News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 13/04

Started by Bruno3429, 13 de April de 2016, 08:32

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Custódio: "O SC Braga tem que acreditar que é possível"

O antigo médio do Sporting Clube de Braga, Custódio, recordou a "campanha fantástica" na Liga Europa de 2010/2011 e considerou "ingrato" o resultado da primeira mão dos quartos-de-final frente ao Shakhtar Donetsk.
O médio que representou as cores dos Guerreiros do Minho entre 2010 e 2014, lembrou a sua temporada de estreia nos bracarenses, coroada com uma final europeia. "Foi uma campanha fantástica, foi um trabalho fantástico, de uma equipa onde toda a gente esteve perfeita. Tínhamos uma belíssima equipa, um grande grupo e colhemos os frutos de todo esse ambiente, trabalho e qualidade, que existia no Braga e ainda existe neste momento, se calhar até com melhores soluções", afirmou.

Custódio foi decisivo na caminhada até à final da Liga Europa, uma vez que na segunda mão das meias.finais, frente ao Benfica, o médio marcou o golo que carimbou a passagem do Sporting Clube de Braga, num lance que não esquece [na foto os festejos de Custódio após o golo].
"Foi um canto na nossa esquerda, batido pelo Hugo Viana no sentido contrário, e eu apareci na zona do penálti a fazer o golo. O Viana era exímio na cobrança desses lances. Ao longo do ano, fazia muitas assistências e mais uma vez isso aconteceu. Era uma situação que treinávamos bastante", descreveu.

Depois de eliminar o Benfica, o SC Braga, na altura comandado por Domingos Paciência, defrontou outra equipa portuguesa na final disputada em Dublin.
No entanto, nesse jogo a vitória sorriu aos azuis e brancos. "Foi outro grande jogo, muito equilibrado, em que o FC Porto tinha uma equipa fantástica, das melhores dos últimos anos, difícil de bater, mas foi uma belíssima festa. Pena não termos triunfado, mas penso que a campanha não sai beliscada por isso. Foi uma campanha fantástica e histórica", vincou.

Agora, e apesar de estar a jogar na Turquia, Custódio está atento às prestações dos arsenalistas e considera "ingrato" o resultado do jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, em que o Sporting Clube de Braga perdeu em casa por 2-1 frente ao Shakhtar. "A tarefa está mais difícil. O jogo da primeira mão foi um bocado ingrato, o Braga foi controlador, dominador e a estatística prova isso. Podia ter feito mais golos e acabou por ser um bocado penalizado por algumas desconcentrações que com estas equipas se pagam caro. Penso que o Braga fez um bom jogo, positivo e tentou fazer golos e ganhar", sublinhou. Apesar de estar em desvantagem, Custódio sublinhou que o Sporting Clube de Braga "tem de acreditar" que pode virar o resultado da eliminatória. "Mesmo sabendo que está difícil e que o Braga precisa de fazer golos na Ucrânia, penso que tem de se acreditar e que não faz sentido ser de outra forma nesta fase da competição.

O Braga já provou que é uma grande equipa e, estando nesta fase, não faz sentido desistir depois de um resultado negativo, mesmo que o próximo jogo seja fora de casa, pois a este nível tudo é possível", disse. Custódio explicou que, para vencer, os bracarenses têm de aproveitar o "espaço" e os "contra-ataques".
"Tenho quase a certeza que, na Ucrânia, o Braga não vai ter tanta bola e, tendo jogadores como o Rafa e o Pedro Santos, que ajudam a equipa a subir no terreno, têm de aproveitar os contra-ataques e o espaço que terão, sabendo que têm de estar sempre equilibrados, pois não adianta deitar tudo a perder com um balanceamento muito grande", concluiu.
SC Braga e Shakhtar defrontam-se amanhã, às 20.05 horas portuguesas, em Lviv, na Ucrânia, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

Correio do Minho

Bruno3429

APELO À SUPERAÇÃO
Minhotos só 'calçarão as meias' europeias caso afinem a pontaria que tem faltado fora de casa

Para sobreviver, em Lviv, à Liga Europa, Fonseca chamou 20 jogadores.

LUIZ CARLOS CHEGOU A PORTUGAL PELA MÃO DE... RUI VITÓRIA
Referência também para Paulo Fonseca

A experiência de Luiz Carlos em Portugal remonta a 2009/10, época em que chegou ao Freamunde vindo do Ipatinga, do Brasil.

As boas exibições no emblema nortenho despertaram a cobiça de vários clubes da Liga, mas foi o P. Ferreira a ganhar a corrida. Aliás, a curiosidade desta contratação está no facto de ter sido indicada... por Rui Vitória.

Seguiram-se duas épocas na Mata Real e a mudança para Braga deu-se... no final do seu contrato. Foi um dos mais utilizados com Jesualdo Ferreira e Jorge Paixão, perdeu protagonismo com Sérgio Conceição e recuperou a forma com... Paulo Fonseca, treinador que já o tinha orientado no P. Ferreira com resultados... históricos (3.º lugar).

Autores: Alexandre Carvalho e Alexandre Moita

LUIZ CARLOS ENTUSIASMADO COM INTERESSE LEONINO
Médio está em final de contrato com os arsenalistas e o futuro poderá passar por Alvalade

Record

JotaCC

Mais de 30 mil quilómetros para jogar na Europa
Braga Equipa parte para Lviv à procura de prolongar sonho europeu

O Braga parte esta manhã (9.30 horas) para Lviv, num voo charter da companhia espanhola Privilege Style, certamente com muita esperança na bagagem. Os minhotos vão tentar a qualificação para as meias-finais da Liga Europa, mas para isso têm de operar uma sensacional reviravolta no duelo com o Shakthar Donetsk, dado que, na primeira mão, os ucranianos venceram, na Pedreira, por 2-1.
Lviv, a casa emprestada do Shakthar, é a sexta etapa na aventura europeia do Braga. De regresso às provas da UEFA, após um ano de jejum, a formação arsenalista tem sabido aproveitar as chances e prolongado o sonho de repetir a presença, de 2010/11, na final da Liga Europa.
Após as três viagens na fase de grupos (Liberec, Marselha e Groningen), que ajudaram a vencer o seu agrupamento, o Braga teve uma saída a Sion, nos dezasseis avos de final. O apuramento levou os guerreiros do Minho à até agora maior viagem da época, Istambul, paredes meias com a Ásia. Foram quase oito mil quilómetros, desde a capital minhota até ao regresso a casa.
Hoje, a equipa inicia aquela que deseja não seja a última viagem do género da época. Está previsto que percorra 7398 quilómetros (ida e volta) e como o destino é Lviv ainda evita que o número suba mais cerca de dois mil quilómetros, pois se o jogo fosse em Donetsk a distância seria bem maior. Mas o conflito político/militar que se vive na região obriga o Shakhtar a jogar em Lviv.
Já quase com 25 mil quilómetros percorridos, a viagem à Ucrânia permitirá assim ao Braga ultrapassar a fasquia dos 30 mil e fixar-se nos 32 255 km. E com vontade de continuar a somar...



À margem

Três regressos e quatro baixas confirmadas
André Pinto, Vukcevic e Marcelo Goiano, que falharam o jogo com o Moreirense (1-1), estão de volta ás opções de Paulo Fonseca para a viagem a Lviv. Na lista, de 20 jogadores, estão Tiago Sá, Núrio e Joca, da equipa B. Baiano, Pedro Santos, Alan e Rui Fonte, lesionados, falham o jogo. O Braga, que deve chegar à Ucrânia às 13 horas, treina ao fim da tarde no Arena Lviv.
Juiz checo nomeado
A UEFA escalou Pavel Kralovec para apitar o jogo de amanhã. O juiz checo, de 38 anos, apita pela primeira vez o Braga. Kralovec dirigiu esta época o CSKA-Sporting (31), no play-off da Champions. Recebeu fortes críticas leoninas por ter anulado um golo.

JN

JotaCC

APURAMENTO EXIGE UM FEITO INÉDITO
O Braga parte hoje para a Ucrânia com a intenção de fazer história: nunca uma equipa portuguesa virou uma desvantagem de 1-2 em casa

Depois de ter perdido em casa, o Braga precisa de fazer história para seguir em frente na Liga Europa; nos registos das contas



Paulo Fonseca costuma dizer que não há missões impossíveis para este Braga, mas amanhã terá pela frente o maior desafio desta época: vencer o Shakhtar, em Lviv, por dois ou mais golos de diferença. O resultado da primeira mão reduziu substancialmente as possibilidades de apuramento para as meias-finais da Liga Europa, ainda que permita, ironicamente, que o Braga tenha muito a ganhar neste jogo e quase nada a perder – o que tinha a perder, já o fez na Pedreira. Para seguir em frente, os arsenalistas têm de fazer história, porque nunca uma equipa portuguesa deu a volta a uma derrota por 2-1 em casa na primeira mão – e são 11 os exemplos de insucesso especificados no quadro anexo. Mais: nenhuma equipa virou um resultado destes numa fase tão adiantada das competições europeias. Aliás, são poucos os casos de sucesso em casos similares mesmo em rondas anteriores, concretamente 19 num total de 354 eliminatórias, o que perfaz uma taxa de sucesso pouco superior a cinco por cento (o Sporting foi eliminado assim duas vezes, a última com José Peseiro no comando, frente ao Halmstad). É a esta percentagem que Paulo Fonseca se agarra para alimentar a esperança do grupo.
A juntar a isto, há ainda o facto de o Braga nunca ter efetuado uma reviravolta depois de ter perdido em casa e de o Shakhtar se ter apurado nas sete vezes que venceu o primeiro jogo fora. Esta não será uma missão impossível, mas o Braga precisa de fazer história – e um jogo perfeito – para manter vivo o sonho europeu.



Minoria
19
Só 19 equipas conseguiram seguir em frente depois de terem perdido por 2-1 no jogo da primeira mão, num total de 354 eliminatórias. Não há nenhum caso de sucesso português



VIAGEM PLANTEL VAI TER UM DIA LONGO

O Braga optou por viajar apenas hoje para a Ucrânia, na véspera do jogo com o Shakhtar, mantendo o programa dos restantes jogos realizados fora na Liga Europa. A partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai acontecer às 9h30, seguindo-se uma viagem de aproximadamente quatro horas. Depois, a equipa ainda treinará a partir das 18h00 no Arena Lviv.



ESCOLHA ÁRBITRO CHECO EM "ESTREIA"

A UEFA escolheu o checo Pavel Kralovec para arbitrar o jogo de amanhã. Este árbitro, que nunca apitou o Braga, esteve no polémico CSKA Moscovo-Sporting do início de época, que retirou a possibilidade de os leões seguirem para a Champions. Dirigiu ainda o Benfica nas vitórias sobre PSG, Bayer Leverkusen e AZ Alkmaar, e os triunfos do FC Porto sobre Nápoles e Dínamo Kiev.



Joca e Núrio convocados
Fonseca foi obrigado a chamar dois jogadores da equipa B

Com oito futebolistas indisponíveis para o jogo de amanhã, Paulo Fonseca teve de recorrer à equipa B; meio-campo ofensivo e ataque são as zonas mais debilitadas

O cenário já estava complicado, mas agravou-se com os problemas físicos de Baiano (lesão muscular na coxa esquerda) e Pedro Santos (estiramento ligamentar no joelho direito), sofridos durante o jogo com o Moreirense. No total, Paulo Fonseca não poderá contar com oito jogadores do plantel principal para o confronto com o Shakhtar, seja por não estarem inscritos nas competições europeias (Ringstad, Alef, Aarón e Crislan) ou por se encontrarem a recuperar de lesões (Baiano, Alan, Pedro Santos e Rui Fonte). Por só ter 15 jogadores de campo disponíveis – e foram todos convocados –, o treinador teve de chamar dois elementos da equipa B para completar a lista de 20 que viaja esta manhã para a Ucrânia, sendo três deles guarda-redes. Na ausência de alternativas aos dois prováveis titulares nas alas defensivas (Goiano e Djavan) e ofensivas (Josué e Rafa), Fonseca fez estrear nos convocados o defesa-esquerdo Núrio, para além de ter voltado a chamar o criativo Joca, que já tinha estado no banco de suplentes durante a partida da primeira mão. Mais do que desenhar um onze competente, a maior dificuldade de Paulo Fonseca passará pela falta de alternativas credíveis no banco, uma vez que aos quatro homens da frente – provavelmente Josué, Rafa, Hassan e Stojiljkovic – sobra como opção válida apenas Wilson Eduardo. Relativamente à receção ao Moreirense, destaque ainda para os regressos de André Pinto, Goiano e Vukcevic, todos apontados a um lugar no onze inicial para o jogo decisivo de amanhã.



A sonhar com uma noite mágica
Miguel Pedro admite que será muito difícil o Braga dar a volta à eliminatória com o Shakhtar, mas inspira-se em jogos como o de Sevilha. Noutro plano, José João Torrinha cita Pinto da Costa e já aponta à próxima época

Os rivais do Minho já viveram dias mais felizes esta época. Será preciso criar um gabinete de crise? José João Torrinha acha que "já não vale a pena". "Só se abre um gabinete de crise quando temos um problema muito sério e é possível resolvê-lo. No caso do Vitória, já passámos esse ponto", afirmou o adepto vitoriano, que já está focado na próxima temporada. "As perspetivas no campeonato estão encerradas, não vejo qualquer hipótese de haver um milagre, pelo que julgo que esta época está acabada. Espero que rapidamente se comece a pré-época, como disse Pinto da Costa, e que se defina o plantel", sublinhou.
O momento do Braga é bem diferente, mas a verdade é que só ganhou três vezes nos últimos 12 jogos. Miguel Pedro faz a seguinte leitura da situação. "O Braga está numa má fase e agora interessa muito ser seletivo nos objetivos. Na Liga Europa, é muito difícil virar a eliminatória, ainda por cima numa altura em que o Braga não está na melhor fase. Há lesões musculares e nota-se nervosismo e ansiedade em alguns jogadores; são os custos de uma época em quatro frentes", comenta o bracarense, que ainda acredita na passagem às meias-finais da Liga Europa: "Há noites mágicas, como a que tivemos em Sevilha. Não me parece que o Braga tenha grandes possibilidades de virar, mas pode acontecer."

O JOGO

Bruno3429

Liga Europa: Sp. Braga a caminho de Lviv
Comitiva chega à Ucrânia ao início da tarde
Por Redação 
   
O Sp. Braga já está a caminho de Lviv, na Ucrânia, onde vai defrontar o Shakhtar Donetsk em encontro da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, depois de os ucranianos terem triunfado por 2-1 em Braga.

A comitiva arsenalista partiu esta quarta-feira de manhã do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e chega ao início da tarde.

Pelas 19:30 o treinador Paulo Fonseca e um jogador fazem o lançamento do encontro em conferência de imprensa.

Maisfutebol

Bruno3429

«Acreditamos nas arbitragens» - António Salvador

O presidente do SC Braga partiu para a Ucrânia com muita confiança no apuramento para as meias-finais da Liga Europa.

«Se não acreditássemos, mais valia ficarmos em Braga. Esta equipa já fez coisa interessantes, neste percurso fizemos coisas que muitos pensavam ser impossível. Sabemos que é difícil mas não impossível. Vamos trabalhar para conseguir essa reviravolta. Acredito que é possível», disse à partida para Lviv, onde na quinta-feira o SC Braga defronta o Shakhtar Donetsk em desvantagem devido à derrota (1-2) na primeira 'mão'.

Questionado sobre a nomeação de Pavel Kralovec, árbitro polaco que esteve no polémico CSKA Moscovo-Sporting, que custou a eliminação dos leões no play-off da Liga dos Campeões, Salvador desvalorizou.

«Confiamos nas arbitragens, como sempre confiámos até aqui. Esperamos um bom jogo de futebol, com fair-play e uma boa arbitragem e, sobretudo, que o SC Braga possa passar à fase seguinte», afirmou.

Salvador falou ainda da renovação de Luiz Carlos: «Ainda não renovou, quando renovar iremos anunciar, se for caso. Esta não é altura para falar de renovações mas sim para nos concentrarmos nos objetivos a que nos propusemos.»

Chegada tranquila à Ucrânia

Entretanto, a comitiva do SC Braga já aterrou em solo ucraniano, onde os termómetros marcam 16 graus. À tarde, a partir das 17 horas, Paulo Fonseca e Djavan vão à sala de imprensa projetar o jogo com o Shakhtar. Segue-se o treino de adaptação ao relvado da Arena Lviv.

A Bola

Bruno3429

António Salvador: "Se não acreditasse, mais valia fica em Braga"

António Salvador, presidente do Braga, partiu animado para Lviv com a possibilidade de uma reviravolta.

António Salvador está confiante numa reviravolta do Braga, esta quinta-feira, em Lviv, à derrota por 2-1, na Pedreira. "Acreditamos sempre que é possível. Se não fosse assim mais valia ficar em Braga. A equipa já fez muitas coisas esta época que ninguém pensava que fosse possível. Não é impossível e vamos fazer para que seja possível, vamos lutar pela reviravolta", afirmou o presidente da SAD, ciente de que a equipa "vai encontrar uma grande equipa, como ficou provado no jogo da primeira mão. Uma equipa que nos últimos dez anos disputou nove vezes a Liga dos Campeões. Mas também sabemos que a missão não é impossível, temos que ter uma noite perfeita para poder ultrapassar um obstáculo muito difícil".

O "orgulho pelo trajeto feito" pelo Braga reforça a esperança de António Salvador que não esquece os adeptos. "É nessa força que os nossos jogadores têm que se agarrar amanhã", atirou.

Sobre a nomeação do árbitro checo Pavel Kralovec, envolvido no polémico CSKA Moscovo-Sporting? "Confio nas arbitragens, espero que seja um bom jogo, com fair-play, boa arbitragem e um bom jogo do Braga", disse.

O Jogo

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Lucescu e o Sp. Braga: «Resultado da primeira mão é perigoso»
Treinador do Shakhtar Donetsk antevê «jogo difícil» frente aos bracarenses
Por Redação       

O Shakhtar Donetsk discute com o Sporting de Braga a passagem às meias-finais da Liga Europa. Na antevisão do encontro desta quinta-feira, o treinador da equipa ucraniana alertou para o perigo do 2-1 obtido na primeira mão em Braga.

«O resultado da primeira mão é muito perigoso. Amanhã teremos um jogo muito difícil», afirmou Mircea Lucescu, não divulgando também quem ocupará o lugar de Rakitskiy no centro da defesa, ele que é uma das principais baixas do plantel.

O brasileiro Taison, uma das maiores figuras da equipa ucraniana, admitiu também que a equipa ucraniana sonha chegar à final da competição, que este ano se joga no estádio do Basileia, na Suíça.

«Estou preparadíssimo para o jogo de amanhã. Temos de estar concentrados no jogo para seguir em frente. Pensamos passo a passo mas sonhamos em chegar à final da Liga Europa», sublinhou o médio.

Maisfutebol

JotaCC

António Salvador pede noite perfeita ao Sp. Braga
António Salvador pede noite perfeita ao Sp. BragaA equipa do Sp. Braga partiu para a Ucrânia com a ideia de dar a volta à eliminatória

O presidente do clube minhoto exige empenho máximo do Sp. Braga na Ucrânia.

Os "arsenalistas" partiram na manhã desta quarta-feira para a Ucrânia onde amanhã (quinta-feira) defrontam o Shakhtar na segunda mão dos quartos de final da Liga Europa.

Antes da partida António Salvador, em declarações aos jornalistas no aeroporto Sá Carneiro, reconheceu que a derrota na primeira mão, em casa, por 2-1, obriga a formação bracarense a ter uma "noite perfeita".

A propósito o líder dos bracarenses afirmou: "Sabemos que vamos encontrar uma grande equipa, como ficou provado no jogo da 1.ª mão. Uma equipa que nos últimos 10 anos disputou nove vezes a Liga dos Campeões. Mas também sabemos que a missão não é impossível, temos que ter uma noite perfeita para poder ultrapassar um obstáculo muito difícil".

A concluir o "dossier Liga Europa" ainda recordou a carreira da equipa na competição: "Temos orgulho no percurso que fizemos até aqui e a grande prova disso foi a reação dos nossos adeptos no final do jogo da primeira mão. E é nessa força que os nossos jogadores têm que se agarrar. Acreditamos sempre que é possível. Se não fosse assim mais valia ficar em Braga. A equipa já fez muitas coisas esta época que ninguém pensava que fosse possível. Não é impossível e vamos fazer para que seja possível".

À margem do jogo da Ucrânia António Salvador ainda se referiu à notícia vinda a público do interesse do Sporting no bracarense Luís Carlos para afirmar: "Sabem que o Luiz Carlos ainda não renovou, quando renovar será anunciado, isto se for o caso. Neste momento não é tempo de falar em renovações, é tempo de trabalhar para alcançar os objetivos a que nos propusemos", disse a concluir.

RTP

JotaCC

ANTÓNIO SALVADOR RESPONDE A INTERESSE DO SPORTING POR LUIZ CARLOS
Médio está na mira dos leões

Tal como Record já avançou, o médio do Sp. Braga, Luiz Carlos, é um dos alvos leoninos para o reforço do plantel em 2016/17, um interesse 'corroborado' pela opinião favorável de Jorge Jesus. Esta quarta-feira, à partida para a Ucrânia, onde amanhã os bracarenses defrontam o Shakhtar para a 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, o presidente dos bracarenses abordou o assunto.
"Vocês sabem que o Luiz Carlos ainda não renovou, quando renovar será anunciado, isto se for o caso. Neste momento não é tempo de falar em renovações, é tempo de trabalhar para alcançar os objetivos a que nos propusemos", afirmou António Salvador aos jornalistas.



ANTÓNIO SALVADOR: «JÁ FIZEMOS O QUE NINGUÉM PENSAVA QUE FOSSE POSSÍVEL»
Dirigente salienta atitude positiva da equipa

O Sp. Braga partiu, na manhã desta quarta-feira, para a Ucrânia onde amanhã defronta o Shakhtar na 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa. Para António Salvador, a derrota na 1.ª mão, em casa, por 2-1, obriga agora os bracarenses a terem uma "noite perfeita".
"Sabemos que vamos encontrar uma grande equipa, como ficou provado no jogo da 1.ª mão. Uma equipa que nos últimos 10 anos disputou nove vezes a Liga dos Campeões. Mas também sabemos que a missão não é impossível, temos que ter uma noite perfeita para poder ultrapassar um obstáculo muito difícil", afirmou o presidente dos arsenalistas no aeroporto Sá Carneiro antes da viagem da equipa.
E prosseguiu: "Temos orgulho no percurso que fizemos até aqui e a grande prova disso foi o manifesto dos nossos adeptos no final do jogo da 1.ª mão. E é nessa força que os nossos jogadores têm que se agarrar amanhã. Acreditamos sempre que é possível. Se não fosse assim mais valia ficar em Braga. A equipa já fez muitas coisas esta época que ninguém pensava que fosse possível. Não é impossível e vamos fazer para que seja possível".

RECORD

Bruno3429

Paulo Fonseca: «Estamos preparados e com grande ambição»
Sp. Braga tenta virar o rumo da eliminatória na Ucrânia
Por Redação     

O Sp. Braga disputa nesta quinta-feira a segunda mão dos quartos de final da Liga Europa. A formação arsenalista está em Lviv para defrontar o Shakhtar Donetsk, que garantiu uma importante vitória em Portugal (1-2)

«Os números e as estatísticas não significam nada no futebol. Temos de mostrar a nossa melhor face, será um desafio extremamente difícil mas isso não diminui a nossa ambição. Tentaremos seguir em frente», disse Paulo Fonseca.

Na conferência de imprensa realizada na Ucrânia, o treinador do Sp. Braga prometeu uma equipa ambiciosa: «Estamos muito bem preparados e com grande ambição, sabendo da importância que seria chegar com o Sp. Braga às meias-finais da Liga Europa. Vamos apostar na estratégia de sempre, não mudamos seja o que for, independentemente do estádio onde jogamos ou do adversário.

«É verdade que temos algumas baixas, na sequência do último jogo no campeonato português, mas isso não será desculpa. Apresentaremos uma equipa forte, com concentração máxima, frente a um adversário de grande qualidade», rematou Paulo Fonseca.


«Também diziam que íamos ser eliminados pelo Fenerbahçe...»
Djavan garante um Sp. Braga motivado apesar da derrota em Portugal com o Shakhtar Donetsk
Por Redação 

Djavan foi o jogador escolhido pelo Sp. Braga para acompanhar Paulo Fonseca na conferência de imprensa em Lviv, onde a formação arsenalista vai defrontar o Shakhtar Donetsk.

«Amanhã será um jogo muito difícil e o adversário tem uma grande vantagem, já que venceu em Portugal. Mas estamos nesta fase com mérito e daremos tudo para continuar na Liga Europa», disse o lateral brasileiro, recordando o triunfo ucraniano em Braga (1-2).

Os minhotos esperam repetir o desfecho da eliminatória com o Fenerbahçe: «Quando defrontámos o Fenerbahçe também disseram que íamos ser eliminados, que não íamos seguir em frente. Mas encontrámos forças e provámos que podíamos vencer. Esperamos fazer o mesmo amanhã.»

«Sabemos que o Shakhtar tem jogadores velozes e muito técnicos. Temos de defender bem e atacar com critério. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para vencer», rematou Djavan, destacando a influência de Taíson na equipa ucraniana.

Maisfutebol

Bruno3429

«Estamos agarrados à grande ambição de passar às meias-finais» - Paulo Fonseca

Apesar da derrota por 1-2 no encontro da primeira mão, o SC Braga não baixa os braços e não dá por perdida a possibilidade de passar às meias-finais da Liga Europa.

«O grupo está agarrado a esta grande ambição de passar às meias-finais, pois seria muito importante para o clube e também para as nossas carreiras», disse o treinador Paulo Fonseca na conferência de Imprensa de lançamento da partida.

Paulo Fonseca não quer saber de percentagens, vincando bem o propósito da sua equipa: «Acreditamos que é possível virar esta eliminatória a nosso favor.»

Para o efeito, garantiu que a `receita´ está mais do que trabalhada: «Já sabem que a nossa equipa joga sempre da mesma forma, não é por termos a obrigatoriedade de vencer aqui que será diferente. Gostamos de ter a iniciativa do jogo, ser dominadores e estar perto da baliza do adversário.»

«Não tenho muitas dúvidas do que vai acontecer no jogo, vai ser muito semelhante ao que se passou em Braga. Esperamos que o resultado seja diferente», atirou.

A Bola

Bruno3429

PAULO FONSECA: «É POSSÍVEL VIRAR ESTA ELIMINATÓRIA»
Aposta em chegar às meias-finais da Liga Europa

O Sp. Braga já está na Ucrânia onde amanhã defronta o Shakhtar Donetsk para a 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Paulo Fonseca ainda acredita numa surpresa.

"Acreditamos que é possível virar esta eliminatória a nosso favor. Se a percentagem é grande ou pequena isso conta pouco. O nosso adversário é forte e tem a vantagem a seu favor, mas isso não nos retira ambição de vencer aqui na Ucrânia", referiu, prometendo a mesma ambição de sempre:

"Já sabem que a nossa equipa joga sempre da mesma forma e não é por termos obrigatoriamente que vencer que vamos mudar. Só sabemos ser uma equipa dominadora e que joga no meio-campo adversário, seja em que estádio for, contra o adversário que for, na competição que for e independentemente do momento em que nos encontramos."

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

"Críticas de Lucescu têm uma segunda intenção"

Paulo Fonseca, treinador do Braga, estranhou saber que o romeno de 70 anos que treina o Shakhtar Donetsk só agora, na véspera do jogo da segunda mão, descobriu que ficaram dois penáltis por marcar, na Pedreira.

Paulo Fonseca declarou-se, esta quarta-feira, surpreendido pelas declarações de Mircea Lucescu, treinador do Shakhtar Donetsk, que apontou duas grandes penalidades por assinalar, em Braga, no jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, que a equipa ucraniana venceu por 2-1. Para o treinador do Braga, as palavras do romeno não foram inocentes: "Para mim, é uma surpresa essa análise. No final do primeiro jogo, não vi nenhuma critica ao árbitro nesse sentido. O mister Lucescu é uma pessoa muito experiente e obviamente que eu percebo que com estas críticas terá uma segunda intenção... Não me cabe a mim dizer muito mais do que isso."

Djavan: "Terá de ser um jogo de eficácia e solidariedade"

Djavan, lateral-esquerdo do Braga, deu voz à confiança do balneário, esta quarta-feira, em Lviv, na Ucrânia, onde a equipa tentará, amanhã, dar a volta à desvantagem (2-1) diante do Shakhtar Donetsk, na segunda mão dos quartos de final da Liga Europa.

Ambição: "É um cenário bastante difícil, o Shakhtar está com vantagem, mas, no primeiro jogo mostrámos que somos capazes de chegar aqui a passar a eliminatória."

Estratégia: "Será um grande jogo, de solidariedade, a correr uns pelos outros. Mostrámos isso com o Fenerbahçe; poucos acreditavam que podíamos passar. Acabámos por vencer e, amanhã, esperamos repetir. Será um jogo de intensidade alta, e vamos tentar impor o nosso jogo."

Equilíbrio entre defesa e ataque: "Temos de estar atentos para não sermos surpreendidos com a qualidade dos jogadores do Shakhtar, que aposta em transições muito rápidas. Sabemos disso. No ataque, criámos oportunidades, mas não fomos eficazes. É só isso que temos de mudar para este jogo."

O mais perigoso: "Taison. É um jogador que procura sempre a profundidade. Temos de estar conscientes. Pode criar alguns desequilíbrios."

MIRCEA LUCESCU
"Por que motivo o Braga não nos pode ganhar?"


Mircea Lucescu não confia totalmente na vantagem conseguida em Braga e prepara-se para eventuais surpresas.

Mircea Lucescu, treinador do Shakhtar, de acordo com o que se passou na Pedreira, há uma semana, considera que "as equipas são equilibradas em termos de valores", embora ache o 2-1 escasso pelo que a sua equipa produziu e conta com dificuldades para o segundo da mão, esta quinta-feira, no Arena de Lviv. "Podíamos ter marcado mais golos em Braga e agora vamos ver o que conseguimos fazer. Temos pela frente um jogo difícil", disse, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Braga, e alerta para o facto de Shakhtar estar a sofrer golos nos últimos minutos. "Não quero que se repita isso amanhã, mas não consigo influenciar os jogadores", atirou.

O Jogo

Bruno3429

Paulo Fonseca acredita na passagem do Braga às meias finais

Paulo Fonseca disse esta quarta-feira acreditar que o Sporting de Braga possa ganhar na Ucrânia ao Shakhtar Donetsk, na quinta-feira, e seguir em frente na Liga Europa de futebol.

Os minhotos perderam em Braga na primeira mão (2-1) dos quartos de final, mas o técnico acredita na possibilidade de dar a volta na Ucrânia.

"Acreditamos que é possível virar esta eliminatória a nosso favor. Se a hipótese é grande ou pequena pouco conta neste momento. Sabemos que temos um adversário muito forte que está em vantagem, mas isso não nos retira a ambição de vencer, sabendo que é uma tarefa muito difícil. Mas, estamos convictos de que é perfeitamente possível", disse na conferência de antevisão, em Lviv.

Paulo Fonseca garantiu uma equipa com "uma grande ambição".

"Percebemos que passar às meias-finais é importante para o clube e para as nossas carreiras. Essa ambição é no sentido de tentarmos conseguir esse feito. Quanto à estratégia, sabem que a nossa equipa joga sempre da mesma forma. Não é por termos a obrigatoriedade de vencer que vamos mudar. Queremos ter sempre a iniciativa, ser dominadores e jogar perto da baliza adversária", disse.

Paulo Fonseca declarou-se ainda surpreendido pelas declarações de hoje do treinador do Shakhtar Donetsk, Mircea Lucescu, que disse ter havido duas grandes penalidades por assinalar no jogo da primeira mão.

"Para mim, é uma surpresa essa análise. No final do primeiro jogo, não vi nenhuma crítica ao árbitro nesse sentido. O Mircea Lucescu é uma pessoa muito experiente e obviamente que eu percebo que, com estas críticas, terá uma segunda intenção, [mas] não me cabe a mim dizer muito mais do que isso", disse.

Djavan, que deverá ser titular no lado esquerdo da defesa, disse que o cenário "é bastante difícil", mas considerou que, no primeiro jogo, o Braga mostrou que é capaz de seguir em frente.

"Será um grande jogo, de solidariedade, a correr uns pelos outros. Mostrámos isso com o Fenerbahçe. Poucos acreditavam que podíamos passar e acabámos por vencer e na quinta-feira esperamos repetir", disse.

O jogador brasileiro, que elegeu Taíson como o jogador mais perigoso do adversário, chamou ainda a atenção para a qualidade da generalidade dos jogadores do Shakhtar.

Sporting de Braga e Shakhtar Donetsk defrontam-se às 20:05 de quinta-feira, no Arena Lviv, jogo que será arbitrado pelo checo Pavel Kravólec.

JN