutos finais da meia-final da Taça CTT, no Estádio da Luz.


Como se sabe, Josué não está impedido pelos regulamentos de defrontar o FC Porto no duelo decisivo do Jamor, pois os jogadores emprestados só estão impedidos de alinhar frente ao clube-mãe nos confrontos do campeonato.

Sendo assim, tudo indica que a solução para uma possível ausência de Vukcevic esteja já encontrada, mas não é de descurar, claro, a inclusão de Mauro, embora este esteja sempre mais rotinado para o lugar que tem sido quase em exclusivo de Luiz Carlos.

Certo é que Paulo Fonseca acaba a temporada ainda mais limitado nas opções, pois além dos dois médios Vukcevic e Filipe Augusto, também Rui Fonte, Pedro Santos e Baiano continuam entregues ao departamento médico.

Autor: António Mendes

Record

Bruno3429

#1
Título, subida e despromoção: a matemática complexa da II Liga
FC Porto pode festejar o título diante do Benfica B
Por Nuno Travassos     
* com Luís Martins

Uma equipa que pode festejar o título, duas que podem garantir a promoção e duas em risco de chorar a descida. Eis o que pode ficar decidido na 45ª e penúltima jornada da II Liga:

FC PORTO B É CAMPEÃO SE:

- se o Desp. Chaves não vencer antes, em Portimão

- se tal não acontecer, a equipa de Luís Castro festeja o campeonato se derrotar o Benfica B

DESP. CHAVES FESTEJA A SUBIDA SE:

- pontuar frente ao Portimonense

PORTIMONENSE PROMOVIDO SE:

- vencer o Desp. Chaves


SP. BRAGA B GARANTE PERMANÊNCIA SE:

- pontuar frente ao Santa Clara

- mesmo perdendo, se houver um vencedor no Mafra-Ac. Viseu, ou então uma derrota de Leixões ou Benfica B

SP. COVILHÃ, SANTA E VITÓRIA DE GUIMARÃES GARANTEM PERMANÊNCIA SE:

- vencerem

ATLÉTICO DESPROMOVIDO SE:

- perder

- e mesmo se empatar, caso Leixões e Benfica B vençam, e ainda o Mafra-Ac. Viseu não teminar empatado

FARENSE DESPROMOVIDO SE:

- perder

- empatando, se houver um vencedor no Mafra-Ac. Viseu e mais duas de três condições: Benfica pontuar, Leixões pontuar e/ou Atlético vencer

- empatando, se houver também uma igualdade no Mafra-Ac. Viseu, basta mais um dos três cenários anteriores para confirmar a descida.

Maisfutebol

Bruno3429

Liga: as contas do que pode ficar decidido na penúltima jornada
Os cenários para a 33ª jornada
Por Nuno Travassos / David Marques       

BENFICA SAGRA-SE CAMPEÃO SE:

- o Sporting não triunfar sobre o Vitória de Setúbal, no sábado, e a equipa de Rui Vitória vencer o Marítimo nos Barreiros, no domingo.

SP. BRAGA GARANTE 4º LUGAR E ENTRADA NA FASE DE GRUPOS DA LIGA EUROPA (QUALQUER QUE SEJA O DESFECHO DA TAÇA DE PORTUGAL) SE:

- triunfar em Coimbra, no sábado

-  o Arouca não vencer no Estoril, na 2ª feira

AROUCA GARANTE QUALIFICAÇÃO EUROPEIA (NO MÍNIMO É SEXTO CLASSIFICADO) SE:

- o Paços perder e o Rio Ave não vencer, está qualificado antes mesmo de entrar em campo, na 2ª feira

- um dos adversários diretos (Paços e Rio Ave) não vencer, basta o empate no Estoril

- em último caso uma vitória no Estoril garante sempre a qualificação europeia (e até o 5º lugar)

PAÇOS DE FERREIRA GARANTE QUALIFICAÇÃO EUROPEIA SE:

- vencer o Tondela, no arranque da jornada, e depois o Rio Ave perder com o FC Porto e o Estoril não derrotar o Arouca na 2ª feira

VITÓRIA DE SETÚBAL GARANTE PERMANÊNCIA SE:

- Académica e Tondela não vencerem (ambos), o objetivo está garantido antes mesmo de entrar em campo em Alvalade;

- se isso não suceder, precisa de pontuar frente ao Sporting

UNIÃO DA MADEIRA GARANTE PERMANÊNCIA SE:

- Se Académica e Tondela não tiverem vencido (ambos), o objetivo está garantido antes mesmo de entrar na deslocação a casa do Boavista;

- um triunfo no Bessa garante automaticamente a festa;

- o empate é suficiente se Tondela e Vitória de Setúbal tiverem vencido antes, para fugir a um eventual campeonato a três (no qual a equipa de Norton de Matos teria desvantagem)

TONDELA FICA DESPROMOVIDO SE:

- não vencer em Paços de Ferreira;

- mesmo vencendo, se Vitória de Setúbal e União vencerem (ambos), ou se uma vencer e a outra empatar (independentemente de quem faz o quê)

ACADÉMICA FICA DESPROMOVIDA SE:

- se não vencer na receção ao Sp. Braga;

- mesmo vencendo, se o Vitória de Setúbal pontuar e o União da Madeira vencer

Maisfutebol

JotaCC

Filipe Augusto operado a joelho

Lesionado faz duas semanas, no jogo da 31.ª jornada do campeonato, em Paços de Ferreira, o médio da equipa minhota será submetido, amanhã, a intervenção cirúrgica, para corrigir os danos causados no joelho esquerdo.
Filipe Augusto está em final de contrato (o empréstimo do Rio Ave termina esta época, a 30 de junho), mas deverá comparecer na "pedreira" para o início da próxima temporada, para realizar o programa de reabilitação no departamento clínico do Braga, o que poderá levar alguns meses.
Além do médio brasileiro, a equipa minhota tem mais três baixas (o defesa Baiano e os atacantes Pedro Santos e e Rui Fonte) para a penúltima jornada da Liga, a disputar com a Académica, amanhã (18.30 horas).
O Braga garantirá de vez o quarto lugar se ganhar em Coimbra ou se obtiver outro qualquer resultado igual ao que o Arouca (quinto, com menos cinco pontos) fizer no campo do Estoril, na segunda-feira, no fecho da penúltima jornada.

JN

JotaCC

VUKCEVIC SÓ VOLTA NA FINAL DA TAÇA
Montenegrino lesionou-se no gémeo esquerdo e vai falhar os dois últimos jogos do campeonato



Paulo Fonseca vai atacar a reta final do campeonato com o meio-campo muito desfalcado. Depois de Filipe Augusto, agora foi a vez de Vukcevic lesionar-se. Por agora, só há três opções para dois lugares

Vukcevic aumentou para cinco o lote de lesionados do Braga. O médio é a mais recente baixado plantel, juntando-se a Baiano, Filipe Augusto, Pedro Santos e Rui Fonte. Está fora do jogo de amanhã, com a Académica, e muito provavelmente também falhará a receção ao Sporting, na última jornada da I Liga. Nesta altura, a previsão mais realista aponta para que esteja totalmente recuperado apenas para a final da Taça de Portugal, com o FC Porto, a 22 de maio.
Vukcevic já não jogara com o Benfica, nas meias- finais da Taça da Liga que os minhotos perderam por 2-1, nesse caso devido a castigo, por ter sido expulso (acumulação de amarelos) frente ao V. Setúbal. A par de Ricardo Ferreira, que também foi expulso diante dos sadinos, preparava-se para regressar agora à equipa, no jogo que pode definitivamente selar o quarto lugar, mas o azar bateu-lhe à porta. Uma lesão no gémeo esquerdo afasta o dos próximos compromissos dos arsenalistas.
Sem Vukcevic e Filipe Augusto – o brasileiro vai ser operado à lesão, no ligamento do joelho esquerdo, sofrida em Paços de Ferreira e não joga mais nesta temporada –, Paulo Fonseca vê o meio-campo reduzido a três opções: Mauro, Luiz Carlos e Alef. Este último, de resto, ainda não foi utilizado na equipa principal. A possibilidade de se estrear, face ao atual cenário, ganha mais força. Como V. Setúbal, no entanto, esteve quase. Alef já estava pronto para entrar nos descontos, mas a expulsão de Ricardo Ferreira fez com Paulo Fonseca tomasse outra opção.O treinador preferiu jogar pelo seguro e repôs um defesa-central, o brasileiro Arghus.
Em Coimbra, deverão avançar novamente Mauro e Luiz Carlos, a dupla já utilizada por Paulo Fonseca no Estádio da Luz. Curiosamente, já não atuavam lado a lado desde a anterior visita ao Benfica (derrota por 5-1). Nessa partida, recorde-se, Paulo Fonseca decidiu poupar Vukcevic face ao desgaste acumulado ao serviço da seleção.



JOGOS
36
Vukcevic é o segundo médio mais utilizado por Paulo Fonseca nesta época. Neste capítulo, Luiz Carlos lidera de forma destacada, com 43 jogos. Mauro contabiliza 33.



Marafona espreita o regresso

Terminada a campanha europeia do Braga, Marafona realizou três jogos consecutivos: Tondela, Paços de Ferreira e V. Setúbal. A habitual rotatividade na baliza levou Paulo Fonseca a apostar em Matheus na Taça da Liga, frente ao Benfica. Seguindo-se agora um jogo do campeonato, o brasileiro, que saiu em falso no segundo golo dos lisboetas, deverá ser suplente em Coimbra. Matheus fez todo o percurso na Taça de Portugal e é o principal candidato a jogar no Jamor, o que coloca dúvidas sobre a gestão que Paulo Fonseca fará até lá.



CINCO ANOS DE UM GOLO HISTÓRICO

Fez ontem cinco anos que o Braga ganhou ao Benfica (1-0) e se apurou pela primeira e única vez na sua história para a final da Liga Europa, que havia de perder com o FC Porto (1-0), em Dublin. Os minhotos fizeram questão de recordar a data nas redes sociais, com uma fotografia de Custódio, autor do golo, a festejar, o que gerou uma série de comentários emotivos.



GALARDÕES ALAN ENTRE OS NOMEADOS
A empresa Direnor organiza esta noite a 19.ª edição dos Galardões 'A Nossa Terra', distinguindo personalidades das mais diversas áreas do universo bracarense. O capitão dos arsenalistas, Alan, está nomeado para a categoria de desporto, concorrendo com a maratonista Filomena Costa, a treinadora de voleibol Guilhermina Rodrigues e o andebolista José Costa.

O JOGO

JotaCC

Final da carreira está longe

Humberto tem 38 anos, mais uma época de contrato com o ABC e acredita que irá continuar a jogar. "Quando vir que não dá, sigo à vida pelos meus pés, mas sinto-me bem e irei continuar para lá da próxima época", assegura. "É verdade que não tenho estado tão regular, mas estive 15 dias parado a recuperar das costas e vou estar a 200% com o Benfica", promete o guarda-redes, num ano de novidades: "Fui pai [da Lia, que tem um ano] e comecei este ano a trabalhar, na Ftwospace, a quem faço questão de agradecer a paciência e disponibilidade".


CHALLENGE HISTÓRIA "PEDE" UM ABC

Humberto Gomes já ganhou uma Taça Challenge, em 2010, ao serviço do Sporting. No ano passado, pelo ABC, esteve em nova final e esta época repete a dose, frente ao Benfica. "Pela história, é o ABC a única portuguesa que merece ganhar uma competição europeia. Já esteve na final da Liga dos Campeões e em três da Challenge. Se há clube que merece ganhar é o ABC", diz.


FINAL BILHETES PARA PÚBLICO A OITO EUROS

O ABC anunciou ontem os preços dos bilhetes para o jogo 1 da final do play-off, com o Benfica, domingo, às 18 horas, sendo que os sócios do ABC não pagam e o público tem bilhetes a oito euros. Eis os preços: sócio com a quota de maio, gratuito; acompanhante de sócio, quatro euros; alunos da Universidade Minho, um; sócios do Braga e HC Braga, quatro; e público, oito euros.

O JOGO


Bruno3429

Pedro Santos regressa a tempo da final da Taça

A BOLA noticia esta sexta-feira que Pedro Santos, ausente nos últimos cinco jogos do SC Braga, depois de se ter lesionado diante do Moreirense, está praticamente recuperado, tendo como objetivo estar apto para dar o seu contributo à equipa na final da Taça de Portugal.

A Bola

JotaCC

Paulo Fonseca sente «total solidariedade» de António Salvador

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, garantiu hoje sentir total solidariedade do presidente António Salvador e disse esperar um jogo aberto na visita de sábado à Académica, da 33ª jornada da Primeira Liga.

Na ressaca da eliminação da Taça da Liga, diante do Benfica, e depois de críticas de Paulo Fonseca ao árbitro Tiago Martins nesse jogo, António Salvador disse, na terça-feira, que as arbitragens não podem explicar tudo e que a equipa precisaria de fazer uma reflexão para corrigir o que não estaria bem.

Na antevisão do jogo com a Académica, o treinador desvalorizou as palavras do presidente 'arsenalista', considerando normal haver opiniões diferentes, e garantiu sentir "total solidariedade com a equipa".

"A reflexão é feita todas as semanas, independentemente de perdermos ou ganharmos. Deram uma interpretação diferente da que eu dei às palavras do presidente, são palavras normais de quem tem uma enorme ambição, mas de quem tem estado sempre ao lado do grupo nos bons e maus momentos", disse o técnico.

O técnico frisou que há dois fatores que podem pesar no jogo de sábado, em Coimbra: o Sporting de Braga poder garantir matematicamente o quarto lugar e a Académica tem de ganhar para poder manter-se na I Liga.

"Este jogo tem esse contexto e especificidade, a Académica precisa de vencer porque nem o empate serve as suas aspirações, e nós podemos garantir o quarto lugar. Em função disso vamos ter um jogo aberto, com as duas equipas a tentar vencer", anteviu.

Questionado sobre a quebra de resultados do Sporting de Braga nas últimas semanas, Paulo Fonseca frisou não ser "de varrer o lixo para debaixo do tapete", mas lembrou que a equipa "está muito perto de conseguir todos os objetivos a que se propôs".

"Quem levanta dúvidas sobre o sucesso desta época, vai dar uma excelente resposta nestes últimos três jogos, a equipa não esteve ao seu nível num ou noutro jogo, principalmente com o Paços de Ferreira, mas sinto-a a evoluir novamente", disse.

Com Vukcevic lesionado, Paulo Fonseca admitiu poder abrir-se uma porta para a estreia de Alef no meio-campo bracarense, até ao final da temporada

Sporting de Braga, quarto classificado, com 57 pontos, e Académica, 18ª e última, com 24, defrontam-se às 18:30 de sábado, no Estádio Cidade de Coimbra, jogo que será arbitrado por Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga.
Programa da jornada:

Sábado, 7 de Maio de 2016
Académica - Sp. Braga, 18:30

FUTEBOL365

JotaCC

Paulo Fonseca sente "total solidariedade" de António Salvador
Técnico diz não ser de "varrer o lixo para debaixo do tapete"

O treinador do Sp. Braga, Paulo Fonseca, garantiu esta sexta-feira sentir total solidariedade do presidente António Salvador e disse esperar um jogo aberto na visita de sábado à Académica (18H30), da 33.ª jornada da Liga NOS.

Na ressaca da eliminação da Taça da Liga, diante do Benfica, e depois de críticas de Paulo Fonseca ao árbitro Tiago Martins nesse jogo, António Salvador disse, na terça-feira, que as arbitragens não podem explicar tudo e que a equipa precisaria de fazer uma reflexão para corrigir o que não estaria bem.

Na antevisão do jogo com a Académica, o treinador desvalorizou as palavras do presidente arsenalista, considerando normal haver opiniões diferentes, e garantiu sentir "total solidariedade com a equipa".


"A reflexão é feita todas as semanas, independentemente de perdermos ou ganharmos. Deram uma interpretação diferente da que eu dei às palavras do presidente, são palavras normais de quem tem uma enorme ambição, mas de quem tem estado sempre ao lado do grupo nos bons e maus momentos", disse o técnico.

O técnico frisou que há dois fatores que podem pesar no jogo de sábado, em Coimbra: o Sp. Braga poder garantir matematicamente o quarto lugar e a Académica tem de ganhar para poder manter-se na Liga NOS.

"Este jogo tem esse contexto e especificidade, a Académica precisa de vencer porque nem o empate serve as suas aspirações, e nós podemos garantir o quarto lugar. Em função disso vamos ter um jogo aberto, com as duas equipas a tentar vencer", anteviu.

Questionado sobre a quebra de resultados do Sporting de Braga nas últimas semanas, Paulo Fonseca frisou não ser "de varrer o lixo para debaixo do tapete", mas lembrou que a equipa "está muito perto de conseguir todos os objetivos a que se propôs".

"Quem levanta dúvidas sobre o sucesso desta época, vai dar uma excelente resposta nestes últimos três jogos, a equipa não esteve ao seu nível num ou noutro jogo, principalmente com o Paços de Ferreira, mas sinto-a a evoluir novamente", disse.

Com Vukcevic lesionado, Paulo Fonseca admitiu poder abrir-se uma porta para a estreia de Alef no meio-campo bracarense, até ao final da temporada.



Ricardo Ferreira regressa e Vukcevic fica de fora


O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, convocou este sábado Ricardo Ferreira para a deslocação ao terreno da Académica, sábado, para a 33.ª jornada da Liga NOS, mas não pode contar com Vukcevic, lesionado.

Os dois jogadores falharam o último jogo devido a castigo, mas Vukcevic continua de fora, agora devido a uma lesão no gémeo da perna esquerda.

O médio montenegrino junta-se a Baiano, Filipe Augusto, Pedro Santos e Rui Fontes que continuam a recuperar dos respetivos problemas físicos.


Em relação à última convocatória, saíram ainda o central Arghus e Anthony D'Alberto, defesa direito da equipa B dos minhotos.

Sp. Braga, quarto classificado, com 57 pontos, e Académica, 18.ª e última, com 24, defrontam-se às 18h30 de sábado, no Estádio Cidade de Coimbra, jogo que será arbitrado por Manuel Mota, da associação de Braga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Matheus e Marafona.

Defesas: Ricardo Ferreira, Boly, André Pinto, Ringstad, Marcelo Goiano, Djavan.

Médios: Mauro, Luiz Carlos, Alef, Josué, Aarón.

Avançados: Wilson Eduardo, Alan, Hassan, Rafa, Crislan, Stojiljkovic.

RECORD

JotaCC

Paulo Fonseca: «Não varro o lixo para debaixo do tapete»
Técnico comenta palavras de António Salvador depois da derrota na Luz

Em Braga «só se pensa no jogo com a Académica». Quem o diz é Paulo Fonseca, treinador dos minhotos, que esta sexta-feira fez a antevisão ao jogo da penúltima jornada da Liga diante dos estudantes.

Depois disso, o Sp. Braga mede forças com o Sporting na última jornada e defronta o FC Porto na final da Taça de Portugal. Ainda assim, o discurso aponta para o jogo de Coimbra.

«Estamos virados para o nosso objetivo, que é garantir matematicamente o quarto lugar. Este jogo vai realizar-se com esta especificidade de garantir o quarto e a Académica ter de vencer para se manter na Liga. O empate não serve, de todo, ao adversário. Presumo em função disto, um jogo aberto, com as duas equipas a tentar vencer», referiu o treinador em conferência de imprensa.

Para além de abordar o jogo com a Académica, que luta pela permanência, Paulo Fonseca abordou ainda o atual momento do clube. Na sequência da eliminação da Taça da Liga, no Estádio da Luz, António Salvador, afirmou que era necessário refletir. Fonseca considera que foi feita uma interpretação errada das suas palavras.

«Em relação à reflexão, ela é feita todas as semanas, independentemente se ganhamos ou não. Vocês deram uma interpretação diferente às palavras do presidente, de uma pessoa que tem uma enorme ambição e que está sempre connosco. Não vi nada de especial nessas palavras», disse, reforçando que «toda a gente está solidária com a equipa».

Apesar de a equipa estar a passar por uma fase menos positiva, apenas com duas vitórias nos últimos oito jogos, Fonseca admite que está dentro dos objetivos.

«Não varro o lixo para debaixo do tapete. É verdade que estamos na pior fase de resultados, mas todos têm de perceber que o Braga está perto de atingir todos os objetivos a que se propôs. Já conseguimos alguns objetivos, falta confirmar no campeonato e, além disso, promovemos jogadores, seja da equipa B ou de outros clubes. E, percebemos que os adeptos do Braga têm orgulho na forma de jogar da equipa. Convém lembrar que nós fizemos uma profunda revolução no plantel e levantaram-se dúvidas», atirou.

Fonseca admite que pode ter havido algum «relaxamento inconsciente» dos seus jogadores no campeonato em virtude da presença em fases adiantadas das taças, ainda assim promete que «a equipa vai dar uma excelente resposta àquilo que têm sido os últimos jogos».

O embate entre a Académica e o Sp. Braga está agendada para as 18horas deste sábado, no Estádio Cidade de Coimbra. Os minhotos pretendem arrumar desde já com as contas do quarto lugar.



Sp. Braga: Vukcevic lesionou-se e falha Académica
Ricardo Ferreira regressa aos convocados de Fonseca

O médio montenegrino Vukcevic não integra a convocatória do Sp. Braga para a deslocação a Coimbra referente à penúltima jornada da Liga, sendo uma das principais novidades da lista elaborada por Paulo Fonseca.

A contas com uma lesão no gémeo da pernas esquerda, Vukcevic engrossa o lote de lesionados na equipa minhota e aumenta as dores de cabeça a Paulo Fonseca para os restantes dois jogos da temporada, uma vez que para além de já ter perdido Filipe Augusto, o técnico pode ficar privado de uma das principais unidades da sua equipa.

Com a indisponibilidade de Vukcevik e Filipe Augusto, pode proporcionar-se a estreia de Alef, que é o único jogador que ainda não somou qualquer minuto. Fonseca confirmou em conferência de imprensa que a estreia do médio brasileiro pode ser uma realidade nos jogos que faltam.

Vukcevic junta-se assim a Baiano, Pedro Santos, Filipe Augusto e Rui Fonte na lista de indisponíveis nos minhotos. Em sentido inverso, Ricardo Ferreira, que cumpriu castigo na meia final da Taça da Liga diante do Benfica, regressa ás opções.

Convocados do Sp. Braga

Guarda-redes: Marafona e Matheus;

Defesas: Boly, André Pinto, Djavan, Ricardo Ferreira, Ringstad e Marcelo Goiano;

Médios: Alef, Luiz Carlos, Aarón, Rafa, Josué, Alan e Mauro;

Avançados: Wilson Eduardo, Crislan, Stojiljkovic e Hassan.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

«Críticas do presidente? Cada um tem direito à sua opinião» - Paulo Fonseca

Depois da eliminação nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Benfica, os bracarenses viram agora agulhas para a Académica, próximo adversário no campeonato. Frente aos estudantes, os arsenalistas apenas precisam de um empate para selarem em definitivo o quarto lugar, objetivo mínimo que foi traçado no início da época por António Salvador.

Paulo Fonseca fez ao início da tarde desta sexta-feira a antevisão do encontro, onde salientou que espera um jogo aberto:

«Estamos virados para aquilo que é o nosso objetivo, ou seja, queremos garantir matematicamente o quarto lugar. A Académica precisa de vencer para poder permanecer na Primeira Luga, sendo que o empate não serve ao nosso adversário. Em função disto creio que vamos ter um jogo aberto, com duas equipas a quererem vencer».

Depois de Paulo Fonseca ter apontado críticas à arbitragem na Luz, António Salvador veio dizer esta semana que o árbitro não pode ser desculpa e que a equipa tinha de fizer uma reflexão interna. Confrontado com as palavras do líder máximo da SAD bracarense, o técnico defendeu-se.

«Deram uma interpretação diferente às palavras do presidente. O presidente tem estado sempre connosco, nos bons e nos maus momentos. Se concordássemos em tudo era uma chatice. Vivemos numa democracia e cada um tem direito à sua opinião», disse.

A BOLA

JotaCC

"Presidente? Se concordássemos em tudo era uma chatice"
Na antevisão do jogo com a Académica, Paulo Fonseca comentou as palavras do presidente do Braga após a eliminação da Taça da Liga.

Depois da eliminação nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Benfica, o Braga pretende fechar definitivamente a luta pelo quarto lugar do campeonato no jogo deste sábado frente à Académica.

"Estamos virados para aquilo que é o nosso objetivo, ou seja, queremos garantir matematicamente o quarto lugar. A Académica precisa de vencer para poder permanecer na I Liga, sendo que o empate não serve ao nosso adversário. Em função disto creio que vamos ter um jogo aberto, com duas equipas a quererem vencer", afirmou o treinador.

No final da partida do Estádio da Luz, Paulo Fonseca criticou a equipa de arbitragem, mas, no dia seguinte, António Salvador veio dizer que os erros do árbitro não explicavam tudo e que era necessário fazer uma "reflexão internar". No entanto, Paulo Fonseca desvalorizou as palavras do presidente do Braga.

"Deram uma interpretação diferente às palavras do presidente. O presidente tem estado sempre connosco, nos bons e nos maus momentos. Se concordássemos em tudo era uma chatice. Vivemos numa democracia e cada um tem direito à sua opinião", afirmou.

O JOGO

Bruno3429

RICARDO FERREIRA NAS CONTAS PARA COIMBRA

O regresso de Ricardo Ferreira, que perdeu o último jogo do SC Braga devido a castigo, é a nota de destaque entre os convocados para a deslocação a Coimbra. A partida da 33.ª jornada da Liga NOS pode ser de confirmação quanto ao apuramento dos Gverreiros do Minho para a fase de grupos da UEFA Europa League 2016/17, por isso Paulo Fonseca mantém a estrutura que tem estado nos últimos jogos.

O treinador não conta com Vukcevic (lesão no gémeo da perna esquerda), que se junta aos indisponíveis Baiano, Pedro Santos, Rui Fonte e Filipe Augusto.

Os 19 convocados para o Académica vs SC Braga (sábado, 18h30) são: Alef, Boly, André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Crislan, Aarón, Djavan, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Ricardo Ferreira, Ringstad, Josué, Marafona, Alan, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

PAULO FONSECA ESPERA FECHAR CAPÍTULO DO QUARTO LUGAR

Após 32 jornadas a perseguir o quarto lugar do campeonato, o SC Braga pode assegurar um dos objetivos da temporada. Em Coimbra estará, porém, uma Académica sedenta de pontos, sob pena de colocar em causa a permanência na Liga NOS. Condicionantes que no ponto de vista do treinador do SC Braga, Paulo Fonseca, farão do jogo, um jogo aberto. "Estamos concentrados em garantir matematicamente o quarto lugar. Este é um jogo com contexto e especificidades em que a Académica precisa de vencer para se manter na Liga. Deste ponto de vista e percebendo que os dois clubes querem vencer, espero uma partida aberta", disse.

Questionado sobre uma queda de resultados, Paulo Fonseca fez um flashback e relembrou os tópicos da época 2015/16. "No início da temporada falámos em objetivos e relembro que garantir o quarto lugar e passar a fase de grupos da Liga Europa eram dois propósitos. No que diz respeito ao percurso europeu, fizemo-lo e ainda chegámos aos 'quartos' pela segunda vez na história do clube. Propusemos-nos, ainda, a chegar o mais longe possível nas Taças e não escondo que a Taça de Portugal é especial e assumiu uma importância maior depois do que se passou na temporada passada. Relembro também que houve uma revolução no plantel com a entrada de catorze jogadores. Mas, o mais importante, sentimos que os adeptos têm orgulho na forma de jogar da equipa", sublinhou. Retomando o desafio que está em agenda para este sábado (18h30), a estratégia a utilizar em Coimbra será remodelada face aos encontros anteriores, uma vez que Paulo Fonseca não tem o plantel totalmente disponível. "Estou triste por não poder contar com todos os jogadores, mas não me lamento. Encontraremos soluções para fazer face às adversidades", atirou.

Numa semana em que o presidente do SC Braga, António Salvador, falou sobre o momento atual da equipa, Paulo Fonseca foi claro na mensagem a passar. "Foram palavras de quem tem ambição e tem estado ao lado do grupo nos bons e maus momentos. Temos sentido todas as pessoas envolvidas com a equipa. Nunca senti nenhum foco de instabilidade", finalizou.

SCBraga

Bruno3429

Académica-Sp. Braga (antevisão): Balada da Despedida?
Encontro decisivo para a equipa de Coimbra este sábado, às 18h30
Por Maria Gomes de Andrade     

A Académica recebe, este sábado, às 18h30, o Sp. Braga em jogo da 33.ª jornada da Liga, numa semana em que os estudantes de Coimbra estão em festa com a Queima das Fitas e na qual esperam que não se oiça de novo a Balada da Despedida, que é como quem diz da descida.

É difícil que isso não aconteça, mas ainda há seis pontos em disputa. A Académica e o Tondela estão igualados na tabela, com 24 pontos, e têm o U. Madeira a cinco de distância. Por isso, este encontro é fundamental para a equipa de Coimbra.

Vencer é o único cenário que pode ajudar os estudantes a manter a esperança na manutenção, mas o U. Madeira também tem de ceder no Bessa para que a descida não se sentencie já.

Por sua vez, o Sp. Braga pode encarar este encontro de outra forma, mas também o vê como importante já que pelo menos o empate lhe garante matematicamente o quarto lugar.

MOMENTO

A Académica caiu para o último lugar da Liga na última jornada e tem a permanência muito complicada. Para além de não depender de si mesma, a Briosa tem tido dificuldades em pontuar. Não vence desde 6 de março, na receção ao V. Guimarães e desde aí só conquistou dois pontos: um em Moreira de Cónegos e outro em Belém.

O Sp. Braga quebrou em abril, por estar ainda em quatro frentes, mas tem o quarto lugar praticamente garantido. O empate serve à formação bracarense, que tem o Arouca a cinco pontos de distância. Na jornada anterior, o Sp. Braga recebeu e venceu o V. Setúbal, por 3-2, mas vem de uma derrota na Luz, que lhe custou o afastamento da final da Taça da Liga.


DISCURSO DIRETO

Filipe Gouveia (Académica): está suspenso pela Liga e não fez antevisão ao encontro.

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Estamos virados para o nosso objetivo, que é garantir matematicamente o quarto lugar. Este jogo vai realizar-se com esta especificidade de garantir o quarto e a Académica ter de vencer para se manter na Liga. O empate não serve, de todo, ao adversário. Presumo em função disto, um jogo aberto, com as duas equipas a tentar vencer.»


AUSÊNCIAS

Académica: Ricardo Nascimento e Rafael Lopes.

Sp. Braga: Vukcevic, Pedro Santos, Filipe Augusto e Rui Fonte.


HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Académica e Sp. Braga vão encontrar-se pela 43.ª vez em Coimbra, em jogos do campeonato. Ainda assim, a equipa da casa não tem conseguido sobrepor-se em demasia aos brancarenses. No total, a Académica venceu 15 encontros e perdeu 12, enquanto o empate se registou no último jogo e noutras 14 ocasiões

Maisfutebol