News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/04

Started by JotaCC, 03 de April de 2016, 09:49

Previous topic - Next topic

JotaCC

SC Braga: Recuperação física e mental para o Shakhtar depois do apagão na Luz

Depois da goleada sofrida no estádio da Luz, frente ao Benfica, por 5-1, no arranque da 28.ª jornada da I Liga Portuguesa de futebol, o plantel do SC Braga já regressou ontem de manhã aos treinos. Um dia a sarar as feridas, mas também já a virar o foco para a próxima batalha, desta vez, para a Liga Europa.
A equipa de Paulo Fonseca recebe o Shakthar Donetsk, na próxima quinta-feira, em jogo da primeira mão dos quartos de final, e o treinador passou as primeiras horas da preparação deste desafio europeu a dedicar-se ao aspecto moral, de reanimação das tropas, face ao descalabro que aconteceu na Luz, naquela que foi a pior exibição da equipa da temporada, sobretudo pelos erros cometidos a nível defensivo, algo pouco habitual nos Guerreiros do Minho, mas que foram a razão da derrota tão expressiva como acabou por ficar patente no duelo com as águias.
Mais que o resultado, que não comprometeu, nem de perto nem de longe, o objectivo do SC Braga traçado para o campeonato — há ainda boa margem de conforte para gerir o quarto lugar na tabela — foram os erros que mereceram a atenção do treinador Paulo Fonseca na análise interna.
Deste modo, para além da incontornável recuperação física dos jogadores, as primeiras horas de preparação para a recepção ao Shakthar Donetsk foram também dedicadas à recuperação moral, porque há já mais um jogo muito importante pela frente onde o clube bracarense enfrenta boas perspectivas para continuar a prolongar a boa imagem que tem deixada, esta temporada, na Liga Europa, e de resto, já pode diversas vezes elogiada pela própria UEFA. Quer do ponto de vista colectivo (com primeiro lugar na fase de grupos e qualificação para os quartos-de-final), quer a nível individual, onde Rafa já mereceu inclusive honras de figurar no onze ideal da semana da UEFA na competição da Liga Europa.
Por isso, não há tempo para lamentações na equipa bracarense pelo que se passou na Luz, nem sequer para apontar o dedo a quem quer que seja, há que levantar imediatamente a cabeça, e o próprio treinador Paulo Fonseca, foi o primeiro a afirmar isso logo após a partida com o Benfica.
"Não quero que a imprensa crucifique nenhum jogador, o único responsável sou eu, porque exijo esta coragem aos meus jogadores. Existem riscos, mas eu é que peço para arriscarem daquela forma, por isso peço que me responsabilizem", frisou Paulo Fonseca, referindo que a goleada sofrida no Estádio da Luz não vai influenciar o jogo da próximo quinta-feira.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Foco já na Europa e previsão de boa casa

A derrota mais pesada da época (5-1, na Luz,frente ao Benfica), foi ontem dissecada pelo plantel, mas a equipa rapidamente mudou o chip e já está focada na receção de quinta-feira (20.05 horas, SIC) aos ucranianos do Shakthar Donetsk, jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.
O próprio técnico Paulo Fonseca, após o jogo da Luz, disse que a equipa não iria ficar afetada com a goleada e isso mesmo tratou de começar já a transmitir aos jogadores. A goleada aos turcos do Fenerbahçe (4- 1) seguiu-se ao desaire por 3- 0 no Restelo e, quando perderam no Estoril (1- 0), também responderam com êxito por 1- 0 em Liberec, no início da fase de grupos. Com Rui Fonte e Josué ainda de fora, a equipa volta a treinar hoje.
Entretanto, o Braga espera ter boa casa com o Shakthar, podendo bater a assistência recorde da época ( 18 202, com o F. C. Porto).


Mercado Diabos insistem em levar Rafa Silva

Observado, mais uma vez, no jogo com o Benfica, Rafa Silva voltou ontem a ser indicado pela imprensa inglesa como alvo do Manchester United para a próxima época. Os Diabos Vermelhos têm já muita informação sobre o médio ala do Braga, jogador que, na próxima temporada, dificilmente permanecerá na Pedreira, só faltando saber o seu destino. A Imprensa inglesa insiste que o F. C. Porto é forte concorrente na disputa pelo internacional português.

JN

JotaCC

"JOGO COM SHAKHTAR É MAIS IMPORTANTE"
Ex-treinador do Braga desvaloriza o acidente na Luz e acredita que a equipa irá repetir uma presença na final da Liga Europa

"Não foi dia mau; foi antes um mau resultado contra o Benfica, porque a equipa teve bons momentos" "O campeonato está decidido, na Liga Europa há objetivos por conquistar"
Domingos Paciência
Treinador de futebol


Estando as contas quase fechadas na Liga, Domingos diz que não há razões para o Braga ficar em choque por causa da pesada derrota com o Benfica, quando há uma quintafeira europeia pela frente


Firmeza: Domingos acha que a derrota por 5-1 não reduzirá a confiança da equipa Sorteios: na Liga Europa, o Braga já escapou a MU, Liverpool, Dortmund e Tottenham

O céu não vai desabar sobre o Braga por causa do trambolhão na Luz, contra o Benfica. Domingos Paciência tem essa convicção e até aposta num bom resultado já na próxima quinta-feira, frente ao Shakhtar Donetsk, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. "Uma goleada só vale três pontos perdidos. Não acredito que vá baixar os níveis de confiança dos jogadores, porque o campeonato e a Liga Europa são competições diferentes. E a posição do Braga no campeonato está praticamente definida: isso também ajudará a esquecer o que se passou contra o Benfica", analisou o ex-treinador dos arsenalistas, certo de que Paulo Fonseca terá "um papel muito importante" nesta fase delicada. "Deve ser honesto e realista com os jogadores em relação ao que está para trás e ao que está para a frente. Deve dizer-lhes que não foi um dia mau, antes um mau resultado contra o Benfica, porque o Braga teve bons momentos", vincou.
Vice-campeão da Liga Europa precisamente ao comando dos minhotos, Domingos até acredita que o seu marco histórico poderá ser repetido nesta temporada. "O Braga continua a ter todas as condições para repetir uma presença na
final da Liga Europa, e os sorteios têm ajudado. A estrelinha tem estado com o Braga, tendo em conta as equipas que disputam esta prova; não apanhou, por exemplo, Manchester United, Liverpool, Dortmund e Tottenham. O Shakhtar também é difícil, mas está perfeitamente ao alcance do Braga", perspetivou o treinador, para quem Fonseca teve sentido de oportunidade ao assumir-se como culpado no lance do primeiro golo do Benfica, originado por um erro cometido por Mauro. "Passou confiança ao grupo", assinalou.
A opção de não utilizar o médio Vukcevic contra o Benfica foi igualmente"acertada" para Domingos. "Ele tinha jogado pela seleção e o jogo com o Shakhtar é mais importante do que o jogo como Benfica.Eu pensaria da mesma forma, porque o campeonato já está decidido e na Liga Europa ainda há objetivos por conquistar", lembrou. Caso Josué não recupere a tempo do primeiro duelo com a equipa ucraniana, não será uma baixa problemática. "É um jogador importante, mas o Braga está recheado de soluções muito válidas. Na época em que o Braga chegou à final da Liga Europa, o leque era mais curto; cheguei a recorrer a jogadores do clube-satélite [Vizela]", recordou.



RAFA
41
Rafa é dos que mais resistem à rotatividade de Fonseca. Contra o Benfica fez a 41.ª aparição, sendo o mais utilizado. Está, porém, atrás de Luiz Carlos, Goiano e Baiano em minutos



DUVIDAJOSUÉ CONTINUA PARADO

Limitado por uma contractura na coxa direita, Josué mantém-se incerto para a receção ao Shakhtar Donetsk. Como era de prever, depois de Paulo Fonseca ter assumido que é uma dúvida para o jogo da Liga Europa, o médio não participou no treino de ontem e, para já, ninguém do clube minhoto arrisca um prazo concreto para o seu regresso.



Crislan recusou o Corinthians
Em entrevista ao Lance, avançado contou ter passado "noites em claro" a pensar no gigante paulista

Pouco utilizado por Paulo Fonseca, Crislan disse ter optado pelo Braga porque "queria jogar na Europa" e receava ser tapado por Guerrero no Corinthians, que acabaria por vencer o campeonato brasileiro

Foi por um triz que Crislan não escapou ao Braga, rumo ao Corinthians. Numa entrevista ao jornal desportivo Lance, o avançado confirmou o interesse do atual campeão brasileiro e com o detalhe que António Salvador teve de apresentar uma proposta superior para fechar negócio com o Penapolense. "A proposta do Corinthians deixou-me muito satisfeito, só que ninguém sabia que o Braga andava a tentar a minha contratação há três anos. Já tinha tudo acertado com o Corinthians, estava feliz, de férias. Aí, o presidente do Braga foi ao Brasil, falou com a diretoria, aumentou a proposta e eles disseram que iam libertar-me", relatou.
Representar um grande clube brasileiro sempre foi um desejo de Crislan, mas o sonho de jogar na Europa falou mais alto. "Eu queria muito isso e sabia que em Portugal poderia saltar para a Espanha e outros países. Mas o que mais pesou foi o facto de o Guerrero estar no Corinthians. É um jogador extraordinário, de seleção, e estava numa fase ótima. Mas depois do destaque no Paulistão, eu queria continuar jogando, e sabia que perderia espaço", explicou o avançado, que, pouco depois, perderia noites de sono a refletir sobre a decisão tomada. É que o mesmo Guerrero haveria de deixar o gigante paulista. "Depois de ter assinado pelo Braga, o Guerrero saiu e foi para o Flamengo.A partir daí, passei por algumas noites em claro, a pensar no Corinthians. Às vezes penso no que poderia ter acontecido, porque todo mundo falou que eu podia ter sido campeão brasileiro. Mas não estou arrependido. Coloquei a cabeça no lugar e vou ser feliz aqui", garantiu, apostado em "voltar a fazer golos bonitos como fazia no Paulistão".
Tapado por Hassan, Stojiljkovic, Rui Fonte e Wilson Eduardo na equipa bracarense, Crislan admitiu, por fim, ter sentido dificuldades na adaptação ao futebol português. "Tive algumas oportunidades de início, mas não entendia bem a minha função.A movimentação do atacante na Europa é totalmente diferente", constatou.



Equipa saudada no regresso

Dezenas de adeptos aguardaram pela chegada do autocarro ao estádio, ontem de madrugada
Eram 3h00 quando o autocarro do Braga entrou no túnel de acesso ao parque de estacionamento do Estádio Municipal. O sentimento de frustração dominava o grupo pela derrota pesada sofrida na Luz e naquele preciso momento os profissionais eram despertados para uma incontornável realidade: os adeptos estavam com eles, especialmente naquele mau momento. Pelo menos essa era a mensagem que algumas dezenas de apoiantes quiseram transmitir por entre palmas, incentivos e tochas, depois de terem resistido ao sono e ao frio durante algumas horas. Esta já não foi a primeira vez que os Guerreiros do Minho são saudados à chegada depois de um resultado negativo, mas não deixou de ser surpreendente a receção da madrugada de ontem atendendo a que a equipa havia perdido por números expressivos. A verdade é que a goleada imposta pelo Benfica não foi suficiente para manchar a boa época dos arsenalistas, que, além de seguirem isolados no quarto lugar, continuam envolvidos na Liga Europa, Taça de Portugal e Taçada Liga. O reconhecimento não tardou.


Pedro Miguel

Rafa, Josué e uma óbvia confluência de interesses

"Este folclore mediático tem-se tornado um hábito nas vésperas de jogos com um dos três grandes, com ênfase no Benfica"

1 Esta é uma história já vista e revista: sempre que o SC Braga joga contra o SL Benfica, lá começam a sair as habituais notícias, na semana que antecede o jogo, com transferências de jogadores do SC Braga para outros clubes. Um dos diários desportivos (popularmente ligado ao clube lisboeta) noticiou que o Luiz Carlos estaria de saída para os suíços do Basileia; dois dias depois, o mesmo jornal faz notícia com o já conhecido interesse do FC do Porto no Rafa. No dia seguinte, outro meio de comunicação avança com contactos que já existirão (alegadamente) entre o SC Braga e o SL Benfica para a venda do central Ricardo Ferreira. Este folclore mediático tem se tornado um hábito nas vésperas de jogos com um dos três grandes, com particular ênfase quando se trata de jogos contra o Benfica. E não é só com o Braga, saliente-se. Outros clubes são objeto desta reiterada prática de noticiar saídas de jogadores seus quando jogam, designadamente, com o SL Benfica. O que realmente se pretende com isto? Desestabilizar a equipa? Será isso mesmo? A verdade é que, sinceramente, não me parece como é que profissionais de futebol se possam deixar influenciar por este tipo de notícias. Mas que deve haver algum efeito, lá isso deve, pois isto repetese a cada jogo destes...Haja paciência.

2 Josué e Rafa. Josué é jogador contratualmente ligado ao FC Porto, mas interessa ao SC Braga; por seu lado, Rafa é um jogador ligado ao SC Braga e interessa ao Porto. É fácil ver a confluência de interesses nesta situação. Na verdade, trata-se de jogadores de grande valor e que têm merecido justos elogios por parte da imprensa especializada. Rafa é um jogador rápido, de drible curto, que joga para a frente, enfrenta o adversário, desequilibra, marca golos. É titular da seleção e tem sido designado para o onze ideal da Liga Europa. A minha firme convicção é de que vale bem os milhões que pedem por ele. Josué é o nosso reforço de inverno. Um reforço como deveriam ser todos os "reforços de inverno": úteis, utilizáveis e enquadrados na estratégia da equipa. Não será estranho a este rápido sucesso de Josué na competitiva equipa do SC Braga desta época o conhecimento que o treinador Paulo Fonseca já tinha do jogador, das suas especiais características. Na altura da sua contratação, muito se escreveu sobre se o Josué teria espaço numa equipa do Braga cheia de bons meio-campistas, ainda por cima com jogadores como Rafa, Pedro Santos ou Aarón Ñíguez. Paulo Fonseca sabia melhor do que ninguém a resposta a esta pergunta. E o resultado é este: Josué é um jogador fulcral no SC Braga de hoje. E interessa ao clube, claro. Seria altamente recomendável que a Administração da SAD conseguisse os seus serviços para a próxima época.

3 O jogo contra o Benfica: parece que a paragem do campeonato não nos terá sido benéfica. Mas, tentando analisar o jogo com a frieza possível de um adepto, foi um daqueles jogos em que tudo nos correu mal e tudo correu bem ao adversário. E, quando se defronta equipas de maior valor, para se conseguir um resultado positivo teria que ser precisamente o contrário: as coisas correrem bem a nós e menos bem ao adversário. Falhámos, pelo menos, quatro claríssimas oportunidades de golo, cometemos erros defensivos quando o jogo nos estava a correr bem (o primeiro golo é um erro, a este nível, inadmissível), mas não se pode dizer que tenhamos jogado mal. Espero sinceramente que esta derrota seja uma aprendizagem para o jogo da próxima quinta-feira, pois temos mesmo que fazer com que as coisas nos corram bem a nós e mal aos ucranianos.



Magia de Pérez fez a diferença

"Foi um triunfo justo. Vamos continuar a chatear"
Carlos Brito
Treinador do Freamunde "O empate era mais justo. Estou orgulhoso do que fez a equipa"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B


Numa partida equilibrada, um tropeção de Didi foi aproveitado pelos freamundenses para um contra-ataque em três toques, finalizado por Fausto, mas na retina fica o passe fantástico de Ivan Pérez, um dos melhore sem campo. O intervalo podia ter chegado com uma vantagem mais dilatada, mas Mauro Dalla Costa errou nas medidas do chapéu a Tiago Sá. Após o reatamento surgiu um Braga mais atrevido e o empate chegou por Joca, que passou por Marco e atirou a contar. Até que o inevitável Pedrinho,com mais uma bomba, confirmou o triunfo caseiro. Destaque-se a estreia nos arsenalistas de dois jovens:. Xadas, internacional sub-19, e Trincão,de apenas 16 anos,que é visto como um diamante em bruto descoberto na Pedreira. Arbitragem com erros mas sem influência.

O JOGO

JotaCC

André Machado conduz guerreiros à vitória
O SC Braga/AAUM recebeu e venceu o Rio Ave FC por 5-3 em jogo a contar para a 22ªJornada da Liga SportZone de Futsal.

Vitória justa dos bracarenses num jogo com duas partes distintas. Na primeira foram melhor os bracarenses com mais ascendente na partida. Esse ascendente foi materializado à passagem do minuto quatro pelo seu capitão André Machado, fazendo 1-0. Essa vantagem no marcador pouco durou porque, no minuto seguinte, Pedro Silva restabelecia a igualdade no marcador. Os bracarenses criaram várias situações de golo, algumas de baliza aberta, mas não conseguiram concretizar em golo essas oportunidades e o minuto vinte chegou com a igualdade a um entre as duas equipas.

A segunda parte não poderia ter tido melhor início para o SC Braga/AAUM. No minuto vinte e um, na transformação de uma grande penalidade bem assinalada por uma mão dentro da área de um jogador vilacondense, André Machado bisava na partida e colocava novamente a sua equipa em vantagem no marcador. Esse golo foi como um élan para os bracarenses fazerem a seguir dez minutos de grande qualidade, marcando mais dois golos: primeiro por Tiago Brito (26`) e depois por Marinho (27`). Os vilacondenses nunca baixaram os braços e correram sempre atrás do resultado. Ainda assim, à passagem do minuto trinta e quatro, na marcação de um livre, Balão reduzia para 2-4 e, no minuto seguinte, Ruben Reis fez 3-4. Deste modo, colocou o resultado na vantagem mínima. Pairava no ar uma incerteza no resultado com o Rio Ave por cima do jogo e o seu treinador a dois minutos do fim apostou num 5/4. Mas foi então que surgiu mais uma vez a experiência e sabedoria do capitão bracarense André Machado que, aproveitando a ausência do guarda-redes adversário, fazia o 5-3, desfazendo todas as dúvidas no marcador e dando a vitória à sua equipa.

No final do encontro, o técnico bracarense Paulo Tavares referiu a falta de eficácia da sua equipa: "fomos para intervalo empatados 1-1, o que nos penaliza pela nossa falta de eficácia na finalização". Na segunda parte, os nossos primeiros dez minutos foram pressionantes, com boas trocas de bola, a disparar para 4-1 e depois apareceu uma tremedeira inexplicável, pois sofremos o 2-4 e 3-4 com erros incríveis. Foi uma vitória justa", finalizou.

O técnico vila-condense Paulo Morim começou por referir que: "nunca deixamos de acreditar, mesmo depois de estarmos a perder por 4-1 e depois da expulsão.  Pensei que o jogo já estaria perdido, mas esta equipa continua a surpreender-me e chegamos ao 3-4. Depois enviamos uma bola ao poste que poderia ter dado o quatro igual. A vitória do SC Braga/AAUM é justa e a nós faltam-nos apenas dois pontos para garantirmos a permanência e temos agora quatro finais para disputar".



Ficha do Jogo

SC Braga/AAUM: Xot; André Machado(C) (3); Tiago Brito (1); Nilson e Marinho (1)

Suplentes: Vasco Ribeiro; André Gomes; Marafona; André Coelho; Miguel Almeida; Rafa; Rui Silva e Douglas

Treinador: Paulo Tavares

Rio Ave FC: Vasco Lamarão; Ruben Reis (1); Pedro Silva (1); Balão(1) e Romário

Suplentes: Luis Mendes; Tiago Pinto; Manuel Silva; Renato Pontes (C); Pedro Saura e Alex Ribeiro

Treinador: Paulo Morim

Árbitros:  José Gomes e Francisco Costa (AF Viseu)

Ação Disciplinar

Amarelos: Tiago Brito (SC Braga/AAUM)

Pedro Silva; Renato Pontes; Alex Ribeiro e Romário (Rio Ave FC)

Vermelho: Renato Pontes (Rio Ave FC) (acumulação)

MODALIDADES.COM.PT